Roberto Amaral: União diabólica do poderoso e inconfiável PMDB com o golpista ensandecido PSDB

Tempo de leitura: 4 min

renan, cunha e aécio na convenção

Opinião

Para vencer o golpismo

De um lado está um PMDB poderoso e inconfiável; de outro, um PSDB ensandecido pela paixão golpista. Uma união diabólica

por Roberto Amaral, em CartaCapital — publicado 31/07/2015 04h21

O Brasil não é uma republiqueta, e aqui não se repetirão os bem sucedidos ensaios do Paraguai e de Honduras. Nem outros, porque a sociedade também não mais aceitará a quebra da legalidade reconquistada após mais de 20 anos de ditadura militar. Muitas de suas cicatrizes ainda estão vivas, outras coçando para nos lembrar do que não poderemos jamais esquecer.

É o que não entendem as novas vivandeiras, felizmente ainda sem tropas para cortejar. Tampouco Aécio é Carlos Lacerda, em comum apenas o desapreço ao jogo democrático. E os muitos desvios de caráter. Também não surpreende a nova postura de FHC: antes dele, muitos homens públicos envelheceram sem sabedoria. É mesmo muito difícil sobrevier à propria biografia.

Eduardo Cunha é um Severino urbano, mais articulado, e com as mesmas raízes no atraso, a que se somam seus negócios com a ala mercenária do pentecostalismo. E por isso mesmo incontrolavelmente audacioso e na mesma medida perigoso. Renan Calheiros é o último vagido do latifúndio canavieiro do Nordeste. Mas todos estão na ativa. Um presidente da Câmara dos deputados, outro presidente do Senado Federal e do Congresso. Todos na linha constitucional da sucessão presidencial.

Há no país uma coorte assumidamente golpista reunindo imprensa – o maior partido da oposição –, setores ponderáveis da avenida Paulista e partidos políticos. Esta é, oficialmente, a postura do PSDB, açulado pela oscilação macunaímica [com o perdão a Mario de Andrade] de um PMDB que, não sabendo se é governo ou oposição, joga maliciosamente nas duas pontas contra a Presidente.

Mas esse PMDB, artífice da chantagem, é o maior partido da base do governo, que dele depende para governar! Desse PMDB é vice-presidente da República e articulador politico do governo o Sr. Michel Temer, que, em convescote em Nova Iorque anuncia, para aplauso dos presentes, que ‘manteria o Levy no Ministério’. Em quais circunstâncias isso seria possível?

De um lado, portanto, está um PMDB poderoso e inconfiável. De outro, um PSDB ensandecido pela paixão golpista. Uma união diabólica. Girando como pião entre uma força e outra, uma base parlamentar flébil, acuada, e um PT que do velho e aguerrido Partido dos Trabalhadores de anos passados guarda só a sigla.

Nessas circunstâncias movem-se as peças de um oposicionismo canhestro propelido pela irracionalidade da inveja, pelo despeito que alimenta o ódio hepático. Esse filme o Brasil conhece e repudia: já o viu em 1954 e em 1964 e sabe qual foi o preço pago pela democracia em ambas as  oportunidades. Rejeitamos sua reprise masterizada.

O golpismo se desenvolve em cascata: o primeiro passo foi a recusa em reconhecer o pleito e sua lisura e a tentativa de ‘recontagem’, insinuação de fraude eleitoral; depois as ridículas tratativas visando a impedir a posse, depois os reiterados ensaios deimpeachment (ora por motivação política, ora judicial, ora por isso e ora por aquilo, e sempre sem fundamentação ética ou legal); depois, promessa de ‘sangrar a presidente’, inviabilizando seu governo, ainda que isso cobre preço altíssimo à economia nacional e à vida de nosso povo. A tentativa é asfixiar o governo para vê-lo irremediavelmente sem fôlego.

Essa gente não leva em conta as consequências para a economia do país. Aí entra em cena a felonia do PMDB, que escala os presidentes da Câmara dos Deputados (este na expectativa de ser processado por crime comum [extosão] pelo STF) e do Senado Federal, de biografias conhecidas, para o ofício da sabotagem. São eles os verdadeiros líderes da oposição, juncando de trambolhos o governo da presidente Dilma, no afã de jogá-la e seu partido contra a população.

Na verdade, não se trata do salutar exercício da oposição – sem a qual não existe democracia digna do nome –, mas da tentativa de exterminar politicamente a presidente e seu partido, tentativa que em si mesma nega e repele o processo democrático. O leitmotifdessa oposição desvairada deixa de ser a crítica pontual ou em tese ao governo. Em seu lugar se instala a lógica do ódio que gera ódio, o mais eficaz fermento da intolerância que gera a violência, que descamba da ofensa verbal para a agressão física.

Este é um labor mesquinho, quando todos deveríamos estar unificados na busca de saída para a crise. Esta é a hora de buscar compromissos honrosos, é o momento de abandonar a mesquinhez da luta pequena que empobrece a política e passara pensar no país.

Que tempestades espera a oposição colher com os ventos que ora sopra?

A análise só se justifica como instrumento de ação. Se a tentativa de golpe está posta, que se erga a defesa do governo. Sem lamentar a oposição, mas, denunciando seus arreganhos golpistas, cuidar de sair do imobilismo em que se acham a centro-esquerda e os liberais. O momento, portanto, não permite nem a contemplação inativa nem a autocomiseração (“estamos no volume morto!” “temos que ser punidos pelas besteiras que fizemos!”).

Essas duas alternativas, se escolhidas por nós, favorecem o conservadorismo. Há uma terceira que igualmente nos enfraquece, a da automistificação (“O petismo no poder foi revolucionário, emancipou as massas e alijou do poder as classes dominantes!”). O primeiro passo, agora, é distinguir o fundamental do acessório. E o fundamental me parece ser, nas atuais circunstâncias, a sustentação do governo Dilma, até para poder alterar-lhe a equivocada política econômica. A pura crítica nossa só interessa, neste momento, aos setores golpistas.

Mas o governo tem que ajudar: ele precisa definir de que lado está. A presidente Dilma Rousseff precisa se convencer de que: 1) O Brasil não vive um ‘pacto de classes’: um esboço desse pacto, encarado taticamente pela burguesia, foi feito no governo Lula, pois o projeto tucano havia se esfacelado;

2) Fortalecida, a direita já fez sua opção, e ela é, neste primeiro momento, Aécio Neves, candidato ‘consagrado’ em uma campanha que para ela não acabou nem acabará antes de seu triunfo, independentemente do preço a pagar; 3) Logo, só é possível ocupar o espaço da centro-esquerda, deixado vago, em parte, pelo próprio governo petista, com sua tática de conciliação permanente.

Isso implica definir uma agenda progressista mínima e buscar implementá-la na medida que as circunstâncias permitirem. Contrário senso, limitar as concessões à direita ao mínimo indispensável para sobreviver. Ou seja, procurar só fazer recuos que permitam avançar. Se necessário, dois passos à frente e um atrás, jamais o contrário.

Leia mais em www.ramaral.org

Leia também:

Rodrigo Vianna: Demente que lançou bomba contra Instituto Lula foi precedido pelo ódio das palavras em blogs e revistas 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vicente

Pelo jeito, o Conselho da Itaipu Binacional rende pouco trabalho, não é? O Amaral tem um blog onde escreve o tempo todo.

maria do carmo

Eduardo Cunha esta acabando com a admiracao que os nao evangelicos tinham pelos meritos dessa Igreja, juntamente com o maluco do Malafaia porque e uma gangue, que me perdoem os religiosos bem intencionados. Como podemos manter esse presidente da camara depois desse escandalo de achaque nao adianta querer cobrir o sol com a peneira, isso e uma maca podre, e nao nos esquecamos que tem uns 200 deputados iguais ou que os eleitores desconhecem. O Psdb, com o FHC descarado,o Carlos Sampaio um descontrolado, o Aecio que nao aceita o resultado das urnas a democracia, esta certissimo Roberto Amaral e uma uniao diabolica do Pmdb com o Psdb e digo mais eles querem atrapalhar o mandato da Dilma pois sabem que se ela entregar o que esta construindo nao terao chance. Os diabolicos estao sabotando o Brasil, apoiados por essa midia canalha, o Brasil tem que reagir contra essa gangue!

FrancoAtirador

.
.
PSDB e o Pragmatismo do Impíxi
.
Da Coluna Painel Tucano na Folha dos Frias:
.
Malvado Favorito
O PSDB faz uma conta pragmática ao não abandonar Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Na avaliação de tucanos, o peemedebista fica no cargo
mesmo se for denunciado por Rodrigo Janot, pelo menos até o STF
decidir se abre ou não ação penal.
.
“Basta uma canetada dele para abrir o processo de impeachment”,
diz um cacique.
.
Para tucanos, o preço que o partido pode pagar por oferecer sustentação
ao presidente da Câmara é menor que o desgaste que ele pode causar a Dilma Rousseff.
.
Álibi
Em última instância, se a situação do peemedebista ficar insustentável,
“vamos lembrar que o partido apoiou Julio Delgado [PSB]
e foi contra Cunha na eleição para a presidência da Câmara”,
diz um deputado tucano.
.
Por Equipe Tucana (http://painel.blogfolha.uol.com.br/perfil)
(https://br.linkedin.com/pub/vera-magalh%C3%A3es/31/355/368)
(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/65950/ombudsman+da+folha+apoia+licenca+de+vera+magalhaes+durante+campanha+eleitoral)
.
(http://painel.blogfolha.uol.com.br/2015/08/01/para-psdb-risco-que-cunha-impoe-a-dilma-compensa-desgaste-de-apoia-lo)
.
.

Julio Silveira

Roberto Amaral, então te digo, lute para que seu partido não caia nas tentações que o PT caiu. Lute para que siga sendo autentica esquerda, e mesmo que apoie o PT novamente, como já o fez um dia, que faça-o criticamente, sempre lembrando suas origens. Não aceite que o PSB, vá, como tem demonstrado, pelo mesmo caminho da desmoralização de ser a esquerda que a direita gosta, por que serve para fazer papel de mucama que lhes servem até na alcova.

FrancoAtirador

.
.
O lobista e delator Júlio Camargo repassou R$ 125 mil
para a Assembleia de Deus Ministério Madureira,
em Campinas (SP), igreja simpática a Eduardo Cunha.
.
A informação consta da quebra de sigilo bancário da empresa Treviso,
utilizada por Camargo para repassar propinas no esquema de corrupção
na Petrobrás revelado pela Lava Jato.
.
Laudo da Polícia Federal aponta que a quantia foi repassada entre 2008 e 2014,
sem detalhar se o valor foi pago de uma só vez ou em parcelas.
.
A movimentação é a única feita no período
pelas duas empresas de Júlio Camargo
(Piemonte e Treviso) que teve como destino
uma instituição religiosa.
.
O repasse mostra que o delator que disse à Justiça ter sido pressionado
pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a pagar propina
de US$ 5 milhões, também repassou dinheiro para uma igreja simpática
ao deputado expoente da bancada evangélica.
.
O parlamentar é um dos políticos alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal
por suspeita de envolvimento no esquema de propinas revelado pela Lava Jato.
.
Nem o pastor da igreja nem a defesa de Júlio Camargo,
que negou que ele seja evangélico,
quiseram dar explicações sobre o repasse.
.
(http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial)

Urbano

Aí sim é quando se pode dizer: um é pouco (na nossa dimensão a desgraça tem que existir mesmo…), dois é muito e três (mudando um pouco) seria o inferno.

FrancoAtirador

.
.
O Fascismo é um Estado de Espírito da Sociedade
.
Não é preciso que algum Facínora suba a Rampa do Palácio do Planalto,
pelo Voto ou pelas Armas, para que o Fascismo chegue no Brasil.
.
O Fascismo não chegará. Ele já está…
.
Por Alberto Kopittke*, no Sul21
.
Observação inicial: escrevo esse texto “inspirado” pelo vídeo
de um jovem que agoniza baleado no chão sendo xingado
e que está disponível na minha página do Facebook (https://www.facebook.com/albertokopittke).
O vídeo possui centenas de comentários de apoio e celebração.
.
O fascismo não é a chegada de um líder de massas ou um Partido, com um projeto totalitário ao poder. Ele é antes de tudo um estado de espírito da sociedade.
.
As imagens de Hitler e dos campos de concentração têm a importância fundamental de nos alertar até onde uma sociedade pode chegar, independente do seu chamado “grau de desenvolvimento” cultural. No entanto, essas imagens fortíssimas de seres humanos sendo exterminados em massa acabam por encobrir as formas menos “agudas” dessa faceta do comportamento humano.
.
Hannah Arendt sempre chamou a atenção que o mais perigoso do fascismo era a forma como as pessoas – sejam elas juízes, políticos, jornalistas, professores ou de qualquer outro tipo de profissão – aceitam passivamente a escalada de ódio, até que começam a participar dos seus mecanismos, como se não houvesse alternativas entre silenciar ou aderir.
.
O fascismo se manifesta no cotidiano de formas muito mais tênues, que não precisam de homens vestindo uniformes e marchando pelas ruas, e não é dirigido apenas contra judeus. Ele é a implosão da capacidade de dialogar sobre os problemas da sociedade e da capacidade de conviver com as diferenças. Em seu lugar entram o que Zaffaroni chamou de discursos justificadores, que justificam e preparam o ambiente para as manifestações de ódio e extermínio contra os “inimigos”.
.
O pior resultado da atual crise política, é que o Brasil vive, mais uma vez, uma clara escalada do sentimento fascista.
As pessoas sentem ódio, crescem os linchamentos públicos e aumenta o apoio a atitudes de “justiçamento” e tortura praticadas pelo aparato público.
.
Todas as forças democráticas têm responsabilidade sobre isso.
.
O PT e o Governo Dilma têm responsabilidade por ter interrompido as políticas públicas de prevenção a violência que estavam em curso e no seu lugar não ter colocado nenhum programa de grande escala ao longo de cinco anos.
Com isso, as forças autoritárias passaram a se apresentar como alternativa para a redução da violência do Brasil.
.
FHC, os tucanos e o alto empresariado têm responsabilidade ao aceitarem partilhar a oposição ao PT com segmentos assumidamente fascistas e autoritários.
.
Ambos têm responsabilidade por não denunciarem o perigoso crescimento dos setores que misturam discursos religiosos fundamentalistas com ocupação de espaços políticos.
.
A grande mídia tem responsabilidade por não denunciar claramente o discurso do ódio e muitas vezes o difundir nos seus programas sensacionalistas e na falta de qualidade no debate sobre Segurança Pública.
.
A discussão sobre o fascismo não tem nada a ver com ser de esquerda ou de direita.
Em ser liberal ou socialista. Em ser petista ou tucano. Em ser cristão ou ateu.
Todas as linhas ideológicas e religiosas já serviram,
num lugar ou outro, de justificativa para a barbárie.
.
Trata-se de demarcar claramente a defesa
dos princípios do estado democrático de direito
e denunciar todos os discursos que justificam sua violação.
.
É absolutamente incerto o futuro político do Brasil.
.
Nessa incerteza, os comportamentos de ódio ocorrem livremente no cotidiano, com cada vez mais apoio e aplauso.
.
Quem demonstra contrariedade com as diversas manifestações de barbárie é chamado de fraco, de defensor de bandidos e passa a ser ameaçado.
.
Não é preciso que algum facínora suba a rampa do Palácio do Planalto, pelo voto ou pelas armas, para que o fascismo chegue no Brasil.
.
O fascismo não chegará. Ele já está.
.
*Alberto Kopittke é Advogado e Vereador em Porto Alegre
(https://www.facebook.com/AlbertoKopittkePoa).
.
(http://www.sul21.com.br/jornal/o-fascismo-nao-vira-ele-ja-esta-por-alberto-kopittke)
.
.

FrancoAtirador

.
.
“Governador Tumelero” (*) do PMDB-RS dá Calote
nos Funcionários Públicos Civis e Militares Gaúchos.
.
O Funcionalismo Público Gaúcho quer a Prisão do Governador José Ivo Sartori (PMDB).
.
Os Oficiais da Brigada Militar entraram com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado.
.
Todos os Servidores apoiam a Ação. Eles exigem o Pagamento Integral dos Salários.
.
*(http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=6865)
.
(http://www.rederecordrs.com.br/balanco-geral-rs/videos/governador-paga-ou-vai-para-a-cadeia-31072015)
(Entidades da BM anunciam aquartelamento na segunda e pedem que população fique em casa)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O Povo e os Servidores Públicos do RS Não Devem Pagar Pela Crise
    .
    Por #LucianaGenro, em seu Blog
    .
    O povo gaúcho está sendo desrespeitado e os serviços públicos estão sendo abandonados pelo governo estadual.
    .
    O governo do Rio Grande do Sul, comandado por José Ivo Sartori (PMDB), anunciou hoje o parcelamento dos salários dos servidores públicos, pagando apenas R$ 2.150 ao funcionalismo e deixando para depositar o restante somente no final do mês que vem!
    .
    Diante disso, os trabalhadores da Brigada Militar anunciaram que ficarão nos quarteis na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto.
    .
    Os servidores públicos começam a se mobilizar contra este ataque.
    .
    Nós, do PSOL, damos total apoio à luta dos servidores públicos estaduais por um direito tão básico, como o de receber seus salários em dia.
    .
    A população e o funcionalismo não devem pagar pela crise.
    .
    O governador aumentou seu próprio salário, aceitou o aumento dos salários dos deputados e dos secretários, e estes não deixaram de receber. E os servidores deixam!?
    .
    Isso é inaceitável!
    .
    O que o governo deveria fazer, não tem feito: suspender imediatamente o pagamento da dívida do Estado com a União, que só serve para enriquecer ainda mais os banqueiros e os milionários.
    .
    É um absurdo que os servidores tenham seus salários parcelados enquanto o Estado, que alega não ter dinheiro, abdica de receber bilhões de reais através das isenções de impostos que concede às grandes empresa – inclusive às empresas de comunicação, que não pagam ICMS.
    .
    Sartori foi covarde, não teve coragem de se dirigir diretamente ao povo gaúcho na coletiva de imprensa para comunicar o parcelamento dos salários, se escondendo atrás dos seus secretários e se apresentando através de um vídeo gravado!
    .
    (http://lucianagenro.com.br/2015/07/o-povo-e-os-servidores-publicos-do-rs-nao-devem-pagar-pela-crise)
    Vídeo: (https://www.facebook.com/LucianaGenroPSOL/videos/vb.124632230915020/993041860740715/?type=2&theater)
    .
    Leia também:
    .
    Sartori Penaliza Servidores por Inoperância e Falta de Coragem Política
    .
    (http://portal.ptrs.org.br/2015/07/sartori-penaliza-servidores-por-inoperancia-e-falta-de-coragem-politica)
    .
    O Rio Grande do Sul no Fundo do Poço
    .
    (http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Mas justiça seja feita. O povo gaúcho não foi enganado.
    O Governador Sartori disse que não sabia o que iria fazer.
    Está cumprindo a sua promessa de campanha.”
    .
    (https://twitter.com/albertolk)
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
O PROMOTOR DO ÓDIO E A MULHER APÁTRIDA
.
(https://youtu.be/WD3ocFjZOIo)
.
.

Marat

Promoção “Faça uma delação premiada (só vale contra o PT ou as esquerdas!) e concorra a um caminhão de prêmios no Domingão do Morão”!

Deixe seu comentário

Leia também