VIOMUNDO

Diário da Resistência


Telmário comemora: Maduro cumpre promessa e reabre fronteira da Venezuela com Brasil
Divulgação/Imprensa Presidencial Venezuela
Política

Telmário comemora: Maduro cumpre promessa e reabre fronteira da Venezuela com Brasil


10/05/2019 - 17h05

Maduro cumpre promessa feita ao senador Telmário e reabre fronteira com o Brasil

Da assessoria do senador Telmário

A embaixada da Venezuela no Brasil comunicou oficialmente, às 12h, desta sexta-feira, 10, ao senador Telmário Mota (PROS-RR), que o vice-presidente econômico da Venezuela, Tareck El Aissami, anunciou a reabertura da fronteira com o Brasil, bem como as comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba.

Para o ministro conselheiro da Venezuela no Brasil, Freddy Efrain Meregote Flores, essa ação é resultado da busca constante de diálogo, realizada pelo senador Telmário Mota, que se encontrou com o presidente Nicolás Maduro, em 15 de abril, em Caracas, e também da sua participação na reunião de trabalho, realizada no dia 25 de abril, em Santa Elena de Vairén.

“O mérito dessa abertura, que pode ser analisada como um possível início do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, é do senador Telmário Mota, que desde sempre buscou o diálogo para que pudéssemos reabrir a fronteira com o Brasil, país com quem temos uma relação harmônica há décadas”, disse ele, afirmando que a abertura da fronteira é definitiva.

O senador Telmário recebeu a notícia em Roraima e comemorou a reabertura.

“Recebi com satisfação essa informação oficial, que foi uma promessa do presidente Maduro ao Brasil, quando estive com ele, e também fruto da nossa reunião de trabalho, em Santa Elena. A fronteira aberta significa que retomaremos o controle migratório, que estava sendo realizado de maneira clandestina, sem a fiscalização sanitária e de segurança necessárias, colocando em risco a população de Roraima. Vejo como um primeiro e importante passo para restabelecermos também as nossas relações diplomáticas, comerciais, culturais e sociais, e principalmente a paz, que o Brasil sempre buscou com seus países vizinhos”, disse Telmário.

Mais uma vez, como membro da Comissão Mista do Mercosul no Congresso Nacional e presidente da subcomissão temporária que avalia a crise na Venezuela, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado Federal, o senador Telmário reafirmou seu posicionamento institucional e democrático diante do conflito no país vizinho.

“Como senador da República, tenho a obrigação de obedecer fielmente aos interesses dos meus eleitores, de todos os brasileiros e dos princípios de nossa Constituição, que nos obriga a buscar o diálogo, a cooperação e a paz: Art. 4º inciso III – autodeterminação dos povos; Nesse sentido, aguardo para que a decisão soberana do povo da Venezuela, escolha o melhor caminho para que a sociedade venezuelana encontre a paz, o desenvolvimento e a esperança por dias melhores”, destacou o senador.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.