Rovai: Dilma arriscou, mas pode ter montado o melhor ministério

Tempo de leitura: 2 min

Miguel Rosseto, Berzoini, Patrus

Miguel Rosseto, Ricardo Berzoini e Patrus Ananias

Dilma arriscou, mas pode ter montado o melhor ministério depois do primeiro de Lula

por Renato Rovai, em seu blog na Fórum

Dilma fez uma clara opção pela política na formação de seu novo ministério e tende a consolidar uma equipe de governo forte e com personalidade. O que é um traço muito diferente do primeiro ministério que formou em 2011, onde além dela reinava Palocci, que acabou sendo atropelado por denúncias ainda nos primeiros meses no cargo.

Além dos nomes já anunciados, Dilma ao que tudo indica deve, entre outras coisas, manter José Eduardo Cardozo, Mercadante e Arthur Chioro em seus cargos e trazer de volta Juca Ferreira e Celso Amorim para os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores.

Se isso vier a se confirmar, as escolhas terão seguido um recorte muito específico, o de buscar em cada segmento pessoas que ou não criem problemas com os representantes do setor onde vão atuar ou sejam fortes politicamente o suficiente para compensar algum desgaste com votos no Congresso e força nas estruturas partidárias.

Kassab nas Cidades e Kátia Abreu na Agricultura, nomes bastante questionados, seguem esse padrão. Mas não se pode deixar de dizer que Berzoini nas Comunicações e Patrus no Desenvolvimento Agrário, por exemplo, também. Ambos têm força nos movimentos sociais petistas e clara posição mais à esquerda nos setores que vão atuar.

Ao optar por Berzoini nas Comunicações, Dilma parece deixar claro que a agenda da regulamentação da mídia será uma de suas prioridades. Se quisesse dar um sinal mais ameno para o setor empresarial da área, tinha outros nomes para o cargo.

Da mesma forma, se quisesse ignorar o MST, a presidenta não chamaria Patrus, que tem posições alinhadas com o movimento para o seu ministério.

As avaliações que dão conta de uma derrota da CUT por talvez não indicar o ministro do Trabalho não se sustentam. Carlos Gabas, novo ministro da Previdência, é um quadro do movimento sindical e tem ótimas relações com a atual direção da Central. E Berzoini nas Comunicações era tudo o que os dirigentes sonhavam no mais belo sonho da campanha. Essa área é considerada por grande parte dos sindicalistas como mais estratégica hoje para a luta dos movimentos que o próprio Ministério do Trabalho.

Dilma fará sua reunião de ministério a partir do ano que vem com pessoas de diferentes espectros políticos, mas que sabem fazer política e que têm capacidade de articulação. Se a receita vai funcionar é outra história. No futebol não é incomum um time juntar um monte de craques e fazer uma campanha pífia. O Flamengo uma vez contratou Romário, Sávio e Edmundo com o objetivo de montar o melhor ataque do mundo. E ficou entre os piores. Não é fácil organizar um time onde muita gente tem vocação pra ser craque e capitão. Administrar essas vaidades e veleidades parece que vai ser o grande desafio de Dilma. O atual ministério não vai aceitar ficar tomando bronquinhas de Mercadante e nem ser comandado pelas planilhas de Joaquim Levy.

Leia também:

Para o futuro da Secom no governo Dilma, a regra do jogo é simples: Quem não faz, toma


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Salgado

Eu ponho muita fé, nela e no ministério! Alguns excelentes ministros, e composições com setores importantes.
Botar o bispo da Record pra disputar o esporte com a Globo pode dar um pagode interessante!

Julio Silveira

Como, quase, todo brasileiro, que torce pelo melhor para minha cidadania e meu país, torço para que minha suspeição sobre este ministério seja desfeita. Algumas compensações a nomes do tipo Katia Abreu foram anunciadas, como o Rosseto, por exemplo. Já é alguma coisa, mas só o tempo dirá a mim que tipo de governo esse pretenderá ser. Assim como sou muito critico com PIG, também não quero mais mergulhar na defesa de propagandas que podem não representar meus interesses ideologicos.

Maria Rita

O Ministério está completo, bem diversificado, é político etc etc. Duas dúvidas pairam no ar para mim, pelo menos. Quem é esse diplomata brasileiro que vai ocupar o Ministério de Relações Exteriores? Por que Levi só tomará posse 2a. feira, quando recebera convidados ‘ilustres’ do mercado? Será por acaso, o governo dentro do governo? Por que tanto holofote só para elezinho?

abolicionista

Quer saber? Se a Dilma democratizar a mídia meu voto já valeu a pena. É preciso deter a onda conservadora e libertar as consciências. Eu acredito em conscientização, e isso só é possível com mídia democrática.

Edgar Rocha

A propósito, viram o “novo” secretário de Cultura? O Juca Ferreira, ex-secretário de Cultura de São Paulo. O mesmo que afirmou que pancadão no meio da rua é manifestação cultural de pobre carente.
Agora, leiam isto:
“Recentemente o Senado dos Estados Unidos divulgou um relatório sobre as práticas de tortura realizadas pela CIA com os prisioneiros capturados, sobretudo depois de 11 de setembro de 2001. Entre os dados revelados há um relatório sobre como a música é usada em sessões de tortura, com canções que buscam provocar um choque prolongado nas vítimas. As melodias são tocadas em alto volume por dias para causar desorientação nos prisioneiros, inclusive deixando-os sem dormir, como sugeria Baudrillard, que o inferno é a repetição do mesmo.”

Leia mais em: As canções mais usadas pela CIA para torturar seus prisioneiros – Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=33204#ixzz3NRTpDKwn

Como podem perceber, isto é técnica de tortura. Mas, não para o Secretário Juca Ferreira:
“O funk faz parte de uma realidade de afirmação, de expressão, de desejo, de alegria. A expressão corporal é uma tradição da nossa população. O funk está ligado ao direito de dançar. Como dizia um grupo na Bahia, ‘quem não dança dança’. É um direito que muitas vezes os cidadãos mais conservadores da nossa sociedade não conseguem compreender. É um direito, um direito cultural, um direito fundamental. Faz parte da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Como você vai cercear uma coisa dessas? A não ser que você tivesse algo muito melhor para oferecer, mas mesmo assim não acredito que uma postura correta fosse proibir.” (http://farofafa.cartacapital.com.br/2014/01/02/o-proibidao-de-haddad/)

Tá vendo? Faz parte da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Pancadão = funk = dança = saúde.

Então, vocês conhecem a piada do cara que aprendeu lógica? Perguntem ao Juca Ferreira. Tu tens aquário em casa? Se tem, tem filhos. Se tem filhos tem esposa, sem tem esposa, tu é hétero. Ah, você não tem aquário em casa, meu amigo. Sinto muito. Tu és uma bicha, obviamente.

    Edgar Rocha

    Deixo claro que o comentário do Secretário foi referente ao processo que aprova a Lei do Pancadão na cidade. Isto segundo o Farofafá. Para ele, proibir o pancadão é apenas uma forma de perseguir o funk.

    Pra mim, dancem o que quiserem, mas respeite o espaço público e o direito do outro de não ouvi-lo. Pancadão não tem estilo. Incomoda de qualquer jeito.

    abolicionista

    Concordo com ressalvas, Edgar.

    Acho que não pode existir uma lei específica contra o pancadão, porque uma lei assim é mesmo discriminatória, tem que existir uma lei contra qualquer som excessivamente alto e que perturbe os outros.

    Agora, imagina o que aconteceria quando prendessem, por exemplo, o filho de um juiz que estava exibindo seu carrão com o som no volume máximo. A gente sabe que em casos assim no Brasil a lei, na prática, é outra.

    Vou começar morei alguns anos ao lado de uma igreja evangélica daquelas de garagem (minha casa estava lá antes da igreja) e não foi uma experiência nada agradável, eles usavam guitarra e bateria nos cultos, fora a gritaria.

    De resto, acho uma idiotice completa esse culto ao funk por parte da esquerda, como se fosse uma prática libertária. Funk, pra mim, é tão insuportável quanto Justin Bieber. Não tenho nada contra quem escuta, mas eu não curto e não sou obrigado a ouvir, muito menos por motivos ideológicos. É um dos idiotismos da nossa esquerda, uma vontade de ser povão. Contudo, eu não discuto qualidade musical porque, numa sociedade desigual como a nossa, não dá para cobrar do cara que mora na periferia, num lugar praticamente abandonado pelo Estado (que só chega com força de polícia) que ele escute Wagner, Mahler e discuta música dodecafônica e frequente festivais de música eletro-acústica. Tem cara que gosta de música clássica na favela? Tem, mas não dá para cobrar isso de ninguém. Nossa elite ouve uma música tão ruim quanto, a diferença é que as letras são em inglês, mas traduz pra tu ver. É a mesma merda.

    Edgar Rocha

    Oi, Abolicionista. Obrigado por comentar e Feliz Ano Novo! Quando se fala em pancadão não se estou definindo nenhum estilo musical, não. Trata-se de um troço com potência de trio elétrica com um dispositivo que deixa o carro “tunado”, como se dizem, e que é capaz de te causar náuseas, quebrar os vidros da tua casa, ativar alarmes de carros, etc. A lei se refere a qualquer som alto que cause perturbação e cerceamento do direito alheio. Pode ser o filhinho de papai, sim. você tem razão, por outro lado. Se for um playboy fazendo isto, vai ter privilégios. Mas, questionar a importância de se ter um dispositivo legal pra impedir esta verdadeira tortura, pelo fato de que haverá injustiças no cumprimento é contraditório. fosse assim não haveria nenhuma lei de trânsito. Fico chocado com o fato de um representante do governo que deveria se submeter e cumprir uma lei como estas, declare-se favorável a quem comete tal ato, acusando previamente, de forma moralista e hipócrita, qualquer um que exija o cumprimento da referida lei. Esta homem é um intelectual de gabinete, demagogo, que nunca pisou numa periferia pra dizer o que disse. É o que posso supor. Se fosse tão próximo do povo como alegam alguns comentaristas não agiria desta maneira. Desafio o dito cujo a pegar um carro anonimamente e tentar participar na periferia de um pancadão improvisado na rua. Duvido que ele não perderia o mandato no dia seguinte, sob acusação de falta de decoro, ao se deparar com menores de idade ganhando drogas de graça, gente armada, aliciamento sexual por parte de adultos a adolescentes de 13, 14 anos ou até menos, e dizer que tudo isto faz parte da cultura da periferia e que é saudável. Cinicamente, ele atrelou o pancadão de rua ao funk pra vitimar e moralizar a discussão. O Governo fala em educação de qualidade e trata todo tipo de agressão à juventude como cultura da periferia. Tá difícil acreditar no discurso da Dilma. Ela não sabe o que é educar, no mínimo.

    abolicionista

    Caro Edgar, também sou favorável à lei, mesmo sabendo que será cumprida desigualmente. Contudo, eu acho que no fundo o intelectual de gabinete sabe sim o quando os carros “tunados” perturbam a vida das pessoas. Ele simplesmente não quer meter a mão em vespeiro. Ou seja, ele não quer arriscar perder votos. São poucos os políticos no Brasil que tem coragem de seguir em frente que consideram correto. Cada passo é friamente calculado, são convictos de encomenda. No fundo, o cinismo reina. É preciso renovar com urgência o significado da prática política no Brasil. Do contrário, vamos assistir a um levante de massas alienadas que vai configurar algo muito parecido com as primícias do fascismo italiano.

Salatiel

Manter o “FHC” no comando do Ministerio da Justiça, aí não é errar, mas sim “BURRICE”, esse cidadão é um eterno criador de “PROBLEMAS” para o governo Dilma, isso porque, é “UNS DELEGADOS DA PF QUEM MANDA NELE”, basta ver o enorme “CARNAVAL” que a PF está fazendo contra a Petrobras, “COMBATER A CORRUPÇÃO É UMA COISA, DESTRUIR A PETROBRAS, É OUTRA COISA”, é santa ingenuidade acreditar que todas as licitações em todos os orgãos publicos dos 03 poderes, e nas 03 esferas, bem como nas empresas estatais, “TODAS AS EMPRESAS COMBINAM PREÇOS”, e elas “ESCOLHEM” as obras e os serviços que querem prestar, isso acontece por culpa dos orgãos contratantes, que não exigem uma planilha com os preços item por item das empresas participantes da licitação, os orgãos contratantes deveriam exigir que as empresas que partipassem da licitação, planilha identica dos seus fornecedores, mas só isso, ainda não bastava, o proprio orgão contratante, poderia efetuar um pesquisa de preços no mercado varejista, vejam os senhores que uma certa prefeitura contratou uma empresa para fornecer produtos da “MERENDA ESCOLAR”, há exatos 03 anos, a prefeitura pagava R$ 9,00 (nove reais) por um pacote de biscoito creem craker de pessima qualidade, quando hojé um pacote de biscoito creem cracker de boa qualidade não passa de R$ 3,50 (tres reais e cinquenta centavos), se a escola comprasse o produto diretamente de qualquer supermercado, teriam uma economia de mais de 70%.

Maurıcıo

Será ?

Edson

Mercadante e Zé Cardoso são os verdadeiros zeros à “esquerda”, nesse time. O restante, dá pra ver que são da equipe para ganhar o campeonato no Congresso…

Edgar Rocha

Tudo pronto pra protelar as reformas para a próxima eleição, livrando-se dos riscos de sofrer impeachment ou sofrer algum desastre de qualquer natureza. Será que aguentamos? A desculpa de sempre: garantir governabilidade pra colocar a economia em equilíbrio e superar a crise externa. De resto, esquece.

Deixe seu comentário

Leia também