Juliana Cardoso: Nossa homenagem ao incansável defensor do SUS e da participação popular na gestão da saúde pública

Tempo de leitura: 3 min
Array

Por Juliana Cardoso

Momento 1: Deita recebe da deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) e de dona Justelita (militante histórica do movimento popular de saúde) a placa em homenagem a Carlos Neder. Momento 2: Deita, com os filhos e o neto. Momento 3: Defensores do SUS celebram o nome do inesquecível Neder já cravado na fachada da AMA do Jardim Nordeste. Fotos: Jeivinson José

Nossa homenagem a um guerreiro do SUS

Por Juliana Cardoso*

Militantes históricos e defensores da saúde pública se reuniram na manhã de sexta-feira (12) ao lado da AMA (Assistência Médica Ambulatorial) do Jardim Nordeste, para prestar homenagem póstuma a Carlos Neder. Ele faleceu em setembro de 2021 por complicações decorrentes da covid-19.

Ex-secretário municipal de Saúde na gestão Luiza Erundina, ex-vereador e ex-deputado estadual, o seu nome foi inserido oficialmente nesse equipamento de saúde de Artur Alvim, na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Foi nessa região emblemática que ele começou a sua carreira profissional e atuação política.

Em 1980 assumiu o posto de médico do então Centro de Saúde de Cidade A.E. Carvalho. Cinco anos depois se tornou diretor de Planejamento de Saúde de Itaquera.

Ao lado de outros profissionais de saúde, quase todos egressos dos cursos de medicina, impulsionaram a formação de comissões de moradores, conselhos e o movimento popular de saúde da zona leste.

Esse movimento, que surgiu e desafiou a ditadura civil-militar, teve papel histórico na luta e nas mobilizações pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fiel ao seu compromisso de gestão da saúde pública com a participação social, o seu nome na AMA Jardim Nordeste foi transformado em projeto de lei do nosso mandato somente depois da proposta ser aprovada de forma unânime pelo conselho gestor da unidade. Também houve consulta informal aos usuários do equipamento.

Militantes, defensores do SUS, gestores e conselheiros participaram da homenagem a Carlos Neder. Vários se manifestaram, como a superintendente do Ministério da Saúde em São Paulo Claudia Afonso (de amarelo) e dona Justelita. Fotos: Jeivinson José

Além de militantes, também participaram do evento gestores, conselheiros e comunidade local.

Depoimentos presenciais, gravações de vídeos e ainda mensagens de voz enalteceram e relembraram a sua incansável luta pelo fortalecimento do SUS.

Líderes dos movimentos de saúde de várias regiões da cidade fizeram uso da palavra com falas encadeadas por exibições de vídeos e interpretações musicais ao vivo.

Representantes da gestão regional e municipal de saúde, além do Ministério da Saúde também se manifestaram.

Neder exerceu seus mandatos com rigor na fiscalização dos atos e omissões dos governos.

Tanto na Câmara Municipal como na Assembleia Legislativa atuou em investigações históricas como o leve-leite, PAS, Santas Casas e Planos Privados de Saúde.

Em sua trajetória também mereceu atenção os mecanismos de controle social da gestão na saúde. Neder se tornou mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp com a dissertação sobre a organização dos movimentos populares em São Paulo.

Como parlamentar teve vasta produção de projetos de lei, com ênfase na participação popular.

Tive a honra de entregar junto com os integrantes do Coletivo Cidadania Ativa uma placa a Deita, companheira do Neder. Ela participou do evento com os filhos e um dos netos.

Definitivamente, Carlos Neder, presente! Na AMA do Jardim Nordeste, que agora tem o seu nome, como mostra a fachada desse equipamento de saúde na Zona Leste da capital. Lá dentro, numa área verde, um ipê que a sua companheira Deita plantou. Fotos: Jeivinson José

Agora como deputada federal nosso mandato apresentou PL para a criação do Prêmio Nacional Carlos Neder de Saúde Pública a fim de condecorar anualmente personalidades com trabalhos ou projetos que valorizem o SUS.

São homenagens justas e merecidas para quem fez muito pelo SUS.

*Juliana Cardoso é deputada federal do PT/SP eleita para o mandato 2023/2026.

Leia também:

Nathallia Fonseca: A ofensiva contra a médica que criou o primeiro serviço de aborto legal por telemedicina do país

Rubens Valente: O último sonho de Marcelo Zelic

Array

Juliana Cardoso

Deputada Federal (PT) eleita para o mandato 2023/2026.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também