Petistas pedem convocação urgente de ministros de Bolsonaro para explicar submissão do Brasil aos planos dos EUA na Venezuela: Ameaçam a paz na região

Tempo de leitura: 3 min
Foto: Lula Marques/Agência PT

Submissão do Brasil aos EUA para ações na Venezuela: Teixeira e Pimenta pedem convocação de ministros de Bolsonaro

PT na Câmara

Dada a gravidade das possíveis implicações da participação do Brasil em uma ação coordenada pelos Estados Unidos em território da Venezuela sob o pretexto de “ajuda humanitária”, o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP)  protocolaram nesta quinta-feira (21) dois requerimentos para que os ministros da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, expliquem a iniciativa na Casa.

No requerimento, Pimenta e Teixeira assinalam que a Constituição brasileira é clara no tocante à autodeterminação dos povos, não ingerência, defesa da paz e da solução pacífica de conflitos e não é do interesse do Brasil, “principal beneficiário da integração regional sul-americana, e do entorno de paz e prosperidade por ela criada”, participar da ação em território venezuelano patrocinada pelos EUA.

Planos belicosos dos EUA

Pimenta quer a realização, o mais rápido possível, de uma Comissão Geral, no plenário da Casa, com as presenças de ambos os ministros do governo Bolsonaro.

O líder vê como grave a cooperação do governo brasileiro com a força-tarefa coordenada pelos EUA.

“A participação do Brasil em qualquer plano belicoso e perigoso articulado pelos EUA para desestabilizar o governo eleito da Venezuela é um forte indicador de pretensões intervencionistas que abalam a integração regional sul-americana e a paz no subcontinente”, denunciaram os parlamentares.

O anúncio feito dia 9 de fevereiro pelo Almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul, durante depoimento em uma comissão do Senado norte-americano, também é considerado grave pelos deputados petistas.

Faller anunciou a indicação do general de brigada Alcides Valeriano de Faria Junior para assumir, em nome do Brasil, ainda este ano, o posto de vice-comandante de interoperabilidade do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Interesse dos EUA no petróleo da Venezuela

O Comando do Sul (SOUTHCOM) integra tropas do Exército, da Força Aérea, da Marinha e da guarda costeira dos Estados Unidos e tem com tarefa defender a política de segurança dos EUA na América Central, América do Sul e o Caribe.

Para o líder do PT, o Brasil, ao se engajar nas operações militares concebidas e lideradas pelos EUA, vai se colocar voluntariamente numa posição de subordinação militar àquele país em suas ações na América do Sul.

Na opinião dos deputados, a ação intervencionista de Donald Trump na Venezuela configura “frontal contrariedade aos interesses do nosso país na região, os quais estariam muito melhor servidos com uma estratégia de negociação pacífica e respeitosa da soberania nacional venezuelana”.

Em seus requerimentos, Pimenta observa que Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo – 298,3 bilhões de barris -, 17,5% das jazidas mundiais.

Desde o governo Hugo Chávez, a Venezuela passou a reorientar sua política externa e diminuiu sua dependência econômica dos EUA, com significativo investimento na integração regional e na cooperação Sul-Sul, contrariando interesses de Washington.

Pimenta recorda que a quarta frota dos EUA – a força naval do Southcom – foi recriada 58 anos depois de desativada, em 2008, coincidentemente após o Brasil anunciar a descoberta das gigantescas jazidas do pré-sal.

É nesse contexto que o Congresso brasileiro e a sociedade do País precisam conhecer  o conteúdo e a extensão da cooperação militar com os EUA que vem sendo articulada pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro, pondera o líder no requerimento.

opera

Leia também:

Em submissão total a Trump, Brasil embarca em cruzada suicida contra a Venezuela


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jardel

Não seria o caso de o Haddad se autoproclamar presidente do Brasil?
Se o Guaidó pode… heheheh
O Bozo vai levar o País à bancarrota.
Se uma intervenção militar no Rio custou bilhões, quanto custaria uma guerra contra a Venezuela apoiada pela Rússia e pela China?
A coxinhada deve estar adorando o governo “sem viés ideológico” do Bozo…

Marcel

PaTético. Integrantes de um partido falido defendendo uma ditadura sangrenta só por que é de esquerda. Até parece que os ministros vão tremer diante desses falsos indignados.

    Jardel

    Patético é o governo dos EUA bloquearem 30 bi devidos à Venezuela e oferecer uma “ajuda humanitária” de 20 mi.
    Não sei se você reparou mas a maioria dos venezuelanos que entram no Brasil, voltam para lá com mantimentos COMPRADOS aqui.
    Sobre o boicote dos EUA e da UE às exportações e consequentemente ao abastecimento da Venezuela, você tem o que a dizer?

maria nadiê rodrigues

Nem mesmo pra mim, uma burralda em questões geopolíticas, entra na minha cabeça argumentos vindos dos EUA de estarem interessados em ajudar àquele povo venezuelano, por caridade, altruísmo, ou apenas por se mostrar pro mundo como um país preocupado com os destinos da Venezuela.
Não aceitar muito do governo de Maduro é uma coisa. Aceitar a intervenção dos EUA num país em dificuldade, porém, nitidamente por ele possuir a segunda reserva de petróleo do mundo, é outra bem distinta, e mais palatável.
Maduro não é Cunha, não é Temer, nem outros canalhas do mesmo porte daqueles. Por nossas plagas fez-se a rapinagem com facilidade, embolando tudo no mesmo saco, como o de perseguir Dilma até seu impeachment; prender Lula, e tantas outras maldades dirigidas ao PT, porque outro partido não teria o sentimento republicano, e o respeito pelo seu povo.
É sob a batuta de Trump e seus asseclas que nosso país tem sido entregue por anti-patriotas para aqueles que vivem de especular nossas riquezas e extraí-las com a cumplicidade dos nossos representantes no Planalto e no Congresso, com o aval da Magistratura, como não vimos sequer durante a ditadura que durou 21 anos.
O Partido dos Trabalhadores já está atrasado na sua missão de exigir do Governo essa subserviência aos EUA em detrimento da nossa pobreza, sobretudo moral.
A sanha dos governantes de agora, associada aos congressistas, comprados a preço de ouro, é tocar uma reforma que tem por objeto acumular mais riquezas nos cofres dos banqueiros, e grandes empresários, quando bastava evoluir nas pautas de Lula e Dilma para que já agora pudéssemos enxergar outros horizontes, com uma balança comercial exuberante, sem a necessidade do uso de medidas amargas contra os trabalhadores, que são a mola propulsora de um país. O Pré-Sal tinha sua função para o desenvolvimento do Brasil, e nunca para ser entregue como uma banana podre aos gananciosos do mundo.

Zé Maria

Provocar uma Guerra Fratricida entre Venezuelanos.
Esse é o objetivo da Canalha Covarde de Bolsonaro.

Zé Maria

O Trump prometeu ao Jair uma Ajuda Humanitária:

Vai distribuir Mamadeiras pra todo mundo no braZil.

O Leite virá da União Européia e da Nova Zelândia…

    Jardel

    Mamadeira fálica ou da comum mesmo? heheheh

Deixe seu comentário

Leia também