Weissheimer: O retrato de José Serra e a maldição de Dorian Gray

Tempo de leitura: 3 min

por Marco Aurélio Weissheimer, em RS Urgente

Em uma matéria sobre a candidatura de José Serra, publicada no dia 21 de abril de 2010, a revista Veja apresentou o candidato tucano como o homem capaz de “liderar o Brasil na era pós-Lula”. “Eu me preparei a vida inteira para ser presidente”, diz Serra na matéria que apresenta entre as supostas virtudes do candidato a capacidade de “formar boas equipes e desestimular antagonismos corrosivos entre os membros do governo”.

Infelizmente, para a Veja e para Serra, de lá para cá, o que menos se vê na campanha tucana é a “formação de boas equipes” e o “desestímulo a antagonismos corrosivos”. Muito pelo contrário. Antagonismos corrosivos parecem ser um dos eixos programáticos da candidatura Serra. O processo de escolha do vice é rico em ilustrações a respeito. Em meio ao fogo cruzado que se estabeleceu entre PSDB e DEM, no debate sobre a escolha do vice, aliados de Serra deram depoimentos a respeito do candidato que não definem exatamente alguém capaz de “desestimular antagonismos corrosivos”.

“O poder do Serra de desorganizar as coisas é fora do comum. O Álvaro Dias não acrescenta nada e desagrega muito”, escreveu o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) no twitter, logo após ter ficado sabendo, pela imprensa, da indicação de Dias para ser vice de Serra. “O DEM não poderia saber da indicação do vice pela imprensa. Que tipo de parceria é esta?”, acrescentou o deputado Felipe Maia (DEM-RN). Fiel ao seu estilo,o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, respondeu, também pelo twitter: “O DEM é uma merda”. Em meio a esse tiroteio, a campanha de Serra sofreu outro revés. No dia 30 de junho, o Partido Social Cristão (PSC) rompeu a aliança que havia feito com o PSDB e anunciou o apoio formal à candidatura de Dilma Rousseff á presidência da República.

As brigas, antagonismos e desencontros se sucedem na campanha tucana. Aliados históricos de Serra imprimiram seus materiais de campanha sem mencionar seu nome nos mesmos. De Norte e Sul do país, diferentes marqueteiros dão o mesmo conselho: associar o nome a Serra pode custar muitos votos. Mesmo aliados tradicionais de Serra, como Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino Maia (DEM-RN) estão distribuindo material de campanha sem mencionar o nome de seu candidato a presidente. Neste cenário, a matéria da Veja assume tons cômicos:

“Para aumentar sua massa de eleitores no Norte e no Nordeste, Serra conta com bons palanques estaduais. Ele terá, ao contrário do que ocorreu com Geraldo Alckmin em 2006, diversos candidatos competitivos disputando o cargo de governador a lhe dar sustentação nessa empreitada” – profetizou Veja com toda sua sabedoria.

As brigas na campanha de Serra fazem lembrar as propagandas das famosas facas guinsu, aquelas que cortavam até canos de aço sem perder o fio. Quando você acha que acabou lá vem o aviso: mas isso não é tudo. A última de Serra é a briga que ele comprou com o presidente do DEM, Rodrigo Maia. Matéria do jornal O Estado de São Paulo (10/08/2010) informa:

“Não existem mais pontes entre o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e o candidato tucano. As poucas que um dia chegaram a existir foram todas “dinamitadas”. A gota d’água numa relação que sempre foi tumultuada aconteceu na semana passada. Serra cobrou Maia sobre uma declaração que ele havia dado a respeito da candidatura de Fernando Gabeira (PV) no Rio de Janeiro. Diante da falta de empenho, Gabeira disse que, se eleito, se sentia no direito de “dar uma banana” aos aliados. Maia, em seguida, afirmou que a “banana” devia ser para Serra. O tucano ligou para o presidente do DEM e pediu que se retratasse. Maia não fez retificação e os dois romperam”.

A maldição de Dorian Gray parece ter se abatido sobre José Serra. A imagem meiga e angelical pintada na capa da revista Veja vai se transformando, ao longo da campanha no retrato de alguém truculento, autoritário e especialista em provocar “antagonismos corrosivos”. Serra vem exercitando essa capacidade com amigos e inimigos, sem distinção. Além de dinamitar pontes com aliados, já xingou e brigou com jornalistas, acusou o governo de um país amigo do Brasil de estimular o tráfico de drogas e qualificou de farsa o processo de integração sulamericano.

Para continuar lendo o texto de Marco Aurélio Weissheimer, clique aqui.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Herbert

Herbert,
Realmente, O Serra é bem complicado de digerir. Na realidade, esta disputa eleitoral está tão insossa. É uma guerilha ideológica de todos os lados, sendo que tal postura desfoca discussões de fundo que deveriam estar na agenda do debate politico.

Sabemos que eleições mobilizam sentimentos diversos no eleitor mais simples ao intelectual ou articulista de qualquer matiz. Nossas escolhas politicas – como outras do nosso unverso particular – não passam somente pelo crivo da razão, pelo contrário, são embriagadas por nossas emoções mais dignificantes ou mais sombrias. O que temos então na conjuntura politica eleitoral é que candidatos e seus seguidores – ou simpatizantes – estão saindo dos suberrâneos com seu lado mais sombrio. Esse processo catártico pode ter suas vantagens para desmacarar quem é quem no jogo politico, mas não lança luz suficiente para um debate de idéias, programas e projetos do que se quer construir para o país.

Vamos esperar cenas dos próximos capitulos para ver se um equilibrio entre razão e emoção dê a tônica das disputas politicas.

robledo

Amigos, serra já errou ao entrar no jogo da sucessão sem ficha. Dilma entrou com o PAC e sendo a candidata de Lula (é pouco?). Marina Silva construiu uma carreira voltada para a proteção ambiental o que lhe rendeu notoriedade internacional. O que serra tem para mostrar, qual é a marca de sua campanha, o que ele tem como marca? Nada do que fez pegou ou grudou no povão. Apenas para a imprensa amestrada ele é grande coisa, mas farsa tem perna curta e logo quando escancara não tem jeito e podemos perceber o vazio de suas propostas. Ensaiou até algumas e viu que era o que Dilma estava fazendo em qualidade e quantidade. Sem nada para oferecer ao eleitor, serra somente tem uma única saída, baixar o nível da campanha e jogar shit no ventilador….

    Lucas

    amigo, tive um insite qdo li seu comentario, a grande obra do Serra que eu vou lembrar e que ele criou uma mafia de imprensa golpista que dificilmente sera dissuadida a se tornar democratica, como ele fez isso? da forma mais tradicional com dinheiro e troca de favores.

ferrera13

A Grupo Terrorista Organizações Globo (GTOG), capitaneado pelo neofascista Ali Kamel, filho do imigrante Sírio Ahmad, com mais uma falsa bomba plantada na revista Isto É, promove um atentado ao levar terror e medo aos eleitores que pretendem votar em Dilma Rousseff.

Autor de obras como Não Somos Racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor; Dicionário Lula: um presidente exposto por suas próprias palavras e Sobre o Islã: a afinidade entre muçulmanos, judeus e cristãos e as origens do terrorismo, profundo conhecedor desta matéria é o grande mentor da GTOG no Brasil. Alerta! O comandante Kamel é extremamente perigoso, inescrupuloso e sujo.

pedro

O pior é que o articulista tem razão. E ai se a Dilma ganhar, o que não duvido mais, teremos um presidente que também não prima por ser agregadora. Não fosse assim o Lula não teria comentado que seus ministros comentavam que a Dilma os maltratava. Tem também aquela foto em que a Dilma aparece com o braço direito estendido, palma da mão para cima e o dedo médio em riste e com o semblante furioso num gesto revelador de sua personalidade. Gesto este que demonstra que ela não é lá muito agregadora tembém. Estamos no mato sem cachorro.

Paralelo XIV

Está na hora dos anunciantes começarem a abandonar a Rede Globo, Época, Grupo Abril, Folha de São Paulo e Estadão.
Atenção, anunciantes! Atenção, você que atua em sua agência de publicidade, é uma pessoa culta, bem informada, a favor do crescimento do país e pretende vender, vender e vender para uma emergente e voraz Classes C e D:

– Querem vincular a imagem de seus produtos a esse descalabro de mídia golpista, extremamente mal-vista pela população?
– Querem que relacionemos a marca de seus clientes aos 3% de insatisfeitos com o Governo Lula, dentre eles, alguns possuidores da mídia, e ignorar o potencial de consumo dos outros 97% (Avaliação do governo = excelente, bom, médio e regular) ?
– Desejam ver boicotados os produtos e as marcas que veiculam na Globo?
– Ou querem fazer como milhares de outros anunciantes, que largaram o PIG, a Globo, enfim, e anunciam na Record ou em outras redes de televisão, com excelentes resultados?

Urbano

O zé contra-rampa, o mitômano, já era um pós-Lula…
Ô zé! Após virares ioiô de tanto ir e voltar, na saga da reencarnação, então será possível que chegues lá, onde o Lulalá está.

Marat

E a revista veja serve para que? Jornalismo ali não existe… há apenas fofocas, impropérios, mentiras e manifestações de racismo, além das bajulações ao Império do IV Reich… só restou àquele rebotalho de revista, nesse momento, bajular o Serra e tentar denegrir Dilma. Jornalismo passou longe. Bem longe!!!!

Salvador J. Ferreira

Perfeita associação. A imagem que vai se destroçando a cada dia.
"O retrado de Dorian Grey" é exatamente o serra(do). Bay Bay serra, 2010 já era.

Luiz

Azenha em primeiro lugar gostaria de parabenizar você e tantos outros blogueiros que tiveram a coragem de quebrar o paradigma de afrontar a grande imprensa e todos os seus interesses espúrios com informações importantes, pois hoje temos condições de evitar um revés no caminho do desenvolvimento social do país. bem porém ainda não conseguimos informar a população de São Paulo sobre o desgorverno tucano nos últimos 16 anos, isso já dando como liquidada a fatura em âmbito nacional é hora de tentarmos reverter a situação estadual!

João

Estamos vendo, na prática, aquilo que já sabíamos: Serra tem um estilo, digamos, Caterpillar de fazer alianças (Caterpillar, para quem não sabe, é uma fábrica de tratores esteira e outros pesados).

Serra não precisa de inimigos: ele mesmo se destrói.

    Marat

    Serra está mais para um Bobcat que aqueles monstrengos gigantescos… se a imprensa se tornar imparcial, o tal de Serra será uma mera lagartixa.

tonicco

Vamos divulgando para o fim da dupla nociva PiG.serra

Franco Atirador

.
Enquanto batemos na revistinha Veja,
o tentáculo escrito semanal da megera midiática global
largou uma matéria requentada, tentando fazer terrorismo.
.
Para acabar com essa estória, e aqui vai uma sugestão, seria bom que se fizesse uma matéria completa sobre o assunto. Para não restar dúvidas.
.

Bonifa

A moderna revolução brasileira é longa e sofrida. Mas nunca dormiu de touca. Começou lá atrás, antes de Geraldo Pereira, que já tinha aprendido a lutar com outros. Vejam essa letra: " Escurinha, tu tem que ser minha de qualquer maneira… (Só tenho) Quatro paredes de barro, um telhado de zinco e assoalho de chão, (mas te prometo) Sai disso bobinha, só nessa cozinha levando a pior, lá no morro te faço a maior, Escurinha, meu bem.

Marcelo

Quando se trata de música eu gosto de conhecer os mais diferentes gêneros e cantores/as, assim que acredito que diminuo minha ignorância. Da mesma forma esta postagem tem efeito sobre mim: primeiro diminui minha ignorância e depois mostra que muito mais gente no Brasil está de saco cheio destes sanguessugas.

Leider_Lincoln

É mesmo o mais jenial dos economistas sem CORECON e enjehieros sem CREA. Seu vice só poderia mesmo ser um jurista ser carteirinha da OAB…

Jairo_Beraldo

É por isso que o Zé vai perder as eleições. Porque achou que tendo o controle do PIG, bastava. É o que ele merece pela sua arrogância.

ferrera13

Pessoal, pessoal.

O desespero é natural. Quem já não ficou perdido e estressado com todo mundo por conta de uma coisa que estava sob sua responsabilidade e que não deu certo por falta de planejamento; falta de princípios; falta de organicidade etc.? E o que se passa na cabeça do tucano que mente por minuto senão uma confusão de desejos e frustrações? Ele próprio já alegou ter sido preparado a vida inteira para ser presidente. Como diz Tia Carmela , desde os tempos de garoto na Mooca o zezinho tava "carimbado" pra ser o cara. Putz!… Derrepente vem um nordestino de Garanhus e assume o posto para o qual era O predestinado. Assim não dá. Assim não pode, diria FHC. Dá um rolo na cabeça do cara pô! Ele fica com as "ideias enroladas dentro da sua cabeça", diz Ana Carolina. Daí…

    francisco.latorre

    o zé biruta.. tá degringolando.. pirando..

    não resiste até outubro.

    baixa hospício antes.

    ..

    Marat

    rsrsrs – será nosso Napoleão, ou melhor, o Napoleão do PIG. Deverá fundar, na Ilha de Caras, uma nova Belo Monte!

Bonifa

O Império dormiu e não impediu o Lula. Agora é tarde, o Brasil acordou. Devemos ao Bush e a sua estupidez, pela lógica do Império, nossa efetiva independência. O PIG brasileiro é apenas um embaixador do Império, que não gritou o suficiente porque os ouvidos têm limite de suportar.

Ed.

O poder pela autoridade e liderança, constrói e dignifica!
O poder pelo poder e pelo poder, é nefasto e emburrece…

Deixe seu comentário

Leia também