VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


TeleSUR: Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia em primeiro turno
TeleSUR
Política

TeleSUR: Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia em primeiro turno


21/10/2019 - 21h36

Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia no primeiro turno

Evo Morales chegou à Presidência da Bolívia em 2005, quando a pobreza naquele país era de 60%. Para 2017, o número caiu 34%.

TeleSUR

O presidente boliviano obteve 46,8% dos votos nas eleições gerais de domingo.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi eleito pela quarta vez nas eleições de domingo, juntamente com seu vice-presidente de fórmula, Álvaro García Linera.

De acordo com os resultados oficiais Morales (candidato ao Movimento Ao Socialismo), obteve votos suficientes para conquistar a presidência no primeiro turno eleitoral: 46,8%, comparado aos 36,7 de Carlos Mesa, ou seja, uma margem de 10 pontos percentuais.

“Todos os dias começamos a trabalhar antes das cinco da manhã e terminamos depois da meia-noite. Entregamos trabalhos em três e até cinco departamentos todos os dias. Não quero ser o melhor presidente da história da Bolívia, quero ser o melhor presidente da Bolívia melhor da história”, disse recentemente o presidente indiano sobre uma eventual reeleição.

O Tribunal Constitucional da Bolívia autorizou em novembro de 2017 a repostulação de Morales nas eleições presidenciais de 20 de outubro.

Morales aspira a manter o país como líder do crescimento econômico na América Latina e referência na distribuição de riqueza.

Enquanto isso, o dia das eleições de domingo era conduzido normalmente, de acordo com os relatórios do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). Além disso, a votação foi acompanhada por 200 observadores de organizações internacionais.

Mais de 7,3 milhões de bolivianos tiveram direito a voto neste domingo e renovaram os cargos de presidente, vice-presidente e legisladores para o período (2020-2025), rumo à celebração do Bicentenário em homenagem à fundação da Bolívia.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

22 de outubro de 2019 às 13h59

O Aécio Mesa não aceitou a Derrota.
Está fazendo Balbúrdia na Bolívia,
às ordens do Império lá do Norte,
que tentam desviar o Caos no Chile.
#QueSeVayanLosMilicos

Responder

abelardo

22 de outubro de 2019 às 06h37

Quando uma população reafirma e ratifica a confiança e a aprovação conferida à atual liderança governante por sua plena e substancial maioria, sem qualquer sombra de dúvida é a maior e mais incontestável consagração que uma liderança pode receber de seu povo, principalmente se ela for a maior liderança pública da política local. Evo Morales, e toda sua equipe, colhe pela quarta eleição livre e democrática consecutiva uma excelente safra, que foi gerada por todos os frutos plantados para atender a toda população e ao consistente programa de desenvolvimento do pais. O reconhecimento popular recebido pela administração eficiente e cidadã, se materializou com a incontestável reeleição em primeiro turno. Portanto, nada mais podemos deduzir desta consagradora vitória a não ser o mais claro sinal de um desejo nacional em manter intacto e inviolável o positivo e permanente projeto de nação que a Bolívia está construindo para si e que causa uma grata surpresa ao mundo.
Parabéns a todos, pois são peças importantes e fundamentais nesta magnífica vitória da soberania e da exemplar lição que a nova nação bolivariana presta ao mundo.

Responder

a.ali

21 de outubro de 2019 às 23h10

Ave, Evo!

Responder

lulipe

21 de outubro de 2019 às 22h42

Eleições fraudadas iguais as de Chávez e Maduro na Venezuela.

Responder

    Carlos Henrique

    22 de outubro de 2019 às 07h12

    Volte para o PASTO.

Zé Maria

21 de outubro de 2019 às 22h39

A Esquerda Boliviana obteve Maioria Absoluta na Câmara e no Senado

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.