Prefeitura mira em ônibus na hora certa nos pontos de São Paulo

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Este post nasceu de questionamentos feitos por motoristas de táxi à implantação das faixas de ônibus em São Paulo. Os taxistas estão particularmente irritados com o promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes, que quer retirá-los das faixas exclusivas com a alegação de que atrasam os ônibus.

Os taxistas confundem as atribuições do MP com as do prefeito e geralmente atacam Fernando Haddad por uma decisão que não é dele.

Além disso, dizem que as faixas provocaram congestionamento. Que faltam ônibus. Que faixas exclusivas são uma peça de marketing eleitoral, já que exigem apenas tinta e algumas placas.

Como são 35 mil taxistas disseminando estas opiniões diuturnamente em São Paulo e não é possível encontrar um contraponto ao que eles dizem na grande mídia, fomos ouvir o secretário de Transportes da Prefeitura, Jilmar Tatto, sobre o assunto.

São Paulo tem hoje 440 km de faixas exclusivas. Outros cem serão implantadas em 2014 e mais cem em 2015.

A decisão decorre de levantamento estatístico: com as mudanças já feitas, cerca de 3 milhões de paulistanos estão economizando 38 minutos por dia em transporte (a média gasta por pessoa é de 2h30m por dia).

O secretário diz que é um mito, espalhado por parte dos motoristas, que as faixas tenham piorado o trânsito para os automóveis na cidade.

Ele diz que o aumento dos congestionamentos é vegetativo, ou seja, relacionado ao aumento do número de veículos.

Com a implantação das faixas, muitas conversões à esquerda foram proibidas e substituídas por retorno à direita, em loop, o que acelerou o trânsito mesmo para automóveis em alguns pontos da cidade, diz o secretário. Ele cita como exemplo trechos do chamado corredor Norte-Sul.

A Prefeitura trabalha com dois dados que considera essenciais para demonstrar que o plano está funcionando: aumento da velocidade dos ônibus de 14km/h para 20km/h, em média, e a recente recuperação no número de passageiros que andam de ônibus. Tinha havido uma queda de 24 milhões entre 2011 e 2012 e houve um aumento de 6 milhões entre 2012 e 2013, atribuído à maior rapidez dos coletivos.

Um exemplo específico dado pelo secretário é das linhas entre Itaquera e o Parque Dom Pedro, que de 14 mil passaram a transportar 40 mil passageiros por dia. Com um detalhe: neste trecho os ônibus são mais rápidos que o Metrô.

Com a central de monitoramentos que agora acompanha em tempo real toda a frota de 15 mil ônibus, através do GPS (veja aqui), o próximo passo é atacar os gargalos. Este ano serão feitas 300 pequenas obras de adequação para acelerar os ônibus em pontos críticos.

Hoje, quem acompanha a frota pelo Olho Vivo pode ver os pontos de lentidão. As linhas em verde marcam os lugares onde os ônibus andam acima de 20 km/h; as amarelas, entre 15 e 20 km/h; as vermelhas, até 15 km/h.

O objetivo é promover o desenvolvimento de aplicativos como o Cadê o Ônibus, para que os usuários possam acompanhar a frota em tempo real em seus celulares.

“Queremos dar maior velocidade à frota e mais informação aos usuários sobre onde ela está”, diz o secretário.

Os novos corredores de ônibus, que serão implantados até 2016, vão dispor de 150 km de fibras óticas, com o objetivo de dotar os pontos de painéis eletrônicos dando aos passageiros a previsão exata da chegada dos ônibus.

Dois mil pontos dentre os mais movimentados terão tablets com informações para os usuários.

O secretário diz que não faltam ônibus em São Paulo, mas planejamento.

Está em andamento uma reorganização da frota, para adequá-la às necessidades de cada região, que agora podem ser aferidas praticamente em tempo real.

Segundo a Secretaria de Transportes, o plano do prefeito Fernando Haddad é de dar previsibilidade aos ônibus, assim como existe em outras capitais do mundo, permitindo ao usuário se programar e reduzir a espera em pontos, especialmente naquelas linhas com maior espaçamento.

Por isso, o secretário insiste que a tendência da Prefeitura é autorizar apenas o trânsito de ambulâncias pelas faixas, reduzindo assim a possibilidade de barreiras nos caminhos dos ônibus.

Considerando a quantidade de imprevistos que acontecem em São Paulo, é uma tarefa gigantesca garantir que o ônibus número x vai chegar ao ponto exatamente às 7h47m, mas vale a pena tentar, especialmente se é para garantir mais alguns minutos de sono à população que usa transporte público.

Informei à assessoria do secretário que deixaria o espaço aberto nos comentários para críticas e sugestões de leitores.

Leia também:

O rumo do dinheiro que irrigava o propinoduto tucano


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Comentários

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marcosomag

Politicamente, taxistas paulistanos sempre estiveram á direita no espectro político. São malufistas históricos e hoje, votam nos tucanos e na “bancada da segurança” como Coronel Telhada, Conte Lopes e Major Olímpio.

A tendência é de cristalização desta posição política pois não há jovens na profissão. Seus filhos tiveram a oportunidade de estudar graças às políticas inclusivas no ensino superior implantadas pelo PT no Planalto.

Não creio que sejam responsáveis pela lentidão nos corredores de ônibus, ms sim, que corredores mal projetados ou propositalmente “estragados” na “jestão” Serra/Kassab sejam os culpados.

Corredores à esquerda devem ter pontos bem afastados entre sí, entre 500 e 600m entre um e outro para que os ônibus tenham velocidade. O Kassab estragou o Corredor Rebouças colocando mais alguns pontos entre o HC e o Shopping Eldorado (eram só 4, no projeto original) e travou um dos melhores corredores da cidade.

Luís CPPrudente

Parabéns ao promotor Maurício Ribeiro por impedir que os táxis (que são automóveis particulares com no máximo três passageiros, incluindo o motorista) circulem no mesmo espaço de um ônibus (que carrega no mínimo 15 passageiros).

Os taxistas têm que se submeter aos interesses da maioria e não da minoria.

Cristiane Carvalho

Moro em Osasco, onde também foram implantados os corredores. Utilizo o ônibus por lá há muitos anos e posso dizer que realmente eles melhoram a vida dos passageiros. O percurso que antes era feito em meia hora hoje é feito em 10 minutos! Sempre existiram congestionamentos nas vias principais, mas isso foi melhorado com a proibição do trânsito de caminhões em determinadas vias e readequação de trajeto dos carros. Acredito que um conjunto de medidas diversas pode, sim, melhorar tanto a vida dos passageiros quanto dos motoristas.

FrancoAtirador

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Pelo sectarismo, o MPL perdeu uma grande chance

de qualificar o transporte público em São Paulo,

ao se recusar ao diálogo com o Prefeito Haddad.
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Derrubar o PT e colocar qualquer coisa no lugar,

para depois fazer revolução popular socialista,

parece não ser uma boa alternativa no momento.
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    Lucas G.

    sectarismo?? eita, alhos com bugalhos… por acaso agora prefeitura é movimento social? Deixe de devaneios. Movimento social tem que ser autônomo a qualquer governo, independente do que pense ou como atue o PT e seus métodos de “pacificação”.

    José X.

    “Autônomos a qualquer governo”, desde que não seja o PSDB né. O MPL nunca protestou contra Serra e Alckmin.

Maria Libia

O ônibus Santa Isabel/Rio Pequeno carrega 35 pessoas sentadas e 38 em pé, de acordo com a informação no próprio ônibus. Ao todo são 73 pessoas que ele carrega. Sabemos que na hora máxima do trânsito a coisa é realmente um sufoco, pois o número de pessoas no coletivo é bem maior. Por que, então, os antigos prefeitos só deram atenção aos carros? É porque São Paulo não dá atenção a maioria que vive na cidade, tudo é feito pelos e para os privilegiados, os cheirosinhos de Higienópolis (bairro que não se perca pelo nome).

sofia

Caramba. E porquê a Prefeitura não coloca estas e outras informações nas tvs dos ônibus e metrô ?

Helio Pereira

Vivemos em uma CIDADE INJUSTA ,esta na cara que se for permitido aos Táxistas usarem as Faixas exclusivas pra onibus,os que tem mais recursos,vão começar a deixar seus “carrões” nas garagens e contratar Táxistas todos os dias PREJUDICANDO quem depende do transporte coletivo.
Quem tiver pressa,que peque o Transporte Publico.

Rubens Correia

Com a implementação das faixas é fato, constatado e aprovado, que os
deslocamentos por meio dos ônibus melhorou muito. Por exemplo, no extremo sul da Zona Sul. Pergunte aos usuários das linhas de ônibus, por aqui…
Não há como negar. O prefeito acertou na mosca. A questão é que a urubuzada dessa mídia CAPENGA NUNCA divulgará. Por que? Advinhem?

Márcia

Havendo vontade política tudo flui, até os ônibus de Sampa. Parabéns, Haddad e equipe.

Claudius

Público e privado são antônimos, por definição. Tentar juntar isso é impostura.

Podem fazer o que quiserem, não vai dar certo e, se der, vão estar gastando mais que o dobro do que seria suficiente.

    Maria Libia

    Não é que não vai dar certo, já está dando certo, pelo menos para mim que preciso ir, do Butantã para o Instituto do Coração. O ônibus Praça Sta. Isabel vai rapidinho, rapidinho. Antes teria que pegá-lo as 5:30, hoje pego a 6hs. Claudius, morda seu cotovelo de inveja.ksksksksksk

    André LB

    Credo, que crítica mais ranheta… “ainda se der certo vai dar errado”! Pra gente assim, qualquer coisa que fizerem vai ser uma porcaria.

    Nessas horas penso que, se fosse possível escolher em plebiscito que a humanidade atingisse a paz e felicidade universais, sem ônus, ainda assim não teríamos uma votação unânime.

Joelma Diniz

Excelente matéria sobre o Helicóptero do pó !!!

http://www.vice.com/pt_br/read/policial-conta-como-apreendeu-o-helicoptero-do-po

    Luís CPPrudente

    O que será que os taxistas dizem do helicóptero do pó? Talvez eles estejam defendendo o helicóptero do pó como defendem os seus interesses privados sobre os interesses coletivos.

    Taxistas têm que circular fora da faixa exclusiva dos ônibus e ponto final.

Fernando

Não adianta a prefeitura petista tomar medidas boas como essas se o governo federal fica estimulando as pessoas a consumir automóveis.

    Ulisses

    Companheiro, eu tenho automóvel e uso o ônibus para ir ao trabalho. É muito mais prático que enfrentar o centro todo dia e procurar estacionamento. Meu carro fica na garagem para usar em saídas a noite e final de semana com minha família. Assim como eu, muitos onde eu trabalho fazem o mesmo. Não culpe o governo federal por permitir um sonho de consumo de todos brasileiros que antes apenas uma pequena parcela da população tinha.

    Fernando

    Sair à noite e no fim de semana… é justamente isso que os capitalistas querem! Mercantilizaram o tempo livre do trabalhador.

    Eles saem ganhando mesmo quando você está de folga.

    francisco pereira neto

    É uma sugestão das mais sensatas que eu já li no estilo Luiz Carlos Prattes.http://www.youtube.com/watch?v=w2_QlYOSDqs
    O governo federal deveria fechar todas as indústrias que fabricam carros no país. Pois assim não é possível se locomover nas grandes metrópoles como São Paulo. O descaso dos governantes nestas cidades por décadas, em não priorizar os transportes públicos, agora gera uma solução fácil e ignorante.
    Metro com mais de quarenta e cinco anos, construiu algo em torno de 50km de linha. Praticamente 1km por ano. Hoje dá para entender porque esse andar de tartaruga. Pelo menos nos últimos vinte anos de governo PSDB, era fonte segura de recursos para caixa dois de campanhas eleitorais e propinas aos montes. “Contratos” desses a gente não se faz todos os dias com empresas como Siemens e Alstom. Os ônibus elétricos além de não poluírem eram eficientíssimos, mas resolveram extinguir depois que acabaram com a CMTC.
    Quando um governante se desdobra para começar a colocar ordem no caos dos transportes e que pelos resultados começam a dar resultados, um iluminado sugere que carros só deve se usados pela grã-finagem.
    Voltando a falar sério, essa reportagem é muito importante, porque não vi em nenhum lugar da grande mídia. Com todos esse detalhes com recursos para busca em tempo real, o usuário poderá se programar melhor para tomar o seu ônibus.
    Seria bom o prefeito Haddad começar a ver quem realmente quer contribuir com a sua administração, pelo menos divulgando informações de utilidade pública, que é um dos papéis do jornalismo cidadão, e não ficar com nhenhenhém com a Folha, por exemplo.
    Quanto aos taxistas, eu acho que eles devem apresentar sugestões ao prefeito para melhorar os seus trabalhos e não ficar reclamando o leite derramado, até porque o transporte de massas era em escala de importância, o primeiro a ser resolvido.

    Trabalhador brasileiro

    A inveja é uma m….

    Edmilson

    Deixa de conversa fiada, rapaz! Vou para o trabalho de metrô. E tenho meu carro na garagem, que uso não só para lazer, mas também para fazer compras, visitar parentes que moram longe e outras necessidades. Qualquer trabalhador pode almejar isso, por que não? Os governos devem investir em transporte público de qualidade para que os deslocamentos quotidianos não atravanquem o trânsito. Mas almejar ter um carro para quando precisar ou quiser usar é um direito legítimo de qualquer pessoa.

Palmeira

Taxista também é capitão do mato. (entenderam o também?)

Dia de ano novo telefonei pra 5 taxistas em Mairiporã. Ninguém no ponto. E um deles tem frota de 17 carros. Era festa não é? E tinham que ficar com a família! Mas agora eles tem licença até para deixar a linha pra família. Que coloquem na cabeça que concessão é concessão. E tem ou deveria ter contrapartida.
Dia de ano Novo de noite procurei táxi no Santana. Nenhum. Fui a pé de madruga até minha casa.Conversando com um deles após o fato, este me disse: ” mas era festa e eu tive que ficar com minha família, e ademais só trabalhamos no horário do metrô”. (era horário de metrô)
Ele mesmo me disse que já foi roubado por motorista de táxi no trajeto, em cidade grande.

Luís Carlos

Não moro em SP, mas cada vez que vou aquela cidade fico espantado com o atraso do trânsito. É deprimente ver que SP ainda não tinha sequer corredores de ônibus (ou faixas exclusivas) que já existem em cidades com Porto Alegre e Curitiba há décadas. E alguns ainda reclamam da mudança como se o trânsito de SP fosse ótimo, quando é no mínimo péssimo.

augusto2

registre-se positivamente q os novos onibus (V Sambahiba) modelo Millenium BRT ja incorporam muitas evoluçoes e melhorias internas em relaçao aos velhos chassis de caminhao que rodam por ai. Ufa! E as outras empresas??

Elias

PARA OS MOTORISTAS DE TÁXI DE SÃO PAULO (indicação minha)

O Demais

Aproximei-me do largo da igreja de Santo Amaro, essa igreja simples que é encimada por quatro velhas estátuas que deviam ser tombadas, tal a expressão que exprimem. Estátuas anônimas de santos anônimos.

Aproximei-me de uma fila de táxis e perguntei ao primeiro chofer:
– Onde está o Demais?
– No cemitério. Levamos ele pra lá o mês passado!

O Demais. Esse apelido evoca para mim qualquer coisa de santo. Tratava-se de um velho chofer de praça em Santo Amaro.

Muitos anos atrás, um perseguido político que se escondia numa casa desocupada, fez chamar um táxi. O carro chegou guiado por um velho cafuzo.
– Você pode me levar?
– às ordens.
– Mas quero lhe dizer que estou fugindo da polícia.
– Não tem importância, pode subir.
– Bem, está certo. Só que eu não sei para onde ir. Sou comunista. Querem me prender.
– Não tem importância. Suba!
– Mas para onde o senhor vai me levar?
– Para minha casa. Eu trabalho de noite. O senhor dorme em minha casa. Eu durmo de dia…

Foi assim que Demais salvou numa hora dura, um homem que militava nas fileiras de um partido ilegal.

Soube no ano passado que ele estava vivo e trabalhando ainda. Procurei duas vezes inultimente.

Agora ele partiu sem me dar um abraço de despedida.

(24-fevereiro-1954 – Oswald de Andrade)

Esse pequeno conto está no livro Telefonema do autor supracitado.

Cibele

Ótimo, era isso que eu estava cobrando de vocês, que falassem do governo da cidade de forma positiva ou neutra, ao menos. Se ficamos só com a versão da prefeitura, tudo fica parecendo cor de rosa. Se olhamos pra mídia rica, parece o pior prefeito de todos os tempos. Ajudem-nos, os blogues têm força, gostaria de saber mais sobre o Rede Hora Certa por aqui. Abraços.

Elias

PARA OS MOTORISTAS DE TÁXI DE SÃO PAULO

Aproximei-me do largo da igreja de Santo Amaro, essa igreja simples que é encimada por quatro velhas estátuas que deviam ser tombadas, tal a expressão que exprimem. Estátuas anônimas de santos anônimos.

Aproximei-me de uma fila de táxis e perguntei ao primeiro chofer:
– Onde está o Demais?
– No cemitério. Levamos ele pra lá o mês passado!

O Demais. Esse apelido evoca para mim qualquer coisa de santo. Tratava-se de um velho chofer de praça em Santo Amaro.

Muitos anos atrás, um perseguido político que se escondia numa casa desocupada, fez chamar um táxi. O carro chegou guiado por um velho cafuzo.
– Você pode me levar?
– às ordens.
– Mas quero lhe dizer que estou fugindo da polícia.
– Não tem importância, pode subir.
– Bem, está certo. Só que eu não sei para onde ir. Sou comunista. Querem me prender.
– Não tem importância. Suba!
– Mas para onde o senhor vai me levar?
– Para minha casa. Eu trabalho de noite. O senhor dorme em minha casa. Eu durmo de dia…

Foi assim que Demais salvou numa hora dura, um homem que militava nas fileiras de um partido ilegal.

Soube no ano passado que ele estava vivo e trabalhando ainda. Procurei duas vezes inultimente.

Agora ele partiu sem me dar um abraço de despedida.

(24-fevereiro-1954 – Oswald de Andrade)

    Elias

    Esse pequeno conto está no livro Telefonema do autor supracitado.

Guanabara

O que também precisa melhorar é o conforto do veículo. Não há respeito pela quantidade máxima de passageiros, muitos improvisam lugares para se sentar e a higiene dos assentos deixa muito a desejar. O assento acolchoado, embora, em um primeiro momento, pareça confortável, acumula muita sujeira, o que já não ocorre, por exemplo, nos bancos de fibra do metrô. Além disso, o metrô paulistano finalmente se rendeu ao ar condicionado, e que tem que ser levado em conta para uso nos ônibus. Se a prefeitura realmente quer estimular as pessoas a aderirem ao transporte coletivo, deve levar em consideração esses aspectos, e não só o tempo de viagem.

Agora, o que parece mais difícil mesmo de se resolver é o que o Lucas G. comentou por aqui. Esse, sim, é o maior entrave ao desenvolvimento do transporte público de qualidade (em todo o país…).

Hélio Pereira

O secretário esta CORRETO,toda prioridade tem que ser dos onibus e os Táxistas não podem ter nenhum previlégio.
Se abrir exceção pra Táxi,carros de Policia,carros oficiais da AL ou da Câmara,Ambulâncias,Produtos Pereciveis etc o objetivo de agilizar o Transporte Coletivo,deixara de existir,portanto sem Previlégios.

    Alex Back

    Que completo absurdo!

    Quer dizer então que se alguém estiver em uma ambulância, em uma situação de completa emergência, que morra no congestionamento?

    Helio Pereira

    Não Sr Alex Back,pois Ambulâncias já tem Preferências em qualquer via publica,inclusive nas Faixas exclusivas o mesmo ocorre com carros do corpo de Bombeiros.
    Minha intenção foi mostrar que: não se deve abrir exceção pra Táxista,se algum Passageiro de Táxi quizer ir mais rápido,que desça e utilize o Transporte Coletivo,pois se não for assim,aqueles “Bacanas” que tem mais recursos vão deixar os Carrões nas garagens e usar Táxi todos os dias,prejudicando quem depende do Transporte Coletivo.
    Sr Alex se abrir exceção pra Táxista,logo outros setores vão querer o mesmo,sendo assim que os Corredores sejam usados apenas por onibus.

jairo

Porto Alegre tem faixas exclusivas(chamadas de corredor) para onibus. Localizam-se no centro das avenidas. Uma faixa em cada sentido com estações de embarque e desembarque.As lotações(micro ônibus), que é uma concessão regulamentada pela prefeitura e táxis não podem circular nelas. Outro serviço muito bom são as linhas transversais, que possibiitam atravessar a cidade em todos os sentidos, não passando pelo Centro Hitórico.Outro bom exemplo é Curitiba. São serviços com mais de 30 anos. A cidade de São Paulo está atrasada em privilegiar a circulaçã de ônibus.

Enrico

É fundamental informar os horários (ainda que aproximados) que cada linha de ônibus passa por cada ponto (a empresa lá foi rápida para colocar propaganda, mas abrigo e informação sobre as linhas, nada).

Neste aspecto, é fundamental para o usuário dar um nome para cada ponto (com um ponto de referência ou com nome da rua perpendicular mais próxima). Isso ajuda o usuário a saber em que ponto descer e onde pegar o ônibus, ajuda para itinerários recuperados online, e, no futuro, os ônibus podem informar cada parada (como em várias cidades da Europa), como no metrô.

Hoje, se você pega um itinerário no Google Maps, ele diz, digamos, para você descer na “Avenida Faria Lima altura do número 3.405″… Mas de noite, não se vê número nenhum! Com essa informação, não dá nem para pedir ajuda para o cobrador. Agora, se o ponto da Faria Lima tivesse um nome, sei lá, “Iguatemi”, “Rebouças”, ou “Largo da Batata”, aí ficaria mais fácil até de pedir ajuda.

Também ajuda colocar mapa das cercanias do ponto, informando onde são os outros pontos (e que linhas passam por aqueles locais), como você tem em Londres e várias outras cidades (isso ajuda até os pedestres que não conhecem a região)…

É fundamental ter mais informação, não só em aplicativos e na internet, mas nos próprios pontos de ônibus. É fundamental mais previsibilidade (para mim, esse fator muitas vezes me leva a sair de carro se eu tenho um compromisso, apesar de ODIAR dirigir). Se eu sei que horas o ônibus passa e mais ou menos quando vai chegar no meu destino, mesmo se levar mais tempo que a viagem de carro, eu vou de ônibus.

Nos grandes corredores, poderiam ser mais sistemáticos e precisos os luminosos que informam a quantos minutos o(s) próximo(s) ônibus está daquele ponto.

    Maria Libia

    Enrico, você leu a reportagem? Parece que não. A Prefeitura de São Paulo está começando, COMEÇANDO, um trabalho que não se resolve do dia para noite. Por enquanto, fazer os ônibus andarem mais depressa é que é importante. Aos poucos teremos essas bijuterias. Aguarde.

Alex Back

Gostaria de saber aqui se a questão é sobre transporte público ou transporte coletivo.

Pois, até onde sei, táxi é transporte público.

No início do artigo, é mencionado “Os taxistas estão particularmente irritados com […] a alegação de que atrasam os ônibus.”

Ora, ao longo do texto, diversos índices são apresentados para mostrar como o transporte por ônibus melhorou em São Paulo. Aplaudo! Ponto pra prefeitura!

Mas… cadê os dados para sustentar que os taxistas atrasam os ônibus? Cartear uma alegação sem dados, aí fica fácil…

Da mesma forma que alguém pode levantar a alegação de que a administração municipal está entregando de mão beijada quilometros e mais quilometros de vias públicas para exploração exclusiva da iniciativa privada e, ao aumentar a eficiência do transporte público, aumentar por tabela a lucratividade do setor. Eu, pessoalmente, ainda prefiro acreditar nos ganhos que a sociedade está tendo.

De qualquer forma, a minha questão que fica é: cadê os dados pra alegar que os táxis “atrasam os ônibus”?

    Luis Otávio

    Alex, foi feita uma pesquisa pela CET onde fica comprovada esta interferência. Não tenho cópia do trabalho, mas vou tentar levantar e colocar para o Azenha divulgá-lo. Foi este trabalho que serviu de base para a ação do MP.
    É realmente importante que seja divulgado.

    Alex Back

    Obrigado! Ficamos no aguardo.

Jairo Vieira

Parabens ao prefeito Haddad, espero que continue na luta por uma São Paulo melhor. Pelo aqui exposto, concluo que o que falta é comunicação com os paulistanos, de modo a esclarecer a todos as modificações que estão sendo implantadas em São Paulo.

FVX

Sinceramente, este Secretário só deve andar de helicoptero pela cidade. Primeiro o taxi não inviabiliza o corredor, o taxi tambem é um serviço publico portanto não pode ser comparado ao carro particular ele é apenas mais uma opção.
O taxi não atrasa o onibus. E não se pode previlegiar um pelo outro acreditando que isto traga um beneficio.

    Alexander De Large

    Taxista ?

    FVX

    Não.

    José Marcos

    Taxi, não é transporte público.É o mesmo que deixar seu carro em casa e contratar um motorista particular por um cerro tempo ou trecho viário.

    Palmeira

    Eles querem a volta dos tempos de Maluf, financiamento pra táxi em 20 anos, e etc.

    Quanto à bandeirada acho que podem aumentar o valor. Eu sinto que pago valor baixo quando uso, mas vamos ver….

    FVX

    Assim como o onibus o taxi tambem é uma concessão de serviço publica. E o que quero dizer que não é previlegiando o onibus que continua sendo remunerado por cabeça e não por viagem que iremos ter um sistema de transporte decente na cidade

    Luís CPPrudente

    O máximo de passageiros que um táxi carrega são quatro passageiros e mais o motorista. Cinco no total. Duvido que isto ocorra, taxista não quer levar mais que três passageiros. Já um ônibus, leva muito mais de vinte passageiros.

    Então um táxi (que no máximo e hipoteticamente carrega cinco pessoas)tem que ter a mesma prioridade que um ônibus (que carrega no mínimo dez passageiros)?

    Táxi é como se fosse um veículo particular, transporta poucas pessoas.

    Carlos

    Os táxis ficam andando bem devagar para apanhar passageiros e com isso atrapalham em muito o trânsito. Quando alguém faz sinal param abruptamente na frente de qualquer um sem preocupação com colisões. Atrapalham em muito.
    que sejam implantados pontos ao longo das vias e que somente ali possa se ter acesso ao serviço de taxis.

    Desiderius

    Com todo respeito ao seu comentário, porém táxi não é transporte público e não se pode comparar o relativo conforto de quem está dentro de um táxi pelo desconforto de um ônibus lotado.

    Thiago

    O táxi atrasa sim os ônibus nos corredores. Fique uma hora num ponto cheio de pessoas e observe.

Brasileiríssima

Uma quetão de saúde impediu-me de obter a habilitação para dirigir carro em São Paulo, motivo porque desde muito jovem utizei os serviços de taxi.
Com menor intensidade hoje, há ainda ocasiões em que necessito desses serviços maravilhosos, em especial numa cidade em que o trânsito – ampliado pelas muitas facilidades de compra dos automóveis e melhoria da renda – em parceria com a paixão nacional de ter um carro, vem aumentando nossa frota, tornando mais difíceis os deslocamentos, com a diminuição de nossa qualidade de vida.
Tenho ouvido e muito reclamações contra a faixa exclusiva de ônibus plor isso, venho argumentando seriamente com os motoristas que conheço, chamando suas atenções para os privilégios dsfrutados por quem toma o taxi, diferentemente de quem está num coletivo.
Por exemplo:
1- o serviço de taxi na atualidade, pára em minha porta, em horário pré- agendado ou telefonicamente contratado,não havendo espera ou exposição ao sol e à chuva, minimizando a possibilidade de violências contra os usuários;
2- não há paradas intermediárias, senão a DO MEU DESTINO FINAL;
3- se não souber o itinerário, o GPS resolve;
2 – desfruta-se de todo o conforto possível entre outros:
2.1 é um transporte privativo e customizado;
2.2 viaja-se sentado o tempo todo; com ou sem ar condicionado – a depender de consciêncoia sócio – ambiental- de cada um;
2.3 se quiser posso ter um diálogo com o condutor, se quiser posso ler; ser houver televisão no carro, escolho assistir ou não à programação oferecida; se quiser tb sugiro outro canal que desejar; posso impedir músicas das quais não partilhe o gosto musical;
2.4 No taxi se houver impedimentos no trânsito, ou na cidade, toma-se atalhos;

3 – Temos refletido sb as condições de quem é “obrigado” a se locomover de ônibus:
3.1 quem vai de ônibus em geral, é trabalhador ou trabalhadora;
3.2 sai de casa cedinho,com hora marcada para chegar no trabalho correndo o risco de perder o emprego se muitas vezes incorrer em atrasos;
3.3 fica exposto ao sol e à chuva, no aguardo de transporte público;
3.4 toma muitas vezes, mais de uma condução;
3.5 fica vulnerável à violências tanto enquanto aguarda as conduções,como qdo está em pé nos veículos;
3.6 está suscetível ao trânsito e suas inesperadas impossibilidades, como: manifestações,paralizações, acidentes,reparações ou novas obras públicas, todos impactantes na vida dos cidadãos e cidadãs.4 – Não se compara a exposição e desgaste – que reconheço desgastante para todos os motoristas – entre o condutor de um ônibus e a de um taxista;
5 – Argumentos outros:
5.1 executivos têm deixado de chamar taxis porque a proibição de acesso às faixas os fazem perder seus vôos. Contra- argumento que se são executivos e conhecem profundamente planejamento.
5.2 Muitas e muitos são usuários recentes, beneficiados pela nova condição de renda dos brasileiros. Citam idosos, pessoas em tratamento e que deixam de usar o serviço pela impossibilidade de utilização das faixas. Penso que os que deixaram de usar o transporte de massa, faz tão pouco, têm na memória como seria maravilhoso melhorar para todos a mobilidade urbana nessa Sampa desvairada…..Inclusive para eles mesmos.
7 – Por fim, concordo com todos e todas taxistas que viveram situações e fatos, deverão ser repensadas:
7.1 a cidade não estar preparada para a descida dos passageiros, pela ausência de ilhas próprias ao desembarque, deixando por exemplo doentes ou deficientes distantes de suas residências ou locais de tratamento; 7.2 retiradas de conversões em locais estratégicos, obrigando o motorista a dar voltas indesejadas para a finalização das corridas;
7.3 outras observações que considero relevantes para as quais a categoria tem se manifestado.
Entendo que qquer modificação será sempre passivel de aperfeiçoamento, assim que tal conversar mais sobre o que pode melhorar pra todos?

    zeca pacho

    Já que mostrou inteligência no argumento, agora use para fazer matemática. Se o trabalhador usa a condução duas vezes por dia útil, 5 dias por semana, 20 dias no mês, pagando 3 reais dá 120 reais. Supondo que a população troque os onibus pelos táxis – que é muito vantajoso, confortável, seguro – quanto vão pagar pela corrida no mesmo itinerário, casa-empresa, empresa-casa? Você acha que vai baixar os preços com a demanda? Você acha que eles moram perto pra pagar pouco? Você acha que ao sair do táxi não vai pegar chuva? Tem lugar coberto de sobra pro carro estacionar? Considerando que usuários de táxi tem mais grana, quem garante que não vai ser assaltado depois de sair do táxi?

    Do lugar onde eu moro, dá pra ver uma ponta dos fogos de artificio no fim de ano, festa que acontece numa ponte da ilha, sinal que não estou longe do centro, uma só corrida custa entre 30 à 35 reais! Agora faça a conta com o preço sugerido de 25 reais por corrida.

    400 reais no mínimo (se o taxista não ficar dando “voltas”). Você acha que todos os trabalhadores tem munição de sobra no cartucho? E 4 corridas por dia útil, quanto dá? Eu sou cadeirante, e é mais vantajoso andar de onibus do que de táxi. No táxi vc precisa de alguém pra te colocar no banco e colocar a cadeira no porta-mala, no onibus tem um elevador pra subir, e há um espaço reservado (supondo que uma empresa de onibus ofereça esse suporte) supondo também que uma empresa de táxi ofereça serviço para cadeirantes, se oferece, tem que ser com uma van adaptada também com elevador e espaço reservado. Agora eu pergunto: quanto vai custar esse serviço? Mais ou terá o mesmo preço?

    Brasileiríssima

    Zeca Pacho;
    Sou totalmente favorável à exclusividade dos ônibus na faixa para eles construídas. Quem – como eu anda de taxi – já tem tantos benefícios tornando-se necessário compreender a necessidade vital de garantir cidadania aos milhões que se deslocam diariamente para o trabalho, tratamentos, lazer e outros, valendo-se dos coletivos públicos. Sou totalmente a favor de tudo, mas tudo mesmo para aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras em Sampa!

fausto

Boa medida.
Falta agora deixar isso claro à população.
Tomara que o prefeito e o secretário não estejam esperando pelo Jornal Nacional.

    Aline C. Pavia

    Ou uma greve de taxistas na primeira semana de junho na abertura da Copa do Mundo para daí então dar uma entrevista exclusiva à Folha.

Bacellar

Haddad esta fazendo uma prefeitura excelente até agora, encarando os problemas de frente e com soluções inteligentes. Comparado à gestão Serra-Kassab mudamos da agua de esgoto pro vinho (vá lá que ainda é um vinho tipo Chapinha, mas tem muito pra desenvolver ainda). SP terá 3 anos de alívio, espero que a mídia e a Fiesp parem de sabotar.

Lucas G.

só falta tirar a indústria do transporte público da mão dos mafiosos que ganham dinheiro por catraca rodada e devolver à população o planejamento das linhas e da gestão do transporte público.

    Leo V

    Isso!

Antonio Idevano dos Santos

A mentira é a principal coisa a ser enfrentada pela Prefeitura, não uso mais o metrô para me deslocar da Penha ao Centro, a linha 4310-10 é mais confortável, carros novos, velozes e seguros operado por gente bem treinada, não é por acaso que o número de passageiros triplicou em pouquíssimo tempo de operação, já ensaiaram até protestos coxinhas pelo fim desta linha e voltar a era do caos, onde tínhamos um montão de linhas horrorosas de Itaquera e adjacências ao Centro, todas ineficientes.
Na minha maneira de entender, o processo está sendo bem conduzido no que diz respeito a mobilidade, e pessimamente enfrentado quando o assunto é comunicação com a população, a mentira está ganhando o jogo, veja o caso do corredor Matheo Bei/Rio das Pedras / Conselheiro Carrão, usuários do transporte individual (comerciantes) gritaram com protestos coxinhas e o poder público ficou quietinho, voltou atrás e o que era bom durou pouco, o caos voltou a reinar, me fez lembrar uma frase em filme de Mazaropi, ¨quem grita mais alto tem razão ¨.
Coragem Prefeito e Secretário, enfrentar a mentira é tão importante quanto melhorar o transporte público, estou pronto para colaborar.

    Thiago

    Dois/três anos trás eu enfrentava de uma a uma hora e meia no trânsito Corifeu/Eusébio Matoso/Rebouças/Consolação. Hoje enfrento no máximo 40 minutos. Pra chegar ao Shop Eldorado que é fica exatamente entre minha casa e o centro da cidade não passa de 20 minutos.

    Haddad por ter defeitos de todo tipo, pois ainda não vejo ele como uma pessoa de pulso firme. No entanto, seu projeto de corredores está funcionando bem.

Eva

É preciso utilizar as ferramentas de comunicação que já existem em alguns ônibus e em outros aparelhos da prefeitura.
Comunicação é essencial.

augusto2

Se estao planejando isso.
Se de fato ha planos ambiciosos e sabem aonde querem chegar.
Se ja ha ferramentas on line para serem usadas.
Se os 15 mil tem GPS sob controle da prefeitura.
se a velocidade ja aumentou consideravelmente.
Se o proprio uso e opçao diária pelo transp publico,cresceu.
Entao porq ninguem, quase ninguem SABE disso?
Devo concluir que o Tatto e o Haddad sao, do ponto de vista comunicaçao, duas múmias paralíticas?
(eu gostaria de ser mais diplomatico, mas não consegui!)

Mardones

Motoristas de táxis e de carro de passeio precisam entender que o trânsito precisa dar prioridade ao transporte coletivo pela quantidade de usuários do sistema.

Flavio Lima

Mas cadê o folheto informativo com a versão da prefeitura, para ser distribuído para os passageiros?
Pô, imaginação na comunicação é essencial.

sergio g.bastos

Agora com a boa vontade do poder publico aliado a nova tecnologia e planejamento tenho grande expectativas que teremos um transporte publico mais decente.assim espero.

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