São Paulo pode mais. Ou pelo menos deveria

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Quando eu fechei contrato com a TV Record pedi para fazer reportagens especiais nas periferias das grandes cidades brasileiras, especialmente em São Paulo, onde vivo. Era uma forma de compensar o meu desconhecimento relativo dessas metrópoles,  já que eu havia passado quase 20 anos como correspondente nos Estados Unidos (mitigado por passagens pelo Rio de Janeiro e São Paulo, nos tempos da Globo, quando fui muitas vezes à periferia).

Agora, quase todas as gravações que faço acontecem longe dos bairros ditos nobres de São Paulo. Numa série sobre Vizinhos, que vai ao ar a partir de segunda-feira próxima, no Jornal da Record, passei algumas semanas em viagens diárias a diversos pontos da capital, todos bem distantes do centro.

Quem conhece in loco sabe exatamente do que estou falando: a maioria esmagadora dos paulistanos vive mergulhada em quatro crises crônicas.

1. A crise ambiental é uma das mais graves e basta passar pelos rios mais importantes que atravessam São Paulo para constatá-la. Ou ir ao blog da Conceição Oliveira, que se tornou especialista em fotografar lixo nos rios. Eu, numa série sobre a marginal Tietê, naveguei pelo rio em um barco do Departamento de Águas e Energia Elétrica paulista, o DAEE. Muitos de vocês talvez não saibam, mas a empresa de água paulista, a Sabesp, aquela que fez propaganda em todo o Brasil e que se disse uma empresa de saúde, joga diariamente milhares de litros de esgoto nos rios paulistanos.

2. A crise habitacional. Como, durante as reportagens, entro nas casas das pessoas, fico pasmo de ver quantas residências são inadequadas por qualquer padrão que se aplique: esgotamento sanitário, ventilação, espaço por habitante.  Há de se considerar, também, as casas feitas em encostas ou às margens dos rios podres.

3. A crise do transporte público. Todos os dias, dezenas de milhares de paulistanos deixam de bater o ponto ou sofrem descontos salariais por chegarem atrasados ao trabalho. Em algumas estações de trens de subúrbio é impossível embarcar em alguns horários. Há estações que fecham por não dar conta da demanda! Os trens quebram. É comum encontrar gente que passa tanto tempo dentro de uma condução quanto no trabalho. O metrô paulista é excelente, mas a expansão da rede não deu conta da demanda. Embarcar em algumas estações no horário de pico é impossível. Pais deixam de viajar com os filhos nos trens de subúrbio e no metrô por temerem pela integridade física deles, tamanha é a empurração e a falta de espaço. Os ônibus seriam alternativa, não fosse o trânsito infernal.

4. A crise da saúde. Embora tenha havido melhorias no setor, há uma grande carência de bons hospitais e de atendimento médico adequado. É natural que pessoas submetidas às três crises que citei acima adoeçam, sofram de stress e de doenças psiquiátricas. Na série sobre Vizinhos que acabo de gravar, por exemplo, quando tratei de disputas domésticas descobri casos em que por trás de desentendimentos estavam pessoas que precisavam urgentemente de atendimento médico. No entanto, a quem recorriam os envolvidos? À polícia, que é o único “estado” à vista. O policial, além de registrar queixas, é psicólogo, conselheiro, psiquiatra, um pouquinho de tudo.

Notem que não estou falando em ideologias, nem em tucanismo, petismo ou malufismo. Estou falando objetivamente sobre as condições materiais de vida da maior parte dos moradores da maior cidade do Brasil, que ficam entre ruins e péssimas se aplicado um padrão razoável de qualidade de vida (não estou falando dos ônibus de Washington, que chegam no minuto marcado; nem do metrô de Vancouver).

Seria desonesto atribuir toda a culpa a este ou aquele partido. O Brasil sofreu um (historicamente) rápido processo de urbanização, que criou imensas exigências de infraestrutura nas metrópoles. O que me assusta, de verdade, é que São Paulo continue sendo governada para a minoria. Que a mídia e os partidos políticos continuem a falar e a representar apenas a minoria que pouco sente o sufoco das graves crises ambiental, habitacional, de transporte público e de saúde enfrentadas pela grande maioria. Dia desses embarquei na estação de trens de Guianazes e desembarquei na Barra Funda, de onde caminhei até o Higienópolis. Nos extremos eram dois mundos tão distintos que foi difícil acreditar que ficavam na mesma cidade.

Sou paulista de Bauru e sou orgulhoso de ter nascido em São Paulo. Gosto muito de minha cidade adotiva. A cidade e o estado são tão ricos que é difícil acreditar que não surjam aqui as grandes soluções para o Brasil, especialmente para as graves crises em que estão mergulhados milhões de paulistanos. Mas duvido que isso mude enquanto não surgirem lideranças paulistas com o DNA político do Lula, lideranças que consigam reproduzir aqui a construção do consenso necessário para dar absoluta prioridade ao enfrentamento das quatro crises que descrevi. São Paulo pode mais. Ou pelo menos deveria.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Guatavo

O Zé está certo, São Paulo só tem estradas de primeira, quando vai se engatar a segunda eis outro pedágio.

Luciana

Alguns Políticos de São Paulo implantaram a administração governamental para "grupos" de endinheirados que criaram bairros, escolas, clubes, hospitais, canais de TV, jornais, rádios, propriedades, até cemitérios. Os endinheirados dominam (também) a política através da qual exercem o poder e mantém seus privilégios e distinções. A cidade de São Paulo se orgulha de seu desenvolvimento e silencia com a maior desigualdade do país, que é um modelo (nefasto) para outras cidades.Celebram a liberdade, mas odeiam a diversidade e a igualdade.São Paulo é cidade construída por pobres e usufruida por milionários que dividiram a metrópole. Os pobres não vivem, mas sobrevivem no inferno.

Dr Marcelo Silber

Luiz Carlos Azenha

Fico feliz que o seu diagnóstico sobre a cidade de São Paulo seja tão fundamentado….
Que diferença com a grande metropole que é a cidade do Rio de Janeiro….
Lá os politicos são excelentes (apoiam o Presidente Lula, não é mesmo??). O transporte público carioca e fluminense é excelente, suas favelas, cortiços e mulambos (onde vivem mais de 70 % dos cariocas) são um exemplo de qualidade de vida e a elite da Zona Sul é muito legal !!!! Não lê a revista Veja, Não vota nos partidos de direita…
Na minha área, a saúde, então a cidade do Rio de Janeiro é show de bola!!!!
Os hospitais públicos e privados são uma maravilha!!! não ha filas, não morrem gestantes em trabalho de parto, nem crianças com febre nas filas dos postos de saúde….
Bom é morar na periferia ou nas favelas do Rio de Janeiro….
Lá sim, seus políticos tem uma grande visão social…
Forte Abraço.

    gabriel

    não dr marcelo

    os políticos profissionais do RJ, tanto quanto os tucanos daqui, são igualmente elitistas e governam apenas para os ricos

    tanto as elites do RJ quanto as de SP constituem a mesma merda que mantém o atraso do país

    gabriel

    com todo o respeito, dr marcelo: http://notasurbanas.blogsome.com/2010/03/19/mitos

Luciana

Azenha ótima sua análise.Ém São Paulo vigora o "apartheid" mais vigoroso e perfeito. Os racistas de seus gabinetes disparam que a marca de seus governos é eficiência e igualdade na gestão pública.Temos duas cidades, uma moldada para ser invisível e, outra a da oligarquia de mentalidade escravocrata.Os programas de governo dos candidatos dão a dimensão de que os problemas irão continuar.
Hoje mais 190 famílias estão ao relento:Mais um incendio em favela de São Paulo.

Luiz Jornaleiro

O maior responsável pelo retrocesso nesses setores apontados pelo Azenha (e outros não citados), é a rede globo de manipulação. Pois o que seria dos demotucanos (às vezes travestidos em outros partidos), sem o apoio incondicional e permanente da tv que a maioria (inclusive da chamada elite) assiste e crê? O cidadão chega em casa estressado, toma seu banho, janta, e se liga na globo! Toda a grade de programação (incluindo os anúncios), tem o claro objetivo de demonizar uns ou santificar outros, quase sempre visando maiores lucros e co-participação nas decisões de governos. Apesar de ter nascido no bairro da Liberdade, hoje prefiro me declarar Brasileiro, pois hoje os paulistas, em sua maioria, são vistos como "analfabetos políticos" (infelizmente com razão).

dukrai

"Seria desonesto atribuir toda a culpa a este ou aquele partido. O Brasil sofreu um (historicamente) rápido processo de urbanização, que criou imensas exigências de infraestrutura nas metrópoles. O que me assusta, de verdade, é que São Paulo continue sendo governada para a minoria."

É claro que a solução dos problemas das grandes metrópoles, e também das médias, pequenas e de Santa Rosa da Serra, são dos políticos que foram eleitos para administrá-las.
Assim, pode botar na lista dos responsáveis essa turminha do Vampiro Brazileiro, visto que uma andorinha ou duas não fazem verão e Marta e Erundina não tiveram a aprovação dos seus eleitores nas urnas pra continuar o trabalho e as questões apontadas, meio ambiente, habitação, transporte e saúde são interligadas e majoritariamente de responsabilidade do município.

Duzao

São Paulo no imaginário social é a famosa cidade grande, em que o Brasil todo passa por ela, grandiosa e esplendorosa.
A São Paulo nua, descoberta, aquela por tras dos holfotes, é a famosa mulher de todos… Todos que estão na situação querem tirar proveito dela… Infelizmente.
São Paulo necessita imperiosamente ser desnudada Azenha.

Celso

Sobre transportes me permita acrescentar uma observação de quem utiliza o transporte coletivo inclusive na região metropolitana de SP. O metro de SP em matéria de qualidade se resumia apenas à linha Norte-Sul posto que a linha que atende a região Leste Itaqueira-Barra Funda já nasceu saturada em termos de demanda, com isso deixando de imediato de ter um padrão de conforto. Hoje TODAS as linhas do Metro estão SUCATEADAS, graças à incompetencia desses canalhas que ludibriaram a boa fé de muitos em conluio com essa midia sacana. A carencia por bom transorte é muito grande e só o metro não resolve essa caarencia. Os corredores de onibus que a gestão da Marta implantou hoje estão abandonados, não tiveram a manutenção necessária muito menos a expansão de linhas previstas.
ABAIXO ESSES PEDÁGIOS CARÍSSSIMOS (ROUBO OFICIAL). ACORDA SÃO PAULO.

Supertramp68

Acho tão engraçado baterem tanto na mesma tecla: São Paulo. Como uma musica de uma nota só. Como se o Brasil se resumisse a São Paulo. Como será a situação em Porto Alegre, Salvador, Recife? Será que, proporcionalmente, a situação será diferente? Não creio mas, a fixação por São Paulo é tal que não sai do pensamento da esquerda. Deve ser trauma por não conseguir emplacar um governo e botar a mão nessa verba tão cobiçada. E cá pra nós, perder pro "picolé de chuchu" do Alckimin, vão empatar com quem? Apesar que o heroi da renuncia, Mercadante, não é lá grande coisa.

Gerson Carneiro

Volto a repetir: O Estado de São Paulo liderado por essa elite arrogante precisa abandonar a soberba e sentir-se de verdade integrado ao país. Essa elite mesquinha destroi São Paulo. É uma pena. E não percebe que sozinha jamais conseguirá eleger presidente.

Pior: terão que recorrer sempre ao artifício de perfumar a própria podridão, como fazem no shopping à beira do rio Pinheiros.

Outra Lorota

causa de administradores de" sua lorota, tanto a cidade como o estado, vao afundando por -rada pela elite, sua mídia corrupta, e seus partidos fascistas.

voxetopinio

Perfeito Azenha. Analítico e pontual. São Paulo deveria ser mais.

ricardo silveira

Parabéns, Azenha, pelo jornalismo que faz. É preciso dar voz a quem não tem, mostrar a periferia como a negação da cidade, da cidadania. Em muitos lugares, nem a polícia vai, quanto mais a saúde, a educação. É inaceitável a continuidade dessa desigualdade.

Leider_Lincoln

Pessoal, vamos votar nos comentários. Os trols, sem argumento, estão negativando os argumentos dos outros.

Urbano

O slogan idiótico e idiotizante ‘pode mais’, no qual o 'p' é para enganar a torcida, virou modismo para a oposição cansada, cínica e perversa. Imagine que quem deixou Pernambuco no caos, depois de oito anos de desgoverno, na área de segurança, saúde e educação, agora está querendo voltar dizendo que 'Pernambuco pode mais'. Está querendo nos poder de novo.

Farpa

Nas minhas discussões políticas sobre os tucanos, com os oposicionista ao governo Lula, sempre faço a mesma pergunta: Porque S.Paulo que é o mais rico estado brasileiro não tem a MELHOR educação, segurança, saúde e obras de infraestruturas do Brasil? Após 16 anos de governos tucanos, o que tem SP? Se não fizeram o que deviam onde está o ninho com a elite do tucanato, com todo o dinheiro e tempo necessários, para tornar SP o melhor estado do país, o que leva alguém a pensar que farão diferente em relação a uma tarefa gigantesca que é administrar o Brasil?

Antonio Lyra Filho

Azenha, o que o seu programa, "Vizinhos" mostra é contra o discurso de Serra que vem cobrando, educação, saúde e na segurança do governo Lula.
Como governador de São Paulo,ele deveria mostrar o que fez no Estado que administra.

    Jairo_Beraldo

    O problema é esse…o que ele FEZ além de soltar a borracha em professores, puliça e alunos da USP?

    Robson

    Serra fez muito por SP…
    – Destruiu a educação;
    – Destruiu a segurança, pagando os piores salários aos policiais;
    – Vendeu a Nossa Caixa;
    – Aumentou a fábrica de pedágios caros;
    – E em breve, o governo de SP estará quebrado e terá que pedir empréstimo ao FMI.

    Elvys

    Robson, só um detalhe: a Nossa Caixa foi vendida para o Banco do Brasil, banco estatal federal.
    Agora, o que seria pior: ir à leilão e arrematado por um banco privado?

A. S. Braga

Sr. Jornalista Azenha, Por favor coloque em sua pauta, uma reportagem sobre o interior paulista, para poder mostrar ao Brasil o descaso com que a tucanalha tratou o nosso interior!!! De uma chegada nas pequenas cidades, como a minha Silveiras e o senhor vai poder constatar o nada que eles fizeram nestes anos todos. Um grande abraço, A.S.Braga

SérgioFerraz

16 anos no poder foi o tempo para transformarem o pujante estado de SP em terra arrasada.

    Mateu O'Paul

    Correção Importante:
    São 32 anos numa pior (Maluf-Biônico 78-81, Montoro 82-85, Quercia 86-89, Fleury filho 90-93, Covas 94-97, Covas-Alckmin 98-2001, Alckmin-Lembo 2002-2005, Serra-Goldman 2006-) Ou mais ou menos isso
    Fora Rapineiros
    Dalhe Mercadante Governador

Sonia Montenegro

Incrível é que o Estado de SP é o maior PIB do Brasil e a cidade de São Paulo o 2º maior. Isto significa que o orçamento do prefeito da cidade é maior do que a de todos os demais estados da Federação. É claro que os problemas do Brasil se acumulam desde o descobrimento, mas não tiro a responsabilidade dos tucanos, que governaram o estado por 15 anos e meio, sem fazer nada pela população mais carente. Sou carioca, e torço para que os paulistas apostem na mudança e elejam Mercadante para o governo.

Marat

O slogan da coligação Unidos Pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG) está errado. O correto é: O Brasil perde mais…

Alexandre Tambelli

Azenha! Você que conhece outros países, os Estados Unidos, principalmente, será que existe alguma cidade do mundo mais desigual, socialmente e economicamente falando, no mundo?! Onde fique mais expostas as contradições sociais geradas pelo Capitalismo?!

Pedro Ayres

Caro Azenha
Antes de mais nada, gostaria de lhe apresentar os meus cumprimentos pela excelente radiografia social de sua cidade e do seu Estado. Uma radiografia que nos remete a problemas que são comuns a quase todo País.
Após um tempo de reflexão e por saber um pouco sobre a história São Paulo e de como se desenvolveu a formação capitalista no Brasil, veio-me a mente que talvez a raíz de tudo isso esteja no tipo de modelo capitalista que foi adotado por São Paulo. Um modelo que tem por base o liberalismo econômico típico dos Estados Unidos e da fase inicial do capitalismo na Europa, em que a riqueza e a pobreza eram consideradas escolhas pessoais ou processos atávicos de determinados grupos sociais.
Assim, logo que se processou a Abolição da Escravatura, o que produziu a ruína de alguns cafeicultores. Em seguida, houve a rápida transição para o trabalho semi-escravo dos imigrantes europeus e japoneses, o que determinaria algumas modificações essenciais na relações entre trabalho e capital, com a primazia para o segundo, embora coubesse ao trabalho o sucesso da instalação e modernização técnica dos primeiros estabelecimentos industriais de monta, com linha de produção e tudo o mais.
Era um avanço que não tinha correspondência, pois, a ideologia original do capitalismo – a riqueza e a pobreza são produtos individuais – há muito era a segunda natureza daqueles homens e mulheres. Desse modo, mesmo quando chegaram os anarco-sindicalistas e se organizaram as bases para a construção dos Partidos Comunista e Socialista, quase nada puderam fazer, pois, além da extrema repressão e violência com que eram tratados, para a suprema ironia, por serem normalmente operários de alta qualificação, tudo aquilo que imaginavam como formas de produção para amenizar a dureza das condições de trabalho de seus colegas, não só era logo incorporado como parte do esquema fabril, como servia para desmobilizar e enfraquecer as suas incipientes formas organizativas.
Em São Paulo, por obra da Primeira Guerra Mundial, que irá estimular a acelerada industrialização paulista, através da substituição das importações, há a consolidação desse processo industrializador. Uma industrialização em que se consolidou esse modelo capitalista, que pareceu ser a grande solução, tal eram as perspectivas de pleno trabalho, emprego e salário. Um quadro que acabou se transformando na grande ilusão paulista do sucesso pessoal. Assim, se São Paulo desejar mudanças reais e profundas, terá que abandonar essas ilusões. Só assim poderá trilhar o caminho que você, Azenha, magistralmente definiu. Meus cumprimentos.

    beattrice

    Pedro,
    a "grande ilusão paulista do sucesso pessoal" explica e muito em termos sociológicos e psicológicos a "supremacia tucana" que vem destruindo o estado, excelente análise, como sempre.

Elvys

Azenha, perfeita sua conclusão:"duvido que isso mude enquanto não surgirem lideranças paulistas com o DNA político do Lula, lideranças que consigam reproduzir aqui a construção do consenso necessário para dar absoluta prioridade ao enfrentamento das quatro crises que descrevi". É o que está faltando para resolver os problemas paulistas. Não é a toa que São Paulo tem perdido importância no cenário nacional: as lideranças atuais são medíocres, só tem pose e nada mais!

Eduardo Guimarães

Acho maravilhoso, isso. O Brasil precisa saber como vivem os paulistanos do cinturão exterior das regiões ditas "nobres". Há lugares, na capital paulista, comparáveis aos de países miseráveis da África. Um processo de resgate dessa tragédia começou com Marta Suplicy e tive que ver, com o coração sangrando, esses pobres coitados serem enganados por Serra e Kassab. Dói.

Vivo no Paraíso, a três quarteirões da avenida Paulista. Uma região dita "nobre". Quem quiser que venha até aqui a qualquer hora do dia, mas, sobretudo, à noite para ver o que virou São Paulo sob o PSDB e o DEM. Você não anda 200 metros sem quase tropeçar nos farrapos humanos estendidos nas calçadas, e o Kassab me fecha albergues na região central achando que é assim que eliminará o "problema".

Tomara, Azenha, que você tenha toda liberdade para fazer essas reportagens, para que o resto do país veja no que se transformou a São Paulo em que nasci, a São Paulo dos meus pais, dos meu avós, dos meus bizavós, enfim, a São Paulo em que minha família se estabeleceu há gerações e que fui assistindo se degradar ano a ano – sob Jânio, sob Maluf, sob Pitta, sob Serra e sob Kassab.

Não perderei a série de reportagens e farei o possível para divulgá-la pelo meio de comunicação que desenvolvi para mim e para os meus leitores podermos dizer o que a mídia serviçal dessa direita podre conseguiu nos impedir de dizer por décadas e mais décadas,desde que nasci politicamente.

    Elvys

    Eduardo, como vai? Sobre moradores de rua, sei que piora à olhos vistos, não vejo nada para recuperar a dignidade desta pessoas. Afinal, do que adiante recuperar regiões degradadas se não recuperam seres humanos degradados??Trabalho na região central, rua Libero Badaró. É impressionante como decaiu o entorno dessa região!!E uma pena, afinal de contas Sampa ainda tem muita para mostrar, principalmente de cunho histórico e não vejo isso divulgado adequadamente. Agora, se for um novo shopping……..

Tenorio_SP

Que bairros você percorreu, Azenha?

Luis Armidoro

Azenha, não se esqueça da crise da educaão, onde Sp despenca todo ano em todos os indicadores

beattrice

E na ausência de tais lideranças SP deixou de ser a "locomotiva" para se tornar uma carroça empacada, enquanto poderia atuar como avião a jato.

    Miriam Lopes

    Ta se tornando aos poucos uma bruaca.

robledo

Conheço Vancouver e Washington é realmente fantástico o programa de transportes destas duas cidades. São Paulo poderia ter feito a diferença com 6 anos de serra como prefeito e como governador. Serra trocou tudo isso por patranhas politicas e afagar a atrasada e inculta elite paulistana. Azenha, veja os dados sobre as áreas verdes de São Paulo e veja como é assustador os índices. É por causa disso que existem várias ilhas de calor na capital.

    Mateu O'Paul

    Puxa, que bela vivencia internacional…. é mesmo um ótimo artificio para se enturmar não. Que bacana…. Parabéns
    Mas para não escapar do assunto, então seu Robledo, notei alguns problemas no uso que você acaba de fazer da linguagem, ou seja na forma com que se expressou, e achei por bem pegar este exemplo seu para abrir essa importante discução à todos.
    Não ficou claro no seu discurso exatamente que tipo de diferença teria feito São Paulo com 6 anos de Nosferatu, ou o que o zé pedágio trocou com quem, enfim, parece que vc não encontrou um acervo adequado de termos para mostrar as suas ideias, mas enfim, isso acontece com qualquer um né. O seu texto transparece um acervo linguistico e lexical (dá-lhe aurélio!!!) que possibilita afirmar algo de maneira que não implique em dizer algo… não concorda?

    (continua a seguir)

    Mateu O'Paul

    (…Continuação)
    Afinal, falar mal da elite local pega bem em quase qualquer roda por aqui, falar pouco mas sobre variados assuntos, soltar uma frase aparentemente inteligente no final…, enfim estou recontruindo o seu estilo literário para que se coloque na mesa a discussão em si, não é?! Convenhamos, não foi um comentário brilhante da sua parte, a parte que interessa ficou devendo e (pois o resto é absolutamente dominio publico, o verde, as ilhas de calor, a atrasada e inculta elite) não valeu para dizer nada, enfim, resumindo o conteudo como um todo vc falou que viajou longe.
    (Continua a seguir)

    Mateu O'Paul

    2 no caso dos assuntos relacionados ao Fascismo caracterizado pela promoção de uma visão estereotipada e preconceituosa de uma população inteira e de Crimes de Calúnia e Difamação ao TRATAR OU REFERIR-SE PÚBLICAMENTE À SERES HUMANOS COMO CÃES estamos falando com um verdadeiro EXPERT, alguem que realmente vive esta ideologia e a defende e dissemina através do seu proprio discurso público em um veículo de comunicação em massa.
    E como a sua liberdade termina aonde começa a do outro (dependendo do presídio onde vc vai morar isso é bem pertinho) a sua atitude folgada permite aos "outros" te considerarem publicamente Um verdadeiro exemplo de Fascista, Nazista, filho do demonio, cão chupando manga, exú caveira, Kukluxklan skinhead burguês salafrário vagabundo sem vergonha na cara covarde sangue ruim. Ou estou errado? Não escreveu o que pensou? Ou não pensou para escrever? Ou talvez achou que ninguem ia ler ou lembrar?

    Mateu O'Paul

    Não adianta agora vir com conversinha de desculpa aí moço e o caramba. Afinal ninguem merece ser agredido de maneira tão torpe e brutal enquanto procura se informar de uma maneira saudável e independente.
    Bom, como despedida, acho que um exercicio ficaria bem para vc melhorar esse seu "problema de estilo", que tal vc escrever uma redação com o seguinte tema: Devo sempre tratar o próximo como gostaria de ser tratado. Se estiver muito dificil sugiro um tema alternativo com o título: Nunca havia pensado em cumprir a minha pena num presidio paulista superlotado e sucateado pelos trinta e poucos anos de descaso e má gestão do MalufMontoroQuerciaFleuryfilhoCovasAlkmimeSerra.
    Obs final: O pseudonimo foi criado em sua homenagem, mas o meu nome é Rodrigo Santos e sou paulista com muito orgulho e consciencia,

    Mateu O'Paul

    (…Continuação)
    Agora o que mais me motiva a escrever tanto assim, é a surpresa de reparar este estilo em particular vindo de uma pessoa que em outros momentos tem sido tão concisa e direta, sem a menor presença de rodeios (sim, eu e muita gente lemos muito este blog e adoram ler as discussões, com as pessoas comuns digladiando-se por causa das suas opiniões, e alem disso o seu nome é facil de lembrar seu Robledo). Enfim, um estilo totalmente diferente aparecia anteriormente. Bom vá lá que cada assunto seja único e como tal envolva maior ou menor afinidade e conhecimento, o que dificultaria qualquer discussão objetiva. Assim, para melhor efeito de comparação exige-se então a presença de um exemplo real para contrapor o texto atual e ilustrar a minha análise. Então apresento uma outra frase sua num dia destes que chamou muito a minha atenção.

    "Engraçado o resto do país deixa os paulistas andarem pelas suas cidades bem soltinhos sem coleira e sem focinheira, somos tão hospitaleiros." (comentário do Robledo para um post de viomundo na quinta feira 8/8/10).

    Mateu O'Paul

    Esse seu texto sim contém uma clareza brutal. É conciso, direto ao ponto e sem artificios, o que prova uma maior intimidadde com o assunto que você estava se referindo. A idéia expressa ficou tão clara como um texto em juridiquês, como mostro através do exemplo que selecionei referente ao artigo 139 do Código Penal Brasileiro, no capítulo de "Crimes contra a Honra", com o seguinte texto:
    "Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:Pena – detenção, 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa."
    Puxa, exatamente como no seu texto, aqui neste exemplo, por sua vez, é impossivel não ler que se alguem difama outro alguém existe uma certa pena e uma certa multa, clareza total. O Robledo, como é mesmo que diriam em Washington? Cristal Clear? é… deve ser…
    Tendo assim conseguido frizar e expor estes dois lados da sua pessoa através do seu próprio discurso sou levado a concluir que:

    Mateu O'Paul

    1 apesar da propalada "experiencia internacional", em se tratanto de problemas vividos pelos moradores de são paulo, em particular nas periferias das regiões metropolitanas de São paulo, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba e Santos, e que por sinal são parecidos com os problemas vividos pelo povo da maioria das metropoles brasileiras você é um LEIGO sobre todos os aspectos
    2 no caso dos assuntos relacionados ao Fascismo caracterizado pela promoção de uma visão estereotipada e preconceituosa de uma população inteira e de Crimes de Calúnia e Difamação ao TRATAR OU REFERIR-SE PÚBLICAMENTE À SERES HUMANOS COMO CÃES estamos falando com um verdadeiro EXPERT, alguem que realmente vive esta ideologia e a defende e dissemina através do seu proprio discurso público em um veículo de comunicação em massa.

    Mateu O'Paul

    E como a sua liberdade termina aonde começa a do outro a sua atitude folgada permite aos "outros" te considerarem publicamente um verdadeiro exemplo de FASCISTA covarde. Tal e qual aqueles nojentos que a postagem de Viomundo apresentou ao leitor no dia 8/7/10.
    Estaria eu errado? Porque? Não escreveu o que pensou? Ou não pensou para escrever? Ou talvez achou que ninguem ia ler ou lembrar? Não adianta agora vir com conversinha de desculpa aí moço e o caramba. Bom, como despedida, acho que um exercicio ficaria bem para vc melhorar esse seu "problema de estilo" (apesar que sociopatia talvez só se cure com lobotomia). Então que tal vc escrever uma redação com o seguinte tema: "Por que devo sempre tratar o próximo como gostaria de ser tratado". Mas se estiver muito dificil sugiro um tema alternativo com o título: "Por que não havia pensado antes o quão ruim seria ter que cumprir pena num presidio paulista superlotado e sucateado pelos trinta e poucos anos de descaso e má gestão do MalufMontoroQuerciaFleuryfilhoCovasAlkmimeSerra". Talvez ajude no seu tratamento.

    Mateu O'Paul

    Esse seu texto sim contém uma clareza brutal. É conciso, direto ao ponto e sem artificios, o que prova uma maior intimidadde com o assunto que você estava se referindo. A idéia expressa ficou tão clara como um texto em juridiquês, como mostro através do exemplo que selecionei referente ao artigo 139 do Código Penal Brasileiro, no capítulo de "Crimes contra a Honra", com o seguinte texto:
    "Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:Pena – detenção, 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa."
    Puxa, exatamente como no seu texto, aqui neste exemplo, por sua vez, é impossivel não ler que se alguem difama outro alguém existe uma certa pena e uma certa multa, clareza total. O Robledo, como é mesmo que diriam em Washington? Cristal Clear? é… deve ser…

    Mateu O'Paul

    2 no caso dos assuntos relacionados ao Fascismo caracterizado pela promoção de uma visão estereotipada e preconceituosa de uma população inteira e de Crimes de Calúnia e Difamação ao TRATAR OU REFERIR-SE PÚBLICAMENTE À SERES HUMANOS COMO CÃES estamos falando com um verdadeiro EXPERT, alguem que realmente vive esta ideologia e a defende e dissemina através do seu proprio discurso público em um veículo de comunicação em massa.
    E como a sua liberdade termina aonde começa a do outro (dependendo do presídio onde vc vai morar isso é bem pertinho) a sua atitude folgada permite aos "outros" te considerarem publicamente Um verdadeiro exemplo de Fascista sem vergonha na cara, um covarde.
    Diga se estou errado? Não escreveu o que pensou? Ou não pensou para escrever? Ou talvez achou que ninguem ia ler ou lembrar?

Maria Lucia

Azenha
Parabéns pela forma como transforma a sua visão jornalística num depoimento que conduz a identificar os problemas do cotidiano que necessitam o encaminhamento urgente e prioritário de soluções. Esses problemas causam muito sofrimento e infelicidade e ameaçam mesmo a própria vida humana.
Somente dentro de uma visão de planejamento que privilegie a vida humana como um bem maior será possível corrigir essa gravíssima situação que se repete, em maior ou menor grau, em todas as grandes cidades brasileiras.
O que existe no DNA do Lula é um justo amor à vida e aos seus semelhantes, o que o leva a dar o devido destaque à questão social.
Portanto concordo inteiramente que é escolhendo para votar políticos com esse DNA e participando ativamente da vida política que os paulistanos e os paulistas vão contribuir para transformar todo o Estado de São Paulo num espaço geográfico onde os seres humanos possam ter a máxima soma de felicidade possível, com justiça social e liberdade.

laura

Poi segue a última dessa São Paulo oligárquica. Fizeram uma lei que diz que não são necessários banheiros para o público em magazines , lojas, etc. Só comércio onde haja alimentos. Fui na C&A hoje, queria ir ao toalete, perguntei as garotas do caixas que diziam que a loja não tinha. Falei :COMO ASSIM? Não tem banheiro? E os direitos do consumidor? falaram que era lei. Eu falei: Como LEI?. repetiram : É a lei. Eu disse, só podia ser o KAsaab mesmo. Por isso, não voto nesse cara. E fui embora. E agora, a população vai fazer xixi aonde? Na rua? Nas calças? Isso ultrapassou toda e qualquer coisa que pudesse imaginar. Acho que isso merece uma matéria. Isso é um problema de Saude Pública. Agora o paulistano não tem mais onde fazer xixi. VAI FAZER NA RUA.

Marat

O povo de SP pode mais: Pode mais é aprender a votar!

    Jairo_Beraldo

    É vero!

    Maria Lucia

    Aprender a votar? Isso não se aprende na escola. Pergunte a qualquer estudante que terminou ensino básico se ele sabe quem foi Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Jango Goulart, porque houve uma ditadura militar a partir de 1964,porque Collor sofreu um impedimento,quais são os principais partidos brasileiros e a quem representam, etc
    Quase todos lhe dirão que jamais estudaram esses aspectos de nossa história.
    A história recente parece ser um tabu nas escolas. E os partidos políticos não se dedicam à tarefa de fazer educação política.
    Restam os blogs!

    Marat

    Eu faço minha parte, confabulo com os politicamente instáveis e incautos e tento trazer-lhes à realidade quanto à sordidez pigueana/pessedebista…

G. CARLOS RODRIGUES

FUI RECENTEMENTE EM SÃO PAULO. FIQUEI SURPREENDIDO DOS INÚMEROS PROBLEMAS AMBIENTAIS E SOCIO-CULTURAIS DESTA CIDADE MARAVILHOSA. ACREDITO EM OS SÃO-PAULINOS NECESSITAM URGENTE DE MELHORES ESCLARECIMENTOS DA SUA VIDA POLÍTICA , PRECISAM TAMBÉM, DE LER E PROCURAR ENTENDER O QUE ESTÁ EM JOGO O FATO DE UM PARTIDO GOVERNAR POR 16 ANOS UM ESTADO! ABRAM OS OLHOS MEUS IRMÃOS PAULISTAS.VOCÊS SÃO OS MAIS RICOS DO BRASIL. VOCÊS PODEM MUITO MAIS!

    jmatelli

    Esclarecendo: Todo paulistano é paulista, mas nem todo paulista é paulistano. São-paulino é quem torce para o time do Jardim Leonor.

    Conceição Lemes

    Carlos, letras minúsculas, por favor. abs

Gerson

Azenha, vc é uma cara que já conheceu várias cidades neste no planetinha Terra.

Me diga uma única cidade com mais de 5 milhões de habitantes que consegue atender as demandas básicas da população.

São Paulo + Gde. São Paulo tem 20 milhões de habitantes.

Eu acho que é totalmente inviável e contra a natureza (a mãe natureza) cidades com tanta gente amontoada.

Reforma urbana e agrária, penso eu, seria um dos caminhos para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seres humanos.

Aqui vai uma pergunta pra galera:

Que vantagens uma reforma agrária no Brasil pode trazer ao povo brasileiro, para resolver ou minimizar esses problemas urbanos ?

    Druida

    Caro Gerson, conheci uma, Seoul, que tem 11 milhões de pessoas na área metropolitana (a mesma população da área metropolitana de Sampa). Há 30 anos o rio que corta a cidade era tão poluido quanto o Tietê. Hoje, canalizado e com águas cristalinas, tem uma extensa área cultural e turística em suas margens. A cidade à noite resplandece com ruas recheadas de belos anúncios luminosos — e é linda. O transporte coletivo funciona, o metrô é impecável… É possível fazer tudo isso em Sampa. Mas enquanto a preocupação central do prefeito é acabar com placas de anúncios e qualquer diagnóstico sério de absoluta negligência com os serviços públicos (especialmente nas áreas de menores recursos) é tratada como "trololó petista" pelo governo estadual, nada vai mudar. Por que Seoul cresceu tanto? O mesmo fenômeno migratório decorrente de crises nacionais. Mas trabalharam sério, a fundo e sistematicamente, e a cidade hoje é o que se vê. O oposto de Sampa…

    O que não entendo, que é um mistério insondável para mim, é: por que os paulistas continuam votando nos mesmos caras ao longo de 16 anos? Será que há um masoquismo endêmico entranhado em seus corações e mentes?

    Gerson

    Olá amigo.

    E a distribuição de renda lá ? É bem distribuida ? O que você pode nos contar de sua experiência lá nesse sentindo ?

    Eu não conheço Seul.

    Grande abraço.

    Antônio Carlos

    Gerson, eu também não conheço Seul mas, o que está se colocando é que pel menos na parte de respnsabilidade dos serviços básicos está cidade mostra que é possível uma grande metrópole ter bom serviços báscios.

    Roberto Locatelli

    Rapaz, acho que uma parte vota na direita com a ilusão de pertencer à elite. Sabe aquele caixa do Bradesco que ganha R$ 1.300,00 por mês? Ele lê a Veja, se acha elite, e vota no PSDB.
    Outra parte é ingênua mesmo. O pessoal da periferia é, ainda, muito despolitizado. O PT paulista tem uma grande responsabilidade nisso, pois abandonou a militância e virou partido eleitoral.

    Jo Rolex

    Essas grandes obras do PAC deveriam ser complementadas com projetos urbanísticos e agrários, convocando as universidades (muitas já possuem estudos avançados em soluções desta natureza).____Uma boa oportunidade para isto, seriam as cidades arrazadas pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco, de onde poderiam emergir soluções viáveis, diferentes destes projetos esmirrados de conjuntos habitacionais degradantes, onde o bem estar e o conforto são subtraidos para aumentar o lucro das empreiteiras.____O forte investimento público e privado em regiões menos povoadas custa muito mais barato.____A questão é estratégica, ações geradoras de estímulo proporcionam uma voluntária inversão na rota migratória.____Mas há que se unir no mesmo propósito os diversos níveis de administração (municipal, estadual e federal), como vem sendo realizado nas UPP's do Rio de Janeiro.

    Não custaria tentar, pois está provado com a distribuição de renda, que para resolução de grandes problemas não é necessário projetos mirabolantes nem verbas astronômicas.

Rodrigo Prado

Se não for responsabilidade dos governos municipal e estadual, a responsabilidade é de quem?
São Paulo, tanto o Estado quanto o Município, sofrem há anos com esses prefeitos e governadores que praticamente não planejam nada.
Vai demorar, mas daqui há uns anos, terá um exodo para os outros estados que darão melhor condição e qualidade de vida para os brasileiros. A locomotiva será rebocada pelos outros vagões, é só ver como a participação do PIB de São Paulo está cada vez mais menor.

José Reinaldo Rosado

Morei em São Paulo por um ano e fiz algumas observações:
Os paulistanos seguem aquele ditado: Macaco senta no rabo pra falar dos outros.
Alguns exemplos:
– Meio ambiente, gostam de falar da devastação da amazonia, mas não olham pra Serra da cantareira e para a mata atlantica
– Trabalho escravo, falam do trabalho escravo nos canaviais, mas não vêem os nordestinos que trabalham nas construções, sem carteira assinada ,sem local para refeições e para dormir.
Enfim, penso que a solução para São Paulo é o PT no poder, porque assim no afã de meter o pau passam a exercer o papel que cabe a uma imprensa independente.

Francisca

Azenha,
Então,lembra que falei do lixo?Pergunto a vc…quanto tempo o Akuassab esta no poder??? Olha isso:
Subprefeitura M’Boi Mirim retira 15 caminhões de entulho de terreno particular http://bit.ly/9lMxCD ….
E o cara ainda tem orgulho de relatar …
Fiscalizar nunca passou pela cabeça dele não é mesmo ? Jesus me ajude

Ester Alves

O administrador público deveria ter um perfil capaz para gerir as demandas básicas da sua cidade, estado ou país, esse perfil deveria passar por uma razoável seleção dos eleitores, o critério de escolha ainda é de errar, aprender e acertar. O Lula tem sido um exemplo raro de um gestor exemplar, na qual o povo acertou.
Vou assistir o seu programa e recomendar.

André Quitério

Você é de Bauru???????????? Que beleza. Nossa Bauru também está sofrendo com um infeliz aumento da violência, dizem que é por causa dos presídios instalados na região, de onde foge 1 detento do semi-aberto todos os dias. Morei lá de fevereiro de 2002 até dezembro de 2009, e vi a violência bauruense aumentar MUITO. Suo de São Paulo e agora moro em Ribeirão Preto

    beattrice

    A violência em torno dos presídios no interior paulista é obra do Al-ckmin.

João Zugliani

Azenha, 16 anos de PSDB em São Paulo é motivo para responsabilizar um partido sim!

    Jairo_Beraldo

    Façam então, meu caro!

    braga

    hei joão. porque 16 anos. voce não conta o montoro, quercia, fleury?

    beattrice

    Na verdade são mais de duas décadas, porque Serra já era secretário de des-planejamento do Montoro, o que eles fazem desde então é uma espécie de dança das cadeiras dentro da Bastilha do Morumbi.
    DILMA & MERCA em outubro.
    E quem não quiser votar MERCA, vote SKAF e abra o debate do 2° turno.
    SP merece.

Francisca

Azenha,
Não defendendo a SABESP,mas ela não peca por poluir os mananciais mas sim por não fiscalizar as ligações particulares de águas pluviais e esgoto.Eu explico,as águas cinzas ou secundárias que vem de tanques de roupa,pia de cozinha pias de banheiros e ralos secos ,assim como as águas primárias que são as provenientes dos vasos sanitários devem ser direcionadas a rede de tratamento publico de esgoto ,no caso de São Paulo,da SABESP,para seu devido tratamento.Já as águas provenientes das chuvas,águas pluviais, devem ser ligadas as galerias de águas pluviais que irão escoar direto nos mananciais sem tratamento.O que acontece nesses casos que vc mencionou:Como a SABESP somente tem obrigação de ligar a rede de esgoto até a rua e as outras ligações ficam por conta do particular,geralmente,para o particular não gastar com a ligação ele liga as águas de esgoto nas galerias de águas pluviais dessa forma jogando esgoto in natura nos mananciais.O que a SABESP peca com isso?Peca em não fiscalizar e não multar essas ligações clandestinas e também ,ao meu ver ,em aspectos sociais como educação e ajuda técnica e porque não financeiras para as pessoas mais carentes não jogarem seu esgoto nos mananciais.
Eu ainda acho que vcs não viram nada em relação a lixo jogado nas ruas e esgoto correndo a céu aberto em SP.Fora a falta de verba que sofre as regiões mais carentes de São Paulo.Já presenciei coisas absurdas como confissões orgulhosas de pessoas em dizer que tal vereador comprou terreno e construiu creche com o dinheiro do bolso dele e achar normal.Por acaso a cidade mais rica do Brasil não tem dinheiro para comprar um terreno e construir uma creche??????Fora de ter que ouvir que o Serra é honesto…..Jesus me ajude….

    @kacinskas

    Quero expressar minha indignação em relação a SABESP, que cobra taxa de esgoto em ruas onde o esgoto é canalizado e despejado em córregos que deságuam no Rio Tietê. Falo isso porque essa é a situação da rua onde moro e de praticamente toda a cidade de Itaquaquecetuba, na região leste da Grande São Paulo.

Marat

A crise com a qual eu convivo diuturnamente, é a dos transportes: Os ônibus aqui estão sempre lotados e várias vezes desrespeitam horários.
O Metrô é uma lástima: está sempre lotado nos horários de pico e apresenta sempre problemas técnicos. Esses governos tucanos fizeram pouquíssimas estações, e as entregues estão muito atrasadas.
PSDB = Incompetência acobertada pela imprensa!

Henderson_hds

Belo texto. Objetivo, sério e realista.
De fato, a vida de muita gente que nasceu para sofrer não é lembrada. Culpa de Serra? Lula? Alckimin? Nunca pensei assim, ao contrário de muitos que aqui comentam.

É muito mais complexo do que alguns pensam.

    Leider_Lincoln

    Mas São Paulo não é a Paris do Brasil, Henderson? A cdade que todos copiam e invejam? O Tietê seria então uma espécie de Sena? E você sabia que todo o metrô de São Paulo é inferior ao de um simples arrondissement parisiense? E não fuja da raia não rapaz. O partido que governa o estado é o mesmo há 16 anos; e um mesmo grupo político Serra/Kassab/Maluf/Pitta governou a cidade por outros 16 anos.
    E não há complexidade não, pode-se reduzir isso a um axioma simples: um grupo de fascisitóides privatizou o estado e a cidade, dilapidando-os e oprimindo sua gente. Nem o direito de ir e vi há mais em São Paulo.

Jorge Nunes

Também precisa de uma empresa de limpeza aos moldes do que existe no Rio de Janeiro.

    Jairo_Beraldo

    Ou em Goiania…

Glecio_Tavares

"O que me assusta, de verdade, é que São Paulo continue sendo governada para a minoria. Que a mídia e os partidos políticos continuem a falar e a representar apenas a minoria que pouco sente o sufoco das graves crises ambiental, habitacional, de transporte público e de saúde enfrentadas pela grande maioria. "
Outro dia Azenha eu comentei sobre a construção que o Kassab e o Serra estão projetando no antigo prédio da rodoviária ali na região da luz. Estão gastando só para demolir o prédio 3,5 milhões e vão gastar mais uma fábula para construir um prédio para escola de dança. Em volta do espaço vemos diariamente milhares de pessoas fumando crack. O espaço deveria ser usado para construir um sanatório para internação dos dependentes de forma que a população fosse o objetivo. Mas não, eles mandam as policias afastarem os viciados e não tem uma politica para estas pessoas alem do bom prato ali perto, um restaurante onde se almoça por 1 real, vejo estas pessoas fazendo suas necessidades na rua por falta de um lugar adequado. As autoridades precisam repensar suas decisões.

Deixe seu comentário

Leia também