VIOMUNDO

Diário da Resistência


Você escreve

15ª Conferência Municipal de Saúde de SP: Sem participação da comunidade, não


11/12/2010 - 04h24

NOTA

Não vamos obedecer à convocação do executivo que desrespeita a lei e a participação da comunidade!

A reunião marcada para hoje no Anhembi não pode ser reconhecida como a 15ª Conferência Municipal de Saúde, porque foi organizada sob o controle exclusivo da Secretaria de Saúde, sem a participação do Conselho Municipal de Saúde e com critérios que desrespeitam a legislação do SUS, especialmente o parágrafo 5° de seu artigo 1° Lei 8.142/90.

A participação da comunidade no SUS (Sistema Único de Saúde) foi uma conquista de um longo processo construído pelos movimentos populares, trabalhadores da saúde, usuários, gestores, intelectuais, sindicalistas e militantes dos mais diversos movimentos sociais. Não vamos trair essa luta!

Muitos conselheiros e conselheiras de Conselhos Gestores de Saúde recusaram-se a participar dessa ilegalidade. Estão todos de parabéns, porque demonstraram que conhecem o seu papel de representantes da população na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.

PLENÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Convocamos todos os militantes da Saúde para participar do ato político em frente ao local em que será realizada a 15ª Conferência, no dia 13 de dezembro de 2010, com início às 8 horas da manhã.

Local Palácio das Convenções do Anhembi – Auditório Celso Furtado – Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209, Anhembi Parque – Santana.

A SAÚDE É UMA CONQUISTA DE TODOS NÓS!





18 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

vicente paulo

15 de dezembro de 2010 às 17h51

sou militante do pt desde meus 16 anos , antes do partido se tornar um partido de verdade, participei da conferençia ta certo que foi o psdb que organizou, e sou conselheiro gestor da saude, minha opiniao , nao adianta fazer so o barulho , tem e que valer este barulho, enquanto ficarem so descutindo entre si nao vai dar em nada. la nao tinha nenhum vereador do pt participando, mas posso dizer a todos , muitas proposta foi contra o proposito do secretario. entao gente vamos pensar na saude em todos os sentidos . indepente de partido .uma coisa e certa nao vejo ninguem nos posto de saude brigando por uma saude melhor .pra isto acontecer temos e que ficar nas portas das ubs. e impedi o mal atendimento que temos nestas unidades. vamos olhar para um todo nao olhar so para um umbigo. ta dito.

Responder

Luci

12 de dezembro de 2010 às 08h36

É uma afronta esta conferência de gabinete. Será que é o caminho para privatizar a saúde? É a entrega da adminstração de hospitais públicos a grupos privados? Porque excluir a participação do Conselho Municipal de Saúde que representa o povo?

Responder

    NELSON NISENBAUM

    12 de dezembro de 2010 às 20h34

    Luci, "when money talks, shit runs…"

Regina

11 de dezembro de 2010 às 23h31

Como pode o PSDB-DEM terem taõ pouca criatividade.Parece uma cartilha.Todos os Conselhos vaõ aos poucos excluindo a sociedade,a participaçaõ do cidadaõ…Querem investir o dinheiro em vez de aplicar no SUS…ou querem continuar repassando para o Albert Einstein…enquando que a falta de qualificaçaõ profissional impera na rede hospitalar…vaselina no lugar de soro…cirurgias erradas…falta de anestesia para gestantes,etc.Sampa e as cidades do PSDB-DEM saõ iguais…FEUDO.

Responder

Henrique

11 de dezembro de 2010 às 20h46

Quando o sr Enganador/Mais Cheiroso/Cerra, assumiu a 'prefa' de SP, uma dos primeiros atos dele foi acabar com o orçamento participativo.
Vocês esperavam o que do pessoal do DEM?
O que pode-se esperar de uma 'gente' que nunca se preocupou com a sociedade?
Eu sinceramente acho normal esta atitude desta turma, afinal vão para 20 anos de lavagem cerebral e imbecialização de um povo.
Não sei quando voltará a consciência política!

Responder

geniberto p. campos

11 de dezembro de 2010 às 20h06

é um defeito de origem, está no DNA do DEM e dos tucanos; FAZER UMA DEMOCRACIA SEM POVO, OMELETE SEM OVO…

Responder

maisquesaco

11 de dezembro de 2010 às 19h08

Como de costume, conservadores, reacionário e a direita em geral só se lembra do povo na hora de votar. Um mês e meio depois (ou dois anos, já que o "âmbito" é municipal), nem a Lei reaviva a memória da plutocracia.

Responder

ARM

11 de dezembro de 2010 às 16h44

É a democracia sem Povo

Responder

    NELSON NISENBAUM

    12 de dezembro de 2010 às 20h32

    Vulgarmente conhecida como DEMonioCRACIA.

ma.rosa

11 de dezembro de 2010 às 16h01

sera que e coincidencia ou bem tipico dos governos do PSDB, fazerem isto? aqui na minha cidade estamos correndo este risco tambem! o governo psdebista fazer a conferencia municipal de saude sem o controle social. e a saude da populaçao, isto e o SUS, que se exploda!! a privataria esta muito grande!!

Responder

    NELSON NISENBAUM

    12 de dezembro de 2010 às 20h32

    Não, não se trata de coincidência. Apenas a persistência da metodologia.

NELSON NISENBAUM

11 de dezembro de 2010 às 15h57

Apoio integralmente o ato político contrário à ilegalidade e inconstitucionalidade das metodologias na elaboração desta conferência, e da gestão da saúde pública no município e no estado de SP.

Responder

Luci

11 de dezembro de 2010 às 14h38

É tudo um grande teatro, quem deveria cumprir as leis, modificam-nas de acordo com seus interesses privados. O povo é platéia. Depois do voto todos são solenemente ignorados. Interessante será que a maioria dos ministros indicados para o novo governo tem apoio popular?

Responder

ana

11 de dezembro de 2010 às 13h53

Os Conselhos Municipais são um instrumento de fiscalização, de discussão, de independência das políticas adotadas pós-eleição – porque aqui no Brasil, promessa não é dívida.
Assim, o que se observa é que este fórum não é tido como um agente de pressão diante das políticas públicas, ao contrário, é um recurso de manobra de prefeitos e seus serviçais. Diz que tem, mas não tem. Só amiguinhos satisfeitos com as benécis desta esfera.
Como organizar de fato um Conselho Municipal?
Como a sociedade civil pode de fato participar?
Quando e onde as reuniões existem?
Enquanto não houver pessoas que pesquisem e busquem em seu munícpio as respostas, este espaço será a farsa do sistema político brasileiro.

Responder

    omundonopapel

    13 de dezembro de 2010 às 19h09

    Ana,
    sou conselheira municipal de saúde de São Paulo. Nossa historia de luta não pode ser considerada a partir de um palpite. Venha acompanhar nossos trabalhos. Nossas reuniões ocorrem tds as terceiras quintas feiras do mes, ás 14h, na rua gel.Jardim, nº36, 4º andar. Meu e-mail é [email protected]
    Carmen Mascarenhas, representante do Movimento Popular de Saúde do Centro.

Joao_Palma

11 de dezembro de 2010 às 13h02

A farsa-conferencia esta marcada para esta SEGUNDA aas 8 da manha, no Anhembi.
O povo da Uniao dos Movimentos Populares de Saude, dos Sindicatos e outras entidades estarao denunciando a farsa, em Ato de Protesto, do lado de fora, com carro de som, musica e, se der, teatro de resistencia. Do lado de dentro, gente fina do governo demotucano, empresarios da doenca, vampiros, garcons, comidinhas e conselheiros carneirinhos, chegados em onibus exclusivos e vans, boa parte sem entender ainda a farsa.Nao sabem que estao sendo usados e que serao servidos de sobremesa. O governo municipal, imitando o estadual, quer aprovar sem criticas a privatizacao final do que sobrou do SUS em Sampa. Afinal, eh muito dinheiro em jogo. E querem quebrar, acabar com a participacao e o controle da sociedade, que conquistamos em lei com muita luta,
Proibiram o Conselho Municipal de Saude de participar de sua propria Conferencia! Eh muita cara de pau.
Interneteiros, vamos aa luta. Avisem o que se passa em suas listas. Blogueiros, vamos divulgar e denunciar! Quem puder apareca, se possivel com maquina fotografica e gravadores, podemos ter surpresas …
Viva o SUS e a Internet livre.

Responder

Gerson Carneiro

11 de dezembro de 2010 às 10h06

Depois apanha e finge não saber o porquê.

[youtube -Wd3UVnUZ7E http://www.youtube.com/watch?v=-Wd3UVnUZ7E youtube]

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding