A Copa da mediocridade e dos factoides

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Gostaria muito de ser desmentido pelos fatos. Ou por exibições maravilhosas do Brasil, por exemplo. Mas não vi nada nesta Copa do Mundo, até agora, que mereça mais que um replay. Aliás, vi sim: o golaço da África do Sul contra o México. Ah, o frangaço do goleiro da Inglaterra diz muito sobre os “melhores momentos”.  Parece que veremos mais do mesmo: o nivelamento, por baixo, do futebol. Resultado de um fenômeno internacional, que é a produção de jogadores em massa, na periferia, para servir às ligas europeias. Temos uma padronização do “produto”:  jogadores altos, fortes, de bom preparo físico e que subordinam o talento individual às formulações táticas dos treinadores.

Os técnicos, por sua vez, têm grande incentivo individual para não ousar. Eles lidam com grupos que se reúnem eventualmente, formados por jogadores que atuam fora de seus próprios países e é muito difícil dar padrão de jogo a esses times bissextos. A opção é por montar times que entram em campo para não perder, já que na primeira fase uma derrota pode comprometer a classificação e a partir da segunda fase ela é mortal. Temos, portanto, times medíocres montados para jogar na defesa.

O fato de que os jornalistas brasileiros reclamam que Dunga está fazendo treinos fechados é simbólico da falta de notícias que se abate sobre a Copa do Mundo, quando os jogos já estão em andamento. A não ser por um lance aqui, outro ali, reina a mediocridade. Para completar, temos o barulho das vuvuzelas tirando toda a humanidade das arquibancadas. Uma boa desculpa para que a FIFA “entregue” o sinal de TV dos jogos com uma trilha sonora própria, quem sabe com anúncios dos patrocinadores oficiais.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Clóvis

Quero ver defender o modo dunga de jogar futebol depois deste 1o tempo!!!!!!!

Christian Schulz

Acho que você tem razão, Azenha, pelo menos no quesito exploração. Veja essa do Terra:

"Holandesas são expulsas de estádio por suposta publicidade em vestidos

Um grupo de 36 jovens holandesas que assistiram a partida entre Holanda e Dinamarca, na segunda-feira, foi expulso do estádio Soccer City pela Fifa, que considerou que seus vestidos eram parte de uma campanha publicitária de uma empresa não patrocinadora oficial do torneio, informou a imprensa local.
Segundo disse ao diário sul-africano "The Star" Barbara Kastein, uma das moças que vestia a sensual peça, durante o segundo tempo do jogo, cerca de 40 agentes de segurança as rodearam e as forçaram a sair do estádio.
"Fomos empurradas, e nos obrigaram a subir as escadas", disse a jovem, que junto de suas companheiras ficou retida durante horas em dependências da Fifa.
O vestido laranja, cor da seleção holandesa, fazia parte de um pacote promocional que uma marca de cerveja dava de brinde aos clientes que compram os produtos como parte de sua campanha de publicidade para a Copa.
Após serem expulsas das arquibancadas do Soccer City, elas foram levadas aos escritórios da Fifa, onde foram acusadas de "publicidade encoberta" e as interrogaram durante várias horas.
"A Polícia nos fazia as mesmas perguntas várias vezes, perguntamos se trabalhávamos para a cervejaria", explicou a jovem.
"Disseram que a publicidade encoberta era um delito na África do Sul, que iam nos deter e que teríamos que passar seis meses na prisão", contou Kastein.
Segundo a moça, após terem sido retidas durante mais de três horas, a Polícia levou o grupo ao hotel onde estavam após fazerem cópias de seus passaportes e de assegurar que as denunciariam. "E tudo por usar um vestido laranja", lamentou.
Por sua parte, o porta-voz da cervejaria, Peer Swinkels, disse ao jornal sul-africano "The Star" que "o emblema da marca não está no vestido" e "as pessoas deveriam ter o direito de vestir o que quisessem".
A Fifa, que afirma que as mulheres eram sul-africanas e não holandesas, garantiu que não aconteceu nenhuma detenção, mas "um grupo de mulheres foi usado pela cervejaria holandesa como instrumento para realizar uma campanha de publicidade encoberta".
A empresa foi protagonista de uma campanha durante a Copa da Alemanha em 2006, ao distribuir calças com as quais a Fifa não permitia a entrada aos estádios, por isso vários torcedores tiveram que ver os jogos em roupa interior."

link: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/no

Milton

Eu sou fã dos texto do Azenha, mas eu tenho que discordar deste post. As razões são muitas, variadas e correlacionadas. Seguem algumas abaixo

1- Copa não é um campeonato longo de pontos corridos. Copa é o seguinte: perdeu já era. Por isto um time formado para ganhar uma copa, onde uma única derrota pode ser fatal, é diferente de um time formado para ganhar um campeonato de pontos corridos, onde perder uma ou outra não é tão grave e sim o que importa é a taxa de pontos adiquiridos. Por exemplo, os galáticos do Real Madrid, que certamente ganharam menos títulos, principalmente a liga dos campeões (que tem formato de copa), do que se espera. Sei sei, o Santos está jogando um bolão e provavelmente vai ganhar a copa do Brasil. Entretanto não acho que este time suportaria uma Libertadores da América.
2- Muitas seleções realmente não tem jogadores de qualidade. Um exemplo marcante é o Japão. Outro exemplo é a Alemanha. Entretanto esta falta de qualidade é superada pela coletividade. Claro que um ou outro jogador de habilidade ajudam muito. Alias, para quem entende futebol ou pelo menos jogou futebol com alguma intensidade, mesmo que na pelada com o pessoal do trabalho, durante uma época da vida, toda a graça deste jogo é que ele é coletivo. Como o xadrez, que você joga com todas as suas peças (peões e rainhas), e não apenas com uma delas.
3- Eu sei o que vocês querem, um craque, um salvador. Realmente este jogador é uma raridade. Principalmente com a marcação forte que se usa hoje em dia. Por exemplo Neymar é um craque, mas acho que ele não está preparado para jogar na Europa neste momento. Talvez nesta copa o único jogador deste tipo seja o Messi. Parece que nas últimas copas aparece um ou dois jogadores desse tipo. Essa é a copa do Messi. Se a Argentina vai ou não ser campeã é outra história (eu acho que não, pelos seus zagueiros lentos e bobalhões). Da mesma forma que, em 2006, a copa era do Ronaldinho Gaucho, e no fim todos nós sabemos o que aconteceu. Já 2002 era a copa do Ronaldo e do Rivaldo e eles foram lá e confirmaram, entretanto sem o Kleberson, Gilberto Silva, Lúcio, Roque Jr e Edimilson nada teriam conseguido . E em 98 era a copa do Zidane e ele também confirmou, mas sem aqueles armários franceses na zaga e medios volantes ele também não teria conseguido. 82 era a copa do Zico e Sócrates, mas … Portanto o craque sozinho não faz nada.
4- A seleção de 2006, jogador por jogador, tinha mais qualidade que esta de 2002, entretanto esta está mais com cara de vencedora. Acredito que esta seleção possa ser campeã, desde que o Kaká jogue muito e não se machuque. Temos obviamente nele nossa armação de jogadas pelo meio. Entretanto temos alas que apoiam bastante, e uma defesa consistente que permite esta subida dos alas (tanto que em seus clubes os jogadores atuam como meias). Por fim, acho que temos uma boa lista de atacantes, tanto com presença de área (Luis Fabiano e Grafite), como ágeis e habilidosos para buscar jogo na intermediária e vir driblando (Robinho e Nilmar). O Dunga deveria ter trazido um meio campista de armação para substituir o Kaká caso fosse necessário ou que jogasse junto com ele. Nesta segunda hipótese os alas não poderia subir tanto. Gostaria que tivesse sido o Ronaldinho Gaucho. Gosto das histórias de superação depois de uma derrota humilhante (eg. Dunga 90 e 94).

Claro que meus comentários não vão agradar a maioria, mas assim é a democracia. Errado seria eu ir com a maoria sendo que penso de forma diferente.

jvc

Concordo, mas me perdoe comentar que vi sim um grande jogador que me deu prazer de assistir: O goleiro Enyema da Nigéria que venceu uma dificil e árdua batalha contra o craque Messi.

Belissimo ve-lo defender.

francisco.latorre

`
copa do mundo.

pra mim os zôropa afundando dançam.

futiba reflete/manifesta a história/geografia humana/física. psíquica.

e o chão-áfrica.. epa.. tudo menos o vampiro colonial.

..

Ronald

Mais uma rodada encerrada e a copa do mundo permance recheada de jogos chatos!!! Alemanha e Holanda que muitos parecem estar gostando(fácil entender se comparadas com as outras)fizeram jogos sonolentos.

Bruno

O futebol morreu em 1982, quando o melhor time de todos os tempos perdeu UM jogo. A covardia que esta derrota gerou nos anos seguintes teve seu pico de mediocridade em 1990, mas a evolução desde então não foi grande. Dunga, que deveria primar por eliminar o futebol Lazaroni que maculou sua carreira, fez questão de juntar tudo de ruim que existia em Lazaroni, Parreira e Zagallo, com um quê de Felipão. Se Deus quiser o Brasil não passa da primeira fase, e o choque faz a mentalidade mudar para que em 2014 massacremos as outras seleções sem o "apito amigo" costumeiro em favor dos times de casa.

Julio Silveira

O futebol a muito deixou de ser arte, para ser, principalmente, comércio. As maquinas da midia com seu poder cada vez maior nos clubes tem interesse principalmente no retorno de seus investimentos. Jogadores são fabricado como que por linha de montagem, visando principalmente a exportação, os mais talentosos se vão, em geral tendo desde a mais tenra idade o patrocionio de algum investidor, e quando estão virando sucata são repatriados.
E a prioridade são os de cintura dura, afilhados, apadrinhados, chegamos ao cumulo de marginalizar os mais talentosos, os que encontam por seus dribles, por seu brilho, pela vã polemica utilizada na justificativa de que são desrespeitosos com os pernas de pau, os chamados operários, autentica visão de de preservação do medriocre tratado como investimento .
Desconsideraram o futebol como um esporte, antes de tudo feito para que tem o dom, senão poderia toda a população considerar-se atleta e pleitear os salarios astronomicos que muitos caras de pau apadrinhados recebem, bem mais que os salarios minimos que a maioria recebe, muitas vezes craques em suas atividades.

BisaRio

O discurso pasteurizado do Kaká sobre a bola da Copa; o silêncio dos intelectuais; a impáfia do Dunga (mais um cavalo de raça); o frangaço do goleiro inglês; a ignorância do povo; o preconceito racial do técnico branco de Gana; a mais-valia internacional…mais o adicto em recuperação-comentarista e a solidariedade do babaca do Galvão Bueno…é o fim do mundo africano_um novo viveiro de escravos, desta feita não mais nas Canárias; deslocaram-no sutillmente para o Sul do continente!!! Como fica o palanque da Dilma diante de tal paradigma, aqui com tantos escravos famintos torcendo pelo sucesso do PAC $4…e pelá capitulação do Serra…Desgraça pior seria uma final Argentina 3: Brasil 2! Axé!!!

Jairo_Beraldo

Lula melhorou a imagem do país lá fora. Mas a fama de corrptos, ainda está enraizada na cabeça dos gringos. Saiu em um site ingles, que Carlos Eugenio Simon, tem histórico de "vendido" aqui. E ainda disseram que pegou gancho por incompetencia, por isso seria temeroso ele apitar o clássico EEUU x Inglaterra. Penso que Simon (que não deve ser parente do Pedro), teve erros estúpidos contra quase todos os times de ponta aqui na terrinha…mas não acho que se assemelhe a governadora de seu estado e sua equipe de governo.

Mocota Master

Uma das esperanças do "algo diferente" está entrando em campo no momento em que escrevo essasl inhas: A seleção da Holanda. A outra é a Espanha. São dois times que jogam bola e priorizam um meio-campo técnico.

Gilberto

Azenha,
A Alemanha impressionou hoje. Nas oitavas as coisas melhoram. Tenha "fé"!

alirio

Socorro! Se acreditam, peçam pelo amor de deus, ou coisa que o valha! Isso não é torcida: essa zoeira não graça nenhuma…
Até estou torcendo pelos times africanos. Mas se não acabarem com essa b(*), zoeira estúpida, nem assistir ao resto da pelada será possível.

Elvys

alem de tudo, ainda tem o galvão……….

Allan Erick

Na verdade eu até tinha esse pensamento Azenha, até ver o jogo da Alemanha contra a Austrália. Nem parecia a Alemanha jogando. Conhecida pelo futebol pragmático ( e feio ) a Alemanha além do peso da camisa apresentou um futebol muito bom, técnico e por vezes bonito. Creio que a seleção alemã vai dar trabalho!!

JOEL PALMA

A bola não serve para craques…é leve demais, e faz com que o bom jogador se desgaste fisicamente ao tentar dominá-la…é feita para a Alemanha: passes longos, chutes de longa distância e chuveirinho…tá marcado…

pedro – bahia

Realmente muito fraco o nível das partidas. Pior até que o nosso campeonato brasileiro organizado para satisfazer a rede Globo. Além do frango ingles, hoje tivemos mais um. O frango argelino para desespero e desgosto do Zidani (O franco aregelino).

klaus

Não gostou do futebol da Grécia? Voce não entende de futebol…

    Jairo_Beraldo

    Por isso é bom ter entre nós um expert da redonda!

    Klaus

    Tô achando que o caso é pessoal…rs

Ronald

Concordo plenamente! Já havia comentado em casa que esta copa esta´péssima, o time da Austrália é fraquíssimo, a própria Argentina apresentou o mesmo futebolzinho da copa passada(vamos ver o decorrer)…esta copa vai ser como a de 94, a cara do dunga, do parreira, dessa gente que adora ofender os torcedores com futebol retranqueiro(tomara que esse maluco queime a minha língua). Note-se que dunga tirou a magia que envolve a seleção e seus craques, nem mesmo o povão que adora enfeitar as ruas tem se manifestado nesse sentido. Pode até ser campeão mas será pelo baixo nível técnico desta copa e não por usufruir de força máxima disponível(vide caso kaká).

renato m

Alemanha parece desmentir você

    Jairo_Beraldo

    Um jogo de 11 contra ninguém não é um indicativo de nada!

    Ronald

    Claro que não! O time da Austrália não oferece a menor condição para uma avaliação. Citei-os logo no início de meu comentário, e achei o futebol da Alemanha pouco produtivo pra um adversário tão sem condições.

LuisCPPrudente

Até o momento , só gostei de dois jogos desta copa e que foram acima da média: África do Sul 1 X 1 México e Alemanha 4 X 0 Austrália. Achei horroroso os demais jogos, não sei onde Argentina, Inglaterra e França deixaram o seu futebol, pois eles não apresentaram o mesmo nesta copa (pelo menos até o momento).

@EduardoLurnel

Gostei do pouco que vi dessa Copa. Os times estão apresentando um futebol de força e disciplinado. No entanto, muitos esquemas táticos ofensivos, diferente das últimas duas Copas. Em 2002 e 2006, o número de Cabeças de área e zagueiros era muitos grande.

Carlos Morais

Azenha, a questão fundamental é a seguinte: não existem 32 seleções competitivas no mundo. Nem 24! A Copa deveria ter, no máximo, 16 seleções, assim, seria privilegiada a qualidade, não a quantidade. Mas acontece que as televisões preferem passar muitos jogos ruins do que poucos bons. Ou existem mesmo 20 times brasileiros de alto nivel, de modo a justificar um campeonato de oito meses?

    Milton

    Assim você impede que mais nações participem da Copa.

Ubaldo

A Alemanha, formada por jogadores jovens surpreende com um futebol bonito e eficiente contra a Austrália.
Assim, penso que Holanda, Espanha, Argentina, Itália, Alemanha e Brasil são os favoritos.
Mas para nós vai ser muito sofrimento. O Dunga vai jogar com 3 volantes e os jogos vão ser todos de placar reduzido.
Anote ai: Brasil 2×0 Coréia do Norte, Brasil 1×0 Costa do Marfim e Brasil 0x0 Portugal. Depois nas oitavas Brasil 1×1 Espanha.
Estão preparados para o sofrimento?

    Jairo_Beraldo

    Grande Ubaldo e sua bola de cistal made in china….

assalariado.

O deus mercado,conhecido também pelo nome de capitalismo,se traduziu em sinonimo de futebol empresa,que hoje, como nunca,vive das bençãos das aguas do capital,que reduziu e reduz o cerebro dos atletas de futebol a um simples cifrão,assim também é no desporto em geral,em sendo assim,onde esse liquido escorre,não tenham a menor duvida,reinara o pensamento único,regado a senso comum dos capitalistas do suor alheio,onde o raciocinio maximo se traduz em algumas moedas, mesmo que não sejam campeões,mesmo porque não é necessário fazer nenhum exercicio cerebral,para dar entrevistas coletivas aos simpsons do PIG.

voxetopinio

Azenha eu não sou fã do "time de estrelas". Entre o individualismo e o coletivismo duro(autoritário?) de grupos eu prefiro, sinceramente, o segundo. Mas, para mim, o caminho do equilíbrio é sempre o melhor. A questão da COPA, não é uma questão do evento, ou do futebol, é uma questão SOCIAL e os esportes estão todos inseridos nesse meio. Desportos, não importa qual, foram todos colocados na lógica de mercado, devem vender como boa e atraente mercadoria. Quer exemplo maior? Busque a história do Volei e as alterações feitas na ESTRUTURA do desporto para que a exibição na televisão fosse mais rentável, para que o PRODUTO VOLEI desse "saída".

É lamentável. A lógica do mercado é um lastro, a desconstrução de TUDO pode soar fatalista ou exagerada, não é. Platão, Marx, Adorno, Confúcio e quem você quiser citar já falou isso desde que o homem começou a produzir o mínimo de conhecimento.

Urbano

Ôme, nem me fale. A mediocridade está imperando, e falta apenas o pessoal do Dunga avalizar.

dukrai

doido d+, viral no twiter, Galvão cala a boca, arrebentou

Helmir

Azenha, concordo mt com o q vc diz. de um futebol totalmente padronizado, uma copa padronizada, onde as vuvuzelas estao sob ameaça de serem censuradas, da linha industrial em direçao a europa…etc etc…mas algo visto a pouco me fez comentar aqui. acabdo de assistir ao jogo da alemanha e vi um show de bola, claro q ao estilo alemao/europeu do jogar, em termos de posicionamento tátitco, mas destoando no caráter de ser um time q joga pra frente. desde o começo buscando manter a bola no campo adversario e sempre atacando. outra coisa me chamou a atençao: todo o time alemao é composto por jogadores que jogam no campeonato alemao. nao há um jogador sequer que atue em outro país. uma base totalmente alemã, com novos talentos, onde o q pareceu prevalecer foi o entrosamento minucioso entre os jogadores

mariazinha

Pois, pois….
Agora, posso falar. Estava achando tudo tão ruim que pensei: " vc é mulher, por isto essa má vontade. Não entende nada de futebol."
Qual não foi minha surpresa ao ler os comentários aqui! Estão de acordo com o que penso. Além de tudo, só em pensar em ver aquele time do Brasil com seu técnico muito antipático, da-me desânimo….Medíocre, sem graça e ainda tem aquela marca que detesto: a nike e sua prepotência. De onde será que que vem toda essa impertinência e prepotência? Um horror! http://www.umtudo.com/novo-uniforme-preto-da-sele

Eugênio

Azenha, por favor:

Luiz Fabiano diz que “Jabolane” é "sobrenatural", de “outro mundo”…

Deu na Band: Padre Quevedo diz que NÃO, que “icso non ecziste!”

Eu acredito em quem??

Edinho

Concordo em quase tudo, caro Azenha. Por enquanto, o pouco que vi não me animou. Mas me impressiona o fôlego dos "vuvuzeleiros". Acho aquele zunido sem fim engraçado.

Irani

Aff, como não assisto a futebol mesmo, ou seja, não sou nenhuma fã inverterada, me alegro em saber que não sou apenas eu que não gosta daquele barulho horroroso. Não sei se aquilo é o barulho de enxame de abelhas ou se é de pernilongo. Só sei que não dá para assistir dez minutos daquilo com aquele barulho. Fico pensando se conseguirei assistir ao menos trinta minutos dos jogos do Brasil.

[email protected]

Desculpe-me, mas dizer que a Argentina está igualada aos demais que se apresentaram parece conversa de galvao bueno. o jogo era para ser 5 ou 5 e se não foi credito ao nervosismo da estréia, mas se em todo jogo tivesse um Messi fazendo o que fez não seria uma copa monótona. As últimas 4 copas foram assim, futebol medíocre, exceto quando tinhamos em campo 1 jogador e aí inclui Romário em 94, Zidane em 98 e 2006 e Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo em 2002. Este ano temos chance de ver bons jogaos apenas com Messi, Cristiano Ronaldo, Drogba, Eto'o, Xavi, Kaka (se estiver em fisicamente) e Ronney (provou onteo ao menos que não está bem fisicamente… enfim, o mesmo de sempre, 32 times, 3 ou 4 prestam e 64 jogos, 5 ou 6 prestam… agora, Azenha, esperar que a seleção do dunga e da cbf vá mudar esse panorama é pachecada! rsrsrs

pereira

Capecear não, os caras não sabem nem bater arremeço, o negócio esta feio, a seleção brasileira não vai ser diferente, mas a argentina também só tem o messi e o velho veron, a defesa da argentina é bizarra, os jogadores parecem mais lutadores de boxes, o Brasil perdeu a orportunidade de dar um shou, estou esperando a tal da Espanha,

Gerson Carneiro

Para mim a última vez que vi algo diferente em uma copa do mundo foi em 1982. E um pouco em 2002 pela personalidade do Felipão que não se curvou à pressão de ter que convocar o Romário. E ainda assim por vezes me esqueço que somos penta, e sim apenas tetra como quer nos fazer crer a poderosa.

Seria uma beleza se alguma seleção africana ganhasse essa copa.

"Meu ar de dominador
Dizia que eu ia ser seu dono
E nessa eu dancei!
Hoje no universo
Nada que brilha cega mais que seu nome
Fiquei mudo ao lhe conhecer
O que vi foi demais, vazou
Por toda selva do meu ser
Nada ficou intacto
Na fronteira de um oásis
Meu coração em paz, se abalou
É surpresa demais que trazes
Inda bem que eu sou Flamengo
Mesmo quando ele não vai bem
Algo me diz em rubro-negro
Que o sofrimento leva além
Não existe amor sem medo
Boa noite!.."

Boa Noite – Djavan – Composição: Djavan

José Medrano

e o meu Coringão parado !!!!!!

    LuisCPPrudente

    E neste ano de centenário, vai ficar parado mesmo!

Joel

Eu só vou asistir jogos de seleções "candidatas ao título":
Alemanha
Brasil
Itália
Inglaterra
Espanha
Argentina

Se bem que o melhor da Copa mesmo são das oitavas em diante, a 1ª fase realmente é um saco!!!!! É a 1ª Copa que não estou assistindo a todos os jogos transmitidos, vou só assistir as "favoritas" de sempre.

Luiz Henrique

A média de gols por jogos diz tudo desta Copa. Apenas uma seleção marcou dois golzinhos em uma partida, e já se foram 7 jogos! Infelizmente a competição que deveria ser o auge do futebol, consegue empolgar menos do que um jogo de várzea. Culpa da Fifa, que criou um sistema que favorece em muito a retranca, como nas dimensões do campo.

Marcio Gaspar

Estou revendo todos os meus palpites. Estou "emagrecendo" os placares, pois nao vai ter selecoes ganhando jogos por mais de 2 gols. Muito truncado, sem emocao. Fraco.

    Jairo_Beraldo

    E disseram que esta bola da adidas, era para dar mais emoção com gols aos jogos. Balela!

carlos

Eu já "tava" preocupado com meus "miolos". Assistí a todos os jogos e não cosneguí ver futebol, enquanto isso, os comentaristas/narradores, elogiavam o futebol. Deles, só um teve a coragem de dizer que faltava ha-bi-li-da-de ao jogo que estava comentando. Ufa! Obrigado Azenha, agora eu sei que não tô doido.

Marat

O factóide mais legal foi o tal "atentado terrorista da Al Kaeda", contudo, o atentado terrorista, para os espectadores, foi o ridículo futebol de estadunidenses e ingleses… O time do Sertãozinho ganha da seleção estadunidense… esses caras só sabem fazer guerra, no futebol são grotescos!

Marcelo

Essa Copa serviria pra sair na capa da Playboy: só tem pelada…

Marat

Outra coisa engraçada é a bajulação em torno da seleção inglesa: um timeco grotesco que tem como "craque" um gordinho perna de pau, o tal de Ruimney

Marat

Até o discurso dos jogadores é padronizado e globobalizado, coisas do tipo: "Se Deus quiser, e com a ajuda do treinador, nosso time vai ganhar", ou "o grupo está unido e o objetivo é a vitória"… é muita mediocridade o que a globobalização nos traz…

    kimparanoid

    Verdade!
    Se bem que há quem diga que é difícil dar uma resposta diferente se as perguntas são sempre as mesmas…
    De qualquer forma, nessa hora dá saudade daquelas figuras carismáticas: Dadá Maravilha, Túlio, Viola… hoje em dia, acho que um dos poucos jogadores que ainda bota a boca no trombone é o Marcos do Palmeiras. O resto, só discurso politicamente correto.

Maria Dirce

Azenha, nesse momento os comentaristas de futebol da Band falam a mesma coisa.Jogos medíocres até agora.

    LuisCPPrudente

    E bota mediocridade nestes jogos!

Pitagoras

Como todo mega-evento esportivo o futebol é administrado por uma máfia internacional, muito, muito longe dos ideais olímpicos.
Aliás, também os governos mundiais tendem a se tornar mafiosos, fruto da falta de empoderamento e alheamento do povo, Será que a Internet será um instrumento de engajamento e de ação ou será mais uma forma de neutralizar, amansar a indignação que jaz em todo ser minimamente consciente?

    dukrai

    a máfia internacional tem as subsidiárias nacionais, CBF e Ricardo Teixeira fazem o mesmo jogo aqui e as federações estaduais de futebol replicam o grande mestre.
    Mesmo assim, é possível surgir um técnico e um time que represente de fato o futebol brasileiro, jogado na Espanha, Itália, etc e aqui no Brasil.
    O último capaz disto foi Telê Santana. Perdeu a Copa mas até hoje lembramos dele.

Marino

É muito jogo ruim! concordo em gênero, número e grau com o Azenha. Elogia-se a receptividade e simpatia dos sul africanos.. fala-se dos treinos fechados do Dunga, os comentaristas ainda se dizem muito preocupados com a ausência de Neymar e Ganso… enfim.. é pura patifaria!

Ah.. e as vuvuzelas são insuportáveis!!! Pior que isso, só comício do Zé Serra!

Leider_Lincoln

Está entrando um infeliz aqui apenas para negativar os comentários; fenômeno igual ocorre no Blog da cidadania, do Eduardo Guimarães, cujos comentários também são geridos pelo Intense Debate. Vamos votar, pessoal, senão os trols ganharão em nossa própria casa. E Azenha, a Argentina até que jogou mais ou menos, um pouco fora do "consenso de Roma"…

    klaus

    Verdade, Leider, todos o meus comentrários são negativados… ô raça, né?

william porto

A copa esta fraca, babao bueno e cia, inclusiva lady bernardes bonner, ridiculos, mas vamos pelo menos torcer para que melhore, para que Messi e Robinho deslanchem. Viva o futebol arte, de Garrincha, Didi, Pele, Ronaldinho Gaucho, Gerson, Tostao, Ademitr da Guia, Canhoteiro, Reinaldo, Dirceu Lopes, Nilton Santos… Nao da para agentar babao bueno.

Jayme

Azenha,
Acabei de conversar exatamente sobre isso com o meu irmão: o baixo nível da copa. Os caras não sabem nem cabecear!

Carlos

Eu não sei como são transmitidos os jogos por aí mas deve ser a mesma transmissão. O jogo é constantemente interrompido pelos ditos "close ups", apesar de que nessa Copa da Africa eles fazem menos disso do que faziam na última Copa da Coréa/Japão. Aquela, não dava para assistir mesmo e acabei não assistindo de tanto desgosto apesar de toda aquela publicidade.

Jairo_Beraldo

E hoje mais um frangaço, do goleiro argelino, num jogo ruim, sem emoção alguma. Desde antes de começar, esta copa já prometia ser um verdadeiro fracasso de qualidade futebolistica!

Deixe seu comentário

Leia também