VIOMUNDO

Diário da Resistência


TSE rejeita ação do MBL, que buscava “likes nas redes sociais”, diz advogado; Lula registra candidatura em 15 de agosto
Ricardo Stuckert
Política

TSE rejeita ação do MBL, que buscava “likes nas redes sociais”, diz advogado; Lula registra candidatura em 15 de agosto


18/07/2018 - 20h59

Ricardo Stuckert

Justiça diz que Lula pode se candidatar e declara MBL ilegítimo pra propor ação contra o Lula! Sempre dissemos que é assim o que a lei diz! Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, no twitter

Do Lula.com.br

O Tribunal Superior Eleitoral arquivou o pedido de “inelegibilidade imediata” protocolado pelo grupo de ativistas online Movimento Brasil Livre (MBL).

Rosa Weber, vice-presidente do TSE, de plantão até sexta, 20,  negou hoje pedido de coordenadores do MBL para que seja declarada desde já a inelegibilidade de Lula e que ele seja impedido de registrar candidatura a qualquer cargo.

Para o advogado do PT, Luiz Fernando Pereira, a ação do grupo é meramente midiática e foi proposta para “buscar likes nas redes sociais”.

O advogado argumenta que o TSE “não aceita e nunca aceitou” que a discussão sobre as condições de elegibilidade seja antecipada.

Além disso, só é possível cogitar a impugnação de registro de quem tenha formalizado o pedido de registro de candidatura, que pode ser feito até dia 15 de agosto.

TSE confirma tese da defesa eleitoral de Lula

Desde a condenação de Moro e a confirmação da sentença pelo TRF4 que a defesa eleitoral de Lula vinha dizendo que não havia nenhuma margem legal para o indeferimento antecipado de registro da candidatura.

Nunca houve indeferimento antecipado de registro na história das eleições brasileiras.

Nada antes de 15 de agosto poderia impedir a pré-campanha de Lula.

Esta tese está em vários documentos e entrevistas do advogado signatário do primeiro parecer sobre o tema: Luiz Fernando Casagrande Pereira (em agosto de 2017).

A decisão de hoje do TSE confirma isso tudo. O TSE acolheu os argumentos da defesa de Lula, subscrita por Pereira, apresentada ao TSE na última sexta-feira.

A Ministra Rosa Weber reconheceu a iniciativa era extemporânea (precipitada) e o MBL não tinha legitimidade ativa.

A discussão sobre a inelegibilidade de Lula só poderá acontecer no processo de registro, reconheceu Rosa Weber.

E desde a Lei 13.165/2015 (que já não pode mais ser alterada para a eleição de 2018 – art. 16 da Constituição Federal), o processo de registro só se inicia em 15 de agosto de 2018.

O PT poderá formalizar o pedido de registro de Lula em 15 de agosto de 2018, decidiu hoje o TSE.

E até que o registro seja indeferido, com a prévia garantia do contraditório (o que leva tempo), Lula seguirá em campanha.

E o mais importante: até mesmo depois da eleição a suposta inelegibilidade de Lula pode ser suspensa.

Não custa lembrar, uma vez mais, que na última eleição 145 prefeitos se elegeram o registro indeferido.

De cada dez, sete reverteram a inelegibilidade depois da eleição, foram diplomados, tomaram posse e hoje exercem o mandato.

Isso mostra que Lula (como qualquer candidato) tem até depois da eleição para reverter a suposta inelegibilidade.

Como está na decisão da futura presidente do TSE, a impugnação de Lula deverá estar “na estrita conformidade do prescrito no arcabouço normativo à vida em sociedade”.

É o que sempre defendeu a defesa de Lula.

O TSE, com a decisão de hoje, confirma a orientação segura sobre o tema. Confirma o que a defesa de Lula vem dizendo há quase um ano.

Uma frase da decisão é emblemática: “O Direito tem seu tempo, institutos, ritos e formas em prol basicamente da segurança jurídica, essencial”.

O direito não pode ser sacrificado para sacar Lula da disputa fora das regras vigentes. É a mensagem clara da decisão.

Leia também:

Esposa de Eduardo Cunha vai botar a mão em R$ 670 mil que estão na Suiça

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Nelson

19 de julho de 2018 às 10h55

Se Lula não passa de um bronco, grosso e tabacudo, um nordestino que nem curso superior tem, enfim, um chulé – como é visto pela elite e pela coxinhada que pensa que é da alta – por que é que tu tens tanto medo dele, meu chapa?

Responder

Julio Silveira

19 de julho de 2018 às 06h59

O Brazil desse MBL só voltará a ser Brasil quando identificar as fontes de financiamento dessa marginália classe mérdia e enfiarem eles e seus financiadores na cadeia.

Responder

Cláudio

19 de julho de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Eu, antissionista convicto, gosto tanto de judeu (ou protestante, ou qualquer outra religião/povo imperialista/messiânico) que até divulgo o pensamento de alguns…

De Noam Chomsky, em “Quem manda no mundo?”:

“Enquanto a população em geral se mantiver passiva, entretida com o consumismo ou distraída pelo ódio contra VULNERÁVEIS, os poderosos continuarão fazendo o que lhes der na telha, e aos que sobreviverem não restará senão contemplar o resultado.”…
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
:: 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
::

Responder

Nelson

18 de julho de 2018 às 22h49

Que tanto medo eles têm do Lula? Que tanto mede têm de um nordestino que tanto desprezam e tanto odeiam e que nem curso superior possui?

Se o PT só fez merda enquanto esteve no poder, como a coxinhada apregoa insistentemente, não seria facinho, facinho dar uma surra, uma lavada no “Barbudo” nessa eleição?

Então, que medo é esse que eles têm que vêm metendo os pés pelas mãos para tirar o Lula da jogada?

Sejam democráticos. Disputem a eleição com o “Barbudo” e apresentem um projeto convincente, que realmente beneficie o conjunto do povo brasileiro, e eu garanto que os brasileiro vão esquecer do Lula.

Mas, aí que está o problema. O único projeto que a direita, e os neoliberais que dizem que não são de direita mas o são – Boçalnaro, Alckmin, Meirelles, Marina e outros – têm é a continuação da destruição que Temer está perpetrando. É levar mais e mais miséria e desespero para a esmagadora maioria dos brasileiros.

É por isso que eles sabem que não têm culhões para bater o “Barbudo” em uma eleição limpa.

Responder

João Lourenço

18 de julho de 2018 às 21h11

Pode se registrar assim como Fernandinho Beira Mar e Marcos Camacho Marcola !Lula não levaria nem que estivesse fora da cadeia .Este auê todo é pra lançar o Haddad e assim abraçar o Ciro Gomes !!! Ninguem é bobo!!!

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

Últimas matérias
Preso, Paulo Preto vai para Curitiba e “escapa” de matada no peito de Gilmar; Aloysio tinha cartão de crédito ligada a conta milionária

Paulo Vieira de Souza é preso em nova fase da Lava Jato Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil São Paulo A 60ª fase da Lava Jato, deflagrada na manhã de hoje (19) pela Polícia Federal de Curitiba, prendeu Paulo Vieira de Souza, também conhecido como Paulo Preto, apontado como operador de esquemas […]

Ler matéria