VIOMUNDO

Diário da Resistência


Proposta do PT para superar a crise dos combustíveis retoma aumento único, anual, para o gás, a gasolina e o diesel
Política

Proposta do PT para superar a crise dos combustíveis retoma aumento único, anual, para o gás, a gasolina e o diesel


25/05/2018 - 12h15

Da Redação

Em discurso na manhã desta sexta-feira no Senado, o senador Lindbergh Farias, líder do partido, apresentou três propostas para superar a crise dos combustíveis, que levou à greve dos caminhoneiros e paralisou o país.

A primeira delas seria retomar os reajustes anuais, como acontecia no governo Lula. Desde que o golpe derrubou Dilma Rousseff e Michel Temer assumiu, mudando a política de reajustes, já aconteceram 229 aumentos nos preços.

Outra proposta do PT é de que o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, abra as contas da estatal, para explicar por que o óleo diesel custa mais no Brasil — grande produtor mundial — do que em outros países.

Se a terceira proposta fosse adotada, ficaria suspensa a isenção de impostos oferecida às petroleiras pelo governo Temer que, segundo Lindbergh, custará este ano R$ 16 bilhões.

“O Pedro Parente, do governo Fernando Henrique Cardoso, que fez o apagão energético, está fazendo um novo apagão”, denunciou o senador petista.

Lindbergh criticou o acordo fechado entre o governo e representantes dos caminhoneiros, que transferirá recursos do Orçamento para cobrir eventuais perdas da Petrobrás, com a redução do preço do óleo diesel.

Segundo ele, vai resultar na transferência de dinheiro dos brasileiros mais pobres para os grandes acionistas da Petrobrás, muitos dos quais estrangeiros.

Ironicamente, o primeiro vôo a ser cancelado por conta da greve dos caminhoneiros e falta de querosene, no aeroporto de Brasília, foi o da American Airlines com destino a Miami.

Veja acima a íntegra dos discursos da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e do senador Lindbergh.

Leia também:

Erika Kokay: Onde foram parar os paneleiros e os patos?

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta