Rogério Correia: A herança maldita de 12 anos do PSDB em Minas Gerais

Tempo de leitura: 2 min

ALBERTO-AECIO-ANASTASIA-640x426

 Alberto Pinto Coelho, Aécio Neves e Antônio Anastasia

por Rogério Correia, em seu blog

Desde o resultado das eleições para o Governo de Minas, uma grande preocupação percorre os corredores da Assembleia Legislativa: como Fernando Pimentel irá conseguir reverter o quadro desastroso deixado pelos 12 anos de governos tucanos em Minas Gerais?

Os governos de Aécio, Anastasia e Alberto – a trinca de Ás responsável pela derrocada do Estado de Minas Gerais – levaram ao sucateamento dos serviços públicos em todas as áreas. O malfadado Choque de Gestão deixa o estado em situação de caos, afunilando nossa economia e colocando Minas Gerais na contramão do desenvolvimento.

Reconstruir Minas Gerais será o maior desafio da gestão de Fernando Pimentel. Veja alguns dos problemas que o petista terá que enfrentar a partir de 1º de janeiro:

Educação – Os professores mineiros não recebem o Piso Salarial Profissional Nacional definido por Lei Federal. Nem o mínimo constitucional para a Educação (25% da receita estadual) é aplicado, o que gerou uma dívida com o setor de 8 bilhões de reais. Faltam mais de 1 milhão de vagas para o Ensino Médio na rede pública. Por causa da falta de estrutura, existem escolas estaduais funcionando em locais antes utilizados como motel e posto de gasolina. Fora o quadro de instabilidade causado pela extinção da Lei 100.

Saúde – Também sem a aplicação do mínimo constitucional para a Saúde, os mineiros seguem marcados pela amarga gestão do SUS/MG. Nenhum novo hospital. Nenhum programa estruturador. Some-se a isso uma ação movida pelo Ministério Público que questiona desvios da verba da Saúde para a Copasa da ordem de mais de 5 bilhões de reais. Outra ação questiona um superfaturamento na compra de medicamentos entre 2008 e 2012, que causou um rombo de 28 milhões de reais aos cofres públicos mineiros.

Economia – Acumulada principalmente nos últimos 12 anos, a dívida pública mineira está estimada em 102 bilhões de reais, colocando Minas Gerais na posição de 2º estado mais endividado do país. Apesar dos pagamentos de juros e amortização, a dívida cresce. A crise pela qual passa nosso estado já garantiu para 2015 baixas orçamentárias nas secretarias de Planejamento e Gestão, de Transportes e Obras Públicas e na de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Previdência – A extinção do Funpemg (Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais) como forma de apropriação dos recursos do fundo para cobrir os déficits do caixa mineiro foi um dos maiores golpes contra o povo de Minas Gerais. Ainda assim, somente no ano passado, o Tesouro Estadual precisou fazer um aporte de 5,9 bilhões de reais para cobrir o pagamento de benefícios previdenciários. Parte desse dinheiro foi excluído do pagamento com despesas de pessoal.

 Rogério Correia é deputado estadual pelo PT em Minas Gerais.

Leia também:

“Melhor educação” de Minas tem escola em prédio de motel

Na “melhor educação do Brasil”, escola funciona em posto de gasolina

Conceição Lemes: Na Saúde, Aécio promete fazer no Brasil o que não fez em Minas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ricardo silveira

Está aí mais uma razão para democratizar a mídia. A mídia partidária e golpista é cúmplice dos governos que apoia de modo acrítico e dos quais se beneficia com propaganda e venda de revistas que, em regra, vão para o lixo.

Runas Waldan

Tem que por as algemas no alto escaläo do governo espúrio do PSDB de Minas. Quadrilha que detonou o estado de MG.

Fabio Hideki

E “Fora PT”, “Qualquer coisa menos o PT”

    Antonio Vieira

    Modelito sustentável de gestão, ou seria, indigestão, que nos livramos nacionalmente! Pior que o psdb, só mesmo o psdb de Sumpaulo! Ainda bem que temos um Partido dos Trabalhadores para contrapor a esse!

C.Paoliello

Isto que o destemido deputado Rogério Corrêa que, juntamente com seu colega Sávio de Souza Cruz, foram os únicos a enfrentar a truculência aecista na ALMG, é apenas a ponto do iceberg de escândalos da escura e longa noite dos governos tucanos em MG. Quem acompanhava as matérias do NovoJornal, sabe do que estou falando.

Mônica Regina dos Santos

AUDITORIA TOTAL – CEMIG, COPASA, DER em especial! E, pelo amor de Deus, nada de manter as cobras tucanas em postos de confiança, eles NÃO SÃO DE CONFIANÇA, são tucanos até o último fio de cabelo e vão sabotar o governo do Pimentel, cuidado com certos aliados também, são FALSOS. Será que o PT também tá cego, surdo e mudo?????????????? OU O PT, EM TODOS OS NÍVEIS, ACORDA e desmantela totalmente a MÁFIA, OU SERÁ DEVORADO EM BREVE! Detalhe: parece que alguns “petistas” estão PRONTOS a disponibilizar o cat-chup!!!

FrancoAtirador

.
.
76,8% das Doações à Campanha Tucana ao Governo de São Paulo

vieram de Empresas Listadas no Cartel do Metrô do PSDB-SP.

O que diz o impoluto do Gilmar Mendes sobre o Metrolão Tucano?

Tudo bem, ‘magister’? #devolvegilmar

(Hora a Hora – Carta Maior)
.
.

Renan

Pimentel tem q processar e punir estes elementos q saquearam os cofres publicos de MG com parceria da justica e imprensa bandida. Estes tucanos covardes com a ajuda de um STF vendido prenderam varios petistas sem prova e agora esta na hora do PT reagir e prender varios tucanos e com provas suficientes. Acorda Dilma e Pimentel!

Marat

Caro Rogério, imagine aqui em SP… 20 anos de neocoronelismo… Lógico que há algumas coisas boas, especialmente na área da cultura…, contudo, isso é pouco, pois, do outro lado da moeda temos as malditas privatizações, as malditas das terceirizações, que trazem funcionários beirando a miserabilidade, o estado mínimo, que delega competências para empresários inescrupulosos, inclusive com a criação de uma linha de metrô, a Amarela, que eu apelidei de Linha do Complexo de Vira-Latas… Imagine você que os mudernos capitalistas colocam vozes gravadas nos trens, onde se indicam, em português e em inglês os nomes das estações e conexões, porém, quando é para dar bronca nos usuários, ou quando é para “educar”, as vozes gravadas ou ao vivo só o fazem em português… Além disso, temos a lenta destruição das Universidades estaduais, antes tão prestigiosas, o despreparo da polícia, a destruição do sistema de ensino, que causa muita revolta entre os pais de alunos que, aos 16 anos não sabem ler ou escrever, e, por fim, depois de ganhar milhões e milhões, temos uma imprensa corrupta e malandra, que finge estar numa Ilha da Fantasia…

clodoaldo

O problema é que a mídia golpista e manipuladora não divulgar isso e os quatro anos de Pimentel vão ser para consertar os estragos, o que vai dar espaço para a oposição mentir sobre ele. Depois dele resolver os problemas, omitidos pela mídia golpista e manipuladora e ter apanhado dela e da oposição os tucanos voltam.

Leonardo M. G.

Trinca de Ases? Tá mais pra três dois de paus!

    Marat

    Muito bom!!! E mesmo assim, blefam como se fossem um Royal straight flush!

Odo Lazarini

Herança maldita nos deixou o Tancredo. Em São Paulo tudo bem. Votam até no tiririca. Não é de assustar votarem no aecinho.

    clark

    Acho uma ofensa ao Tiririca compara-lo ao Aeceporto.

Apolônio

Tem que se fazer uma auditoria. Após a auditoria, chamar toda a imprensa para uma coletiva.

Francisco

Seja qual for o cenário, a primeira providência é instalar a liberdade de expressão no Estado de Minas.

Foi a ausência dela que deixou as coisas chegarem aonde chegaram.

Sem essa batalha ser vencida, se o novo governo batalhar para resolver todos os perrengues e tapar todos os buracos, a sociedade:
a) não vai ficar satisfeita com o que foi feito
b) não vai dar valor á reverção do quadro dantesco e;
c) ainda vai reclamar que “no tempo de Aécio tinha mais coisas acontecendo”.

Só depois de o povo saber a situação que se encontra, se pode governar. Na verdade, o melhor mesmo era uma devassa. devassa tudo e bota na janela.

Só o que não pode é fazer as carolices de Dilma…

Edgar Rocha

Pelo texto, no quesito “segurança pública”, a trinca de Ás não deixou muito a desejar, né?

Roberto

Aí Bonner Simpsons, que pauta para você aumentar um pouquinho a audiência do plim plim safadão.

L@!r M@r+e5

Se fizeram isso em 12 anos, imagina o que o PSDB vai fazer em SP em 24!

Marcos Lima

Aecio deu um Choque de Gedtao.
Mas, foi no governador eleito Pimentel
E agora senador o Pimentel será mesmo
ELETROCUTADO??

Maria Clara

Cadê esses escândalos no fantástico! Nunca veremos. E fica por isso mesmo?

    renato

    Acho que o Governador deveria ir em rede, e contar isto.
    Afinal não é Improbidade, e isto não é crime..
    Porque não prende os tres.

Caracol

Certamente há muito o que fazer.
Mas o que é fundamental para começar é promover uma AUDITORIA, ou seja, fazer o que o Lula deixou de fazer quando assumiu em 2002 e nos deixou na mão em relação à privataria tucana. Ou o governador expõe a nu aquilo que está recebendo, ou cale-se para sempre.

    Julio Silveira

    Isso aí.

    Alexandre

    Concordo em gênero, número e grau com você.
    Não dá pra entender com pode o PT, com a faca e o queijo na mão, se manter refém da oposição via mídia canalha.
    Pimentel é nada mais nada menos do que GOVERNADOR de MGe; tem que ser muito bobo ou incapaz pra não meter a boca no trombone após SEVERA AUDITORIA no (des)governo anterior.
    Dilma tem que se empenhar na aprovação da regulação da mídia.
    Não existe essa de ser complacente em nome da tal governabilidade, que se dane, ela tem o povo ao seu lado.
    A oposição e a grande mídia canalha já deixaram claro que não querem saber de conversa; vão continuar com a sórdida campanha de derrubada do governo.
    Ou o governo se comunica direito com a população, denuncia as sacanagens feitas pela oposição ou teremos em 2018 muito mais trabalho em defende-lo; talvez nem Lula consiga reverter o processo.

FrancoAtirador

.
.
No Rio Grande do Sul, a Governadora Yeda Crusius (RBS/GLOBO/PSDB)

também aplicou o Golpe do ‘Déficit Zero’ no Mandato (2007-2010).

Quando Tarso Genro (PT-RS) assumiu o Governo do Estado em 2011,

o que havia era ‘Caixa Zero’ e ‘Dívida Bilionária’ com a União.

Com o Tesouro Estadual rapado, o Governador Petista não pôde pagar

o Piso Nacional do Magistério aos Professores, pois, caso contrário,

ficariam paralisados os serviços públicos e cessariam os investimentos

inviabilizando totalmente a Administração da Economia do Estado Gaúcho.

Esse fato somado ao Monopólio Empresarial das Comunicações da RBS/GLOBO

foi determinante à não reeleição do Governador do Rio Grande do Sul.
.
.
Desagravo

TARSO GENRO E O ESPÍRITO DO HOMEM PÚBLICO

Com o Objetivo Principal de dar Alívio Orçamentário

às Finanças Estaduais e Municipais em todo País,

desde o início de 2011, quando assumiu o Cargo

de Governador do Estado do Rio Grande do Sul,

Tarso Genro vinha articulando no Governo Federal

e no Congresso Nacional a Renegociação das Dívidas

Astronômicas que Estados e Municípios Brasileiros

têm com a União Federal, absolutamente Impagáveis

devido à Cobrança de Juros Contratuais Estranguladores.

Mesmo após haver Perdido o Pleito Eleitoral deste ano

para um Provinciano Representante das Lojas Tumelero (*),

Tarso, com a Altivez e a Grandeza do Espírito Público

continuou na Luta Incansável até a Aprovação do Projeto

no Senado Federal (**), ontem (5/11), quando mais uma vez

se fez Presente para acompanhar a Votação no Parlamento.

Espera-se agora que Sartori, o Novo Governador do Estado,

não mande de novo os professores estaduais gaúchos buscarem

‘piso’ em Loja de Material de Construção, como fez na Campanha,

e conceda à Categoria do Magistério do Rio Grande do Sul

o Piso Nacional requerido, pois terá Recursos Suficientes,

graças a quem agiu e age no Interesse de toda a Comunidade.

*(http://abre.ai/sartori-manda-professores-rs-buscar-piso-na-tumelero)
**(http://www.sul21.com.br/jornal/aprovacao-de-projeto-de-renegociacao-da-divida-no-senado-da-folego-as-financas-do-rio-grande-do-sul)
.
.

Julio Silveira

E a tal Lei de Responsabilidade Fiscal, como esses caras conseguem burlar? Ah! já sei tribunais de conta de faz de conta, aparelhados. Tribunais que trabalham para a mídia, e como a mídia é tucana, então só mostram serviço quando são seus opositores nos governos. Assim fica fácil, coloca-se um grupo de modelado a seu feitio e quebram os estados. Um estado com uma divida de 112 bilhões, quando o país tem reservas que beiram quatrocentos, e ninguém vai em cana, e sacanagem.

Beto

A PRIMEIRA MEDIDA que Pimentel e TODA sua Equipe devem tomar é efetuar uma grande auditoria desses 12 anos de DESGOVERNOS do PSDB; registrar em Cartório, e de forma transparente, colocar na imprensa para a sociedade saber; na realidade, o que foi os desgovernos de AÉCIO e ANASTASIA. Tenho certeza se não o fizer,tudo, num futuro bem próximo será JOGADO EM SUAS COSTAS. Esse MAR DE LAMA, tem que ser revelado, investigado e todos os participantes punidos para o bem do BRASIL e todos os MINEIROS. Começando pela dívida que em 12 anos saltou de 24 bilhões para 102 bilhões, e ai vai.

O Mar da Silva

Exibir a situação do estado à população e indicar os culpados. Primeiro passo. Nada de fazer como o PT fez com o Banestado, as privatizações e etc no plano federal.

É preciso marcar a diferença entre os programas para a população.

Mostrar à população o plano de governo e suas limitações. Segundo passo.

Não pode prometer o que sabe que não será possível, depois de 12 anos de assalto tucano.

Transparência, comprometimento, gestão orientada ao cidadão.

Simples.

Agora, se o PT de Minas deixar passar barato todas as suspeitas que pesam sobre o tucanato de Minas pode pagar o preço do Agnelo em Brasília, Tarso no RS, Delcídio em MS e por aí vai.

Tem que mostrar a população o que os tucanos fizeram para arruinar o estado e exigir apuração da justiça. Não pode deixar processo esquecido em gavetas como o mensalão do PSDB, a lista de Furnas etc e etc.

Tem que cortar na pele.

E, claro, deixar de gastar dinheiro com o PIG. O Pimentel já falou algo sobre isso: o fim do Bolsa PIG?

    Raul do DF

    O Agnelo aqui em Brasília…é verdade, ele mal se comunicava conosco. Eu que vivo antenado não sabia quase nada do que ele fez. A gente tinha alguma idéia sobre um enorme esquema de corrupção que ele estava desmontando aqui em Brasília.Dizia-se que era por isso que ele não fazia nada. Era o papo que rolava. Ele não fazia nda. Mas era uma coisa vaga, sem substância. Ele definitivamente optou por não se comunicar conosco. Ficamos inclusive com raiva dele por causa disto. Não sabíamos como defendê-lo. Por fim, bem antes da votação todos já se davam por vencidos.

    marcio gaúcho

    No Rio Grande do Sul, Yeda Crusyus foi denunciada pelo MP, instaurados inquéritos e tudo empacou na Justiça. É a maçonaria defendendo seus “irmãozinhos”. Lá, em Minas, fede dessa gente por todos os lados…

Deixe seu comentário

Leia também