PT responde a Perillo: “Tentativa desesperada de salvar o seu mandato”

Tempo de leitura: 4 min

Nota da bancada do PT na Câmara dos Deputados em resposta ao governador Marconi Perillo (PSDB-GO), enviada por e-mail

A nota oficial do governador Marconi Perillo em que tenta desqualificar o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou o senhor Carlos Cachoeira apenas revela uma tentativa desesperada de salvar seu mandato e seu governo, em razão dos vínculos estreitos e perigosos mantidos com a organização criminosa chefiada por Cachoeira.

Diferentemente do que afirma o chefe do Executivo goiano, trata-se de um relatório sereno, coerente e contundente na demonstração de que o governador e a alta cúpula de seu governo estavam à mercê dos desígnios de uma organização criminosa incrustrada no estado de Goiás.

O relatório demonstra com riqueza de detalhes, substanciado em provas amealhadas pela Polícia Federal durante vários meses de investigação e em documentos em poder da CPMI, que o governador Marconi Perillo havia firmado, já durante a campanha que o levou ao governo de Goiás, uma verdadeira parceria política e econômica com a sociedade Delta/Carlos Cachoeira naquele estado.

A participação do governador Perillo na CPMI, longe de significar um gesto de lisura ou compromisso ético, foi, ao contrário, uma manobra preparada para tentar afastar suas vinculações com Carlos Cachoeira, como se viu em toda a farsa criada em torno da venda de sua casa para o criminoso.

A investigação realizada pela CPMI apontou com clareza que o governador efetivamente beneficiava o grupo Delta/Cachoeira, nomeava para cargos estratégicos em seu governo pessoas indicadas pelo chefe da organização criminosa e, em troca, recebia recursos financeiros e outros favores da quadrilha.

O trabalho sério da relatoria mostrou para todo o Brasil, e principalmente para a sociedade goiana, que, além do próprio governador, vários secretários, procuradores de Estado e auxiliares diretos do governo de Goiás também haviam aderido à organização criminosa, em troca de vantagens financeiras diversas.

Diferentemente do que afirma o senhor Perillo, o relatório faz uma investigação ampla da empresa Delta para além da região Centro-Oeste e aponta todos os indícios, inclusive com a identificação de mais de 116 empresas, de irregularidades que poderão ser aprofundadas pelo Ministério Público e pela própria Polícia Federal.

Não há revanchismo, perseguição ou espírito de vingança por parte do relator. O relatório final da CPMI retrata uma situação que já se mostrava pública. Caberá agora ao governador explicar à sociedade brasileira o motivo que levou seu governo ser partilhado e, em grande parte, conduzido efetivamente pelo chefe de uma das maiores organizações criminosas já estruturadas no país.

Com a palavra, o governador Marconi Perillo.

Deputado Jilmar Tatto-PT/SP

Líder da Bancada na Câmara

*************

Nota oficial do governo de Goiás, do site do PSDB 

A farsa foi desmascarada

O relator, a serviço do mentor maior do mensalão e na ânsia de agradar seu chefe, produziu o mais malfeito e inconsistente “relatório” de todas as CPMIs criadas até hoje no Congresso Nacional.

O “relatório” é tão confuso, direcionado e inconsistente que fica difícil até contestá-lo pontualmente. Fica o repúdio, de forma veemente, a esta peça de ficção elaborada exclusivamente como instrumento de vingança.

Aos fatos:

1. O governador solicitou, por iniciativa própria, que o MPF abrisse processo para investigá-lo.

2. Em respeito ao Congresso Nacional e como ex-parlamentar, ofereceu-se espontaneamente para comparecer à CPMI do Cachoeira, onde respondeu com clareza, objetividade e transparência todos os questionamentos que lhe foram feitos e, em seguida, ofereceu a quebra de todos os seus sigilos – fiscal, telefônico e bancário.

3. Depois de quase três anos de investigações e mais de 30 mil horas de gravações e todos os sigilos do governador à sua disposição, o relator teve oito meses para fundamentar suas posições que, diga-se de passagem, foram manifestadas de forma irresponsável ao longo desse período. Mesmo com toda a farta documentação, ele não conseguiu demonstrar a mínima conexão ou favorecimento do governador Marconi Perillo com o grupo Delta/ Cachoeira.

4. De forma hilária, o relator cria em seu “relatório” a entrega de dinheiro em sistema delivery que, durante as investigações ele afirmou categoricamente que havia sido feito no Palácio das Esmeraldas, e no “relatório” apresentado, ele transfere a entrega para Anápolis, região ou, ainda, Pirenópolis.

5. Não existe, em todo o material analisado pela CPMI, nenhum fato ou indício de vantagens concedidas pelo governo ao grupo Delta/Cachoeira. Por esta razão, o relator não indicou, na farsa apresentada por ele como “relatório”, um único fato concreto sequer de vantagens oferecidas a esse ou a qualquer outro grupo.

6. A pressa do relator, em encerrar esta CPMI antes de analisar mais de 500 pedidos de depoimento e de quebra de sigilos, evidencia seu pavor ao ver que as investigações caminhavam perigosamente em direção à verdade nua e crua dos fatos, isto é, ao DNIT e governos estaduais e municipais ligados ao partido dele.

7. Não convocar membros da administração federal, de governos estaduais e de prefeituras detentores dos maiores contratos do grupo Delta/Cachoeira com entidades públicas foi o maior indicativo de que esta CPMI foi transformada pelo relator e alguns de seus apoiadores em um grande circo.

8. O que vimos no “relatório” covarde, parcial e direcionado, elaborado como instrumento de vingança contra desafetos do líder maior oculto do mensalão foi uma tentativa de, através de fragmentos de gravações, montar uma peça frágil, inconsistente, sem o mínimo de embasamento técnico ou de provas para incriminar e desgastar politicamente adversários dos mensaleiros.

9. Diante disso, da fragilidade do “relatório”, do espírito de vingança do relator e do fato de esta peça elaborada pelo deputado Odair Cunha nada de novo ter trazido e não ter conseguido provar nenhuma das sandices ditas por ele ao longo dos últimos oito meses, o governador não se manifestará mais sobre esses assuntos, pois já prestou, no período, todas as informações solicitadas pela CPMI e pela sociedade de forma geral através da imprensa.

10. O governador se reserva o direito de, a partir de agora, prestar as informações relativas ao caso ao Superior Tribunal de Justiça, onde as investigações já são conduzidas de forma isenta por pessoas de bem, honestas e que não estão a serviço de nenhum partido político.

11. Desta forma, mais uma vez o governador Marconi Perillo reafirma sua inocência e, se confirmado o pedido de indiciamento formulado pelo relator, terá sido esta uma ação mesquinha, midiática, covarde, irresponsável e inócua.

Goiânia, 22 de novembro de 2012


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Movimentos sociais e acadêmicos avisam Haddad: Não querem o PP de Maluf na Habitação « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] PT responde a Perillo: “Tentativa desesperada de salvar o seu mandato” […]

Maria

Só espero que o PT diante da pressão da mídia comprometida com o PSDB, com a covardia do PMDB de Sarney e do engavetador do Gurgel, abra mão da sua autonomia e deixe de convocar essa gente, inclusive o Policarpo, extremamente comprometida com o contraventor Cachoeira. Aliás o nome é bem próprio, o que deve ter rolado. … Talvez pensando bem… melhor seria, catarata, considerando o volume q rolou…

Messias Franca de Macedo

DILMA É A PROXIMA.
PF INDICIA “ERENICES”

Quando a PF vai investigar a Privataria Tucana do Amaury? E o brindeiro Gurgel já leu os exemplares que o Edu gentilmente enviou?

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/11/24/dilma-e-a-proxima-pf-indicia-erenices/#comment-975728
Publicado em 24/11/2012

##################################

LÁ VEM O MATUTO PRESTIDIGITADOR!

… Diante do ‘domínio do fato’ – de fato, constantemente golpista/terrorista daqueles que não tem voto nem tampouco apreço pelo povo -, há muito temos duas ‘CPMIs anunciadas’: a do mensalão da Dilma (sic) e a da Copa do Mundo! ‘A tênue’ dúvida é, neste momento, identificar a ordem cronológica, digamos, ‘mais plausível’! No entanto, considerando a natureza da [eterna] DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, as duas CPMIs podem transcorrer concomitantemente! ‘É crível’! E para o bem do ‘BRAZIL’ “mudado por um menino pobre!”…

… Realmente, não há como negar: os representantes da DIREITONA não mais conseguem deixar de demonstrar um profundo mal-estar, certo constrangimento, ansiedade…: 12 anos destronados do poder central – e a perspectiva concreta da reeleição da presidente Dilma Rousseff, A Magnífica -, estão colocando setores da “elite” ‘nacioná’ em polvorosa!…
… É o que estamos afirmando, reiteradas vezes: “A DIREITONA está apostando todas as fichas(!) nas últimas consequências!”

‘O DOMÍNIO DO FATO’: compreendendo o desespero dos impios e ímpios(!), nós não podemos esperar um armistício! De forma imperiosa, somente nos resta a capacidade de permanecermos na resistência!…

AS RUAS, BECOS, AVENIDAS… ESPERAM – E CLAMAM -, ANSIOSAS, POR VOZES! OU NÃO?!…

AVANTE POVO BRASILEIRO! As nossas poucas conquistas democráticas não decorreram da faina de um final de semana qualquer!… Lembremos de Rubens Paiva, Vladimir Herzog, Carlos Marighella, *Sônia Maria de Moraes Angel Jones… E tantos outros e outras brasileiros(as) que tiveram as vidas ceifadas, ao lutarem bravamente por ‘um país melhor que temos hoje’!… Lembremos daquela jovem mulher encarcerada e torturada nos porões da ditadura militar, cujo nome é Dilma Vana Rousseff!…

###################

*SÔNIA MARIA DE MORAES ANGEL JONES (1946-1973)
Sônia Maria era gaúcha de Santiago do Boqueirão e filha de um oficial do Exército. Morava no Rio de Janeiro e trabalhava como professora de português quando se casou com Stuart Edgar Angel Jones, militante do MR-8 – mais tarde, morto sob torturas e procurado incansavelmente pela mãe, a estilista Zuzu Angel, também morta por ação de agentes do poder público.
(…)

FONTE: http://joaramos.blogspot.com.br/2012/03/mulheres-torturadas-desaparecidas-e_30.html

#####################

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Rodrigo Leme

Engraçado esse PT…tão riogoroso com alguns criminosos, tão bonzinho com outros.

Marcelo de Matos

Vamos tentar ver além da disputa PT/PSDB, ou da briga mensalão/Cachoeira. O empresário goiano é chamado de bicheiro, embora seu negócio pareça ser outro tipo de jogo, o das máquinas caça-níquel. O venerando anapolino, aliás, acaba de ser recebido com grande festa em sua terra natal. Saiu da cadeia, que só abriga por maior tempo a turma dos quatro pês, graças ao concurso de um notório defensor da democracia, o desembargador Tourinho Neto. O blog do PHA informa: “Um voto anunciado ontem pelo desembargador Tourinho Neto, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, abriu caminho para a anulação das gravações telefônicas da Operação Monte Carlo e a soltura do principal alvo da ação policial, Carlinhos Cachoeira. Relator do habeas corpus, Neto acatou o pedido da defesa, capitaneada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, e votou pela anulação das escutas e pela liberdade de Cachoeira”. O PIG é favorável à descriminalização das drogas. Deveria sê-lo (ou será mesmo?), pelas mesmas razões, favorável à descriminalização dos caça-níqueis.

Prof. Aglailson

Por que a Record não faz um contraponto, bem fundamentado, de toda essa trama contra a democracia? Ou seja, judiciário(stf)e imprensa(pig)juntos contra um governo trabalhista? Parece-me que o Bispo já deu a senha ao conceder entrevista recentemente.

nina rita de cássia

A imutável prática desses srs. tucanos e afins, de usar excessivamente, adjetivos no lugar de substantivos, é o que mais lhes desqualifica o discurso. Se o texto é “confuso”, exemplifiquem. Classificar o _ adversário político _ como “inimigo”, e tratá-lo como tal, neste caso como “vingativo”, repercute como falta de argumentos, que, por sua vez, repercute como FALTA DE RAZÃO. Assim seguem perdendo eleições e não sabem porque, na explicação, mais adjetivações: “porque o povo é ignorante, não sabe votar”. E a linguagem chula prossegue, exatamente, no sentido oposto do que o povo quer. Quando viram Lula vociferar, mal-educadamente, nesses termos ?

FrancoAtirador

.
.
VEJA, A FRAUDE !

“Esta semana, o comediante Paulo Gustavo afirmou no twitter que a Veja fez uma reportagem com ele, na qual o fotografou com uma camiseta amarela em que estava estampado Che Guevara.
Segundo ele, Che foi retirado da foto.”

(Jornalista Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo)
.
.
Paulo Gustavo ‏@PauloGustavo31 21 nov
Fiz uma materia para a revista VEJA com uma camisa amarela e o CHE GUEVARA na frente ! A materia foi lançada mas a VEJA apagou ele! Aff
.
.
Leonardo Luz ‏@doleoluz 21 nov
@PauloGustavo31 são apenas opinioes divergentes. se nao gostasse do seu trabalho, nao seguia nem respondia. parabens pelo sucesso, abraçao.

Paulo Gustavo ‏@PauloGustavo31 21 nov
@doleoluz exatamente, podemos conviver com as diferenças! E a VEJA devia seguir nosso exemplo! Sorte pra vc! Volte nas minhas peças! Bju
.
.

LEANDRO

Só rindo pra não chorar….

“A investigação realizada pela CPMI apontou com clareza que o governador efetivamente beneficiava o grupo Delta/Cachoeira”…então, porque razão não convocar a delta???????

    Marcelo de Matos

    Convocar a Delta seria decretar o fim do PSDB. Estive no interior e a TV local tem repercutido a atuação da Delta em Campinas, Sorocaba e Piracicaba. Nessa última, governada pelo tucano Barjas Negri, a Delta tinha sede própria e muitos negócios.

    Willian

    Se é o fim do PSDB, por que o PT é contra?

Tomudjin

Quem diria!
Hoje este país está nos revelando que: ser político corrupto é crime…ser contraventor, ainda não.

Messias Franca de Macedo

… Depois deste lapidar e elucidativo manifesto/desagravo do PT, o relator Odair Cunha irá retirar sequer uma robusta(!) vírgula (sic) incriminatória da desfaçatez e do cinismo do [tucanoDEMoníaco] Marconi ‘Periggo’?!…

Com a palavra o relator da ‘CPMI do Cachoeira et caterva’!…

… República Destes Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, aloprada, alienada, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Deixe seu comentário

Leia também