PT denuncia que militares estão tutelando o STF e Brasil vive “motim judicial”

Tempo de leitura: 4 min
Rio de Janeiro 29/11/ 2018 -- O presidente eleito Jair Bolsonaro participa da formatura e diplomação de militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Vila Militar em Deodoro, no Rio de Janeiro. Fernando Frazão/Agência Brasil

PT denuncia tutela dos militares ao STF e perseguição a Lula ‘sem precedentes’

Trama de generais e desobediência de juízes que contestam decisão da Suprema Corte criam sistema judicial específico para negar direitos ao “maior líder político e popular do país”

da Rede Brasil Atual

São Paulo – O PT afirma que o Brasil se encontra diante de “verdadeiro motim judicial”, após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, derrubar liminar concedida pelo também ministro Marco Aurélio Mello nesta quarta-feira (19) que restauraria o direito dos presos condenado em segunda instância a recorrerem em liberdade.

Segundo o partido, “não há precedentes, na tradição brasileira, de uma perseguição tão cruel a um líder politico reconhecido internacionalmente.”

Antes da decisão de Toffoli, o Alto Comando do Exército reuniu-se em caráter de urgência para avaliar supostas “consequências” de uma eventual libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota oficial, o PT diz que o episódio aponta para “tutela inconstitucional das Forças Armadas sobre a mais alta corte de Justiça”.

Também foi lembrada as pressões do comandante do Exército, general Villas Bôas, na véspera do julgamento que negou habeas corpus a Lula em abril.

“Temos hoje dois sistemas judiciais: um que existe para garantir os direitos – e até para se omitir – diante de corruptos, corruptores e amigos do poder, e outro que existe para negar os direitos de Lula, atuando como verdadeiros carrascos do maior líder político e popular do país”, diz o documento assinado pela executiva.

O partido critica também a atuação da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, que “rebelou-se” contra a decisão de Marco Aurélio e agiu especificamente para prejudicar o ex-presidente Lula, quando a medida não se restringia apenas a ele.

A nota também aponta “flagrante desobediência” da juíza de execuções Penais de Curitiba, Caroline Lebbos, que em vez de cumprir a decisão, pediu posicionamento ao MPF de Dodge.

Esses e outros episódios, como a interferência do então juiz Sérgio Moro quando, em férias, agiu para desautorizar a decisão de um desembargador que também havia concedido habeas corpus ao ex-presidente, em julho deste ano, e também o desrespeito à determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, solicitando que os direitos políticos de Lula, incluindo sua candidatura à presidência nas últimas eleições, fossem preservados.

Confira a nota do PT na íntegra

Mais um vez, os setores partidarizados do Ministério Público e dos sistema judicial brasileiro se articularam para negar a Lula o direito de recorrer em liberdade contra a condenação arbitrária de que é vítima.

Não há precedentes, na tradição brasileira, de uma perseguição tão cruel a um líder político reconhecido internacionalmente.

A liminar concedida ontem (19) pelo ministro Marco Aurélio restabeleceu o princípio constitucional da presunção de inocência, segundo o qual ninguém pode ser preso antes de ser julgado em todas as instâncias, como é o caso de Lula e de milhares de cidadãos que cumprem pena antecipadamente.

Essa questão estava pronta para ser esclarecida pelo pleno do Supremo desde o início do ano, mas a então presidente do STF, Cármem Lucia, decidiu arbitrariamente impedir o julgamento de uma Adin sobre o tema antes das eleições. O motivo óbvio, porem oculto, era evitar uma decisão que garantisse os direitos de Lula.

Foi um gesto mesquinho que teve influência direta no processo eleitoral., além de manter a insegurança jurídica sobre milhares de processos.

Em 8 de julho o sistema judicial saiu novamente da normalidade, quando o então juiz Sergio Moro (que estava de férias), a direção da Polícia Federal e o presidente do TRF-4 atuaram em conjunto para que fosse desobedecido o cumprimento de um habeas-corpus para Lula, perfeitamente fundamentado e concedido pelo desembargador Rogério Favreto.

O episódio teve repercussão negativa para as instituições brasileiras ao redor do mundo.

Finalmente, na madrugada de 1o de setembro, a maioria do Tribunal Superior Eleitoral cassou o registro da candidatura Lula, garantida expressamente pelo artigo 16-A da lei eleitoral, desrespeitando flagrantemente decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU que garantia os direitos políticos de Lula, mesmo preso. Mais uma vez o sistema judicial partidarizado criou um vexame internacional.

Na tarde de ontem, diante da ordem peremptória do ministro Marco Aurélio, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, rebelou-se contra a Justiça e requereu a suspensão da liminar (o que não tem precedentes), e o fez especificamente em relação ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, e somente a Lula, sendo que a decisão do ministro Marco Aurélio dirigia-se a todos que se encontram naquela situação.

Raquel Dodge, indicada para o cargo pelo usurpador Michel Temer, é a mesma que recomendou a aprovação das contas eleitorais de Jair Bolsonaro – apesar de todas as evidências de uso de caixa dois para financiar uma indústria de mentiras contra o PT na internet – é a mesma procuradora que está exigindo, ilegalmente, a devolução das verbas empregadas na campanha de Lula, contrariando mais uma vez a Lei Eleitoral em seu artigo 22-A.

Enquanto Dodge tramava a derrubada da liminar que restaura a presunção da inocência, a juíza de execuções Penais de Curitiba, Caroline Lebbos, recusou-se a obedecer a ordem de libertação de Lula, em flagrante desobediência ao STF, e fazendo um esdrúxulo pedido de audiência ao Ministério Público Federal.

A imprensa informa que a revogação da liminar do Ministro Marco Aurélio foi precedida de uma reunião do Alto Comando do Exército para a avaliar as consequências de uma eventual libertação de Lula.

Recorde-se que o comandante do Exército, general Villas Bôas fez uma manifestação indevida e hierarquicamente inadmissível ao STF na véspera do julgamento de um HC em favor de Lula.

Os dois episódios sugerem uma tutela inconstitucional das Forças Armadas sobre a mais alta corte de Justiça.

O Brasil se encontra diante de um verdadeiro motim judicial, com um claro viés político-partidário.

Temos hoje dois sistemas judiciais: um que existe para garantir os direitos – e até para se omitir – diante de corruptos, corruptores e amigos do poder, e outro que existe para negar os direitos de Lula, atuando como verdadeiros carrascos do maior líder político e popular do país.

O Brasil não vai se reencontrar com a democracia e o estado de direito, nem voltará a respeitar o sistema judicial enquanto este não voltar a respeitar a Constituição e o garantir o respeito ao devido processo legal para todos os cidadãos, quer se chamem ou não Luiz Inácio Lula da Silva.

Está nas mãos da cúpula do Judiciário corrigir os desvios dos setores partidarizados do sistema.

Lembramos, por fim, que todos os abusos que foram ou vierem a ser cometidos contra Lula serão denunciados internacionalmente e aditados ao procedimento em curso no Comitê de Direitos Humanos da ONU para averiguar as arbitrariedades e a manipulação do sistema judicial brasileiro contra o ex-presidente Lula.

Só existe uma explicação para as arbitrariedades e perseguições contra o ex-presidente: o medo que eles têm de Lula, pois, mesmo preso injustamente, é o maior líder popular do país e a personalidade brasileira mais respeitada ao redor do mundo.

Lula inocente! Lula Livre!

Comissão Nacional Executiva do PT


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

“Quisieron enterrarnos, sin entender que somos semilla”.
Vamos a participar en las elecciones de marzo.
La Revolución Ciudadana será listas 5.
Esta vez no es solo por personas, es por una causa.
¿Quieres recuperar la Patria y castigar a los traidores?
¡Todo, todito 5!

https://twitter.com/MashiRafael/status/1075985219122008064
.
.
Intervención de Cristina Fernández de Kirchner en el Senado
durante el debate de la modificación de la ley de Papel Prensa:

https://youtu.be/BZHvCB90Blg

https://twitter.com/CFKArgentina/status/1075494281467568128

Zé Maria

Operação Condor Reeditada como Farsa Judicial:

“Lula [Brasil]: preso
Cristina Kirchner [Argentina]: ameaçada de prisão
Rafael Correa [Equador]: prisão decretada”

Há quem diga que há uma “ascensão da extrema-direita” na américa do sul.
Ascensão ou tapetão?
Assim é fácil, prendendo os adversários que os derrotariam.
É a volta da ditadura, isso sim!”

Jornalista @cynaramenezes, Socialista Morena

https://twitter.com/cynaramenezes/status/1075877094029213702

Otto

O que não faz o desespero hein? Só faltava essa dos militares tutelando o STF. O Marco Aurélio Mello tomou uma atitude autocrática típica de república de bananas e o Toffoli e a Raquel Dogde fazem o que é certo e a cambada cai em cima deles. Acorda pessoal, o ano está acabando e vocês ainda não sabem que o Luladrão foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com abundância de provas! Eita gente que não admite a derrota nas urnas e nos tribunais e quer puxar o tapete…

lulipe

O Ministro “voto vencido” não poderia fechar o ano sem mais uma desmoralização perante seus pares e o povo brasileiro. O choro é livre, lula não.

    Paulo Henrique

    Só faltou o motorista Queiróz para levar o cabo e o soldado para fechar o STF. Ele foi a ALERJ fazer um saque.

Zé Maria

“O Mourão vai ser presidente da República”

Na convenção do PRTB,
não havia nem espaço
para citações a Bolsonaro.
Mourão era o herói máximo…

Um drinque com o mentor do vice de Bolsonaro

Por Amanda Audi, via Carta Maior

https://t.co/YBqXCUKSoK
https://twitter.com/cartamaior/status/1075384729292193792
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/-O-Mourao-vai-ser-presidente-da-Republica-Um-drinque-com-o-mentor-do-vice-de-Bolsonaro/4/42831

Zé Maria

“Decisão do juiz plantonista do STF empurra para 2019 decisão sobre o assunto.
Até lá, presos em segunda instância ficam onde estão.”

https://twitter.com/cartacapital/status/1075517396377575424

O tuíte da CartaCapital foi preciso:
Não foi o Presidente do STF que cassou a Liminar do Marco Auréio.
Foi o Dias, “juiz plantonista”, que se sobrepôs ao Colega Ministro.

Lukas

Ninguém liga para o PT. Até os partidos de esquerda querem distância.

Zé Maria

Também, parece, tem um Bando de Procuradores e Juízes no WhatsApp,
atuando em Conluio, com fins Midiáticos, para acionar e condenar Petistas.

http://agorarn.com.br/chamada/juiz-do-tre-nega-liminar-e-mantem-diplomacao-de-fatima-e-antenor-roberto/

Zé Maria

“A Verdade Não Esconde o Rosto”. Milicos Covardes, Sim…

https://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/08/04/cunha-e-a-cnv-quem-mente-dilma-ou-os-generais/071.jpg

Zé Maria

Acima de cada ministro do STF está somente o colegiado [de Milicos de Pijama].
Assim como acima da Constituição Federal do BraSil está o Código Penal e Militar.

    Zé Maria

    Infelizmente pra nós e para alegria do NaziFascistas de Plantão,
    temos uma Baixa importante no mundo acadêmico jurídico.
    O Jurista Afranio Silva Jardim, Professor de Direito Processual Penal da UERJ,
    Procurador de Justiça (aposentado) do Ministério Público do Rio de Janeiro,
    decidiu, após 39 lecionando, requerer aposentadoria da Universidade.

    “Não Mais Acredito no Direito”

    Por Afranio Silva Jardim, no GGN
    A MINHA DECEPÇÃO E DESGOSTO É MUITO GRANDE.
    COMO LECIONAR DIREITO COM UM SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL COMO ESTE ???
    ESTOU ME RETIRANDO DESTE “MUNDO” FALSO E HIPÓCRITA.

    APÓS QUASE 39 ANOS LECIONANDO DIREITO PROCESSUAL PENAL E 31 ANOS ATUANDO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO E.R.J., DIANTE DA NOTÓRIA PERSEGUIÇÃO DO NOSSO SISTEMA DE JUSTIÇA CONTRA O EX-PRESIDENTE LULA, CONFESSO E DECIDO:

    1) Não mais acredito no Direito como forma de regulação justa das relações sociais.

    2) Não mais acredito em nosso Poder Judiciário e em nosso Ministério Público, instituições corporativas e dominadas por membros conservadores e reacionários.

    3) Não vejo mais sentido em continuar ensinando Direito, quando os nossos tribunais fazem o que querem, decidem como gostariam que a regra jurídica dissesse e não como ela efetivamente diz.

    4) Não consigo conviver em um ambiente tão falso e hipócrita. Odeio o ambiente que reina no forum e nos tribunais. Muitos são homens excessivamente vaidosos e que não se interessam pelo sofrimento alheio. O “carreirismo” talvez seja a regra. Não é difícil encontrar, neste meio judicial, muito individualismo e mediocridades.

    5) Desta forma, devo me retirar do “mundo jurídico”, motivo pelo qual tomei a decisão de requerer a minha aposentadoria como professor associado da Uerj. Tal aposentadoria deve se consumar em meados do ano que se avizinha, pois temos de ultrapassar a necessária burocracia.

    6) Vou procurar outra “trincheira” para uma luta mais eficaz em prol de um outro modelo de sociedade. A luta por vida digna para todos é perene, pelo menos para mim.

    7) Confesso que esta minha decisão decorre muito do que se tornou o Supremo Tribunal Federal e o “meu” Ministério Público, todos contaminados pelo equivocado e ingênuo punitivismo, incentivado por uma mídia empresarial, despreparada e vingativa.
    Com tristeza, tenho de reconhecer que nada mais me encanta nesta área.

    8) Acho que está faltando honradez, altivez, cultura, coragem e honestidade intelectual em nosso sistema de justiça criminal.

    9) Cada vez menos acredito no ser humano e não desejo conviver com certas “molecagens” que estão ocorrendo em nosso cenário político e jurídico.

    10) Pretendo passar o resto de meus dias, curtir a minha velhice em um local mais sadio.

    https://jornalggn.com.br/noticia/nao-mais-acredito-no-direito-por-afranio-silva-jardim

Jairo Gomes Viana

Como acreditar numa justiça que para tomar uma decisão judicial, precisa se mostrar subserviente ao consultar os generais, para saber da posição dos militares, de assuntos meramente da esfera judicial. Sendo assim, melhor seria que as decisões finais do campo jurídico passassem a ser tratadas e decididas na SCJE – Suprema Corte de Justiça do Exército ou no STJE Supremo Tribunal de Justiça do Exército. Com isso, o STF poderia ser fechado ou extinto de vez, o que resultaria numa importante e significativa contenção dos gastos públicos.

Julio Silveira

Mas esse PT é muito lerdo mesmo. Só agora perceberam que as FAs estavam envolvidas no golpe, yanke dependentes como são? Fala sério, a elite das FAs faz das FAs o braço armado das oligarquias, enquanto o sistema judicial em conluio os endossa com lucro. Tem sido assim desde o golpe da implantação da Republica, quando não havia comunismo, mas ralé, povão, gente sem pedigree.

piva

o ministro nomeado por do Color deu condição de Lula ser libertado. Quem agiu junto com a direita? Tofoli,quem o nomeou? para quem ele trabalhou? Chupa que é de manga petezada, quem bota no rabo dos petistas são os ministros nomeados peloPT.]

Zé Maria

E enquanto o Dias baila com a Dodge,
O Assessor Laranja dos Bolsonaro Foge…

Zé Maria

Parece Sina: Até quando este País vai viver sob ameaça de Golpes Militares?
Com pessoas que não dão a mínima para o Estado Democrático de Direito?
Enquanto tranquilamente uma Elite Financeira Manipuladora se serve delas?

Deixe seu comentário

Leia também