Paulo Pimenta rebatiza FHC: De “Príncipe dos Sociólogos” para o “Corvo dos tempos modernos”

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-08-24 às 21.55.08

Pimenta rebatiza FHC: “o corvo contemporâneo”

do site da Liderança do PT na Câmara dos Deputados  

Em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (20), o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) relembrou a insígnia que marcou a trajetória de Carlos Lacerda, apelidado de “Corvo” – por Samuel Wainer, do jornal Última Hora – em razão de sua postura golpista contra o então presidente Getúlio Vargas, na década de 1950. Com a reprodução de uma capa da Tribuna da Imprensa, diário comandado por Lacerda, que pedia a renúncia de Vargas, o parlamentar gaúcho rebatizou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: de “Príncipe dos Sociólogos”, FHC passa a ser conhecido como o “Corvo contemporâneo”, o “Carlos Lacerda da nossa época”.

Pimenta destacou que, em momentos importantes da história brasileira, grandes líderes afirmaram-se na política nacional. “Quando nos lembramos da história do Brasil sempre surgem na nossa memória figuras como Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola, Tancredo Neves e certamente a figura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, listou o deputado, para em seguida falar de “figuras que foram lembradas para sempre pela conduta que tiveram no momento em que o País mais precisou de equilíbrio, de esperança, de postura cívica”.

Pimenta registrou que “a história demonstra que estas figuras repetem o seu papel, aquele papel que foi ocupado nas décadas de 40 e 50 pelo Corvo, e que hoje traz, no outono da sua trajetória, como diria Gabriel Garcia Márquez em O Outono do Patriarca — uma figura que se notabiliza, que escreve o seu nome na história do País não por características de um grande estadista, mas pela sua vaidade —, o nosso ex-presidente FHC, muitas vezes tratado pelos seus bajuladores como o Príncipe dos Sociólogos, e que escreve mais uma vez o seu nome nas páginas num momento de crise política no País pela vaidade”.

Também foi mencionado por Pimenta o episódio da gafe de FHC durante a disputa à prefeitura de São Paulo, quando posou para fotógrafos na poltrona de prefeito um dia antes do pleito, afinal vencido por Jânio Quadros. “Só a vaidade leva alguém a imaginar sentar na cadeira de Prefeito de São Paulo às vésperas da eleição”, apontou o deputado.

“Sofre Fernando Henrique quando vê o Presidente Lula reconhecido, do ponto de vista internacional, como uma das grandes lideranças contemporâneas, tendo o seu nome ao lado de figuras célebres como Nelson Mandela, como Yasser Arafat, como outros grandes lutadores pelas liberdades democráticas e pela democracia no final do século XX e no início do século XXI”, acrescentou Pimenta.

O parlamentar lamentou que, “no outono da sua trajetória, uma trajetória medíocre”, FHC assuma uma postura que representa “um ataque frontal à democracia, ao resultado das urnas, que vem para reforçar o discurso que nós temos escutado de Aécio Neves e outros representantes do tucanato que até hoje não aceitam o resultado das urnas”.

Pimenta encerrou seu pronunciamento fazendo uma defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. “Eu digo não, FHC, não, Carlos Lacerda, não, Corvo dos tempos modernos. A democracia prevalecerá e a sua biografia, mais uma vez, é manchada pela sua postura e pela sua conduta”, concluiu.

Leia também:

Bresser-Pereira: UDN nunca se associou a políticos corruptos como o PSDB está fazendo com Eduardo Cunha 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ariel

Peço desculpas ao deputado Paulo Pimenta, mas o Lacerda era melhor que o FHC.

Parlamentar, você ofendeu o “verdadeiro corvo”. Chamou o FHC de “corvo” quando o melhor animal para ele seria “verme” ou “bicho domesticado dos americanos”

Urbano

Pelo ciclo ligeiro e constante de idiotia, o danoso ferrando henriqueaux está mais para socó…

Julio Silveira

Ainda que eu despreze o P.P., por já ter acreditado no seu discurso ideologico (com voto) e depois vê-lo ser flagrado em tramas com o Marcos Valério para alinhar estrategias de defesa naquela CPI do mensalão ( tão criticado por corretos motivos, mas nenhum que invalide a causa), faço um adendo sobre essa comparação aparentemente justa, mas nem tanto. Os dois personagens FHC e Lacerda guardam semelhanças apenas no aspecto espaço midiatico para promover seus instintos golpistas e descomprometidos com a Democracia. Mas o FHC é muito pior que Lacerda, por que Lacerda era um jornalista aspirante ao poder, ambicioso, mas seu unico poder foi legado por seus patrões, esses sim os verdadeiros criminosos as caras do Golpe, por terem permitido que um seu empregado chegasse ao ponto da irresponsabilidade de enfraquecer um estado, uma Republica,,com todas as implicações que isso trouxe naquele periodo histórico. A história omite esses patrões, os verdadeiros criminosos, que lastravam a soldo seu sicário o Lacerda, para ser o executor de seus crimes.
O FHC não, já foi poder, teve a confiança popular que traiu diversas vezes, tanto nos discursos como na pratica. Sempre foi senhor de si mesmo, todo o veneno que dele emana está a serviço de sua propria destemperança, por saber que nunca terá do povo o prestigio que dedicam a um Lula, mesmo a Dilma que soçobra fruto de articulações impatrioticas, vindas de muitos dedos, inclusive de simpatizantes desse algoz da Democracia como esta posta. Desequilibrados, estão lá na tentativa de produzir uma oportunidade de remissão para esse personagem que jamais virá já que para tal a necessidade de grandeza, inexistente no personagem, é fator preponderante.

FrancoAtirador

.
.
FUNERAL NO ZOOLÓGICO
.
O Côrvo FHC Está Prestes a Bater as Botas.
.
A Manada de Muares Zurra pelas Avenidas.
.
Alguém precisa ir ao Velório do Côrvo, ora!
.
.

Messias Franca de Macedo

[E FALANDO EM CORVOS, ‘URUBÓLOGAS(OS)’ &$ PERNICIOSOS(AS) CONGÊNERES!…]

DA SÉRIE “A MIRIAM LEITÃO ‘DOS MARÍN(HO)’ TALVEZ RESPONDA”!

A CRISE CHINESA AINDA NÃO ATINGIU A ‘URUBÓLOGA’ “DOS MARÍN(HO) DO FIFALÃO”!
Não atingiu, mas deve ter ‘afetado’!
Risos
Entenda a lambança Global – e movida a ódio figadal!
Ah essas jornalistas amigas dos patrões barões!…

… E a urubóloga ‘pena amestrada’ Miriam Suína dos Marín(ho) do FIFALÃO &$ do ‘laranja’ J. Hawilla consegue ser pior do que a ScherAZARde “do ‘Sílvio Tudo por Dinheiro Santos'”!
ENTENDA a, digamos, ‘Suinização’ do PIGolpista!

“Não podemos considerar outros momentos da história!
Diferentemente, hoje, no mundo, não está acontecendo nenhuma crise econômica que justifique repercussões em nosso país!
Portanto, a crise econômica brasileira é de única e total responsabilidade do atual governo, que, lá atrás, exagerou nos gastos públicos…”

PS do matuto estarrecido!
E incrédulo!
Os dois ‘convidados a dedo [IMUNDO]’ só faziam dizer Amém!
‘Um convidado escolhido a dedo [IMUNDO]’ é especialista em Finanças Públicas (sic)
O outro ‘convidado a dedo [IMUNDO]’, pesquisador da UNB (idem sic)
Sim, a vontade que eu tive foi de atiçar a televisão janela abaixo!
O aparelho eletrodoméstico “ligado [na Miriam Leitão – Risos]”
Contive-me ao pensar nas potencias vítimas!
Em nível do solo!

Lá isso é jornalismo?!
Lá isso é oPÓsição, siô?!

NOTA: eu creio que a Miriam Suína seguirá a trilha da ‘Fatinha do Bonner’: tocará a função de âncora de programa de jornalismo para exercer o ofício de anunciante de presunto, mortadela defumada, feijoada congelada e outros quitutes…
Oxalá a ‘Fátinha do Bonner’ não reclame de concorrência ilegal!
Pausa para gargalhar!

NOTA FÚNEBRE:
nem os chineses estão acreditando no que a Miriam Suína – perdão, ato falho -, a [Miriam] Leitão vomitou!
O mal que o ódio figadal faz!
A Miriam Suína “dos Marín(ho) do FIFALÃO” surtou!
Definitivamente!
PQP

NOTA DE ESCLARECIMENTO: as declarações da urubóloga Miriam Suína – perdão, ato falho -, [Miriam] Leitão foram proferidas na [fatídica] edição de hoje à noite do programa ‘GloboNews Miriam Leitão’!

[Pseudo]jornalismo ou entretenimento?!…

Cruz Credo!

Coitada!
Da tal ‘opinião publicada’ [pelo PIG]!
Coitados(as) dos(as) assinantes!
Coitadas!
Das sinapses dessa gente, estúpida!

República Desses Bananas Agourentos a $oldo Sórdido, Antinacionalistas, Alienados, Aloprados, Terroristas de meia tigela IMUNDA…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Deixe seu comentário

Leia também