Vereador diz que Adriano se acreditava perseguido por ser amigo de Bolsonaro

Tempo de leitura: 2 min
Reprodução.

Bomba!!! Vereador Ítalo Ciba (Avante/RJ), sargento da PM, contou ao Globo que esteve na prisão com o miliciano Adriano e os dois receberam “mais de uma vez” visitas de Flávio Bolsonaro. Além disso, segundo ele, o ex-capitão do Bope frequentava o gabinete de Flávio a convite de Fabrício Queiroz, ex-chefe da segurança de Flávio. Isso acaba com o argumento do senador que ele tinha uma relação distante com o miliciano Adriano. Visitar na prisão mais de uma vez? Jandira Feghali (Psol-RJ), deputada federal, no twitter.

Sargento amigo de Adriano revelou que o miliciano e matador de profissional frequentava o gabinete de Flávio Bolsonaro. A relação da família com o bandido era íntima. Jair Bolsonaro está com medo, por isso usa seu cargo para tentar federalizar as investigações e proteger os filhos. Marcelo Freixo (Psol-RJ), deputado federal, no twitter.

Da Redação

O então deputado federal Flávio Bolsonaro visitou o miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega na cadeia “mais de uma vez”, contou ao diário conservador carioca O Globo o vereador Ítalo Ciba, sargento reformado da Polícia Militar do Rio.

De acordo com o jornal, Ciba e Adriano estavam presos juntos em um quartel quando receberam Flávio

Sei que ele (Adriano) se dava muito bem com o Flávio, devido ao (Fabrício) Queiroz. Queiroz trabalhou com Adriano lá atrás. Eu sei que o Adriano, de vez em quando, o Queiroz chamava pra ir lá no gabinete. Ele (Adriano) ia no gabinete, quando nós estivemos presos o Flávio foi lá visitar a gente. Mais de uma vez.

O vereador também disse ter encontrado Adriano por volta das eleições de 2018:

Foi de passagem, esbarrei com ele no shopping. Ele falou assim mesmo pra mim: “Estamos sendo perseguidos porque somos amigos do presidente”. Não era presidente ainda não, devia ser deputado, candidato a presidente.

A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson foram assassinado no Rio em março de 2018.

A essa altura, a mãe e a mulher de Adriano, Raimunda e Danielle, eram servidoras do gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio.

Elas só foram demitidas em novembro de 2018.

Danielle, ex-mulher de Adriano, foi um dos alvos da Operação Intocáveis em janeiro de 2019.

Foi o que provocou a fuga do ex-marido.

No celular dela, o Ministério Público do Rio de Janeiro encontrou mensagens de Fabrício Queiroz, chefe de gabinete de Flávio.

Numa delas, Queiroz sugeriu a Adriana que deixasse de usar o sobrenome de Adriano.

O senador Flávio Bolsonaro disse a O Globo que só visitou Adriano uma vez, em 2005, para entregar a ele a Medalha Tiradentes, a mais importante comenda do Rio de Janeiro. Atribuiu a contratação da mulher e da mãe do miliciano em seu gabinete a Queiroz, que confirma.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

No próximo dia 14 de Março, completar-se-ão 2 Anos do Assassinato da Vereadora Marielle Franco, Esquerdista da Maré, Negra, LGBT e Lutadora dos Direitos Humanos, por isso mesmo executada sumariamente por um PM Miliciano, não se sabe até hoje a mando de quem.

In Memoriam

A História de amor interrompida de Marielle e Monica

Era 7 de janeiro de 2017. Marielle Franco tinha acabado de tomar posse como vereadora pelo PSOL no Rio, seu primeiro mandato legislativo. No entusiasmo daquele ano que começava, ela e sua parceira, Monica Benício, acompanhavam o show da sambista Mart’nália no Circo Voador, na Lapa.

Marielle esperou começar Namora comigo, música especial para as duas, e abriu a mão de Monica, colocando no meio de sua palma uma aliança.

“Ela estava realizando um sonho da minha vida quando fez isso”, conta Monica. “Era a realização de uma história que foi interrompida muitas vezes, mas nunca sem o desejo de ser vivida.”

Com a voz embargada, ela acena com a cabeça para confirmar que, sim, o bonito anel com pedras de granada em que vinha mexendo ininterruptamente durante a conversa com a BBC Brasil é a aliança.

Monica nos recebe na casa em que ela, Marielle e sua filha, Luyara, viviam juntas havia apenas um ano e três meses, em uma vila na Tijuca, na zona norte do Rio.

Mudaram-se para lá na mesma época do pedido de casamento, enfim consolidando uma história de amor iniciada quando ainda eram jovens, mas interrompida inúmeras vezes pelas dificuldades que enfrentaram ao assumir um relacionamento entre duas mulheres.

Na noite de 14 de março, Monica esperava por Marielle como sempre fazia, acendendo velas e incenso em casa para criar um ambiente acolhedor que compensasse as pautas pesadas com que a companheira lidava no trabalho.

Marielle havia acabado de avisar por mensagem que já estava a caminho de casa quando foi brutalmente assassinada com quatro tiros na cabeça, no bairro do Estácio. O ataque que matou a vereadora de 38 anos e seu motorista, Anderson Gomes, de 39 anos, ainda está sendo investigado.

A entrevista às vezes é interrompida por lágrimas, mas Monica segue em frente. Fala com firmeza sobre o que considera ter sido um crime político contra a parceira, sobre as tentativas subsequentes de difamá-la com notícias falsas na internet e sobre o temor de que sua morte seja usada para reforçar argumentos em prol da intervenção federal na segurança pública no Rio. Para ela, isso seria um segundo crime contra Marielle, crítica feroz da intervenção.

Monica diz que pretende fazer o possível para “honrar a memória e o trabalho dessa mulher extraordinária”. Mas, antes, precisa “conseguir sobreviver” ao assassinato de Marielle – o grande amor de sua vida. “Nesse momento, a minha única luta é pela sobrevivência.”

Mãe preta, mãe branca
Monica veste uma camiseta branca com o desenho do rosto de Marielle. Em um adesivo pregado do lado esquerdo do peito, se lê: “Marielle Vive!”.

Quem entra na vila dá de cara com o mesmo adesivo, colado no centro do portão de ferro pichado. Um longo corredor de concreto dá acesso a casas de classe média. As casas da favela do Morro do Salgueiro, visíveis ao fundo, não estão muito longe dali.

Na parede de casa, um mural pintado por Monica traz dois ícones femininos, Frida Kahlo e Angela Davis, e São Jorge, de quem Marielle era devota
Ao ver o cachorrinho de estimação da casa, a repórter, querendo saber se deveria perguntar pelo nome “dele” ou “dela”, pergunta antes se é macho ou fêmea. “É macho, mas aqui não tem essa coisa de gênero, não”, diz Monica de bate-pronto. Vez por outra sua personalidade espirituosa se expõe em meio ao luto, assim como o jeito para fazer piadas enquanto mantém o rosto impassível.

“O nome dele é Maddox. Ele é preto e branco, porque é filho de mãe preta e mãe branca. Isso é importante”, diz, abrindo um sorriso.

Na parede da sala, um mural pintado por Monica traz dois ícones femininos, Frida Kahlo e a ativista afro-americana Angela Davis, e São Jorge, de quem Marielle era devota. Na mesa abaixo, um retrato antigo mostra Monica, Marielle e Luyara ainda menina.

Monica a conheceu quando Luyara tinha 5 anos e, desde então, começou a tratá-la como filha. Hoje com 19 anos, Luyara está na casa dos avós, em Bonsucesso, onde tem dormido desde que Marielle morreu.

Como figura pública, Marielle não economizava declarações de amor e postagens com selfies sorridentes ao lado da mulher nas redes sociais, geralmente seguidas do hashtag #M2 – uma referência às iniciais do casal – e #nossasfamiliasexistem.

“Não tem outra maneira de sintetizar o que se vivia aqui que não afirmar que nossas famílias existem e que isso era uma configuração familiar. Quer parte das pessoas e da sociedade aceitem isso ou não.”

A afirmação, sempre reiterada por Marielle, vai contra a proposta do Estatuto da Família, um polêmico projeto de lei que busca definir a “entidade familiar como o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher”.

Preconceito
Monica tem 32 anos, é arquiteta e, assim como Marielle, é uma “cria da Maré”, como sempre repetia a vereadora ao contar que nasceu e cresceu no enorme complexo de favelas na zona norte do Rio.

Como a companheira, ela mantém a ligação com a Maré atrelada à vida profissional. Em mestrado na PUC-Rio, vem estudando como a violência influencia a relação de jovens dali com outros espaços da cidade.

Monica e Marielle se conheceram quando tinham 18 e 24 anos, respectivamente, numa viagem de Carnaval com um grupo de amigos para a Praia de Jaconé, em Saquarema (RJ).

“Tivemos um ano de relacionamento como amigas até entender que aquilo era mais que amizade. Por influência religiosa e pelo contexto em que vivíamos, não entendíamos bem o que estava acontecendo. Até que um dia aconteceu um beijo”, lembra Monica.

“As histórias foram acontecendo, foram se intensificando e fomos nos vendo cada dia mais apaixonadas.”

Durante os primeiros sete meses, não contaram para ninguém sobre o namoro. E já estavam juntas havia dois anos quando assumiram de vez a relação.

“Quando a gente assumiu para a família, foi rejeição para todos os lados. Foi muito difícil. Você não tem auxílio na rua, entre amigos, e quando mesmo a família não te dá suporte, o mundo vira um lugar bastante complicado.”

Isso foi mais de dez anos atrás, época em que “nem na Lapa era razoável ver duas mulheres andando de mãos dadas”, lembra Monica, referindo-se ao bairro carioca com a vida noturna mais agitada e plural da cidade, e aos próprios amigos, católicos como Marielle e que também resistiram à relação das duas.

“Éramos duas mulheres que não se encaixavam no estereótipo do que rotulavam como sapatão. Havia riscos na favela. Era perigoso. ‘Vocês gostam de mulher porque não conheceram homens de verdade’. ‘Você nunca conheceu um peru de verdade.’ Ouvimos isso muitas vezes. Às vezes, vinha de amigos mesmo. Mas, quando vinha de estranhos, era amedrontador. Além de tudo, temíamos a possibilidade de um ‘estupro corretivo’.”

A pressão ao redor, ao lado de dificuldades financeiras, acabou colocando o relacionamento em xeque. “A gente terminou muitas vezes, voltou muitas vezes.” Monica teve relacionamentos com outros homens e outras mulheres; Marielle, com outros homens. “Buscar relacionamentos com homens era uma forma de simplificar a vida. Eram histórias mais fáceis de se viver.”

‘Leoa com armadura’
A reaproximação definitiva veio quando Marielle estava pensando em se candidatar para a Câmara dos Vereadores e quis saber a opinião de Monica. Não teve a resposta que queria ouvir. Monica disse ter certeza de que ela faria um trabalho “belíssimo” e que teria seu voto. Porém, de uma perspectiva pessoal, não queria que ela se candidatasse.

“Conheço a Marielle que não é a Marielle que grita, que não é a Marielle que bota o dedo na cara dos outros, que não é a Marielle que tenta parar o caveirão (como são conhecidos os carros blindados usados pelo Bope). E, conhecendo essas fragilidades, sabia que ela teria uma vida muito difícil.”

Marielle, porém, já estava decidida – e a parceira deu seu apoio.

“Era o lugar dela. É o lugar das leoninas, o centro dos holofotes”, considera. “A Marielle tinha luz própria. Não precisava de palco, de microfone, de nada disso para chamar atenção. Era dessas pessoas que os outros percebem quando entram na sala.”

As duas estavam em relacionamentos firmes, mas reataram pouco antes de a campanha começar. A relação, agora, era mais madura, entre duas mulheres e não mais meninas, diz Monica – ainda alternando o presente e o passado para falar da companheira.

“Ela é leonina, e eu sou aquariana, são opostos complementares. Sou extremamente metódica, organizada, racional; ela trazia muita emoção. Isso gerava um equilíbrio harmonioso”, conta.

Monica diz que só uma coisa mudou em Marielle ao se eleger: “Ela me convenceu a deixá-la comprar mais roupas”, ri. Seu guarda-roupa era “um carnaval” de estampas e cores vibrantes. As unhas estavam sempre pintadas cada uma de uma cor. E era Monica quem separava suas roupas de manhã.

“Ela era sempre muito atarefada. Se deixasse, saía com tudo da mesma cor. Eu ficava nervosa”, conta, orgulhosa de “assinar como autora” do estilo da companheira.

Dentro de casa, Marielle era muito diferente da “leoa com armadura” que o mundo conheceu, diz Monica.

“Eu tenho a impressão que ela pendurava a armadura do lado de fora quando chegava e vestia de novo quando saía”, afirma. “Aqui, precisava de afeto, de carinho, queria ser cuidada e cuidava também. Era muito bonito. Tínhamos muita cumplicidade.”

‘Ingenuidade’
Monica não tem dúvidas de que o assassinato de sua mulher – “muitíssimo bem executado, de forma fria, no meio de uma via pública” – foi um crime político.

Os temas delicados com os quais a vereadora lidava reforçam a convicção. Marielle denunciava brutalidade policial e violação de direitos humanos em favelas do Rio. Falava abertamente, mas não sofrera ameaças, e o casal não temia represálias.

“Nesse sentido, acho até que a gente beirava uma certa ingenuidade. A gente nunca teve receio por qualquer fala ou denúncia. Era o trabalho dela, sabe? Ela nunca falou de ameaças ou de um medo real de risco de morte. Isso nunca fez parte das nossas conversas.”

Para Monica, o assassinato foi um crime “contra a democracia”. Ela diz que mais importante do que descobrir quem matou Marielle é descobrir quem a mandou matar.

Marielle fazia críticas veementes à intervenção federal anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 16 de fevereiro. Havia sido nomeada relatora de uma comissão formada na Câmara dos Vereadores para monitorar as ações do gabinete coordenado pelo interventor, o general Braga Netto.

Após o crime, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou ao jornal O Globo que o assassinato poderia ter sido planejado “para confrontar ou abalar a intervenção”, levando o crime a reagir.

A afirmação foi vista pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), padrinho político de Marielle, como uma tentativa de usar a morte da vereadora para justificar a intervenção, acusação negada por Jungmann. Para Monica, isso equivaleria a um segundo crime contra a companheira.

“A sensação de segurança que pode ser produzida com a intervenção é só para a zona sul (a área mais abastada do Rio) e o asfalto. Para quem está na favela, ela é mais medo, mais terror, mais dor, mais morte, mais sangue. A intervenção em nada pode ser justificada a partir do que aconteceu à Marielle. Seria mais um crime contra sua memória.”

Difamação
A comoção produzida pela morte de Marielle nas redes sociais foi seguida de uma onda de notícias falsas sobre a vereadora, espalhando boatos de que teria sido eleita com dinheiro do tráfico e defendia bandidos, entre outros.

Monica evitou contato com tudo isso. Tirou os jornais da porta de casa pouco antes da reportagem da BBC Brasil chegar, intocados. Tem evitado ver TV, ouvir rádio, entrar nas redes sociais. Se amigos contam sobre boatos, pede para pararem no meio. Só pede que lhe enviem “as coisas que forem bonitas”.

“A Marielle era uma defensora pelo direito à vida e à igualdade. Coisa que a nossa sociedade não permite para pobre, não permite para negro, não permite para favelado”, diz Monica.

“Vemos nossos jovens negros na favela morrendo diariamente, porque a sociedade insiste em um discurso ignorante de achar que defender direitos humanos é defender bandido. É importante estudar um pouco para não falar tanta besteira, com tanta irresponsabilidade.”

Monica e Anielle Silva, irmã de Marielle, pediram na Justiça que vídeos difamatórios sobre a vereadora sejam retirados do YouTube. Já obtiveram uma vitória parcial, com ordem para a remoção de 16 vídeos. Monica diz que vão continuar lutando.

“Nenhuma mensagem difamatória a respeito da Marielle será tolerada. E isso diz respeito não só à responsabilização da plataforma, mas também daqueles que publicaram e compartilharam. Quando se faz uma publicação difamatória, tem sangue na mão de todo mundo”, afirma.

Viúva da Marielle
Nos dias seguintes ao assassinato de Marielle, houve críticas nas redes sociais de que a mídia não estaria entrevistando a sua viúva, como se fosse uma tentativa de ocultar a relação homossexual (e não uma espera imposta pelo luto). Monica diz não saber nem o que dizer a respeito.

“As coisas foram muito atropeladas. Ainda nem comecei a viver o luto. Ainda acho que, no fim do dia, a Marielle vai chegar em casa. Não consegui absorver a ideia de que a minha mulher não volta mais.”

Monica diz que as manifestações realizadas no Brasil e em cidades no mundo todo para a Marielle “são bonitas e, de certa forma, dão força”. “Porque a gente vê que o trabalho dela fez e vai continuar fazendo diferença”, diz.

“Mas eu trocaria todas essas coisas, todas essas manifestações, e, de forma bem egoísta, até o símbolo importantíssimo que ela já está se tornando para o mundo, para tê-la em casa no final do dia”, afirma.

Os planos para o casamento eram para 2019, escapando da loucura de mais um ano eleitoral. Marielle estava prestes a se lançar como vice-governadora pelo PSOL-RJ, em chapa formada com seu companheiro de partido, o vereador Tarcísio Motta.

O casal também pensava em ter mais uma criança, desejo compartilhado por Luyara. Mas ainda não havia consenso de quem deveria engravidar. Monica diz não ter vontade de gerar, e Marielle já se considerava velha para tal. “Era um plano que seria pensado depois do casamento.”

Ao contrário do preconceito enfrentado pelo casal na juventude, Monica diz que as fotos que postavam juntas nos últimos tempos sempre recebiam palavras de apoio, nunca comentários homofóbicos. “Se dependesse da Marielle, ela postava uma selfie romântica de nós duas por dia. E eu falava: ‘É bom a gente postar coisas de trabalho também, né?’”

Ultimamente, ela diz que sair com Marielle era como estar com uma celebridade, com pessoas pedindo fotos e abraços em restaurantes, na rua, na fila do cinema. “Esse afeto lhe dava força. Mostrava que seu trabalho estava sendo respeitado e fazia diferença na vida das pessoas. Era muito importante para ela.”

Vendo Marielle alçada a símbolo internacional, Monica diz que sua imagem pode ser afastada das causas que defendia, mas não acredita que isso vá acontecer.

“Distanciar a sua imagem do que foi a sua luta vai ser um trabalho muito mais difícil do que foi calar a Marielle”, considera.

“O mundo inteiro já está vendo que ela não pode ser calada. E não será.”

(Reportagem de Júlia Dias Carneiro, com colaboração de Rafael Barifouse, da BBC Brasil em São Paulo,
via Geledés Instituto da Mulher Negra Geledés Instituto da Mulher Negra)

https://www.geledes.org.br/historia-de-amor-interrompida-de-marielle-e-monica/

Zé Maria

PARCERIAS DO CLÃ BOLSONARO …

Policiais Militares de um Grupamento que ficou conhecido como “Guarnição do Mal”.
em 2003, e que inclui o ex-capitão Adriano da Nóbrega, foram visitados na prisão
mais de uma vez pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro, quando respondiam
criminalmente por homicídio, tortura e extorsão.

A declaração foi feita ao Globo pelo vereador Ítalo Pereira Campos (Avante-RJ),
conhecido como Ítalo Ciba [ex-Sargento da PM, colega de Carlos Bolsonaro],
um dos integrantes do grupo acusado pela execução de um homem que havia
denunciado os policiais à Corregedoria da Polícia Militar, em Parada de Lucas,
na Zona Norte do Rio.

Ciba integrava o Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 16º BPM (Olaria), comandado por Adriano.
Em 4 de novembro de 2003, ele, Adriano e outros seis policiais receberam de Flávio
na Assembleia Legislativa uma “moção de louvor”.
Alguns dias depois, porém, os integrantes do GAT foram presos e começaram
a responder um processo criminal por homicídio, tortura e extorsão.
Nesse período, Flávio os visitou na prisão.
Questionado sobre as visitas, o senador respondeu, por nota, que esteve apenas
uma vez na cadeia, em 2005, para ver Adriano e entregar a medalha Tiradentes —
maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

O senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) sempre disse que sua relação com o ex-
capitão do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega, morto em operação da PM da Bahia
no dia 9 de fevereiro, se resumiu a reconhecer seu trabalho contra o crime no Rio.

No entanto, em entrevista ao Globo, o vereador do Rio Ítalo Ciba (Avante), sargento
da Polícia Militar, contou que, quando esteve na prisão com Adriano, os dois
receberam “mais de uma vez” visitas de Flávio Bolsonaro.

Além disso, segundo ele, o ex-capitão do Bope frequentava o gabinete de Flávio
a convite de Fabrício Queiroz, ex-chefe da segurança de Flávio.
[Reportagem: Juliana Dal Piva e Bernardo Mello | 20/02/2020 | OGlobo]

Carlos Bolsonaro homenageou Adriano e PMs sete dias após Flávio
Além de grupo denunciado na polícia por tortura e execução, vereador
prestou homenagens em 2003 a um major acusado por mortes e corrupção.
Queiroz também foi condecorado

Registros da Câmara Municipal do Rio aos quais OGlobo teve acesso mostram que,
sete dias após o então deputado estadual Flávio Bolsonaro homenagear o ex-capitão
do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC) também
apresentou, em 2003, na Câmara Municipal do Rio, moções em nome dele e de outros
oito policiais acusados de uma série de crimes que vão de homicídio doloso
à corrupção.
Morto em ação policial na Bahia no início deste mês, Adriano foi apontado
no ano passado como chefe da milícia de Rio das Pedras e de um grupo
de matadores de aluguel conhecido como “Escritório do Crime”.

Entre os policiais condecorados por Carlos, na mesma época, está ainda uma moção
em homenagem ao então sargento Sérgio Rogério Ferreira Nunes, lotado no mesmo
batalhão, o 16º BPM.
Ele era um dos superiores do Grupamento de Ações Táticas (GAT) comandado
por Adriano e conhecido como “Guarnição do Mal”, à época, e acusado de homicídio,
tortura e extorsão.
Junto com eles, ainda em 2003, recebeu uma moção o então sargento da PM
Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio investigado desde 2018 pelo MP no caso
da rachadinha na Alerj.
[Reportagem: Juliana Dal Piva, Juliana Castro e Bernardo Mello | 20/02/2020 | OGlobo]

Zé Maria

Na Entrevista concedida aos Repórteres Juliana Dal Piva e Bernardo Mello, do Globo,
o tal Vereador Carioca, Sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro, colega de Carlos
Bolsonaro, afirmou:

“Eu sou uma lenda viva na polícia”.

Na realidade, além disso, o cara é um “Arquivo Ambulante”.
Nem se deu conta de que está correndo sério Risco de Morte.

Foi Amigo do ex-Capitão Adriano e conheceu o Queiroz e
o Sargento da PM Ronnie Lessa que é acusado pela
Execução de Marielle e de quem foram apreendidos
117 fuzis M-16 incompletos …

“Ele (Ronnie Lessa) tinha 200 de peças de fuzis.
Ele importava, montava (o fuzil).
Isso é dinheiro, pô!”

A Entrevista:

Globo: Por que o senhor e o capitão Adriano da Nóbrega foram homenageados pelo vereador Carlos Bolsonaro e pelo então deputado Flávio Bolsonaro em 2003?

Vereador Ítalo PC: Foi por bons serviços prestados ao Rio de Janeiro. (Homenagearam) a guarnição inteira porque já me conheciam. Não sei de quem foi a iniciativa. Não tenho só uma moção, não. Tenho mais de dez, até de deputados que não me conheciam. Eu sou uma lenda viva na polícia. Nunca me escondi do trabalho. E o capitão Adriano também trabalhou muito, deu muito de si pelo estado.

Globo: Alguma vez Adriano contou como conheceu os Bolsonaro?

Vereador Ítalo PC: Não. Mas eu conheci Jair, Flávio, Eduardo bem antes do Adriano. Jogando bola, de infância. Magalhães Bastos, Vila Militar (bairros da Zona Oeste do Rio). Joguei bola com Flávio, Carlos, Eduardo. Eduardo, eu vi criança. Logo depois que ele (Jair Bolsonaro), saiu (do Exército). Eu já era policial.

Globo: O senhor conheceu o Fabrício Queiroz também?

Vereador Ítalo PC: Conheci. Vira e mexe eu via (Queiroz) no gabinete do Flávio, ou com o Jair. Eu tenho obra de saneamento com Jair Bolsonaro. Foi logo depois que caiu aquele Morro do Bumba.

Globo: Mas voltando ao futebol. O senhor disse que jogava bola com eles.

Vereador Ítalo PC: Quando ele (Jair Bolsonaro) separou da Rogéria, ficaram brigados. Eu que uni. Carlos, Flávio e o Eduardo, que moravam com a mãe. Eles não se davam. Eu fiz o futebol, um churrasco no meu terreno, chamei eles para um churrasco e para jogar bola. Quando acabou o futebol, o pai estava lá, eles chegaram. Voltaram a se falar a partir dali. Por que nós, amigos do presidente, vamos ser perseguidos? É o que Adriano falou uma vez pra mim. Estamos sendo perseguidos porque somos amigos do presidente.

Globo: Mas então isso é recente né?

Vereador Ítalo PC: Foi de passagem, esbarrei com ele no shopping. Ele falou assim mesmo pra mim: “Estamos sendo perseguidos porque somos amigos do presidente”. Não era presidente ainda não, devia ser deputado, candidato a presidente.

Globo: E o que mais ele disse?

Vereador Ítalo PC: Ele falou para mim que estava no recurso (para não ser expulso da PM). Na minha época, o secretário de Segurança não podia botar oficial na rua. Era outro órgão que julgava. Foi uma perseguição política comigo. Com o Adriano, já foi perseguição pessoal do (ex-secretário José Mariano) Beltrame. Ele estava preso, saiu, chamaram ele para conversar, não sei o que eles queriam. Acho que Adriano não fez o jogo deles, aí começou a perseguição. Colocaram o Adriano na rua. O estado perdeu, o povo perdeu.

Globo: Como Adriano conheceu Bolsonaro?

Vereador Ítalo PC: Aí não sei. Sei que ele se dava muito bem com o Flávio, devido ao (Fabrício) Queiroz. Queiroz trabalhou com Adriano lá atrás. Eu sei que o Queiroz, de vez em quando, chamava o Adriano para ir lá no gabinete. Ele (Adriano) ia no gabinete e, quando nós estivemos presos, o Flávio foi lá visitar a gente.

Globo: Flávio foi visitar lá?

Vereador Ítalo PC: Foi, foi.

Globo: Mais de uma vez?

Vereador Ítalo PC: Mais de uma vez. Ele bateu de frente quando nós dois fomos transferidos, naquela covardia que fizeram com a gente. A gente estava estava no (Batalhão de) Choque, o BEP (Batalhão Especial Prisional) não existia ainda. Depois criaram o BEP, fiquei três meses lá. A partir daí, o Flávio tomou a frente.

Globo: Quando foi a primeira vez que o senhor viu Bolsonaro?

Vereador Ítalo PC: Se não me engano foi na primeira campanha dele para deputado. Ele ia nos quartéis, batalhões e na Vila Militar. Jogamos (futebol) no campo do coronel Garcia e também dentro da Polícia Militar, lá no Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças). Queiroz também jogou. Eu não tinha amizade com ele, só o encontrava no futebol, quando estava com Jair ou Flávio. Eu vi o Carlos moleque. Foi antes, ele não era vereador ainda.

Globo: O processo que o senhor respondeu com o Adriano terminou com o primeiro júri anulado. O que aconteceu?

Vereador Ítalo PC: Eu fui absolvido. Eu era o acusado direto, eles eram partícipes, estavam junto. Só que entraram no julgamento antes de mim. Foram condenados. Só que aí quando chegou a minha vez, como autor, eu fui absolvido. Como é que existem pessoas condenadas se a autoria da execução está absolvida? Fui acusado de ser o autor do tiro contra o flanelinha. Pilantra, vagabundo.

Globo: E depois?

Vereador Ítalo PC: Tomamos pressão de tudo que é lado. Dois promotores que iam me julgar faziam questão de dar 30 anos em mim. Em troca, (Anthony) Garotinho (então secretário de Segurança) disse que indicaria os dois para desembargador. Só que o autor do disparo apareceu. Estava do meu lado. Era o (Alexander) Duarte (outro colega do GAT).

Globo: A corregedoria investigou e acusou o senhor e seus colegas de torturar, extorquir R$ 1.000 e matar o guardador de carros…

Vereador Ítalo PC: Ele (o guardador de carros) fez a queixa, mas não apontava quem eram os responsáveis. Aí colocaram na nossa conta isso. Conheço o processo de cabo a rabo. Como já disse, o Duarte admitiu que foi ele que deu o tiro. Estavam cercando a gente, Duarte adiantou e pegou o cara correndo. Só atravessei pra ver se ele estava vindo ainda e pedi pra vir uma viatura para socorrer.

Globo: Mas o relatório da Corregedoria diz que ele morreu na hora.

Vereador Ítalo PC: Eu não sou médico. A gente ainda estava na ocorrência. Havia uma perseguição a outros baleados. Não podíamos preservar o local porque tinha gente baleada ainda, estávamos numa troca de tiros.

Globo: Mas também não tem registro de troca de tiros.

Vereador Ítalo PC: Tem bom corregedor e ruim corregedor. Quando foi fazer a ocorrência, já entramos como acusados, e a ocorrência foi feita como o delegado quis. Não fizeram auto de resistência, fizeram execução. Se você pegar o processo, vai ver que lá na frente a perícia constatou que houve tiros dos dois lados. Parede furada, carro furado. Foi muito tiro. Se eu tiver de frente para o Garotinho, vou quebrar os dentes dele. Pode gravar isso.

Globo: O que Adriano falou quando saiu da prisão?

Vereador Ítalo PC: Ele falou que estava sendo perseguido pelo (José Mariano) Beltrame (ex-secretário de Segurança do Rio). Não passou pra mim qual foi a conversa, mas falou: “Ítalo, vou chegar a coronel. Ele não vai me prejudicar. O que ele quer, não vou fazer. Vou mostrar que sou homem, não sou moleque”.

Globo: Adriano foi expulso da PM por envolvimento na máfia de caça-níqueis. O senhor sabia?

Vereador Ítalo PC: Estão dizendo isso, mas para mim ele nunca falou, nunca vi Adriano envolvido nisso. O que sei do Adriano era que trabalhava com uma empresária, e agora sabemos que ela era do jogo do bicho. Eu não sabia. Ele até chegou a dizer para mim que tinha encontrado uma pessoa do mesmo ramo que ele. Aí passou a fazer segurança dela, não sei se ele se envolveu ou não (com o crime).

Globo: O senhor conheceu Ronnie Lessa?

Vereador Ítalo PC: Conheci. Quando entrei no 9º BPM, ele estava saindo. Aí logo depois teve o acidente (que resultou na amputação de uma de suas pernas). Não tive relação de amizade. Mas era sempre elogiado, (diziam que era) moleque bom. Existem os caras homens, existem os pilantras.

Globo: O senhor acredita no envolvimento dele com a morte da vereadora Marielle Franco?

Vereador Ítalo PC: Tem que provar. Não acredito (que matou Marielle).

Globo: Lessa era da milícia? Por que acredita que ele tinha fuzis desmontados?

Vereador Ítalo PC: Ele tinha 200 de peças fuzis. Ele importava, montava (o fuzil), isso é dinheiro, pô. Não sei para quem ele vendia. Tem que perguntar para ele. Podia estar vendendo esses fuzis para a milícia. Aí tem que perguntar para ele. Esse papo de “disseram, falaram”, é vago.

https://oglobo.globo.com/brasil/em-entrevista-vereador-afirma-que-ex-pm-adriano-nobrega-se-dizia-perseguido-por-proximidade-com-bolsonaro-24260641

Deixe seu comentário

Leia também