Pesquisa Quaest: Para derrotar logo Bolsonaro, 38% dos eleitores de Ciro mudariam de voto para Lula vencer no 1º turno

Tempo de leitura: 5 min
Foto; Ricardo Stuckert

Da Redação

Uma nova pesquisa da Quest, encomendada pela corretora Banco Genial, foi publicada nesta quarta-feira, 8 de junho.

Mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) abriu 18 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e pode vencer ja no 1º turno.

Na média dos cenários pesquisados, Lula tem 47% das intenções de votos contra 41% de todos os outros candidatos somados.  Bolsonaro aparece com 29%,

Em relação ao levantamento anterior, divulgado em maio, Lula oscilou um ponto para cima e Bolsonaro, dois pontos para baixo.

Ao longo de “fio” com 23 tuítes, o diretor da Quaest, Felipe Nunes (@felipnunes), diretor da Quaest, esmiuça os resultados da pesquisa que saiu hoje (08-06).

2/ A soma de todos os candidatos chega a apenas 41%, menos do que os 46% que Lula tem no primeiro cenário estudado, sugerindo que a eleição pode ser resolvida no 1º turno.

3/ Há algumas formas de explicar o favoritismo de Lula. A primeira delas é comparando a rejeição dos candidatos: na disputa entre os menos piores, Lula tem a menor taxa de rejeição entre os candidatos competitivos (40%), Bolsonaro tem a maior (60%).

4/ A péssima percepção do eleitor sobre a situação econômica atual também ajuda a entender porque Lula está na frente: (1) para 44% dos brasileiros, a economia é o principal problema enfrentado pelo país atualmente…

5/ Quando dividimos a economia em sub-temas, identificamos que a inflação passou a ser o principal fator de preocupação do eleitor brasileiro. Em set/21, só 6% diziam que a inflação era o principal problema do país. Hoje, são 23%.

6/ (2) Para 57% dos brasileiros, está ficando mais difícil pagar as contas nos últimos meses…

7/ E 63% dizem que a economia brasileira piorou no último ano… tudo isso ajuda a explicar porque o governo está tentando de tudo para diminuir a pressão inflacionária criada pelo aumento dos combustíveis….

8/ Se para 66% dos brasileiros a situação econômica influencia muito ou mais ou menos o voto para presidente, Bolsonaro precisa encontrar saídas que tirem do seu colo a responsabilidade pelo problema.

9/ E o presidente precisa fazer isso logo, porque cresceu o percentual de brasileiros que afirmam que é Bolsonaro o principal responsável pelo aumento nos preços dos combustíveis (passou de 24% para 28% em dois meses).

10/ Para piorar, Bolsonaro enfrenta o candidato cujo governo é tido por 62% dos eleitores como o melhor da história recente para fazer seu salário ter mais poder de compra. Ou seja, até eleitores adversários reconhecem que o salário valia mais durante o governo Lula.

11/ Mas não é só de economia que se faz uma eleição. Campanhas são guerras de narrativas que apelam para os sentimentos das pessoas. Por conta disso, nós testamos o ‘medo’ e o ‘merecimento’ na visão do eleitorado do país…

12/ Mais da metade dos eleitores tem medo de que o atual governo continue (52%), enquanto 35% têm medo da volta do PT ao governo. Mais interessante é quando abrimos o dado por tipo de eleitorado… Veja!

13/ O eleitor do Lula tem medo da continuidade do governo Bolsonaro. Eleitor do Bolsonaro tem mais medo da volta do PT. Mas eles não decidem eleição. São os eleitores swing que precisam ser conquistados. Nesse público, o medo de continuar é maior do que o medo de mudar.

14/ Lula também leva vantagem no quesito merecimento: enquanto 62% acham que Bolsonaro não merece um segundo mandato como presidente, 54% acham que Lula merece sim voltar a ser presidente.

15/ O voto estratégico em Lula para derrotar Bolsonaro logo no 1º turno também ajuda a entender o favoritismo do ex-presidente. Entre os que não declaram voto em Lula ou Bolsonaro, 27% mudariam voto para que Lula vença no 1º turno.

16/

16/ Isso significa 38% dos eleitores do Ciro, 32% dos eleitores do Janones e 24% dos eleitores da Tebet. Ou seja, embora não seja a maioria, é uma minoria suficiente para que o jogo se encerre antes.

17/ Mas vale lembrar que pesquisa mede atitude. Voto é comportamento. Ou seja, a pesquisa de hoje não é um prognóstico do que vai acontecer daqui a 4 meses. Pode haver mudanças ainda. Por exemplo…

18/ Para 48% dos eleitores, Lula foi condenado corretamente, enquanto 43% acham que não foi uma condenação correta. Ou seja, não é impossível especular que o eleitorado pode ser levado a votar com essa razão, mas parece improvável.


19/ Outro exemplo, para 50% dos brasileiros, saber que seu candidato apoia o aborto é um motivo para diminuir as chances de votar nele.

20/ Entre os eleitores de Lula, 41% diminuiriam as chances de votar em um candidato que defende temas como o aborto. Isso ainda pode ser um problemão para a campanha petista.

21/ Se Bolsonaro quiser mudar o jogo ele precisa não só encontrar uma justificativa para a economia, mas também precisa parar com as disputas institucionais: 28% dos eleitores dizem que as chances de votar no presidente diminuem com os questionamentos sobre as urnas eletrônicas.

22/ Esse tipo de questionamento só interessa ao seu eleitorado, minoria hoje no país. Entre quem poderia passar a votar nele, aqueles que preferem um candidato nem-nem, 28% diminuem as chances de voto nele, enquanto só 4% aumentam.

23/ A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5/6, 2000 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03552/2022.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

As Perguntas que devem ser feitas são:

1) O que você acha que foi melhor
no Governo Temer (MDB/PSDB)
do que no Governo Lula (PT) ?

Emprego
( ) Sim
(x) Não

Salário/Renda Familiar
( ) Sim
(x) Não

Preços
( ) Sim
(x) Não

Crédito/Financiamento
( ) Sim
(x) Não

Programa de Habitação Popular
( ) Sim
(x) Não

Assentamentos/Reforma Agrária
( ) Sim
(x) Não

Combate à Fome
( ) Sim
(x) Não

Criação de Institutos Federais/Ensino Técnico
( ) Sim
(x) Não

Acesso às Universidades
( ) Sim
(x) Não

Combate à Fome
Assentamentos/Reforma Agrária
( ) Sim
(x) Não

Proteção à Natureza
Combate ao Desmatamento
( ) Sim
(x) Não

Proteção aos Indígenas
( ) Sim
(x) Não

Combate ao Racismo e à Homofobia
( ) Sim
(x) Não

A Vida do Povo Trabalhador
( ) Sim
(x) Não

2) O que você acha que é melhor
no Governo Bolsonaro
do que foi no Governo Lula (PT) ?

Idem às Questões Anteriores

Deixe seu comentário

Leia também