Pessimistas. De quem a Dilma estava falando?

Tempo de leitura: 2 min

Dilma: Apesar dos pessimistas, Brasil vai crescer em 2013

18/01/2013 – 19h00

Política

Luana Lourenço


Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao participar hoje (18) de uma cerimônia em Teresina, no Piauí, a presidenta Dilma Rousseff disse que, “apesar dos pessimistas”, a economia brasileira vai crescer em 2013. Segundo ela, “o Brasil em 2012 se preparou para crescer em 2013. Podem ter certeza”. De acordo com a presidenta, o país vai gerar mais empregos e “procurar todas as oportunidades”.

Depois de crescer 2,7% em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) deve avançar menos de 1% em 2012, segundo estimativa do mercado. Em dezembro, a presidenta disse que queria um “pibão” para 2103. Mais cedo, também no Piauí, Dilma declarou que o país terá um “crescimento sério, sustentável e sistemático” em 2013, mas que ainda será “um ano em que vamos plantar mais do que colher”.

Segundo a presidenta, a descoberta de novas fontes de petróleo de gás poderá assegurar o crescimento. “Nós já achamos o pré-sal. Agora é importante que achemos sobretudo gás nas bacias sedimentares do continente brasileiro. E quando a gente fala em bacia sedimentar, a gente fala da Bacia do Parnaíba (PI)”, ressaltou.

O governador do Piauí, Wilson Martins, que discursou antes de Dilma, informou que a presidenta autorizou hoje a realização de leilões a fim de iniciar a pesquisa para exploração de gás na região da Bacia do Parnaíba.

Após entregar unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Teresina, e 25 retroescavadeiras a municípios do interior do Piauí, Dilma reafirmou o compromisso de seu governo de acabar com a pobreza extrema no Brasil, meta que, segundo ela, meta deve ser alcançada no começo do próximo ano.

“Vamos acabar com a pobreza extrema na maioria dos estados do Brasil ainda em 2013 e vamos completar esse processo no início de 2014. Isso é possível e vai ser feito”, disse a presidenta. “No passado se achava que era possível o país crescer e desenvolver e as pessoas ficarem para trás. Nós achamos que o país vai crescer se as pessoas crescerem junto com ele”, ressaltou.

Edição: Aécio Amado

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio Passos

Dilma está se referindo aos guinchos do PiG.
Mas não são apenas “pessimistas”. Os cães de aluguel da “elite” branca e rica são sabotadores.

Já passou da hora de por fim no monopólio da informação mantido pelas oligarquias decrépitas do PiG.

Jose Mario HRP

Ele é mineiro, senador e diz que vai percorrer o país!
Pra que?
Boa coisa pro povo não é mesmo!
Advinha quem é!

AUGUSTO CARVALHO

Logicamente a nossa grande PRESIDENTA estava se referindo a oposição e a imprensa raivosa. Gostaria de lembrar aqui de uma frase dita pelo grande batalhador que tivemos no congresso nacional desde a época da ditadura, o saudoso ULISSES GUIMARÃES. “ENQUANTO HOUVER UM CIDADÃO COM FOME, ENQUANTO HOUVER UMA CRIANÇA FORA DA ESCOLA, TODA PROSPERIDADE SERÁ FALSA”.

J Souza

Pseudo-pessimismo…
Todos sabemos que não passa de torcida contra o país.
O mesmo de que acusavam o PT quando este era oposição.
Mas o tempo provou que o PT estava certo ao se opor ao neoliberalismo (naqueles tempos, hoje é outra história…).
Guerra de ideologias.
Por enquanto, tudo sob controle.

Valcir Barsanulfo

Ao invés de dizer, “apesar dos pessimistas”, a Presidenta devia dizer, apesar da grande imprensa e seus lacaios.

Lafaiete de Souza Spínola

Uma dica para a Dilma!

Estão dividindo o dinheiro aqui e ali; até para comprar revistas.

Faça uma revolução pacífica!

INVESTIR, já, sob seu controle e fiscalização rígida:

1. 15% do PIB na EDUCAÇÃO. Juntar o bolsa família e outros programas.

2. Usar cerca de 40% da nossa reserva para a construção de centros escolares mais amplos que os CIEPS criados pelo inesquecível Darcy Ribeiro, como início, numa grande mobilização nacional. Começar em todos os estados, pelas áreas mais carentes.

3. A Amazônia passaria a ser ocupada com a EDUCAÇÃO.

4. Mais: Ler UM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

QUEM SE ATREVERIA A CONTESTAR?

Araújo

O que Dilma precisa fazer é esquecer a sua origem sudestina e pelo menos, já que não implementou nada de novo para o Nordeste, manter parte dos projetos que Lula iniciou na Região. O ideal é mudar o Ministro do Interior do PSB, Fernando Bezerra Coelho, visto que não tem respondido adequadamente aos desafios do Nordeste. Este ministro tem trazido danos para a imagem do Governo Federal, com isto está pavimenta a candidatura do Eduardo. O que é ruim Eduardo responsabiliza o Governo Federal. O que é bom das obras do Governo ele captura como se fosse obra dele.

Sérgio

Prever (estimar o crescimento do PIB para o fim de um ano em seu começo) é um verdadeiro exercício de Futurologia. Apanhei recentemente as estimativas do Focus no inicio de cada ano e comparei o resultado final ao fim do mesmo ano. Tanto as estimativas, sejam positivas ou negativas, estavam erradas. Por exemplo: em 2010, o mercado previa no seu inicio um PIB de 5,14% e cravou 7,53%, as expectativas somente se alinharam em setembro de 2010; em 2011 o mercado previa 4,39% e cravou 2,73%, mas expectativas se alinharam no fim do próprio ano; em 2012, o mercado previa em seu inicio 3,28% e começaram a decair em agosto e se alinhando em dezembro. No primeiro semestre de cada ano ninguém pode afirmar com grau de segurança de quanto será o resultado final. Mas manter as expectativas é primordial para gerar um ambiente propício de negócios. é ae que entra de um lado o Governo querendo puxar as expectativas para cima e as cassandras para baixo (e assim materializando o fracasso). Só que essa turma (as cassandras) não conta com tres coisas que é prerrogativa da presidenta: Ela tem a caneta, o Diário Oficial e o Banco do Brasil do lado dela.

Rodrigo Leme

Talvez ela estivesse falando dela mesma, que já até mudou suas promessas de governo: http://www.implicante.org/noticias/promessas-de-campanha-sao-alteradas-em-site-da-presidencia/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Urbanos

Estava falando sobre os pessimistas que ela mesma está protegendo… não tem como não ser.

FrancoAtirador

.
.
A MÍDIA BANDIDA ESTÁ ATRASANDO O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL?

PRESIDENTE DILMA, PEGUE O CONTROLE REMOTO E TROQUE DE CANAL!
.
.

Moacir Moreira

O Ministro da Ditadura, companheiro Delfim Neto, já dizia nos anos 70 que é preciso primeiro fazer o bolo crescer para depois dividir.

E assim tem sido desde então.

Murdok

Se formos relacionar a turma dos pessimistas, certamente, disparado na frente, o Aécio abre a relação. É só ver pelos artigos dele na folha online.

Roberto Locatelli

Dilma não pode ser ingênua. Os “pessimistas” não ficarão apenas nas previsões catastróficas. Alguns deles AGIRÃO para que suas previsões se realizem.

A recente decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) de não reduzir os juros foi, certamente, influenciada pela forte pressão do PIG. Terrorismo puro contra a “escalada da inflação”.

O PIG representa os interesses de banqueiros, latifundiários e especuladores.

____________________________

PS.: que incrível coincidência ter havido um apagão antes da visita de Dilma, causado por um pequeno incêndio. O incêndio foi totalmente “acidental”, claro.

    Walter

    Prezado Roberto.
    Para tratarmos das coisas com o mínimo de realidade e sem demagogia não podemos nos apegar a teorias da conspiração.Eu moro em Teresina, um lugar que faz 40 graus por dia quase o ano todo, ou seja, ar condicionado é artigo de primeira necessidade.A infra estrutura de eletrificação é um lixo, a demanda altíssima, a quantidade de gatos elétricos é imensurável e por fim, temos uma média de 5 a 6 blackouts por semana, na minha região, costuma ser mais dependendo da região da cidade.Valor médio de uma conta de luz básica para quem tem um ar condicionado , nao tem gato e usa pouco, 300 reais por mês.
    Como você pode ver, falta ao governo, independente de partido, conheceer mais os problemas regionais do país , e criar políticas regionais que atendam a sociedade como um todo. Não aguento mais governos que fazem políticas para empresas e empresários em detrimento das PESSOAS. 300 contos por mes de luz básica para uma pessoa de classe media num estado que o ganho medio é de 450 reais por mês e não tem indústrias mostra bem a falta de políticas dos governos para as pessoas.Para dar mamata para os industriais do sul o governo espolia e presta um serviço africano para as pessoas físicas do país.Esta é a realidade do Piauí, sem fla.flu e sem teoria da conspiração.Teve blackout ontem , porque tem blackout todo dia.Quem já foi Ministra das Minas e Energia sabe disso melhor que ninguém.

    Francisco Antonio da Silva

    Lembra do Heráclito Fortes? Ele nunca prometeu pra você que resolveria este problema? Vote nele novamente, provavelmente, ele resolverá seu caso e do povo lutador do Piauí.

Gerson Carneiro

De quem a Dilma estava falando?

Seria do Aécio? Mas não o Amado.

rs

abolicionista

O que a Dilma está tentando fazer é algo muito positivo, a última vez que o Brasil cresceu do modo que ela prevê foi com Juscelino. Contudo, de lá pra cá, a primazia do capital financeiro chegou pra ficar. Ela vai ter muitos inimigos poderosos e vai perder aliados importantes nesse processo. E dificilmente o setor produtivo vai reagir tão cedo. O grande problema, na minha opinião, é a Dilma focar somente o crescimento econômico e a erradicação da miséria, mas não a redução da desigualdade.

    joão Luiz Brandao Costa

    Precisas se debruçar um pouco mais sobre os livros de história. O govêrno JK, apesar do enorme bem que fez ao país, foi o gerador primeiro do processo inflacionário, que, mais tarde, afligiu o país de forma brutal. Desenvolvimento equilibrado não é bem por aí. Um dos mais infortunados enganos dessa épóca, foi a escolha do modêlo priorizando as estradas, e neglicengiando o transporte sobre trilhs, o que foi seguido pelos governos militares, e produz esse descomunal buraco na estrutura logística do país, com implicações diretas na matriz de dos custos de produção.

Pimon

Hering, talvez.

Ficou sem estoque para o Natal, ela acreditou!

    Roberto Locatelli

    Bem lembrado. Pimon, a Hering acreditou na Miriam Leitão e no Sardenberg.

    O que mostra que alguns empresários também estão sob influência do PIG. Mas nem todos. Veja-se este vídeo da Fiesp (link abaixo).

    https://www.youtube.com/watch?v=Vsvdm6KdIkU

meu nome tambem e lula

penso que dilma esta dando muita satisfaçao a direita raivosa, em outras palavras, a veja, globo, uol, estadao, etc. deslancha dilma.

Marisa Cantão

Faltou luz hoje no Piauí, ou seja, o país dos apagões teve mais um apagão.. falha humana com certeza, e a presidenta deve estar “indignada”..

Willian

Um ano atrás, uma pessoa que dissesse que o PIB do Brasil seria o que foi seria chamada de PESSIMISTA. Onde estão aqueles que previram um PIBÃO para 2012?

Acham que são todos idiotas.

    francisco pereira neto

    Voce já se olhou no espelho?

    Antenor

    Pelo menos um… !!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!

Messias Franca de Macedo

… Do Merval, eu sei que não é!…

Deixe seu comentário

Leia também