As novas pesquisas do Vox Populi e do Ibope

Tempo de leitura: 3 min

Vox Populi: Dilma tem 48%; Serra tem 40%

Levantamento encomendado pelo iG dá à candidata do PT 54,5% dos votos válidos, contra 45,5% obtidos pelo tucano

iG São Paulo | 13/10/2010 18:13

A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, mantém a dianteira na preferência do eleitorado neste segundo turno, aponta nova pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta quarta-feira. O levantamento, primeiro realizado pelo instituto na segunda etapa da eleição presidencial, dá a Dilma 48% das intenções de voto, contra 40% registrados pelo adversário tucano José Serra.

Brancos e nulos totalizaram 6%, mesmo índice de indecisos. Se forem considerados somente os votos válidos, Dilma tem 54,5%, enquanto Serra ficaria com 45,4%. O número exclui da conta tanto os votos em branco ou nulos, quanto os indecisos. Esta última fatia do eleitorado, entretanto, ainda pode migrar para um ou outro candidato até a data da eleição.

A pesquisa Vox Populi/iG contou com 3.000 entrevistas, realizadas entre os dias 10 e 11 deste mês, em 214 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 1,8.

A pouco menos de três semanas da eleição em segundo turno, a avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva somou 78%. Na amostra, 17% consideraram o desempenho de Lula regular e 4% o avaliaram negativamente. Não souberam ou não responderam 1% dos entrevistados.

Debate

O levantamento mediu também o impacto do último debate entre presidenciáveis, realizado no último domingo pela Band. Entre os entrevistados, 22% disseram ter assistido ao debate, enquanto 77% disseram não ter visto o programa. Entre os que não assistiram, 39% disseram ter ouvido falar do debate e 60% não ouviram falar.

Entre os que assistiram ou tomaram conhecimento do debate, 37% disseram acreditar que Dilma saiu vitoriosa do confronto. Outros 32% deram a Serra a vitória no debate, enquanto 31% não souberam ou não responderam.

Pesquisas

As pesquisas de intenção de voto não são um instrumento infalível de aferição do desempenho dos candidatos na corrida presidencial. Elas são ferramentas que ajudam a mostrar o que pode acontecer no cenário eleitoral. No primeiro turno, o último tracking Vox Populi/Band/iG dava a Dilma 53%, se considerada apenas a conta de votos válidos. Serra, de acordo com a pesquisa, tinha 30% dos votos válidos e Marina Silva (PV), 16%.

Levantamento Datafolha, que errou menos entre os institutos, divulgado logo antes do pleito dava à petista 50% dos votos válidos, contra 31% de Serra e 17% de Marina. Já a pesquisa de boca de urna do Ibope dava à petista  51% dos votos válidos, contra 30% de Serra e 17% de Marina. Dilma, no entanto, saiu da eleição com 46,9% dos votos válidos, Serra teve 32,6% e Marina 19,3%.

*****

Dilma está seis pontos à frente de Serra, aponta Ibope

Candidata do PT à Presidência teria 49% dos votos contra 43% do tucano

13 de outubro de 2010 | 20h 55

Jair Stangler/SÃO PAULO – Estadão.com.br

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, teria 49% do total de votos contra 43% do candidato José Serra (PSDB), de acordo com pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 13. Brancos e nulos somam 5% e 3% se declararam indecisos.

Considerando-se apenas os votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), Dilma teria 53% contra 47% de Serra.

A pesquisa foi realizada de 11 a 13 de outubro de 2010 com 3010 eleitores em 203 municípios. A margem de erro 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 35669/2010.

PS do Viomundo: Os primeiros comentários neste post foram feitos quando ele tratava apenas da pesquisa Vox Populi


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

wmporto

Marcos Coimbra (VOX) disse que o tracking de 13/10 tinha apontado um aumento da diferença (pró-Dilma) para 12 pontos. Mas ainda era cedo para apontar como uma tendência de distanciamento. Só saberá após fechar a pesquisa com 2 mil pessoas entrevistadas.

    fabio sp

    Meu Deus, esse cara de novo não…

    Fernando Gama

    Marcos Coimbra é o bala de prata. Fogo amigo!!!!

zeca

caro azenha, nessa pergunta que vc faz: "vc acredita em pesquisas?"
penso o problema náo esteja exatamente nas pesquisas mas nos
votos na urna. Nao temos como conferir os votos nas urnas e por
esse sistema brasileiro, penso que único no mundo, náo há meio.
Uma pesquisa poderia ser ajustada uma manipulaçao de resultados
ilegítimos através de manipulaçao dos softwares? O vídeo que
vc posta aqui indica que existe essa possibilidade contra a qual
os cidadáos nada podem fazer…
Como garantir que náo houve fraude eleitoral?
O nosso sistema náo garante, pelo que entendi da fala do especialista.
Esse é um problema que precisa ser enfrentado.
Eu, por exemplo, achei muito estranhos dois resultados eleitorais,
pelo menos: votaçao para presidente no Espirito Santo e votaçao
para o senado em sáo paulo. Se eu fosse responsável por algum partido
contestaria esses resultados mas, como fazer, se náo é possível (só no Brasil,
pelo que conheço) recontar os votos?
Que democracia republicana será essa?

    alexandre lopes

    Concordo Plenamente com você, enquanto não impalntarmos o sistema que o BRIZOLA sugeriu, não poderemos recontar os votos.

Izabel

Estou muito preocupada com a campanha, principalmente onde não vai haver votãção para governador.
Aqui em Nova Iguaçú, que e´um grande colégio eleitoral e a Marina ficou em segundo lugar,pois existem muitos evagelicos,
não se fala em eleição.

    Luiz Guilherme

    Então chama os companheiros e vamos pra rua pedir voto pra Dilma, nós estamos fazendo isso aqui em Vitória.

Antonio Serrano

O que nenhum dos comentários aqui observaram é que os números destas pesquisas podem e devem ser olhados sob um outro ângulo: Ao final do primeiro turno, o resultado, votos válidos, indicavam Dilma com 47% e todos contra Dilma 53% (e foi por isto mesmo que a eleição foi para o segundo turno). O que nós vemos agora é uma inversão desses números: Todos contra Dilma recuaram de 53% para 46, 47% enquanto Dilma avança de 47% para 53, 54, 55% dos votos. Porque ninguém comenta isto?

    Agostinho

    Serrano, é uma boa lógica! Não tinha pensado nisso!
    Cadê o Lula? Bota o velho falando no programa que dá certo!
    Bem, o que posso fazer é responder os emails babacas que recebo contra a Dilma e usar meu adesivo da Dilma na camisa por onde vou.
    Ficar remexendo esses números não dá!
    Agostinho

João Paulo

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta quinta-feira (14) aponta liderança da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, com 52,3%. O tucano José Serra, por sua vez, registra 47,7% da preferência do eleitorado considerando os votos válidos. Na pesquisa estimulada, quando são medidos os votos totais, a pesquisa registra, no entanto, empate técnico entre os dois presidenciáveis, com Dilma computando 46,8% e Serra, 42,7%. Nesta situação, votos brancos e nulos chegam a 4,0%. Eleitores indecisos atingem o patamar de 6,6%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

    Agostinho

    Na prática está tudo empatado. Nós temos o Lula (cadê ele?).
    Eles tem o PIG e a máquina nazista de emails.
    E nós, de novo, temos nossas camisas, para por adesivo da Dilma, e nossos emails para pedir voto para ela!
    Agostinho

Aurelio

Vai faltar dinheiro pro Serra no final da Campanha:
vejam http://aureliojornalismo.blogspot.com/2010/10/psd

cesar

Não é porque em 2006 aconteceu algo semelhante que vai acontecer agora, não é ?
Não me recordo agora, mas logo na segunda pesquisa do DF o Lula tinha livrado mais de 4pp.
Vamos esperar a próxima semana, na torcida por uma virada dessa tendência ou, pelo menos, para estancar esa queda.

leosilva

bom saiu a pesquisa cnt sensus 52,8 a 47,7 o que mais me entriga é que 3 pesquisas feitas nos mesmos dias dão resultados tão diferentes. tem algo estrannho aiiii

    Fefeo

    Estao coerentes… Ibope e sensus foram realizadas de 11 a 13. Vox de 10 a 11.

Observador

Acaba de sair nova pesquisa CNT/Sensus (está no portal Terra) que dá Dilma 46,8%, Serra 42,7% e Indecisos/Brancos/Nulos 10,5%. Em votos válidos 52,3% para Dilma e 47,7% para Serra. Margem de erro 2,2%. É o resultado mais desfavorável para Dilma, mas ainda assim dentro das margens de erro das outras três pesquisas.

Paulo Fernandes

Também ando muito preocupado , não estou vendo campanha na rua , estou entrando no site do pt e cobrando resposta

Lucio

CNT/Sensus: Dilma cai em todas as regiões
Pesquisa CNT/Sensus divulgada há pouco em Brasília mostra que as intenções de votos na candidata Dilma caíram em todas as quatro regiões do país.

Confira a comparação feita entre a pesquisa divulgada no último dia 28 de setembro com a de hoje.

Norte/Centro-Oeste
Dilma tinha 48,9% passou para 40,7%
Serra tinha 38,2% passou para 45,7%

Nordeste
Dilma tinha 66% passou para 60,7%
Serra tinha 24,5% passou para 32,1%

Sudeste
Dilma tinha 52,1% passou para 43,3%
Serra tinha 36% passou para 44,7%

Sul
Dilma tinha 40,7% passou para 36,3%
Serra tinha 45,5% passou para 56%

Se o POVO nao for pra rua, vamos perder.

Caetano

Pesquisas, pesquisas, pesquisas!. Elas só servem para nos atormentar mais ainda, mas vamos lá: se elas estiverem corretas ganharemos a eleição. As balas de prata do tucano se esgotaram (creio eu).. Agora é trabalhar para no mínimo consolidar esses números. Tomando como referência os indecisos de todos os institutos mesmo que eles migrem para o Nosferatu dá para banhar – apertado- mas dá. Em tempo: sou fundador-militante do PT e digo que não adianta esperar pela militância do partido (aquela militância aguerrida hoje está no PSTU, PSOL e outros agrupamentos radicais, torcendo para o Serra ganhar para "acelerar as contradições".) Vamos esperar que os bancários,com grande peso na direção e na "militância" do PT entrem na guerra. Afinal, a greve, que eles iniciaram algns dias antes das eleições, terminou. Fui… prá rua, arranjar uns votos para a Dilma.

Leandro

Muito preocupado…Desesperado…Descrente…Quase jogando a toalha…Assim estou…

Fefeo

Acabou de sair a sensus referendando o ibope de ontem e dando empate tecnico. Muito parecida com o ibope, e realizada assim como o ibope entre 11 e 13.

cesar

E a do CNT Sensus com empate técnico ?
47 a 43, com 2,2 de margem.

Lucio

CNT/Sensus: Dilma tem 52,3% dos votos válidos; Serra, 47,7%
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

Nelle

Ainda repetirei mais uma vez:

1 – Cadê a Regina Duarte e o discurso do medo?

2 – Cadê o flashback do apagão?

3 – Cadê a reprodução detalhada da situação do país que Lula herdou de FHC?

4 – Cadê a cobrança da mídia, enquanto denunciava o caso Erenice, de que há um monte de escândalos envolvendo Serra e o PSDB?

5 – Cadê a cobrança da mídia do reconhecimento de que o caso do sigilo fiscal de tucanos foi utilização eleitoreira de um processo antigo de venda de “cadastros” que atravessou governo após governo desde sempre?

6 – Cadê a explicação didática da privataria?

7 – Cadê a explicação de que querem pôr as garras no pré-sal?

8 – Cadê a explicação de como se concentrou a renda no Brasil?

9 – Cadê a explicação a essa classe média de que ela não faz parte da festa da elite branca dos Jardins e da Barra da Tijuca?

10 – Cadê a denúncia de que os que acusam Lula, seu governo, seu partido e sua candidata de “censores” foram os que jogaram o Brasil em uma ditadura militar de 20 anos?

Tem mais? Muito mais. Tem material para umas dez campanhas eleitorais. Por que o PT não usa? Não sei. Se o PT usar só agora funcionará? Não sei. O que sei? Que não está tudo perdido. Isso eu sei. Aliás, muito pelo contrário. Este governo e o grupo político que o apóia têm muito a mostrar. Mas têm que mostrar quem são seus adversários.

Eu vou lutar. Vou conversar, escrever, pensar, trabalhar sem parar. Farei por meus filhos e netos. Farei pelos meus semelhantes. Todos faremos. Mas não está mais tanto em nossas mãos. Travamos o discurso político durante anos e não recebemos o menor apoio. Poderiam ter ouvido o que dizíamos, ao menos.

Agora, porém, o país está dividido. Estamos em cima da hora da eleição, mas o PT também tem, ainda, um tempo ENORME em rede nacional de rádio e tevê. Pode lutar, pode criar fatos políticos poderosos. A parte da sociedade que resiste precisa de armas para lutar. Estamos lutando com estilingues contra um inimigo armado com canhões

Nelle

Do blog da cidadania de Eduardo Guimarães:
Informações privilegiadas me caíram no colo ontem por volta da hora do almoço, mas só consegui postar no fim da tarde. Devido à proximidade da hora em que brotariam as pesquisas, porém, optei por tratar do assunto aqui da forma que me pareceu mais lógica, ou seja, fazendo uma baita crítica à condução da campanha de Dilma e ao próprio PT.

Isso porque, em vez de reagirem no primeiro turno, de travarem o debate político, de dizerem na tevê tudo o que dizíamos nos blogs, ficaram ouvindo marqueteiros dizerem que tinham que apanhar calados. E obedeceram.

Quem cala, consente. A versão do governo Lula poderia ter sido dada pela campanha de Dilma na tevê, mas o PT e certamente o próprio presidente acreditaram que poderiam não responder. A corrente de e-mails difamatórios contra Dilma ganhou força porque as acusações da mídia tucana, do partido da mídia e do candidato dessa mídia não foram respondidas à altura.

E quem do PT cobrou a mídia, no horário nobre da TV, pelo caso Alstom, pelo caso da filha de Serra e da irmã de Daniel Dantas, por exemplo? Quem foi que desprezou todas as vezes em que estes blogs sujos todos suplicaram a Lula e ao PT que travassem o debate político diretamente com a mídia diante da população brasileira?

Por que não vieram a público dizer que não queriam censurar ninguém porcaria nenhuma e que só queriam dar a própria versão dos fatos? Por que, com serenidade, não explicaram ao povo brasileiro, didaticamente, no que consiste a forma de manutenção da desigualdade tupininiquim?

Queriam fazer uma revolução silenciosa contra um inimigo dotado de mega alto-falantes para berrar a sua versão dos fatos nas 24 horas do dia, nos sete dias da semana, nos trinta dias do mês e nos 365 dias do ano – ano após ano do mandato de Lula.

Dilma Rousseff não tem culpa de nada. Superou-se. É uma mulher sincera, corajosa, digna. Já Lula, é um gigante. Um homem como poucas vezes se viu na história da humanidade. Um fenômeno, um mito. Seu nome está gravado para sempre na história. Mas cometeu um erro como cometeram os maiores generais. É humano.

Tudo está perdido? Claro que não. O país está longe de estar com Serra e com a mídia. Está dividido, pendendo para o lado do PT. Ainda. E pode seguir assim, mesmo que por pouco, até a última hora. A esta altura não há mais muitas dúvidas e Serra ainda precisa tirar uma boa diferença para se aproximar de Dilma.

As pesquisas, porém, estão equilibradas. Mostram uma tendência. A mídia não precisa mais arriscar. A onda foi criada. Será suficiente? Bem, sempre se pode usar mais um pouquinho de mídia. Afinal, o PT, Lula e os marqueteiros, mesmo que reajam finalmente contra a utilização da mídia pelos tucanos, irão a reboque dos fatos.

A hora de começar a explicar ao povo brasileiro, didaticamente, no que consiste essa descomunal armação que é José Serra e a sua relação promíscua com a mídia – e de começar, principalmente, a lembrar quem são os que querem voltar ao poder ou a mostrar o que teriam feito durante a crise do ano passado –, é já.

Rafael

Pessoal temos que enfrentar essa campanha sórdida do serra. Façamos o mesmo que eles fazem porém as nossas denúncias são verdadeiras. Vamos se "infiltrar" nos seus blogs e sites. Vamos encher os correios dessas pessoas que repercutem mentiras. Mobilização total na internet. Vamos usar a mesma estratégia que esse pessoal do serra usa. Isso vai acabar com eles. Todo e-maisl que recebo eu respondo e vou em todos sites que esse pessoal do serra está.

romulo matteoni

gente, acho ate a pesquisa ibope melhor pra dilma do que as outras. porque se ela tem 49% dos votos totais, o espaço de manobra pro fascista/projeto-de-ditador é ínfimo.
agora, a militância tem que ir as ruas, criar a onda real, se posicionar nas conversas de bar, na internet, convidar ao voto e entender o porquê do possível voto no fascista. posso dizer que, ao tentar entender, verão, como eu já vi, que não há justificativa positiva a favor dele, só negativas ao lula, à dilma, à classe política.
ato contínuo, tem que fazer entender que não é eleição de não-presidente, não é eliminação de "A Fazenda", mas escolha de alguém pra governar. sendo assim, o voto deve se amparar numa visão de Estado, num projeto pro país e, nesse sentido, ainda não peguei um argumento que justifique o voto no fascista. devemos destacar sua falta de idéias e uma coisa que fala até mesmo às crianças: é feio mentir e é só isso que ele tem feito na campanha, como forma de esconder (a) suas idéias/intenções – por vergonha – ou (b) sua falta de idéias. em um caso ou outro, votar nele seria empurrar o país prum abismo. e isso eu não quero.
temos que fazer valer isso. até a eleição e mesmo depois!

Paulo

O PT cometeu um grande erro ao se juntar com o PMDB de Calheiros, Sarney e assemelhados. A vice deveria ser do PSB (Ciro) ou do PC do B, nosso aliado tradicional. Ao contrário, enquadramos o Ciro e rifamos o PC do B para a famiglia Sarney no Maranhão, tudo isso pelos minutos da TV no primeiro turno. Agora o tempo de TV é igual, ou seja, qual a contribuição do PMDB no segundo turno? O PMDB não tem militância, apenas caciques regionais altamente fisiológicos. O PMDB do RS está indo para o Serra, o PMDB de SP sempre esteve com Alckmin, o PMDB do PE está com Serra desde o início, o PMDB da BA (Geddel) está fazendo corpo mole, o PMDB de MG (sim, de Minas) está negociando com o Aécio, e por aí vai. Se o PT ainda quer ganhar essa eleição não basta chamar o Ciro (tem muito material gravado dele destilando veneno contra o PT). Tem que recompor um arco de alianças que contemple a esquerda histórica, hoje abrigada no PSTU, PSOL. Isso significa, por exemplo, se comprometer com a taxação das gandes fortunas, coisa em que o Lula teve medo de mexer.

marcos de desterro

Todas as pesquisas apontam uma solidificação dos números. Dilma próxima de 50% dos votos e Serra tendendo a 40%. (Claro que o Ibope e o Datafalha jogam com a margens de erro favoráveis ao Serra. A diferença deve estar em torno de 9 a 10% pró Dilma.Vivo em um feudo do Serra – Santa Catarina -, onde está muito difícil. Aqui a coalização praticamente inexiste. Onde está o PT catarinense?A meta do governador eleito é conseguir diferença de um milhão de votos pró Serra. Não tá fácil fezer campanha muito abertamente a favor da Dilma, pois os Serristas andam com os nervos a flor da pele . Há um certa histéria anti-pobre,. anti-nordestino… anti-mulher "moderna", independente, autônoma. Muitos apoiadores da Dilma não colocam plásticos nos carros por mêdo de que seus carros sejam lapidados. Mas já deu para perceber que as pessoas estão começando a refletir. As mulheres, por exemplo começam a descolar da campanha Serra. O corte de cabelo estilo Dilma começa a aparecer nas ruas. Seria talvez o refluxo da maré religiosa-difamatória que o levou ao segundo turno e o início da derrota do aitolá.

Denis

Tenho uma grande preocupação com estas pesquisas. No primeiro turno, dos 4 institutos, o que chegou mais perto foi o "imparcial" Datafolha, prevendo um crescimento Serra/Marina e consequente segundo turno.

Nas nossas "confiáveis" urnas eletrônicas, o Serra teve um desempenho bem acima do esperado. Parece até que a pesquisa estava asfaltando o terreno para o que viria.

Agora as pesquisas apontam para uma aproximação do Serra, diminuindo a diferença do primeiro turno. É como se a Dilma tivesse perdido votos ou todos os eleitores de marina migrassem para o Serra.

A repetir o que aconteceu no primeiro turno, não me espantarei se nossas "honestas" urnas derem a vitória ao Serra. O terreno já está sendo novamente asfaltado.

Fernando Souza Jr.

Muito sinceramente: não acho que as pesquisas foram ruins para a Dilma. Nem há motivo para desespero. Precisamos colocar na balança algumas coisas:
1) Dilma enfrentou uma erosão muito séria em sua votação, que custou o segundo turno;
2) Ela está submetida à campanha eleitoral mais baixa e sórdida das últimas décadas;
3) O eleitorado de Marina é majoritariamente conservador; aqui em SP, podem ter certeza: 70% dos votos dela vão para Serra;
4) O PT errou demais na campanha até agora; Palocci e Cardozo são dois fanafarrões;
5) A campanha da mídia, sobretudo Jornal Nacional, é avassaladora a favor de Serra (os que assisitem ao Jornal Nacional não sabem quem é Paulo Preto, por exemplo)
6) Dilma não é Lula: não tem seu carisma, não tem o apelo fácil do metalúrgico nordestino, não tem experiência eleitoral.

Com tudo isso, com toda essa avalanche contra sua candidatura, com o massacre incessante a que é submetida, Dilma tem consolidados 53% dos votos válidos, na pesquisa que lhe é mais desfavorável (Ibope). Ela chega a 54 ou 55% no Datafolha e no Vox. Na mesma pesquisa do Ibope, apenas 3% se dizem indecisos. É muito difícil que ela enfrente uma erosão tão forte quanto a que ocorreu no final de setembro. Esses 53% são fiéis a Lula, são o piso de Dilma. Reparem também que ninguém fala da rejeição ao Serra, que bate nos 42%, historicamente.
Outra coisa: segundo o datafolha, 75% dos eleitores de Marina já se decidiram sobre em quem votar no segundo turno. Ou seja, a opinião dela, Marina, pode mudar pouca coisa neste cenário. E ainda que todos os 25% restantes escolhessem Serra (cerca de 4 milhões de votos), ainda sim Dilma ganharia apertado, mas ganharia.
E tem mais: a politização da camapnha começou apenas no último debate. E ela favorece Dilma, pois ainda falta trazer à tona algumas coisinhas a respeito de José Serra como, por exemplo, o fato dele ter votado contra o direito dos trabalhadores na constituinte, ou a privatização que ele comandou no Brasil e em SP, ou bater mais fortemente no preço extorsivo dos pedágios em SP, ou lembrar os péssimos salários de policiais, delegados, professores e funcionários públicos em geral no governo de SP. Falta mostrar ao público o que a esposa dele pensa sobre o bolsa-família. A politização não serve ao Serra, por isso ele foca a eleição na questão dos "valores", da "fé", e por aí vai.
Por último, mas não menos importante: Lula ainda não entrou para valer no segundo turno.
Por isso tudo, mesmo com as pesquisas mostrando uma diferença não muito grande (mas também não tão espremida como gostam de propagar os tucanos), estou muito confiante.

    Paula

    Fernando, que legal ter pessoas tão esclarecidas a favor de Dilma, mas mais do que isto, vejo que mesmo fazendo minha campanha pela net, enviando emails a favor de Dilma, ainda é muito pouco. Não sei é só uma pergunta. Por que você não entra em contato com a assessoria de Dilma e não dá estas dicas para o próximo debate? Ou coloca de alguma forma estas informações na mídia. As pessoas muitas estão iludidos com o Serra, ate pessoas que se dizem muito esclarecidas. Eu tb estou confiante que Dilma ganhe, mas mais do que isto precisamos desmascara o Serra. Tirar a masca do DEM.
    Muitos obrigada pelos seus esclarecimentos edificantes.

    ROGER – BELO HTE

    Muito boa sua análise, Fernando

    claudia jacinto

    Eu também compartilho dessa opinião, e, principalmente, sobre a politização que o tucano evita atodo custo debater. Eacho que nosso querido Presidente LULA deve acentuar mais sua fala nesse segundo turno. Pois contra os benefícios do seu governo tucano nenhum terá argumentos contrários.

Rafael

O Vox pela metodogia considero muito mais confiável. Para mim quem mais errou foi o ibope que pelo boca de urna dava Dilma com 51%. Considero o ibope menos confiavel pirncipalmente peals declarações Carlos Montenegro. Vox, Marcos Coimbra já mostrou que é uma pessoa honesta e séria. O tracking da Vox já mostra Dilma em queda e possibilidade real de segundo turno. O mais importante dessas pesquisas é que mostrou que serra chegou ao limite. Agora com essas denuncias Paulo Preto serra vai cair nas pesquisas. O PT tem desmascarar o serra. Ou o retocesso vai ser terrível. Pré-sal com certeza vai ser privatizado. Petrobras em pouco tempo vai rumo ao esquartejamento. Somente o povo pode mudar isso.

João Ferreira

Depois de ver o resultado do Ibope, fiquei um pouco preocupado(lendo os comentários aqui, melhorei), também entendo que no 1º turno a Dilma não se elegeu pelo salto alto.
É imperativo tomar as ruas. Voces da campanha ouviram? É IMPERATIVO TOMAR AS RUAS. BOTAR O BLOCO NA RUA
Li alguns comentários e entendo que a situação é mais complicada para a oposição que cresceu entre os indecisos e não tem como crescer muito mais, em condições normais mas vivemos um período de trevas e a bala de prata virá, com certeza. Tem as urnas, devemos tomar cuidado para que a diferença não seja pequena assim dá margem para a fraude.
A Dilma deve obrigatoriamente no próximo debate ter a mesma postura. Tenho absoluta certeza que o outro candidato com a insegurança crônica dele, irá fraquejar mais uma vez e com uma propaganda colando, mostrando de onde vem o candidato nossa margem aumentará.

Colar também a seguinte imagem.

A Filha do candidato é sócia da irmã do Daniel Dantas. Se o coisa se eleger quem governa será o banqueiro condenado

Carlos

( Parte 1 / 2 )

Alô, alô, Marina!

Deputados de Santa Catarina aprovam polêmico código ambiental (*)

Apesar dos alertas de ambientalistas, da procuradora Analúcia Hartmann e mesmo da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva sobre as falhas e inconstitucionalidades, a Assembléia votou a favor do texto sob aplausos de milhares de agricultores.
(…)
A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) acusa o governador Luis Henrique da Silveira e alguns parlamentares catarinense de estarem fazendo lobby a favor da especulação imobiliária e de médios e grandes produtores rurais, principalmente aqueles que têm passivos ambientais, que querem desmantelar a legislação que protege as APPs e as Reservas Legais, para ampliar as ocupações em áreas de risco.
(…)
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, a senadora Marina Silva, ex-ministra do meio Ambiente, alerta que o Código “retira competências e responsabilidades dos órgãos estaduais na proteção ambiental, reduz áreas protegidas e atenta contra a Constituição e a legislação federal, numa verdadeira desobediência civil às avessas, em nome de um pretenso desenvolvimento”.
(…)

    Carlos

    ( Parte 2 / 2 )

    Alô, alô Marina Silva 2010!

    Ante os desastres ambientais em 2008 e os fatos na assembléia legislativa de SC em 2009, Marina Silva a) apoiará Dilma, b) ficará em cima do muro ou c) apoiará o “ecologista” Serra,(**) apoiado por Luís Henrique da Silveira – e por Colombo, governador eleito de SC pelo DEM, o mesmo partido do Índio da Costa, vice do Serra?

    Fala aí, Marina!

    E o que o pessoal do http://www.scsustentável.ufsc.br e do http://www.comiteitajai.org.br tem a dizer?

    (*) Por Paula Scheidt, do CarbonoBrasil (02.04.2009, 12h04)
    (**) “b” e “c”, você sabe, Marina, são a mesma coisa.

Alexandre

A Dilma que se cuide!! Se não houver uma resposta dura da sua campanha, o Serra será eleito. Faltando menos de 20 dias para a eleição, esta margem, de 6%, a 8%, pode perfeitamente ser virada em favor do tucano. A conferir.

    Rafael

    Ficar com esse discurso não resolve.

    Alexandre

    Concordo com você! Por isso, disse que a resposta da campanha tem de ser dura, falando olho no olho, contra o festival de preconceitos que estão sendo disseminados contra ela e, aproveitando, descontruir, uma a uma, as promessas do Serra e a sua biografia. Não tem outro jeito!

O_Brasileiro

Em 2006, as pesquisas do 2º turno mostravam resultados muito parecidos no início.
Na reta final, Lula cresceu muito e venceu com folga!

Darcy Brasil

Pedro Ayeres,Helena,NÓS somos os militantes que não estão nas ruas.O correto é fazer o que o PCdoB acabou de deliberar,ou seja,"estado de mobilização permanete" , até o dia 31, de todo o partido,desde os seus órgãos dirigentes passando pelos candidatos eleitos e não eleitos e chegando aos militantes,procurando ainda sensibiilizar e convocar todos os seus filiados .No inicio do ano,portanto muito antes de começar as eleições,sugeri que usássemos a Internet para nos organizarmos virtualmente,formando imediatamente comunidades de relacionamento,por bairro, constituídas por militantes de todos os partidos que integram a coligação de Dilma( e não apenas por militantes do PT) ,com base em conviites encaminhados por cada partido aos seus respectivos filiados e militantes.Desse modo,além de podermos trocar idéias e avaliações sobre a campanha,contaríamos com um fórun ágil para determinarmos e executarmos ações conjuntas ,de campanha de rua nos locais em que moramos.Ocorre que parece que o comitê de campanha de Dilma e,sobretudo, os deputados Palocci e José Eduardo Cardoso( os quais venho também criticando lá no sítio do PT,sem sucesso,há mais de 40 dias,não vendo sequer as críticas publicadas,pela visão economicista,burocrática e despolitizada da campanha) superestimou a campnha de televisão e a blogosfera,subestimando,por sua vez, as baixarias dos adversários, rebaixando o papel da militância,deixando-a confinada na blogosfera, ao invés de usar esse espaço virtual para organizar e mobilizar as militâncias de todos os partidos da base,orienatando-as a irem para as ruas.Tanto à Palocci,que conta com uma coluna no jornal "O Globo", quanto à Jose Eduardo Cardoso,que dizem que sonha com uma indicação para o STF, falta a compreensão de que partidos de esquerda se explicam pela força de seus militantes aos quais os seus dirigentes e parlamentares deveriam sempre se referenciar, e não pela retórica ou eloquência de seus deputados,muitos dos quais jamais conheceram a cotidianidade da militância na base.

    Mitsue Morissawa

    Pensando bem, sabe que você tem razão? Militante, hoje, não existe para o PT.

Claudio

Azenha,

Quem está complicando essas eleições é o humans rigths International.

Lula ao colocar seu capital político a serviço de uma agenda international de "direitos humanos" se esbarrou num movimento crescente de critianização que no Brasil vai tomando cada vez mais força como se percebe.

Talvez com esperança de se conseguir uma cadeira importante na ONU, talvez a Secretária Geral Lula não percebeu em que vespeiro estava se metendo.

A agenda dos direitos humanos internacional é uma afronta ao pensamento cristão.

Pode ser que tenha havido oportunismo de algumas lideranças evangélicas mas o fato do PT ter defendido essas bandeiras é inegável.

Realmente ainda acredito na vitória de Dilma que necessariamente passa por um recuo mais contundente das suas posições feministas quanto ao aborto e ao casamento gay.

Basta ver a posição de Dilma no Pará onde tem o número muito grande de evangélico por lá, a Dilma está atrás nas pesquisas.

Azenha, que Jesus nos salve de um possível governo tucano assim como está salvando as crianças em fecundação.

Observador

Os resultados das pesquisas Datafolha, Vox e Ibope estão muito próximos

DatafolhaVoxIbope
Dilma484849
Serra414043
I/B/N 11128

Já não há muito espaço para Serra crescer entre os indecisos. No caso do Ibope, seria necessário que todos os indecisos/brancos/nulos migrassem para Serra para que este alcançasse Dilma

A maior parte dos eleitores de Marina já fez opção sendo cerca de 2/3 para Serra e 1/3 para Dilma. Se Dilma mantiver os seus índices, como parece estar mantendo há mais de uma semana, e a abstenção no Nordeste não for muito grande deve ganhar. A probabilidade maior de vitória ainda é de Dilma.

    Carlos

    "A maior parte dos eleitores de Marina já fez opção sendo cerca de 2/3 para Serra e 1/3 para Dilma."
    Donde tal estimativa?

    Observador

    No primeiro turno o resultado em votos válidos foi Dilma 47%, Serra 33% e Marina 20%. Fazendo a média das pesquisas Datafolha, Vox e Ibope teríamos hoje em votos válidos Dilma com 53,9% e Serra com 46,1%. Assim, teria havido, em relação ao primeiro turno, aumento de 6,9 pontos percentuais para Dilma e 13,1 pp para Serra, o que representa cerca de 1/3 e 2/3 dos votos de Marina. O cálculo é aproximado, mas razoável, considerando que é baixo o número de indecisos

    Silvio

    Não acredito em esse resultado da pesquisa. Dilma se mantém nos mesmos números e Serra tem um crescimento feroz.Alguma coisa não está certa.

    Rita

    Eu acho bastante estranho 70% dos votos de marina irempara serra.Conheço algumas pessoasque votaram nela e NENHUMA vai votar no serra, ou vão anular ou vão de Dilma, pelomenos aqui no nordeste.

Marco A. Carlotto

Sem desespero, o Ibobe está "operando" no percentual de indecisos, para diminuir o percentual de votos válidos da Dilma. Somando-se os indecisos aos que anularão ou votarão em branco, o Ibope atinge 92%, enquanto Datafolha e Vox 89% e 88%, respectivamente. Aí está a diferença, que diminui os votos válidos da Dilma. Reparem que no Ibope os indecisos somam somente 3%, enquanto no Datafolha e Vox 7% e 6%, respectivamente. Ora, será que em dois ou três dias milhões de eleitores decidiram seus votos? Agora, está preocupante mesmo, acho que o Presidente Lula deveria se licenciar para engajar-se na campanha, aproveitando sua enorme popularidade.

eli

Recebi este email. Uma sátira para que todos pensem bem no seu voto. Trabalhadores do meu Brasil Varonil – reflitam:

Desculpem amigos. “Cansei…Basta”!
Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte.
Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia.
Cansei de ir em Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares.
O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega…
Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de juro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada. ” É uma vergonha! “, como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro.
Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz.
Vergonha, vergonha, vergonha…
Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys.
Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou “empreendedor” no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo, SBT, Band, RedeTV, CNT, Fôlha SP, Estadão, etc.). A coitada da “Veja” passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco. É o fim do mundo.
Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito… Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça.
Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula…
Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim…
Vou votar no Serra. Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseria politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco… Quem pode, pode, quem não pode, se sacode. Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça? Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior.
Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no SERRA. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido. “Quero minha felicidade de volta.” Estou com muito MEDO. Chega! Assim está DILMAIS.

Obs.: Eles querem que vocês retrocedam.

    Mitsue Morissawa

    Taí uma boa análise. Lembrei-me de uma viagem que fiz ao Chile, em 1973, meses antes da queda do Allende. Estava indo de carro e, já bem no meio dos Andes, eu e o meu amigo vimos uma fila de ônibus montados no Brasil a caminho. Santiago tinha sérios problemas de transporte coletivo, e o Allende tava resolvendo. Chegando lá, pra nossa surpresa, encontramos filas pra comprar´pão, carne e até mesmo cigarros! O que nos disseram alguns enfurecidos cidadãos da classe média foi que agora "todo mundo" podia comprar (imagine!).
    Poucos meses depois, veio o golpe e o mar de sangue que manchou Santiago para sempre.
    Mitsue

Roberto

MEUS AMIGOS, ACORDEM!!! Essa pesquisa não é o ideal, mas mostra uma coisa bastante importante, se considerarmos a última pesquisa DATAFOLHA e desprezarmos a margem de erro. DILMA teria parado de cair – subiu um ponto – e parte dos eleitores indecisos teria migrado para ela. A TÁTICA DA CAMPANHA ESTÁ DANDO CERTO! MOSTRAR À POPULAÇÃO O VERDADEIRO SERRA! Da nossa parte, façamo o corpo-a-corpo com os eleitores perguntando: Lembra de sua vida há oito anos atrás? As coisas melhoraram? Esse país tem dignidade? Vamos também usar as mensagens eletrônicas enviando bons textos, ao contrário do lixo que temos recebido…

Roberto Rossi

Não podemos nos entregar.
O PT está dormindo.
Quem vai acordar é a velha militância
E é o unico jeito
Roberto Rossi
Fundador do PT em Vacaria-RS
Desfiliado

GustavoEgito

Vou passar um tempão sem querer ouvir (me enganar?) com aquela p**** de tracking!

Regina

Pro Serra ganhar essa eleição ele tem que tirar votos de Dilma, se não tirar ele não ganha. Ela não perdeu desde a eleição, com toda essa campanha contra. Todas as pesquisa ela tem 48 e 49%.

    Alexandre Campbell

    Concordo plenamente, Regina. Serra pode até conquistar a maior parte dos votos dados a Marina no 1º turno, mas se não tirar votos de Dilma não vence a eleição. E as primeiras pesquisas mostraram que, sim, ele herda mais votos da Marina, mas por outro lado não há qualquer comprovação de que Dilma esteja em queda.

Bonifa

O Montenegro teve uma recaída serrista. Na pressão, repetiu o Datafolha. Observações quanto os programas: Um bom marqueteiro pode vender gato por lebre. Mas o excelente marqueteiro do Serra tem abusado da mentira, da invencionice, e se aproxima perigosamente do ridículo. Por ele, Serra está distribuindo GRÁTIS apartamentos de cobertura luxuosos para o povão. Ele (o marqueteiro) também fez um levantamento de antigas piadas que fizeram sucesso em campanhas do passado, e está repetindo abundantemente. Pandeiro antes-depois, etc. Quanto à Dilma, creio que os enquadramentos frontais de sua fala devem ser mais estudados, passando uma alegria calma, natural e profunda.

Helena

CADÊ O PT? Cadê a Campanha? Não vejo nada acontecendo em lugar nenhum do Brasil? Essa angústia é só minha?

    Cristina

    Estou pensando igual a vc……acho que o pessoal(militânia) deu uma desanimada….. só estão nas teclas dos pcs….vamos lá minha gente vamos trabalhar para Dilma presidente…..
    Avante companheiros…..

Darcy Brasil

O comentário do Paulo é bastante interessante.Se lermos com atenção,perceberemos que há nele uma grande substimação de nossas inteligências."Paulo" é,sem dúvida ,um Troll."Quem observa as ruas e não as pesquisas"."A situação está se complicando!"."Só falta a rataiada!".O único rato por aqui é você,Troll! Aliás,uma das características destes "trollglotditas",são as frase curtas e a busca em desestabilizar o ânimo militante,que eles sabem que será decisisvo nessa campanha.Leiam e releiam o comentário do Paulo.É um bom exercício para se compreeender como atuam os "Trolls".!

    Paulo

    Prezada Dona Darcy,
    O PT cometeu um grande erro ao se juntar com o PMDB de Calheiros, Sarney e assemelhados. A vice deveria ser do PSB (Ciro) ou do PC do B, nosso aliado tradicional. Ao contrário, enquadramos o Ciro e rifamos o PC do B para a famiglia Sarney no Maranhão, tudo isso pelos minutos da TV no primeiro turno. Agora o tempo de TV é igual, ou seja, qual a contribuição do PMDB no segundo turno? O PMDB não tem militância, apenas caciques regionais altamente fisiológicos. O PMDB do RS está indo para o Serra, o PMDB de SP sempre esteve com Alckmin, o PMDB do PE está com Serra desde o início, o PMDB da BA (Geddel) está fazendo corpo mole, o PMDB de MG (sim, de Minas) está negociando com o Aécio, e por aí vai. Se o PT ainda quer ganhar essa eleição não basta chamar o Ciro (tem muito material gravado dele destilando veneno contra o PT). Tem que recompor um arco de alianças que contemple a esquerda histórica, hoje abrigada no PSTU, PSOL. Isso significa, por exemplo, se comprometer com a taxação das gandes fortunas, coisa em que o Lula teve medo de mexer.

eduardo sanches

Azenha,

vc precisa demonstrar a Marina que ela vai ficar no ostracismo se o Serra vencer. Dia 1º de Novembro a mídia vai enterrá-la. Nunca mais ouviremos falar em Marina Silva. Ela está pensando que está pavimentando o caminho pra 2014, mas se ele vencer ela vai acabar como a HH – vereadora. E olhe lá, porque no Acre ela perdeu também. Demonstre isso, pois precisamos fazê-la entender que nós já estamos enxergando isso. Na verdade ela já sabe, só que tem um monte de papagaio de pirata enchendo a bola dela pra ela manter a linha que adotou até aqui.

Precisamos chamá-la à responsabilidade de não devolver o país aos abutres.

Conto com você.

Grande abraço e até dia 18, no Teatro Casa Grande.

    Fernando Souza Jr.

    A Marina já caminha para o ostracismo. A chance dela é cavar uma vaguinha num governo Dilma, porque no governo Serra ela sabe que a chance é nenhuma. Serra tem o voto majoritário dos ruralistas, do agronegócio, da elite conservadora. Na remota hipótese de ser eleito, ele já começará nas cordas, com o país dividido ao meio, com Lula na oposição e com um congresso a princípio hostil e majoritariamente de oposição, tendo que pagar uma fatura altíssima ao PMDB se quiser governar. Onde cabe a Marina num governo desses?
    Se a Marina ficar neutra, aí ela vai sumir mesmo, ainda mais num provável governo Dilma. Marina ficará sem mandato parlamentar, atrelada a um partido fraco, sendo originária de um estado sem qualquer peso na política nacional. O que ela vai fazer em 2012? Candidatar-se a prefeita de Rio Branco? Com o risco de perder?
    E tem mais: sinto que os eleitores dela já estão decididos, não falei com ninguém que tenha votado nela que já não tenha decidido seu voto. As campanhas de Serra e Dilma parecem que já se tocaram disso. Ela demorou para se posicionar, ficou comemorando o terceiro lugar, perdida na bajulação da mídia, essa é a verdade.

marta

Oi Marcello Mantovanni
Sou do sul. Adorei teu desabafo. Diz tudo que o povo precisa saber. Vou copiar (creio que não te importas) para enviar aos amigos. Colocarei:" Desabafo de um paulista" por minha conta. Na verdade penso que é isso aí mesmo. Quem sabe mais gente faz isso?

·

@sergiobio

Eu, hein? A Dilma tá na frente, acima da margem de erro, em todas as pesquisas e tá todo mundo falando como se estivesse perto de perder as eleições?

Acho que nós ficamos mal-acostumados com as surras do Lula. Na minha opinião, tanto a Dilma quanto o Serra chegaram no teto. O Serra não vai crescer mais, nem a Dilma. O negócio agora é só não cair. É estar preparado para as "balas de prata".

Eu sou otimista. Acho que a Dilma vai ganhar com uma pequena folga ainda.

Flávio Luiz Sartori

O IBOPE é que diz que a audiência do debate foi de 4% a 6%, na entrevista que é uma amostragem do Voxpopuli, 22% disseram que assistiram o debate.
O IBOPE até tem capacidade técnica para fazer uma pesquisa certa, mas o IBOPE depende da Globo esta amarrado na Globo e vai arranjar como sempre fez quantas pesquisas a Globo precisar para manipular o que for preciso.
Gente, o Voxpopuli esta certo, no primeiro momento dos 19% de votos da Marina cerca de 12 foram para o Serra, se a Dilma teve quase 47% dos votos válidos e hoje no Voxpopuli esta com 54% recbeu o s outros 7 pontos da Marina, os 12% que somam indecisos e brancos e nulos, são na realidade a projeção dos brancos e nulos e as abstenções.

O Montenegro nessas horas apenas faz um "agá" com a Globo e a elite e sobe o Serra uns dois pontos na margem de erro para ajudar a Globo fazer a chacrinha dela, depois quando o resultado aparecer no dia 31 de outubro o Montenegro não poderá ser cobrado por nã ter tentado nada.

Pedro Ayres

A hora é de todos nós, principalmente dos partidos que se aliaram para eleger Dilma. Cada partido, como o PDT, PSB, PC do B, por exemplo, deveria estar exigindo de todos os seus candidatos a deputado estadual ou federal que voltem à campanha. Que a realizem do mesmo modo e ênfase que teriam se fossem candidatos a cargos majoritários, em que cada rua, vila, bairro, cidade, distrito, município e região é um reduto a ser conquistado. Que se voltem às práticas dos comícios, pois, só assim conseguiremos falar diretamente com o povo, sem a pasteurizada telinha das TVs.
E nós, simples,mortais, teremos que nos imbuir do mesmo propósito, pois, é o destino do Brasil que está sendo ameaçado.
Não podemos esquecer que o nosso inimigo é poderoso, rico, sem nenhum tipo de escrúpulo moral e que tudo faz e fará para não permitir que o Brasil seja soberano, independente e forte.
Temos que ir à luta, com muita vontade e garra. A garra de quem sabe que vai, pode e deve vencer!

Miguel Filho

Sou Pernambucano e não vejo militância nenhuma do PT nas ruas, ganharam as eleições e tá tudo bem, não vejo nada do PT, fico ( como se diz aqui ) abestalhado, até no final da propaganda do IDIOTA do Serra aparece o outro Dominguinhos pedindo volto para Serra aqui em Pernambuco , é brincadeira, ele sempre foi de direita , sempre foi do DEM, e ninguém faz nada, ora será que em Pernambuco existe algum artísta que apoie Dilma, se tem, coloca na tv como Eduardo fez . Se continuar assim , fica difícil . E PT NADA. ACORDA PT.

    GustavoEgito

    É verdade!

    Sou de Sirinhaém/PE, perto de Porto de Galinhas.

    Quero um adesivo de carro, daquele grande, perfurado, do vidro traseiro, mas, cadê? Onde acho? Dilma nem tem comitê aqui em Pernambuco!

    Que absurdo!

Gilson

Não podemos esperar nada na marina traira, ela vai se declarar neutra e seu partido vai apoiar o serra. Depois o serra vai dizer que recebeu o apoio de todo o pv incluindo a traira.
Se a traira aceitar essa situação vai se queimar com todos os militantes de esquerda, será odiada, deverá voltar para a sua terra e se candidatar a vereadora como fez a traira heloisa helena.
Ela tem que perceber que está sendo usada pela extrema direita brasileira, será que o Leonardo Boff nunca a procurou para explicar o que está acontecendo ou o poder subiu completamente na sua cabeça?

Marcos Antonio

Isso aí gente, não vamos desanimar. A gente só pode lamentar se deixou de fazer alguma coisa pró Dilma no segundo turno. A história somos nós quem construímos. Dilma Presidente 2010.

ruypenalva

O quadro mostra que o eleitor de Marina já migrou preferencialmente, como era de se esperar, para Serra e que Marina não tem mais nem voz nem voto sobre esse eleitor. Ela anda fazendo charme, se achando, mais não tem poder sobre seu eleitor. Existe um certo percentual de indecisos, 6% no Vox-IG, mas metade deles deve anular o voto, não comparecer ou migrar igualmente entre os candidatos no pior das hipóteses. Dilma está bem, mas não pode descer dessa faixa estreita de conforto. Se vis pascem para bellum, não se pode esquecer isso quando se luta com o Tinhoso.

sergio

Vamos derrotar o aiatolá fundamentalista.

marcello mantovanni

O que eu tenho brigado para conquistar votos para Dilma…
Estava desanimado e até dormindo mal pq desde que comecei a frequentar os "blogs sujos" percebi o quanto nossa democracia é frágil e qt o povo é manipulado….
Interessante, os mais "escolarizados" são os mais preconceituosos e qd falo que voto na Dilma vem com aquela conversa besta: "Vc que é um cara inteligente… votando na Dilma"….tenho sido um leão, e espero que a companheira vá pra cima do Serra como no último debate…corremos não só o risco de retrocedermos, mas de perdermos a riqueza do pré-sal….
quero reproduzir aqui um desabafo de uma internauta em outro blog:
Sinceramente, não sei porque a equipe de apoio da Dilma não levanta dados do governo de são paulo, para mostrar a degradação desse que já foi a “locomotiva do país” (como se alguém com menos de 20 anos saiba o que é uma, salvo se viu algum filme do gênero)…..
A segurança pública é uma piada o episódio do PCC foi esquecido… mas tenho certeza de que mais cedo ou mais tarde eles virão a tona novamente… em nenhum país do mundo um bando de criminosos conseguiu parar uma cidade, qt mais a cidade de são paulo…
o Serra disse que diminiu a criminalidade, só se for nas ilhas canárias… as pessoas desistem de prestar queixa…
e quem não lembra do petreluzzi, secretário acusado de maquiar estatísticas…
E a polícia? esqueceram da greve em 2008 ?? polícia civil atacando militar? http://10.33.192.100:15871/cgi-bin/blockpage.cgi?…
Outra coisa: e a questão dos pedágios que encarece produtos serviços no Brasil inteiro (afinal tem que passar pelo estado de são paulo)… pelo preço que cobram as estradas deveriam ser de ouro (igual ao de alice no país da maravilhas)…. Serra é o espatalho.
E a marginal? gastou-se uma fortuna pra quê? pra ser vitrine pro Brasil???? por que não mostram essas mentiras em rede nacional???
Por falar em marginal tietê, e a marginal pinheiros?? esgoto a céu aberto que ao invés de despoluirem (essa é a bandeira verde do serra?) costroem uma ponte de gosto duvidoso em cima…. chega a ser ridículo assistir ao Bom dia Brasil,com aquele cenário ao fundo, uma fonte em cima do esgoto…..
Por falar em ponte e a maquete que o Serra inaugurou??? http://www.midiaindependente.org/pt/red/2010/03/4
E a educação que é um fracasso no Estado, a saúde…. lembre-se moradores de outros estados o PSDB ESTÁ HÁ 16 ANOS NO GOVERNO DE SÃO PAULO!!!
E o metrô que está em colapso e o cara de pau do Serra dizendo que vai construir 400km de metrô???? pq não mostram o caos aqui, pq, pq!!!
E o achatamento dos salários dos funcionários públicos?
E a fuga de indústrias do estado?
A desertificação verde do estado com a monocultura da cana de açucar??
As drogas, o crack??? isso não existia há algum tempo…. agora se fala com naturalidade em Cracolândia??? gostaria de organizar um mutirão para encaminhar essas pessoas para a “República de Pinheiros” (ou mundo mágico de OZ), para que a elite veja o mundo real…..
Mais.
Essa questão do aborto é um absurdo nem vale a pena comentar….
Se pudesse pularia do pescoço desse Serra…..
Falando todos aqueles absurdos da Dilma que felizmente deu o troco no “Mil Caras”.. e pensar que esse sujeito assinou um termo no cartório dizendo que cumpriria os 4 anos de mandato da prefeitura de são paulo… ninguém fala isso??? do Zé sem Palavra…
Quem garante que esse cidadão eleito não vai deixar o cargo pro Indio da Costa????? (já deixou, ministério, prefeitura, governo….)
Desculpem o desabafo…. mas precisava falar um pouco do que acontece aqui em SP pro Brasil ver…
Dilma 13 em 31.

    LAGUERRE

    Entendo Marcello. Muitas vezes me sinto assim também. Não vejo militancia nas ruas e parece tudo sem saida. Faz parte do processo esse desânimo passageiro. Eu devo ser bem mais velho que voce e me lembro a impolgação na primeira vitória do LULA. Percebo que os mais jovens estão quase catatônicos, sem raça, sem pegada, esperando a coisa acontecer. Parte é culpa deles, mas boa parte acho que é desses idiotas que colocaram pra tocar a campanha. O que eu tenho dito é que a DILMA vai se eleger apesar desses inoperantes (dutra, palocci, cardozo). Mas tenho conseguido uns votos pra DILMA: converso, explico, peço pra pensar melhor, mostro o que está em jogo e sobretudo informo quem é o serra e a que veio.
    ânimo, rapaz. Vamos à luta.

Paulo

Quem observa as ruas, não as pesquisas, percebe que a situação está se complicando. Só falta a rataiada (bando de salteadores, segundo o Ciro) do PMDB pular do barco.

    Jorge Araújo

    Paulo, agora a eleição polarizou de verdade. É por isso que nossa militância se torna imprescidivel e se mostra um claro diferencial entre a candidatura da nossa futura Presidente e do outro lá que não citarei o nome. A militância deles é clandestina e paga, enquanto a nossa é ideológica. É importante que todos nós vistemos a camisa de verdade. Coloquemos os adesivos nos nossos carros e de parentes. É preciso dar mais visibilidade à campanha. Agora, com um horário eleitoral menor e dois ou quatro candidatos, sem um monte de candidatos a Deputado e Senador, a coisa fica meio que dividada mesmo e se há segundo turno para Governandor ainda tem os apoio Regionais. Sem esmorecer, ok? Vamos em frente até a Vitoria de Dilma Presidente! Abraços

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Agora, depois do erro do Vox Populi, que nem foi tao forte assim, pois o Vox Populi ja indicava queda da Dilma, os outros institutos viraram "oraculos".Ora, este Ibope esta muito estranho.Eles continuam a querer manipular a eleicao!Vamos acalmar um pouco, poxa, estamos na frente e ainda achando que vamos perder.Temos o Lula, um governo bem aprovado, vamos la gente.

Juliana

Eu acho que a campanha da Dilma tinha que bater nesta estoria do Paulo Preto. Colocar no horario da TV que o Serra num dia disse uma coisa no outro mudou. Colocar ele como sendo 2 serras. Tem que aproveitar este ponto fraco deles!
Dilma nao é Lula, se ficar só no paz e amor igual Lula fez pra se reeleger, vai perder!!! Eu espero que nao perca, alias estou desesperada de ver como esta eleiçao esta baixaria!

Gerson

Já ouviram falar na frase ?:

"Pé em deus e fé na tábua"

Pergunta aos Univesitários: tic tac tic tac Quem foi que disse isso um dia ???

E ai Azenha, é possível ??? Que achas ?

Wendel

Pessoal, sou terrivel em matematica entao me ajudem. No DataFolha e no Vox Dilma tem 48% no total e 54 % validos, já no IBOPE ela te 49% no total ( ou seja 1 a mais que nos outros institutos ) mas quando levamos para os votos validos ela vai para 53% ( ou seja 1 potno a menos ) não entendi!. Alguém pode me explicar isso matematicamente?.

joao batista

DILMA13… nao podemos entregar o que conquistamos durante o governo Lula…por isso é DILMA 13…vamos conquistar os votos

Joao Carlos

Chamada do site do Globo.
"Ibope mostra Dilma seis pontos a frente de Serra"
"Sondagem aponta diferrença menor que Datafolha"
Isto chama-se manipulação discarada dos dados.
O Jornal Globo sem vergonha.

edson

As pesquisas estão certas… Dilma e o PT levaram uma saraivada de calúnias que a recuperação leva um tempo… Portanto camaradas, é hora da luta. Vamos pra rua desmontar as mentiras e eleger Dilma pela força da militância.

Haroldo Teixeira

Odeio dizer isso, mas a eleição está na mão da Marina. Se ela no Domingo resolver apoiar o vampiro, a coisa fica feia.

    Fabiano

    É óbvio que o PV apoia Serra, o PV sempre foi de direita. Marina, na melhor da hipoeres, fica em cima do muro.

    Amaro

    Trabalhei como mesario e foi estarrecedor ver que inumeras pessoas, principalmente idosos, simplesmente não conseguiam digitar todos os 15 algarismos e comandos de confirmação que antecedem a escolha para presidente (5 dep. est., 4 dep. fed., 3 sen, 3 sen, 2 pres.). Acredito que isto foi uma das estratégias tucanas para prejudicar as pessoas que ainda não tem contato com a tecnologia e que votam hoje na esquerda.
    Dia 30 será o tira teima desta teoria.

    walter junior

    fui mesario e percebi isto que vc esta falando tambem.
    inclusive questionei , se ja que a a eleicao para presidente era a mais importante, porque se votar para deputado estadual primeiro.As pessoas quando demoravam ficavam nervosas e acabavam errando

    Klaus

    Amaro, detalha como os tucanos fizeram isto, tô precisando de rir.

    Fefeo

    A traíra é traíra mas não é louca !!

    Alberto

    O importante não é só ganhar. É ganhar bem, de preferência muito bem. Quanto melhor se ganha, menos se tem de negociar na composição do Executivo com o Congresso e os Governadores. Maior a liberdade da Dilma.
    Vamos à luta total agora, e com garra. Mas vou dizer uma coisa: como diria a outra, "estou com medo".

WILLIAM

Temos que levar em consideração a alta taxa de abstenção. Não sei se foi por problemas de locomoção ou de documentação. Mas foi alta no nordeste e norte, locais onde Dilma domina. Acho que a coordenação da campanha tem que agir rapidamente quanto a este problema.

    Rodrigo Carvalho

    A coordenação agir rapidamente? Em dezembro pode ser que tente algo, são lerdos…

Messias Macedo

*… Ah, faltou o adúltero FHC! O mesmo que deportou o filho e a amante jornalista para o exterior sob o beneplácito silente das Organizações Globo!…
…sob o beneplácito silente – e por conveniências inconfessáveis – das Organizações Marinho!
*na missa em homenagem à padroeira do Brasil!

Santa hipocrisia! A barbárie agradece!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de ‘Nois’ Bananas

Marat

Temos que acreditar nas pesquisas e temos que trazer novos eleitores à Dilma. Não podemos retroceder. Chega de trevas fhcenianas…

Clovis

Quem vai dar a vitória a Dilma são: O nordeste e o dia 2 de Novembro no Sul e Sudeste. E tenho dito. Anotem esse comentário para comparar.

    Observador

    Dois fatores que podem beneficiar a Dilma no segundo turno: 1) abstenção na classe média em São Paulo devido ao feriadão e 2) menos erros no voto para Presidente do que no primeiro turno, quando havia que digitar para 5 cargos antes de chegar ao de Presidente.

Inna

Infelizmente eu não estou tranquila com nenhuma pesquisa e espero que a coordenação da campanha da Dilma também não esteja.
Sinto, como alguns, que a campanha de rua está fracapara não dizer fraquíssima. Aqui em São José dos Campos, que é uma cidade que vota em massa no PSDB, não vejo quase nenhuma propaganda da Dilma, nem nos carros. um Vale lembrar que elegemos um deputado federal do PT, no último pleito.
Estou a ponto de ter um ataque cardíaco. SOCORRO!

    SôniaG.

    No Paraná idem.Fraca.

Mauro

O problema é que a campanha do Serra está falando para quem não votou nele no 1º turno enquanto a da Dilma continua falando para quem já votou nela.
Não vi nenhuma frase enfática do tipo "NÃO VOLTE AO PASSADO. VOTE DILMA PARA CONTINUAR LULA".
Acho que o Serra explora o medo da população, como os conservadores sempre exploraram. FHC ganhou duas vezes no 1º turno explorando o medo de que as coisas desandassem. O PT não tem competência para fazer isto. É irritante essa campanha enlatadinha e sempre na defensiva. Enquanto o JN mostrou o Serra fazendo um discurso propositivo hoje mostrou a Dilma se defendendo. O PT errou a mão.
Mas não acho que a Dilma perca a eleição. O Serra é um derrotado de nascença. Só paulista, elitistas e desinformados ou mal intencionados votam no Serra.

    Adib

    O JN mostrar isso não quer dizer nada. Mostraria isso mesmo que Dilma sapateasse em cima do Serra.

    Laura

    Acho que a campanha da Dilma tem que fazer também um discurso para a classe média, está faltando isso.

    Roaldo Luís Valiati

    o problema é que : paulistas, elitistas, desinformados e mal intencionados existem aos milhões.

alexandre

Vamos a luta para eleger a Dilma! Vamos as ruas pedir votos! Nada está ganho!

Gerson Carneiro

Não acredito em pesquisa, e nem em horóscopo.

O que eu acho estranho é o Serra ganhar tantos votos em tão pouco espaço de tempo e a Dilma ganhar tão poucos votos (de 47% para 48%, apenas).

Enfim, eu prefiro esperar a apuração… a dose de ansiedade do primeiro turno foi o suficiente.

    marcos gomes

    seguinte a pesquisa mostra percentual total, repare que nos votos validos da 53 %pra dilma…portanto ela sobe 6 pontos e não um

    Cristiana Castro

    Tb não estou entendendo essa quantidade de votos absurda, em pouco tempo. Já achei isso estranho no 1º turno. O sujeito recebe 6 milhões de votos de um dia para o outro, depois de ficar amargando o mesmo lugar um tempão. Agora, no segundo turno, os votos estão andando na base de 1,5 milhão, por dia. Eu não me lembro de algo assim, antes. Mas vamos em frente. Tb não quero mais criar qq tipo de expectativa, até para ter cabeça fria, no caso de uma m…. grande.

    Gerson Carneiro

    Mesmo porque não podemos desconsiderar a possibilidade de golpe na "caixa preta". E se estiver aí, nessas pesquisas, o início da trama? É possível. Seria a "preparação do terreno".

    Fernando Souza Jr.

    A resposta é: o eleitorado de Marina Silva é majoritariamente conservador. E tem mais: essa é a campanha mais suja e inescrupulosa que eu já assisti, e olha que eu acompanhei bem as eleições de 1989, com Collor e seu arsenal de baixarias. E o Serra conta com um poder muito importante, que é a mídia. Ela não tem mais a força de antes, mas tem muito poder ainda. Não se iludam com a bologosfera, na vida real, o pessoal assiste mesmo é o Jornal Nacional. E alguém aí viu o Paulo Preto no JN?
    A Dilma enfrenta uma campanha absurdamente desfavorável, por isso não me assusto com as pesquisas, porque, de outro lado, isso demnstra que ela tem um eleitorado fiel, que ignora a avalanche contra ela e responde 13 para a pesquisa. Não se esqueçam: não é o Lula, com sua história e seu carisma, que está disputando essa eleição. É a Dilma, uma neófita em disputa eleitoral. Acho que ela, mantendo uma frente entre seis e oito milhões de votos como dizem essas pesquisas, ganha essa eleição.

Fefeo

O que me preocupa na pesquisa ibope, é que ela foi realizada nos dias 11 a 13 enquanto a vox nos dias 10 e 11. De qualquer forma não batem com as "pesquisas internas" do psdb que já falavam em empate técnico :-) Outra coisa alentadora, eu gostei da cara da ótima bernardes e do bonner. Eles não estavam muito satisfeitos. Eles sabem algo que nós não sabemos. :-)

WASHINGTON

GOSTARIA DE FAZER UM APELO AO JORNALISTA AMAURI JR.

O POVO PRECISA SABER O QUE ACONTECEU DURANTE AS PRIVATIZACOES SOB O RISCO DE SEU LIVRO INVESTIGATIVO VIRAR NADA DEPOIS DAS ELEICOES.

CASO SERRA SEJA ELEITO O AMAURI SERA ESMAGADO COMO UMA BARATA.

Domngos

DILMA melhorou muito seu programa. Tem que colar em seu adversário o que ele é, ou seja, neoliberal. Estado mínimo: pouco investimento social, mercado como ser supremo, privatizações,…

rubem

vamos pra rua ganhar votos pra Dilma.
Pensei que esta eleição fosse mais facil ,devido ao sucesso do governo LULA, os grandes resultados alcançados por LULA e a porcaria que foi o governo tucano para o Brasil, não sei onde "desandou" .
Será que não importa mais fazer um bom governo para ganhar a eleição????
Será que mesmo com tudo que LULA fez para o Brasil, não fará um sucessor?? Não entendo mais nada.
Será que vão empurrar Serra "guela a baixo" do Brasil?
Deus nos livre.

Messias Macedo

Ficha do Serra.
Se o *C Af fosse a Folha
*Conversa Afiada – blog do jornalista Paulo Henrique Amorim http://www.conversaafiada.com.br

DESABAFA, MATUTO!
… E, agora, se apresenta [o (S)erra] como um beato, na Igreja da Nossa Senhora Aparecida, ao lado do INDIOTA da Costa do MAUfim… De quebra, para comungar, a devota e temente a Deus (sic), a senhora Mônica (S)erra, a mesma que, há poucos dias, disse para moradores de uma favela que "Dilma pretende matar as criancinhas!"

Santa hipocrisia! A barbárie agradece!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de 'Nois' Bananas

Messias Macedo

OS ERROS IMPERDOÁVEIS DA CAMPANHA DO PT NO SEGUNDO TURNO I!
… O candidato José (S)erra insiste em reafirmar que fez (criou) os medicamentos genéricos!
Ora, isto é um acinte! Os medicamentos genéricos foram criados pelo egrégio e saudoso médico doutor Jamil Haddad, filiado ao PSB.
No atual estágio civilizatório da sociedade brasileira, a maioria da população não tem o discernimento nem tampouco a informação correta acerca deste tópico. Na medida em que não há o devido, legítimo e pedagógico esclarecimento, o candidato que protagoniza a mentira, ganha, digamos, cabedal político, simpatia junto ao eleitorado! E o (S)erra está se lixando por utilizar um estratagema espúrio…
Cabe ao programa da propaganda política, exibido no rádio e na TV – e de forma simples e didática – informar à população sobre a verdade do fato! E para cumprir este mister, o encaminhamento não precisa ser grosseiro! Basta ser apresentado a partir de documentos comprobatórios e evidências factuais…
NOTA: ao que parece os marqueteiros da campanha da Dilma Rousseff contraíram a síndrome “do medo de bater”! Ou seja, incorporaram a premissa de que numa campanha eleitoral, quem bate, perde! Ainda que esta tese fosse uma evidência absolutamente comprovada, é de bom alvitre reiterar que o exercício do contraditório, a desmistificação, a desconstrução de um embuste… Não, necessariamente, caracterizam um ato de agressividade. Contrariamente, denota um mecanismo de aprimoramento e transparência do processo político, social, democrático e civilizatório!
Respeitosamente,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Ricardo Valentim

Teremos um bom cenário quanto as pesquisa proxima semana. Depois de duas semanas batendo.

Acredito que a militancia está animada sim, e outra quem está na frente é a Dilma, quem está mais preocupado é o Serra…rs.

Vamos a Luta, o Brasil é nosso.

Dennys

Só esperando a segunda pesquisa de cada instituto para comparar. Pelo IBOPE, o bom é que o serra precisa de quase todos os brancos/nulos e indecisos para virar, o que é praticamente impossível. O que a campanha de Dilma deve fazer é evitar que ela perca seus votos para o zé. Apesar de leigo, sugiro que a chave da vitória está nos eleitores do Nordeste que não votaram no 1º turno. Dá pra pescar muitos votos por lá, pra compensar os perdidos no centro-sul.

ruypenalva

Agora é pés no chão e nas pés-quisas

Chico Melfi

Votei n Dilma no primeiro turno e voto nela no segundo, mas acho que ela vai perder. Estou conversando com as pessoas e sentindo que a propaganda do Serra é mais eficiente e está fazendo a cabeça dos eleitores.
1 – A questão do aborto, casamento gay, guerrilheira matadora de criancinhas, etc, continuam tirando muitos votos da Dilma. Os boatos contra ela colaram nela pra valer. Nas igrejas evangelicas que eu conheço só dá o Serra.
2 – As promessas de salário mínimo de R$ 600 reais e 11% de aumento pros aposentados estão carreando votos para o Serra. Um casal de aposentados meus amigos que votaram na Dilma no primeiro turno, mudaram o voto para o Serra.
3 – Nas ruas a campanha da Dilma sumiu…A turma do Serra animou!
Se a Dilma não neutralizar essas promessas a vaca vai pro brejo.

    Aline

    Tem aquele samba do Noel: "Quem acha vive se perdendo,Por isso agora vou me defendendo…"
    A gente não tem que achar , Amigão, tem que fazer a hora da vitória. Escolher o melhor caminho para o povo e o país: Dilma na Presidência!

    bertrand

    Vai querendo Chico! Vai querendo!

    PARACATUENSE

    Voce está pouco informado pois aqui onde moro, a 200km de Brasilia e em toda a região a Dilma está crescendo procure se informar melhor e até a vitória!!!!!!

Leonardo Oliveira

Por que não acreditar? Se a direita estivesse nesse patamar, estaria soltando fogos. Na altura do campeonato, a margem para conquistas de votos é bastante pequena, isso talvez seja mais importante que a pesquisa em si. Da onde a turma do Serra e do Paulo Preto vai tirar voto para chegar a Dilma?

E para esquerda progressista é um alento, depois de tanta baixaria, mentira. Depois de a mídia bater tanto, a nossa candidata, além de apresentar uma estabilidade respeitável, indica uma retomada na conquista do eleitor.

A impressão é que a direita chegou ao seu teto, o conservadorismo, depois de um esforço homérico, ligado a padres e pastores charlatões, não tem muito aonde crescer.

Quase 10 pontos percentuais de vantagem são consideráveis. Mantendo essa vantagem, quando faltar duas semanas para as eleições, o Serra já pode começar a pensar em arrumar as malas para fugir do livro do Amaury.

Roberto de Paulo

Agora a pouco,horário Político aDilma estava muito bom,mas a Reportagem no jornal da record foi sensacional, o paulo preto acionou na justiça o Eduardo Jorge e outro do psdb,e mostrou a foto do canalha mentiroso do serra,e de lambuja o goldman e aloisio o senador fujão.

a. barbosa filho

A revelação do "PC Farias" do Serra, o tal Paulo Preto, apavorou o comitê Serra-PIG. Tanto que bastou o arrecadador do caixa 2 mandar e o Serra correu a defendê-lo, para abafar novas revelações sobre o esgoto que corre no PSDB-PFL.
Tem muito mais do que 4 milhões roubados nesta história. E a campanha da Dilma não deve deixar o bando da direita tomar fôlego: o povo tem o direito de saber tudo sobre o homem que se diz "nunca envolvido em escândalos".

ruypenalva

E não creio, mas que elas existem, existem. O IBOPE está na faixa.

Adriano

Gente, agora o Ibope ta dando a Dilma com 53% dos votos válidos contra 47% do Vampiro. Bom, eu não acredito em pesquisa encomendada pela GLobo e Estadão(Pró-Serra). Em todo caso, precisamos nos mobilizar. Agora, vou te dizer viu. Ah povo ingrato!! Depois de tudo o que o Lula fez por nós, era para a Dilma estar com uns 20 pontos a frente do vagabundo la.

Mas Fé em Deus e avante!!

Rogério Chaves

Azenha e amigos navegantes, no primeiro turno as pesquisas serviram como bala de prata. Foram manipuladas em suas margens de erros, foram manipuladas em seus questionários, foram manipuladas nas manchetes dos jornais da velha mídia. Não dá para os eleitores de Dilma ficarem esperando as coisas acontecerem sem se organizarem, sem fazer campanha contra o Serra, sem provocar comparações entre os oitos anos de FHC e os oito anos de Lula.
Temos que cobrar política coerente com projetos factíveis, precisamos ter compromisso com o país e com o povo.
Abraço, Rogério

    Gina Lund

    Concordo com você. Acreditaram nas pesquisas e se acomodaram. Quando as pesquisas saiam eu pensava: "esses números são a bala de prata".

monge scéptico

NEM A PAU LOURIVAL!!As podem predizer a vontada a vtória do "jênio".
Meu é do meu país; é da DILMA!!
VAMOS ESMAGAR ESSES PIÔLHOS DILMA
OBRIGADO LULA.

e o presidente chileno hein? Aproveitando para faturar uma popularidade bufa. A urubúloga babou!!

Beto Crispim – BH

Grande Carreata com Dilma e Lula em BH no dia 17, próximo Sábado e no dia 23 grande abraço da Contorno.

marcelo mesquita

Ibope: Dilma 49% e serra 43% no total de votos. Nos 3 institutos, Dilma tem 48% ou 49%; Serra, 40, 41 ou 43%. Comparando Ibope e Datafolha, Dilma e Serra cresceram em cima dos indecisos. Dilma 1 ponto e Serra 2. Pelo Ibope e Vox, que pesquisaram de segunda a ontem, a situação é parecida com o Datafolha, de 6 dias atrás. Em resumo, Dilma se mantém firme com mais de 50% dos votos. Serra cresceu em cima dos indecisos e não em cima de Dilma, mas ainda é insuficiente pra virada, pois nessa reta final existem poucos indecisos. Importante: a margem de erro do Vox é menor (1,8) que a do Ibope (2).

    Enéas Maffei

    ''DEUS'' SOCORRA O POVO BRASILEIRO . ''MILHÕES'' DE VEZES PIOR QUE ''CLIMA DE COPA'' . QUE ANSIEDADE PARA VER NOSSA VITÓRIA ! QUE DEUS TODO PODEROSO ABENÇOE E PROTEJA DILMA ROUSSEFF , E NOS DÊ A ALEGRIA DE VE – LA ELEITA ! [ AMÉM ]

Gregório de Mattos

Meu medo está nas URNAS ELETRÔNICAS. E para fazer tal feito, nada como ter uma pesquisa apertada para garantir que não haverá investigação.

layla

ai,ai,ai,ai… no IBOPE deu 49% Dilma e 43% Serra..margem de erro: 3%

regina gonçalves

Temos que trabalhar voto a voto até dia 31 de outubro. Vamos esquecer as pesquisas até porque elas ficaram bem longe da verdade no primeiro turno.

hugo

pessoal to observando algumas pessoas que diziam que nao votavam na dilma de jeito nenhum , agora ouvindo eles falarem disseram que entre dilma e serra eles vao votar em quem nao vai tirar direitos do trabalhador , no caso votam em dilma , tomara que essas pesquisas sejam verdadeiras , pois se der crep , podem apostar as urnas eletronicas foram fraudadas

Fefeo

Saiu no noblat… Ibope e instantes dará diferenca de 6 pontos. 49 x 43 e válidos 53 x 47.

Ed Araujo

Estava muito preocupado enquanto a pesquisa VOX não saia, confio no instituto, acho-o sério e assim posso dormir mais tranquilo ao ver que nossa população não se deixa manipular assim tão fácil. Quanto ao erro no primeiro turno, ninguém é infalível, a tendência foi detectada pelo Vox.

Marcelo de Matos

Vai sair o resultado do Ibope às 20h50 no Jornal Nacional.

Naná

Muito estranho mesmo.
22% assistiram ao debate diz a Vox Populi.
Mas como, se a audiência oscilou entre 4 e 6%, como bem observou o Morales?
Tá me cheirando armação das grossas…se não for pura incompetência.
O fato é: NÃO BAIXEMOS A GUARDA. Cada voto conquistado pra Dilma é um presente inestimável a nossos filhos e netos.

    Enéas Maffei

    Minha esposa persuadiu uma evangélica ''marinista'' [ de Marina] , – após longa conversa no MSN , – 1 Voto pró Dilma . ''Voto a voto'' , – um trabalho árduo , – porém indescritívelmente , – compensador ! Ânimo !!!!!!!

malu

Acredito na seriedade das pesquisas no que concerne ás tendencias. Todas erraram no cômputo final. O mais espetacular e impensável, inaceitável foi o erro da boca de urna. Tres milhoes de eleitores não votam em um candidato e ao sairem, dizem que votaram em outro. A justificativa dada pelo Ibope, substima nossa inteligência. Resumo: o problema não está nas pesquisas. Está sim, nas urnas. As "nossas modernas urnas", que de seguras não tem absolutamente nada. Provar?

Como?

DÓRI

Sei nao essas urnas eletronicas

Jota Sales

Ibope: diferença de 6%.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Pessoal, o resultado esta igualzinho o do Datafolha.Agora pesquisa nao serve mais para nada?O Vox Populi errou quem tava na frente?O Serra ficou na frente do primeiro turno? A Marina foi para o segundo turno?Nao ne!Entao vamos com calma ai.Ta na cara que esta pesquisa do Vox , feita agora, foi feita com bem mais cuidado.E aqui entre nos, quem acha que um instituto contratado Band e "petista" ta de brincadeira.

William

Gente, é melhor abrir o olho e deixar de triunfalismo. Em Belo Horizonte-MG, em que o PT sempre venceu, a Dilma está muito fraca e, aparentemente, com tendência a piorar. Se a coisa apertar, e a candidatura da Dilma for para o Vinagre, a única alternativa para tentar, sem certeza de conseguir, deter a eleição do Zé Serra, seria a desistência da candidatura Dilma e deixar a disputa do segundo turno para a Marina. Depois de ter enchido a bola dela, não ia dar tempo para o PIG desconstruir a Marina como fizeram com a Dilma. Transcrevo adiante o caput do art. 2 º e, especialment,e o parágrafo 2º deste artigo da Lei nº 9.504, de 30/09/1997.

Art. 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

§ 1º Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.

§ 2º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

Saudações.

    José Lira

    Loucurrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssss têm limites….

    Taques

    Esse cara tá maluco !!!

    wilson

    william, tu só podes ser eleitor do serra para dar uma ideia absurda dessas.
    se a marina fosse tão boa assim, já teria declarado o voto na dilma.
    ou tu achas que a marina não sabe quem é de fato o serra?

    William

    Wilson, se, por pesquisas internas, fosse constatado que a Dilma perderia de qualquer jeito a eleição no segundo turno, talvez com uma diferença humilhante, você preferiria que o Serra fosse eleito de forma acachapante, mesmo que houvesse chance de evitar isto? mesmo que fosse com a Marina substituindo a Dilma no segundo turno?
    Sou pragmático, para evitar o Serra como Presidente, eu aceitaria isto. Além disto, seria um golpe contra o PIG.
    Saudações.

    Beto Crispim – BH

    Só gostaria de saber de onde você vem sua avaliação de que em BH só pode piorar?

    William

    Beto Crispim, é ouvindo conversa dentro de ônibus, dentro de supermercado e ouvindo relato de pessoas. Uma colega minha, que é Dilmista ferrenha, estava desesperada hoje, contando que sua empregada e o filho da empregada votaram na Dilma no primeiro turno e decidiram votar no Serra no segundo turno. Sei que a idéia expressa em meu comentário é um pouco estapafúrdia, mas, no desespero, qualquer coisa vale. Espero que você tenha uma avaliação melhor e que você esteja certo.
    Saudações.

    José Silva

    Willian me perdoe mas vc deve estar meio "doidão", desculpa ae amigão mas essa doeu. Desistir e deixar pra Marina é demais pra mim!!!

    William

    José Silva, então teremos de engolir o Serra como Presidente.
    Saudações.

    Mico Jäger

    Calma lá, William. A vitória está nas suas mãos: não fique de espectador; tenha participação ativa. Convença pelo menos 5 eleitores que ainda não votam em Dilma e estará fazendo sua parte. Barrar o Serra está nas mãos dos eleitores conscientes que entendem o que é melhor para o Brasil, e o melhor é Dilma – não Marina. Até a vitória!

    William

    Mico Jäger. Não sei se estou sendo pessimista o realista, o tempo dirá. A Dilma pode até ser melhor que a Marina, mas se trata de vencer o Serra, que é o pior de todos. Torço sinceramente para que eu esteja errado em minha avaliação da situação eleitoral do segundo turno. Quando as pessoas já estão com a cabeça feita, não tem nada que possa fazer para fazê-las mudar o voto.
    Saudações.

    Polengo

    Eu acho que quem tem que desistir é você, de fazer esses comentários maravilhosos.

    William

    Pergunte para o Serra se ele gostaria de enfrentar a Marina, agora que a dinâmica indica que ele está em ascenção e a Dilma em queda. Eu só estou preocupado, porque estou vendo a situação difícil e não quero engolir o Serra como Presidente.
    Saudações.

    EDUARDO SOUTO JORGE

    ta doidao mesmo!!! que loucura!!!o que doi e' ter um governo ,depois de 8 anos, com aprovacao de quase 80%, estar com essa dificuldade toda para eleger a Dilma. Apesar do PIG , e' muita incompetencia da direcao da campanha.

    William

    Eduardo Souto, para vencer o Serra e o PIG, eu aceito lançar mão até de idéias estapafúrdias, pois me dói ver perder uma eleição que podia já ter sido ganha facilmente.
    Saudações.

J Muller

corrigndo o post anterior "vale lembrar que em 1998 se FHC ", leia-se 2002.

Maurício

Gente, esqueçam as pesquisas, muita coisa pode acontecer em 3 semanas, uma eternidade. O que temos que fazer é desconstruir todas essas mentiras via e-mails. Estou de saco cheio de receber e rebato todos com argumentos, fatos e links pra lista toda, consolido todos os endereços desde o primeiro recebido. Até agora ninguém nem ousou rebater meus argumentos pois não tem como. Só assim, é a única arma contra este tipo de jogo. E não usem o mesmo esquema de mensagens raivosas e vazias, precisamos mostrar que somos mais civilizados que eles. Por incrível que pareça nunca recebi nenhum e-mail falando das virtudes do Serra, nem isso eles fazem.

J Muller

O presidente Lula deveria agora dar três dias de sufoco contra Serra no horário eleitoral, utilizando agora sua popularidade e ir na jugular dos pontos fracos dos governos PSDBianos.
Reclamam que o governo faz uso de seu presidente para angariar votos, vale lembrar que em 1998 se FHC aparecesse pedindo voto o desastre iria ser ainda maior, já que a aprovação de sua adiministração estava na "lona".

    EDUARDO SOUTO JORGE

    Perfeito! Acho que o caminho e esse. Atacar o Serra ate o ultimo dia.Afinal ele so' teve 33% dos votos no primeiro turno. Os tais 45% de agora na verdade sao 12% da Marina. E esses , pelo menos uns 7% vao voltar para a Dilma. Entendo que o manifesto do Chico?Boff no dia 18 no Teatro Casa Grande(onde espero que a militancia do Rio de Janeiro compareca em peso vai servir para captar esses votos da Marina. O voto religioso espero que a Dilma nao faca nenhuma besteira e prometa por escrito nada da pauta reacionaria e fundamentalista deles.

Jorge S.

Se as pessoas visualizarem pesquisas como o resultado que vai sair da urna. A resposta é não, ate porque muitos eleitores só decidem o voto nas ultimas 24 horas.
Mais caso veja apenas como tendência. A resposta é sim.
Independente do resultado da eleição no 1º turno. Podemos observar que quem acompanhou as pesquisas, verificou 2 momentos. O 1º em que o Vox Populi ditou o ritmo, com Dilma subindo , Datafolha e Ibope acompanharam. No segundo momento, quando Dilma começou a cair, datafolha saiu na frente e Vox Populi e Ibope só viram depois. No entanto todos eles pegaram a queda de Dilma, ou seja, acertaram na tendência.

Morais

Ainda tem muito trabalho pela frente, e acho que a Dilma vai conseguir afastar dela esta falsa imagem de má, de mulher que come criançinhas e vai conquistar parte dos votos da Marina, se ele coneguir isto vai ser eleita com facilidade.
A Dilma tem também que trabalhar para deixar o Serra na defensiva pois tava muito fácil para ele só atacar através de baixaria fazendo com que ela perdesse terreno, portanto eles terão que inventar mais alguma coisa pois os boatos deles estão perdendo terrenos a partir do momento em que estão sendo desmentidos.

guilherme gomes

Não acredito que o VOX e os demais institutos tenham errado tanto assim. Penso que, na verdade, o que levou a DILMA para o 2º turno foi a confusão gerada pelo "fenômeno" MINISTRO GILMAR DANTAS no STF, o que fez com que as abstenções no Nordeste chegassem aos incríveis 20%!!! Isso, para mim, foi o verdadeiro GOLPE do PSDB/DEMOS/PIG que evitou uma vitória da Dilma já no 1º Turno. Uma abstenção dessa é ESCANDALOSA!! É verdade que existiram outros golpes e fatos(super exposição proposital da Marina no PIG, que foi coberta de ouro e recebeu elogios rasgados da "imprensa podre" para de forma cadjuvante levar o Serra ao 2º Turno, incompetência do Publicitário João Santana que não soube mostrar que o Serra representa um perigoso retrocesso para o País e que Dilma representa a continuidade de Lula – 96% ótimo, bom e regular e somente 4% ruim – com avanços, a garantia de tornar o Brasil um País livre da pobreza e respeitado como potência internacional livre das amarras dos EUA etc).
Bom, vamos aguardar as urnas e se Deus quiser comemoraremos aqui a vitória do novo Brasil de Lula, de Dilma e do povo brasileiro: Um País de todos! Até lá, haja lexotan para suportar tanto terrorismo do PIG e da Turma de Serra.

Dartagnan Ferraz

Acho que a pesquisa da Vox merece crédito. O doutor Coimbra jamais permitiria a manipulação de resultados. O tracking já se sabia não era um metódo ideal.

    Rafael

    O que eu me lembra o tracking dava Dilma 47% nos Dias proximo à eleição.

Augusto

A lição que ficou do primeiro turno é que as pesquisas eleitorais não valem nada. A considerar os acertos da Vox no primeiro turno, podemos concluir que tanto um quanto outro candidato pode estar na frente. Infelizmente, só saberemos mesmo quando os votos forem computados. Dilma vai sofrer até o fim!

fernando

!0 e 11? 10 , o debate, 11… improvável que tenha pego
o programa eleitoral que foi ao ar à noite, mais
audiência que o debate. Que seja,
mas aí só obteriam um resposta automática, mal digerida,
ainda não maturada. Mas as pesquisas, pô,… já falharam
feio, né? De qualquer modo a diferença é muito pequena,
precisamos reagir forte, a partir do que foi feito no debate.
Que entre o Lula, volta Lula!

Fabio

Olha eu não acredito e a guerra continua, foi uma dremenda surpresa este primeiro turno.

Lucio

Em toda campanha até o dia 3 de outubro, todo mundo por aqui exaltava o Vox Populi e dava a eleição como ganha.

Agora já perguntam se é pra acreditar mesmo nesse instituto.

Sinceramente, se ficarmos destilando teorias na frente do PC e nao formos paras as ruas, vamos perder essa eleição.

Marco Morales

Segundo informações da imprensa, o debate na Band marcou entre 4 e 6 pontos de audiência em SP.
Segundo a pesquisa da Vox, 22% dos entrevistados viram o debate.
Onde está o erro? Estas pesquisas andam muito esquisitas…
Vamos esperar que os números da pesquisa estejam corretos (estão parecidos com o Datafolha), mas a diferença está apertada…
Acredito que se Dilma mantiver o tom assertivo do debate, apesar da imprensa estar martelando no seu tom "agressivo", possa evitar maiores quedas. À conferir.

Carlos.

Fizeram pesquisa em porta de igreja também?

EDUARDO SOUTO JORGE

O importante e' analisarmos o desempenho geral. A Dilma parou de cair. Dia 9(DATAFOLHA) 54%, hoje, Vox, 54.5%. Agora e corrida de 100 metros rasos. E , depois do debate da Band, a militancia se empolgou. Vai ter o manifesto do Chico/Boff. Se tem alguem que deve estar preocupado e' o Serra. Salto alto e' uma coisa, confianca e' outra.

joseph

Taques, quanto vc recebe do Graeff e da Soninha? Vc participou do seminário com o sábio eletrônico Hindu? Depois da eleição, vai usar suas técnicas de difamação aonde? Na área empresarial?
Sobre as pesquisas, o tracking de fato errou feio. É possível que haja um peso indevido no eleitor de menor renda e escolaridade, ou simplesmente, como foi dito, o desafetamento do fenômeno abstenção. Índio da Costa tem arregimentado as pessoas equivocadas ou de má-vontade de todo o Brasil a não viajar no feriado para eleger o Serra. O que o PT vai fazer? Aliás, por que diabos o PT não fez como o Obama e patrocinou transferências de título em massa na região metropolitana de SP, RJ e MG? Não precisa e não quer esses votos? Se continuar nessa imobilidade e nesse salto alto vai perder. Eta partido mole, sô!

    Taques

    Eles estão pagando ???

    Me passe os contatos, urgente !!!

    Receber pra escrever meus pontos de vista seria ótimo.

    Abraços.

José Silva

Daqui uma semana o Serra vai estar abaixo dos 35%, depois que o Lula voltar para a televisão ele volta para os 29% que merece!!! Vai que é tua Dilma!!!

rubem

por mais que a pesquisa as vezes erre , não tem como não acreditar, acho a VOX popoli, a mais confiável, e a mais suspeita , sem duvida é a "Data falha".

    Lucio

    Como voce pode achar o Vox como mais confiável e o Data Folha mais suspeito, já que nas urnas a realidade foi exatamente o contrário, este foi o que menos errou e aquele o que passou mais distante da realidade?

    Pode nos explicar a sua lógica?

    destruidor

    vc nao pode esquecer que durante a campanha a pesquisa data foha oscilou com serra subindo e dilma descendo. Era muito instavel. Agora nao podemos esquecer em 2006 que dava 51% para Paulo Souto e 39 para jaques wagner, e o que aconteceu deu ao contrário.

    Lucio

    E o VOX, que chegou a dar 11 pontos de vantagem para a Dilma sobre todos os outros dias antes da eleição?

    Amigo, sem fanatismos.

Humberto

Depois daqueles 10% de chance de segundo turno, infelizmente, não acredito mais em nenhum instituto.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

A pesquisa serve como um parametro basico:Dilma esta na frente de Serra na pesquisa.Ok,mas, no dia da eleicao ocorre o fenomeno da abstencao, que nao e medida na pesquisa.Va a um bairro como Heliopolis e Paraisopolis em Sao Paulo.Dilma ganha facil.Veja quem tem titulo em Sao Paulo ali:poucos.Vao se abster no dia da votacao.Por isso que acho que o resultado e bom para Dilma.So isso, nada mais.Nada de ficar "pendurado" em pesquisa.

Taques

"Você acredita em pesquisa ?"

Convenhamos que está um pouco difícil mas nas pesquisas do Vox, não, definitivamente.

Perderam a credibilidade de vez principalmente com aquela fraude explícita do tracking diário.

    ivo

    e o data folha que do seu partido psdb.

    DILMA 48% e o privaterio serra 40 %

Deixe seu comentário

Leia também