Washington Araújo: Guerra contra a verdade e a lógica

Tempo de leitura: 4 min

Eleições 2010: Crítica da Razão Indefesa

Washington Araújo, no Observatório da Imprensa

Certa vez em uma entrevista, um diretor polonês disse que, por um longo tempo, a mídia em seu país havia dedicado sua primeira página todos os dias para falar sobre o governo sem nunca reportar que os cidadãos estavam fugindo em massa para Londres em busca de um futuro melhor. O diretor disse que um dia recebeu a mensagem dando conta que 1 milhão de poloneses havia emigrado de seu país. E, finalmente, foi com essa imagem da massa de emigrantes que os jornais formaram suas primeiras páginas.

Há que se perguntar como é que tão grande número de poloneses saiu do país sem que ao menos isso fosse noticiado? A verdade é que os jornais tinham, àquela altura, se distanciado profundamente da sociedade que buscavam retratar. Colocaram tanto foco nas minúcias, nos detalhes que ajudavam a perceber a realidade mais ao seu gosto, que perderam qualquer contato com a imagem da floresta. Isto me faz refletir sobre o momento atual por que atravessam nossos grandes conglomerados midiáticos. Estes cerram fileiras em torno dos grãos.

Todo esforço, todo grama de energia, todo milésimo de segundo é dedicado integralmente a potencializar o que sentem ser um retrato fiel da sociedade brasileira na atualidade. Hoje, imensas trilhas foram abertas nas florestas da informação, mas a grande imprensa não consegue nem mesmo ver as árvores. Para ela, uma ou duas folhas de uma árvore assumem importância tal que podem obliterar o conjunto todo.

Excesso de bordões

Neste contexto penso que para chegarmos sãos e salvos ao dia 3 de outubro haveremos ainda que passar por manchetes diárias estampadas em nossa grande imprensa (Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, O Globo) dando conta da violação de sigilos fiscais de adicionais 21 pessoas intimamente relacionadas com a família do candidato José Serra. Após a quebra do sigilo da filha e do genro, do primo de sua mulher, ainda saberemos que foram ao meio fio os sigilos da sogra, da sobrinha, de dois tios, de uma comadre de sua filha e de sua afilhada. É o jornalismo conta-gotas, como se a sociedade estivesse recebendo ao longo das próximas semanas doses diárias do homeopático Beladona.

O meio mais eficaz para banalizar um crime é tratá-lo como banal. Simples assim. E é isto o que a imprensa paulista, aquela que se autointitula de abrangência nacional, vem fazendo desde os últimos dias e deverá pautar sua equipe de “opinionistas” e colaboradores: a cada dia o escândalo requentado busca render imagens “na medida” para atender interesses eleitorais na propaganda veiculada na tevê.

Ora, jornalismo geralmente envolve a arte e o ofício de refletir a realidade com os dados verificados, a fim de dar aos indivíduos o instrumental necessário para formar uma opinião construída sobre aquilo que acontece e como isso lhe pode afetar. É a esse jornalismo que nos dedicamos, e onde alguns atuam com mais ou com menos assertividade, com mais ou com menos credibilidade para, ao fim, poder visualizar essa foto do momento atual.

No caso dos sigilos há excesso nos enfoques: o culpado não pode ser outro que não o PT, a candidata governista. Excesso nos métodos: os jornais publicam a mesma manchete com leves alterações. Excesso no espaço: primeira página, editorial, caderno eleições. Excesso na contundência: a candidatura do governo precisa ser cassada pelo TSE. Excesso na repetição de bordões e frases feitas: terrorismo de Estado, crime fiscal hediondo, crime de lesa pátria, ilegalidade abominável. Excesso de opinião: todos os que têm a opinião impressa falam a mesma língua, usam os mesmos recursos lingüísticos e se estivessem em bancada de telejornal da noite, fariam as mesmas caras e bocas.

Libelo diários

Não por coincidência é um caso abordado por meio de muitos adjetivos e pouquíssimos substantivos. É que falta a verificação de dados: que informações sigilosas vieram à luz do dia? Falta clareza sobre os autores reais porque são privilegiados autores imaginários que se confundem, não por artes do destino, com a candidata majoritariamente mais bem avaliada em um mix de pesquisas de opinião.

De repente, nós encontramos um conjunto de casos em que as publicações fazem marcha batida para a direita, uma direção que até bem pouco parecia completamente escondida, mas que agora parece estar em seu habitat natural. Ao emitir esta percepção quero salientar que não estou falando de ideologia, de uma luta leal entre os argumentos concorrentes e diferentes pontos de vista.

Refiro-me a jornalistas e a políticos que consideram a busca da verdade nada mais que uma quimera. Profissionais que chegam primeiro às conclusões para depois construir os marcos indispensáveis à formulação de uma tese. Profissionais que difundem suas opiniões na forma de notícias sem atentar para o ritmo que a lógica impôs há séculos no discurso racional e que deve tornar sólida a democracia. Não posso deixar de ver que tal técnica de ignorar a lógica e atacar a verdade pode conduzir o Brasil a um caminho de tristíssima memória, que remonta aos primeiros anos de 1960, que conduz ao acirramento dos ânimos onde a luta pelo poder tem como insígnia a compreensão equivocada que os fins sempre estarão a serviço dos meios.

Quando a propagação de um jornalismo partidarizado se une à política convencional, temos o perigo real. Uma fábrica de manipulação quando começa a funcionar durante duas horas ao dia é prenúncio de que logo estará funcionando 24 horas ao dia, em três turnos ininterruptos. E não há nada pior do que estes libelos diários a atiçar os piores instintos da sociedade: alguns partidos sem líderes capazes de se manter frios e que se coloquem em defesa da razão. À ausência de tal liderança calma e clara em nossos principais partidos em tempos de crise, aliado ainda à guerra contra a verdade e a lógica, podem apenas nos trazer maus presságios.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Diego

Azenha, que texto luminoso, bem argumentado, humano, opportune, inteligemte e certamente um dos melhores jápublicans em sue excellent portal. Parabens professor Washington por nos brander com percepções maravilhosas!

EPM em livre tradução: mais do mesmo | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] Araújo, mestre em Comunicação pela UNB, em artigo reproduzido pelo Vi o Mundo, a partir do OI, fala, sem meias palavras, sobre a fabrica de escândalos 24 horas, com poucos […]

Denise

Muito interessante o comentário do Rubens, sobre o escritório pra quem o tal do Atella prestou/presta serviços . Seria interessante que fosse investigada essa denúncia.

Denise

Acredito que também vão mostrar a quebra de sigilo da vizinha da vizinha do vizinha do Serra, do papagaio, etc.
Encontraram umas bombas da 2ª Guerra Mundial num cidade de Alagoas que com certeza foi a Dilma e o PT que enterraram lá.

flavio marcio

Ressuscitado pelo Roda Viva (cada vez mais Morta-Viva) nos últimos dias, o ex-venerado Boni respondeu em seus tempos gloriosos: o que mais me fascina em TV? É a capacidade de transformar grão de areia em duna e vice-versa.
Taí, o modo piguista de conduzir fatos & factóides.

Daniel

Como disse ontem um cientista politico na Band, a Direita no Brasil tem todos os veículos de comunicação, mas nao tem partido, enquanto que a Esquerda tem partido mas nao tem nenhum veículo de comunicação.

Por isso a imprensa sempre favorece o candidato mais a Direita na disputa, nesse caso Serra, e faz uma oposição raivosa e desproporcional aos partidos de esquerda.

Esse desequilibrio é extremamente nocivo para a política e para a sociedade.

sergio

segundo a astrologia quem ganhará está eleição?

Jairo_Beraldo

É incompreensível os motivos pelo qual a imprensa, de maneira geral, é tão capacha dos DEMo/tucanos e notadamente, de Serra. Ele faz o que bem quer, manda e desmanda. É grosseiro, humilha, xinga. Depois vai embora e fica tudo por isso mesmo. A mídia até lhe pede desculpas por ter que perguntar algumas coisas.

    JMGHSILVA

    Muita calma nessa hora meu amigo Jairo.
    Eu já vi este filme antes.
    Nas próximas eleições o Jenio se canditará para prefeito de São Paulo, prometendo que não que que cumprirá o mandato até o final e os paulistanos racistas, preconceituosos e prepotentes o elegerá novamente e enquanto isso o Brasil seguirá cada vez melhor com a Dilma.

    Baixada Carioca

    Que i$$$$o!!!! Ainda acha incompreen$$$$$$ível? Menino. Você é cego ou é $$$$$$urdo?

José Carlos

Ato contra o golpismo midiático
Reproduzo convite do Centro de Estudos Barão de Itararé:

COMPAREÇA AO ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA!

CONTRA A BAIXARIA NAS ELEIÇÕES!

CONTRA O GOLPISMO MIDIÁTICO!

Na reta final da eleição, a campanha presidencial no Brasil enveredou por um caminho perigoso. Não se discutem mais os reais problemas do Brasil, nem os programas dos candidatos para desenvolver o país e para garantir maior justiça social. Incitada pela velha mídia, o que se nota é uma onda de baixarias, de denúncias sem provas, que insiste na “presunção da culpa”, numa afronta à Constituição que fixa a “presunção da inocência”.

Como num jogo combinado, as manchetes da velha mídia viram peças de campanha no programa de TV do candidato das forças conservadoras.

Essa manipulação grosseira objetiva castrar o voto popular e tem como objetivo secundário deslegitimar as instituições democráticas a duras penas construídas no Brasil.

A onda de baixarias, que visa forçar a ida de José Serra ao segundo turno, tende a crescer nos últimos dias da campanha. Os boatos que circulam nas redações e nos bastidores das campanhas são preocupantes e indicam que o jogo sujo vai ganhar ainda mais peso.

Conduzida pela velha mídia, que nos últimos anos se transformou em autêntico partido político conservador, essa ofensiva antidemocrática precisa ser barrada. No comando da ofensiva estão grupos de comunicação que – pelo apoio ao golpe de 64 e à ditadura militar – já mostraram seu desapreço pela democracia.

É por isso que centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e personalidades das mais variadas origens realizarão – com apoio do movimento de blogueiros progressistas – um ato em defesa da democracia.

Participe! Vamos dar um basta às baixarias da direita!

Abaixo o golpismo midiático!

Viva a Democracia!

Data: 23 de setembro, 19 horas

Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

(Rua Rego Freitas, 530, próximo ao Metrô República, centro da capital paulista).

Presenças confirmadas de dirigentes do PT, PCdoB, PSB, PDT, de representantes da CUT, FS, CTB, CGTB, MST e UNE e de blogueiros progressistas.

    ValmontRS

    Bravo!

    A sociedade precisa manifestar-se neste momento crucial, demonstrando com firmeza que não aceitará de forma alguma essa descarada tentativa de golpe dos barões da mídia.
    É assim que se faz a história!

    DITADURA NUNCA MAIS!!!
    Vamos para as ruas, meu povo!!!

    Baixada Carioca

    Queria poder estar presente.

Marcelo de Matos

Serra está cada vez mais conciso, cada vez mais transparente em suas entrevistas. No audio do piti ele disse a Márcia Peltier – Eu não vou dar essa entrevista. Ela quis saber – Por que candidato? E ELE – Porque não! Minha mulher é serrista e tão algo em comum com o candidato. Às vezes pergunto a ela – Por que você fez isso? E ela responde – Porque sim. Existe resposta mais contundente, mais esclarecedora?

monge scéptico

Tem razão o navegante. O LULA é conciliador demais, num mundo agressivo, que só rspeita
quem tem o porrête maior ou, capaz de causar danos significativos ao oponente. Cercado ca-
-nalhas por todos os lados, parece-me que o LULA não soube distingui-los e rechaça-los em
tempo. Crédulo demais, será que o LULA acreditou que ao reunir-se com "empresários' esta-
-va entre amigos? LULA! TANTAS VEZES DISSE! ABR'OLHOS!!!

Ana Bednarski

É caso de polícia, acredito que Folha, Globo e Veja são os "poderosos chefões" de toda uma corja que não é mídia é apenas um bando de criminosos! Devemos continuar denunciado, sempre.Eles que responder pelos seus atos criminisos, golpistas e anti-dmocraticos, eles também tem que ser extirpados! E a única maneira são nossas denúncias , E nossas pesquisas paralelas, até que a sociedade diga um basta à eles!

Antonio

O PIG é uma prostitura de luxo exclusiva, que serve à direita brasileira. É bem paga, presenteada, paparicada e esperada nas festas da direita. É a comensal com trânsito livre. Um retroalimenta o outro. Os jornais e revistas do PIG são o espelho da direita e vice-versa. As tvs causam um pouco mais de estragos. Mas como o povo está vacinado e quem não foi está se vacinando, logo logo a s tvs e rádios do PIG estarão falando ao vento. Já o papel, veja, não dá para fazer nada. É lixo mesmo.

Herbert

Prezado Washington,

Creio que sua análise sobre a precariedade da cobertura da Mídia Tradicional sobre o cenário político atual – e não só ele, já que o discurso midiático é raso e desinformativo ao tematizar outros aspectos do mundo contemporâneo – é um farol em tempos tão sombrios como os que vivemos. Mas segue ainda algumas considerações sobre a análise em questão.

É fato que a midia comercial maqueia e reelabora os acontecimentos sociopolíticos ao sabor dos seus humores politicos, partidários e econômicos – muito mais o fator econômico do que os outros. A bem da verdade, essa mídia mercantil para manter seus negócios lucrativos precisa demarcar seu poder de influência dentro do jogo politico. Assim como o setor financeiro, os sindicatos, o MST, os ruralistas, as instituições religiosas, os 'movimentos sociais', as Universidades e Centros de Pesquisa querem ser vozes a pautar o debate politico-eleitoral, essa mídia mercantil quer se constituir como sendo a voz onisciente e onipotente a nos mostrar o caminho da verdade segundo sua lógica econômica.

Sim, porque os magnatas da mídia e seus agentes profissionais acreditam , às vezes esquizofrenicamente, devotamente que a sua lógica e verdade é que são a racionalidade para um mundo ameaçado pela barbárie e ignorância. Em outras palavras, a Midia privada faz lobby com outros conglomerados financeiros e econômicos para dar o rumo das ações de qualquer governo que chegue ao poder.

Se Dilma, Serra ou quem quer que vá vencer a eleição é motivo de preocupação para essa mídia somente na medida em que o eleito(a) não mexa nas regras do funcionamento do jogo midiático, ou seja, a liberdade de imprensa ser um valor absoluto, o debate sobre a democratização da comunicação ser tocado só de relance, os bancos públicos (BNDS e outros) continuar sendo fonte de sangria para sanar a incompetência de 'gestão' dos magnatas da mídia, o monopólio da 'verdade' – ressalte-se: uma verdade que é só simulacro dos interesses econômicos que ela esconde – deve passar pelo crivo dos 'iluminados' senhores donos da mídia financeirizada. Então, Se a Dilma, com a virtualidade de ganhar no 1º turno, vestisse as propostas que a midia comercial defende, com certeza, seria poupada dos ataques terroristas que atualmente sofre. O que importa na lógica financeira midiática não é se o PT ou PSDB, Dilma ou Serra vão ganhar, mas se os mesmos não vão ameaçar os negócios dos donos da mídia.

Por fim, não podemos deixar de considerar que se O PT e a candidata que o representa são submetidos 24h aos ataques
de uma mídia partidarizada e sem escrupúlos na produção notiiciosa é porque também o próprio PT e sua cúpula dirigente fez do jogo politico uma disputa encarniçada pela permanência no poder, às custas de qualquer princípio ético e de um projeto politico-social de longo prazo. O PT, não tão diferente do PSDB e da Mídia Mercantil, contribuiu para o nivelamento por baixo do debate politico democrático tornando-o pobre e embrutecido. Participa da arena politica através da força descomunal que o Poder Executivo Federal tem de assediar e e silenciar forças politicas as mais diversas possíveis. Os movimento sociais, em todas suas colorações ideológicas, são cortejados e seduzidos pelo canto da sereia. As próprias prerrogativas da Mídia financeirizada não foram nem de longe colocadas na agenda social pelo governo Lula. A Conferência de Comunicação Social só engatinhou na discussão da democracia da mídia, se é que o governo pretendia promover um debate amplo e irrestrito sobre o tema.

Na dinâmica do jogo politico, todo governo e partido que assume o poder quer impor sua ótica politica ao conjunto da sociedade nem que para isso tenha que atropelar as regras desse mesmo jogo. O PT, PSDB, o PMDB, demais partidos e a mídia mercantil fazem uso dessa lógica que tende a despolitizar as questões macros e micros do interesse coletivo. Infelizmente, estamos longe de construir uma sociedade organizada que participa ativamente do processo político e tem autonomia e liberdade para se contrapor aos interesses de grupos que querem impor um consenso politico que afeta a todos mas que é costurado nos bastidores ( ou nos porões?) do poder. Mas como a democracia é um processo inacabado, devemos democratizar a democracia.

Nelson Menezes

Dia 2392010,as 19:hs no auditório do sindicato dos jornalistasde São Paulo,Rua Rego Freitas nº530,próximo ao Mêtro República, Ato em defesa da democracia contra a baixaria eo golpismo midiático (blog do Miro)

    José Carlos

    Estarei lá, Nelson. Estou repassando a convocação.

Lucas Cardoso

Acho que o artigo toca num ponto muito importante. Em seu afã de falar mal do Lula e/ou Dilma, os jornais focalizam demais os detalhes e não explicam direito nem os escândalos que lhes convém. Por exemplo, até hoje eu não entendi direito como funcionou o "mensalão". Se eu tivesse entendido, poderia ter ficado indignado e escandalizado com o governo. Mas como não entendi, me indignei com a mídia, e não leio nem Época mais.

RF

A religião do autor do artigo o impede de ver que as "minúcas" e os "detalhes" revelados pela imprensa afrontam a Constituição, aquela que deve ser a base de uma sociedade democrática. Ainda bem que ele só escreve e não está no poder.

Rubens

Azenha, o escritório Schinzari, citado por o Atella, tem como sócios Jesus Lucas Schinzari (filiado ao PSDB) e Marcel Schinzari, simpatizante-seguidor de Serra e Alkmim no twitter (http://twitter.com/marcelschinzari) e pertencente à comunidade Diogo Mainardi no orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14812585855885841569). Isso é muito curioso. Por que jornalistas independentes como você, o PHA, o Rodrigo Viana e o Nassif não investigam as relações desse escritório com a quebra de sigilo da filha do Serra?

Lio

Essa imprensa citada no artigo deve ter sido o "modelo de jornalismo" que fez o STF decidir que a profissão não precisa ser exclusiva de quem tem diploma.

biquei

NINGUÉM ESCAPA DA JUSTIÇA EXCEÇÃO.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
        CF/88-XXXVII – não haverá juízo ou tribunal de exceção;
lei 8.906,Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Art. 44.         II – promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.
Manobra tentou tirar Ayres Brittodo caso Roriz
Uma manobra ousada tentou impedir o ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal,
de julgar a impugnação de Joaquim Roriz (PSC), candidato ao governo do DF. Procurado pela
defesa de Roriz, o escritório de advocacia do genro de Ayres Britto, Adriano Borges, e de sua filha, Adrielle Britto, se recusou a atuar no caso. Ainda assim, a defesa de Roriz incluiu o nome deles,
sem autorização, em uma petição. Na prática, isso obrigaria o ministro a se declarar impedo
lei 8.906,Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).Art. 8º VI – idoneidade moral;

Cesar

O MSM entrou hoje com requerimento à Procuradoria Geral Eleitoral.
E basta periciar o equilibrio das informações veiculadas sobre os candidatos para chegar a uma conclusão.
Ontem à noite nos telejornais: DILMA com rosto de brava e se defendendo de acusações, imagem negativa; SERRA com rosto soridente falando sobre propostas de governo, imagem positiva.
Agora veremos se estamos realmente em um país democrático, onde nossas instituições funcionan.

Cesar

A OAB não deveria ser questionada e vir a público se pronunciar ?????

Com a palavra a OAB ???

    Antonio Silva

    Não adianta acreditarmos que os conspiradores ficarão só nisto, até semana que vem a Revista Lixo poderá apresentar um depósito (fajutíssimo) de alguma conta no exterior em nome de Dilma Rousself .
    E aí ? .
    Vai dar tempo de desfazer a criminosa calúnia ? .
    Infelizmente, este processo eleitoral (como os outros) não tem balizamento da justiça .
    Só há uma saída, que o Presidente Lula convoque observadores estrangeiros (de preferência, personalidades europeias)

    Lourenço Gabina

    A nossa "gloriosa" OAB já se manifestou: defendeu a saída de Erenice, reverberou o discurso sujo da direita…

    Cesar

    Por isso mesmo deve se pronunciar sobre o caso, sob pena de cair no descrédito com instituição democrática.

    Bonifa

    A OAB de repente é de direita e Serra desde criancinha. De repente.

    Panambi

    A OAB, cujo presidente é o Dr. Ophir PSDB Cavalcanti??? Tu tá de brincadeira, né????? Se eu fosse advogado, sentiria uma vergonha da porra de um presidente da ordem de tão baixa "envergadura"…..

    Reinaldo C. Zanardi

    A OAB faz parte do PIG e anda de mãos dadas com a canalhice da imprensa brasileira. Se fosse séria a OAB já teria se pronunciado contra a atitude dos veículos de comunicação que mais fazem propaganda política que jornalismo. A ordem não defende o Brasil. Defende apenas seus interesses . É mais fácil a CNBB se manifestar.

    Américo

    cnbb????
    como a oab apequenou-se,

    Marcelo Teixeira

    A OAB? Que não consegue sequer controlar a relação de seus associados com o narcotráfico, com o contrabando, com a lavagem de dinheiro, com a corrupção, com a sonegação? Sarney, Juiz Lalau saõ formados em direito. Nélio Machado é advogado do Daniel Dantas que é o maior colarinho branco do Brasil.

    Sergio

    A direita investiu pesado na OAB, hoje controlada por grandes escritórios, aqui no sul, o Paiani encaminhou CDs com a prova da arapongagem do governo Yeda para a OAB-RS e o Dr. Claudio Lama chia sentou em cima.( deve ter esquecido)

    Américo

    oab vem se apequenando,
    nunca mais voltará a ser a OAB da defesa dos
    direitos do povo brasileiro.
    e atingiu seu ápice na "jestão' do
    "grande" busatinho,
    de lá prá cá,
    nada……
    nada mesmo.
    só serve para defender os privilégios
    corporativistas.

    Baixada Carioca

    OAB está partidarizada.

    Carlos

    E a FENAJ e a ABI?

Fabio Martins

Espero que o instinto vital dos brasileiros predomine. E nos leve a perguntar, insistir e persistir batendo sobre o segredão de polichinelo, que a magna, elistista e alva imprensa de direita prossegue a esconder: a barbaridade de situação a que foi reduzido o tradiconal brio gaúcho dos moradores do Palácio Piratini, de Porto Alegre.

ruypenalva

Todo grande trabalho do PIG, e por culpa do PT e José Dirceu, foi colar a imagem de corrupção ao governo Lula. Por certo, com sua atitude conciliadora, o presidente não foi tão rigoroso o quanto devia na escolha de seus auxiliares numa cidade banhada pela corrupção como é Brasília. Nada está diferente: Brasília é a mesma, com seus lobbies, suas propinas, seus favorecimentos, tudo isso à revelia de quem comanda o poder, pois o poder não é tão centralizado o quanto parece. Só que agora é diferente. A imprensa divulga o que é rotina em Brasília no tempo que lhe convém, no período eleitoral bem dizendo. Claro que temos uma porção de culpa ao aceitarmos acessores que não devíamos, ao não quebrarmos a regra desse jogo burocrático que estimula a corrupção, ao não quebrarmos o poder manipulador da imprensa, que outra coisa não quer que não a corrupção para ela, em favor dela.

    Carlos

    Fortalecimento da PF, criação da CGU,…
    O que mais poderia ter sido feito?
    A meu ver, faltou firmeza em investigar fatos na gestão de FHC (em especial na Petrobrás). Talvez por falta de condições, já que governo viveu sob permanente ataque. Mas bancada do PT e aliados no Congresso poderia ter feito muito mais do que fez.

Nobile José

na verdade, a "grande" midia nacional virou ruído. ninguém mais lê, porque parece a mesma coisa, tipo um funk desses enjoados que repetem a mesma letra, e passam na rua em um carro em altíssimo som. todos nos parecem a mesma coisa. e uma coisa ruim.

    Antonio

    É isso aí. Cada dia pior. Cada dia mais desacreditada. Está virando uma prostituta velha.

Vinicius Garcia

Também temo pelos rumos que a "mídia" brasileira trilha, ela está se mostrando violenta, vingativa e rancorosa, quase nos fazendo visualizar um clima de quartel dentro das redações e estúdios.
A maior de suas raivas é o fato de que ela não se vê mais tão influente e persuasiva quanto antes, mas, mesmo assim, podemos a considerar muito perigosa devido ao fato de ser incansável, posto que é a forma aonde os poderes tentam se perpetuar, e creio que o sua maior preocupação do momento está na internet e na blogosfera, posto que tem sido essa a mais forte trincheira contra sua atuação. Caberá a população preservar essa conquista e impedir que em tempos futuros ela seja atacada.

Carlos

Diretores da ABI e FENAJ leram?

    Carlos

    Quase esqueço: e o "Código de Ética dos Jornalistas Profissionais" (diplomados)?
    Apenas um papel na parede ou gaveta?

A Tal Mineira

A análise é sensata, e o alerta necessário – até para ativar memórias menos plugadas e mostrar os corvos que estamos ligados. Entretanto, se a tática é a mesma, com os mesmos fins, quero crer que os tempos são outros. Ou não!?

Marcos C. Carvalho

A artilharia que o PIG está fazendo contra a candidatura Dilma está pesada, mas o principal vai ficar para o fim. E será da Rede Globo a bala de prata pra tentar levar a eleição pro segundo turno. Esse biruta do ar, voando de cá pra lá e de lá pra cá não veio dar ponto sem nó.
Uma coisa já conseguiram, além de tirar a Erenice do governo: Dilma deixou de alavancar os candidatos do PT e coligados.
Essa imprensa golpista tem de ter um freio, e o próximo governo tem que cuidar disso. Enfrentamento que Lula não teve coragem de fazer.

    Benjamin Malucelli

    O biruta do ar a que você se refere é o "Aerotucano" do casal 45?

Renato

Meia verdade é mentira, porque as autoridades não mandam prender quem fala mentira, não dá? A mentira é paga com nosso dinheiro não é? Eu pago imposto, logo politico fica mentindo, pago pelos meus impostos Jornais recebem dinheiro não é ? De quem? Vendendo jornal na esquina? O jornal é bom, não é? Quem é ruim então ? Já pensou se o PCC tivesse um Jornal, ou a MAFIA, e o Posso Sim e Daí Brasil, imagine as manchetes, seria hilario, já pensou os humoristas fazendo piada com o chefe da Mafia, no outro dia ele estaria na manchete. Isto è um ABSURDO ou não é, isto é uma VERGONHA!!!!

Deixe seu comentário

Leia também