A revolta do leitor com o tratamento distinto dado a Rubinho e Massa

Tempo de leitura: 2 min

segunda-feira, 26 de julho de 2010
Globo e o jornalismo “it’s ridiculous”

Pra fazer a defesa de Massa, Globo volta a humilhar Barrichello.

por Adilson Filho, em seu blog

Isso é que é se pode chamar de “jornalismo de amizades”. Quando coloquei a questão de Massa no colo do Galvão, é porque já sabia o que aconteceria na segunda-feira. A defesa do piloto feita pela Globo é uma coisa além de insustentável pelos fatos, das mais contraditórias dessa máquina reprodutora de contradições.

2002: Rubens Barrichello, segundo piloto da Ferrari, tendo na sua cola ninguém menos que o maior piloto de todos os tempos, é pressionado pela equipe de forma pesada e só resolve ceder no último palmo de asfalto, quando a bandeira finalmente desce para o Alemão. Schumacher, constrangido, manda Rubinho subir no primeiro lugar e bate palmas. Barrichello, declara que na hora pensou no contrato, na família e etc, e por um triz não cedeu..Mesmo assim foi triste de ver.

2010: Felipe Massa, que segundo ele próprio declarou corre em pé de igualdade com Alonso (ou seja, nem segundo piloto é), ouve pelo rádio que o colega (que nem Schumacher é), está mais rápido e resolve atender a uma mensagem que sequer estava explícita. Isso depois de ter sido humilhado na pista pelo espanhol que chegou a recuar (!) e avançar pra cima, pra mostrar, “tirando onda”, que estava era muuuito mais rápido.

Alonso, irritado, fala pelo rádio: “It’s ridiculoooooous!”. Pra logo em seguida, no pódio, dar banho de champanhe no nosso grande e inestimável piloto que ainda tentou justificar o ocorrido autodeclarando-se um “homem de equipe”, pra depois fazer, contraditoriamente, uma carinha feia no pódio.

Ambos os casos lamentáveis, ok. Mas comparem e vejam a discrepância já existente nos dois casos e a diferença do tratamento dado para ambos.

Barrichello foi execrado nos jornais, esculachado e agredido pessoalmente coisas como covarde, traidor da pátria e até piores eram ditas por Renato Maurício Prado e sua equipe fantástica.

Massa, garoto de ouro da Globo, mesmo tendo repetido um erro que poderia ser evitado, e com todos os requintes de humilhação a que foi submetido, é preservado na Globo que vai pra cima da Ferrari com uma velocidade muito maior que a do protegido.

UMA VERGONHA, OU MELHOR, IT’S RIDICULOUS O JORNALISMO ESPORTIVO DA GLOBO!!!

PS do Viomundo: O homem da Ferrari encarregado de passar a Massa a mensagem de que Alonso “está mais rápido” diz, no fim da conversa: “Desculpe”. Notem o tom de cobrança dos narradores espanhóis em relação ao brasileiro: será que ele ouviu?


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Comentários

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Robson

Concordo com quase tudo o que foi dito. Mas, quem fala que Schumacker foi o maior piloto de todos os tempos não viu o Ayrton Senna nas pistas, que por sinal foi um grande brasileiro. Até a imprensa internacional reconhece isso.

Helcid

vejam a chamada da temporada da Fórmula 171 da "vênus platinada" de 2010 !! reparem aos 0:16 do vídeo, quando o comentarista fala: " vamos torcer por 4 pilotos brasilieros… tendo ao fundo o brilhante "felipe massa" !!

agora eu pergunto: torcer pra quê ???
[youtube _n-gbA-HMIo http://www.youtube.com/watch?v=_n-gbA-HMIo youtube]

Robson Santos

Segundo um jornalão econômico desses, em 2009, o Santander obteve lucro de 8,93 bilhões de euros, dos quais quase 25% retirados do Brasil, com o qual se banc(d)o tornou-se uma potência financeira por meio da privatização lesa-pátria do sistema bancário brasileiro . Ou seja, os espanhóis aqui se locupletam e alugam a Ferrari para diversão de um compatriota, em detrimento de um brasileiro (?) … coisas do Brasil… de Cabral, Dom Pedro, militares, FHC, Lula… de quantos mais… até que sejamos respeitados??!!!

    beattrice

    Isso lembra a malfadada privataria do BANESPA, obra do senhor Quércia que ainda se atreve a se candidatar ao Senado por SP.

Fabio SP

Como diria o Piquet, no circuito Mickey Mouse da Hungria

José Paulo

Por falar nisso, alguém sabe dizer se vai ter corrida de Formula 171 neste fds???

A L

F1 saco de gato de endinheirados, que são patrocinados em suas vaidades com direito a marketing mentiroso, badalação e transmissão exclusiva da Rede Bobo. É o mundo dos holofotes de quem tem milhões de dólares para se divertir.É o mundo do pão e circo.Todos se usam e todos lucram fortunas, só não ganha o telespectador.

nelc

Adoro F1, assisto e não me incomodo com as besteiras ditas pelo Galvão ou sua equipe. Na minha opinião o melhor piloto do Brasil é o Rubens Barriquelo, isto porque nunca contou com a simpatia da imprensa e nem da maioria dos torcedores do seu pais. E Os resultados conseguidos por ele foi com méritos exclusivamente dele, não serão e não foram conseguidos por nenhum grande corredor Brasileiro, correr tantos grandes premios com a torcida e imprensa Brasileira contra , continua correndo ,"vivo" feliz, ético, e competende.

José Paulo

Quando o Alonso chegou na Ferrari o Massa já era funcionário de carreira há muito tempo. Massa conseguiu inúmeras vezes a pole ou melhor colocação no grid nos tempos do Raikonen. De repente, não mais do que de repente, chega o Alonso e começa a se colocar na frente do Massa uma em cima da outra. Parece-me que em matéria de largar na frente está 5X1 para o Alonso, o que vinha me levando a acreditar que o espanhol realmente é melhor do que o brasileiro. Mas, se os caras tem o desplante de mandar ele tirar o pé para o outro passar, em plena prova, quem garante que as colocações do Alonso no grid, quase todas na frente do Massa, são fruto da competência e não do jogo sujo e babaca do segundo piloto em favor do primeiro da equipe???

dalva godoy coelho

Na verdade os dois são safados e mercenarios, estão pouco se importando com a vergonha que somos obrigados a passar pela falta de hombridade desses dois, os grandes pilotos que ja passaram pela formula 1 não existe mais, jamais o nosso querido AIRTON SENA faria uma coisa dessa pois ele era verdadeiramente um grande homen e com muito amor pelo seu pais, essas duas coisas brasileiras que estão na formula1 são dois sem vergonhas.

Paulo1

A Rede Globo tenta aliviar o lado do Massa devido ao interesse comercial, para que os brasileiros não percam todo o interesse pela corrida de F1. O que vemos é um campeonato de equipes que podem influenciar o vencedor de corridas e do campeonato. Domingo, o Massa virou o Barriquello. Vamos deixar claro, jamais serão campeões. Perderam a dignidade por lutar por vitórias, na hora de decidir pensaram no emprego, no dinheiro e não digam que pensaram em familia, pois já estão ricos.

Fabio SP

Sou um esportista aficcionado pela fórmula 1. Todo fim de semana, pego meu filhinho de 5 anos e vamos ao parque do Ibirapuera praticar um pouco deste esporte tão popular. Fiquei preocupado, pois meu filhinho, depois da última corrida, durante a prática de tão salutar esporte no parque, me perguntou: "Papai, se eu estiver precisando dos pontos para passar meu coleguinha, você deixa eu ultrapassar?". Que eu respondi, prontamente: "É claro, meu garoto!".

Me senti o Massa!

Albany Junior

Fórmula 1 é isso aí, trouxa é quem gosta e/ou quem assiste. Mesmo assim vou comentar. Ainda que a Fórmula 1 seja canalha há 50 anos, Felipe Massa não é, não foi e nunca será Senna, Piquet ou Fitipaldi. Fora isso, deixa a rede globo despencando na audiência de sua própria idiotice.

Sergio

O Hamilton, pra mim o melhor piloto da atualidade, teve também seus entreveros com o Alonso. O espanhol acabou saindo da equipe e dedurando seus ex-patrões. Agora precisamos saber se a decisão de sua saida foi pela equipe (McLaren) ou pela posição mais digna do Hamilton.

    beattrice

    A ficha corrida do Alonso o qualificaria para vice do Serra, não sei como não aventaram a hipótese.

    Sergio

    Qual ficha corrida ? Estamos falando de corridas, pilotos esse tipod de coisa ?

    beattrice

    Estamos falando do señor Alonso, estrela do escândalo envolvendo Nelsinho Piquet em Singapura?

    Sergio

    Concordo. Realmente esta história de Singapura ficou muito mal explicada.

    beattrice

    Para mais detalhes da ficha corrida do señor Alonso: http://esporte.uol.com.br/f1/top5/top-5—ultrapa

Sergio

A F1 é isso ai mesmo. Não perco uma prova. Existe o "jogo de equipe", realmente desde que me lembre da época so Senna. Esse patriotismo idiota da torcida pelos "pilotos brasileiros" tem que acabar. Existem carros muito melhores que outros e pilotos idem. Infelizmente para os torcedores de pilotos brasileiros, o Alonso anda mais que o Massa, ele é o piloto nº 1 da equipe. Agora a defesa que toda equipe de transmissão da Globo faz para o Massa é RIDÍCULA. Tem muito do Galvão Bueno nesta história, que tem seu filhinho amiguinho da famíla Massa. O Burti é o cara que se salva nas transmissões, só que ele tem que obedecer o Galvão e ponto.

Luciana

Um ser homem ter a coragem de usar uniforme com nomes de empresas, ele aceita ser "propriedade" dos patrocinadores os quais propagandeia no próprio corpo.Ele se vende aos patrocinadores. Nós não devemos levar a sério quem se rende tão passivamente ao capitalismo que por vezes, torna inútil o ser humano e esmaga valores, sentimentos. Numa corrida de F1, receber ordem para desacelerar , (não obter vitória) por mensagem explícita da Ferrari, transmitida numa competição que o mundo assistia corresponde a morte civil do competidor, que fez papel de boneco de loja de brinquedos/dos patrocinadores. Rede Globo não informou aos telespectadores que Felipe Massa era segundo piloto, em suas reportagens "manipulava" um campeão.É uma esculhambação, lambança, autoritarismo, manipulação que distorcia a realidade que hoje sabemos qual é.

Heitor Rodrigues

A vitória de um piloto europeu empurra as vendas dos carros de série da Ferrari em seu país. Vitórias de pilotos brasileiros pela scuderia vendem quantos carros no Brasil? Jogo de equipe no automobilismo existe e é tolerado em corridas de resistência, tipo 24 Horas de Le Mans, 1000 km de Nurburgring, ou seja, nas corridas do Mundial de Marcas. A Fórmula 1 é corrida de velocidade pura (sic). Deve ser por isso que Fittipaldi, Piquet e Senna, mesmo admitindo serem fãs da marca italiana, nunca fizeram questão de sentar a bunda no cokpit dos carros vermelhos de Enzo Ferrari. Talvez por gostarem mais das vitórias do que dos carros com que as conquistaram.

Alex Gonçalves

Alguém aí pode lembrar do campeonato de 91, minha memória falha, o Berger não deu uma corrida pro Senna?

Por isso o Senna deu aquela vitória final no Japão?

Como eram as condições de equipe naquela época?

Filósfo Amador

Nós, brasileiros podíamos fazer uma coisa por aqui com essa tal F1: fazer um abaixo assinado aos patrocinadores na Grobo, e avisá-los de que, caso continuem o patrocínio, iremos boicotar suas empresas / produtos.

Quem sabe, aí eles se mancam, dão um tchau para a Grobo, e repetiremos a dose com novos patrocinadores. Uma certa hora a ficha dos Marinhos Brothers cai, e eles dão tchau também para a FIA, que não sabe fazer nada numa situação dessas.

O abaixo assinado podia ser "patrocinado" por algum dos nossos melhores blogueiros, alguém se habilita ?

    beattrice

    Além dessa iniciativa, esvaziar INTERLAGOS este ano também teria visibilidade como resposta.

orlando mg

Eu fico bobo de ver que voces ainda acreditam em honestidade em corridas de Fórmula 1, Olimpíadas, futebol, etc. Meninos o nome do jogo é DINHEIRO; na minha opinião esporte se pratica, é diversão e não esse absurdo que acontece hoje, onde a mídia promove "guerras" entre torcidas, países e instiga a violencia de pessoas totalmente desvairadas que acredita ganhar alguma coisa quando um time ou carro, vence uma competição; e aí vende, vende, vende (camisas, brinquedos, e toda sorte de badulaques) e os torcedores só pagam, pagam, pagam e exercem os sagrados direitos de serem manipulados e se tornarem cada vez mais estúpidos.

    sergio rodrigues

    Assino embaixo todas s suas palavras, Orlando. Infelizmente é isso e assim mesmo. A velha receita segue atualizada, além de muito mais violenta: pão e circo!

Francisco Nogueira

Não sei pra que tanta reclamação. Simplesmente deixei de assistir esta F1 desde o início do ano quando vi que o Massa não teria chance alguma. E não adiantava a Globo sugerir o contrário. Logo, nenhuma revolta.

bertoni

Gente! Tem coisa mais improtante para se preocupar, principalmente porque nem Rubinho nem Massa tem a dignidade de um trabalhador. Eles se orgulham de ser o que são pilotos dos negócios estrangeiros, assim como a elite que representam e de onde vieram, que adora ser gerente de capital transnacional. Eles não são um Senna, que sabia ganhar dinheiro com orgulho nacional. Muito menos um Nelson Piquet (o pai) que começou carreira sujando as mão de graxa na qualidade de MECÂNICO.
Perdemos tempo a toa com um assunto que não é assunto. Massa ;e funcionário de uma transnacional que lhe paga muito para ser o que é, ou seja, coadjuvante dos europeus.

    kim

    é isso aí. esses carinhas só estão preocupados com suas contas bancárias.

    A F1 é um joguinho de europeus, enquanto a Indy é de estado-unideneses. Tanto lá quanto cá os estrangeiros são somente coadjuvantes que ajudam a vender direitos de imagem e TV. Mercadores e não pilotos. Negociantes e nãp esportistas.

rafael

Então, concordo plenamente com o post. Meu acrescimo será uma uma pequena análise de como a Globo avalia o Bernardinho e o Dunga. Enquanto o primeira bate, da soco em banco, morde camiseta etc, a emissora mostra a imagem de um técnico guerreiro. Ja o segundo, ao dar um murro no banco de reservas é considerado um descontrolado…será por que???enfim, admiro o genio dos dois, mas esta separação feita pela globo deixa evidente que, se não está ao lado dela, não presta, não faz o serviço adequado..

    TavaresdeMello

    Sem mais a acrescentar. Pefeito, Rafael!

Eduardo

Estava na dúvida de comprar um siena ou um carro chinês m100, vale salientar que o m100 é mais barato e já vem com arcondicionado e travas eletricas, vou mandar a FIAT pro quintos dos infernos.

richard pereira

Tenho 60 anos acompanho a FORMJLA l desde o tempo que meu ídolo era GRAHAN HILL e no BRASIL para acompanhar as corridas sòmente era possível por RÁDIOS ARGENTINAS , já que brasileiras não transmitiam.

Confesso que estou enojado com a atitude servil do MASSA , melhor para nós brasileiros seria se ele não retornasse a correr depois de seu acidente, que fosse exercer outra profissão , menos ser capacho do ALONSO , que claro levou o patrocínio do BANCO SANTANDER para a FERRARI .

A grande diferença entre BARRICHELLO e MASSA , É que qualquer analfabeto sabia que RUBINHO era segundo piloto de SHUMACHER na FERRARI e ele nunca negou isto, já MASSA sempre mentiu que entre ele e ALONSO não havia segundo piloto, mas dois fatos anteriores ao ridículo do domingo já comprovavam que ele mentia.

1) QUANDO PARA ENTRAR NOS BOXES PARA TROCA DE PNEUS ELE VINHA A FRENTE JÁ NA ENTRADA PARA O ACESSO AO BOX E ALONSO O ULTRAPASSOU EM LOCAL NÃO PERMITIDO PARA ULTRAPASSAGEM E A FERRARI CALOU-SE E O EMPREGADO DO ALONSO FICOU MUDO.

2) NO GP DE VALÊNCIA , AO ULTRAPASSAR ALONSO NA LARGADA , O MESMO BATEU COM SEU AEROFÓLIO NO PNEU TRASEIRO DO DESMORALIZADO MASSA E O FUROU , NOVAMENTE A FERRARI CALOU-SE E O BABACA DO MASSA FICOU CALADO.

3) PELO MOTIVO DA FALTA DE BRIO DO MASSA É QUE CONTINUAREI VENDO A FÓRMULA l NA ESPERANÇA QUE ALGUM BRASILEIRO DECENTE REPITA UM EMERSON , UM SENNA OU UM PIQUET.

richard pereira

    Ed.

    O pior é que quando Emerson começou a ficar famoso, a Globo "descobriu" a F1 e pra nosso azar mandou pra lá um cara que nem sabia que os o que era monoposto… E depois de "75 anos" transmitindo ainda não aprendeu, mas se acha! (como em futebol). Mal sabe falar inglês, mas sempre que tem chance, corrige até o Burti e o Leme…
    "Bueno", que se há de fazer, né?…(dormir mais um pouco)…

Walter

Não concordo com duas coisas: Schumacher não foi o maior piloto de todos os tempos.
Fangio, Jim Clark e Jackie Stuart estão bem à frente dele (sem falar no Senna, é claro!). Schumacher se beneficiou de uma época em que só havia coadjuvantes, e ele pilotava o melhor carro. Outra coisa, se Rubinho pensou na esposa e nos filhos, isso seria uma razão ainda maior para ele pisar mais fundo no acelerador.
Caso ele tivesse ignorado as ordens e vencido aquela corrida, hoje ele teria respeito. Até na F1.
Corre uma história de que a Globo pagou para que a Ferrari contratasse o Rubinho e depois este bobalhão do Massa. Tudo para salvar as suas transmissões!

    Nicolas

    Fangio, Jim Clark e Jackie Stuart cada um em sua época também tinham o melhor carro. Schumacher também começou com um carro não muito confiável que foi a Benetton – foi bi-campeão. Não sou viúva do Senna. Foi um bom piloto?… Foi. O Emerson e o Piquet foram muito melhores. O Barrichelo e o Massa sempre foram coadjuvantes.

    Ed.

    Há quem corra por esporte, mas o $$$ quase sempre roncará mais alto… Tem mais "giro"…

    TavaresdeMello

    "Corre uma história"… fofocas, fofocas, a gente precisa disso?
    Na Falha de São Paulo "correm hitórias" todos os dias sobre Lula, PT, Dilma…

    Pô, cara! Vc não acompanha a F1, tá na cara, então, menos!

    Heitor Rodrigues

    Que Clark e Stuart estejam na lista de melhores de todos os tempos, eu concordo. Fangio? Êle foi campeão em circunstâncias parecidas com as de Shcumacher, em tempos de hegemonia de italianos e alemães na Fórmula 1, Ferrari e Mercedes. Eu colocaria na lista Senna, Fittipaldi, Piquet, Prost, Lauda, Mansel, e mais uns outros que sequer campeões foram, que pilotavam carros que não eram feitos em oficinas cujos donos são as grandes montadoras. E os pilotos não eram filhinhos de papai, e sim, gente que metia as mãos na graxa, como Fittipaldi (Fittiporsche, o fusca com dois motores) e Piquet (a tática do reabastecimento durante as corridas, os cobertores elétricos para manter os pneus aquecidos, e outras coisitas mais). Ainda na década de 60, ocorreram situações em que o piloto era o mecânico mais rápido na pista. Não havia a profusão de pilotos reservas e pré-contratos de hoje. Fittipaldi substituiu Rindt quando êste morreu nos treinos. Na corrida seguinte, em Watkings Gleen, Nova Yorque, o Rato ganhou a corrida, a sua segunda, e garantiu o campeonato póstumo da Rindt e a Lotus. Piquet sentou num Brabham de Ecclestone em Silverstone e bateu o recorde da pista em seu primeiro treino. Senna ganhou corridas com a Lotus, quando Colin Chapman já estava morto e a escuderia também. Em corridas curtas, em tese, todos correm para ganhar. Ou quase todos.

Marcos de Almeida

Se me lembro bem, a última vez que parei para vê F1, foi quando o Barrichello teve que freiar para o Schumacher vence.Tem alguns idiota que acham o Schumacher o melhor piloto de todos os tempos, eu descordo.Se Ayrton Senna não tivesse morrido, eu tenho certo que Schumacher não seria oito vez campeão.

Ricardo Aguiar

Como sempre, a Globo tem "dois pesos e duas medidas", tudo depende do seu interesse. Isso vai desde o compeonato brasileiro, passndo pela F1 até as eleições. O importante para ela é preservar seus interesses. Quer colocar isso, como se fosse um desejo do povo brasileiro ou defesa do mesmo. Que hicrisia! Falso jornalismo!

Supertramp68

A culpa não é da Ferrari e nem do Massa e sim dos organizadores da F1 que deixam acontecer e… tudo bem. Dão uma multa e tá resolvido. Porque não desclassificar os dois carros da Ferrari e perderem os pontos de Construtores e pilotos?
Pensariam duas vezes antes de trapacear.

josé paulo

Do comitê do Serra para o Datafolha: Data, o Serra está 8 pontos atrás da Dilma. Confirme que entendeu, plis! – Em menos de 24 horas Serra ultrapassa Dilma em 1 ponto – Do comitê Serra para a Datafolha: Boa menina, good job Data. Agora deixa ela ficar ai atrás até o fim da eleição…

Carlos.

"2002: Rubens Barrichello, segundo piloto da Ferrari, tendo na sua cola ninguém menos que o maior piloto de todos os tempos,…" Não tenho conhecimento de que Barrichello brecou em cima da linha de chegada para Senna vencer corridas.O tal "maior piloto de todos os tempos" que alguns dizem está tomando um chocolate danado na primeira vez em que precisou enfrentar um companheiro de equipe sem ser favorecido.

Jairo_Beraldo

Trsite e lamentável, é ver que Lula lá fora busca com que se respeite o Brasil e os brasileiros, e aqui estes mesmos brasileiros não atiram contra aqueles que insistem em nos desrespeitar. A Ferrari, é de propriedade da FIAT, que tem seu maior parque industrial instalado em Betim-MG. Basta fazer um "CALA A BOCA FERRARI/FIAT" aos moldes do "CALA BOCA GALVÃO", que se renderão. Ou que vão vender seus FIAT's aos espanhóis!

    TavaresdeMello

    Vamos lá, pode parecer difícil, mas não é.
    Hoje o Brasil é respeitado lá fora e muto! Graças a Lula e a todos que o apoiamos.
    Francamente, a pátria de chuteiras e a pátria sobre rodas não me constrange nem um pouco.

    Dito isso, embora eu não concorde nem um pouco com a filosofia da Ferrari – há muito tenho antipatia por eles – aquilo lá é uma equipe, a F1 é um esporte de equipes, manda quem contrata, obedece quem quer continuar no mercado e a vida segue…

    Jairo_Beraldo

    E continuando, Tavares, brasileiramente e mineiro que sou, não compro mais FIAT. Desrespeitou a nossa nação, que salvou a FIAT de quebrar na crise que avassalou a Europa em 2008. Isso também é negócio, entende?

    TavaresdeMello

    Eu só acredito que a honra de uma nação não tem nada a ver com Copa do Mundo e muito menos com F1. Aqui não é o caso do brasileirinho contra o mundo.

    Agora, se você espera lealdade de fabricantes de automóveis… bem… descontando a inocência, ainda assim, a Fiat é italiana, a Ferrari é um mito da Itália e quem está sendo mais competente no conjunto da obra e tem mais chance de dar o título para aquele povo, é o espanhol. Então, parece que a Fiat está defendendo a paixão de uma nação. A deles, entende?

    Adoro Formula 1, acompanho desde Emerson, mas a corrida que mais me interessa agora é a eleitoral. Defendo a honra da nação, do meu povo, o pernambucano, aqui. Embargo comercial, me preocupo quando prejudicar o meu país, meu povo, minha cultura e isso hoje, esse tem país tem quem defenda.

    Jairo_Beraldo

    Sim…a cultura de submisso.

    Raphael

    Acrescenta aí o cala a boca Santander.

Ronald

A Ferrari agiu corretamente! Vamos torcer pro Barrichello deixar o Massa trabalhar e talvez ano que vem ele ganhe o campeonato.

Fabio SP

Não sei se estou assistindo outra Globo, mas só tem dado pancada no Massa em todos noticiários que vi. Além de blogs esculachando, ESPN, etc…

jbmartins

Ridiculo muito ridiculo, vamos ver um comparanção, se Schmacker é um genio de piloto por que não esta melhor nas corridas com a carroça que tem na mão, carroça igual ou ate melhor de outros 16 pilotos que estão sempre atra, acho que esta formula Grobo é uma marmelada, ganha dinheiro facil é assim, e se as equipes tem estes poder de selecionar quem vai ganhar pior ainda, por que sempre o escolhido vai ter o melhor equipamentpo.

FAFernando

Não sei se vais postar este meu comentário, mas como sou um aficcionado pelo formula 1, estou revoltado com esses canalhas, corja de de s……..dos, que prestam serviço á venus.
Não vou nem estar aí par as próximas corridas, esses mafiosos italianos da Ferrari, são uns crápulas e 100.mil dólares é café pequeno.
Menos um espectador para a grobo.
Quanto ao posicionamento dos globais e suas parcialidades, são normais em suas condutas, tanto esportivas como políticas.

leonel

o brasileiro deveria estar mais do que acostumado com esse tipo de atitude de europeus e americanos para com a nossa gente . aqui recebemos os gringos com mulatas bonitas na praia, paisagens lindas,sempre com sorriso aberto sem calças e de pernas abertas. quando somos nós os visitantes nos recebe com porrada, somos tratados como alienigenas, torturados nos aeroportos. a FORMULA 1 NAO SEI DE ONDE é só mais um exemplo. eles mandam nós obedecemos.

Damastor Gautierre

Fórmula um nunca foi e nunca será esporte

Tony

Acho que a situação de Massa com Alonso é diferente do caso Barrichello-Schumacher. Nesse último, a Ferrari tinha claramente o melhor carro e poderia permitir a disputa entre seus 2 pilotos, mas, incrivelmente, conduzia as coisas para Schumacher ganhar, sem adversários.

Na corrida de domingo, havendo a possibilidade, a Ferrari deveria conduzir para uma vitória de Alonso SIM, principalmente se seria feita uma dobradinha. A forma como isso foi feito é que pode ser discutida. Ora, com a vitória de Alonso ele foi a 123 pontos e Massa em segundo foi a 85, contra o líder Hamilton com 157. Quer dizer, Alonso ainda está na briga do título, embora não seja fácil, depende da Ferrari melhorar. Se Massa vence vai a 92 pontos e Alonso, em segundo, fica com 116. Os dois praticamente alijados da disputa!

Massa não é 2° piloto, mas na temporada 2010 o desempenho de Alonso o credencia a ter o apoio da equipe para buscar o título. No próximo ano, Massa pode estar na situação de Alonso agora, mas tem de fazer o dever de casa desde o início da temporada.

Aliás, se Massa com a vitória fosse a 123 pontos e Alonso ficando em 2º fosse a 85 pontos, com Hamilton indo a 157, acho que grande parte de nós concordaria que Massa deveria vencer a corrida, mesmo que para isso tivesse de contar com a colaboração de Alonso.

    Alexandre Tambelli

    Tony! Eu não concordaria com a entrega da vitória nem se fosse para o Massa ganhar. Estão participando da F1 – 24 pilotos e todos estão lá para, mesmo pro pior dos carros, dar o melhor de seu talento e conseguir uma boa colocação. Um Piloto ser prejudicado, perder o título, por causa de uma atitude sem desportividade, como a Ferrari produziu neste domingo, é reprovável, para mim. Que vença o melhor piloto com o melhor carro. Não temos que olhar a classificação para escolher um vencedor. O Massa com a vitória ficaria com 1 vitória na próxima prova, se o Alonso não terminasse a próxima prova, por exemplo, na frente piloto espanhol. O Felipe Massa, infelizmente trocou, na minha opinião, sua honra por seu caminhão cheio de dinheiro. Eu ficaria com a honra e sairia fortalecido da corrida. Agora vou torcer para o Alonso quebrar em 4 ou 5 corridas (ainda temos 8 provas e 200 pontos a serem dados ao vencedor das corridas) pro Massa ganhar umas 5 provas até o final do ano e a Ferrari e o Massa perderem o título porque fará falta os 7 pontos que ele entregou de bandeja pro Alonso!

    @AdilsonGuilhem

    Esses que falam "Eu ficaria com a honra", na hora H, são os primeiros a dar pra trás!
    Concordo com o Tony.

    José Ruiz

    Eu também não concordaria com entrega da corrida se a vantagem fosse para o Massa, por uma simples razão: eu não estou nem aí para os pontos da Ferrari. Eu sou o espectador, a razão de ser de toda aquela estrutura, e estou ali para assistir uma corrida de verdade, uma competição legítima. Venderam isso para mim, e são obrigados a entregar! Posso torcer para "A" ou "B", mas isso não significa, jamais, apreciar um jogo de cartas marcadas. Tanto faz fórmula 1, futebol, basquete, etc. Essas coisas só têm sentido se houver uma competição justa. Do alto do meu sofá, é o que interessa..

Milton Hayek

3 BILHÕES EM PEDÁGIOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!PAGAR PARA ANDAR EM ESTRADAS CONSTRUÍDAS COM NOSSOS IMPOSTOS????Eu mereço!!!!!!!!!!

    Alexandre Tambelli

    Se pagássemos pedágios e todo esse dinheiro arrecadado se transformasse em benefícios para a população, tudo bem! Porém, pagar mais do que o necessário para encher os bolsos de algumas pessoas é que é revoltante. Quanto custa Milton para manter as estradas? Quanto a mais arrecadam do que o necessário para manter as estradas em perfeito funcionamento e o que fazem com o dinheiro que sobra? Se fossem administradas pelo poder público, com honestidade é claro, quantas obras sociais, hospitais, escolas, parques, creches, etc dariam para ser feitas com o que pagamos a mais nos pedágios?

    beattrice

    Você não merece, SP não merece, o BRASIL não merece.
    Mas não basta eleger DILMA, SP precisa de um SEGUNDO TURNO!!
    Quem não quiser votar em MERCA que vote em SKAF, mas vamos arrastar o Al-ckmin para o debate, ele vai desmoronar.

    TavaresdeMello

    Beleza, Beattrice! Força! Estou torcendo por vocês de SP – os do lado de cá, é claro!

Paulo

Um sujeito "genial" como é o Alonso que precisa implorar pro Massa deixá-lo passar… Isso sim é ridículo. Só na Espanha, onde a imprensa e a torcida são cegos pra toda canalhada, se é cometida por um espanhol, acham que Alonso é um anjo.

Depois da palhaçada da ultrapassagem, o mecânico da Ferrari diz no rádio do Massa: "Good lad. Sorry". Ou "Bom garoto. Desculpe". Isso é pra humilhar de vez.

Jose Alexandre

Estes episódios mostram que não temos campeões correndo! Campeões não se sujeitariam a isto, pois na pista provariam que devem ser mantidos em seus postos. Rubimho antes e Massa agora, mostram que para se manterem na pista e em boas equipes necessitam se sujeitar a isto. Deprimente!

Guilherme Souto

Se o Alonso estava mais rápido, então que ultrapassasse, ora bolas!

Agora, quem é que, nessa altura do campeonato, não sacou que os pilotos do Brasil – cujos, tenho a impressão,
apenas estão lá devido à grande? audiência daqui – são segundos pilotos?

Luciana

O dinheiro corrompe. O Santander e a Fiat, protegeram o europeu. A F ' é uma competição entre empresários europeus endinheirados, onde ética não existe.

saulo

Massa ultrapassa dois na largada, depois de um ano ser ver a formula, comecei assistir a corrida ate a hora que massa, deixa o espanhol, passar. Nem o somos colônia deles, mas ainda manda em nos, O que rei já tinha mostrado quem manda na américa latina, a quando mandou o Chaves calar a boca, a rede Globo, Band, Bandnew, CNT e outros do PIG, acharam o maximo. Agora ate piloto de formula um manda, brasileiro calar. Stalone disse no Brasil pode chutar a bunda dos brasileiro que saem rindo. Estava em uma padaria tomando um cafe. Dois engomadinhos comentando o que o lula quer dar palpite no oriente médio, quem ele. Olhei com uma cara de riso para os dois, tipo, senhor perdoas porque não sabe o que dizem. Pararam o comentário, isso que da ficar lendo Veja, vendo JN, ficamos com complexo de vira lata.

Ed.

A Ferrari teria sido mais inteligente e ética se dissesse, as DOIS algo tão simples como:
"Ei voces dois aí! O Alonso está indo mais rápido…vê lá se vcs vão arrumar um acidente e jogar tudo fora, ok?!"
Preservava seus interesses, o dos pilotos, da segurança e do esporte!
Dizem que tudo depende do jeito de falar…

Gerson Carneiro

Eu tava em outro canal assistindo meu ídolo, o Pica-Pau, e nem vi o pegapacapá

Helcid

os próprios comentaristas da vênus platinada tentam amenizar a situação vexatória do Massa !![youtube w0LhcQ-1dOI http://www.youtube.com/watch?v=w0LhcQ-1dOI youtube]

Severino Prazeres

Sobre a deixadinha do Massa cabe lembrar que isso sempre existiu. É normal. O piloto brasileiro agiu certo. Eu faria o mesmo para garantir o leite das crianças. Ocorre que no passado a gente não tinh acesso a essas ordens dadas pelo rádio para o piloto ou qulaquer outro tipo de comunicação entre eles. Acontece que no passado os pilotos brasileiros eram os preferidos das escuderias eram os queridinhos por serem muito bons. Fitipaldi, Nelson, Sena, eram pilotos de alta categoria, corriam para ganhar. Foram beneficiados, sim. Por esse mesmo tipo de atitude como a de ontem. Não entendo essa revolta. Nós precisamos de um heroi internacional, é isso. Mas êle tá aqui. É o presidente Lula.

    klaus

    Gerard Berger cansou de ajudar o Senna, tanto que numa corrida, acho que a última de uma campeonato que Senna foi campeão, ele abriu pro Berger passar, como um agradecimento.

    O Brasileiro

    Acho uma injustiça com o Massa. Ele é um bom piloto. Tão bom quanto Hamilton, de quem quase ganhou o campeonato, apesar da Ferrari. E tão bom quanto Alonso. E é melhor do que Webber, Vettel, Heidfeld.
    Infelizmente ele é um bom piloto na equipe errada! Deveria pedir demissão e ir para outra equipe!

Luiz Henrique

Isto é vergonhoso!
Isto tem muito a ver com os princípios que mídia tucana tem em relação aos países ditos do primeiro mundo. Foi assim, quando os EUA exigiram que o povo brasileiro tirassem o sapato para entrar no país. E ainda hoje, a midia tucana se abaixa pra esses pé e chinelo. Quando um príncipe qualquer chega ao Brasil, os jornalistas da mídia tucana, faltam beijar os seus pés. Lula inclusive já fez diversos comentários sobre tal subserviência e é tratado com falta de respeito pela emissoria da globo.
Infelizmente, assim como Rubinho, Massa estragou sua carreira, pois perdeu a honra e a dignidade.
De sorte, o que aprendemos, com este episódio, é que num dá mais pra assistir a globo, ler a folha, o estadão, veja e por aí vai…

    TavaresdeMello

    Na F1 dos anos 50, quando quebrava o carro do plioto que mais interessava a equipe, durante a corrida, o companheiro (de equipe) poderia ceder o póprio carro, se recebesse tal ordem. Juan Manuel Fangio, que era argentino, terceiro mundo, mas campeão, venceu algumas corridas e campeonatos assim.

    A pátria sobre rodas não me constrange mesmo e como alguém aqui já disse, temos herói e ele tá aqui. Luís Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil!

Severino Prazeres

A formula 1 é um jogo e como tal está sujeita a trapaças, blefe e outras coisas do genêro. Tudo normal. A formula 1 é um tipo de competição de 23 pilotos, mas, quem manda, é a escuderia é a equipe são os patrocinadores. O piloto é um mero coadujuvante. Simples assim. Nunca soube que piloto participasse de reunião de diretoria de escuderia tampouco de reuniões da FIA. Piloto é empregado e como tal tem que respeitar as ordens do patrão. Senão entrega o boné e cai fora. A empresa, a equipe, está em primeiro lugar. Isso em qualquer atividade profissional. No dia que a minha posição na empresa que trabalho beneficiar outra empresa, eu tou na rua.A posição do Massa foi normalíssima. Não entendo essa revolta toda dos brasileiros. Massa é o segundo piloto da Ferrari, e acabou-se. Aliás no futebol tem coisa parecida!

    Luiz Henrique

    Descordo de você porque no futebol não é proibido deixar o outro fazer o gol.
    Na F1 é proibido este tipo de manobra, tanto que a ferrari já foi multada e está prestando esclarecimentos pelo episódio.

    TavaresdeMello

    Na F1 são disputados dois campeonatos. O de pilotos e o de construtotes (equipes) , sendo que o primeiro é o mais importante para as equipes. Dá pra comparar com futebol ou qualquer outro esporte?

    TavaresdeMello

    Muito bom! Eu só discordo num ponto que acho fundamental. O piloto não é apenas um mero coadujuvante. Numa equipe séria, ele está lá por alto nivel de competência, é mais um que agrega para tornar forte a equipe. É mais um contratado sim, pode ser substituído sim, mas enquanto estiver lá, todo o esforço técnico e humano da equipe é voltado para ele. Isso é muito longe de ser coadjuvante.

    beattrice

    O que aconteceu na Ferrari equivale a chamarem o goleiro e dizerem:
    "SAI da frente do GOL, o patrocinador prefere que o outro time ganhe, entendeu?

Alexandre Tambelli

Azenha e Pessoal! Foi uma cena lamentável. Patrocinador espanhol, piloto espanhol e escuderia italiana. Todos intrinsecamente ligados ao Brasil, Banco Santander e Fiat Automóveis. O fato ocorrido traz prejuízo para as duas empresas, se elas víssem os comentários na internet após a corrida e o tom de campanha para boicote das duas empresas pelos brasileiros teriam outra postura, afinal, hoje, o Brasil sustenta uma parte dos lucros das duas empresas (Itália e Espanha: não andam bem das pernas, não é verdade?!). E estamos falando de um público que é de classe méda/alta, possíveis consumidores do banco e da fábrica de automóveis. Esta desportividade faz bem a imagem das duas empresas? Não! O Prejuízo é maior, penso eu. Vi uma Rede Globo e demais emissoras da Globosat muito comedidas com uma postura muito ao feitio global. Só que a credibilidade da Globo anda em baixa e muitos, maioria eleitores do SERRA, não concordaram com a atitude do Massa e a passividade da emissora carioca… Estamos vendo ao mesmo tempo, com este episódio, o crescente descrédito da F1 e da Rede Globo juntos.

    beattrice

    Depois da campanha pelo DIA SEM GLOBO, mais uma digna contribuição do PiG esportivo apra destruir o PiG político, AMÉM!

O Brasileiro

Teoria da conspiração:
Se não está no contrato e não se vendem por dinheiro, por que os pilotos brasileiros se humilham desse jeito?
Tem algum botãozinho secreto que faz o carro pifar via rádio?
Ou têm medo de sabotarem seus carros no resto do campeonato?

    Pedro Luiz Paredes

    Com certeza não. Mas há regulagens que podem ser feitas via rádio.
    Eles podem também desregular o limitador para o limitador de velocidade para o piloto sofrer punição quando passar nos boxes como já aconteceu com massa na corrida retrasada.
    Podem desregular o anti afogador que na largada joga o carro em ponto morto se a marcha não entrar, como aconteceu várias vezes no começo do ano passado com o Rubens na Brown GP.
    Dentre outras coisas.
    Me decepcionei com Felipe Massa; ele ficou com medo de perder a vaga na equipe onde nunca vão deixar ele ser campeão.

josé paulo

Pior mesmo, foi uma frase do Massa durante uma das entrevistas: "Eu fiz o que um monte de gente no meu lugar gostaria de fazer". Isto é, além de ter medido a dignidade alheia com a régua dele e/ou a do Barrichelo, confessou que é um bundão. Quanto ao tratamento diferenciado entre um e outro caso, tenho impressão que para a Globo o caso do Massa teria sido "justificável", dada a clareza com que a ordem para ele tirar o pé foi dada. Oras, como é consabido, os funcionários da Globo, em especial os da área de jornalismo, são proibidos de falar sobre um monte de coisas (coisa tão ou até mais imoral do que forçar um piloto a fazer jogo de equipe), de maneira que, dentro dessa lógica insólita, vai ver acharam que o Massa agiu de forma responsável e profissional.

Ze Duarte

Nada a ver… a Globo também defendeu RB na época, culpando a Ferrari (quem não lembra da narração do Cleber Machado?). E o RB sempre dizia que tinha igualdade…

Pra mim dois capachos.

Leider_Lincoln

Massa foi um cachorrinho fraldiqueiro, um b*dão. E a Globo? Bom, ela foi cretina, como sempre. Deprimente.

O Brasileiro

Qual o sentido de se ter bons pilotos na F1 se as ultrapassagens são decididas nos boxes, via rádio???

Ed.

Realmente o comportamento do PIG é parecidíssimo nas 2 áreas.
Incluindo sua grande maioria de comentaristas, que tipicamente são néscios e meros torcedores.

beattrice

Azenha,
o Alonso nem é o Schumacher, o Massa nem é o Rubinho, mas a Ferrari continua a mesma.
Desde o Fangio manobrando pelo resultado.

    Reinaldo

    Alguém por acaso está fingindo esquecer o Nelsinho Piquet e sua atitude ainda mais ridícula? Era com Alonso… e nem era uma Ferrari. A Fórmula 1 morreu num domingo, 1° de maio…

    TavaresdeMello

    Viúva é um saco!!!

    beattrice

    A participação especial do piquetzinho é inesquecível, mas o denominador comum? Alonso, sempre o Alonso.

Maria Dirce

O que fico mais incrédula ,qdo vejo jornalistas da Globo em tamanha subserviência ao chefe que repetem que nem papagaio o que mandam,e qdo falam dos Usa. falam com orgulho do que tem em NY, do modo de vida dos frequentadores de certos lugares, as viradas economicas maravilhosas, a BP que ja tampou o vazamento , etc… etc…mas, qdo voltam para o Brasil , fecham-se o semblante, e começam a detonar tudo o que aqui tem.Muitos gringos que estão vendo tv , a Globo, não acreditam que estão no Brasil, por vêr o repúdio a tudo que é nosso.A Globo fez uma entrevista de "tão" preocupada que ficou com o vazamento da BP, e insiste na "preocupação"(sic) que aconteça aqui.Quem sabe agora com brasileiros saindo não só da miséria humana, sintonizem algo que lhes dêem orgulho de ser brasileiros e não cuspirem no prato que os alimenta!!!!!

Italo

F1 é negócio não é esporte

    Patricia

    Esporte não é esporte. É negócio.

    TavaresdeMello

    Legal!!

beattrice

Nem esporte nem negócio, um CIRCO.
Fato é que o PiG esportivo é tão infame quanto o político.

Ed.

F1 virou uma coisinha chata mesmo!
Pra não dar sono, podiam reduzir pra umas seis voltas ou 10 minutos, hehe.
Ou então distribuir 10% do que eles ganham para os pacientes (tele)espectadores…

Oliveira

A Fórmula 1, como a maioria dos outros esportes, se tornou um negócio, já faz tempo. E os atletas medíocres e oportunistas, tipo Barrichello e Massa facilitam bastante as coisas, pois se vendem e se humilham bem mais barato.

chanceLer

A Globo. acredito que por racismo mesmo, desancou HAMILTON quando do episódio de sua disputa com Alonso na MCLaren. Esse câncer da comunicação brasileira sempre pendeu para o "príncipe das Astúrias".
Eu, quando de sua transferência, escrevi várias vezes que queria ver a postura da globo quando o espanhol exigisse da Ferrari o que tentou impor na equipe do RON DENNIS e não consegiu.
Dito e acontecido, a GLOBO mostra mais uma vez para todos de que metal é forjada.
Alonso é, sem dúvida, a exemplo de seu menager, os mais mal caráter da F1 que por sua vez é puro business.
Quem em sã consciência não sabe que a safadeza de Cingapura teve uma participação efetiva do "Príncipe das Astúrias" como costuma denominá-lo o execrável narrador da vênus platinada.
Gosto de F1 e torço por Hamilton, o melhor piloto da atualidade e, por sinal muito discriminado.

    TavaresdeMello

    É inccrível, coisa de doido parece, mas a globo descrimina mesmo o talentosíssimo Hamilton. Isso é nojento!!!
    Não chego a ser fã do inglês negro, mas gosto de vê-lo ganhar, muito pela raiva que causa aos racistas.

    beattrice

    O tratamento que a imprensa em geral, inclusive a internacional, dispensa ao Hamilton é lamentável. O valor ou não discutido nunca é o esportivo.

André

Que não nos esqueçamos a palhaçada foi bancada pela Ferrari (Fiat) e pelo Santander… sejamos críticos na escolhas das marcas e talvez elas passem a nos respeitar mais… e veja que o lucro dessas duas é resultado em grande parte do que geram no Brasil – tremendo tiro no pé de seus capangas esportivos!

Glecio_Tavares

Murici agiu igual, trocou seu sonho por um contrato. O fluminense vai preserva-lo por um tempo, mas depois de uma série de derrotas ou de não classificar para a libertadores, ele dança, e dai vai se arrepender. Acatar uma ordem contrária a sua carreira, foi o que fez o Piquezinho por falta de experiencia e o Massinha por medo de perder o emprego.
Queria ver se a ordem para deixar passar fosse ao Alonso. Ele mandava o engenheiro a merda e ainda tirava o Massa da corrida.

    dukrai

    eles não são macho de falar isso pro Alonso

    Edson Augusto

    Quanto ao Muricy acho que ele não quis entrar para a máfia Globo/CBF.

    beattrice

    Seria mais coerente de hoje em diante o senhor Felipe se "embrulhar" na bandeira de patrocinadores quando assim quiser faze-lo, a bandeira brasileira não é pra ficar por aí embrulhando qualquer um.

Realista

Rede globo: http://altamiroborges.blogspot.com/2010/07/marcel
Eles são contra o povo brasileiro ou não? Heheheheeh. Demoraram a cassar a concessão pública dessa emissora de sandices e insanidades. Quem quer um Brasil grande quer um Brasil sem globo, quem quer um Brasil próspero quer um Brasil sem globo, quem quer um Brasil Livre e que não flerte com o golpe e com a ditadura quer um Brasil sem globo, quem quer um Brasil com mais igualdade social quer um Brasil sem globo, quem quer um Brasil com menos violência quer um Brasil sem globo…

Eduardo

continuando….
No caso do Brasil, a culpa é da VENUS PLATINADA que sabe disso e não divulga, fazendo-nos de otários, primeiro por nos impor um tal de "cala boca, galvão", e depois por vender uma competição que sabemos que não existe de fato, pois determinados competidores não podem vencer. A minha maior paixão no esporte, até ontem, era a F1, pois desde 1972, acompanho, torço, sofro, choro de alegria e tristeza, me emociono, vou aos autódromos, deixei o convivio com a familia para ver FITTIPALDI, PIQUET, SENNA, só para nos atermos ao brasileiros campeões e agora reeditam essa palhaçada. Doravante, F1 comigo é assim: It is ridiculus!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eduardo

business is buniness!!!!

Então, não precisavam vender as cotas para as televisões. Isso não é esporte, muito menos entretenimento. É fazer de otário o "torcedor" que se posta diante de uma televisão para acompanhar e daqueles que vão aos autódromos. O Massa e o Rubinho, assim como tantos outros são meros empregados das equipes e devem, sim, obedeçe-las, mas poderiam ao menos avisar que tais e quais cláusulas constam dos contratos assinados a assim ficaria ao critério do espectador assistir ou não.

    beattrice

    Se não é esporte, para que transmitir a pista de testes da FERRARI & cia. como se assim fosse?

Carmen Pires

Viva o pedagiômetro, viva Serra, viva o povo de SP e do BRasil:
Chegamos hoje aos 3 bi de reais de arrecadação

    PaulisTa

    Hoje tem caviar e champagne em Higienópolis! Estão todos convidados! (todos da massa cheirosa claro).

Carmen Pires

Se não ouvisse Azenha, o Santander gritaria, A Fiat o espremeria. O Massa foi pego pelo pescoço: note que o macacão traz inscrito na gola e no peito, o nome de quem lhe garante o sustento. Depois desta eu boicoto: Fiat, Marlboro, Santander, Globo. Estou boicotando tudo. Nem massa eu como mais.

A F1 vai logo se afundar. Estão em atritos internos a cada dia. Veja as manchetes atuais:
– Após polêmica, jornalistas batem-boca em coletiva com Alonso
– LAUDA DETONA ALONSO E SCHUMI DEFENDE FERRARI
– Lauda dispara contra Alonso: "Ele não tem caráter"
– IMPRENSA ITALIANA CRITICA PUNIÇÃO À ESCUDERIA
– MERCEDES E RED BULL CONDENAM ATITUDE DA FERRARI

Pergunta feita na coletiva ao final da corrida, para Alonso:

"Onde esta vitória se encaixa em sua carreira? Ao lado da de Cingapura-2008?", questionou um repórter, em referência ao episódio em que Nelsinho Piquet, hoje afastado da F-1, bateu seu carro de propósito para dar o triunfo a Alonso, então seu colega na Renault.

    beattrice

    A F1 merece um grande boicote no Brasil, que não precisa deste "esporte" para nada.
    Podem levar o circo para outro endereço, seria um favor.

Mario.

Eu queria ver darem essa ordem ao Piquet… Massa e Rubinho são dois borra-botas.

    Ed.

    Massa é, em boa parte, produto de um cara que descobriu, há muito tempo, o poder e o privilégio de frequentemente falar para milhões de pessoas.
    Mas é tão hipócrita, velhaco, dissimulado, que chegou um dia em que milhões o mandaram "calar a boca"…

Realista

Dois pesos duas medidas, e é graças ao "pé de chinelo" que na F1, hoje, é proibido mandar o piloto deixar passar e esse caso vai a julgamento, isso o plimplim não fala, e só é graças ao "pé de chinelo" por que ele fez o que fez, fez todos verem a vergonha que estava acontendo dentro da equipe. E o Rubinho é que é o ruim? Se a globo acha que sim é por que ela deve gostar de fazer o telespectador de otário.
Nenhum piloto brasileiro em atividade hoje na F1 tem os resultados que o "pé de chinelo" tem, dois vice campeonatos (o Massa tem um), maior número de corridas na F1, e por aí vai, quem quiser confira no site da F1. "Pé de chinelo", claro, vindo da boca de quem dizia que Lula era alcoolatra não se esperava outra coisa, plim plim nunca mais.

mucio

Ver corrida pra que? Se os brasileiros que estão lá não pódem ganhar. O negócio é os brasileiros tomarem vergonha na cara e não verem essa porcaria que as corridas virararm. ISSO É HUMILHANTE PRA NÓS BRASILEIROS.

Pedro Luiz Paredes

O Alonso tinha que tirar onda passando o Massa, mas não deu conta sozinho.
Eu não assisto mais formula 1 depois de anos acordando de madrugada, de manhã, varando noites por paixão ao automobilismo e ao esporte. Me sinto profundamente ofendido com isso. Tava até pensando em comprar uma ferrari depois que Massa (por causa da equipe) perdeu o título em 2008 mas desisti, quero um porche! rs
Esta na cara que o carro do Alonso é sempre mais rápido que o de Massa e não sofre dos mesmos males. O Massa andou até a corrida passada com um chassis defeituoso. Acontece que mesmo assim muitas vezes massa consegue superar o queridinho dos patrocinadores.
A ética esportiva que existe na Formula 1 é a mesma da Fifa, vou evitar até produtos que a globo anuncia nas transmissões.
O campeonato em questão esta na metade, não tem como Massa ter pensado na equipe, isso é um precedente para o fracasso, o único que se beneficiou disso foi Alonso.
A Ferrari sempre fez assim com o Rubens, boicotava ele nas primeiras corridas para ter uma desculpa e favorecer o alemão ao longo do ano com a mesma desculpa. Isso acaba com a estima de qualquer um tanto que o Rubens sempre andava mais nos começos de temporada, sem falar nos carros que o Rubens deixava impecável e a ferrari trocava os números para favorecer o alemão desiquilibrado. Isso porque a ferrari sempre soube que se o alemão não tivesse o melhor carro disparado, ou seja, se tivesse alguém disputando posição com ele fatalmente resultaria em erro como tantas vezes aconteceu.
Sou a favor de um movimento anti formula 1 no Brasil.

    beattrice

    Que poderia ser iniciado este ano, esvaziando INTERLAGOS.

venancio

bobo nessa história toda sou eu, que levantei domingo pra ver uma PORRA dessa!

    Vlado

    hehehehe
    Eu acordei antes. Desde o ano passado que não assisto corridas de Fórmula 1..

voxetopinio

Aproveito a frase do Marcelo de Matos: "A fórmula 1, antes de ser um esporte, é um negócio."

Acho melhor usá-la de forma mais ampla: "O Esporte Profissional hoje é um negócio." E vou além: É justamente essa transformação do esporte em espetáculo, em mercadoria que tá detonando (pense aqui um palavrão correspondente para "detonando") qualquer capacidade de transcendência do desporto e da sua capacidade de construção de uma moral humanista, por que a burguesa/docapital/mercadológica ele já constrói muito bem. Infelizmente. :/

Falo isso como um atleta amador que já sente as influências avassaladoras do discurso do mercado.

Ah e não é o "jornalismo esportivo da globo", essa cadeia é muito maior. Se não fosse a Globo, seria a Band ou a Record, ou a maior possível que o mercado pudesse aliciar (a globo só não precisa ser aliciada, ela se entrega).

    TavaresdeMello

    Absolutamente perfeito! Onde a grana entra, a tudo corrompe.

    E o "interesse" vai tornando as coisas revoltantes, depois repugantes, por fim chatas, desinteressantes.

Fernandes

O que é F1?
Para que serve?
Para quem serve?

    Guilherme

    Para melhorar o motor do carro que você usa, para inventar o freio ABS, para inventar o espelho retrovisor, para inventar suspensão independente e inteligente para os carros comuns, para melhorar o desempenho do combustível, etc…. A tecnologia que é desenvolvida na F1 chega aos carros de passeio após alguns anos. Inclusive o seu.
    Quando obrigaram o Raikonnen a dar passagem para o Massa ( http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/20001/ ) ninguém ficou escandalizado. Negócios, Negócios e Negó$$ios. É somente isso. Alonso está dezenas de pontos na frente do Massa.

    beattrice

    E o complexo de vira-lata está a dezenas de anos de ser extinto neste maravilhoso país.

    Guilherme

    Complexo de vira-latas? Me parece que estão procurando pelo em ovo. Se fosse o Massa que estivesse 40 pontos a frente do Alonso não teriam dado a ordem. Não é o Massa nem o Alonso. Quando acontece com um brasileiro todo mundo fica escandalizado. E ainda acusam quem olha por outro ângulo de ser cachorro complexado. É mole? Acho que existe também o complexo de perseguição se não me engano. Você acha que o Raikonnen ou os Finlandeses tem complexo de vira-latas?

Fernando Loray

É realmente lamentavel a atitude antidesportiva por parte da Ferrari e a rapida aceitação de uma ordem mais que explicita por parte de Massa, que poderia ter impedido a ultrapassagem de Alonso e ter cravado sua primeira vitória na temporada. Me parece que os pilotos brasileiros na F1 começam a ser vistos como boms segundos pilotos (vide caso de Barrichello, Nelsinho Piquet em lamentavel episodio), e a agora o Massa. Alguém tem que salvar a reputação dos pilotos brasileiros, gostaria de ver o Nelson Piquet receber um ordem dessas, que atitude ele tomaria.

Ricca Maiouh

Abstraindo do fato se o jogo de equipe da Ferrari e' correto ou nao, o certo e' que a mensagem foi cifrada, e se Massa entendeu e' porque participou da discussao que instituiu a regra (se e' que nao ajudou na construcao da mesma). Agora na hora de cumprir o combinado sair com essa de "nao preciso nem dizer nada ne" e' que considero uma falha de carater do piloto brasileiro.

Elias São Paulo SP

Ferrari e Datafolha, tudo a ver. Ambos cometeram fraude neste final de semana. Fizeram o segundo ser primeiro na maior cara-de-pau.

Marcelo de Matos

A fórmula 1, antes de ser um esporte, é um negócio. Assim pensa Alonso que achou ridícula a atitude de Massa ao ultrapassá-lo. Massa não deveria tomar a dianteira, objetivo de todo esportista honesto, mas, simplesmente abrir o caminho para o que tinha melhor máquina, maior probabilidade de bom desempenho, mais interessante para a equipe. Não tem a menor importância que o vencedor seja brasileiro ou espanhol: o importante é que vença a equipe Ferrari, a grande investidora. No futebol, também, é mais ou menos assim. Os árbitros da Fifa procuram privilegiar quem mais investe no futebol, ou seja, os patrocinadores de grandes equipes. Às vezes, grandes craques como Kaká ou Ronaldinho fenômeno percebem que não estão bem fisicamente, mas, precisaram estar lá para não prejudicar o fabricante da chuteira.

Milton Hayek

Ayton Senna já dizia que sempre um europeu será o escolhido.Como qualquer empresa privada,a F1 tem seus interesses econômicos e políticos pra defender.

Rafa

Por essas e por outras que não perco meu tempo assistindo F1 – tudo ensaiado, manipulado, o resultado é o que eles (cartolas) querem, e fazem acontecer. Vegonhoso isso, não estou mais decepcionado, por que, como já disse antes, tô nem aí, que se danem… ahhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!

    @marisps

    Idem; meu interesse por F1 morreu com o Senna, aliás aquela foi a última corrida que assisti.

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