Safatle: Ataque a Bolsonaro despolitiza debate e põe esquerda no alvo, embora seja a principal vítima da escalada da violência

Tempo de leitura: 4 min
Reprodução You Tube

Reprodução You Tube

Safatle: Ataque a Bolsonaro despolitiza debate e põe esquerda no alvo

A exploração política do episódio, diz o filósofo, tende a esvaziar a discussão de propostas e abre espaço para o candidato ampliar o eleitorado

Em março, quando a caravana de Lula  foi alvejada por tiros e uma parte dos brasileiros, entre eles Jair Bolsonaro, aplaudiu o ataque, o filósofo Vladimir Safatle alertou em entrevista a CartaCapital para a escalada de violência.

“Vivemos uma fase cada vez mais explícita de guerra civil. A sociedade brasileira caminha para os extremos da radicalização política”.

A previsão se confirma com a agressão a Bolsonaro em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Com quais consequências?

A despolitização da campanha eleitoral e o fim do debate das ideias, o que, segundo Safatle, favorece a quem almeja colocar no Palácio do Planalto a junção de extrema-direita com neoliberalismo.

CartaCapital: Quais as consequências político-eleitorais da agressão ao candidato Jair Bolsonaro?

Vladimir Safatle: Em hipótese alguma Bolsonaro conseguiria vencer uma eleição. Seu teto eleitoral foi alcançado há meses. Ele está faz tempo estacionado no mesmo patamar de intenções de votos e representa um setor bastante minoritário da população.

Por isso não teme em flertar com a ditadura, com a aceitação do passado autoritário, e cuja política econômica é simplesmente delirante, um neoliberalismo puro e duro que em nenhum lugar foi aplicado da forma como os assessores dele propõem.

Nos locais onde foi em parte aplicado, os resultados têm sido catastróficos.

Só mesmo com um fato novo uma candidatura como esta poderia conseguir agregar eleitores para além do seu setor de representação social.

É óbvio que haverá uma instrumentalização política. E é óbvio que, de uma maneira ou de outra, o episódio irá influenciar o processo político-eleitoral.

O que acontece no Brasil é significativo em relação ao contexto mundial. O País tende a se tornar um laboratório de um modelo de aplicação do neoliberalismo ainda não testado. Seria uma junção da extrema-direita, com traços fascistas, e neoliberalismo.

A extrema-direita na Europa não é neoliberal. Ela é antiliberal. Por isso, inventaram por lá uma outra configuração, como no caso da França, uma tentativa de criar um neoliberalismo com “rosto humano”.

CC: O senhor acredita em uma escalada da violência na campanha?

VS: A campanha se demonstrava muito violenta desde o início, desde os tiros disparados contra a caravana do Lula e das declarações de estímulo aos ataques, inclusive do próprio Bolsonaro.

O candidato externou recentemente a ideia de “metralhar” os opositores, os petistas. Um elemento como este só potencializa o fato, em relação ao qual deveríamos estar cientes: a sociedade brasileira entrou em conflito aberto. Não há mais condições para certos setores encontrarem um campo político comum. Isso só vai ficar cada vez mais explícito.

CC: Ainda vê risco de as eleições não acontecerem?

VS: Sim, mantenho a minha avaliação de que não teríamos eleições em 2018. Há várias formas de ela não acontecer. Não há nenhuma condição, em uma situação normal, de que esta política econômica implementada por Michel Temer e defendida por vários candidatos, entre eles Bolsonaro, saia vencedora das urnas.

É uma pauta claramente rechaçada pela maioria da população. Por isso é preciso criar situações artificiais, distorcendo o sentido da eleição, para que essa pauta tenha alguma possibilidade de ser chancelada.

Não falo aqui da agressão a Bolsonaro, mas dos movimentos para barrar a legitimidade da disputa. Quem fez o que fez nos últimos dois anos, quem deu um golpe parlamentar, não tem disposição de aceitar um resultado diferente daquele projetado.

Não há possibilidade de um candidato com uma pauta de esquerda, mesmo se vitoriosa nas urnas, assumir. Como vai acontecer, quais os elementos serão mobilizados, é imprevisível. Essa eleição está esvaziada desde o início.

CC:  A esquerda tende a ser criminalizada depois do episódio?

VS: Essa será a retórica mobilizada daqui para frente. Mesmo que o responsável pela agressão seja um indivíduo com traços claramente esquizofrênicos, delirantes… Ele disse ter atacado a “mando de Deus”. Pouco importa. A narrativa está criada.

A esquerda, de uma forma ou de outra, seria a responsável, embora seja muito bom lembrar que ela tem sido a principal vítima durante todo esse processo e nunca respondeu. Foi alvo de provocações do próprio Bolsonaro. Agiu de forma contida. Mas nada disso vai ser levado em conta.

O jogo retórico para forçar ligações que não existem está em curso. É o esperado.

A esta altura, o Bolsonaro é o único candidato viável para a direita. E vão tentar de tudo para que ele vença.

A despolitização completa da campanha é a última cartada. Ela precisa seguir por outro lado, longe das discussões de propostas e ideias. E o episódio infelizmente serve a este propósito.

Desde o retorno das eleições diretas, o consórcio que promoveu o golpe de 1964 nunca havia conseguido comandar um processo eleitoral. Esteve sempre à reboque, aliado a outros projetos.

Com a falência da Nova República, o esvaziamento da dicotomia PT-PSDB, esse consórcio (militares, empresariado, setores conservadores da Igreja e da mídia) enxerga a possibilidade de voltar ao poder sem intermediários.

Leia também:

Julian Rodrigues: O que muda para o PT no processo eleitoral 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

Que essa direita canalha, canalha, canalha tenha o que mais merece : tomar de quatro mais uma vez, quer dizer, agora, DE CINCO, e vá chorar, sabuja (, ordinária), no colo do pentágono…

Roberto Almeida

Essa esquerda pós-soviética é uma palhaçada.
A esquerdinha da ciranda, do eterno apaziguamento. A esquerdinha do sarau de DCE.
Deixa eu explicar uma coisa: aqui é Brasil.
Aqui não é França, não é Noruega, não é Alemanha.
Aqui a gente tem uma das elites mais fascistas, sujas, cruéis, sádicas e sem compaixão que existem na face dessa terra.
Trump é um anjo perto da elite que controla esse país.
Não adianta vir com apaziguamento pregando paz e amor para quem acha que o povo é só um pedaço de carbono para ser usado, abusado, violentado e jogado fora.
Chega!!!!
Eu tenho 80% de certeza que essa facada não foi facada coisa nenhuma.
Que sim, foi tudo armado.
Como se isso fosse novidade vindo da direita né?
Lembra da bomba no Rio Centro?
Lembra do Plano Cohen?
Lembra da edição do debate de 89?
Essa elite não se derrota com sarau e show de MPB.
Essa elite se derrota falando firme, apontando o dedo, mostrando claramente para o povo quem é o inimigo e quais suas intenções.

Cláudio

Viva Lula 2018 ! ! ! ! ! Lula/Haddad/Manuela 2018 rumo ao penta 2018 ! ! ! ! !

Cláudio

“Safatle: Ataque a Bolsonaro despolitiza debate e põe esquerda no alvo

A exploração política do episódio, diz o filósofo, tende a esvaziar a discussão de propostas e abre espaço para o candidato ampliar o eleitorado”

“Quem fez o que fez nos últimos dois anos, quem deu um golpe parlamentar, não tem disposição de aceitar um resultado diferente daquele projetado.”

Arnon

Bolsonaro colheu o que sempre plantou: ódio.
Bolsonaro saiu do exército, mas o exercito não saiu dele.
Quer resolver tudo a bala e isso não vai funcionar na vida civil. Sempre tem alguém mais mau e mais forte. Só uma pessoa muito tola deposita sua esperança nos seus músculos e nas armas.
Discurso intolerante é uma fábrica de fabricar doidos. Alguém que prega a violência não deve ser são da cabeça.
Líder assim é uma bo.sta para qualquer nação. Como vai dialogar com os outros países.
Ser líder não é isso que o Bolsonaro é.
Mas talvez o Bolsonaro só saiba pregar a intolerância.
É imprudente esse discurso de atacar as minorias. A gente nunca sabe qdo vai precisar de outra pessoa.

marcio gaúcho

Junta médica que atendeu Bolsonaro declarou que partes do cérebro do paciente espalharam-se pela cavidade abdominal, contaminando tudo e colocando em risco a vida do paciente. Seus apoiadores, bolsonaristas, se colocam em seu lugar, sentindo os mesmos efeitos fétidos do chefe.

Roberto Almeida

1- Três dias atrás, Bolsonaro tem reunião com os donos da Globo
2- Ontem, no Infomoney do jornalista William Wack revela que Bolsonaro planeja estratégia para vencer no PRIMEIRO TURNO
3- Bolsonaro se cercava de seguranças do BOPE e usa colete dizendo temer por sua vida
4- Os super-seguranças do Bope não veem o agressor que tenta golpeá-lo com a faca. No vídeo filmado por um dos presentes se vê que a estocada foi bem rápida. Não sai sangue e a faca dobra e não fica manchada de sangue
5- Os assessores de Bolsonaro confirmam a imprensa que ele estava de colete, como sempre:
6- Um dos filhos do Bolsonaro, Flavio, publica no twitter que o pai estava bem e a ferida tinha só sido superficial (o que era de esperar de alguém de colete)
7- Então de repente Bolsonaro é internado. A imprensa logo diz que a faca pegou ABAIXO DO COLETE
8- Flavio apaga o twitter anterior e publica novo twitter dizendo que foi pior do que pensavam. Ele também diz que o pai na verdade, por obra do destino, JUSTO HOJE ESTAVA SEM COLETE:
9- A facada superficial virou uma lesão que pegou fígado, intestino, pulmão… pior que tiro de fuzil.
10- Bolsonaro que já não queria ir nos debates, e que perdia voto toda vez que abria boca, agora, vejam só, não poderá mais fazer campanha pelos próximos 30 dias!
11 – Não duvido fazerem uma cicatriz fake nesse safado

Renato Cardoso

Vem cá povo…Sai pesquisa que ele seria derrotado por até um rodo, o cara se reune com um dos Marinho (os bozominions não perguntam o que aconteceu na reunião?) e aí vem um providencial louco lobo solitário que atravessa os circulos de segurança da PF e do proprio candidato e faz aquilo? Tem video na internet e dá pra ver claramente que não teve sangue, que a faca não entra no abdomen porque era falsa. Jesus

Até onde vcs querem ser enganados….Pq já que está tão abundante a imbecilidade compra meu Chevette 77 por 250 mil p*rra!!!

Desculpem senhores, mas em politica como dizia Tancredo não existe coincidencias e a fatalidade não está no dicionário de quem é da politica…Rua Toneleros aí vamos nós de novo!!!!

Deixe seu comentário

Leia também