Advogado pede impeachment de Gilmar Mendes

Tempo de leitura: 2 min

Advogado protocola no Senado Federal pedido de “impeachment” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes

do Novo Jornal

Acompanhado de um robusto relatório, o pedido de “impeachment”, do ministro do STF, Gilmar Mendes, foi apresentado pelo advogado Alberto de Oliveira Piovesan, no último dia 12 de maio na Presidência do Senado Federal, em Brasília.

Embora em torno do pedido tenha-se determinado “sigilo”, o assunto caiu como uma bomba na Casa Legislativa, já debilitada perante a opinião pública nacional, devido aos diversos escândalos envolvendo seus membros. Sem dizer que grande parte dos senadores encontra-se processada perante o Supremo Tribunal Federal.

Na petição, o comportamento do ministro Gilmar Mendes é duramente questionado. Principalmente sua relação com o advogado Sergio Bermudês. Seu escritório de advocacia, além de empregar a esposa de Gilmar Mendes, teria patrocinado diversas viagens do ministro ao exterior.

Os fatos narrados são gravíssimos e demonstram o quanto o Poder Judiciário está contaminado por práticas questionáveis. A relação dos “parentes” de membros do Poder Judiciário é trazida de maneira clara e comprovada.

A documentação, as provas e as testemunhas arroladas são de auto teor explosivo.

São testemunhas:

Deputado Federal Protogenes Queiroz

Desembargador Federal Fausto De Sancts

Apoie o jornalismo independente

Jornalista Luiz Maklouf Carvalho- Revista Piauí.

Jornalista Moacyr Lopes Junior- Folha de São Paulo.

Jornalista Catia Seabra- Folha de São Paulo.

Jornalista Felipe Seligman- Folha de São Paulo.

Agente da Polícia Federal Jose Ricardo Neves.

Advogado Dalmo de Abreu Dallari-USP.

Nos termos da lei nº 1079, de 10 de Abril de 1950, depois de protocolado o pedido de “impeachment”, o presidente do Senado deveria criar uma comissão processante. Formada por senadores que emitiram parecer sobre o pedido que seria submetido à aprovação do Plenário. Se aceito o pedido, abre-se o procedimento de “impeachment”. A assessoria de imprensa da Presidência do Senado informou à reportagem do Novojornal, nesta segunda-feira (16), que o pedido foi encaminhado no mesmo dia, 12/05 para Assessoria Jurídica da Casa que deverá assessorar a presidência na tramitação da matéria.

Em procedimento semelhante e anterior, em relação ao ex-procurador geral Aristides Junqueira na década de 80, o presidente adotou o mesmo critério.

Cópia da petição acompanhada de toda a documentação foi entregue também na última quinta-feira (12), ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dr. Ophir Filgueiras Cavalcante Junior.

A OAB Nacional, procurada pela reportagem do Novojornal, informou que o assunto foi submetido ao presidente e que só se posicionará após o despacho do mesmo.

Leia aqui o artigo de Antonio Mello: Pedido de impeachment de Gilmar Mendes traz  à tona “relações perigosas”.

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

STF tenta enterrar impeachment de Gilmar, Mello joga água no chopp | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Advogado pede impeachment de Gilmar Mendes   […]

Mello: Sarney mandar arquivar pedido de impeachment contra Gilmar Mendes | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia aqui sobre o pedido de impeachment de Gilmar Mendes feito pelo advogado Alberto Oliveira de Pio… […]

Pitagoras

O mega-criminoso condenado dantas ele solta múltiplas vezes, agora o refugiado político, sem nenhuma condenação no Brasil, ele mantém preso, várias vezes, de afto cumprindo pena para a qual não foi condenado. E vai arrastar o processo indefinidamente para atender às suas convicções pessoais. E chamam isso de juiz?
Temo que esse judiciário represente o que tem de pior na sociedade brasileira!

SEBASTIÃO FACA

AZENHA;
Acho que o brasil não precisa só de uma reforma pólitica, precisa urgentemente de uma reforma de todas nossas instituições,que estão totalmente ultrapassadas e foram concebidas para atender a demanda social brasileira de um século atrás, hoje os tempos são outros nossas realidades são bem diferentes, necessítam de um judiciário mais moderno, e que faça justiça, e que seja controlado pela sociedade democratica, onde todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido, veja essa, quando um juiz é flagrado em processo de corrupção ou desvio de conduta, a punição dele é aposentadoria de imediato a bem do serviço público,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, durmam com essa. SEM JUSTÇA NÃO HA DEMOCRACIA..

José Manoel

Eu ainda tenho fé que defenestrem essa criatura!!!!!!!!

    Pitagoras

    Se o bom e misericordioso Deus não fizer antes…

SILOÉ -RJ

O Ilustre DR. ALBERTO DE OLIVEIRA PIOVESAN, além de uma proteção blindada, vai precisar urgente do apoio de um abaixo assinado.
Com a palavra: 'O CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER'. os movimentos femenistas e corelatos,as vereadoras, as deputadas, as senadoras, as mulheres e os homens de bem desse país.
CHEGA DE TANTA PICARDIA, JÁ PASSOU DA HORA DE COBRAR DIGNIDADE E RESPEITO DE TODOS OS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
É O MÍNIMO QUE A GENTE MERECE.!!!

FrancoAtirador

.
.
MEMÓRIA HISTÓRICA
Folha.com
Poder
30/09/2010 – 08h31

Após ligação de Serra, Gilmar Mendes para sessão sobre documentos para votar

MOACYR LOPES JUNIOR
CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO

Após receber uma ligação do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes interrompeu o julgamento de um recurso do PT contra a obrigatoriedade de apresentação dos dois documentos na hora de votar.

Serra pediu que um assessor telefonasse para Mendes pouco antes das 14h,
depois de participar de um encontro com representantes de servidores públicos em São Paulo.

A solicitação foi testemunhada pela Folha.

No fim da tarde, Mendes pediu vista, adiando o julgamento.

Sete ministros já haviam votado pela exigência de apresentação de apenas um documento com foto, descartando a necessidade do título de eleitor.

Colaboraram FELIPE SELIGMAN e LARISSA GUIMARÃES, da Sucursal de Brasília

http://www1.folha.uol.com.br/poder/806923-apos-li

Gustavo Pamplona

Eu vi como o PHA ficou numa "empolgação" com isto.

Agora honestamente… sem suporte da mídia (e que vocês sabem muito bem como é) e muito menos de gente do PT/PMDB e de partidos aliados do Governo… não vejo futuro algum nisto.

Logo, logo vão achar algo contra este advogado e dar um jeito nele. Já deram no Protogénes e no De Sanctis.

Pessoal, sejam "realistas", não vivam nesta "utopia" que vocês vivem…

    Ramalho

    Afinal de contas/ não tem cabimento/ entregar os pontos/ no primeiro tempo, como diria o Vitor Martins (com Ivan Lins). Ser realista é lutar pela própria utopia, cara. Lute!

    JotaCe

    Caro Gustavo,

    Que é isso, cumpadre? Desistindo antes sequer da luta começada? Vamos em frente! Abraços,

    JotaCe

Bernardino

Querem mudar a cultura portuguesa no grito em açoezinhas.Sabe quando ?dia de sao nunca de tarde!!
Isso aqui so muda com revoluçao na bala como as naçoes civilizadas(EUA ,Inglaterra,França,Russia e China entre outras)todas fizeram revolluçoes sangrentas o que deu autoestima e patiotismo ao seu povo.
Potência com uma elite economica entreguiista,uma imprensa antipatriota e um povinho ignorante ,manipulado por religioes(catolicos e neopentecostais).Sai de perto meu!!
Aqui a Direita rouba com a mão direita,a esquerda com a mão esquerda e o centro com as duas.{E so conferir a historia LUSITANA(hoje pedindo esmola a Uniao européia).A época das revoluçoes ja passou,portanto passamos batidos

    Ramalho

    A nova etapa da luta – a primeira e a mais difícil luta foi a da redemocratização política, e que foi vencida pelos oprimidos pela ditadura – ainda nem começou, e você já está com discurso perdedor? Se a ditadura foi superada aqui, em Portugal, no Chile, na Argentina etc. sem banho de sangue, por que não pode o Supremo ser depurado sem apelo às armas? Discordo de você.

    daniel

    Eita, tem homem-bomba no blog agora?

Mello: Pedido de impeachment de Gilmar Mendes trás à tona “relações perigosas” » O Recôncavo

[…] O Novo Jornal foi o primeiro a divulgar o pedido de impeachment de  Gilmar Mendes. Os nomes das tes… […]

Antonio Mello: Pedido de impeachment de Gilmar Mendes trás à tona “relações perigosas” | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O Novo Jornal foi o primeiro a divulgar o pedido de impeachment de  Gilmar Mendes. Os nomes das tes…   […]

Adilson

Azenha,

Passei pelo blog do Nassif e encontrei uma excelente ideia de um navetante intitulado Chicocvenancio, veja abaixo:

“Nassif,

Segue cópia de email que mandei ao Cristovam Buarque na tentativa de pressionar o Senado a levar a sério o pedido de impeachment ao Gilmar Mendes. Vamos fazer um post para incentivar essa pressão. Cada um escreve para alguns senadores.

Caro Senador Cristovam Buarque,
Escrevo-lhe por acreditar no Senado e na República.
Na quinta-feira passada o senhor Alberto de Oliveira Piovesan entrou com um pedido de impedimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Dentre várias outras acusações saliento algumas:

1. Voo para Buenos Aires para o Gilmar e a mulher pago por Sergio Benavides, advogado com diversas ações no STF julgadas por Gilmar;
2. Relações antigas com Jáder Barbalho que teve voto favorável do Gilmar na ação da ficha limpa. Texto errado da defesa”.

A iniciativa deve ser replicada na grande rede, para com o apoio popular, os Senadores sejam movidos pelo sentimento da nação e tome as devidas providências.

    Bruno

    Interessante que o tal Chico Venâncio ainda acredite no Senado, a mais anacrônica entidade política do País. Mas a ideia é boa. No Cristovam Buarque, apesar de Senador da República, eu ainda acredito.

    FrancoAtirador

    .
    .
    "Senado, a mais anacrônica entidade política do País"

    Que eufemismo.

    EU DIRIA "A MAIS INÚTIL".
    .
    .

    Bruno

    Inútil ela não é. Ela serve para barrar interesses aprovados na câmara. Em geral, interesses populares, mas não só eles. Pelo menos para um grupo específico (parte da tal "elite", em especial de resquícios coronelistas e com algum toque industrial), ele serve para algo sim. Mas não deixa de ser anacrônico. Mais do que isto, não deixa de ser, na maioria das situações que vão a pauta na Casa, um desserviço ao País.

    Interessante que até a Câmara dos Lordes é mais útil aos interesses do cidadão inglês do que o Senado Federal é aos interesses de nossos concidadãos.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Bem colocado, camarada Bruno.

    Na Inglaterra, há a Câmara dos Lordes.

    No Brasil, há o Senado dos Coronéis.
    .
    .

fernando

Precisamos de mobilizacao popular, assinaturas em todo o Brasil falar do asunto em todas as oportunidades nos comentarios dos jornais radios e na tv qdo for ao vivo nas igrejas, a gente precisa se mexer gente p ajudar a desentronar esse demonio do gildantas.

Jairo_Beraldo

Com este pedido, DEMotucanos goianos e os capangas de Diamantino devem estar confabulando uma forma de "calar" o advogado Alberto de Oliveira Piovesan.

miguel grazziotin

Otima moeda para que alguns senadores escapem da justiça, apenas isso….

Jotapeve

Não entendi porque foi determinado sigilo. Estamos ou não estamos em um Estado de Direito em que a transparência tem que ser a praxe e não a exceção? Este processo tem que ser divulgado e ter uma ampla cobertura da imprensa pra que o povo saiba o que está ocorrendo no andar de cima!

    Canena

    Cobertura da imprensa (grande mídia)?
    Estas querendo o impossível.

PIG

E o impeachment do PIG, da mídia que promove celebridades, pautam e colocam na sala de nossa casa?
Ley de Medios já.

Publicidade

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

JotaCe

Evitemos ser pessimistas. Devemos ir em frente na nossa luta pela moralização no país e apoiar os que propuzeram e defendem o impeachment.O tema é altamente importante e merece a atenção de todos que fazem os chamados blogues progressistas, incluindo os que neles comentam. É preciso que o Legislativo, que tem se comportado tão desairosamente ao longo do tempo, sinta a pressão popular no sentido de se escoimar o Judiciário de um Ministro cujas decisões são contestadas por figuras sabidamente honestas e conhecedoras dos princípios do Direito. Obviamente, a grande mídia deve ser (também) acompanhada de perto a fim de que seu seu mau comportamento e até sua omissão sejam por nós denunciados sempre que ocorrerem.

JotaCe

Justiça!

É lamentável a coragem e o poder de destruição. Será que o teor "explosivo" dos documentos quer dizer que tem órgão público que virou "escritório" propriedade particular?
Deus do céu quanta ousadia. Pois é se lerem a Fábula dos porcos assados, dá para compreender.
Faltou a assinatura de Luiza Erundina.

Justiça

Hoje o Vi o Mundo está brindando seus internautas com notícias que demonstram que temos que ter fé. O Brasil começa a caminhar. O Ministro Joaquim Barbosa em 22 de abril do ano passado afirmou à Gilmar Mendes "Ministro o senhor está desacreditando a justiça brasileira". "Ministro ouça às ruas". O povo não aguenta mais, quem furta chiclete por decisão de corte Supremo continua preso?
Que poder é este de desafiar o trabalho do delegado Protógenes e o Juiz de Sanctis que atuarm no estrito cumprimento do dever legal, cumprindo a lei. São homens públicos – funcionários públicos que o povo do Brasil respeita e reconhece suas autoridades moral e intelectual.

mariazinha

Nossa! que notícia esplêndida! É o começo da depuração do poder juduciário. Não desisto da ideia de que nosso judiciário em todas as suas instâncias, juntamente com alguns advogados com aspirações maquiavélicas são a causa de todos os males brasileiros. Enquanto não enquadrarmos esses maquiavélicos tipo gilmar mendes não seremos uma NAÇÃO confiável, desenvolvida e segura. É a senha, gente brasileira! Façamos nossa parte, apoiando o movimento de FORA, GILMAR!

Gerson Carneiro

Só para refrescar a memória: Ministro; Presidente responsável pela nomeação; Data limite aposentadoria.

Celso de Mello; José Sarney; 2015
Marco Aurélio de Mello; Fernando Collor de Mello; 2016
Ellen Gracie Northfleet; Fernando Henrique Cardoso; 2018
Gilmar Mendes; Fernando Henrique cardoso; 2025
Cesar Peluso; Luiz Inácio Lula da Silva; 2012
Carlos Ayres Britto; Luiz Inácio Lula da Silva; 2012
Joaquim Barbosa; Luiz Inácio Lula da Silva; 2024
Ricardo Lewandowski; Luiz Inácio Lula da Silva; 2018
Carmem Lucia; Luiz Inácio Lula da Silva; 2024
Dias Toffoli; Luiz Inácio Lula da Silva; 2037
Luis Fux; Dilma Roussef; 2023

FrancoAtirador

.
.
MEMÓRIA HISTÓRICA

STF-Supremo Tribunal Federal

Ministro Joaquim Barbosa disse que o atual Presidente do STF, Gilmar Mendes,
"está destruindo a Justiça"

Joaquim Barbosa:
"Vossa excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim.
Saia à rua ministro Gilmar"

Gilmar Mendes:
"Eu estou na rua"

Joaquim Barbosa:
"Vossa excelência não está na rua não.
Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro.
É isso.
Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar.
O senhor respeite"

A discussão ocorreu durante a sessão plenária de 22/04/2009.

[youtube sIUdUsPM2WA http://www.youtube.com/watch?v=sIUdUsPM2WA youtube]

    Justiça

    Em qualquer outro país o que aconteceria? . Naquele momento deveria ser pedido o impeachment, mas como dizia minha santa avó. "Antes tarde do que nunca", O ministro Barbosa em 2009, alertou.Quantos julgados que sentimos sermos órfãos de justiça.
    Este impechment é a prova dez desta Côrte de Justiça e da OAB.

A Voz da Liberdade

AZENHA OLHA ESTE COMENTÁRIO DE UM ANÔNIMO NO BLOG DO BARATA, BLOGUEIRO DE BELÉM/PA SOBRE O GILMAR MENDES E O SENADOR FLEXA RIBEIRO/PSDB/PA:

Grande Barata:
Esse dudu é duca. Enquanto isso, lá em Brasília, a figura que pegou o lugar dele continua aprontando.
Olha essa, mano.
Esta notícia saiu no site do Congresso em Foco
"http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=37061
Parlamentares são acusados por 350 crimes no STF
Zé Maria (15/05/2011 – 10h17)
No Brasil todo mundo grita, faz reportagens ótimas como esta, mas mão acontece nada com os políticos corruptos. Semana passada assisti no Senado Federal uma cena que me revoltou, como cidadão brasileiro que paga metade do salário de impostos. O Senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará que responde 2 processos criminais no STF por corrupçaõ e formação de quadrilha falava abertamente com outros 3 senadores: "eu sou amigo do Sarney e não vai pegar nada comigo. O Chefe já falou com o Gilmar e acertou tudo com ele e eu vou acertar com o nosso chefe. Só os otários vão presos no Brasil". Ninguem me contou eu ouvi. Entrei no site do STF e constatei que o julgamento do Senador Flexa Ribeiro já foi adiado 5 vezes no STF. Será verdade, então. Quando o STF, órgão máximo de deliberação no assunto entre no jogo, vamos apelar para quem? Será que o Ministro Gilmar Mendes e o Senador Sarney sabem o que o parlamentar do Pará anda dizendo? Como informar para eles? Talvez o Congresso em Foco saiba".
Meu comentário:
E os paraenses não dizem nada, todo mundo calado? É por isso que o Pará está cada vez pior. http://www.blogger.com/comment.g?blogID=912116597http://novoblogdobarata.blogspot.com/

Ramalho

Como diria Sued, "BOMBA, BOMBA"!

Os que lutaram e morreram pela redemocratização acreditaram que os beneficiários dela honrariam seu martírio. Confiaram em que o Judiciário estaria à altura de suas responsabilidades. Supuseram que na ocorrência de traição à democracia, cidadãos e instituições agiriam para corrigir o crime.

À luz desses pressupostos, merece louvação a iniciativa do Sr. Piovesan e das testemunhas que se dispuseram a, juntamente com ele, se expor para conter os desatinos do Sr. Gilmar Mendes, desatinos que prejudicam as instituições brasileiras, a confiança nelas e os alicerces da democracia. Em um país no qual se insiste em instilar a cultura de descrença nas instituições, no país em si e nos brasileiros, é alentador um ato emblemático de cidadania como este. Trata-se de exemplo preciosíssimo.

Complementando Sued, é uma bomba boa.

Luiz (o outro)

Espero que o Senado tenha vergonha na cara e faça o processo seguir adiante… mas acho imrovável…

Gerson Carneiro

Na cidade de Diamantino-MT Gilmar Mendes é o xerife. O prefeito, eleito em 2008 ainda não assumiu o cargo em definitivo por conta de interferências do Gilmar Mendes no Judiciário local.

O prefeito anterior é irmão do Gilmar Mendes e conta com este para que o atual prefeito não assuma.

A cidade se transformou em um verdadeiro faroeste do xerifão Gilmar Mendes.
Confiram reportagem aqui: http://www.cartacapital.com.br/politica/o-prefeit

É um mafioso e na minha opinião co-autor da fuga do médico taradão Roger Abdelmassih.

Por que Gilmar Mendes soltou Roger Abdelmassih e mantém preso Cesare Battisti?

As dezenas de mulheres violentadas pelo médico e os crimes de manipulações embrionárias em sua clínica seriam irrelevantes perante às acusações contra Battisti? O que fez Gilmar Mendes decidir a favor de Roger Abdelmassih?

Marcos C.Campos

Demorou, mas … antes tarde do que nunca.

Ricardo Macedo

Sr. Azenha
Precisamos criar um abaixo assinado para dar sustencao popular no senado, uma vez que a OAB "seinao"…
Mobilizacao da "gente diferenciada" JA!!!!

waleria

Como podemos ajudar?

Um abaixo assinado via web?
Isso não pode continuar!

Esse Gilmar Mendes precisa ser eliminado exemplarmente do STF!

    fernando

    Precisamos de mobilizacão gigante infinitamente maior que a do Collor visto que esse câncer desse gildantas absolve/solta os maiores ladroes corruptos e lesa pátrias que se tem noticia, um abaixo assinado rodando o Brasil, uma entidae civil honesta e patriota pelo amor de Deus pra iniciar essa campanha!

beattrice

Os serviços prestados pelo conjunto da obra do cidadão abarcam, se não todo, a maioria do leque partidário e ideológico representado no Senado, veremos uma operação abafa em proporções dantescas.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Precedente recente da operação abafa

    foi a do célebre telefonema do eterno ex-futuro presidente

    para o ""Meu Presidente" (do STF).

    Apesar de diversas manifestações de setores representativos da sociedade,
    inclusive de juristas do porte de Dalmo Dallari e Walter Maierovitch,
    pelo impeachment de GM, não houve sequer protocolo do pedido no Senado.

    http://www.viomundo.com.br/politica/dallari-decis

    http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/m

Bonifa

A imprensa, gilmarista, deverá calar sobre o assunto, ou sobre ele se referir através de diversas camadas de desimportância. No Senado, a tendência mais esperada seria a tentativa de adormecer o pedido nos diversos dormitórios dos trâmites. Mantê-lo desperto dependerá de pressões externas fortes e inteligentes.

A Voz da Liberdade

APOSTO QUE NÃO VÁ DÁ EM NADA, EM SE TRATANDO DO PRESIDENTE DO SENADO E DE DESTE CONGRESSO VENDILHÃO…

Deixe seu comentário

Leia também