Pesquisa: Virada difícil, mas com 14,5% de brancos e nulos Haddad ainda tem margem para alcançar Bolsonaro; 9% dos eleitores do neofascista podem mudar voto

Tempo de leitura: 2 min
Ricardo Stuckert

Resultados da 141ª Pesquisa CNT/MDA

A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00346/2018

A 141ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta segunda-feira (22), traz as preferências dos entrevistados no segundo turno e o limite de voto nos candidatos.

Mostra também a expectativa sobre quem vencerá as eleições e o acompanhamento do horário eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de outubro de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número BR-00346/2018.

Clique aqui para baixar o relatório com todos os resultados

ANÁLISE DOS RESULTADOS


​Os resultados da 141ª Pesquisa CNT/MDA mostram que, se a eleição fosse hoje, Jair Bolsonaro (PSL) seria eleito Presidente da República, com 57,0% dos votos válidos, contra 43,0% de Fernando Haddad.

Considerando-se os votos totais, Jair Bolsonaro aparece com 48,8% das citações, enquanto Fernando Haddad aparece com 36,7%, além de 11,0% que pretendem anular ou votar em branco e 3,5% de indecisos.

Considerando-se os níveis de rejeição para os candidatos, Fernando Haddad é rejeitado por 51,4% dos entrevistados e Jair Bolsonaro por 42,7%.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2018 – 2º TURNO

Intenção de voto (ESPONTÂNEA)
Jair Bolsonaro: 45,8%
Fernando Haddad: 33,3%
Outros: 0,2%
Branco/Nulo: 11,5%
Indecisos: 9,2%

Intenção de voto (ESTIMULADA) – VOTOS TOTAIS

Jair Bolsonaro: 48,8%
Fernando Haddad: 36,7%
Branco/Nulo: 11,0%
Indecisos: 3,5%

Intenção de voto (ESTIMULADA) – VOTOS VÁLIDOS

Jair Bolsonaro: 57,0%
Fernando Haddad: 43,0%

A definição de voto é definitiva para: 91,1% dos eleitores de Jair Bolsonaro e para 91,3% de Fernando Haddad.

LIMITE DE VOTO – PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

FERNANDO HADDAD: é o único em quem votaria 31,2%; é um candidato em quem poderia votar 14,7%; não votaria nele de jeito nenhum 51,4%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 1,1%.

JAIR BOLSONARO: é o único em quem votaria 41,5%; é um candidato em quem poderia votar 13,2%; não votaria nele de jeito nenhum 42,7%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 1,1%.

HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO

Viu ou ouviu a propaganda eleitoral na televisão ou no rádio para Presidente da República: 79,8%

Entre os que viram ou ouviram, 40,2% consideram que Jair Bolsonaro está apresentando o melhor programa eleitoral e 36,0% consideram que é Fernando Haddad

ELEIÇÕES 2018

74,4% acreditam que Jair Bolsonaro vai vencer a eleição para Presidente da República. Para 14,6%, Fernando Haddad sairá vitorioso
Sobre o interesse nessa eleição:

41,3%: muito interesse
26,9%: interesse médio
16,3%: pouco interesse
15,0%: nenhum interesse

Sobre o grau de conhecimento em relação aos candidatos:

40,5%: conhecem mais ou menos sobre as opções de candidatos
27,4%: conhecem bastante sobre as opções de candidatos
22,1%: conhecem pouco sobre as opções de candidatos
9,7%: conhecem nada sobre as opções de candidatos

Agência CNT de Notícias

Leia também:

Altamiro Borges: Fascismo não tolera liberdade de expressão


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

MAAR

VITÓRIA DE HADDAD É POSSÍVEL SIM

Apesar de toda a pressão da grande mídia para induzir a perda da esperança, fato é que é real a possibilidade de vitória de Haddad, em face dos inevitáveis desdobramentos das denúncias relativas ao uso maciço de fake news na geração de favorecimento ilícito para a candidatura de extrema direita. Ademais, este mesmo instituto indicava 17% de votos para Haddad no primeiro turno, bem distante dos 29% nas urnas — e deve haver ainda efeitos ampliados dos escândalos recentes, visto que disseminar notícias falsas constitui crime, agravado por implicar em fraude eleitoral, independente da ilegalidade da forma de financiamento da deliberada indução do eleitorado a erro. Assim, o fascismo pode e deve ser derrotado na medida em que os eleitores percebam terem sido manipulados por cínicas mentiras inescrupulosas, e induzidos ao erro de votar em candidato que pretende implantar, através de um golpe midiático ilusionista, um governo fascistóide, ditatorial, policialesco, pró-milícia, sanguinário, elitista, racista, machista, misógino, homofóbico, arregimentado para reprimir toda e qualquer forma de ativismo – a fim de obrigar o país a aceitar a crescente perda de direitos sociais e a torpe usurpação das riquezas nacionais, a serviço dos interesses genocidas do imperialismo predatório, ávido pela desagregação, desestruturação e pilhagem da sociedade brasileira.

Bel

E a lista de Furnas, nada? Não tem nome de candidatáveis?

O PT deveria olhar para a eleição para governador de SP.
Haddad apanhou feio de Dória no primeiro turno na eleição para prefeitos de São Paulo de 2016. Agora tá bonito ver Dória não conseguir ter uma narrativa contra o Márcio França por esse não ser do PT. Não há outro argumento. Só esse (“É DO PT!!!!!”).
Sabe o que é burro nesses casos? Continuar dizendo: “sim, sou do PT. Sou a alternativa”
Bolsonaro vencerá as eleições graças à arrogância do PT. E isso será imperdoável!

    Sérgio

    Acho que já estão fazendo isso: “Frente democrática”… E dá pra virar, sim!

    Sérgio, eu votei no Ciro e votarei no Haddad.
    Haddad antes de ser de uma frente democrática é do PT. Era vice de Lula. É liderança inventada.
    O meu circulo de conhecidos não é nem um pouco representativo, mas gente que eu respeito vai votar nulo antes de votar no Haddad ou no Bolsonaro.
    Falar em frente democrática agora é quase piada. Deixar de usar o vermelho PT e adotar as cores da bandeira há 15 dias da eleição. Deixar de visitar o Lula na cadeia… Não tá sendo efetivo.
    Eu espero estar enganado, mas os próximos 4 anos (com sorte serão só 4 anos) serão um pesadelo. E volto a insistir: a culpa será PT por não ter entendido anti-petismo e por não terem aberto mão do protagonismo da frente progressista.

Deixe seu comentário

Leia também