VIOMUNDO

Diário da Resistência


Silva Jardim: Thompson Flores inventou conflito de competência
Charles Damasceno/SECOM PGR
Falatório Política

Silva Jardim: Thompson Flores inventou conflito de competência


08/07/2018 - 21h54

Charles Damasceno/SECOM PGR

COMO CONHECER DE UM CONFLITO POSITIVO DE COMPETÊNCIA INEXISTENTE?

por Afranio Silva Jardim, no Facebook

 

Em que autos de algum processo, o desembargador federal Gebran, neste domingo, desempenhou atividade jurisdicional e declarou-se competente para julgar a ação de Habeas Corpus em favor do ex-presidente Lula?

O presidente Thompson Flores inventou uma forma de rever a decisão de um desembargador federal que decidiu pela liberdade do ex-presidente.

Todos sabem que ele nunca primou por maior imparcialidade em relação ao Lula.

Talvez seja fruto de algum fator genético…

Como, onde e de que forma o desembargador Gebran se declarou competente para julgar um processo que nem sabia que existia? Quem lhe comunicou a existência deste processo?

Não basta um magistrado se dizer competente em qualquer expediente forense para que haja um conflito positivo de competência. Pior, em um domingo!

QUE PAÍS É ESTE?

Que país é este em que um juiz federal (Sérgio Moro), estando em Portugal e de férias, prolata um despacho — não sei em que autos — dizendo que a decisão de um desembargador federal não deve ser cumprida pela polícia, pois o tal desembargador seria incompetente para soltar o ex-presidente Lula?

Que país é este em que a polícia federal, mesmo depois de reiterada a decisão do desembargador Favreto, concedendo Habeas Corpus ao ex-presidente da república, se nega a lhe dar cumprimento, aguardando seja ela reformada?

Que país é esse em que um desembargador federal (Gebran), que já tinha esgotado sua jurisdição, resolve declarar ser competente e reforma a decisão de seu colega, como se fosse sua instância recursal?

Não sei em que autos o Dr.Gebran despachou…

Que país é esse em que o presidente do tribunal federal da 4a.região se substitui ao STJ e inventa uma forma cínica para se tornar instância recursal do desembargador Favreto, no lugar do STJ?

Que país é este onde magistrados federais despacham fora dos autos do Habeas Corpus, no DOMINGO, sem estarem de plantão e por ato espontâneo?

Que país é este em que magistrados fingem ser imparciais?

Uma coisa eu tenho certeza: este NÃO é o país que meu falecido pai disse existir quando me aconselhou a estudar Direito…

De outra coisa também tenho certeza: este não é o país da generosidade que minha falecida filha Eliete pensou existir quando ingressou na Defensoria Pública do E.R.J.

Este é o país do sistema de justiça criminal autoritário, conservador, corporativo e comprometido ideologicamente.

Talvez este país se torne insuportável para eu passar os últimos anos da minha existência.

*Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito da Uerj. Mestre e Livre-Docente em Direito Processual pela Uerj

Leia também:

Favreto: Decisão foi para dar a Lula direitos de todo candidato

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Eduardo

09 de julho de 2018 às 18h12

Tem muita coisa no ar além de avião e urubú ! As delaçōes premiadas fizeram de Moro um homem poderoso e temido! Tão temido que nossa elite política, financeira e principalmente a judiciaria se ajoelha a seus pés, aprova tudo que ele faz, finge não não ver seus desatinos. Tão temido que grampeou a Presidenta da República em exercício, divulgou amplamente, abriu o peito para o judiciário e disse: Que STF é esse???? Quem são voçês? Constituição do povo merda nenhuma, aqui sou eu na Fita! Quem esta no poder agora é Gebran, Flores,Temer,
Jucá, Jungmann, Torquato, Padilha, mas o “Superman” Moro, o “Sabido” aquele cuja maior riqueza oculta são as delaçōes dos bandidassos encabeçados pelo doleiro Youssef! sabe sobre todos! Todos acham que ele sabe! Todos querem falar aos seus ouvidos e receberem um sorriso em troca!

Responder

Julio Silveira

09 de julho de 2018 às 15h16

A velhacaria nestes tempos de Lava Jato para pegar Lula tem sido fator decisivo para pegar o Lula nessas articulações juridico politicas.

Responder

David

09 de julho de 2018 às 12h02

Até eu que não sou da área do Direito percebi que esse “conflito” armado em conluio com Moro, Gebran e o Presidente do TRF 4 para sacanearem o LULA.

Responder

David

09 de julho de 2018 às 11h55

A esculhambação está tomando conta do judiciário brasileiro.
Está na hora de alguém botar ordem nessa espelunca.

Responder

Oseias

08 de julho de 2018 às 23h25

Esse é o país de população majoritariamente ignorante quanto ao Direito e o funcionamento do sistema de Justiça.
Qualquer coisa que o PIG transmitir como verdade passa.

Responder

Jose fernandes

08 de julho de 2018 às 22h03

Quem manda nessa espelunca e os EUA,é esse togados estão pra obedecer.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.