A amiga da Sonia Montenegro

Tempo de leitura: 2 min

Isso não lhe diz nada?

Sonia Montenegro, 27/8/2010

Tenho uma amiga muito querida, a Mari, que não gosta de política, mas como a grossa maioria dos analfabetos políticos do Brecht, tem posições conservadoras. Votou no Collor, FHC, Serra e Alckmin, e eu, como ela sempre soube, no Lula.

Na última eleição para prefeito, ela me ligou super feliz, achando que desta vez votaríamos no mesmo candidato, o Gabeira, e qual não foi a sua surpresa, quando lhe disse que eu não votaria nele de jeito nenhum (rs). Engraçado é que o candidato natural dela deveria ser o Eduardo Paes, a quem já tinha elogiado no tempo em que foi “prefeitinho” do Cesar Maia, mas ia votar no Gabeira..

Mari agora diz que gosta do Lula e que votaria nele, se fosse candidato, mas na Dilma ela não vota de jeito nenhum e quando perguntei por que, disse que achava a Dilma um poço de antipatia.

— Mari, você está sendo influenciada pela mídia, disse eu, mas ela protestou, já que nem vinha assistindo os noticiários de TV ultimamente. Eu lembrei que nós não estávamos elegendo a Miss Simpatia, mas a presidente do Brasil, e perguntei: para tratar da sua saúde, você prefere um médico lindo, simpático e incompetente ou um feio, antipático, mas competente.

— Mas Sonia, ela é terrorista…

— Qual foi o ato de terrorismo praticado pela Dilma?

— Ela assaltou banco, roubou o cofre do Ademar de Barros e matou soldados…

— Isso é o que a imprensa diz, retruquei, mas não prova. A Dilma é muito míope, e na época não existia lente de contato e muito menos cirurgia para corrigir miopia, razão pela qual ela não podia participar de ação armada.

Foi condenada pelos militares a menos de 3 anos de prisão, pena incompatível com a das pessoas que participaram de ações desta natureza. Eu não concordo que atos contra a ditadura possam ser chamados de atos terroristas, mas ainda assim, a Dilma foi presa, torturada, condenada, cumpriu a pena que lhe foi imposta, portanto, não deve absolutamente nada. Criminosos comuns recuperam seus plenos direitos após cumprirem a pena a que foram condenados, e eu fico pensando por que razão a imprensa fica cavucando fatos acontecidos há mais de 40 anos.

— Mas o que a Dilma fará quando tiver que ir aos EUA?

—  Ué, Dilma já foi inúmeras vezes aos EUA, com e sem o Lula. A imprensa cobriu e exibiu fotos… É o Gabeira (seu candidato), que não pode entrar nos EUA por ter participado do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick.

Você não acha estranho que não tenha surgido nenhuma denúncia na imprensa contra o Gabeira, cujo “crime” é conhecido em prosa e verso, livro e filme, mas que tentem de todas as formas incriminar a Dilma, principalmente quando é a candidata mais bem colocada nas pesquisas? Pelo contrário, o Gabeira virou herói e a Dilma perigosa. Não lhe parece que são dois pesos e duas medidas?

A imprensa e os demo-tucanos estão fazendo com a Dilma exatamente a mesma coisa que fizeram com o Lula quando ele foi candidato e durante todo os seus 2 mandatos. Agora, diante da sua aprovação, o Lula virou um cidadão acima de qualquer suspeita, e a Dilma é que é a bola da vez.

Mari ficou calada. Ia dizer o que, né? E eu completei: o Collor enganou a você, mas não a mim. Você votou 2 vezes no FHC, e hoje reconhece que o governo do Lula foi infinitamente melhor. Isso não lhe diz nada?

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ed.

Discutir política antagônica é uma arte difícil, quando os discordantes são amigos.
E se o nível sócioeconômico é "comprometido" com o elitismo, fica pior ainda.
Ou vc se indispõe com vários, ou não participa ativamente da conversa: é…hahã… huhum… foi mesmo?…
Minha teoria atual é que quem está bem de vida, correndo atrás do vil metal, não tem tempo de se informar sobre assuntos genéricos, só os que lhes afetam diretamente. Passam os olhos pelas manchetes (e o PIG sabe disso).
A questão instigante que fica é: como os níveis socioeconômicos melhores conseguem ser mais amestráveis?…

@periodistabr

É mais difícil derrotar um preconceito do que uma doença terminal, já disse alguém…
Já encontrei pessoas com a mesma visão deturpada pela mídia. O tratamento dado a Gebeira, pela mídia cartelizada, contrasta totalmente com o dado a Gabeira.
A maioria delas, no entanto, está sendo esclarecida e mudando sua postura. As pesquisas mostram isso. Aliás, o brasileiro desconfia quando alguém é massacrado pela mídia: tendemos a nos solidarizar quando o ataque é desproporcional. Há algo de "psicologia social" nisso – e a direita-burra nada sabe disso, porque julga-se superior à massa "ignara". Ao tentar linchar figuras como a Dilma, acaba fazendo dela um mártir. Foi o que aconteceu com Lula, mas quem disse que os fundamentalistas da direita aprendem?…

sergio

belo texto, mari vive em outro mundo!

Torquemada

Quem é que não tem uma amiga dessas ou, pior ainda, uma espécie de amiga da Sonia dentro da própria família?
A amiga da Sonia até que foi coerente. Votou no Collor, FHC, Serra, Alkmin e ia votar no Eduardo Paes, que um dia bem ou mal já foi a menina dos olhos do PSDB carioca. Tenho um amigo que fez o mesmo caminho, só que partir de 2002 se tocou que não entende nada de política, que detesta política e então resolveu fazer um favor a si mesmo e ao país e então passou a votar em branco. Meno male!

Carlos Albergaria

Por tudo isto é que é importante que o movimento dos blogueiros NACIONALISTAS cresça e se ramifique em todos os Estados .Até dou como sugestão que o movimento dos sem mídia ,a cada dia, faça a leitura da imprensa e das TVs e, com as informações e artigos dos blogueiros nacionalistas, reúna os desmentidos publicados pelas cabeças pensantes em um único Blog e os espalhe por todo o Brasil. Assim, nós mortais e sem informações, poderemos debater de igual para igual os leitores das revistas e jornais perniciosos do PIG, impedindo assim que as mentiras publicadas sejam disseminadas por este Brasil maravilhoso. PENSEM NESTA IDÉIA.( ALBERGARIA)

paulo rafael pizarro

No mesmo facebook hoje entrei numa conversa onde já tinha mostrado que a ficha da Dilma era falsa, um outro navegante dizia que não acreditava em nada que tudo era uma roubalheira e que de qualquer maneira não ia votar nessa quadrilha. Postei "O analfabeto político" do Brecht e o rapaz disse que em determinados embates a melhor coisa e ficar em silêncio, argumentei que Brecht não veio ao mundo a passeio e que naquele momento as suas palavras eram muito sábias. O Analfabeto Político Comentários(0)

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto Político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e internacionais.
(Bertolt Brecht)

paulo rafael pizarro

Acho que o povo de São Paulo é o que tem maior resistência a Dilma , PT e Lula na sua maioria, no Facebook temos a oportunidade de receber todo tipo de notícias e comentários, até de pessoas que não são do seu circulo de amizades, amigos dos amigos, e isso é ótimo pois tenho respondido a alguns com notícias verdadeiras e percebo que os que são contra a Dilma tem as versões mais raivosas e preconceituosas e ficam postando as mentiras de sempre, como por exemplo a ficha falsa da Dilma publicada pela Folha e ainda pedem "espalhem".

Lucia

Semana passada conversando com duas tias idosas e muito conservadoras, que sempre votaram em candidatos da direita, perguntei: E aí , teu candidato ( o Serra) vai mal hein? e surpreendentemente elas me responderam – que Serra que nada , vamos votar na Dilma pois é a melhor, uma mulher corajosa e sem conversa fiada, ela não é de muita conversa , ela faz. e é competente e é mulher. Você viu como ela respondeu aos ataques no jornal nacional?
Fiquei pasma, viva LULA, Viva Dilma Suas atuações falam mais alto que as manobras asquerosas do PIG e seus candidatos!
Infelizmente temos pessoas como a tal Mari que de tanto assistir a Globo, já não sabe mais pensar e apenas repete mecânicamente os chavões do PIG.
Sonia, Todo ser vivo pode mudar e despertar, sempre há esperança.

João Paulo

Parabéns Sônia Montenegro. Eu não sabia do problema de miopia da Dilma. Agora posso defender minha candidata com toda a minha veemência. Antes eu a defendia com a obra do Élio Gaspari nas mãos, demonstrando que em nenhum dos quatro volumes sobre a ditadura o nome da Dilma aparece. Vejam que ele pesquisou muito, e ouviu principalmente os militares.

@stelles_13

Essa é uma das diretrizes futuras dos blogueiros progressistas, lutar pela erradicação do analfabetismo político. Juntos e em rede solidária, muitas mentes mudarão nesse país.

rezende

Grande Sonia Montenegro.
fiquei feliz lendo seu texto
votei 5 vezes no Lula
desde a época em que ele era sapo barbudo até se transformar em Lulinha Paz e Amor.
vou votar na Dilma.
Por sua causa Sonia, acabei de descobrir que não sou analfabeto político.
Amanhã as "Mari" que conheço vão ter que me aguentar.

Ed.

Conversando com pessoas de certo nível socioeconômico, em SP, elas retrucam:
"Ué, todo mundo que eu converso diz que vai de Serra"…
Se fôr um amigo que aceita discutir, gasto "sangue, suor e lágrimas" para demovê-lo de Serra.
Se for discutir para afetar a amizade, digo apenas: estranho, né?
E vamos ao próximo assunto…
É curioso como pessoas de boa índole deixam-se influenciar pelo PIG, por factóides, hoaxes (e-mails fajutos), etc.
A melhor explicação que me dou é que estão tão atarefadas em ganhar a vida que não tem tempo para "prestar atenção".
Como se isso não afetasse muito a vida delas.
Como se apenas estivessem guardadas por Deus, contando o vil metal…

Zé Cabudo

Entendi a mensagem. Parece que a Mari é um caso clássico de "lavagem cerebral". Após degustar diariamente uma opinião predominante na mídia, passa a repeti-la como verdadeira. Não sei se Goebbels teria feito melhor. Porém, não é legal esse negócio de desqualificar a opinião de quem pensa diferente da gente. O debate em si eu acho construtivo para os dois lados. Mas ficar comentando com os amigos a "ignorância" da colega não é uma atitude louvável. Como diz o sábio ditado popular: "opinião é igual a bunda".

Glecio_Tavares

Otima conversa, mas ja perdi amigos assim. O pior cego é o que não quer ver. Mas quem quer amigos assim? Alias não foi eu que rompi a amizade não. Tenho amigos que pararam de me seguir no twitter depois de umas verdades que eu repassei.
Pelo menos quase não recebo mais emails de Dilma/Chuck.

    CC.Brega.mim

    Eu nunca recebi nenhum e-mail contra a Dilma… eu até esperei que acontecesse, mas não veio…
    sinal de alguma coisa… ando mais metida no barro e menos na butique

BloGDoRiLDo

E não é que tenho recebido emails falando do "medo da Marília Gabriella"? E o que é pior: de estudantes de jornalismo!!!

Bom, mas ontem (ou anteontem) estava ouvindo a CBN (não me critiquem, por favor. É que estou ouvindo as besteiras dessa mídia aporcalhada que é, pra saber o que andam mutretando contra a Dilma) e a Lúcia Hipólitto andou dizendo que a beleza da Dilma foi "fabricada" enquanto que a da Marina é natural. Gosto não se discute. É tal como cu, cada um tem um, mas daí a dizer que Dilma tem uma beleza fabricada é negar aquilo que é natural do ser humano na sociedade moderna, além da ignorância por não saber do tratamento de câncer que Dilma teve que se submeter: a vaidade. Afinal, as mulheres demoram horas no cabeleireiro pra fazer o quê? E aquele monte de coisas que elas carregam nas bolsas como batons, blushs (?), bases, sombras etc. servem pra quê? Ora, ora, ora. Lúcia Hippólito; vá tomar um pileque mulher! Você tá perdendo a noção das coisas.

    O_Brasileiro

    Eu achava a Dilma mais bonita quando era ministra, antes de ficar assim "presidenciável"!
    Mas acho que foi-se a época em que se votava pela beleza! Se fosse assim, eu votaria na Miss Brasil!
    E se fosse pela beleza, o Lula não teria sido o melhor presidente da história do Brasil…
    Quanto à Hipólito, cada um oferece o que tem! Se o que vai pela cabeça dela é esse tipo de pensamento…

    CC.Brega.mim

    eu também prefiro as pessoas como elas se fizeram… sem essa de delegar…

Vera

Quantos e quantos amigos temos assim…. fazer o que né…

O_Brasileiro

A "eliteconômica" quer que continuem as "capitanias hereditárias"!
"Quem está fora não entra, e quem está dentro não sai".
Nada de mérito para eles. É tudo de pai pra filho!
Darwin explica!

Ronaldo Silva

Vez que outra recebia essas correntes falando mal do Lula e da Dilma de uma amiga (acho que agora é ex-amiga). Comecei a responder rebatendo as afirmações ponto por ponto. Na ultima, fui um pouco agressivo e disse que não tolerava burrice (por isso ela virou ex-amiga). Sei lá perdi a paciência. Penso como meu tio, um homem alfabetizado (lê, escreve e tem o domínio da oratória) do interior de Minas. Quando a filha dele disse que não votaria na Dilma porque ela " já matou gente", ele disse: "não me importo com isso. Vou votar nela. O importante é o que ela faz agora". Eu ainda disse a eles que isso não era verdade, que a Dilma lutou contra a ditadura mas não participou da luta armada, mas acho que minha prima não mudou de idéia. Vejo que essa coisa de chamar a Dilma de terrorista faz a cabeça de algumas pessoas, mas a maioria que pensa isso, já não gosta do PT mesmo. E usam isso como desculpa. Lá na roça a Dilma tem quase 100%. E olha que não tem programas sociais do governo lá.

    Vera

    Pois é familia é caso complicado.
    Minha irmã não vai votar na Dilma porque ela não a convenceu.(Ela tbem não votou no Lula)
    Aí perguntei: no que ela não a convenceu? Ela falou: a cara dela não me convenceu…
    Eu perguntei: Você leu alguma coisa sobre ela, assistiu algum debate? (ela deve receber os emails das amigas dela lá de Alphaville) ela me respondeu que não. Eu disse então não me venha com esse papo de que ela não te convenceu e vamos mudar de assunto…
    E encerrei o assunto, pois não quero brigar com ela….

francisco.latorre

eu digo pra assistir o programa.

que o que dizem da dilma é intriga de cunhada.

que olhem. pra ver.

..

    jose

    Essa de intriga de cunhada é ótima!
    O SERRA e o DA COSTA são cunhados do/pelo DEMO . Xô Satanás!

Alexandre Jacobina

Azenha, mande um recado par o Merval (ou Merdal), pois o cara é uma porta de burro. Tenta de todas as formas arumar um defeito par o Lula e a Dilma. Diz para ele que o Serra já foi. Como diz o seu amigo PH By, by Serra!!! Abraços.

CDM

A conta é mais ou menos simples:
– Gente como a amiga da Sônia soma uns 15 milhões de eleitores.
– Gente como a funcionária do Zarkus soma uns 60 milhões de eleitores.
Mais ou menos metade do pessoal parecido com a amiga da Sônia, gente que tem escolaridade média ou alta, não são necessariamente conservadores, são apenas desligados e desinformados, acreditam no PIG porque imaginam que só existe o PIG . Uma boa conversa (como a da Sônia) o deixa em parafuso. Duas conversas boas, mais o programa do Satanna, podem virar o voto.
Já dá pra sentir esse movimento…

    Natalie

    Concordo. Exatamente o que meu namorado e eu estamos fazendo com nossas mães.

    Ambas não votavam no PT de jeito nenhum por preconceito e porque acreditavam sinceramente na mídia. Na eleição passada, minha mãe votou no Lula (aprovava o governo dele, o preconceito não resistiu), mas minha sogra não. Agora, qto à Dilma, ambas estavam com o pé atrás. E começaram a acreditar de novo nos "escândalos" todos. E olha que elas acham JN e Veja ruins, panfletários. Mas leem jornais, né? E acham que são isentos.

    Depois de duas boas conversas que tivemos com elas, rebatendo factóide por factóide, contando a origem do mensalão de 2005, e comparando o governo Serra em SP com o governo Lula, ganhamos mais dois votos na Dilma.

Zarkus Bittencourt

Tenho 42 anos e na minha adolescência escutava, o Brasil do Futuro pra lá, o Brasil Futuro pra cá e ele nunca vinha. Hoje posso dizer que nós já estamos no Brasil do Futuro.

O FUTURO É HOJE! E o melhor de tudo isso é que ainda estamos vivo para presenciar este momento.

Fico imaginando daqui um tempo os alunos em 2050 lendo notícias e vendo vídeos desta época.

Somos privilegiados. Obrigado Senhor Deus por permitir participar dessa história tão linda.

DILMA PRESIDENTE!

ZePovinho

Não adianta,Sonia.Esquerdopatia é um vírus contagioso difundido pelo PIG.Aninha-se,especialmente,em pessoas "qualificadas"-como se diz em São Paulo.

José Sabino

Azenha,

Estou a vinte anos, no mínimo, procurando uma justificativa para o entesouramento de dólares levado a cabo pelo Brasil. Você ou alguém aí poderia nos dar uma luz antes que começo a atirar pedras para todos os lados em um acesso de loucura?

Abraços
José Sabino, o pueril

FatimaBahia

Amigos como a Mari e colegas,tenho alguns,pena que eles não sejam tão cordiais na escuta como a amiga da Sonia.
Agora a pouco respondi um e-mail de uma colega (mais um dos muitos que na maioria não leio e se ler,não respondo mais) falando exatamente dos "crimes" de Dilma e do seu impedimento de entrar nos EUA,respondi e anexei fotos e reportagens da Dilma com Sarkozi e Obama,mas não tenho a menor dúvida de que "vão entrar por um ouvido e sair pelo outro" e que ela continuará me enviando esses e-mails.
Tenho de me segurar porque se não,a esta altura eu teria rompido relações com alguns amigos e muitos colegas de profissão por conta da riava que sinto diante de tanta canalhice.Mesmo os que já decidiram votar em Dilma ainda ficam em dúvida sobre os "fatos" e opiniões que lhes chegam por e-mail,a respeito de Dilma e eu não sei por que,ainda me surpreendo e me choco com o nível de ignorância e suscetibilidade à mentira midiática,que eles demonstram!

    Bernardt

    Tenho o mesmo problema, inclusive na minha família. Pessoas que tiveram que lutar bravamente para conseguir estudar, se formar para ter um lugar ao sol. Mas que raciocinam como a elite (como se tivessem recebido tudo de mão beijada). Como disse Sônia citando Bretch: analfabetos políticos.
    É uma pena. O duro é que não há argumento que os façam mudar de idéia: realmente entra prum ouvido e sai pelo outro.
    Também tenho que me segurar, pois são pessoas da minhas relações e que prezo e amo muito

Zarkus Bittencourt

Azenha, acabei de relatar ao PHA que esses dias eu perguntei para a minha assistente que trabalha aqui em casa e perguntei. A Zefa é o apelido dela, Em quem vc vai votar para Presidente…
Ela me respondeu: Na Dilma, horas.
Ai eu quis estigar mais um pouco e perguntei o motivo de votar nela.
E ela me disse: “Sabe patrãozinho”, é o jeito que ela me chama. (doida de pedra). Ela é do Lula e o Lula é da gente… e disse mais…
Tem uma coisa que me marcou…
Ela disse: Pode ser bobeira para o Sinhô, mas o Lula me deu a possibilidade de comprar suco de uva concentrado igual o que o Sr. toma, “Casa de Bento” é uma delíííícia, e outra coisa que eu compro também… São as cerejas… Adoooooro, aprendi com o Sinhô, comprar essas coisas…
Nesse momento percebi o verdadeiro valor de um governo descente. A igualdade…
Confesso que quase beijei naquela boca carnuda.
Então, Viva o suco de uva e as cerejas.
Vamos colocar todas as cerejas possíveis no bolo da democracia.
Um abs do amigo fiel navegante.

    Fátima

    Zarkus, permita-me colocar mais cerejas no bolo da democracia. Ontem, relalei no Direto da Redação,
    a felicidade que sentia em ver o funcionário que trabalha (na limpeza) no prédio onde moro, usando aparelhos
    nos dentes, acabou de construir a sua casa, comprou uma TV melhor, trocou a geladeira … resumindo melhorou
    de vida. Ele disse que vai votar na Dilma, porque tem certeza que dará continuidade/melhoria a tudo que o Lula fez;
    perguntei outro dia (não só a ele) mais a outras pessoas que trabalham longe do emprego, e pegam ônibus, qual
    é o papo, atualmente, entre os trabalhadores, é sobre as eleições e a maioria vai de Dilma. Certa ocasião Lula disse: "Quem tem fome não pensa,. A dor de estômago é maior do que muita gente imagina. E pessoas que têm
    fome não viram guerreiro, viram pedinte. A fome não faz guerreiro, faz o ser humano subserviente, humilhado e sem força para brigar contra seus algozes" abs

    francisco.latorre

    a citação do lula resume a ópera.

    ..

Deixe seu comentário

Leia também