Numa única noite, telejornais dedicaram quase 15 minutos à delação de Palocci; no JN, notas de cem reais voaram

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

O juiz Sergio Moro, futuro ministro da Justiça do neofascista Jair Bolsonaro, divulgou a delação de Antonio Palocci faltando seis dias para o primeiro turno das eleições de 2018.

Foi numa segunda-feira, primeiro de outubro de 2018.

Naquela noite, os três principais telejornais do Brasil dedicaram 14 minutos e 46 segundos ao assunto. Isso sem contar as chamadas.

No Jornal Nacional, notas de cem reais voaram quando William Bonner anunciou o assunto.

A reportagem anterior ao “dinheiro voador” tinha mais de dez minutos e foi dedicada aos problemas de saúde dos brasileiros, numa paginação típica do telejornal.

Foram, ao todo, 8 minutos e 36 segundos de cobertura, além da chamada tripla, um jogral, na abertura do programa: “Em delação, o ex-ministro Palocci diz que Lula sabia da corrupção na Petrobras. E que o então presidente encomendou a construção de sondas para garantir com recursos ilícitos o futuro político do PT e a eleição de Dilma Rousseff. O PT diz que Palocci mente”.

No Jornal da Record foram 3’57” e no Jornal da Band, 2’13”.

No dia seguinte, a delação apareceu na capa dos principais jornais, com maior destaque no Estadão e na Folha.

Uma das denúncias é de que Dilma Rousseff teria gasto R$ 1,4 bilhão nas campanhas de 2010 e 2014, três vezes mais que o declarado.

Dilma era a candidata favorita ao Senado em Minas Gerais.

A delação apareceu na propaganda eleitoral de Geraldo Alckmin, do PSDB: “Um país feliz de novo? Só se for para os corruptos”, dizia o texto, numa referência ao título da coalizão de Fernando Haddad.

Àquela altura Alckmin estava estacionado nas pesquisas e Fernando Haddad (PT) disputava com Ciro Gomes (PDT) a vaga no segundo turno.

É impossível medir o exato impacto da denúncia na campanha eleitoral.

Mas a curva da pesquisa Ibope mostra que Fernando Haddad, do PT, tinha 25% em primeiro de outubro, dia da divulgação da delação, experimentou leve alta mas voltou a cair em seguida, ao mesmo tempo em que Bolsonaro, que estava estacionado, cresceu para 41%.

O Datafolha mostrou Bolsonaro em ascensão e Haddad estacionado.

Em geral, o impacto de denúncias leva algum tempo para ser digerido pela opinião pública.

As denúncias de Palocci foram amplamente disseminadas em memes e links por partidários de Jair Bolsonaro, no whatsapp e através das redes sociais.

O resultado final do primeiro turno foi de 46% a 29% para Bolsonaro contra Haddad. Ciro teve cerca de 12,5%.

A presidenta Dilma não foi eleita ao Senado.


Leia também:

Revelação de Mourão pode explicar por que Moro atropelou a PF e o TRF-4 para vazar delação de Palocci


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José TM

Site absolutamente PARCIAL, mas quem é que não tem um lado??? Todos temos lados, até vós esquerdistas tem um lado, então não há imparcialidade, ou você escolhe o bem ou vc escolhe o mal, um juiz que fosse a favor de Lula estaria igualmente concordando com a corrupção administrada por ele e todos os bilhões de reais usados em ditaduras psicopatas de outros países (mais de 100 bilhões de reais), aí para vcs estaria tudo ótimo né?Podem chorar a vontade Esquerdistas, vcs sofreram lavagem cerebral, infelizmente vcs tbm colheram os bons frutos do ótimo governo que a equipe do Bolsonaro irá nos proporcionar, o dólar vai cair, a bolsa vai subir, a gasolina vai baixar, o país vai prosperar. Agora acabou para vcs, não estão satisfeitos? Tem Venezuela, Cuba, Corea do norte, Nicarágua, paises da África, Rússia, China……. vão pra lá, aqui é lugar de brasileiros legítimos.

Maria Reis

A lava-jato surgiu no rastro da operação Mãos Limpas (Itália). Os juízes italianos cegaram com o brilho da fama e correram para a política. A “Mãos limpas” naufragou e os seus atores ainda se envolveram em corrupção . Parece que estamos trilhando o mesmo caminho.

Josuel

Essa Petralhada esquece do esquema corrupto que os levou ao poderbebprabse manter nele.
O que não podem é apontar um ato currupto de Bolsonaro, daí atiram pra tudo que é lado…

Acacio

O problema é a divulgação do crime? Quanta desfaçatez!

EDILSON DA SILVA SANTOS

EUGENIO ARAGAO FOI MINISTRO DA JUSTICA POR AMOR A PATRIA????
CONTA OUTRA. KKKK

EDIBERTO VERAS

Verdade

Mauricio

Que comecem o terceiro turno!

EPAMINONDAS PAULO DE OLIVEIRA

Site totalmente parcial.

Joaquim

EMQUANTO ESSA MALDITA GLOBOLIXO EXISTOR,NÃO EXISTIRAR MAIS UM JUDICIÁRIO QUE CUMPRA LEIS,MAS SIMQUE SE CONTAMINOU COM A POLÍTICA! ENQUANTO AS ESQUERDAS IMBECÍS,NÃO SE UNEM,COMO O PDT,DO SABE TUDO CIRO GOMES,O FASCISMO TOMA E O ESTADO SE EXCESSÃO TOMA CONTA DAS ESFERAS DO JUDICIÁRIO,PRINCIPALMENTE O STF,CORROMPIDO! SE NÃO HOUVER UMA GUERRA CÍVIL NO PAÍS,O FASCISMO TOMA DE CONTA! A CLASSE BAIXA,SERÁ ESCRAVIZADA! ESSA DESSE MORO,DEFENSOR DA QUADRILHA TUCANA,SER MINISTRO,ESSA É A FASE MAIS SOMBRIA E DESCARADA DE UMA JUSTIÇA MERCENÁRIA!

    Conceição Lemes

    Joaquim, letras minúsculas nos próximos comentários, por favor. abs

Zé Maria

1 De modo ilegal, contra a Constituição, como reconheceu o STF, o Juiz Moro autorizou a gravação e vazou conversa minha com Lula, alimentando o processo de impeachment
2 O juiz Moro Condenou e determinou a prisão sem provas do Presidente Lula, que estava em primeiro lugar nas pesquisas, inviabilizando sua candidatura
3 Seis dias antes do 1º turno, o juiz Moro vazou a delação de Palocci, que por falta de provas havia sido rejeitada pelo MPF, prejudicando a minha candidatura e a de Haddad
4 Agora, o juiz Moro anuncia que largará a magistratura para ser ministro do governo que viabilizou a eleição com suas decisões,.
O rei está nu.

Dilma Rousseff
Presidente da República do Brasil

https://twitter.com/dilmabr/status/1058043708417957890

    Tzonaro

    Prisão sem provas kklkkkk que piada

Zé Maria

Moro no ministério é a quota do Departamento de Estado…
O Golpe jurídico midiático em parceria com a farda…
O redesenho geopolítico da América Latina.
O torniquete se aperta.
A vantagem é que esse movimento torna tudo mais didático.

Moro sempre foi político.
Fica claro que toda a atuação dele contra Lula tinha unico objetivo: barrar o PT.
Condenou o favorito na eleição (sem provas, em tempo recorde).
Em troca, ganha um cargo.
Límpido como a água.
Juiz das camisas negras
num governo neofascista: tudo a ver.

Jornalista Rodrigo Vianna (@rvianna)

https://twitter.com/rvianna/status/1057999787780460545

https://twitter.com/rvianna/status/1057997684118822912

Elizabete Artilino

Mau dito homem que confia no homem, tonto quem acredita em político, raça do diabo todos sem exceção, Aqui no Brasil não devemos confiar em políticos e nem na justiça

Rodrigo Carvalho

Tramado desde 2009, com etapas em 2012, 2013 em diante, boa parte do golpe tramado no Norte se consuma…até a candidatura Bolsonoro estaria envolvida, pensado, cirúrgica e milimetricamente .

Paulo Vasconcellos

As máscaras caem, a falta de vergonha campeia, a comprovação da eleição mais fraudulenta da história brasileira fica evidente, mas os tempos são de cinismo e hipocrisia

Zé Maria

Fechando o Círculo:

Bolsonaro se reúne com embaixador dos Estados Unidos no Brasil

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-10/bolsonaro-se-reune-com-embaixador-do-estados-unidos-no-brasil

Zé Maria

Moro deveria ter se exonerado da Política para ser Juiz Imparcial.

Deixe seu comentário

Leia também