PT quer que ministro da Saúde explique o veto de Bolsonaro à vacina chinesa contra covid; íntegra

Tempo de leitura: 2 min
Fotos: Gustavo Bezerra/PT e Agência Brasil

PT propõe convocação de ministro da Saúde para explicar veto de Bolsonaro a vacina contra Covid-19

PT na Câmara

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou hoje (21), com o apoio de toda a Bancada do PT na Câmara, requerimento em que solicita a convocação do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para que explique a interferência do presidente Jair Bolsonaro na Pasta a fim de impedir a compra da vacina chinesa Coronavac, ainda em testes, para imunizar a população contra a Covid-19.

O objetivo é levar o ministro à Comissão Externa da Câmara destinada a acompanhar as ações preventivas ao coronavírus.

Por motivações ideológicas, Bolsonaro desautorizou Pazuello na terça-feira (20) a efetuar a compra da Coronavac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac, que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. O ministro havia informado em reunião com vários governadores e outras autoridades que o Brasil iria adquirir 46 milhões de doses para disponibilizar à população, assim que a Anvisa autorizasse a vacina.

Desprezo à saúde pública

“Ocorre que mais uma vez o presidente Bolsonaro interfere em assuntos técnicos das áreas fins e desautoriza o ministro da Saúde por motivações ideológicas e diz que o Brasil não vai adquirir a coronavac pela sua origem chinesa”, afirma o requerimento da Bancada do PT. “Ao agir desta maneira, além de adentrar em decisões que deveriam ser meramente técnicas, o presidente ameaça a proteção da saúde de nossa população”.

Desde que o vírus foi detectado, no final de 2019, vários estudos em todo o mundo estiveram focados na descoberta de uma vacina que possa imunizar a população mundial contra o vírus. Em alguns casos a vacina já se encontra na terceira e última fase de testes para serem liberadas para aplicação em humanos, a exemplo da Coronavac.

Politicagem internacional de Bolsonaro

“O povo não pode ter negado seu direito à saúde por conta das esdrúxulas politicagens internacionais do presidente”, diz Rogério Correia.

O parlamentar mineiro já requereu na Câmara a abertura da CPI da Cloroquina para investigar a superprodução do medicamento a mando do próprio governo, e o uso indiscriminado na população do medicamento- sem nenhuma eficácia no combate à Covid e com sérios efeitos colaterais.

Rogério Correia também denunciou Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República (PGR) por iludir o povo com a cloroquina, e na terça-feira anexou à denúncia a propaganda indiscriminada do vermífugo Annita feita pelo presidente, que se especializou em praticar charlatanismo.

Presidente charlatão

“É muito importante que os deputados assinem o requerimento para abertura da CPI da Cloroquina, pois isso poderá frear os atos de charlatanismo de Bolsonaro, que age como garoto propaganda de medicamentos que não têm nenhuma comprovação científica, colocando em risco a vida das pessoas”, comenta o parlamentar. “Enquanto isso, por mero capricho e para agradar Donald Trump, Bolsonaro impede que o povo tenha acesso às vacinas validadas pelos especialistas”, complementa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Não obriguem os BolsoAsnos a se vacinar;
mandem enfiar Supositório de Cloroquina
e fazer Aplicações Retais de Ozônio, como
recomenda o Astrólogo Olavo de Carvalho.

Zé Maria

Lewandowski pede explicações
a Jair Bolsonaro sobre Vacinação

Notícias STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das ações ajuizadas por partidos políticos [PDT, PTB e REDE] sobre a vacinação da população contra a Covid-19, pediu informações ao presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a matéria.

Em despacho na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 754, ajuizada pela Rede Sustentabilidade, o relator também pede a manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), em cinco dias.

Nas ações ajuizadas pelo PDT (ADI 6586) e pelo PTB (ADI 6587), o ministro Lewandowski aplicou aos processos o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei das ADIs (Lei 9.868/1990), remetendo-os diretamente ao Plenário do STF, “em razão da importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus”.

Despachos:
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/adi6586despacho.pdf
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/adi6587despacho.pdf
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/adpf754despacho.pdf

Reportagem em:
http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=453974

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/brasil/bolsonaro-volta-a-insultar-a-china-e-diz-que-vacina-chinesa-nao-inspira-confianca-por-sua-origem

Em breve não estaremos ‘totalmente’ alinhados nem com a China nem com os EUA e se esse ignorante continuar governando o Brasil corremos o risco de ter ate um rompimento de relações até que ele saía.

Zé Maria

BolsoAsno proibiu a Vacina da China,
sob a Alegação de que nos Testes
foi Usado um Veneno chamado Placebo.

    Zé Maria

    É assim que espalham Notícia Falsa (Fake News)
    aos Grupos de Fanáticos Incautos do WhatsApp.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/nao-sejamos-idiotas-disse-arolde-de-oliveira-sobre-a-quarentena-pouco-antes-de-morrer-de-covid/

Em princípio eu não devia dizer isso, mais eu vou dizer sim porque não sou hipócrita.
Bem feito senador. O Brasil não pode parar e o senhor pode morrer. Vai com Deus.

Henrique Martins

O problema não é só o Dória Pazuello. O problema é que Bolsonaro não respeita seus ministros quando se trata de defender seus próprios interesses. Ele passa por cima de qualquer um como um trator. Da próxima vez que ele humilha-lo publicamente o senhor pede prá sair e vai arrepender de não ter pedido da primeira vez. O Mandetta é que é vai rir duas vezes mais. Afinal, colhões não é pra qualquer um não meu senhor.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/poder/pazuello-e-meu-amigo-particular-diz-bolsonaro-apos-desmoralizar-ministro-da-saude-sobre-a-vacina-chinesa

Pazuello é tão bom ministro e Bolsonaro tem tanto respeito por ele que o humilhou publicamente.
Agora ele assegura que ele continua no governo. Bem. Certamente ele está contando com a falta de dignidade do ministro, porque ao que me consta nenhum presidente tem autoridade para obrigar um ministro a ficar no governo se ele não quiser. Aliás, se Pazuello ficar ele pode aguardar que será humilhado novamente e uma hora vai ter que ter colhões.

Henrique Martins

https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2020/10/21/bolsonaro-contradicao-vacina-falso.htm

Senti profunda vergonha de escutar o presidente do país mentindo em rede nacional hoje. Mais tenho mais vergonha ainda daqueles que o apóiam e o sustentam no governo.

Deixe seu comentário

Leia também