Reação violenta de Onyx está explicada: escândalo da Covaxin ameaça casamento entre Bolsonaro e o Centrão

Tempo de leitura: 2 min
Allan Santos, PR

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro finalmente mandou abrir hoje — mais de um mês depois de ser alertado pelo deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, servidor do Ministério da Saúde, de que existia um esquema de corrupção para comprar a vacina indiana Covaxin — um inquérito da Polícia Federal para apurar o caso.

Bolsonaro, desesperado, quer evitar a acusação de que tenha prevaricado e ao mesmo tempo se proteger de eventuais apurações da CPI da Pandemia que possam comprometer aliados, como o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), um dos expoentes do Centrão.

No momento mais dramático da CPI até agora, depois de ser inquirido pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), Luís Miranda admitiu que em sua conversa com o presidente, em 20 de março, o ocupante do Planalto disse que o esquema da compra da Covaxin era do ex-ministro da Saúde no governo Temer.

Ricardo Barros adiantou R$ 20 milhões à empresa Global para a compra de medicamentos raros quando era ministro de Temer, em contrato que jamais foi cumprido.

Tanto a Global quanto a Precisa, empresas do mesmo dono, o empresário Francisco Maximiano, são alvos de acusações de corrupção e descumprimento de contratos no ramo da Saúde.

No caso da Covaxin, foi de autoria de Ricardo Barros a ação legislativa que permitiria ao Brasil importar em caráter excepcional vacinas contra a covid da empresa indiana Bharat Biotech, mesmo sem registro da Anvisa.

Não fosse pela atuação do servidor de carreira do ministério, Luis Ricardo Miranda, o Brasil poderia ter feito um adiantamento de U$ 45 milhões por vacinas que afinal jamais chegaram.

Hoje, na CPI, o servidor narrou as pressões que sofreu para concordar com o pagamento antecipado, que seria feito para uma empresa de fachada, a Madison, sediada num paraíso fiscal.

O governo federal empenhou R$ 1,6 bilhão para comprar as vacinas da Covaxin, na negociação mais rápida, a única feita através de intermediário e que envolveu as doses mais caras — U$ 15, contra U$ 10 da Pfizer, por exemplo.

Com a revelação feita pelo deputado bolsonarista Luis Miranda, fica claro o motivo de o secretário de Governo, Onyx Lorenzoni, ter reagido com tamanha violência às denúncias originais, abrindo investigações contra o deputado e o irmão — em vez de mandar apurar as suspeitas de corrupção.

Com a quebra de sigilo e a convocação de novas testemunhas, a Comissão poderá atingir em cheio a relação entre o governo Bolsonaro e o Centrão, que é o que sustenta o presidente no poder num momento de crise sanitária, política e econômica.

Dentro de determinadas condições, o Centrão pode simplesmente abandonar o governo e votar pelo impeachment de Bolsonaro, se a proteção para o bando não for eficaz.

O tema da corrupção voltará ao centro da corrida eleitoral, o que beneficia um candidato da terceira via, que seria o substituto de Bolsonaro na disputa de 2022.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/E417xhjWYAEzBWn?format=jpg

“Diante dos acontecimentos políticos da última semana,
a Campanha Fora Bolsonaro se reuniu na tarde deste sábado
e decidiu antecipar o dia Nacional de Mobilização para
03 de julho em todo o Brasil!”
#3Jforabolsonaro
https://twitter.com/GuilhermeBoulos/status/1408918352207220744
#BolsonaroVaiCair

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/E42HPfuWYAEDMNG?format=jpg
Já tem Data Marcada!
Próximo dia #3j , Sábado,
estaremos nas ruas
contra Bolsonaro.
#3jForabolsonaro
https://twitter.com/MidiaNINJA/status/1408930961220419586
#ForaBolsonaro

Bíblia do Bolsonarismo

a única coisa que o MIto precisa fazer é vigiar Mourão de perto e evitar que se encontre em algum ¨motel¨ o centrão

Bíblia do Bolsonarismo

pelo contrário. Se Dilma tivesse aceitado se casar com o centrão, assim como todos que aceitaram, como Lula, teria terminado tudo bem. Assim, o Mito ter aceito o primeiro presente de casamento com o centrão, nada mais o derruba e nem impede sua reeleição

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/E407cv6WQAMhS5q?format=jpg
https://pbs.twimg.com/media/E408jTdWEAMKuc3?format=jpg
Efeito Miranda nos Bolsonaristas do Twitter:
Só restaram o Genocida Corrupto e seus Robôs
https://twitter.com/noseconexoes/status/1408852119285866498

    Zé Maria

    Bolsonaristas Corruptos escorregaram da Borda da Terra Plana.

Zé Maria

.
“O Presidente sabe da Corrupção e não faz nada”

Deputado Federal Luis Claudio Miranda (DEM-DF),

https://twitter.com/i/status/1408774751544393730

Zé Maria

Ainda existem Jornalistas no Brasil.
https://www.instagram.com/p/COivEWUAq4h/

Faltou Vacina para a Maioria d@s Brasileir@s.
Isso de separar por idade pessoas sem doenças
crônicas e deixar os jovens por último só existe
em Países que não têm Vacina suficiente.
Não fosse esse NecroGoverno de Bolsonaro,
o Povo Brasileiro já estaria todo Imunizado.

Zé Maria

Durante muitos anos, Jair Bolsonaro
foi Parceiro de Ricardo Barros no PP,
inclusive na Ideologia Nazi-Fascista.

marcio gaúcho

O PP – Partido Progressista foi a agremiação partidária que mais desviou recursos e praticou tráfico de influências desde o Mensalão atéa Lava-Jato. Esse partido é um escândalo. Onde tem prefeitos PP, lá está instalada a corrupção e a roubalheira. Fazendo parte e liderando o Centrão na Câmara dos Deputados (antro de marginais), se gritar “pega ladrão!”, não sobra um só, meu irmão!

carlos

Elementos para CPI pedir a prisão do bandido onyx tem pois ele fez ameaça ao servidor e ao deputado, digo meliante pq ele é aquele mesmo que pegou dinheiro da JBS confessou o crime, então não é possível o parlamento conviver com um elemento desse

Deixe seu comentário

Leia também