Vivaldo a Marina: ”Venha conosco. Com Lula, nosso povo vai se salvar e encontrar seu caminho”

Tempo de leitura: 3 min
Fotos: Divulgação

CARTA A MARINA

Por Vivaldo Barbosa*

Marina, por não dispor de seu endereço, dirijo-me a você por aqui. Melhor assim, pois nosso assunto não é particular.

Te escrevo, Marina, pois li hoje sobre a sua indignação pela contratação, pelo PDT, de marqueteiro para promover o partido e para campanha de Ciro Gomes nas próximas eleições presidenciais.

Você se indignou, Marina, porque viu nessa contratação a inversão dos valores que devem presidir o debate político, “é a política vista como um produto a ser vendido a qualquer custo e sem limite ético”. E por ser o marqueteiro quem revelou ser nos últimos tempos.

Toda razão, Marina.

Talvez você não tenha percebido outro detalhe na contratação: o salário do marqueteiro é de 250 mil reais por mês. E com dinheiro do Tesouro Nacional, pois decorre do Fundo Partidário.

Os recursos do Fundo Partidário destinam-se a promover o debate político, o aprofundamento das questões ideológicas e programáticas e valorizar a formação da sua militância, a elevação de seus quadros.

A contratação do marqueteiro “representa a antítese do debate”, como você mencionou.

Infelizmente, a utilização dos recursos do Fundo Partidário tem sido desvirtuada até para fins igualmente condenáveis ou até piores ainda pelo PDT e por outros partidos.

É bem possível que os dirigentes do PDT sintam necessidade de procurar dar outra imagem ao partido, tão desgastado pelos desvios de conduta e de postura política de seus dirigentes.

Saíram do trabalhismo, desrespeitaram os ensinamentos de Brizola, seguem uma linha fisiológica e estão a se aliar com os herdeiros da ARENA, o partido que deu sustentação ao regime militar.

Ah Brizola, estaria sofrendo tanto se estivesse aqui assistindo a tudo isto. E o marqueteiro estará aí para procurar enganar, iludir, “a qualquer custo e sem limite ético”, você disse, Marina.

Isto me levou à reflexão sobre o seu papel na política brasileira, no Brasil sofrido de hoje.

Você é filha do Brasil, Marina, autêntica representante da nossa gente, crescida nos seringais, enfrentou e superou as imensas dificuldades que o nosso povo se depara no seu dia a dia, inspirou-se em Chico Mendes.

Te conheci, Marina, e trabalhamos juntos, você senadora, líder do Partido dos Trabalhadores, eu deputado Federal.

Como você sabe, minha militância sempre foi no trabalhismo.

O trabalhismo é o responsável pelo de melhor que se fez no Brasil:

— a legislação trabalhista, a organização da Previdência Social;

— a estruturação do Estado Nacional com capacidade de defender nossa soberania, assegurar o domínio das nossas riquezas e intervir na economia para enfrentar os grupos econômicos daqui e de fora;

— o desenvolvimentismo, que incutiu no povo brasileiro a ideia de que ele tem capacidade para superar o atraso; implantou as estatais estratégicas.

O PT e os governos Lula e Dilma mantiveram essas conquistas e acrescentaram a superação da pobreza e da miséria, mesmo que algumas áreas sob influência de grupos da USP proclamassem distância do trabalhismo.

Você, Marina, é a maior e melhor lutadora da questão ambiental.

Você deu o toque indispensável à compreensão do meio ambiente: diz respeito à preservação da vida, da vida do povo brasileiro. Este toque popular tornou você única e singular a melhor entender o significado desta luta.

O conservadorismo, especialmente seu porta voz, os meios de comunicação, sempre procuram utilizar grandes figuras e grandes ideias em seu proveito.

As grandes figuras sempre se libertaram, mesmo que por caminhos às vezes tortuosos.

O povo brasileiro e o Brasil precisam de todos nós do campo popular, Marina, que temos inserção com a nossa gente, nesta hora dramática.

Os acontecimentos estão aí, não fomos nós que fizemos a história, nossa história se fez.

E se faz agora em torno da liderança de Lula. É por aí que nosso povo vai se salvar, encontrar o seu caminho.

Venha conosco, Marina.

Aqui é o seu ambiente, aqui está nossa gente. Não é em outro lugar.

Atenciosamente,

VIVALDO BARBOSA

* Vivaldo Barbosa é advogado, professor e coordenador do Movimento O Trabalhismo. Brizolista e trabalhista histórico, foi deputado federal constituinte pelo PDT e secretário da Justiça de Brizola.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Artur Silveira

Se o Ciro fosse safo parava de rastejar atrás do DEM e ia ser vice do Lula.
Mas parece o Maluf no sonho de ser presidente.
Marina foi a direita e se ferrou. Perdeu os votos a esquerda. Virou nanica.

Isara Cougo Duarte

Marina Silva virou uma pessoa ressentida cheia de ódio !

Luís Castro

Vivaldo você honra o trabalhismo do inesquecível Brizola, mas perde o seu tempo com a ressentida Marina, essa que elegeu seus antigos companheiros como inimigo número um tanto que apoiou no segundo turno o candidato da direita Aécio Neves contra Dilma. O ressentimento é uma doença quase incurável e geralmente a pessoa acometida desse mau morre com ele. Poucos são como o grande Brizola que superado por Lula por meio por cento deixou de ir para o segundo turno contra Collor e num gesto de grandeza sem precedentes apoiou o líder petista contra o colorido das Alagoas.

cleverson ricardo souza

“Sabe de nada inocente!”
É sério isso? O nobre advogado onde estava nos ultimos anos. Acaso nao viu que uma vez fora do governo petista (me arrisco a dizer, infiltrada no governo petista) marina virou inimiga petista á morte. Santo cristo, esqueceu ou nao viu que naquela eleiçao presidencial onde ficou em terceiro lugar, decidiu apoiar a AÉCIO NEVES!!.
Apoiou o golpe. Repito : APOIOU O GOLPE!!!
O advogado (desculpe) tá de sacanagem.
Nao acredito que uma pessoa estudada possa ser tao ingênuo assim. Nao acredito.
Isso só pode ser uma pegadinha que o viomundo ta querendo aplicar na gente, pra gente ” se distrair um pouco, esquecer um pouco das nossas desgraças”.
Se for uma pegadinha de humor, me desculpem, essa piada é meio sem graça.
Se poderia dizer muito mais coisas de marina, como por exemplo que ela é amicíssima dos gringos e rentistas, etc. etc. E por aí vai.
Mas, pra nao dizer que nao tenha levado nada a sério, vamos fazer umas contas matemáticas eleitorais.
Quantos por cento ela sacou na ultima eleiçao? Um por cento. UM POR CENTO!!!
A pergunta que faço é: vale a penta ter a seu lado uma traíra , inimiga do povo, dos pobres , do pt por apenas um por cento dos votos;? Nao, lógico que NAO.

emerson57

Osmarina Çilva que permaneça aonde está!
Junto com sua turma!
Com Aéçio, com Çerra, fegaçê, Çiro, Çristovam Buarque, çejumoro, etc.
Vocês tem algo em Çomum!

Deixe seu comentário

Leia também