Petróleo e poder: Como é a reserva da faixa do Orinoco

Tempo de leitura: < 1 min


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Robert

A produção mundial diária de petroleo esta estagnada ha anos
Inclusive a crise economica é sintoma d estagnação d produção/extração d petroleo, fato q acarretou na estagnação do PIB mundial tb
Portanto, a crise economica mundial está entre outros aspectos, ligada a escassez d petroleo barato (extraido na superficie e em meio terrestre) daqui p/ frente petroleo sera +: caro (extraido a grande profundidades em oceanos) e escasso; o 11/09 é ligado a escassez de petroleo barato, por ter sido “alibi” utilizado por bush p/ invadir iraque, uma das maiores reservas mundiais d petroleo barato (extraido na superficie em meio terrestre) ou seja, petroleo caro e barato não tem relação com $$ + c/ o retorno d energia em funçao da facilidade ou nao d sua extração, ou seja a energia q deverá ser empregada para retirá-lo façamos uma analogia simples: em uma arvore frutifera uma fruta em um galho baixo é imensamente mais barata do que uma fruta no ultimo galho da arvore, localizado a grande altura. Pq? pq uma vc arranca do pé sem fazer esforço; a outra vc só arranca do pé se escalar a arvore digamos que a fruta lhe forneça 300 calorias de energia Uma vc conseguiu comer gastando a energia (mínima) de levantar o braço e puxa-la entao foi extremamente recompensador A outra vc só consegue comer escalando a arvore então eventualmente sera gasto mais do que 300 calorias para alcançá-la, então energeticamente falando nao vale a pena come-la pq ela representa um vazadouro ou perda de energia Portanto, petroleo barato é aquele q retorna d energia quantidade IMENSAMENTE superior à energia empregada p/ extraí-lo ex: extraido na superficie e em meio terrestre. ex de local onde ocorre: orientemédio o caro é aquele q retorna d energia quantidade POUQUISSIMO superior à energia empregada p/ extraí-lo, ex: grande profundidades em oceanos. ex. de local onde ocorre: pre-sal em outras palavras: a crise veio p/ ficar é daí p/ beeeem pior!! Quer o autor queira ou não, a tendencia é sim de conflitos armados por recursos e pelo petroleo em especial. a IEA – International Energy Agency em 2006 previa que a China ultrapassaria o consumo americano de energia em 2026/2030; em 2007 seria 2021/2024; em 2008 o numero foi 2016/2020; no corrente ano a EIA está prevendo que a China já ultrapassará o consumo americano de energia entre 2010 e 2014! A guerra gera de uma maneira complexa um ciclo de destruição/reconstrução que faz girar a roda de varias industrias (armamentos, construção civil, industria farmaceutica, entre outras), alem de permitir a apropriação das riquezas dos paises conquistados, sendo portanto conveniente ao regime capitalista, em especial nos momentos de crise economica aguda e prolongada, sem qq perspectiva de solução a curto prazo, como a crise que hoje assola os EUA e a Europa sem mais

Valter

Chávez deveria esclarecer para os milhões de americanos que recebem de graça o óleo com que aquecem suas casas, a origem desse benefício. Esses americanos pobres (e os não pobres também) acham que é o governo norte-americano quem lhes fornece o óleo. Boa parte da política de demonização de Hugo Chávez e do seu governo, sustentada por Washington, poderia ganhar uma nova perspectiva se isso fosse divulgado nos Estados Unidos e no resto do mundo!

Avel de Alencar

Azenha ainda bem que você existe.

Bonifa

Há presos políticos na Venezuela? Também podemos considerar o Cachoeira, herói de parte considerável da oposição, como um legítimo preso político?

RicardãoCarioca

Tem reacionário aqui que ainda não percebeu como esse país mudou nos últimos 9,5 anos. Os governos de esquerda na América do Sul não ‘compram’ votos dos mais pobres com programas assistenciais. Na verdade, essa imensa populacão, historicamente desamparada, satisfeita com as acões do Estado, vota em quem olha por eles. Seria ilário se a populacão desamparada pelo Estado votasse em candidatos determinados a ajudar apenas banqueiros e demais financistas.

Rômulo Gondim – Golpes e democracia, a pedagogia do Mercosul

[…] Petróleo e poder: Como é a reserva da faixa do Orinoco […]

ana db

O discurso unico do PiG é que o governo que governa para o povo é populista. O pior é o mantra ser repetido pela classe media,que manipulada pela midia entreguista acredita ser elite.
O PiG gosta é de governo elitista que tira dos pobres para dar aos ricos.
FHC foi o melhor representante dos traidores da pátria. E não obstante a enorme corrupção que graçou em seu governo foi blindado pelo PiG através da elite corruptora, beneficiária do assalto ao patrimonio publico.Com fhc, uma mão lavou a outra.

Gilson Caroni: Golpes e democracia, a pedagogia do Mercosul « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Petróleo e poder: Como é a reserva da faixa do Orinoco […]

Jeronimo Collares

Será belo ver mais uma ‘choradeira’ dos ‘vendepátria tupiniquins’ por ocasião da vitória de Chávez. O resto nós, os que lutam, tratamos nesta!

André D.

Acho que os olhos do Chirico devem ter brilhado quando a reportagem disse que até a Chevron fez parceria com a PDVSA para extrair petróleo.

Rômulo Gondim – A carta venezuelana no Mercosul

[…] Petróleo e poder: Como é a faixa do Orinoco […]

Jair de Souza

Têm razão aqueles que dizem que Hugo Chávez faz uso dos recursos do petróleo para ganhar votos. E como também agem a Cristina Kirchner com seu programa de apoio às famílias necessitadas e nosso Lula com o bolsa-família, por exemplo. Convenhamos, ganhar votos ajudando o povo necessitado é muito fácil. Eu queria ver essa gente ganhando votos agindo como fazem os dirigentes dos países europeus, os dos EUA, e como também fazia o glorioso FHC, os quais, em lugar de dedicar dinheiro para ajudar a milhões de cidadãos pobres, dedicam bilhões de euros e dólares para ajudar os grandes banqueiros a cobrir os rombos causados por suas atividades especulativas. Aí, sim, temos uma ajuda desinteressada, não é verdade? Não se pode dizer que os dirigentes europeus e estadunidenses (nem seus seguidores tupiniquins) dependam dos votos dos banqueiros para vencer eleições. Eles são tão poucos! Podemos dizer que, neste caso, está o verdadeiro altruísmo. Bem, acho que, depois deste comentário, posso pedir minha carteirinha de sócio no partido da demo-tucanalhada (ou num de seus sucedâneos, tipo PPS).

    barreto

    Realmente é muito difícil ganhar votos quando se favorece apenas os banqueiros e financistas, renegando o povo, utilizando-se uma política excludente, recessiva, entreguista e subalterna aos interesses de outros paises. O FHC era um mestre nesta “arte”.
    E vejam como está os EUA depois de dois desastrosos governos: A dívida chegou a várias vezes o PIB e ameaça tornar-se impagável ainda este ano; vários bancos estão ã beira da falência; desemprego em alta; milhares de pessoas sem moradia, vivendo como mendigos; deficit fiscal de ordem de 1,5 trilhão a.a.
    O castelo de areia dos EUA está ruindo e com ele muitos vão cair. Quem não quiser sucumbir dcom os EUA deve procurar novos parceiros e substituir/diversificar as suas reservas fiscais.

    augusto2

    Jair,se fores real, de carne e osso. parabens. Tu é bem criativo.
    O obama faz o inverso: para os latinos e homeless e faz acenos uns meses antes das eleiçoes. Para os banksters, ele passa quatro anos sacando o talao de cheques do…(já ia dizer do bolso)…não, do orçamento e da impressora de notinhas verdes.

    Jair de Souza

    Estimado Augusto2, não sei se sou de carne e osso, mas é possível que seja. Eu, às vezes, fico meio com receio de escrever em tom de ironia. É que os adeptos da tucanalhagem (por aqui e por todas as partes) estão tão imbuídos de preconceitos anti-pobre que podem muito bem aceitar numa boa o que eu escrevo. Outro dia, eu vi num programa na TV pública argentina uma manifestante sendo entrevistada sobre a razão pela qual ela estava protestando contra o governo de Cristina Kirchner. E ela, sem sequer se perturbar, disse que era porque o governo era corrupto, pois manipulava os pobres para ganhar as eleições: dava escolas para as crianças dos pobres, dava subsídio para a eletricidade das famílias pobres, construía hospitais para atender a população mais pobre. Ela estava muito indignada com esta maneira de ganhar votos. O ódio dessa gente contra os pobres é tão visceral que eles podem até levar a sério e aceitar numa boa o que eu comento em tom de ironia.

    Antonio Vieira

    Mandou muiiiito bem!

Cristiano

Não há governo somente com boas ações (como não há nada no mundo somente com bons aspectos), mas o governo Chávez tem se demonstrado no somatório positivo. Principalmente pela distribuição dos recursos do petróleo e pela manutenção de um regime minimamente democrático (respeito os que discordem da minha opinião mas basta olhar com mais apuro que se chegará a conclusão que a Venezuela é uma democracia). Mas com a doença de Chávez e a falta de uma liderança que possa dar continuidade ao grupo político atual é melhor que Henrique Caprilles seja eleito presidente. Pelo menos ele tem um histórico de ações e um discurso menos extremado para a direita.

    Augusto G. Sperandio

    Ha-ha-ha-ha-ha!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Como humor seu argumento para angariar votos para o Caprino foi excelente.

    Jotace

    Caro Cristiano,

    Mesmo sob disfarces, a necrofilia ou o elogio a representantes de uma oligarquia vendepátria, não têm mais lugar na política venezuelana. O destino da grande nação sul- americana projetado pela genialidade e o patriotismo de Chávez, será o da soberania e da independência e do bem estar para todos de forma igualitária. O sentimento de tal decisão já está enraizado no coração de todo o povo da Venezuela. Reflete um pouco… Bom fim de semana pra ti!

Martín Granovsky: Contragolpe do Mercosul também terá efeitos políticos « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Petróleo e poder: Como é a faixa do Orinoco […]

Deixe seu comentário

Leia também