Surfista baiana de 12 anos de idade denuncia o Brasil na ONU na véspera do discurso de Bolsonaro: país descumpriu metas da Eco 92

Tempo de leitura: 4 min

Acima, vídeos com trecho do discurso da ativista Greta Thunberg nas Nações Unidas e da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, a NASA, que apesar do governo Trump adverte que no dia 18 de setembro deste ano as geleiras do Ártico recuaram ao nível recorde de 2019, que se igualou ao segundo menor nível registrado na História.

Da Redação

Brasil, Alemanha, França, Argentina e Turquia foram formalmente acusados nesta segunda-feira 23, diante do Comitê dos Direitos das Crianças das Nações Unidas, de descumprirem compromissos assumidos durante a Eco 92, conferência climática tida na época como histórica por definir metas ambiciosas para salvar o planeta.

Teriam, portanto, violado o direito das crianças.

A reclamação legal, foi apresentada pelo escritório britânico Hausfeld em nome de crianças e adolescentes entre oito e 17 anos de idade de 12 paises: Argentina, Alemanha, Brasil, França, Índia, Palau, ilhas Marshall, Nigéria, África do Sul, Suécia, Tunísia e Estados Unidos.

O Brasil é representado na ação pela surfista baiana Catarina Lorenzo, de 12 anos de idade.

Na ação, ela é descrita como uma defensora apaixonada das florestas brasileiras.

Aos autores da ação, Catarina descreveu uma experiência no mar da Bahia que diz ter sido distinta de outras ocasiões.

“A água ao redor do recife [de coral] era muito quente e insuportável — eu tive que sair da água. Eu não consegui ficar na água”.

A ação foi apresentada na véspera do discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que será feito pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nela, o Brasil e os outros quatro países são acusados de não cumprirem as metas que assumiram durante a Eco 92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro.

À época, a conferência foi vista como um avanço histórico, que colocou o Brasil como um dos principais atores no debate global sobre questões do meio ambiente.

Este papel de protagonismo foi demolido em alguns meses de governo Bolsonaro.

O presidente brasileiro desembarcou em Nova York acusado de ter incluído em sua delegação uma liderança indígena fake.

Bolsonaro tem como seu chanceler um diplomata que é abertamente negacionista do aquecimento global, mas tem modulado seu discurso para impedir que o agronegócio brasileiro se torne alvo de boicote internacional.

A rede de supermercados sueca Paradiset boicota todos os produtos brasileiros por causa da liberação no Brasil de agrotóxicos proibidos na União Europeia, por exemplo.

“Ele [Bolsonaro] é um maníaco”, disse o presidente da empresa, Johannes Cullberg, ao anunciar a decisão.

Também é parte da ação movida contra o Brasil a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que fez um discurso emocionado — e de repercussão mundial — durante a Cúpula do Clima, que aconteceu nesta segunda-feira.

As palavras de Greta:

Minha mensagem para os líderes internacionais é de que nós estaremos de olho em vocês.

Isto está completamente errado.

Eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar na minha escola, do outro lado do oceano.

E vocês vêm até nós, jovens, para pedir esperança. Como vocês ousam?

Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E ainda assim, eu tenho que dizer que sou uma das pessoas com mais sorte (nesta situação).

As pessoas estão sofrendo e estão morrendo. Os nossos ecossistemas estão morrendo.

Por mais de 30 anos, a ciência tem sido muito clara. Como vocês se atrevem a continuar ignorando isto?

Nós estamos vivenciando o começo de uma extinção em massa. E tudo o que vocês fazem é falar de dinheiro e de contos de fadas sobre um crescimento econômico eterno.

Como vocês se atrevem?

Por mais de 30 anos, a ciência tem sido muito clara. Como vocês se atrevem a continuar ignorando isto?

E como se atrevem a vir aqui e dizer que estão fazendo o suficiente? Quando sabemos que as políticas e as soluções necessárias não são sequer vistas?

Vocês dizem que estão nos escutando e que compreendem a urgência (deste tema).

Mas não importa tão triste e furiosa eu esteja, eu não quero acreditar no que dizem. Se vocês realmente entendem o que está acontecendo e continuam falhando em agir, vocês seriam um mal. E eu me recuso a acreditar nisso.

A proposta de cortar as nossas emissões pela metade em 10 anos, apenas nos dá uma chance de 50% de ficar abaixo da marca de 1.5ºC e existe um risco de desencadear reações irreversíveis em cadeia que fogem do controle humano.

50% pode ser aceitável para vocês. Mas estes números não incluem outros pontos como feedback, lacunas e um aquecimento adicional causado pela poluição tóxica do ar ou aspectos de equidade e justiça climáticos. Estes números também fazem com que a minha geração seja obrigada a ter que retirar centenas de bilhões toneladas de dióxido de carbono do ar, causadas por vocês, e usando tecnologia que sequer existem. Então, 50% simplesmente não são aceitáveis. Nós teremos que viver com as consequências.

Para ter uma chance de 67% de continuar abaixo da marca de 1.5ºC do aumento global temperatura, no melhor cenário do (relatório) do IPCC, o mundo teria ainda 420 toneladas giga de emissões de dióxido de carbono para emitir, em 1 de janeiro de 2018. Hoje, este número já caiu para 350 toneladas giga.

Vocês estão falhando conosco. Mas os jovens já começaram a entender sua traição.

Como vocês se atrevem a pensar que isto pode ser resolvido sem mudar nada? Ou através de algumas soluções técnicas? Com os níveis atuais de emissões de hoje, o orçamento de emissões de dióxido de carbono acabaria inteiramente em apenas 8 anos e meio.

Não haverá nenhuma solução ou planos apresentados com base nestes números que trago aqui hoje. Porque estes números são bem desconfortáveis e vocês não têm a maturidade suficiente para abordar este tema como ele realmente é.

Vocês estão falhando conosco. Mas os jovens já começaram a entender sua traição.

Os olhos de uma geração futura inteira estão sobre vocês.

E se vocês escolherem fracassar. Eu lhes digo: nós jamais perdoaremos vocês.

Nós não vamos deixar vocês fazerem isso.

É aqui e agora, que nós colocamos um limite. O mundo está despertando. E a mudança está chegando, quer vocês queiram ou não.

Obrigada.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandre

Os Estados Unidos cumpriram a meta? Por que não foram denunciados?

Zé Maria

“cortar as nossas emissões pela metade em 10 anos,
apenas nos dá uma chance de 50% de ficar abaixo
da marca de 1.5ºC e existe um risco de desencadear
reações irreversíveis em cadeia que fogem do controle
humano.”

Catastrófico e Trágico para a Humanidade !

Mas o Reverendo Araújo e o Bolsonaro insistem
que o melhor é não fazer nada, do contrário os
seres humanos estariam tentando impedir ou
adiar que se cumpra a Profecia do Apolypse
de João e, portanto, a ‘vontade de Deus’ e o
retorno de Cristo.

http://igrejaunasp.com/o-evangelho-de-patmos/

lulipe

Com a palavra o presidiário e Dilmanta….

    André

    quem é mesmo a anta?

Deixe seu comentário

Leia também