Se insistir nos ‘almoços’ com a mídia, PT pode virar sobremesa

Tempo de leitura: 5 min

Padilha e o “diálogo” com a imprensa: até onde vão as ilusões petistas?

publicada sábado, 26/04/2014 às 19:33 e atualizada sábado, 26/04/2014 às 19:33

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador, sugestão de Robson Moreno

O PT deveria ter aprendido – com Lula – que esses almoços com representantes da velha mídia não servem pra nada. O então candidato petista foi à sede da “Folha”, em 2002. Lá pelas tantas, o herdeiro do jornal, Otavinho Frias, fez uma insinuação de que Lula não estaria preparado para ser presidente porque não sabia falar inglês. Lula levantou-se e foi embora. O velho Frias (que emprestava carros para torturadores durante a ditadura, mas não era tolo a ponto de confrontar um futuro presidente) saiu andando atrás do candidato, tentando se desculpar pela arrogância do filho.

Lula jamais se vingou dos Frias. Olhou pra frente. Errou? Teve a chance, também, de enterrar a Globo – endividada em 2003. Não avançou nisso. Aliás, presidente eleito, foi para a bancada do “JN” ao lado de Bonner. Alguém imaginaria Brizola, eleito, na bancada do “JN”? Alguns dirão: por isso que Brizola jamais foi presidente. Talvez, tenham razão…

Mas o PT seguiu apanhando e confraternizando-se com a velha mídia. Dilma foi fazer omelete com Ana Maria Braga em 2011. E disse que a questão da Comunicação no Brasil se resolvia com controle remoto.

Haddad, eleito depois de uma campanha em que meios digitais tiveram papel decisivo na capital paulista, mandou dizer pouco antes da posse que Comunicação era um assunto em que não cabia debate sobre políticas públicas. Pôs no cargo de Secretário um jornalista que imagina resolver todos problemas com telefonemas para as redações da “Folha” e “Estadão”. Haddad chegou a dizer que esperava uma “normalização” das relações com a mídia. Foi cozido e fritado por ela.

Padilha começou sua campanha a governador de São Paulo com caravanas pelo interior – transmitidas pela internet. Boa novidade. Mas também adotou a “tática” (!) dos almoços em jornais, pensando em criar (quem sabe) um clima de camaradagem com personagens do quilate dos Mesquita e dos Frias. Recentemente, ouvi de um alto dirigente do PT (foi conversa em off, não posso por isso revelar detalhes) que o partido não abre mão de “dialogar com todos os setores da imprensa” na campanha para o governo de São Paulo.

Sei… Gostaria de saber o que esse petista graúdo acha do “diálogo” estabelecido entre os jornais e Padilha na última semana. Diálogo bastante interessante.

O ex-ministro foi submetido a uma operação de guerra. A tentativa é de abatê-lo em pleno vôo, antes mesmo da campanha começar. Os aliados midiáticos dos tucanos perceberam a fragilidade de Alckmin num momento em que São Paulo está na iminência de ficar sem água por falta de planejamento dos governos do PSDB. No dia em que Padilha iria pra TV falar da seca, os jornais vieram com o ataque coordenado contra o petista.

As manchetes seriam a sobremesa do almoço recente de Padilha com representantes da família Mesquita?

A “Folha”, em sua edição digital, dava grande destaque neste sábado (26/04) para uma certa “opinião de leitor”, que afirmava: “Descoberta da PF é um tiro mortal na candidatura de Padilha”. Vejam, não se trata de análise. Não há informação. É a opinião de um leitor qualquer – que gera manchete no alto da home. Logo abaixo, outra manchete em que PT “nega que possa trocar de candidato”.

Qual diálogo possível? Pra que almoçar ou conversar com essa gente?

O PT segue a legitimar o inimigo. Sim, é disso que se trata. Jornais como “Folha”/”Estadão”/”O Globo” e revistas como a “Veja” são inimigos. São parte do aparato inimigo. Mas, dia sim, dia não, lá estão corajosos ministros petistas a ocupar páginas amarelas, e a se fartar com espaços concedidos pelo inimigo.

Qual nome dar a isso? Oportunismo? Cegueira? Pragmatismo?

Essa prática serve apenas para legitimar aqueles que são hoje a principal ferramenta do campo adversário. Não há meio termo. Ou não deveria haver. Não há ilusão. Ou não deveria haver.

Padilha reagiu até bem na coletiva da última sexta-feira. Mas o PT segue iludido (ou a palavra seria “rendido”) à lógica do “diálogo” com Globos, Folhas e Vejas.

Na verdade, trata-se – talvez – de um sintoma mais grave de rendição…

O partido tem uma base imensa de militantes, setores organizados e movimentos sociais dispostos a um combate aberto. Mas a direção segue na trajetória idêntica à do PS francês ou do PSOE espanhol. É caminho certo para o desastre.

Lula, com a entrevista aos blogueiros, deu a senha de que há outro caminho. Mas a direção petista (com parcas exceções) parece amortecida, rendida.

O que pode salvar o projeto petista e lulista – que apesar de suas limitações (até porque o PT governa em coalizão, e sempre em minoria no Congresso) significou avanços significativos para o país – são essas bases imensas e dispostas ao combate. Gente que nem é filiada ao PT muitas vezes. Mas sabe de que lado está. Essa gente pode pressionar uma direção que parece cada vez menos disposta ao combate.

Andre Vargas, meus caros, foi secretário de Comunicação do PT. Vejam que tipo de prioridade a direção petista dava ao tema. Vargas tentou enganar os incautos com aquele gesto provocativo à frente de Joaquim Barbosa: punho cerrado. Provocação tola, posto que sem correspondência com ações concretas de enfrentamento. Só enganou quem não conhecia os bastidores em que essa geração de “profissionais” petistas se criou.

O social-doleirismo de Vargas é parte desse mesmo quadro de rendição em que se inscrevem as tentativas de “dialogar” com a velha mídia brasileira.

A eleição de 2014 é uma guerra em que não se pode ter ilusões. O outro lado não quer diálogo. Há uma chance (pequena?) de o PT derrotar os tucanos em Minas e São Paulo, e ainda manter o governo federal com Dilma. Por isso, a guerra é tão feia.

Se adotar a tática do “diálogo” com a mídia e os piores inimigos, o PT – em vez de um passo à frente, com vitórias em Estados importantes – pode colher uma derrota definitiva. Os números a apontar liderança folgada de Dilma podem trazer ilusão de uma eleição fácil. Não! Até porque se trava no Brasil apenas parte da guerra – muito maior – pelo futuro do ciclo de governos progressistas na América do Sul.

A velha mídia é sócia dos tucanos num projeto político conservador. O PT – apesar de suas fragilidades e inconsistências crescentes – é a ferramenta disponível para os que lutam por barrar a direita e por aprofundar as reformas sociais no Brasil.

A guerra será aberta e total. Sem ilusões. Sem “diálogo”. Se insistir nos “almoços”, o PT pode virar a sobremesa. Com as cabeças de Dilma/Lula/Padilha/Dirceu e de toda a esquerda servidas na bandeja, e expostas nas manchetes dos jornais e telejornais inimigos nos dias e meses seguintes à eleição.

 Leia também:

O dia em que Jô Soares desabafou sobre a Globo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Mídia Empresarial Tucana (G.A.F.E.)*

quer transformar a CPI da Petrobras

numa reedição da CPMI dos Correios.
.
.

Tutaméia

Imaginar uma democracia que funcione em nosso país é o mesmo que supor um sistema de auto gestão bem sucedido no…hospício.
e cá entre nós, essa imagem tem muito mais de literal que de metáfora…não se iludam.
Ah sim, antes que perguntem: ditadura tb não dá certo.
Como sei que vão exigir que me explique melhor – e depois vão pedir que explique a explicação, diria que um de nosso vícios mentais mais desastrosos é um ranço positivista, grosso modo resumido assim: se fizermos tudo direitinho, com educação, lendo os livros e nos educando, criando um monte de leis e votando de tempos em tempos um dia as coisas vão dar certo. Não vão. Melhor ter um bom plano de fuga pq os loucos estão agitados…

Dinho

O PT sempre fugiu do embate com o PIG. É a sindrome do chavismo. A Venezuela hoje vive uma guerra civil por conta da briga comprada por Chavez com o PIG venezuelano. Cristina K vive quase o mesmo drama na Argentina. Por trás da imprensa corporativa existem forças externas que lhe dão fôlego. Não é uma guerra fácil, mas terá que ser travada pelos governos progressistas. No Brasil essa guerra ainda nem começou.

Claudius

Hahaha ! Social-doleirismo eh genial !!!

FrancoAtirador

.
.
Jornais manipulam contexto da fala de Lula sobre condenados do mensalão

Por Cíntia Alvez, do GGN, via ESCREVINHADOR

A entrevista que Luiz Inácio Lula da Silva concedeu à RTP (Rádio e Televisão de Portugal) repercutiu nos portais noticiosos e nas páginas dos jornais impressos brasileiros nesta segunda-feira (28).

O Estado de S. Paulo e Folha decidiram dar destaque à avaliação do petista em relação à Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. Para ele, o caso, no futuro, será recontado, pois “o julgamento teve 80% de decisão política e 20%, jurídica”. “Esse massacre visava destruir o PT, mas não conseguiu”, disse, de fato.

Os jornais também destacaram o trecho em que supostamente Lula teria dito que os presos do mensalão – mais especificamente os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno – não são “gente de minha confiança”. A Veja, por sua vez, sugeriu em coluna que Lula insinuou não conhecer os três personagens.

O contexto real das respostas dadas a Cristana Esteves pode ser confirmado na entrevista original: (http://migre.me/j05wD).

A jornalista portuguesa vinha questionando Lula sobre os motivos pelos quais ele decidiu não se candidatar para as eleições presidenciais deste ano, tentando entender como um “político tão popular” abre mão dessa disputa.

A jornalista argumentou, inclusive, que a presidente Dilma Rousseff (PT) está a frente dos demais candidatos – Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – nas pesquisas de intenção de voto, mas que Lula estaria mais a frente ainda se aceitasse o desafio de retornar ao comando do Palácio do Planalto.
Ela indagou, então, se teria o ônus político do mensalão arranhado a imagem de Lula.

Nessa hora, o presidente de honra do PT descartou a possibilidade de candidatura e explicou que, para ele, o que precisa ser dito sobre mensalão não têm a ver com indicações que ele fez ou deixou de fazer enquanto presidente da República.
Daí o “não se trata de (ser) gente de minha confiança (ou não)”.
Mas se é para falar em indicações, aponta Lula, que fique registrado que ele não indicou apenas os “companheiros de PT” para cargos públicos de peso, mas também os ministros do Supremo Tribunal Federal que julgaram o caso.
“Cada um cumpre o seu papel”, frisou.

Reproduzindo o trecho:

Cristina: Ainda se candidatar ou não?

Lula: Em política, a gente nunca pode dizer não. Mas eu já cumpri minha tarefa no Brasil. Eu sonhava em ser presidente porque eu queria provar que eu tinha mais competência para governar o país do que a elite brasileira. E provei.

Cristina: E Dilma está conseguindo provar [o mesmo]?

Lula: Dilma é uma mulher de extrema competência. É a primeira vez que uma mulher governa um país do tamanho do Brasil…

Cristina: Mas está abaixo de você nas sondagens. Estamos a cinco meses das eleições presidenciais. Até que ponto isso pode ser penalizador?

Lula: Ela vai ganhar as eleições.

Cristina: As sondagens dizem que sim, mas Lula da Silva estaria bem à frente…

Lula: Mas Lula da Silva não vai ser candidato, então não conta.

Cristina: Mas o que é certo é que sua popularidade acabou por não ser poliscada (sic) em situações em que ficou seu partido foi envolvido no caso do mensalão e, agora, no caso da Petrobras. Todas essas situações não beliscaram a sua popularidade?

Lula: Tem uma coisa que as pessoas precisam compreender: o povo é mais esperto do que algumas pessoas imaginam. O tempo vai se encarregar de provar que no mensalão você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica.

Cristina: Mas os homens de sua confiança estavam envolvidos…

Lula: Não, não, não se trata de gente da minha confiança. Tem companheiro do PT preso. Eu indiquei seis pessoas para a Suprema Corte, que julgaram, e acho que cada um cumpre com o seu papel. O que eu acho é que não houve mensalão, mas não vou ficar discutindo decisões da Suprema Corte. Eu só acho que essa história será recontada. É só uma questão de tempo para se saber o que aconteceu na verdade. Acho que tem muita coisa para se entender nesse processo, porque esse processo foi um massacre que visava destruir o PT. E não conseguiram. O que é importante…

Cristina: …É que para muita gente, poder virou sinônimo de corrupção. É isso o que está acontecendo?

Lula: O que é importante é que quando uma pessoa é honesta e decente, as pessoas enxergam nos olhos. Não adianta dizer que o Lula pratica qualquer ato ilícito porque o povo me conhece. Eu sou filho…

Cristina: …E o povo parece te querer de volta para resolver os problemas…

Lula: …Eu sou filho de pai e mãe analfabetos. O único patrimônio que minha mãe me deixou foi a conquista de andar com a cabeça erguida. Eu sei o valor de andar com a cabeça erguida. Eu sofri para chegar lá. Não é uma denúncia ou um adversário que vai fazer o Lula tremer ou ceder.

Cristina: Então está fora de questão o senhor voltar à vida política?

Lula: Eu vou ser cabo eleitoral da Dilma.

(http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/jornais-manipulam-contexto-da-fala-de-lula-sobre-condenados-do-mensalao.html#more-28575)
.
.

João de Azevedp

A presidente Dilma não tem capacidade também de perceber que alguns de seus ministros e mais o setor de comunicação do governo – ora colocar Helena Chagas na SECOM -, são umas verdadeiras nulidades.

Durante toda a minha vida, poucas vezes eu vi uma pessoa tão teimosa que insiste em seus erros, não tendo a humildade – às vezes é um pouco esnobe – de aceitar sugestões de outros. Sem contar também que ela se fechou por completo para os movimentos sociais.

Agora estamos aí, com a possibilidade de um governo progressista perder a eleição de 2014, por causa de uma pessoa politicamente BURRA, CONTRAPRODUCENTE etc.

Para finalizar, ELA é o principal motivo do apagão político do governo no quer diz respeito à comunicação do governo com a população.

Gilson

O PT têm que devolver as porradas que toma do PIG o resto é hipocrisia.

ricardo

Impressionante o ar pessimista dos comentários. Tá parecendo até que a eleição da Dilma já está perdida.

ricardo

Boa. O Sr André Vargas manda uma mensagem dizendo “foi o Padilha quem indicou”. Mas a culpa da negociata é da Folha que publicou……………

Maria Izabel Ladeira Silva

O PT tem sim que dialogar com todo mundo. Até mesmo com os canalhas da velha mídia. É um ato de civilidade e convivência democrática. Dialogar não significa se render. Ninguém aqui se rendeu. Todos sabem como a velha mídia opera, e sabe de que lado estão. E sabe também que existe uma guerra em curso. Se o PT tiver que falar somente para seus aliados e aderentes, então não vale a pena lutar. Tem que falar com todo mundo. Amigos e inimigos. O PT não é blackbloc…

Márcio

Finalmente alguém publicou um texto bem consistente sobre o tema. Alguém acha que a Dilma vence em primeiro turno? Se nem o Lula venceu …. Sou Dilmista e acredito que essas pesquisas são de propósito pra deixar o PT dormir no ponto

lulipe

Não adianta hipocrisia, o PT é dependente do “PIG”, principalmente, da Globo, afinal, onde lula e Dilma destilariam seus “discursos”, onde mostrariam suas “obras”, reais ou fictícias, na TV Brasil???Vamos parar de ingenuidade…

Julio Siveira

É perfeita essa chamada a história que o Rodrigo faz aos dirigentes petistas, lembrança essa que mostra haver por parte desses dirigentes, lacaios, alguma coisa que eu qualifico como síndrome de casa grande, que acomete esqueleto serviçal que por muito tempo serviu ao seu sinhozinho, que após alforriado após muitas lutas travadas, não necessariamente por ele, por aqueles que tomaram suas dores, que o viam numa relação de trabalho altamente desfavorável, quando não humilhante, sente imensa satisfação em poder ser recebido pelo seu patrãozinho, o sinhozinho do passado, como num desagravo de cartas marcadas onde o verdadeiro e principal objetivo e reforçar a sua dominância psicológica, após anos de mando, e só ele doutrinado e subserviente não vê. O PT tem sido assim, não entendeu seu papel como agente da história, e continua a beijar a mão dos sinhozinhos do Brasil.

Guilherme Scalzilli

Sujeira

Alguma coisa parecia meio estranha na tal operação Lava Jato da Polícia Federal. Primeiro a suposta participação de um ex-delegado, atualmente deputado oposicionista, no vazamento de informações à imprensa. Depois a completa omissão do noticiário a respeito dos convênios assinados pela gestão José Serra, no ministério da Saúde, com o mal afamado laboratório Labogen, que teria centralizado as transações ilegais.

Eis que agora apareceu o rabicho político-partidário das investigações. Bem na semana em que a propaganda do PT vai ao ar, criticando o desgoverno tucano de São Paulo, surge um elo “comprometedor” do escândalo com Alexandre Padilha, o pré-candidato petista no estado. Pura coincidência, evidentemente. Afinal, é a primeira vez que o nome de Serra aparece relacionado a uma investigação da PF que atinge seus adversários em pleno ano eleitoral…

Alguém poderia até gastar neurônios debatendo a relevância da refutada indicação do tal assessor para um cargo no laboratório, sabendo o que sabemos dos bastidores da administração pública brasileira. Mas já pouco importa o grau verdadeiramente jornalístico do factóide. Estão todos em campanha: para preservar o PSDB no Palácio dos Bandeirantes vale qualquer apelação. Não há debate possível nesse festival de hipocrisias.

Os articuladores da candidatura de Padilha podem comemorar a transformação da insignificância em mote propagandístico. É, no mínimo, um sinal de que suas pretensões incomodam a direita midiática a ponto de obrigá-la a chafurdar no ridículo.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

Bárbara de Pindorama

A Estação das Trevas do Metrô virou um camelódromo. Uma lanchonete nova onde não cabiam os escravos enfileirados. Que já são obrigados a enfrentar e bater de frente com outras 6 filas de escravos vindos de outras entradas. Não houve planejamento no metrô. Estavam ocupados com outras coisitas….E isso aumentou o calor, já terrível. Isso porque estamos no outono. Cadê a CIPA do metrô?

FrancoAtirador

.
.
Em entrevista à televisão portuguesa RTP, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou:
“Eu vou ser cabo eleitoral da Dilma, vou para a rua fazer campanha para a Dilma”

Lula foi a Portugal para participar da comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos.

Redação Carta Maior

Na entrevista, exibida ontem a noite em Portugal, o ex-presidente falou sobre os 40 anos da Revolução dos Cravos, a crise econômica na Europa, a Copa do Mundo no Brasil, seu trabalho para o combate à pobreza na África e as eleições de 2014.
“Dilma vai ganhar as eleições” e completou “Eu vou ser cabo eleitoral da Dilma, vou para a rua fazer campanha para a Dilma”.

Lula também falou sobre o processo do mensalão.
O ex-presidente disse que o processo teve um viés mais político do que jurídico e negou a existência de um esquema de compra de votos no Congresso Nacional.
“Essa história ainda vai ser recomentada”, acrescentou Lula:

“O mensalão teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica.
O que acho é que não houve mensalão.
Esse processo foi um massacre que visava a destruir o PT, e não conseguiram”, afirmou.

O vídeo da íntegra da entrevista está disponível aqui:

(http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=733450&tm=7&layout=122&visual=61)

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Lula-eu-vou-para-a-rua-fazer-campanha-para-a-Dilma/4/30804

FrancoAtirador

.
.
Padilha depena Alckmin e jornalistas demotucanos em entrevista
no Roda Morta da TV Cultura Norte-Americana de São Paulo

(http://www.youtube.com/watch?v=ck0Rd0Yv9Hk)

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/04/ao-vivo-padilha-depena-jornalista.html

Anibal Paz da Silva

Rogo a Deus, para que possamos resolver nossas diferenças pelo voto. A nação brasileira e América latina, não são mais fracos!!.

Edgar Rocha

Acho que muita gente, assim como eu, já não descarta a possibilidade de haver uma caroçada doida embaixo deste angu que, até o momento ainda não foi revirada. Não dá pra acreditar que a direção petista seja tão tapada, tão ingênua (faz-me rir!) que não perceba o furo n’água desta “tática” de acalantar aos inimigos esperando um peso mais leve do braço que os vai bater. Não vejo outra explicação pra tanta subserviência: tem alguma coisa que ninguém sabe ao certo, acontecendo nos bastidores. Algo de conhecimento da direção do PT, das direções dos meios de comunicação PiG e da direção do próprio PSDB. Como se diz num site que acompanho, pode ser coisa de “conspiranoico” da minha parte. Claro, até agora nenhum deles foi abduzido ou tem doze dedinhos nas mãos. Mas, há pontos fracos em ambos os lados os quais todos passam bem longe. Coisas óbvias que, se fossem devidamente colocadas na pauta política do país, talvez fossem o fiel da balança. No caso do PSDB, a centralidade do PCC, como força motriz do crime organizado em nível nacional, poderia ao menos levantar suspeitas sérias sobre a forma como o Estado do Governo Alckmin lida com a situação. Por que nunca falam? Por que o Lula nunca falou? Por que a Dilma nunca tocou no assunto? Por que nada vem à tona nesta questão? Hoje a explicação seria a de que não é o momento de se fazer este embate, que o Brasil está diante de uma Copa e de uma Olimpíada, coisa e tal… Está certo mas, e antes? Como deixaram que o negócio crescesse a tal ponto que já não dá pra se pensar numa resposta nem a médio prazo? A questão da segurança é tão mal abordada, tão negligenciada que eu fico, sim, com um pé atrás. E este é só o primeiro exemplo que me veio à mente. Tem mais, muito mais. educadores, por favor…

    Diego

    Concordo com sua análise. Mas voce se esqueceu de falar sobre las ligaões do PT com o Foro de São Paulo, FARC, etc. Meu caro, todos eles, de esquerda a direita, tem sua parte nesse mega esquema que é a violência no Brasil (tráfico de drogas, armas, lavagem de dinheiro…) Acorda rapaz…

    Maria Izabel Ladeira Silva

    Vejam o estrago que a revista Veja fez na cabeça desse menino… Tudo que a Veja publica ele repete …

Mário SF Alves

Gozado…

Que resistência democrática é essa que ignora ou prefere igonorar os vergonhosos e trágicos idos [IV Frota] de março?
Que resistência democrática é essa que prefere igorar a luta de vida ou morte que se travou e se trava pelo e contra o desenvolvimento socioeconômico do Brasil?
Que resistência democrática seria essa que igonora ou prefere ignorar o poder de fogo das oligarquias neoliberais e suas megacorporações sequestradoras de Estados e que recentemente ensaiaram isolar politica e militarmente a Rússia?

Esperávamos o quê? Que o PT balizasse nosso entendimento político?
E isso é papel do PT?
Esquecemos que o cenário é deteminado pela correlação de forças?
Será prudente jogar todo o peso da correlação de forças no poder de desconstrução da realidade da mídia e demais agentes conservadores e/ou máfio-conservadores?

Francisco

O meu líder leva mais tempo dialogando com meu inimigo do que comigo.

O meu líder é meu amigo?

Ou é… pelego?

Todo partido cristaliza e perde o viço, e um fato, um fato da natureza..

Não esperava que o PT vivesse esse processo tão rápido (e tão sem necessidade).

O PT ainda dá suco? Claro que sim, esse ano voto no PT, com certeza. Mas a necrose está instalada.

É uma pena.

O partido que não fechar a Rede Globo não é democratico.

O partido que não multiplicar os canais de TV independentes (inclusive face à esquerda) não é democratico.

Simples assim.

Resolvida a casa própria, o emprego, o carro, o avião e a faculdade resta a programação de domingo na TV.

Ou eu ou Faustão. PT, decida ou morra.

    Mário SF Alves

    “O partido que não fechar a Rede Globo não é democrático.”

    _____________________________

    Tá claro. Exceção feita a uma certa doce de irritação. Perfeitamente compreensível, claro. Mas, afinal o que é a Rede Globo?
    Quando e em quais circunstâncias ela surgiu?
    Com que finalidade e como ela foi criada?
    Como explicar o acesso exclusivo à tecnologia de qualidade de imagem que as outras “concorrentes” só agora possuem?
    E o que dizer do decantado padrão global, inegável mérito dos brasileiros e de Hans Donner?
    E a elaboradíssima técnica de manipulação, ultimamente empregada, onde apresentadores de telejornais, agindo como atores, exageradamente se entreolham de modo a conferir ar de seriedade e importância às “notícias” ideologizadas, sabotadoras e/ou de natureza oposicionista que divulgam?
    _______________________________

    “Muito Além do Cidadão Kane”:
    A Rede Globo surgiu com o golpe de Estado de 1964, participou ativamente do golpe, foi empoderada financeira e tecnologicamente (vide relação espúria e denunciada com norte-americana Time Life) unicamente pela fidelidade canina para com o regime militar durante a ditadura.

    ______________________________________
    Ou seja: a Rede Globo sempre foi um Cavalo de Troia dos SPYstates em nossas fronteiras.

    Derrotar essa corporação midiática fora da lei é tarefa árdua é derrotar mais um entulho autoritário, herança da ditadura. E o que é pior, salvo engano histórico, ideologicamente, é ela uma empresa unicamente a serviço de interesses norte americanos.

    Ou será que a ilegal, inclemente e contínua oposição ao Governo Federal e a “natural” defesa intransigente do radicalmente neoliberal podem ser vistas como práticas aleatórias?
    Refere-se aqui ao mesmo neoliberalismo que – entre nós privatizaria até a água de chuva – escamoteado por uma tal austeridade precariza e detona direitos sociais e empregos na União Europeia e USA.

Miriam

Acredito que a direção do partido e uma parte do PT devem estar sofrendo da Síndrome de Estocolmo, pois parece que eles fazem uma luta renhida para ganhar a simpatia de quem sempre os agrediu, parece que com o tempo se identificaram com esses agressores, pois mesmo com a crescente diminuição dia a dia, mês a mês, da credibilidade, audiência e circulação destes veículos estes petistas não se deram conta de que a opinião dessa mídia inimiga cada vez conta menos e que é cada vez maior o número das pessoas que não acreditam, não veem, não leem esses jornais, revista, rádios e canais de tv, e que absolutamente não se informam através dessa mídia golpista, mas parece que para esses petistas “iludidos” a opinião favorável deles ainda conta.

Narr

Por falar em chances eleitorais, é bom lembrar que a direita também tem chances de levar o presidência mais RS, MG e SP.

Lamarca73

aproveitando a oportuindade:

aos “tucanos enrustidos” que frequentam aqui: é dessa forma que vocês exercem democracia?

http://jornalggn.com.br/noticia/na-web-ed-motta-e-vitima-de-montagem-contra-lula-e-o-pt

P.S: não precisa responder… já sabemos o “modus operandi”…

Leo

O Dirceu foi à folha para denunciar a traição do luiz fux… quanta ingenuidade. Alimenta o leão e, se não bastasse, coloca a cabeça para dentro da boca da fera… acorda bela adormecida

Paulo Ribeiro

Parabéns, Rodrigo, pela lúcida análise. O que o Brasil precisa é uma imediata aprovação da Ley de Medios e da instauração do Conselho Federal de Jornalismo e a criação de comitês formados por ONGs e sindicatos no sentido de analisar previamente as notícias a serem publicas ou levadas ao ar pela mídia. Sem isso estaremos à mercê de uma mídia voltada para os interesses capitalistas e sempre pronta para oprimir os trabalhadores.

Jose C. Filho

Aquele que se acovarda frente ao inimigo, mesmo sendo mais forte, será sempre derrotado. Inacreditável a covardia do PT (do alto escalão à militância) frente aos ataques sistemáticos dessa mídia canalha, mentirosa, serviçal despudorada de interesses internacionais. Ou o PT reage imediatamente aos ataques dos lesa pátria, ou será inevitavelmente devorado pelos inimigos do Brasil. Eu detesto covardes, se não houver reação a este bando de hienas, passarei a votar integralmente nos candidatos do PC do B onde encontro políticos valorosos como Inácio Arruda, Vanessa Grazziotin e Jandira Feghali, entre outros.

    tiago carneiro

    PC do B?

    O PMDB da pseudo esquerda?

    Aquele partido que apoia qualquer coisa em troca de alguns trocados?

    Inácio Arruda? Aquele traidor, que apoiou em Fortaleza a devastação ferreira-gomista na cidade?

    PC do B, aquele partido que contém ”professor evaldo”, o grande traidor de todos os docentes, que está bem caladinho seguindo as ordens dos tiranos Ferreira-Gomes na cidade?

    Não, obrigado.

    ricardo

    Boa. Saída é o comunismo total e irrestrito.

Bernardino

Grande RODRIGO VIANA é uma bela aula de ANatomia da situaçao,concordo em genero,numero e grau!!

Parabens ao internauta JOSE SILVA asssino em baixo tuas palavras

Estou perdendo amigos, colegas e amargando minhas relações, além de estragando minha saúde. E este partido pelego, esta gestora vassala, este governo covarde nada fazem para defender o projeto de país que não é deles, apenas, mas de todos nós… e que poucos sabem porque não comunicam.
Responder concordo inteiramente LEONARDO com tuas palavras meu caro LEONARDO,o FERnando BRITO,no seu BLOG,definiu bem o PT :POÇO DE COVARDIA”
como ele era ligado ao velho Brizola aprendeu com o mesmo a bravura do gaucho!!!

Temos as ESQuerdas mais OPORTUNISTAS E COVARDES de toda latino america.
È comparar com os KICNERS na Argentina,o CHAVEZ na Venezuela,O CORREIA no Equador e ate o EVO se comportaram com mais dignidade e BRAvura que nossa Corja PORTUGUESA!!!

Não quero me alongar em verdades e fatos,apenas dizer que a COVARDIA acaba comendo os COVARDES até porque é irmã Gemea da TRAIÇAO!!

Por ter citado os Argentinos vejam o exemplo do PAPA FRANCISCO,colocando o dedo na CORRUPÇAO E BANDALHEIRA da Curia ROMANA no VATICANO como quem diz nao estou aqui de brincadeira.Espero nao seja apagado como foi o ALbino LUCANI,Joao Paulo l,em 78.COM Certeza se tivessse sido eleito um brasileiro estaria conciliando e colocando panos quentes nas safadezas da Igreja como é tipico da cultura Portuguesa:CONCILIAÇAO,CORRUPÇAO E COVARDIA.Eis um exemplo de FIBRA e Bravura!!

Só nos resta a RAIVA AOS COVARDES ou a indiferença pra preservar a SAÚDE e vê-los despencar do DESFILADEIRO que está PROXIMO!!!!!!!

Fabio Martins

Com relação à “midia”, esclerosada, em caras botocadas ou plastificadas, no Brasil,aqui e acolá sempre funcionou como estandarte, não do exército de Branca Leone. Mas, das oligarquias triunfalistas e plenipotenciárias… Embora conveniente, para ve-la de cara e visceras, não é preciso ser academico. Basta o benso senso. A disposição de não ter esperanças que mude, pois isso é tão possivel quanto tirar leite de pedra. Agora, no caso dos membros de um partido, elaborado com a essência de idéias,visão e alma, nascidos da realidade dos sofredores, quevertem suor, sangue e lágrimas, ao longo dos séculos, nesta Nação, esses individuos não devem, não podem trair a História do seu Partido, através de uma postura que renega o sentido de sua verdadeira militância. O que anda fazendo essa militância? E os dirigentes da mesma, nos municipios, nos Estados. Resido em Ribeirão Preto, cidade com aparência de desfrutar de equilibrio social. Só que é a segunda cidade do Brasil, onde a Delegacia da Policia Federal enfrenta infindos e gravissimos problemas contra todos tipos de criminalidade. Seja no pllano nacional,relação seja no campo internacional. Mas, cadê o PT aqui? Nem mesmo quando Lula aparece nestas plagas, da parte de seus “correligionários não há qualquer mobilização. Se esse povo não rebolar, não lutar pra valer, o resultado das proximas eleições para Presidente eda República no Brasil será tão vitorioso, quanto foi o da candidata Bachelet, cujo Governo foi muito positivo o Chile. Mas quem à época a derrotou foi o Milionário de direita, a quem conhecemos muito bem. Portanto…

Urbano

Só era mesmo o que faltava na pusilanimidade do PT, servir para os bandidos do pig cama, mesa, banho, e boas conversas…

    Urbano

    O fascismo do pig em relação ao PT e ao Brasil como um todo era uma senhora chaga que se deu pouca importância no início da gestão do Eterno Presidente Lula. Agora taí, virou um puxa câncer… É como diz aquele velho adágio: quem tem medo de ir ao banheiro, não come. Até porque, querer-se contornar o incontornável indefinidamente é sofrer toda a vida.

Elias

Se você não pode vencer o inimigo, unir-se a ele é capitular, é render-se. O combatente honesto não abre mão da luta que decidiu lutar. Essa mídia (e principalmente a mídia sudestina) é inimiga do povo brasileiro e de todos os povos, haja vista a rejeição raivosa com a vinda dos haitianos para São Paulo. Está certo Rodrigo Viana. Ao almoçar ou jantar com a velha mídia, o PT pode de virar pudim. Abre o olho Padilha. E prepare-se para uma guerra.

PS: Para se ter uma ideia rápida do quanto a mídia paulistana é de direita, basta comparar as inserções de Kassab e Haddad no Jornal Nacional, nas rádios e nos jornais impressos. Hoje até parece que São Paulo não tem prefeito.

Leonardo

Rodrigo, o PT sofre do que chamo “complexo de vassalagem”. Apanha e aceita como se merecesse por ter ousado sair da “senzala” para criar um “quilombo”. Por isso, quando é torturado, gosta como se estivesse tendo a “atenção” dos seus senhores em puni-lo por ter feito algo errado.

Na cadeira de presidente temos uma gestora vassala e no “banco de reserva” temos um ex-presidente que pouco fala e quando fala é para blogueiros ou por acaso algum coxinha (que assim ficou devido ao amesquinhamento a que foi cometido pelo pig) ouvir nosso lider e ter mudado de opinião? Algum classe-média hoje “indignado” com o PT fez alguma inflexão e entendeu que o PT fez e faz bem ao país?

Então, só posso dizer que teremos nós que ganhar as eleições em outubro, até porque acho que já perdemos. Seja pelo voto que o pig vai tentar criar um clima com denúncias para derrubar o PT ou – no que eles mais gostam – no golpe! Ou nossa gestora vassala já tomou providências contra a tal procuradora que a grampeou?

Estou perdendo amigos, colegas e amargando minhas relações, além de estragando minha saúde. E este partido pelego, esta gestora vassala, este governo covarde nada fazem para defender o projeto de país que não é deles, apenas, mas de todos nós… e que poucos sabem porque não comunicam.

wilson

Achoque o PT deve sim comparecer aos almoços com a imprensa golpista. Mas apresentar uma postura de denunciante: Perguntar pelo julgamento da oposição, pelos desmandos de Alkmin, pelas mazelas em MInas que a imprensa não noticia. Agora, aparecer para trocar receita de bolo, aí é demais.

T

Esqueceu-se de lembrar a mudança de nome da Av Águas Espraiadas para Av. “Jornalista” Roberto Marinho, em São Paulo, feita pela então prefeita Marta Suplicy.

Fabio Passos

Sem dúvida.
O PiG é o adversário nas eleições.
aécio, alckmim e pimenta da veiga são candidatos do PiG. psdb é o nome do PiG nas eleições.

Francisco Xavier

Temos q combater os que vem paulatinamente querendo voltar ao que o povo não mais deseja…

Francisco Xavier

Agora cá entre nós: Tem gente neste PARTIDO do POVO(raros, mais tem) que precisam encontrar outros modos de ser, de agir, ser inteligente, pois se vê que alguns além de inconsequêntes demonstram quanta burrice(imcompetência)… muitas das vezes mesmo ocupando posições estratégicas conseguem agir de forma terrível….

Francisco Xavier

O PT sempre terá seus defensores: O POVO, OS TRABALHADORES……

Faria

Falar simplesmente mal da mídia não vai adiantar. Quais as alternativas ?
Ninguém vai mudar o hábito de um cidadão de se “informar” assistindo aos telejornais matinais como “Bom dia Brasil” e outros. Qual a alternativa ? O que a esquerda oferece?
Discurso como “Abaixo a grande mídia” é muito bonito, mas e aí ? O que oferecer aos nossos telespectadores ?
Ouvem a CBN ? Qual a outra opção para ouvir no carro durante o trajeto casa x trabalho ??

A comunicação/informação tem muitas frentes. A esquerda só avançou na internet. Não adianta nos enganarmos, jornal, radio e TV ainda são fundamentais na formação da opinião publica.

O jornal da TV Brasil é bom ? se for, vamos fazer uma campanha nacional de divulgação desse jornal!
A Carta Capital é uma boa revista ? Vamos fazer uma campanha NACIONAL de assinatura e divulgação!
Existe alguma rádio que fala a verdade ? vamos divulgá-la!

Alguém assina revista da abril ? Cancele todas (não só a veja). Tem muita gente que não assina a VEJA mas assina/compra Superinteressante, aventura na historia,mundo estranho, etc. Tá alimentando o monstro do mesmo jeito.

Odeia a Globo,mas adora uma novelinha Global ou o Altas horas, etc ? Tá dando ração pro monstro.

As lideranças de esquerda tem que oferecer mais opções além da internet e nós temos que sair do discurso para prática !!!!

BACAMARTE

Concordo.
O agrado do PT servindo as cabeças de Dirceu,Genoino e Delubio já foi feito!
Resta ainda a briga fratricida das correntes do PT que pretendem enterrar de vez a reeleição da Dilma.
O pior cego, é o que não quer ver!

João

Concordo. O PT deveria mesmo era acelerar a Ley dos Médios e forçar o Henrique Alves a acelerar o projeto de Requião, que dá direito de resposta…

Marluce

Meu Deus, o PT não aprende nunca. Até as baratas sabem que essa máfia midiática é golpista e ODEIA petista. Dilma amoçou, fez omelete, mandou cartinha de amor pra FHC (inclusive, ressuscitando-o depois de longo inverno no congelador dos tucanos).

Assim, não pode, assim não dá, Seu Padilha.

DeathDoor

Na boa, PT é um “partido de merdas” faz tempo, é inacreditável, é muito mulher de malandro, apanha, gosta e faz tudo para apanhar mais.
Uma coisa não se pode falar mal da oposição, eles sabem fazer política, para o bem e para o mal. Nesses anos aprendi a admirar a cara de pau e pose de gente como José Serra e Geraldo Alckmin, você sabe que nada do que estão falando é sincero ou verdade, mas você acredita, eles tem esse poder de convencimento.

    Vinicius Garcia

    Você vê no discurso desses ‘senhores’, tudo isso que descreveu? Foi sincero isso que escreveste? Não posso acreditar que uma vez sendo estudado um fato, que alguém venha a acreditar nas desculpas do picolé de chuchu, e nas mentiras do rei da bolinha de papel.
    Alckmin quando diz que tudo sobre os cartéis de tens será investigado expõe um cinismo capaz de ser revelado a uma criança, e o outro no próprio episódio citado demonstra que deve sim fazer tomografia da cabeça, não pela bolinha…

    DeathDoor

    “você sabe que nada do que estão falando é sincero ou verdade”

    Disse apenas que eles sabem se expressar, sabem olhar para a câmera e se expressar de forma firme e segura. Essa é uma qualidade que sempre é um diferencial para um político ao mesmo tempo que deveria ser uma qualidade de todos eles para conseguir se comunicar com seu eleitor. Enquanto temos na oposição alguns dos melhores oradores do país, temos eleita uma das piores.

    Mário SF Alves

    Não é poder de convencimento. É poder de representar os interesses oligarquicos em detrimento dos interesses do Brasil.
    É poder que advem da certeza de jamais serem molestados pelos donos do poder. Tem sido assim desde 64.

    E antes que esqueça. Poder oligárquico é o poder que há, pelo menos, vinte e três anos anda enterrando a Democracia nos SPYstates.

sergioa

Concordo plenamente com o Rodrigo Viana.

O PT dá muito mole para a midia. Tivesse tido a coragem de deixar a globo falir em 2003, ou tivesse a coragem de dar andamento a Regulação da Midia, não estaria dia sim, dia também estampando manchetes sejam elas justas ou mentirosas (na grande maioria das vezes).

O PT corre o risco de morrer antes do PSDB, e olha que este esta por um fio. Só não morre pela incompetência do PT em dar o tiro de misericórdia.

Oposição é saudável em um regime democrático. Mas quem disse que o BRASIL vive um regime democrático. Vejam os gangsters que se apoderaram do sistema judiciário.

Ou o PT reage ou o PT morre. A sorte esta lançada.

Mardones

Gosto muito das reflexões do Rodrigo Viana – não consigo comentar no Blog dele, nem do Diário do Centro do Mundo – mas acho que é limitada a seguinte afirmação:

” O PT – apesar de suas fragilidades e inconsistências crescentes – é a ferramenta disponível para os que lutam por barrar a direita e por aprofundar as reformas sociais no Brasil.”

É um erro pensar que o PT é essa ferramenta. Digo isso porque o modo que o partido escolheu para governar foi o da não confrontação o status quo.

Dizer isso não é negar que houve decisões e lutas do partido com políticas públicas – como a do aumento real do salário – que são bons exemplos de rumos para uma sociedade mais justa.

Mas as escolhas do partido, principalmente no quesito conciliação com ‘as elites’ foi uma escolha errada e que contribuiu para mais doze anos sem reformas necessárias.

Muitos podem lembrar que o PT escolheu a via democrática e que não dispõe de maioria para fazer as reformas. Mas precisam lembrar que o PT fez questão de deixar para terceiro plano qualquer reforma que afronte os interesses das minorias privilegiadas.

Repito: quem está no controle do partido – esse pessoal do Rui Falcão – é do tipo que joga a responsabilidade para a sociedade, para os movimentos sociais e etc.

Marilena Chauí deu e melhor definição do PT no governo, quando disse que o PMDB fez com o PT o que PFL fez com o PSDB. Não quero dizer que PT é igual ao PSDB, mas o partido foi destruído. E a política de patrocínio ao PIG é um dos sinais transparentes disso.

Alberto Nasiasene

O Rodrigo Viana pensa que todo o PT, como partido, é muito ingênuo e não sabe ter a malícia política de lutar contra o status quo (mas será que o Rodrigo é que tem?…). Não me esqueço que o próprio, Rodrigo Viana, chamou a aliança da Marina, em última hora, com o PSB (porque não conseguiu fundar seu partido a tempo de concorrer nestas eleições), de “jogada de mestre do Eduardo”. Ele pensava que a dupla Marina/Eduardo ou Rede/PSB seria uma forte terceira via que teria até chances de ganhar (santa ingenuidade, não?…)…

Não posso falar sobre o PT de maneira generalizante(o partido é um partido complexo, com várias tendências dentro de si, milhares e milhares de filiados, militantes e políticos com cargo eletivo). Não o superestimo, mas também não o subestimo. O PT existe por si mesmo (muito para além do que eu penso sobre ele) e eu não posso apreender tudo o que ele representa, porque foge à minha percepção limitada. Além disso, um partido numa democracia pluralista como a nossa, só pode ser entendido plenamente no contexto da relação social e econômica mais ampla que mantém com a sociedade (e é bom lembrar que a sociedade é muito mais ampla e muito mais forte nesta relação, porque os partidos, por mais que se pretendam vanguarda do que quer que seja, não são simples locomotivas que levam os vagões atrás de si; como pensa o leninismo).

Penso que é também muito útil não apostar muito no voluntarismo político como meio de realização das grandes transformações (se isto fosse possível, não teria ocorrido o golpe civil militar de 1964, porque voluntarismo de esquerda era o que não faltava no governo Jango). Fácil enquadrar a velha mídia é só no discurso, porque, na prática, as coisas não são assim tão fáceis. Governar um país do porte do nosso (é bom lembrar que nosso país não é a Argentina), complexo e muito amplo, não é para amadores voluntaristas (mas levar-nos a um desastre político, causando convulsões sociais e econômicas, abrindo caminhos causando um profundo retrocesso, é muito fácil, por exemplo, é só esperar um hipotético governo da Marina, ou do Randolfe…).

Depois de cinquenta anos do golpe, é preciso aprender alguma coisa com o fracasso das esquerdas naquela época e traçar alguns delineamentos para o presente (devemos saber, sabiamente, o que queremos e o que não queremos e fazer uma correta apreensão, tanto quanto isto seja possível, da correlação de forças na conjuntura, a cada passo e a cada momento histórico, descartando agilmente tudo o que não for possível de ser implementado, mas mantendo na agenda para que possa ser implementado assim que possível; sem pôr em risco tudo o que se alcançou até aqui).

Luís Carlos

Esse equívoco vem sendo cometido desde muito, como bem disse Vianna. A mídia corporativa é o inimigo principal, pois como eles mesmo disseram, são a oposição no Brasil.
Tentam inviabilizar candidatura de Padilha pois sabem das dificuldades de reeleger Alckmim. Enquando atacam padilha por uma citação silenciam sobre puilhas de documentos ligando tucanos de alta plumagem a desvios de dinheiro público no trensalão de SP, em desvios que envolvem Álvaro Dias no PR, e à ditadura imposta em MG.
A seletividade do combate à corrupção da mídia corporativa é impressionante!

Leandro_O

É só ressuscitar o vídeo do Brizola no Roda Viva em 1994, quando criticou Lula:  
 
Leonel Brizola: …nós pensamos diferente. O Lula é a espuma da História. Ele não teve oportunidade de entrar ainda em águas mais profundas. O Lula está dentro do sistema. Sua mente está dentro do modelo econômico. Como a do Fernando Henrique – só que o Lula vem por baixo e o Fernando Henrique, por cima. Eles estão se acotovelando, as duas equipes, para executar o mesmo programa: neoliberal.  
 
Cada vez mais acho que quem mudará isso não será partido algum, mas o povo mesmo, indo às ruas de fato. Chavez virou uma figura caricata porque tinha atitude ativa e não passiva.

    ricardo

    Sera que o Brasil ficar parecido com Venezuela é bom?

Gerson Carneiro

Nessa de não querer encarar o inimigo como inimigo até o Datena estufa o peito e se auto proclama ameaça ao PT.

http://www.youtube.com/watch?v=SouvKZ8ZD_U

Fabio Silva

Acho que a figura da sobremesa está no lugar errado. Nesse jantar, o PT está é sendo feito de garçom, entregando algumas cabeças de bandeja. Entre pedidos de petistas no espeto, indígenas bem-passados e sem-terra ao ponto, não duvido que, depois dos ataques frontais a Lula neste exato momento, a sobremesa seja alguns blogueiros-sujos flambados. Afinal, dizem alguns governistas, para garantir o omelete da governabilidade é preciso quebrar alguns ovos.

Guanabara

Óia, não conheço a fundo os peixes graúdos de quaisquer partidos, mas esse lance de “almoços com os graúdos do PIG” me cheira a uma coisa: vaidade, que como disse um certo personagem de Al Pacino em um filme já antigo, era o seu pecado favorito.

Weslei

Está sobremesa pode já estar sendo digerida, não pelo PT que não aprendi, mas, pelos opositores parciais.

Arlene

Parabéns, pela análise! Só não ver quem não quer ou tem rabo muito preso. Mas como Maluf é “companheiro”… Tenho vergonha da frouxidão do PT! Tem o governo, mas não tem o poder! Tudo pela famigerada “governabilidade”!

FrancoAtirador

.
.
Creio que, antes da sobremesa, a Cúpula Petista

está sendo almoçada pela Mídia Empresarial Tucana.

Pelo visto até agora, essa ‘Media Food’ é bem servida

e tem um cardápio bastante variado, com diversas opções,

desde o drink e o tira-gosto até o prato principal.

E, ainda que provoque diarréias verbais na Revista Veja,

é formidavelmente digerida pelos convidados à refeição.

Resta saber se os Blogs, que servem comida alternativa,

conseguirão concorrer nesse Festim Midiático Eleitoral

com o banquete anti-PT de Globo, Abril, Folha e Estadão*.

Dado o número de franquias McDonalds e JBS/Freeboi/Seara

espalhadas pelo G.A.F.E.* em todo o País, não será fácil…
.
.

ANDRE

segue denuncia:
http://jornalggn.com.br/noticia/como-foi-feita-a-capa-da-revista-epoca

Como foi feita a capa da revista Época

qua, 23/04/2014 – 17:22 – Atualizado em 24/04/2014 – 09:25
Luis Nassif

O neojornalismo atual surgiu na revista Veja e foi seguido pela Folha a partir de meados dos anos 80. No meu livro “O jornalismo dos anos 90” analiso em detalhes esse estilo.

Trata-se de um produto típico dos grupos de mídia, onde se misturam alguns recursos jornalísticos, recursos de dramaturgia e de marketing. É o chamado show da notícia, com muito mais show do que notícia.

Consiste em levantar uma ou duas informações verdadeiras – mesmo que irrelevantes – e montar uma roteirização copiada da dramaturgia, misturando fatos inexistentes, meras deduções ou ficção pura, tudo devidamente embrulhando em um estilo subliterário típico dos tabloides. Depois, confere-se o tratamento publicitário adequado nas manchetes chamativas e no lead – em geral prometendo muito mais do que a reportagem entrega.

Esse estilo torto atingiu o auge nos escândalos produzidos entre 2006 e a campanha de 2010, como a invasão das Farcs no Brasil, os dólares transportados em garrafas de rum, o consultor respeitado que acabara de sair da cadeia, os 200 mil dólares levados em envelopes até uma sala do Planalto, o consultor que almoçou com Erenice e foi impedido até de levar caneta, para não gravar a conversa e aí por diante.
O caso Época

A capa da revista Época desta semana, no entanto, merece uma análise de caso à parte.

Em publicações respeitadas, separa-se a pauta do conteúdo publicado. A redação recebe dicas, denúncias, indícios. Aí prepara a pauta, que é o roteiro de investigações. O repórter sai a campo e procura fatos e testemunhas que comprovem ou desmintam as informações recebidas. E só publica o que é comprovável.

O jornalismo brasileiro contemporâneo desenvolveu um estilo preguiçoso. O repórter recebe as denúncias. Em vez de sair a campo e apurar, limita-se a publicar a pauta com o desmentido do acusado, sem apresentar nenhuma conclusão sobre se o fato relatado é verídico ou não.

A reportagem da Época tem 31.354 caracteres e segue esse procedimento. É bombástica. Na capa, vale-se da linguagem publicitária para vender um peixe graúdo. O leitor abre a revista e, de cara, depara-se com páginas e páginas recheada de fotos.

Quando vai a fundo na reportagem, encontra uma única informação relevante: o parecer do terceiro escalão do jurídico da Petrobras, recomendando não questionar na Justiça o resultado da câmara de arbitragem – que fixou o valor a ser pago pela Petrobras pelos 50% da Astra. Apenas isso.

É muito menos do que outras publicações vêm levantando no decorrer da semana. Uma informação que cabe em um parágrafo foi transformada em reportagem de várias páginas através dos seguintes recursos:

1. 8% do material descreve o uniforme da Petrobrás usado por Dilma Rousseff no lançamento do navio Dragão do Mar. Sobram 92%.

2. 21% é sobre a tentativa da Brasilinvest de se associar a Paulo Roberto Costa. No final do enorme calhau, fica-se sabendo que não houve associação nenhuma. Então para quê falar de algo que não aconteceu? Fica a informação falsa de que o Brasilinvest – que não tem nenhuma expressão no mercado -, é um dos maiores bancos de investimento brasileiro e que tentou fazer negócios em Cuba. Sobram 71%.

3. 5% é sobre um advogado que teria feito lobby para a Petrosul junto à Transpetro. No final do calhau tem a palavra dele, negando qualquer trabalho, e da Transpetro, negando qualquer medida. E nenhuma conclusão do repórter. Sobram 66%.

4. 11% do texto é sobre a compra da refinaria na Argentina. Joga-se no papel um amontoado de informações passadas pela Polícia Federal e recolhidas no São Google, sem uma análise, sem uma apuração adicional, sem uma conclusão sequer. Sobram 56%.

5. 6% do texto explica em linhas gerais o suposto escândalo Pasadena. É importante para contextualizar a questão, mas inteiramente feito em cima de informações públicas. Sobram 49%.

6. 15% para descrever uma lista encontrada com o doleiro Alberto Yousseff sem pescar uma informação relevante sequer. Sobram 35%.

7. 4% descreve a pendência judicial da Petrobras com a Astra, já divulgada pela mídia, sem nenhuma informação adicional. Sobram 31%.

8. 7% é dedicado para o parecer de técnicos do jurídico recomendando não questionar a decisão da câmara de arbitragem na Justiça. É a única informação nova da matéria. O “furo” poderia ser dada usando 1% do espaço. Sobram 23%.

9. 23% para informar (com base em fontes em off) que a Astra queria a todo custo um acordo com a Petrobras. E atribui a decisão de ir para o pau ao então presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Mas qual o motivo? Como advogados ganharam honorários com a ação, logo o motivo foi montar uma jogada com os advogados. Simples, não? Todas essas afirmações baseadas em suposições, ilações sem um reforço sequer em fatos ou em fontes em on. Em entrevista a veículos da Globo, o ex-Diretor de Gás Ildo Sauer – presente nas reuniões – afirmou que a diretoria executiva queria o acordo mas o Conselho recusou devido ao que se considerou arrogância dos executivos da Astra. As informações são desconsideradas, membros do CA não são ouvidos. Limitam-se a mencionar fontes em off para falar da simpatia e boa vontade dos executivos da Astra.

O leitor mais atilado fica com a sensação de ter comprado gato por lebre.

Alberto

O PT e seus líderes abusam da sorte. Acham que irão ganhar sempre, usando a tática da avestruz, que ao menor problema enterra a cabeça na areia até o problema passar. Será que não enxergam o que está acontecendo no país, onde o fascismo praticado pelas elites do Judiciário, do MP, da mídia e também a elite econômica, está envenenando o povo brasileiro. Será que não é suficiente o que estão fazendo com o José Dirceu, sem que ninguém da cúpula do PT faça alguma coisa, inclusive o Lula e a Dilma. Não adianta o Lula ir lá fora receber diplomas de Dr. Honoris Causa, se aqui dentro ele é ridicularizado e achincalhado, sem esboçar uma reação sequer (não adianta simplesmente deixar de ler jornais e ver televisão). O mesmo acontece com a presidente Dilma. Tratam ela com tanto desrespeito que eu chego a ficar envergonhado. A chamada vergonha alheia. Não adianta ganhar e não levar, como tem acontecido com o PT que, em vez de combater seus inimigos, tenta agradá-los o máximo possível e, quanto mais agrada mais é esnobado e achincalhado. Se, por ventura, o PT perder as próximas eleições, os seus expoentes que tratem, o mais rápido possível, de se asilar em algum país que não tenha tratado de extradição com o Brasil, pois, caso contrário, o PSDB, o PIG e a elite paulista botarão todos na cadeia e jogarão a chave fora. O coitado do José Dirceu, então, jamais sairá da prisão. ACORDA PT, acorda Lula, acorda Dilma e enfrentem esta direita fascista de frente, antes que ela acabe com o Brasil!!

Edson

Assim como o DEM empurrou definitivamente o PSDB para a Direita, o PMDB empurrou o PT para o Centro. Hoje o PT deixou de ser representante da esquerda. As atitudes do governo Dilma prova isso. Banco do Brasil e CEF que perseguem os grevistas e pasmem, até não aceitam em determinados cargos funcionários que participaram de greve. Entregou a PF para a direita de porteira fechada. PT e PSDB não existem mais, suas ideologias foram substituídas pelo DEM e PMDB que sempre estiveram no poder.

    Regina Braga

    Virou o mesmo saco de gatos que combatia!

A. R. Carvalho

Na semana passada, numa reportagem sobre a compra da refinaria, o jornal da globo exibia um documento sobre o assunto e ao fundo,um pouco acima, uma imagem do Zé Dirceu com o punho erguido(durante a prisão). A matéria não tinha nada a ver com ele, mas o jornal tentava associá-lo ao tal escândalo. Acho que nem os blogueiros progressistas perceberam.Deveriam verificar e denunciar tamanha violência.

Chico Antônio

Enfim uma análise sóbria sobre a quadro atual do PT X Grandes Meios de Comunicação. Os proprietários perceberam cedo o caminho inevitável que o governo do PT levará – Democratização dos Meios de Comunicação – Anteciparam e declararam guerra em campo aberto ao PT. E o PT não se deu conta de que esta sendo comido pelas beiradas. Olhem que está nova geração não conheceu o pré-lula. Aliás, se tem uma área em que o PT é totalmente incompetente é quando se trata da disputa de espaço do controle mediático. Ao prenderem Zé Dirceu, feriram de morte, no PT, quem poderia construir está estratégia. Não tenha dúvidas, Rodrigo Vianna; hoje o PT é o Prato Principal MESMO.

Augusto Brito

O almoço, por si só, é inócuo. O pecado é se eximir do debate político contando com a camaradagem dos donos da mídia.

Walter

Partido idiota, dominado por oportunistas ladrões. Infelizmente, a dependr disso aí, estamos ferrados. Nós, os funcionários públicos, os professores universitários, a odiosa classe média urbana escolarizada fomos quemdeu apoio ao PT nas quatro derrotas seguidas do lula.
Pra que?
Pra na hora que subiram ao poder alimentarem as burras dos banqueiros, dos empresários e da grande mídia se locupletando no roubo, na corrupção e na sacanagem generalizada que nós, piegasmente acreditávamos ser apanágio dos outros.
O PT é igual aos outros. Os outros é que não os querem entre eles. E nós, órfãos de representação,teremos que novamente votar no governo da minoria possível?
Tou fora PT, se ganhar é sem o meu voto.

    Narr

    Como diz Randolfe, “o principal inimigo é o PT”.

    Se o Aécio for eleito, o PSOL poderá emitir nota triunfalista: “derrotamos nosso principal inimigo.”

Celso Carvalho

Em matéria de rega-bofes com a média tradicional, os petistas precisam aprender a cuspir nos pratos em que comeram.

JBarreto

Falou e disse! É de estarrecer a passividade do PT.
Será que a militância vai ter de atropelar a Direção e tomar a iniciativa como teve de fazer quando do pagamento das multas do Genoíno, Dirceu, João Paulo e Delúbio? Não resta um mínimo de brio?

Roberto Almeida

Confraternizar com essa gentalha é o mesmo que dormir numa cama cheia de cobras jajaracas e escorpiões negros.
A causa de existirem no mundo,vigaristas e espertalhões é que existem 100 otários para cada vigarista.
O PT é o otário da vez.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    é… se tiver um PINGO de BOM SENSO o PT larga mão da #MidiaBandida e turbina os jornalistas Web sérios como os blogueiros progressistas. E também na EBC/Tv Brasil.

    ps- aliás é hora do Sistema de Radio da EBC conseguir novos correspondentes na Eurásia. Basta de dar voz aos viciados da OTAN. Que tal coontratar a RT? O Pepe Escobar pra falar de Asia/Oriente Médio…
    Hora de pensar “fora-da-caixa”

    (antes que seja tarde!)

Deixe seu comentário

Leia também