Vivaldo Barbosa adverte: É preciso revogar e não apenas reformar a reforma trabalhista de Temer/Bolsonaro

Tempo de leitura: 2 min
Lula, na histórica greve de março de 1979: “Que ninguém, nunca mais, ouse duvidar da capacidade de luta dos trabalhadores”. Foto: Arquivo do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo

REVOGAR E NÃO APENAS REFORMAR A REFORMA TRABALHISTA

Por Vivaldo Barbosa*, especial para o Viomundo

Um debate indesejado foi instalado de maneira surpreendente em torno da elaboração do programa do Lula.

Desde o golpe que derrubou Dilma, cujo último capítulo foi a privatização da Eletrobrás, um compromisso de toda a luta política e sindical ficou claro: derrubar a reforma da legislação trabalhista do governo Temer, aprofundada por Bolsonaro.

O golpe em Dilma e os processos e prisão de Lula foram contra o pacto da Constituição de 1988, que, com o fim da ditadura, inaugurou uma nova era na República: edificação de instituições democráticas e garantia de direitos sociais mínimos.

Acredita-se que a recomposição da vida brasileira, que atingiu o ápice de nossas mazelas com a eleição de Bolsonaro, se daria com a construção de um novo momento político que levaria ao desfazimento de tudo de ruim que haviam feito.

O povo brasileiro já está criando este novo momento e apontando novo rumo para o Brasil, como temos assistido.

Este novo momento impõe desfazer tudo e voltar à Constituição de 1988.

Mergulhar em debate sobre o que deve ser reformado ou mantido na reforma de Temer/Bolsonaro será uma das coisas mais infelizes e desaconselhadas para o novo governo.

Vai se entrar em um cipoal imenso, em discussões e desavenças indesejadas, que poderão ser longas, em prejuízo dos trabalhadores e do novo governo.

Estão dizendo que pretendem criar nova legislação trabalhista com base na livre negociação de trabalhadores, empresários, governo. Mas isso é o que sempre foi. A CLT é produto disto, garantindo direitos mínimos para o povo brasileiro, obviamente.

Estão esquecendo de avisar que o tom da luta política e social no Brasil de hoje, após esta devastação que vem desde Collor/FHC e Temer/Bolsonaro, é a luta pela conquista de novos direitos: as 40 horas, participação nos lucros e na gestão e outros. Pois não se pode passar mais um período sem a conquista de novos direitos.

Falam ainda em manter o núcleo central da reforma Temer/Bolsonaro, inclusive a extinção do imposto sindical, sonho eterno do conservadorismo no Brasil.

Sempre pretenderam manter o sindicato dependente do patronato — através de acordos com perda de direitos para a categoria, canalizando algum recurso para os sindicatos — e dos governos, que direcionariam algumas migalhas aos sindicatos. Praticariam as emendas parlamentares, até mesmo as secretas.

Sindicato não é clube social, a ser mantido por contribuições voluntárias.

Sindicato é parte fundamental da luta política e social, é orgânico, não voluntário.

A pessoa entra em uma categoria pelos destinos da vida, a ela pertence de maneira inescapável, raramente por opção.

O imposto sindical foi uma bela invenção do trabalhismo brasileiro para garantir sustentação ao sindicato que lhe propicia autonomia e independência.

Hoje em dia os sindicatos sabem o que estão passando sem essa contribuição.

O conservadorismo, o patronato e o fisiologismo político barato saíram ganhando em prejuízo da luta sindical.

Voltemos à Constituição, voltemos à CLT. Depois, discutimos o que fazer pra frente.

*Vivaldo Barbosa é do Movimento O Trabalhismo. Integra o Comitê BrizoLula, no Rio de Janeiro. Foi deputado federal Constituinte e secretário da Justiça do governo Leonel Brizola, no RJ. É advogado e professor aposentado da UNIRIO.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

“Prefeitura de Porto Alegre [sob a (indi)Gestão do Prefeito Sebastião Mello (MDB)] dá 1 MILHÃO E 700 MIL REAIS para o Véio da Havan via DMAE*

O dinheiro é para uma suposta ‘compensação vegetal’.

Um custo que deveria ser de responsabilidade
da empresa e não da população do município.”

“Enquanto isso, são retirados, do plano plurianual, recursos que seriam destinados à saúde básica da capital. No momento que passamos por um aumento dos casos de dengue.”

https://twitter.com/LeonelRadde/status/1535286198725378048

* DMAE = Departamento Municipal de Águas e Esgotos, Autarquia do Município de Porto Alegre- RS.

https://poa24horas.com.br/noticias/2022/06/prefeitura-teria-pago-cerca-de-r-17-milhao-para-havan-se-instalar-em-porto-alegre-diz-jornal/

Zé Maria

Excerto

“É preciso revogar e não apenas reformar
a reforma trabalhista de Temer/Bolsonaro”
.
.
[Sim. É preciso revogar TODAS as Defórmas Neoliberais.
E além disso retomar todas as Refinarias privatizadas.
Para tanto, é preciso eleger Parlamentares Trabalhistas.]
.
.

Deixe seu comentário

Leia também