Valor joga candidato do Valor às feras

Tempo de leitura: < 1 min

Serra agora aposta tudo na TV

Raymundo Costa e Raquel Ulhôa, de Brasília
16/08/2010

Serra centralizou as articulações políticas de sua campanha, que chega ao horário eleitoral sem um comitê ou coordenadores

Às vésperas do início do horário eleitoral gratuito, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, joga na TV todas as suas fichas para reverter o favoritismo de sua adversária, a petista Dilma Rousseff. A expectativa de que a campanha tucana poderia ter chegado a este momento da disputa em condições mais favoráveis foi frustrada por uma sucessão de erros.

Serra centralizou as articulações políticas de sua campanha, que chega ao horário eleitoral sem um comitê ou coordenadores. Ninguém fala em nome do candidato ou da campanha. Serra fez as escolhas, mesmo quando o partido gostaria que outras opções fossem consideradas, casos, por exemplo, da assessoria de imprensa e do publicitário.

A negociação dos palanques regionais foi concentrada em Serra. O candidato lhes deu menos importância que o PT, que chegou a retirar da disputa correligionários considerados favoritos aos governos estaduais em nome da campanha nacional. A montagem do palanque do Rio de Janeiro retirou da engenharia financeira da campanha o candidato a vice-governador, Márcio Fortes, um dos tucanos mais experientes em arrecadação eleitoral. A prestação de contas da campanha tucana indica a menor arrecadação entre os principais candidatos, mas tudo indica que há um descompasso na contabilização dos recursos.

A escolha do candidato a vice foi outro fator de desgaste. Quando o ex-governador mineiro Aécio Neves deixou de ser opção, as alternativas a que o PSDB atribuía ganho eleitoral frustraram-se. A escolha do deputado Índio da Costa (DEM) não apaziguou a tumultuada relação com o DEM.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jairo_Beraldo

"É grave a crise nos hospitais administrados pela Prefeitura de São Paulo.O diagnóstico é da própria Secretaria Municipal da Saúde, que encomendou um relatório para avaliar as condições de infraestrutura em 11 unidades da capital.Os prédios são antigos e não estão adaptados às normas de segurança e conforto. Todos, sem exceção, carecem de algum tipo de reforma ou reparo.Falta espaço para atendimento nas enfermarias, e há muitos leitos desativados. Mais de 300 vagas deveriam ser oferecidas para que essas unidades pudessem atender a um número ideal de pacientes.Os pacientes, quando precisam fazer exames, têm que subir e descer escadas.Kassab promete reformar os prédios e melhorar sua infraestrutura. Às voltas com tantos problemas, ainda tem que cumprir a promessa de campanha de construir três novos hospitais na cidade.Espera-se que Kassab cumpra o prometido. Mas deveria começar por fazer funcionar de forma decente as unidades que já existem."(Blog da Juliana Weis)

DANIEL

Bonner, faça bastante gargarejo, emposte bem a voz e pausadamente daqui uns dias voce ira anunciar a toda nação brasileira: DILMA A GUERREIRA E A PRESIDENTE DO BRASIL!

Danie Pires

Equanto o Bonner aparece no jn com cara de cão raivoso nós aqui na Bahia tomamos um porre de felicidade!
A mesma cara fez hoje pela manhã no bom dia Brasil o Renato Machado e sua fiel escudeira.
A Bahia já decidiu é Dilma na cabeça e no coração.

Williams

Será que o "Zé Mané" Serra já fez reservas no hotel Astoria do Central Parck, para 04/10/2010? Vai precisar fugir uns tempos… pois, não terá conde enfiar a cara.

    kezo

    Vai pra Transilvânia, chupar sangue congelado de pombo…

Jairo_Beraldo

Estranhamente, nem a GloboNews, deu até agora, a reportagem da revista Época sobre a Dilma. Estou temendo que estão para fazer algo que chocará ao eleitorado, ou foi para ver se ainda tem credibilidade, que o PIG através do semanário de esgoto, jogou a isca.

    Vera Pereira

    Suspeito que vão publicar a condenação da Dilma pelo Tribunal militar na época da ditadura.

gilberto silva

Só espero que o governo não aceite o DEM como aliado assim que passar a eleição. O DEM é pelego e não sobrevive longe do poder por tanto tempo , é natural que seja extinto o partido e deve ser engolido por outro do mesmo naipe……

    Jairo_Beraldo

    Mas fazem 8 anos que só tinham o Arruda como fornecedor de panetone.

carlos possamai

No penúltimo parágrafo o texto fala em descompaso na contabilização dos recursos, a respeito do total arrecadado pelo comitê do JS. Se fosse o comitê da Dilma, já estaria cheio de acusações sobre caixa 2. Ainda tem aquela história do arrecadador que fugiu com 4 milhoes, que teria feito a arrecadação por conta própria, como se a cúpula do psdbdemo não tivesse conhecimento da arrecadação. Caixa 2 é a regra desta quadrilha do psdbdemo.

    Guilherme Souto

    Por mais que não gostemos do DEM, ele tem importância dentro do quadro institucional no que tange a representação via partidos, pois – repito que por mais que não sejamos simpáticos a ele – o mesmo é, até agora, o representante do liberalismo político no Brasil.

    Escrevo isso, não para te sacanear, apenas para dar mais substância a nossa participação no processo, uma vez que a construção da democracia depende de sabermos definir o que se passa no campo das disputas ideológicas. Sacou?!

    E vamos eleger a Dilma a primeira mulher presidenta desse país…

    Jairo_Beraldo

    Concordo com voce, Souto, em genero, número e grau. Muitos acham que "matando" os adversários, estaremos livres para fazer o que quisermos. Temos que ter quem nos aponte os erros.

    claudio Martinez

    Sem falar que se os partidos tradicionais da direita que ainda sobrevivem deixarem de existir, desconfio que a direita não ficará muito tempo sem partido.
    E é aí que mora o perigo, porque um novo partido tem que ser mais radical que os que existem pra se firmar.
    A UDR tá aí, tá cheio de gorila das várias PMs a perigo nos seus empregos, tipo o que aconteceu com o batman, é só os coroné se cotizarem – tipo cada um chega 3 ou 4 desses gorilas e diz: vem dar um tempo aqui na minha fazenda até a poeira baixar e depois tu treina a minha milícia.
    Daí teremos que criar uma FARB porque as milícias de direita vão ficar iguais às da Colômbia.
    Abraços

Fabio

Claro que não tem nada ganho, mas podemos agora focar em outra batalha: vamos investir em fazer cada vez mais campanha para candidatos sérios ao Congresso.

Vamos diminuir o poder de certos aliados indesejáveis do futuro governo Dilma. Trabalhar para construir uma maioria sem necessidade de negociação com Sarney, Collor, Geddel, etc.

Vamos dizer não a este tipo de político, mudar o Congresso!

Mudar o Brasil passa por mudar o Legislativo também! É muito importante!

José Paulo

Tá tudo muito bom… Tá tudo muito bem, mas eu bem que gostaria de uma explicação plausível, alguma que fizesse um mínimo de sentido, do porquê o Brasil inteiro eleger a Dilma, se Deus quiser já no primeiro turno, mas só os tapados do meu estado, São Paulo, não conseguem enxergar isso como deveriam, isto é, também no plano estadual.
Por incrível que pareça aqui o Serra ainda está na frente (pouca coisa, é verdade), mas o Alkimin está com a corda toda e também pode levar essa sem necessidade de segundo turno!
A verdade é que o PT não tem um quadro sequer em São Paulo, o suficientemente carismático para levar a Prefeitura, quanto mais o governo do estado. Mais uma vez percebo o quanto o Lula foi inteligente e enxergou longe quando aconselhou o Ciro Gomes a disputar o governo de SP.
Não fez isso para joga-lo numa fria. O cara nasceu aqui, foi criado no Ceará, e fala com um sotaque que o povão das periferias entende, até porque também vieram do nordeste. O mesmo povão que elegeu Erundina provavelmente o elegeria.
Pena que a ganancia. o projeto pessoal, a vaidade e a falta de modéstia acabaram falando mais alto, afastando-o por completo de qualquer disputa. Paciência! Vou aplicar o meu voto no Merca com toda força, embora já esteja me preparando para agüentar o filhote da Opus Dei por mais 4 anos…

    eltonbcastro

    O PT de São Paulo é extremamente cabeça-dura e dificulta a criação de alianças que possam ter força para tirar os tucanos da jogada. Quando ainda se pensava no nome de Ciro Gomes (que é outro cabeça-dura) para o governo do Estado o PT de SP ficava naquela de fazer de difícil, de querer lançar a cabeça-de-chapa. É duro.

Franco Atirador

Causos do Zé Mané, o primeiro em tudo

UM CASAL AMARGURADO ANUNCIOU
NO JORNAL NACIONAL
DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO (RGTV)
QUE O IBOPE DECLAROU
QUE ZÉ MANÉ, O PRIMEIRO EM TUDO,
SERÁ O PRIMEIRO CANDIDATO A PRESIDENTE
QUE PERDERÁ UMA ELEIÇÃO PARA O PT
!!! NO PRIMEIRO TURNO !!!

Polengo

Isso é que dar ser tão competente.

joao

Vamos orientar ao eleitor simples que é necessario levar um documento com foto, alem do titulo de eleitor…Ou então concientiza-lo que nao é possivel que uma lei oportunista venha lhe retirar o direito de excercer sua cidadania..Quero votar sim..com documento com foto ou não…Se for necessario aqui está minha impressão digital.
É um direito do cidadão..Esse direito nao é de um documento com foto. Esse direito é meu. Esse direito é do cidadão que sou.
DILMA PRESIDENTE !!!!

Gerson Carneiro

Eu sou mais o Rubinho Barrichelo. Acho que o Rubinho ainda tem grandes chances de ser campeão.
Por exemplo, na última entrevista do Rubinho ele disse que o carro dele esse ano está melhor. Dá-lhe Rubinho!

    Jairo_Beraldo

    É, porque o Massa, a FIAT não deixa.

Miguel Baia Bargas

Caro Azenha,

Além das Organizações (terroristas) Globo, a rádio Jovem Pan, de São Paulo, faz uma enquete (que não tem valor nenhum) na internet de hora em hora… É hilária esta enquete: tem hora que o Serra tem 80% da preferência…

Isso, pelo menos, massageia o ego de um futuro derrotado.

Dê uma espiada: http://jovempan.uol.com.br/enquete-eleicao-2010

sergio

dia de índio na campanha do serra, ibope dá 11 pontos à Dilma, ciao, Serra!

ferrera13

É? Então tá. Vejam que coisa S E N S A C I O N A L: Parece que o ventríloquo do comandante do GTOG (Grupo Terrorista Organizações Globo) Ali kamel vai chorar a qualquer momento. Imperdível![youtube pZXtHFYrHn8 http://www.youtube.com/watch?v=pZXtHFYrHn8 youtube]
Simplesmente delicioso!

Agora reparem que o objetivo deles era fortalecer a candidatura Marina e Plínio para impedir Dilma de vencer já no primeiro turno. Parece que a estratégia não está dando certo. Marina patina na casa dos 8; Plínio nem pontua; o que Mente por Minuto caí e Dilma sobe mais alguns degraus.

Iabadá, badá, badú!…

    Marat

    Ferrera, sempre gosto de suas observações. Contudo, devo discordar de você quanto ao Bonner: Acho que, pela primeira vez na vida ele foi correto: demonstrou seriedade e respeito à leitura da pesquisa. Ainda bem. Ainda está em tempo de a Globo ter respeito por si própria e pelo Brasil! Abraços…

    ferrera13

    Marat,

    Obrigado pela honra que me concede ao ler e responder ao meu comentário. Quanto à sua crítica, eu talvez tenha me excedido, mas não por culpa minha. Veja minha análise:

    Quando o Bonner entrevistou Dilma, ao atacá-la de modo bastante parcial, ofendeu os meus direitos, mas fundamentalmente, o de ter informações qualificadas. Pelo menos eu esperava isso dele, considerando que ele passou pela Academia e sabe que a emissora onde trabalha é uma concessão pública cujo objetivo é o de informar com isenção e imparcialidade, ainda que tenham optado por uma das candidaturas.

    Ao atacá-la e praticamente impedi-la de dar as respostas aos seus questionamentos, ofendendo-nos a todos os que escolhemos Dilma para ser presidente do Brasil, ele nos dá o direito do princípio da reciprocidade: ou seja, dar a ele o mesmo tratamento pejorativo. Assim, podemos tratá-lo com escárnio e deboche. Neste caso, estou apenas debochando do sujeito, pois ao dar a notícia, mesmo a contragosto, mostra ainda um ódio em fazê-lo perceptível nas linhas de expressões faciais.

    A você e aos demais comentaristas eu peço desculpas, mas também peço que não me tirem o direito da agradável sensação de uma análise debochada daquele que debochou de Dilma e de seus eleitores.

Augusto

Aposta tudo na TV??? Mesmo com o Lula??? Acabou!!!

keko

O golpe virá por meio da necessidade de apresentar-se dois documentos para que se possa realizar a votação…

Pobres não tiram documentos pois são caros…

Esse é o golpe; e ninguém está prestando a atenção

    sonia s

    Carteira de trabalho é documento com foto e serve de identificação !

    Ed Döer

    Mas o título todo mundo tem que ter para votar. Pode até ter perdido, estar no fundo de uma gaveta, etc. Mas em algum momento a pessoa tirou. O ponto seria isso, quantos % perderam o título e não vão conseguir achar na hora de votar?
    E se a pessoa tem título, certamente deve ter RG. E RG é algo que se é perdido ou roubado, a pessoa corre logo atrás independente da situação financeira.

    De Paula

    O propósito parece ser êsse mesmo; só que se observarmos as estatísticas do TSE e nos aprofundarmos nos percentuais de votos brancos, nulos e abstenções na zona rural constataremos que grande parte do eleitorado pobre "de marrè" é que compõe este eleitorado.

Helcid

Agora uma coisa fica no ar: se o candidato não consegue administrar a sua campanha com eficiência, não consegue gerir indispensáveis alianças estaduais com os partidos que o apoiam, se não consegue ampliar essas alianças, se não fala com o presidente do partido que é o principal aliado … como vai governar um país, cujo sistema político impõe um presidencialismo de coalizão? Isso pra não falar das propostas, etc…

Por isso, deu no que deu …

JOACIL CAMBUIM

Acredito, numa análise desapaixonada, que, quando Lula entrar na campanha na TV, a vantagem de Dilma tende a aumentar. As classes que são prejudicadas pelo modo de governar dos tucanos, especialmente as de São Paulo, provavelmente migrem, em boa parte, para a candidata que se apresenta – e é fato – com um discurso mais voltado ao social. Os tucanos são neoliberais e deveriam assumir esse aspecto idológico, sem nenhum constrangimento.

Tulio

Por falar em escolha …. cadê o da Costa? tá sumido né?

    Humberto Corradi

    Ele, Elisa Samudio e o corpo do Dr. Ulisses Guimarães! Ninguém sabe onde estão.

    Jairo_Beraldo

    Amanhã ele aparece no debate dos vices da BAND.

Benedita da Silva

Sabemos que Serra não é flor que se cheire. É Globo, Folha, Estadão, Veja e elite retrógrada. Entende que esta é a última oportunidade de ser presidente, como confessou ao Aécio,. E vai às últimas consequências. Penso que será capaz de tudo. Temos de nos preparar. Sem esquecer que ele é PCC, como foi noticiado pelo próprio Estadão quando da exoneração de seu secretário da segurança: entregou-lhes (ao PCC) a administração dos presídios. Além de permitir que deles, dos presídios, comandem o crime organizado.

Leider_Lincoln

O Ibope deu vitória da Dilma no primeiro turno, mas é bom ficarmos de olho!

Márcia Aranha

OK, fizeram um montão de asneiras… E talvez a derrota fosse menos acachapante…

Mas contra um governo como o de Lula, mesmo com a imprensa golpista distorcendo o quanto pode, seria impossível a vitória de um oposicionista.

É certo que ainda vão tentar mais baixarias, mas nunca tiveram chances.

    Jairo_Beraldo

    Marcia, se o PIG não conseguiu "desmontar" o governo Lula durante 8 anos, vai conseguir em 44 dias?

Ed.

O filhote de Gepeto ciclotímico da Moóca não está preparado nem para conduzir uma campanha…
Nem com massivo, descarado e truculento apoio do PIG, 95% da mídia!
E quer nos convencer que está "preparado" para governar um dos principais países do mundo de hoje?!

Rios

"mas tudo indica que há um descompasso na contabilização dos recursos." Adorei esse trecho… o que será que ele realmente quis dizer?

Laudir Seger

A Folha parece que está fazendo a mesma coisa. Desde o final de semana (ou desde a última datafalha) parece que o jornal 'é Lula desde criancinha.' A ideia deles deve ser mais ou menos assim: entregamos a batalha para não perder a guerra, ou, ao menos, poder seguir lutando. Só sendo muito besta pra não perceber que essa já era. Em primeiro ou segundo turno, nada disso importará em 2011.

Josnei Di Carlo

Para não perder a piada, eu acrescentaria ao título da matéria do Valor, depois da entrevista do Serra no JN, a palavra Globo. Assim, o título em vez de "Serra agora aposta tudo na TV", ficaria "Serra agora aposta tudo na TV Globo". Acho que este condiz mais com a realidade.

Deixe seu comentário

Leia também