Vivaldo a Marina: ”Venha conosco. Com Lula, nosso povo vai se salvar e encontrar seu caminho”
Tempo de leitura: 3 min
CARTA A MARINA
Por Vivaldo Barbosa*
Marina, por não dispor de seu endereço, dirijo-me a você por aqui. Melhor assim, pois nosso assunto não é particular.
Te escrevo, Marina, pois li hoje sobre a sua indignação pela contratação, pelo PDT, de marqueteiro para promover o partido e para campanha de Ciro Gomes nas próximas eleições presidenciais.
Você se indignou, Marina, porque viu nessa contratação a inversão dos valores que devem presidir o debate político, “é a política vista como um produto a ser vendido a qualquer custo e sem limite ético”. E por ser o marqueteiro quem revelou ser nos últimos tempos.
Toda razão, Marina.
Talvez você não tenha percebido outro detalhe na contratação: o salário do marqueteiro é de 250 mil reais por mês. E com dinheiro do Tesouro Nacional, pois decorre do Fundo Partidário.
Os recursos do Fundo Partidário destinam-se a promover o debate político, o aprofundamento das questões ideológicas e programáticas e valorizar a formação da sua militância, a elevação de seus quadros.
A contratação do marqueteiro “representa a antítese do debate”, como você mencionou.
Infelizmente, a utilização dos recursos do Fundo Partidário tem sido desvirtuada até para fins igualmente condenáveis ou até piores ainda pelo PDT e por outros partidos.
Apoie o VIOMUNDO
É bem possível que os dirigentes do PDT sintam necessidade de procurar dar outra imagem ao partido, tão desgastado pelos desvios de conduta e de postura política de seus dirigentes.
Saíram do trabalhismo, desrespeitaram os ensinamentos de Brizola, seguem uma linha fisiológica e estão a se aliar com os herdeiros da ARENA, o partido que deu sustentação ao regime militar.
Ah Brizola, estaria sofrendo tanto se estivesse aqui assistindo a tudo isto. E o marqueteiro estará aí para procurar enganar, iludir, “a qualquer custo e sem limite ético”, você disse, Marina.
Isto me levou à reflexão sobre o seu papel na política brasileira, no Brasil sofrido de hoje.
Você é filha do Brasil, Marina, autêntica representante da nossa gente, crescida nos seringais, enfrentou e superou as imensas dificuldades que o nosso povo se depara no seu dia a dia, inspirou-se em Chico Mendes.
Te conheci, Marina, e trabalhamos juntos, você senadora, líder do Partido dos Trabalhadores, eu deputado Federal.
Como você sabe, minha militância sempre foi no trabalhismo.
O trabalhismo é o responsável pelo de melhor que se fez no Brasil:
— a legislação trabalhista, a organização da Previdência Social;
— a estruturação do Estado Nacional com capacidade de defender nossa soberania, assegurar o domínio das nossas riquezas e intervir na economia para enfrentar os grupos econômicos daqui e de fora;
— o desenvolvimentismo, que incutiu no povo brasileiro a ideia de que ele tem capacidade para superar o atraso; implantou as estatais estratégicas.
O PT e os governos Lula e Dilma mantiveram essas conquistas e acrescentaram a superação da pobreza e da miséria, mesmo que algumas áreas sob influência de grupos da USP proclamassem distância do trabalhismo.
Você, Marina, é a maior e melhor lutadora da questão ambiental.
Você deu o toque indispensável à compreensão do meio ambiente: diz respeito à preservação da vida, da vida do povo brasileiro. Este toque popular tornou você única e singular a melhor entender o significado desta luta.
O conservadorismo, especialmente seu porta voz, os meios de comunicação, sempre procuram utilizar grandes figuras e grandes ideias em seu proveito.
As grandes figuras sempre se libertaram, mesmo que por caminhos às vezes tortuosos.
O povo brasileiro e o Brasil precisam de todos nós do campo popular, Marina, que temos inserção com a nossa gente, nesta hora dramática.
Os acontecimentos estão aí, não fomos nós que fizemos a história, nossa história se fez.
E se faz agora em torno da liderança de Lula. É por aí que nosso povo vai se salvar, encontrar o seu caminho.
Venha conosco, Marina.
Aqui é o seu ambiente, aqui está nossa gente. Não é em outro lugar.
Atenciosamente,
VIVALDO BARBOSA
* Vivaldo Barbosa é advogado, professor e coordenador do Movimento O Trabalhismo. Brizolista e trabalhista histórico, foi deputado federal constituinte pelo PDT e secretário da Justiça de Brizola.




Comentários
Artur Silveira
Se o Ciro fosse safo parava de rastejar atrás do DEM e ia ser vice do Lula.
Mas parece o Maluf no sonho de ser presidente.
Marina foi a direita e se ferrou. Perdeu os votos a esquerda. Virou nanica.
Isara Cougo Duarte
Marina Silva virou uma pessoa ressentida cheia de ódio !
Luís Castro
Vivaldo você honra o trabalhismo do inesquecível Brizola, mas perde o seu tempo com a ressentida Marina, essa que elegeu seus antigos companheiros como inimigo número um tanto que apoiou no segundo turno o candidato da direita Aécio Neves contra Dilma. O ressentimento é uma doença quase incurável e geralmente a pessoa acometida desse mau morre com ele. Poucos são como o grande Brizola que superado por Lula por meio por cento deixou de ir para o segundo turno contra Collor e num gesto de grandeza sem precedentes apoiou o líder petista contra o colorido das Alagoas.
cleverson ricardo souza
“Sabe de nada inocente!”
É sério isso? O nobre advogado onde estava nos ultimos anos. Acaso nao viu que uma vez fora do governo petista (me arrisco a dizer, infiltrada no governo petista) marina virou inimiga petista á morte. Santo cristo, esqueceu ou nao viu que naquela eleiçao presidencial onde ficou em terceiro lugar, decidiu apoiar a AÉCIO NEVES!!.
Apoiou o golpe. Repito : APOIOU O GOLPE!!!
O advogado (desculpe) tá de sacanagem.
Nao acredito que uma pessoa estudada possa ser tao ingênuo assim. Nao acredito.
Isso só pode ser uma pegadinha que o viomundo ta querendo aplicar na gente, pra gente ” se distrair um pouco, esquecer um pouco das nossas desgraças”.
Se for uma pegadinha de humor, me desculpem, essa piada é meio sem graça.
Se poderia dizer muito mais coisas de marina, como por exemplo que ela é amicíssima dos gringos e rentistas, etc. etc. E por aí vai.
Mas, pra nao dizer que nao tenha levado nada a sério, vamos fazer umas contas matemáticas eleitorais.
Quantos por cento ela sacou na ultima eleiçao? Um por cento. UM POR CENTO!!!
A pergunta que faço é: vale a penta ter a seu lado uma traíra , inimiga do povo, dos pobres , do pt por apenas um por cento dos votos;? Nao, lógico que NAO.
emerson57
Osmarina Çilva que permaneça aonde está!
Junto com sua turma!
Com Aéçio, com Çerra, fegaçê, Çiro, Çristovam Buarque, çejumoro, etc.
Vocês tem algo em Çomum!