Juliana Cardoso: Covas, contra o coronavírus, reabra o Hospital Sorocabana!

Tempo de leitura: 2 min
Array

Por Juliana Cardoso

Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil e gabinete vereadora Juliana Cardoso

Contra coronavírus população luta por reabertura de hospital

Prédio de antigo Hospital Sorocabana na Lapa e que tinha 156 leitos está abandonado; tratamento aos infectados pelo coronavírus necessitará de mais leitos

por Juliana Cardoso*

Diante do rápido avanço da propagação do coronavírus na cidade de São Paulo há extrema necessidade de ampliar leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) para os pacientes infectados.

Por isso, junto com movimento de saúde, conselheiros gestores e moradores da zona oeste, nosso mandato continua cobrando respostas da gestão Bruno Covas (PSDB) e os motivos da Prefeitura não assumir a reabertura do Hospital Sorocabana, situado na Lapa.

Fechado há dez anos por problemas de gestão financeira da Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana, o equipamento tinha 156 leitos e atendia mais de 20 mil pacientes por mês.

Logo depois de fechar as portas em 2010, o governo do Estado recuperou a posse da área. Desde então, perdura um impasse burocrático que se arrasta há anos. Trata-se da transferência do prédio para a Prefeitura.

Em 2016, decreto do governo do Estado passou a concessão de uso do local por 20 anos para a Prefeitura.

Tanto que lá funcionam no pavimento térreo a AMA (Assistência Médica Ambulatorial), o CER (Centro Especializado de Reabilitação) e o Rede Hora Certa. Mas os outros andares do hospital continuam vazios e abandonados.

Nesses dez anos, a reabertura do hospital é cheia de promessas. É de se estranhar a falta de entendimentos entre os poderes públicos municipal e estadual.

Na gestão Doria/Covas, apesar de recursos em caixa, não houve avanços.

No fim do ano passado, em concorrida audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizada no próprio bairro da Lapa, reafirmamos nossa luta pela reabertura do hospital.

Com a ausência de representantes da Prefeitura, a audiência se transformou num ato de desagravo.

Os moradores reivindicam, com razão, a reabertura do hospital, mas que seja municipalizado e 100% público.

Na ocasião, representante do governo do Estado confirmou o decreto de 2016 que cedeu o uso do prédio para a Prefeitura.

A Lapa não possui nenhum leito de hospital que atende pelo SUS.

Mais do que isso. É inadmissível que com esse quadro grave de pandemia do coronavírus, com estado de calamidade decretado em São Paulo, o prédio continue abandonado. E que a Prefeitura continue enrolando.

O Sorocabana é local estratégico da zona oeste. Ele pode muito bem se integrar à rede de atendimento, somando mais 156 leitos na cidade.

Essa é uma luta de todos paulistanos. E de todos os defensores do fortalecimento do SUS.

*Juliana Cardoso é vereadora (PT), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e membro das Comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo.

Array

Juliana Cardoso

Deputada Federal (PT) eleita para o mandato 2023/2026.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

EDSON WAGNER ORTIZ DE CAMARGO

Aqui em Salvador, Rui Costa reabriu o Hospital Espanhol, falido e fechado e um
hotel. Agora serão reativados.

Deixe seu comentário

Leia também