Valor joga candidato do Valor às feras

Tempo de leitura: < 1 min

Serra agora aposta tudo na TV

Raymundo Costa e Raquel Ulhôa, de Brasília
16/08/2010

Serra centralizou as articulações políticas de sua campanha, que chega ao horário eleitoral sem um comitê ou coordenadores

Às vésperas do início do horário eleitoral gratuito, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, joga na TV todas as suas fichas para reverter o favoritismo de sua adversária, a petista Dilma Rousseff. A expectativa de que a campanha tucana poderia ter chegado a este momento da disputa em condições mais favoráveis foi frustrada por uma sucessão de erros.

Serra centralizou as articulações políticas de sua campanha, que chega ao horário eleitoral sem um comitê ou coordenadores. Ninguém fala em nome do candidato ou da campanha. Serra fez as escolhas, mesmo quando o partido gostaria que outras opções fossem consideradas, casos, por exemplo, da assessoria de imprensa e do publicitário.

A negociação dos palanques regionais foi concentrada em Serra. O candidato lhes deu menos importância que o PT, que chegou a retirar da disputa correligionários considerados favoritos aos governos estaduais em nome da campanha nacional. A montagem do palanque do Rio de Janeiro retirou da engenharia financeira da campanha o candidato a vice-governador, Márcio Fortes, um dos tucanos mais experientes em arrecadação eleitoral. A prestação de contas da campanha tucana indica a menor arrecadação entre os principais candidatos, mas tudo indica que há um descompasso na contabilização dos recursos.

A escolha do candidato a vice foi outro fator de desgaste. Quando o ex-governador mineiro Aécio Neves deixou de ser opção, as alternativas a que o PSDB atribuía ganho eleitoral frustraram-se. A escolha do deputado Índio da Costa (DEM) não apaziguou a tumultuada relação com o DEM.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também