Valter Pomar: Sem cavalo de pau, PT vai para o buraco

Tempo de leitura: 6 min

Captura de Tela 2015-07-26 às 23.04.09

Veja fez o diabo com Lula e o PT. Mas ministros petistas continuaram correndo atrás das páginas amarelas…

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Notícia animadora

por Valter Pomar, em seu blog

O programa de TV correspondeu à linha aprovada no congresso do Partido.

Linha esta que decorre da crença de que seria possível defender a legalidade democrática e o projeto petista, mantendo a atual política econômica e confiando na aliança com Temer/PMDB.

Mas é público e notório de que lado Temer e o PMDB estão.

O programa de TV foi feito antes da reunião da comissão executiva nacional do PT, realizada dia 4 de agosto.

A executiva aprovou duas resoluções importantes. Uma destas resoluções reflete a mesma linha política que materializou-se no programa de TV.

A outra resolução aprovada pela CEN de 4 de agostou fala em mudar a política econômica e pede que o PT mobilize para o dia 20 de agosto.

Nas condições dadas, a mobilização do dia 20 de agosto é totalmente defensiva.

Ademais, alguns vão comparecer ao dia 20 enfatizando a defesa da legalidade democrática, outros vão comparecer enfatizando a mudança na política econômica.

O melhor que podemos conseguir no dia 20 de agosto é mobilizar em quantidade tal que obrigue a direita a avaliar com muito cuidado a relação custo/benefício de uma alternativa golpista.

O problema é que, massa por massa, a tendência é que no dia 16 de agosto compareça muito mais gente. E não se trata apenas do empenho da mídia.

Há outros fatores que explicam a mobilização superior do lado de lá.

O primeiro deles é a política econômica, que transfere gente do lado de cá para o lado de lá a cada dia.

O segundo fator é a campanha de desmoralização do PT, que se alimenta de erros cometidos há muito e da recusa do Partido, em 2005 e depois, de tratar o assunto do financiamento empresarial com decisão, coerência política e de classe.

O terceiro deles é a unidade programática: do lado de lá não importa o que o governo faça ou deixe de fazer, a esmagadora maioria da direita nos considera um governo de merda. Já do lado de cá, tem desde governistas que acham que o passado nos protege até esquerdistas que acham que a direita nunca derrubaria um governo que tem Levy como ministro.

O quarto fator que explica a mobilização superior do lado de lá é a vontade.

A vontade que sobra para eles, falta para setores de nossa direção, como ficou claro no retardo e baixo perfil com se reagiu ao gravíssimo atentado contra o Instituto Lula (só hoje, finalmente, acontecerá o abraço ao Instituto).

Portanto, salvo consigamos fazer das tripas coração (e devemos tentar), o mais provável é que a direita consiga reunir no dia 16 de agosto quantidade superior a nós no dia 20 de agosto. E, portanto, a direita disporá da “vacina-pretexto” para fazer o que pretendem fazer.

A dificuldade da direita, como já apontamos várias vezes, reside mais no desacerto entre eles sobre como fazer e sobre o que virá depois de cometido o crime.

Resolvido isto, eles vão operar ao estilo Cunha. E mesmo que não se resolvam entre eles, a dinâmica da mobilização de massa da direita pode forçar um desfecho que atropele parte deles.

Uma das poucas possibilidades de evitar um desfecho favorável à direita é dar um cavalo-de-pau na linha do governo.

A expressão cavalo-de-pau é 100% adequada, pois significa que podemos “capotar” ao tentar.

Ou seja: a esta altura do campeonato, um cavalo-de-pau não garante que a situação termine bem. Mas é uma das poucas chances que temos e devemos insistir nela.

Cavalo-de-pau significa “demarcar o campo de classe”. A essência do problema está em demitir o Levy e mudar a política econômica. E reposicionar o governo do lado daqueles que o elegeram em outubro de 2014.

Se o quinto congresso do PT tivesse dito isto há vários meses, a situação estaria melhor. Mas como sabemos, a linha política adotada pelo quinto congresso foi outra e na prática está ajudando a direita a nos derrotar.

É tão infantil subestimar a direita, quanto culpar a direita, quanto tentar acalmar a direita.

A direita está no seu papel. A direita é o que é. E no momento está muito forte.

Quem não percebe isto, quem culpa a direita por ser de direita; e também quem continua na linha da soberba, subestimando o lado de lá, não entende absolutamente nada do que está acontecendo.

Já os que tentam acalmar a direita — a exemplo de certo ministro que pediu ajuda da oposição, ou dos que foram lamber as botas da Globo, ou dos que dão coletivas dizendo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa — apenas ajudam a fortalecer, no lado de lá, a avaliação de que não vai ter custo nenhum derrubar o governo.

Grande parte da responsabilidade, neste momento, está nos ombros da presidenta Dilma. Mas a responsabilidade principal é do Partido. O Partido deveria ter dito e segue devendo dizer para a presidenta e para o governo, clara e publicamente, que é necessário mudar imediata e radicalmente de política.

Mas a maioria do quinto congresso e da direção do Partido optou até agora por acreditar numa coletânea de contos da carochinha, a saber, que 2015 é igual a 2013, que o ajuste é necessário, que o PMDB é imprescindível, que as coisas estão se acertando, que em 2018 Lula nos salvaria etc etc.

Dentro do Partido, cada um sabe sua responsabilidade. E acima de tudo esta responsabilidade é política. Os que falam em trocar a direção do Partido, colocando nela pessoas “acima de qualquer suspeita”, parecem acreditar na narrativa da direita segundo a qual nosso problema é a corrupção.

Claro que um componente fundamental da defensiva em que nosso PT está, claro que um componente fundamental da ofensiva da direita, reside no trato e na falta de trato que demos ao tema da corrupção (leia-se, da relação com o financiamento empresarial da política, que é feito de maneira corrupta há décadas, fato que sempre fora criticado por nós) desde 2005.

Os erros cometidos pelo Partido nesta questão — gravíssimos e em alguns casos imperdoáveis erros — precisam ser corrigidos ontem. Mas ninguém se iluda: mantida a atual política econômica, nem JC na presidência do PT nos salvaria da cruz.

Se não houver uma mudança de linha no Partido e em seguida do governo, a catástrofe poderá ser inevitável.

A forma da catástrofe? Não está claro ainda. Mas o conteúdo está: desmoralização da esquerda, repressão aos movimentos, neoliberalismo duro e puro de volta, um longo período de refluxo.

Refluxo no qual terá papel importante a lei supostamente anti-terrorismo (mas de fato lei anti-mobilização social) que pode ser aprovada a qualquer momento pelo parlamento.

Setores da esquerda que sonham em “substituir” o PT (sem perceber que em si mesmo este sonho contém o DNA de um próximo fracasso) subestimam o que virá caso a direita vença.

E setores governistas que insistem na política econômica, que capitularam, que desistiram de lutar, que acham que não dá mais tempo nem jeito, contribuem com a inação para a derrota e para a desmoralização.

O que devemos e podemos fazer é continuar lutando para mudar a linha do Partido e do governo, e temos que fazer isto junto com a mobilização social contra o golpismo e contra a política econômica, Por isto o dia 20 de agosto é tão importante,

Mas olho: o problema da direita é menos o quê e mais o como. Se o TCU não ajudar, a pressão social (leia-se dia 16 vitaminada pela mídia) vai ser importante. E pode acontecer um desfecho a qualquer momento.

Sendo assim, boa sorte e muita luta para todos nós, pois os próximos dias serão muito difíceis.

E a notícia animadora que prometemos no título — e há quem acredite que temos a obrigação de concluir qualquer texto com notícias animadoras — é a seguinte: em comparação ao que poderá vir, a situação atual está boa. Pois se não tivermos êxito na mobilização democrática e popular, a situação pode piorar muito mais, pois como já dissemos (para espanto de alguns) vivemos tempos de guerra.

PS do Viomundo: No dia 24 de março deste ano escrevemos que o PT tinha perdido, de forma definitiva, a batalha da comunicação. Apesar de bajular a Globo ontem, hoje e sempre. Era tentar evitar o impeachment, que está firme no horizonte. Quando o PT se reuniu em Salvador e decidiu manter tudo como estava, ficou claro que o partido seria engolido pela sua própria apatia. A primeira derrota esmagadora tem tudo para ser a do ano que vem, em São Paulo, se Dilma escapar do impeachment.

Leia também:

Petista Henrique Fontana acusa Eduardo Cunha de usar o cargo para fazer chantagem


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Z.

perfeito.
urge a retomada do nosso norte: http://abuladabola.blogspot.com.br/2015/08/uma-bussola.html

Dilma Coelho

POMAR, não dá para suportar seu pessimismo, se você não gosta do PT, muda de partido.
Lembra da frase: ” Ame-o ou deixe-o”, dá para aplicar no teu caso.
Você não é perfeito nem o PT, mas ele vai melhorar. Precisamos nos livrar dos pessimistas e traidores. Nada falam ou fazem para construir… dos zé cardoso, dos mercadantes, e outros cretinos…

Rafael

Se o governo quiser esvaziar o movimento do dia 16/08 basta simplesmente emitir uma nota oficial, lacônica, dizendo que respeita a democracia e etc, depois tocar a vida, esse movimento não é sério, movimento sério para derrubar um presidente não faz passeio na rua e volta para a casa, movimento sério vai para as ruas e fica até o mandatário cair, movimento sério não tira foto com a policia, enfrenta-a, movimento sério não planeja passeata com meses de antecedencia como se fosse um show, portanto, o movimento do dia 16/08 só será um sucesso se o governo permitir, do contrário, vai ser esvaziado e fracassado, pois não há seriedade nele.

C.Paoliello

A situação de Haddad em SP é mais difícil do que poderia ser pela constante sabotagem de mercadante que impede que a prefeitura receba os recursos do PAC. Como disse o prefeito, as verbas do PAC tem sido liberadas em conta-gotas para a sua gestão, sendo ele do partido da presidenta. Imaginem se não fosse!

Roberto de Paulor

O Pomar virou coxinha,está igual a múmia do ministro omisso Cardozo.

MAAR

O eleitorado brasileiro não é tão alienado quanto pretendem os golpistas, e deverá ser orientado no sentido de perseverar na defesa dos princípios democráticos.

A missão da militância progressista consiste, primeiramente, em demonstrar para toda a sociedade a falta de respaldo legal para uma interrupção do mandato presidencial neste momento. E, com base na evidenciação da patente ilegalidade das pretensões golpistas, pode ser construída uma sólida base de resistência, legítima e democrática.

A questão central é demonstrar que um eventual impedimento da Presidente Dilma na atual conjuntura caracterizaria um golpe de Estado de formato paraguaio. E que tal golpe contra a democracia brasileira seria benéfico apenas para os próprios políticos golpistas, interessados em garantir impunidade para os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, desde sempre relacionados com o financiamento eleitoral escuso.

Urge difundir a demonstração de que o plano golpistas pretende simular um processo de cassação do mandato presidencial com base na prática das chamadas pedaladas fiscais, quando a realização de tal prática nunca foi considerada motivo para reprovação das contas de governos anteriores, conforme ressaltado por especialistas imparciais.

Então, o caminho da resistência democrática deve ser trilhado através da evidenciação dos aspectos jurídicos caracterizadores da farsa política encenada pela direita raivosa, com apoio da oligarquia midiática, que possui objetivos desastrosos e impublicáveis.

É dever da militância progressista evidenciar que o golpismo midiático e as distorções de procedimentos judiciais com objetivos políticos constituem flagrantes e inaceitáveis abusos de poder. Bem como que tais arbitrariedades visam desestabilizar a sociedade brasileira, e que essa escalada de abusos precisa ser enfrentada pela sociedade civil organizada, através das instituições democráticas representativas.

E a sociedade precisa ser amplamente alertada para o fato de que uma eventual quebra da legalidade democrática acarretará gravíssimo retrocesso político, com perversas consequências para a população cidadã, e com imensas perdas econômicas, especialmente para a classe trabalhadora e para os setores produtivos.

Ademais, para ser coerente e eficaz, o combate às ameaças golpistas deve incluir o firme repúdio distorção seletiva dos procedimentos judiciais, em função da filiação política dos acusados. E também, precisa denunciar e repudiar a exploração casuística dos vazamentos de informações protegidas por sigilo de Justiça, bem como as práticas de chantagem política, evidenciadas em medidas a provadas pelo Congresso Nacional, tais como o insustentável aumento de despesas públicas que agravam a crise econômica.

O processo histórico em marcha exige a mobilização da sociedade de modo coerente, firme e ágil. Tal mobilização necessita desenvolver a capacidade de conscientizar as forças políticas fiéis à cidadania e ao saudável desenvolvimento sócio-econômico acerca da urgente necessidade de preservação do Estado Democrático de Direito.

Andre

Acho que há um erro básico nessa análise. O PT não peca por incompetencia politica(nunca teve, pelo contrário a habilidade politica do PT é infinitamente superior a da outra direita), apatia (também nunca foi apático dentro ou fora do governo) ou por estar acuado. O fato é que o governo do PT é um governo de direita. A progressiva guinada do PT a direita – antes mesmo de chegar ao governo – criou uma visão distorcida dos campos politicos em que a ‘direita’ é identificada apenas com suas frações mais extremas.

Fala-se muito que a esquerda é dividida, fragmentada. Mas a direita também é! Trata-se de campos politicos – ou de continuums se quiserem – que incluem diversidades de posições e divergencias internas, as vezes com disputas muito duras. O PT representa a mesma classe – em que pese as divergencias internas dessa classe – da outra direita a dos capitalistas, dos ricos, da burguesia, chame-se como quiser. Representa a grande midia – a qual o governo vive bajulando, inclusive com verbas publicitárias e da qual teve o apoio explicito no editorial de ontem de “O Globo” – as emprenteiras, os bancos (Trabuco sorrindo quando da fusão com o HSBC é sintomático), o agronegócio.

A diferença da direita representada pelo PT e a outra direita é tática. Enquanto a outra direita usa abertamente mecanismos repressivos diretos, o PT – sem deixar de usar esses mecanismos – usa da cooptação de classe, por meio de políticas compensatórias, de manipulação, do medo de que tudo irá piorar se sair do goveno, da vitimização em lugar de reconhecer os erros e ‘malfeitos’ e corrigí-los, e de ‘movimentos sociais’ chapa branca que atuam diretamente como agentes de repressão do Estado. Talvez o problema seja que essas táticas para manter e aprofundar a dominação de classe não estejam mais funcionando tão bem como funcionaram antes.

Sérgio

Dilma tem até o dia 20 para tomar alguma atitude e entrar em consonância com a militância e toda a esquerda, que ela deu as costas e traiu. Se nada nesse sentido partir dela, nada mais a fazer do que lamentar a derrota. E anos e mais anos de atraso nos esperam!

FrancoAtirador

.
.
Quem deu um verdadeiro Cavalo-de-Pau foi a Rede Globo (*).
.
Sintomático de que tudo isso não passa de uma Grande Farsa
.
contra os Trabalhadores Assalariados e os Servidores Públicos.
.
*(http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/em-editorial-globo-acusa-psdb-de-inconsequente-e-pede-esforco-pela-governabilidade-de-dilma)
*(http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-aecio-reagira-ao-editorial-do-globo-por-paulo-nogueira)
.
.

VP

PT errou demais, afastou de suas origens, sofisticou-se demais, tornando-se em muitos momentos vividos quase que um burguês, além de burocratizado administrativamente, o que é pior, nada comparável ao Mujica, sempre de esquerda, utilizando-se do mesmo carro, podendo ter até algum exagero, mas sempre o mesmo quanto a simplicidade, o que não ocorreu com o PT, elitizando-se demais. De qualquer forma contribuiu muito com o povo pobre, mas muito mal agradecido cerrou fileiras com a oposição e quando isto acontece, infelizmente, nada mais poderá ser feito. Haverá recuos históricos e o país sofrerá por décadas. O Brasil ainda não conseguiu sair dos princípios cíclicos históricos de sua evolução política e o motivo maior está na educação do povo deficiente e isto ainda não mudou e as consequência sempre se repetem, imperando a fome e a miséria. Parece que a política brasileira gosta de utilizar em seu combate sempre estes dois polos, o combate da fome e da miséria e povo lutando para sair dela e girando em torno. É a pirâmide social a imperar, talvez com um pouco de Brama, eu disse Brama, o deus hindú.

FrancoAtirador

.
.
1) Essa estória de Renúncia de Dilma (PT), caso em que assumiria Michel Temer (PMDB),
é mera Especulação Midiática, um Factóide criado para intrigar os Partidos no Governo
e, ao mesmo tempo, manter a Presidente sob Humilhação Constante da Corja NaziFascista,
acentuando a Depreciação da Imagem da Mandatária Máxima, Eleita pelo Voto Popular,
já debilitada perante a população, em reforço às Pesquisas das Empresas de Opinião Publicada.
Além disso, o Vice-Presidente é uma Liderança do PMDB que não é muito simpática
à grande parte dos políticos da Oposição ao BraSil, desde o PSDB aos Nazistas do DEM.
.
(http://goo.gl/IIXKrZ) (http://pic.twitter.com/Zz4cq4Uv1Y)
.
2) A Mídia UltraLiberal e Fascista Associada às Cúpulas do PSDB e do DEM sabem perfeitamente
que, embora juridicamente possível, o Impeachment de uma Presidente da República,
pelo Congresso Nacional, via TCU, é politicamente improvável e matematicamente incerta,
além de o processo se alongar, por tempo indeterminado, diante da interposição de recursos.
.
3) A Possibilidade de Afastamento da Presidente é também viável na Justiça Eleitoral,
no caso concreto, pela Cassação do Diploma da Chapa PT/PMDB Impugnada pelo PSDB no TSE.
.
Porém, essa ‘solução’ extremada traria por certo uma série de consequências indesejáveis,
não só, obviamente, ao Governo Federal, que se desfaria completamente de uma hora para outra,
mas tanto aos Partidos de Oposição, incluída aqui a Mídia-Empresa UltraLiberal Fascista,
quanto aos Três Poderes da República, dada as incertezas econômicas, políticas e jurídicas
que serão geradas e que causarão sobretudo Instabilidades nas Instituições Públicas e Privadas,
não sendo descartada a Ruptura do Estado Constitucional Republicano Democrático de Direito,
um Sonho de Consumo Restrito dos Muares UltraLiberais, Seguidores do Olavo de Carvalho,
e dos Bolsonaro’s Baby Boys, NaziFascistas e Fundamentalistas da ‘Cristandade Diabólica’,
que no próximo dia dezesseis exibirão na Rede Globo de Televisão, desde o amanhecer,
suas Faces de Ódio Ideológico Agressivo, Cego, Surdo, Irracional e Fisicamente Violento.
.
Sem falar do Premiê da Câmara dos Deputados que terá seus 90 dias de Fama Interina,
depois, claro, que seja confirmado o Trânsito em Julgado da Decisão do Poder Judiciário
eventualmente Desfavorável à Presidente Eleita Dilma Rousseff e ao Vice Michel Temer.
.
Ademais, a própria Lisura do Tribunal Superior Eleitoral será posta em Questão de Imediato,
e, em seqüência, pairarão Dúvidas sobre a Imparcialidade do Supremo Tribunal Federal,
que será a Última Instância a apreciar a Matéria, em caso de Recurso da Decisão do TSE.
.
Assim é que poucos são os Juristas, Empresários e Líderes Políticos que efetivamente querem
ou que verdadeiramente pretendem a Anulação do Resultado da Eleição Presidencial de 2014.
.
Neste momento, porém, é de Suma Importância, para o País, que a Militância Politizada
esclareça a População Brasileira, expressando esta Realidade Fática, retirando a venda colocada
pela Mídia-Empresa UltraLiberal Fascista sobre os Olhos dos Incautos, livrando-os da Ignorância.
.
.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
TÍTULO IV – Da Organização dos Poderes
CAPÍTULO II – DO PODER EXECUTIVO
Seção I – DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
.
Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República,
far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
.
§ 1º – Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial,
a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga,
pelo Congresso Nacional, na forma da lei.
.
§ 2º – Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.
.
(http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBd.asp?item=913)
(https://www.tre-sc.jus.br/site/resenha-eleitoral/edicoes-impressas/integra/2012/06/acao-de-impugnacao-de-mandato-eletivo-efeitos-da-decisao-de-procedencia/index3f12.html)
.
.

FrancoAtirador

.
UMA MANEIRA DE SE LIVRAR DE UM ESTIGMA
É A MUDANÇA RADICAL DE COMPORTAMENTO
.
Governança Conservadora e PT Vanguardista
já provaram que são incompatíveis entre si.
.
A Alternativa que resta para Dilma Vana e o PT:
.
Dilma Rousseff sair do PT e ficar Sem Partido
E o PT se livrar da Dilma e ir para a Esquerda.
.
Fora disso, vão morrer abraçados com o Lula.
.
.
“Com o passar do tempo, os Estigmas Sociais
se enfraquecem, mas permanecem Ativos
até que um Grande Choque Cultural os derrube”
.
(http://www.ajufergs.org.br/boletim_eletronico23032015.asp)
.
.

Nelson

Eu gostaria, imensamente, de não ter que afirmar isso, mas me parece, lamentavelmente, que já “se foi o boi com a corda”.

Graças a tipos como o Sr Mercadante e muitos outros

    Nelson

    Eu gostaria, imensamente, de não ter que afirmar isso, mas me parece, lamentavelmente, que já “se foi o boi com a corda”.

    A situação está assim graças a tipos como o Sr Mercadante e muitos outros, que teimam acreditar nos “contos da carochinha”. Contos que pregam que o PSDB tem algum apreço pela democracia verdadeira e não aquela em que os ricos empurram as decisões goela abaixo do restante.

Caio Almeida

Gostaria muito de ir as ruas, defender o governo que ajudei a eleger , mas lamentávelmente fui enganado, pelo estelionato eleitoral cometido pela presidenta , que assumindo o seu segundo mandato,adotou o programa de governo do adversário, postergou o pagamento do abono salarial, optou por colocar um” cara” do mercado como presidente da Petrobras,iniciando o processo de privatização,implementou uma política de elevação de juros. Enfim como defender uma presidenta que traiu os seus eleitores.

    Maria Rita

    “Um cara de mercado”? Ela foi detonada pelo mercado justamente porque colocou um funcionário de carreira do BB que se tornou presidente do Banco. Pelo amor de Deus… Postergação do abono foi uma droga realmente.

    Caio Almeida

    Maria Rita… Como explicar prostração da direção da empresa ao mercado , com o seu plano de “desinvestimento”, privatização disfarçada,vendendo a Gaspetro, Transpetro ,BR Distribuidora, blocos do pré sal. Gostaria de uma explicação plausível diante dos ataques a Petrobras.A mesma estratégia de sempre, dividir para privatizar entregar o patrimônio da empresa ao mercado.

Monica

PT ir para as ruas?

Que PT ?
Que esquerda?

Eso ya se fue, quedó en el pasado.
Lo mejor es esperar lo peor.
Ya es muy tarde.

Urbano

Tanto que falei em temer michel…

Julio Silveira

Engraçado, só agora falam em apostar nas esquerdas, depois desprezarem, desfeitearem, todos os partidos alinhados à esquerda por conta de ambições personalistas. Parece que as esquerda não entendeu a mensagem da derrocada sovietica, foram os personalismos e oportunismos e não o idealismo dos seus patriotas, que fizeram a derrota do sistema. Aproveitada solenemente pelo seu maior adversário, proprietário dos maior sistema de comunicação mundial, esse que soube como ninguem mostrar todos os defeitos de seu adversário, demonizando-o, ao mesmo tempo em que se creditava o portador da bsnceira da sAntidade para a humanidade. o tempo passou e fica cada dia mais evidente a se,elhança desse estado com o demonio com sempre vestiram seus adversários. No Brasil dos discipulos a realidade deles e dos discipulos ficam cada vez mais patente, para os que se propoem enxergar.

Deixe seu comentário

Leia também