Wanderley Guilherme: Temer é usurpador e seu governo não deve ser obedecido

Tempo de leitura: 2 min

http---fotospublicas.com-wp-content-uploads-2015-12-AR_Michel_Temer_IDP-SP_11122015_001

O IMPEDIMENTO VENCEU; O GOLPE FOI DERROTADO

por Wanderley Guilherme dos Santos, no Segunda Opinião

Não há reversibilidade possível no processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

O atual Supremo Tribunal Federal não tem coesão para tanto ousar, declarando inconstitucional a decisão iniciada pela Câmara dos Deputados e completada pelo Senado Federal.

Os fundamentos da acusação à presidente são precários, a sentença é notoriamente desproporcional, mas a convergência de conspirações entre agentes econômicos, maiorias parlamentares conservadoras, ressentimentos de ricos e remediados, com a liga propiciada pelo oligopólio dos meios de comunicação, historicamente antidemocráticos, alcançou eficácia inédita na contra-história golpista brasileira.

Em vão a tonelada de argumentos e evidências da insustentabilidade de processos em que maioria decide que 2 e 2 são 5 porque ela assim quer. O impedimento se deu porque a maioria assim o quis. Qualquer objeção jurídica ou lógica à decisão é pura perda de tempo.

Por isso o golpe fracassou. As sucessivas ilegalidades da força-tarefa da Lava-Jato, com prisões injustificadas, humilhações de investigados, difamações, tortura psicológica de presos, vazamentos operados com oportunismo, incansável repetição de incriminação e degradação de investigados ou mesmo réus em curso de julgamento, linguagem virulenta de procuradores, policiais federais e Procurador-Geral da República, cultivando hostilidade e ódio na opinião pública e, finalmente, o apelo dos homiziados de Curitiba aos movimentos sociais conservadores e mídia golpista para continuado apoio, esquecendo as instâncias judiciárias e de outros poderes a que estão subordinados, substituiu a indumentária de cavaleiros pelo restabelecimento da moralidade pelo descarado uso da força bruta, e só ela, contida nas leis. Não há salvação: Michel Temer é um usurpador e seu governo não deve ser obedecido.

Não deve e não o será. O golpe fracassou socialmente e o usurpador só governará mediante violência física, repressão sem disfarce. Ou a sublevação social pela democracia é submetida pela força (e aí o golpe, finalmente, será vitorioso), ou a coerção servirá de combustível à sublevação. Então, de duas uma: ou Michel Temer renuncia e o STF convoca novas eleições ou as forças armadas intervirão.

Leia também:

Mário Magalhães: República de Bananas é o país que rasga 54.501.118 votos 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

joao

Estou triste, 53 anos! Que merda essa direita safadeza está completando o golpe.

Elias

Os homens mudam de governantes com grande facilidade, esperando sempre uma melhoria. Essa esperança os leva a se levantar em armas contra os atuais. E isto é um engano, pois a experiência demonstra mais tarde que a mudança foi para pior. (Nicolau Maquiavel)

beth

O ódio foi semeado e continua sendo pelas forças retrógradas da direita fascista brasileira, encastelada no Parlamento, no Judiciário e nos órgãos oligárquicos da mídia grande. Ódio é derrubar sem crime uma presidente democraticamente eleita pela maioria. Ódio é insuflar as pessoas e estimula-las, com mentiras e fatos distorcidos, a agredirem seu próximo por pensar diferente. Convivência com governos e sociedades em que existem diferentes tendências políticas, de direita ou de esquerda, é normal e possível, já a convivência com o fascismo e a truculência das instituições corrompidas é impossível. Para os brasileiros inteligentes, informados e sensíveis, será inviável considerar os golpistas como seus iguais. Lamento. Como disse Vladimir Safatle ao Kiko Nogueira, minha única resposta aos golpistas – de todos os calibres – é: Não vivemos no mesmo país, apenas dividimos o mesmo espaço por infelicidade.

Bacellar

A democracia é um acordo. Um acordo entre estratos sociais.

Hoje o acordo está sendo rompido unilateralmente através de chicana, gangsterismo, falsidade, propaganda enganosa, lavagem cerebral, manipulação psicossocial, corrupção e violência.

Um golpe de estado jurídico-midiático-parlamentar-policial (com todos os indícios de orquestração exógena) está sendo aplicado.

Um governo golpista é um governo ilegítimo destarte não precisa ser obedecido.

180 dias de presidência vaga.

Os financistas podem travar o Brasil, como travaram, através de seu jogo bruto de mercado. Mas a população também pode jogar bruto.

Todos perderemos; os vencedores estão fora de nossas fronteiras. O objetivo sempre foi a desestabilização de um potencial big player e de seus satélites.

Qualquer um que não seja boçal sabe que a médio prazo tal quebra institucional, ainda mais dadas as circunstâncias em que vem sendo operada, é uma catástrofe econômica.

Que tipo de investidor vai aportar por aqui? Investidores abutres, evidentemente. Os plutocratas nacionais mexendo um pouco no caixa represado podem até nos levar a um voo de galinha no curto prazo mas estruturalmente estaremos implodidos. A destruição da já frágil clt solapará o mercado interno. Isso no contexto de uma nação com idh baixo e bolsões de miséria medievais (decerto que melhoramos nos últimos anos mas com o déficit colossal que tínhamos…). E os hipócritas falando como se fossemos a Noruega. Como se vivêssemos num cenários de excesso de direitos trabalhistas. Canalhas.

Abriremos mão de um grande ciclo econômico energético. Do porte de um açúcar, um café… A visão míope e pequena dos rentistas não enxerga o tamanho do Brasil e menos ainda sua essência.

Os que sonham em serem procônsules do império em terras bárbaras vão acordar para uma realidade bem diferente. Globo, Abril, Millenium, Folha, PSDB, PMDB…Etc,etc,etc, não são apenas golpistas; são inimigos do povo. Bobagem se aborrecer com os patos -tristes marionetes- o inimigo está acima.

Trata-se de um dever de todo cidadão consciente recusar-se a compactuar com o governo golpista. E seus fiadores.

Segue a batalha.

Jair Fonseca

Infelizmente, só haverá luta mesmo depois que começar o governo do usurpador e traidor. Do lado de Dilma, provavelmente só ficarão forças insuficientes para debelar o golpe. O governo Temer vai privatizar o que dá lucro e cortar verba do que não dá (educação e saúde públicas: essas coisas fundamentais para os mais pobres); vai favorecer apenas as oligarquias, acabar com os programas sociais e “flexibilizar” os direitos trabalhistas. Por fim, “investigados” e punidos os que se ligaram aos governos Lula e Dilma, no governo Temeroso terminarão as investigações sobre a corrupção, que, como se sabe, é apenas apanágio do PT (aos desavisados: este é o momento irônico do texto).
Haverá luta contra esse governo porque ele será lastimável, pra dizer o mínimo. Mas haverá repressão, em conluio com a PF e com governadores majoritariamente de direita, que controlam suas polícias. Em suma, vai ser incrementado o Estado judicial estabelecido no Brasil, a “nova” República Velha dos Bacharéis.

Caracol

Se diante do que está aí você ódio não sente…
Então estás mais pra fungo do que pra gente.

FrancoAtirador

.
.
Governo Ilegal,
Governante Ilegal,
Ordem Ilegal.

“Ninguém é Obrigado
a Cumprir Uma Ordem
Manifestamente Ilegal”

https://pbs.twimg.com/media/CiLhpZDWMAAYUcw.jpg
https://twitter.com/Joclau53/status/730394191843475457
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Oligarquia do Brasil e seus Órgãos de Mídia,
    com a Direita, farão hoje o que não conseguiram
    nas Últimas 4 Eleições: Remover o PT do Poder”

    Glenn Greenwald
    Jornalista Britânico

    https://twitter.com/ggreenwald/status/730357554136662017
    .
    .

Marcos Souza

Nem Michel Temer renúncia , nem as forças armadas intervirão. Tudo seguirá conforme a ordem democrática , Dilma , Lula e o PT chutados para fora do governo que tanto se utilizaram para roubar , corromper e enriquecer os amigos empreiteiros !

    Nelson

    “Tudo seguirá conforme a ordem democrática”.

    Pelo que tu escreves, podemos ver o teu entendimento do que deve ser a democracia. Um entendimento bem aos moldes do teu amo lá do norte que, pela enésima vez, patrocina um golpe contra a democracia dizendo-se seu defensor ardoroso.

    Tu poderias nos poupar dessa tua arenga e passar a circular lá pelos blogs do sistema. Ficarias mais à vontade para fazer a tua prédica abjeta em favor do teu amo.

Otto

“Não há salvação: Michel Temer é um usurpador e seu governo não deve ser obedecido.”

Ai que meda!

Leleco

Penso que deveria ser instalada hoje no pais , de forma extremamente legitimada por todos que deveriam proteger o Estado de Direito , a democracia , a soberania nacional , o povo brasileiro , enfim a defesa de um projeto de Nação , a Desobediência Civil, até a convovação de novas eleições gerais . Fora disso é a humilhação , nacional e internacional , por decadas.

FrancoAtirador

.
.
#GolpistasDay #TemerCorrupto
#VoltaCunha #ValeuMaluf
#ValeuDelcidio #ValeuRenan
.
https://twitter.com/hashtag/GolpistasDay
https://pbs.twimg.com/media/CiLiojjWkAALMVN.jpg
.
.

FrancoAtirador

.
.
A Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Vana Rousseff,
.
Eleita pela Maioria do Povo Brasileiro para cumprir Mandato de 4 Anos,
.
Não está Obrigada a sair da Residência Oficial, no Alvorada em Brasília,

após Eventual Comunicação do Presidente do Senado Renan Calavera.

Descer a rampa é tudo o que deseja a Equipe de Produção da TV Globo.
.
.

Leo

Um artigo absurdo, parcial e que prega a divisão e a anarquia em detrimento do amadurecimento da democracia brasileira.
.
Azenha, poupe-nos de ler esses artigos tão eivados de ódio.

    Nelson Muniz Barretto

    Claro vocês dão o golpe e querem que o povo não reaja. Ódio foi o que vocês criaram durante todo o ciclo dos governos populares no poder. Mentiram sobre a economia mentiram sobre tudo e fizeram a crise econômica maior do que seria. Tudo isso para voltar ao poder de forma ilegítima, pois no voto não conseguiriam.

    Léo Medeiros

    Quer dizer que imparcialidade o amigo vai encontrar na Folha, no Globo, no G1 e outras fontes direitistas?

    Nelson

    Sr Leo. Poupe-nos da leitura destas tuas asneiras. O STF, o MP, a PF, a grande mídia e o grande empresariado – com o imprescindível, uma vez mais, apoio incondicional do governo dos EUA – estão aplicando mais um golpe contra a democracia. Estão revivendo 1954 e 1964 e você vem aqui tripudiar.

    Se queres exibir tua bajulação e sabujice abjetas ao Sistema de Poder que domina os EUA, vá expô-las nos blogs e sites da direita. Lá você será coberto de encômios.

Deixe seu comentário

Leia também