PT acusa revista IstoÉ de fazer “jornalismo bandido”

Tempo de leitura: 2 min
Os cinco jornalistas que fizeram a diferença na cobertura da Lava Jato, que acabará levando Lula para trás das grades. Da esquerda para a direita: Vladimir Neto, da TV Globo; Ricardo Brandt, do Estadão; André Guilherme, do Valor; este que vos fala Germano Oliveira, da ISTOE; e Flávio Ferreira, da Folha de S.Paulo. Faltaram outros grandes repórteres como Fausto Macedo, do Estadão, Cleide Carvalho, do Globo. Essa turma é da pesada e se reuniu hoje na sede do TRF4, em Porto Alegre, quando os desembargadores condenaram Lula por 3 a 0 a 12 anos e 1 mês de cadeia. Ainda da para confiar na Justiça. Texto de Germano Oliveira para foto que publicou nas redes sociais.

Da Redação

A reportagem de capa da revista IstoÉ que está nas bancas basicamente acusa a namorada do ex-presidente Lula, Rosângela Silva, a Janja, de mandar no PT.

De acordo com o repórter Joaquim de Carvalho, do Diário do Centro do Mundo, o autor do texto, Germano Oliveira, faz carreira espalhando fake news sobre o ex-presidente Lula.

Uma delas? Que Lula, preso, usaria um “boi” no Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná.

“Boi” é o nome dado ao buraco no chão que os presidiários utilizam em suas celas para ir ao banheiro.

Germano criou na cabeça dos leitores uma imagem degradante para o ex-presidente Lula, por ignorância ou maldade.

Germano descreveu, com ares de dramaticidade:

A cela, com uma janela e porta em aço, conta com um vaso sanitário no chão (o chamado boi), com pouca privacidade, e um tanque com torneira. Os agentes penitenciários asseguram que é possível bebê-la sem sobressaltos – a água, fornecida pela Sanepar, esclarecem, é potável. Mas se Lula exagerar no consumo, não tem conversa: a água será cortada.

Era tudo ficção, já que, lembra Joaquim, “tendo comandado as Forças Armadas, o ex-presidente tem direito legal à prisão em sala de estado de maior”.

Mas, não foi apenas isso.

Quando trabalhava em O Globo, Germano ajudou a plantar a história fake do tríplex do Guarujá.

Inventou um reveillon de Lula e e da ex-primeira dama Marisa que nunca existiu.

Joaquim descreve:

Quando trabalhava em O Globo, Germano escreveu que Lula e Marisa passariam o Reveillon no triplex do Guarujá.

O casal não só não passou o Reveillon lá como não pernoitou uma única vez no imóvel. Motivo óbvio: não era deles.

Quando fez a reportagem, Germano inventou a imagem de Lula e Marisa no Reveillon do triplex do Guarujá não para falar de corrupção ou lavagem de dinheiro, mas para mostrar que o casal estaria sendo beneficiado no cronograma de construção da OAS/Bancoop, responsável pelo imóvel.

A informação era para mostrar que outros donos de cota nos condomínios bancados pelo consórcio estariam sendo passados para trás.

O mais grave disso tudo?

No Brasil, procuradores e juízes utilizam notícias da imprensa para fazer acusações e produzir provas que resultam em condenações — como, aliás, aconteceu no próprio caso do ex-presidente Lula.

Nota do PT sobre o jornalismo bandido da IstoÉ

“O autor do texto e os responsáveis pela publicação serão mais uma vez acionados judicialmente pela contumaz conduta criminosa”

do site do PT

A matéria de capa da IstoÉ desta semana é mais um caso de jornalismo bandido dessa publicação que há muito perdeu qualquer traço de respeito pelos leitores, pelos fatos, pela verdade.

O monturo exala além dos limites da repugnância: mente e desinforma da primeira à última linha, ofende e insulta de forma covarde, sem chance de defesa.

É lixo.

O autor do texto e os responsáveis pela publicação serão mais uma vez acionados judicialmente pela contumaz conduta criminosa.

Devem arcar pelo que assinam enquanto acobertam os verdadeiros mandantes de suas ações; a mão escondida, mas bem conhecida, que corrompe a imprensa venal mas não tem coragem de mostrar a própria face.

Partido dos Trabalhadores


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Justiça Federal determina que União e Ibama contenham avanço de óleo no litoral nordestino

Decisão atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF).
Manchas de óleo chegam em Sergipe MÁRCIO GARCEZ / AGÊNCIA O GLOBO
POR O GLOBO

12/10/19 – 14h26 | Atualizado: 12/10/19 – 14h29

RIO — O juiz Fábio Cordeiro de Lima, da Justiça Federal de Sergipe, determinou neste sábado que a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) implantem barreiras de proteção nos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris e Real, “com o consequente monitoramento”, para que manchas de óleo que começaram a aparecer nas praias da Grande Recife não se espalharam pela região. O magistrado decidiu que os órgãos públicos devem tomar as providências em um prazo de 48 horas, sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A Justiça acolheu o pedido do Ministério Público Federal de Sergipe (MPF-SE) que entrou com uma ação urgente para que a Justiça obrigasse o Governo Federal a tomar medidas efetivas de proteção no litoral sergipano.

“O Governo Federal está sendo, absolutamente omisso, porque nós não estamos, sequer, até agora, discutindo medidas de proteção, que já existem, já se sabe quais são.
Simplesmente não se dá o mínimo passo nessa direção. Isso não é apenas um descompromisso com o Meio Ambiente, isso é uma total falta de respeito com a sociedade sergipana, brasileira e até de todo o planeta.
Afinal de contas, são impactos não controlados e que precisam um tratamento adequado”, afirmou o procurador do MPF.
“Desde o primeiro instante os Planos Estratégicos de Proteção de Áreas Vulneráveis (existentes e aprovados pelo órgão ambiental competente) poderiam ter sido acionados em Sergipe, de modo a serem implementadas todas as medidas necessárias de contenção e recolhimento do material poluente”, diz um trecho da ação.

Na Decisão, o Juiz Federal determinou que a União, junto com o Ibama, implante barreiras de proteção nos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, VazaBarris e Real, no litoral sergipano, “com o consequente monitoramento”.

A medida deve ser adotada em até 48 horas, para evitar uma contaminação maior do óleo de origem desconhecida que tem se espalhado pelo litoral do Nordeste brasileiro.

Em caso de descumprimento da Determinação Judicial pelo Governo Federal, o Juiz fixou Multa Diária no valor de R$ 100 Mil.

(Com informações da
Agência Brasil e do G1)

Zé Maria

O PT não acusa.
O PT se defende do Anti-jornalismo
praticado pela Milícia da Lava Jato
infiltrada na Imprensa-Empresa Mafiosa
que está sendo desmascarada
pela #VazaJato do Intercept.

Porque os Bandidos instalados na Mídia Empresarial,
fundamentalmente do Sul/Sudeste do País,
integram a Organização Criminosa
montada dentro do MPF e do Judiciário com a
evidente finalidade de exterminar
os Líderes Petistas da Vida Pública
e de extinguir o Partido dos Trabalhadores (PT) -tal como já idealizava o Bornhausen nos idos do FHC na década de 1990,
época de triste memória em que
o PSDB e o PFL (hoje DEM) detinham uma eventual Hegemonia Político-Partidária,
graças ao apoio irrestrito dessa Mesma
Mídia Venal Anti-Patriótica, Corrupta,
Comprada e Vendida, onde começou a ser construído
o NeoFascismo Anti-Lulopetista,
senão a Aversão Diabólica a toda a Esquerda.

“Os Maus também envelhecem” …
Às vezes, renovam-se …

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL891542-16021,00-LULA+DIZ+QUE+NAO+HOUVE+MENSALAO.html
http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/rafael-martini/noticia/2016/04/jorge-bornhausen-o-pt-nunca-teve-condicoes-de-governar-este-pais-5702754.html

Deixe seu comentário

Leia também