
Ricardo Almeida/ANPr
por Ricardo Costa de Oliveira*, no Facebook
A prisão da família Richa, uma vez que a política tradicional paranaense é operada por famílias, representa mais um cálculo do partido político do judiciário e das fases da Lava Jato.
Muito tarde e muito pouco.
Já deveriam ter sidos presos há vários anos, pelo menos desde o massacre dos professores.
A notícia da prisão de Beto Richa, Fernanda Richa e de José Richa Filho, o Pepe, super-secretários na gestão anterior, beneficia diretamente a candidatura senatorial de Flávio Arns, aliado próximo de Rosângela Moro, esposa do juiz Sérgio Moro e também ofusca as manchetes políticas do dia sobre Haddad e Lula, em Curitiba, em um momento em que Haddad precisa de visibilidade para subir nas pesquisas ao lado de Lula.
Como sempre é uma jogada política muito bem pensada e calculada na sua data, cronograma e no seu impacto midiático, o que continua a revelar o forte ativismo político e eleitoral do judiciário nesta conjuntura.
*É cientista político da Universidade Federal do Paraná
PS do Viomundo: Richa foi preso pelo GAECO, do MP estadual do Paraná. Na mesma data a Lava Jato fez uma operação paralela, também sobre corrupção no governo Richa. Teria sido mera “coincidência”. Pesquisa Ibope mais recente no Paraná apontou Roberto Requião (PMDB) com 40%, Beto Richa (PSDB) com 30% e Arns (Rede) com 17%.
8 comentários
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
Eduardo
12 de setembro de 2018 às 09h28A direita, enfim a elite burra e seu exército de fantoches brasileiros, digo fantoches por misericórdia, na verdade um exército de acéfalos que vive de restos jogados pelas janelas, pensa que os homens livres do Brasil estão no mato sem cachorro! Ledo engano, no mato de hoje que cultivam com carinho não são mais necessários os cachorros, bastam ideias e amor ao próximo e ao Brasil.
Eduardo
12 de setembro de 2018 às 09h09Ainda bem que Rachel Dodge passará em breve! Com a eleição de Haddad ou na pior hipótese Ciro Gomes, a Lavajatinha Dodge voltará à sua mesa com gavetas fo lado direito lotadas de processos da elite burra amarrados.Vez em quando, desamarra um dos tucanos para liberar geral!!!!!As gavetas do lado esquerdo estão vazias! Talvez nas proximas semanas uma delação do Paloci já arquitetada e requentada sem provas seja-lhe útil para fazer o que gosta!
Julio Silveira
12 de setembro de 2018 às 08h20Prisão com data de validade até chegar ao Supremo, como outras de outros tucanos. Pura pantomima eleitoral para dar um toque de isenção neste judiciario politico que tem o lado das oligarquias..
Lukas
11 de setembro de 2018 às 19h38Então o tucano é inocente?
Comecemos então a campanha RICHA LIVRE!
Elvis
11 de setembro de 2018 às 17h52Pq não prendeu antes então, só prendeu pq todo mundo falou. E essa prisão e temporária, não é definitiva já que o richa não foi julgado e condenado por nenhum juiz.
É só um faz de conta para calar a boca dos críticos.
Só que agora depois de 4 anos não adianta nada. Não convence mais ninguém.
lulipe
11 de setembro de 2018 às 17h23Esses esquerdopatas são hilários pra não dizer ridículos. Reclamavam porque não prendiam ninguém do PSDB, quando prende, sugerem que foi pra beneficiar o Juiz Moro. Vão gostar assim de teoria da conspiração lá na Netflix……#mito2018
Lukas
11 de setembro de 2018 às 19h40Estão perdendo o discurso de vítima. Não sabem como agir.
Vitor Koyama
13 de setembro de 2018 às 17h21Lulipe,
Inconformado por prenderem o seu chefe amado?kkkkkkkkkkkkkk