VIOMUNDO

Diário da Resistência


Proposta do PT para superar a crise dos combustíveis retoma aumento único, anual, para o gás, a gasolina e o diesel
Política

Proposta do PT para superar a crise dos combustíveis retoma aumento único, anual, para o gás, a gasolina e o diesel


25/05/2018 - 12h15

Da Redação

Em discurso na manhã desta sexta-feira no Senado, o senador Lindbergh Farias, líder do partido, apresentou três propostas para superar a crise dos combustíveis, que levou à greve dos caminhoneiros e paralisou o país.

A primeira delas seria retomar os reajustes anuais, como acontecia no governo Lula. Desde que o golpe derrubou Dilma Rousseff e Michel Temer assumiu, mudando a política de reajustes, já aconteceram 229 aumentos nos preços.

Outra proposta do PT é de que o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, abra as contas da estatal, para explicar por que o óleo diesel custa mais no Brasil — grande produtor mundial — do que em outros países.

Se a terceira proposta fosse adotada, ficaria suspensa a isenção de impostos oferecida às petroleiras pelo governo Temer que, segundo Lindbergh, custará este ano R$ 16 bilhões.

“O Pedro Parente, do governo Fernando Henrique Cardoso, que fez o apagão energético, está fazendo um novo apagão”, denunciou o senador petista.

Lindbergh criticou o acordo fechado entre o governo e representantes dos caminhoneiros, que transferirá recursos do Orçamento para cobrir eventuais perdas da Petrobrás, com a redução do preço do óleo diesel.

Segundo ele, vai resultar na transferência de dinheiro dos brasileiros mais pobres para os grandes acionistas da Petrobrás, muitos dos quais estrangeiros.

Ironicamente, o primeiro vôo a ser cancelado por conta da greve dos caminhoneiros e falta de querosene, no aeroporto de Brasília, foi o da American Airlines com destino a Miami.

Veja acima a íntegra dos discursos da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e do senador Lindbergh.

Leia também:

Erika Kokay: Onde foram parar os paneleiros e os patos?

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.