VIOMUNDO

Diário da Resistência


Política

Safatle: O STF deveria ter mostrado o elefante inteiro


07/08/2012 - 12h12

por Vladimir Safatle, na Folha de S. Paulo

Há várias maneiras de esconder um elefante. Uma delas é apresentando suas partes em separado. Em um dia, aparece a pata. No dia seguinte, você mostra a tromba. Passa um tempo e vem a cauda. No fim, não se mostra o elefante, mas uma sequência de partes desconectadas.

Desde o início, o mensalão foi apresentado pela grande maioria dos veículos da imprensa nacional dessa maneira. Vários se deleitaram em mostrá-lo como um caso de corrupção que deixaria evidente a maneira com que o PT, até então paladino da ética, havia assegurado maioria parlamentar na base da compra de votos e da corrupção. No entanto o mensalão era muito mais do que isso.

Na verdade, ele mostrava como a democracia brasileira só funcionava com uma grande parte de seus processos ocultados pelas sombras. O jogo ilícito de financiamento de campanha e de uso das benesses do Estado deixava evidente como nossa democracia caminhava para ser uma plutocracia, independentemente dos partidos no poder.

Como a Folha mostrou em uma entrevista antológica, o então presidente do maior partido da oposição, o senador Eduardo Azeredo, havia sido um dos idealizadores desse esquema, que, como ele mesmo afirmou, não foi usado apenas para sua campanha estadual, mas para arrecadar fundos para a campanha presidencial de seu partido.

Não por acaso, o operador chave do esquema, o publicitário Marcos Valério, já tinha várias contas de publicidade no governo FHC. Ninguém acredita que foi graças à sua competência profissional.

Ou seja, a partir do mensalão, ficou claro como o Brasil era um país no qual a característica fundamental dos escândalos de corrupção é envolver todos os grandes partidos.

Mas, em vez de essa situação nos mobilizar para exigir mudanças estruturais na política brasileira (como financiamento público de campanha, reformas que permitissem ao partido vencedor constituir mais facilmente maiorias no Congresso, proibição de contratos do Estado com agências de publicidade etc.), ela serve atualmente apenas para simpatizantes de um partido jogar nas costas do outro a conta do “maior caso de corrupção do país”.

No entanto essa conta deve ser paga por mais gente do que os réus arrolados no caso do mensalão. O STF teria feito um serviço ao Brasil se colocasse os acusados do PT e do PSDB na mesma barra do tribunal. Que fossem todos juntos!

Desta forma, o povo brasileiro poderia ver o elefante inteiro. Com o elefante, o verdadeiro problema apareceria e a indignação com a corrupção, enfim, teria alguma utilidade concreta.

Leia também:

Defesa diz que prova testemunhal será decisiva e que depoimentos absolvem José Dirceu

Janio de Freitas: Dois pesos e dois mensalões





10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Roberto Amaral: O grande erro da cobertura dos jornalões « Viomundo – O que você não vê na mídia

09 de agosto de 2012 às 15h49

[…] Marcio Sotelo Felippe: “É inominável o MPF usar crianças para fazer política partidária”Safatle: O STF deveria ter mostrado o elefante inteiro […]

Responder

Fernando Brito: Com novas tecnologias, jornada de trabalho aumentou « Viomundo – O que você não vê na mídia

09 de agosto de 2012 às 12h00

[…] Safatle: O STF deveria ter mostrado o elefante inteiro […]

Responder

Só um senador votou contra o sistema de cotas nas universidades federais « Viomundo – O que você não vê na mídia

08 de agosto de 2012 às 14h11

[…] Safatle: O STF deveria ter mostrado o elefante inteiro […]

Responder

Maria Dirce

07 de agosto de 2012 às 22h31

Quando ligamos a televisão e ficamos vendo e ouvindo o esquartejamento que a ´Mídia faz com o PT da uma canseira danada em quem admira Lula- Dilma e vê de fato e de direito esse País mudado.Penso que o povo, admiradores do PT , já esta ficando cansado de pedradas da Mídia orquestrada e afinada para detonar o Governo federal.Agora por ex, a Globo News, mostra o mensalão como o escandalo do século, mostrando Zé Dirceu e demais como verdadeiros bandidos da Democracia.Catanhêde, esta toda orgulhosa por ter sido citada por um advogado de defesa do mensalão, e de uma forma ironica tirando o sarro da cara do PT e dos advogados de defesa e caindo na maior risada.Agora lendo no blog do PHA, Conversa Afiada, os crimes do FHC, pensamos e dai? vai ficar nisso? só lemos e nada mais acontece? e as pessoas que admiramos no PT, Dilma- Lula, são alvos de chacota na direita midiática.Enqto isso a publicidade do Governo federal enche suas TVs e revistas, acho que estamos nadando contra a correnteza, controle remoto não muda a pauta de quem quer explícitamente derrubar governos trabalhistas!Enqto isso, na CPI, os que chegam para depôr. são silenciados pelo STF, deixando os senadores e Deputados com cara de trouxas.Me parece um círculo vicioso que não sai do lugar, exceto a Mídia e o deboche escancarado usando da concessão pública,rádios e TVS, para desmoralizar, o que o povo escolheu democraticamente!!!

Responder

Augusto Pinheiro

07 de agosto de 2012 às 21h54

Excelente.

Responder

A vitória espetacular do vôlei de quadra brasileiro « Viomundo – O que você não vê na mídia

07 de agosto de 2012 às 19h30

[…] Safatle: O STF deveria ter mostrado o elefante inteiro […]

Responder

Rodrigo Leme

07 de agosto de 2012 às 13h33

Eu concordo. Aí pelo menos já absolveria todo mundo junto, ao invés de um de cada vez. Poupa tempo.

Responder

abolicionista

07 de agosto de 2012 às 12h25

Olha só, o Vladimir descobriu que a oligarquia mafiosa que domina a mídia brasileira é parcial. Passons…

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding