VIOMUNDO

Diário da Resistência


Vídeo de Fachin recuperado por militantes causa espanto: “Hipócrita”
Nelson Jr./SCO/STF
Política

Vídeo de Fachin recuperado por militantes causa espanto: “Hipócrita”


25/06/2018 - 13h58

Da Redação

O vídeo primeiro chamou a atenção da mídia conservadora, que deu destaque à existência dele quando a presidenta Dilma Rousseff indicou Edson Fachin ministro do Supremo Tribunal Federal, em 14 de abril de 2005.

O discurso de Fachin num evento de apoio à candidatura de Dilma, em 2014, na Universidade Federal do Paraná, foi apresentado como prova de que Dilma pagava uma fatura de campanha.

No evento, o advogado leu um documento de juristas que pleiteavam a reeleição de Dilma.

À época da indicação, o nome de Fachin foi imediatamente abraçado por Ricardo Lewandowski, com palavras entusiasmadas: “Nós precisávamos de alguém da advocacia, com visão própria dos advogados, que enfrentam o outro lado do balcão. Penso que é um dos melhores nomes que o governo tinha a oferecer à sociedade e ao Parlamento. Tenho certeza que depois de aprovado, ele emprestará um grande serviço. É um homem preparado, experiente, já atuou na esfera pública e privada. Vemos esse nome com muita satisfação. O Judiciário estará engradecido com esta indicação”.

Agora, o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal aderiu à turma do colega Luís Roberto Barroso, fazendo tabelinha com o TRF-4 para manter o ex-presidente Lula na cadeia, ao retirar da pauta da Segunda Turma pedido de liberdade da defesa.

O caso deveria ser analisado amanhã, na última sessão antes do recesso do Judiciário.

O professor Gilberto Maringoni, filiado ao Psol, foi um dos que enxergaram hipocrisia no discurso.

Escreveu: “Prestem atenção nas palavras grandiloquentes e vazias. Vejam como o verbo inflamado é vendido pelo valor de face na adesão interessada a uma coalizão que poderia lhe abrir novos espaços para uma carreira centrada na ascensão pessoal. Observem aquilo que se revelou um abjeto oportunista nas decisões da suprema corte.Vejam como a retórica oca tem o dom de iludir dirigentes do movimento social e líderes políticos tidos como experientes. E, por fim, atentem como isso tudo se concretiza em um desastre autoritário, moralista e antipolítico”.

Embora a Segunda Turma não vá apreciar o pedido de liberdade de Lula, uma apelação do ex-ministro José Dirceu está na pauta e permitirá avaliar a temperatura no STF.

Dirceu quer cumprir a pena de 30 anos e nove meses a que foi condenado só depois de esgotados todos os recursos, como prevê a Constituição.

A Segunda Turma é presidida por Lewandowski e tem como integrantes Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Leia também:

Eugênio Aragão: Velocidade da Justiça brasileira é modulada pela necessidade de manter Lula preso

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Esmeraldo

09 de julho de 2018 às 21h15

Concordo com o sr Lazaro.Tem muita grana envolvida.

Responder

Diana

26 de junho de 2018 às 08h45

Só quem mostrou força até agora foram os caminhoneiros. Eles sim pararam o Brasil. A esquerda não soube aproveitar a oportunidade de fazer uma greve geral e levar o povo para as ruas pedindo a saída desse governo golpista que não teria saída a não ser renunciar.

Responder

Gersier

25 de junho de 2018 às 17h11

Olha, nos pastos Brasil afora, existem muito disso aí. É conhecido como estrume. Esses hipócritas e cínicos me causam nauseas.

Responder

Julio Silveira

25 de junho de 2018 às 15h57

Impressiona a capacidade dessa gente de mimetizarem com o ambiente para se aproximarem ou para predarem nos que colocam como suas presas ocasionais. São mesmo impressionantes na arte do engano.

Responder

Alfredo Molim

25 de junho de 2018 às 15h28

Se isso não for uma peça de auxílio ao STF para que esses caras das togas pretas, se convençam de vez que Dilma fora golpeada e que Lula foi implacavelmente perseguido, também, pelo próprio sistema jurídico do qual STF que é o seu maior representante e acima deles somente a constituição, então, só com a força do povo é que se terá a justiça verdadeira, e penso também, que a divina nos apoiaria.

Responder

Luiz

25 de junho de 2018 às 14h19

Somente a barbárie vai devolver a democracia ao Brasil. Infelizmente é preciso muito sangue nas ruas. Quem assim esse país se torna, realmente, gigante.

Responder

    Maria libia

    25 de junho de 2018 às 21h26

    Assino em baixo. Mesmo sabendo que muitos inocentes pagarão a conta, como já estão pagando. Foi o que aconteceu na queda da Bastilha. Mas, exemplo mais atual foi Erdogan prender mais de 2.ooo juízes traidores da pátria.

José Fernandes

25 de junho de 2018 às 14h08

Será que ele não está sendo chantageado ele e família ,porque não é possível,que um cara com essa palavras, não veja a injustiça que está sendo feita, esse cara está sendo chantageado, olha o que aconteceu com o ministro Teori savascki?,ele iria tirar o todos os processo do Lula do Moro, veja o que aconteceu com ele???acordem….

Responder

    LAZARO DE PAULA

    25 de junho de 2018 às 20h41

    Que chantacheado nada ele e um tremendo mal Caracter…Canalha…deve ta levando e muita grana pra isso…..


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.