Paulo Nogueira: Agora é esquerda vs direita e não mudança vs continuidade

Tempo de leitura: 2 min

lula_dilma_x_fhc_aecio_final

Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, via Paraná com Dilma

Agora Aécio e aliados vão dizer que é mudança versus continuidade.

Mas não é.

Agora é esquerda versus direita. Ou centro-esquerda versus centro-direita.

Com Marina no segundo turno, se poderia levar razoavelmente a sério a hipótese da mudança.

Mas com Aécio, não.

O Aécio real, o de Armínio Fraga, tem um programa econômico que é uma réplica do thatcherismo dos anos 1980.

Thatcher, para quem não lembra, foi a real inspiração de FHC – a começar pela fé cega em que privatizações e desregulamentações eram a receita sagrada para dinamizar uma economia.

Na verdade, como o tempo mostrou em todos os países que adotaram o thatcherismo, era uma fórmula para concentrar renda e favorecer uma pequena elite que seria apelidada posteriormente de o “1%”.

No Brasil, a concentração só não foi maior porque um efeito colateral da estabilização favoreceu os pobres, que não tinham refúgio nos bancos para se proteger da inflação.

Fosse o Brasil, na era FHC, um país estável, como a Inglaterra de Thatcher, hoje provavelmente ele seria amaldiçoado como é, entre os britânicos, a Dama de Ferro.

Enxergar com clareza a oposição entre direita e esquerda vai ajudar muita gente indecisa a tomar uma posição, quer para um lado ou para outro.

A alta votação de Aécio surpreendeu, mas nem tanto assim. Muita gente antipetista se bandeara para Marina por entender que ela era a chance real de bater Dilma.

Quando, às vésperas da eleição, Aécio começou a aparecer na frente de Marina, os marinistas de ocasião voltaram para seu favorito.

Ficaram com ela, essencialmente, as mesmas pessoas que votaram nela em 2010. São eleitores que gostam de sua trajetória, e enxergam nela uma espécie de Lula de saias, com colheradas de sustentabilidade.

É difícil acreditar que a maior parte desses eleitores opte por Aécio, ainda que a própria Marina o apoie.

Também não devem ser subestimados os mais de 2 milhões de votos que tiveram, conjuntamente, Luciana Genro e Eduardo Jorge.

Os que os escolheram – tipicamente jovens idealistas – tenderão a ficar com Dilma diante do bloco de direita que se comporá em torno de Aécio.

Passada a ressaca, fica claro que parte da euforia tucana – e da mídia que apoia o PSDB — é fruto de uma estratégia de marketing destinada a convencer indecisos de que a vitória está próxima e intimidar os adversários.

É o chamado otimismo de conveniência.

Nunca, nos embates entre PT e PSDB, foi tão nítida a diferença entre as visões de mundo que os comandam.

Isso pode ser demonstrado pela opção que terão os simpatizantes de quatro candidatos com propostas opostas, Pastor Everaldo e Levy Fidelix, de um lado, e Luciana Genro e Eduardo Jorge, de outro.

Os eleitores de Everaldo e Fidelix cravarão certamente Aécio. Os de Luciana Genro e Eduardo Jorge, muito provavelmente, Dilma.

Isso conta, se não tudo, muito da escolha que os brasileiros terão que fazer em 26 de outubro.

Diga-me quem apoia você e eu direi quem você é: esta é uma frase que ajuda a entender o que está em jogo agora.

 Leia também:

Gilson Caroni Filho: O caráter conservador das bancadas parlamentares


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Estarei sempre a esquerda.

Lukas

Se fosse uma eleição esquerda x direita, Dilma perderia, pois o brasileiro, principalmente o mais humilde, é de direita. Dilma teve uma base de votos forte nos grotões do norte/nordeste, não porque aquela população abrace as teses da esquerda, mas porque historicamente há um apoio ao governismo nestas regiões, são populações que dependem mais do governo e temem ficar desassistidas.

A Arena acabou por último por lá. O PT também.

    Sidnei Brito

    O André Singer explica bem isso (“O sentido do lulismo”, Cia das Letras).
    Em verdade, o eleitor mais pobre sempre sonhou com melhoria de vida, mas sempre temendo que isso se desse de forma revolucionária: queria melhorar materialmente, mas com a estabilidade.
    Quando o PT tinha fama de bicho-papão, o cidadão preferia viver na miséria a correr o risco de quebras institucionais.
    Lula caiu como uma luva, promovendo inclusão social, mantendo, no atacado, uma política econômica de viés mais… normal (quase disse “conservador”). Daí sua altíssima popularidade entre nós pobres (!)
    E, no sentido de Bobbio, ser de esquerda é deixar que a questão da igualdade se sobreponha a valores como, por exemplo, a liberdade. Sem o saber, está cheio de gente que tende a ser mais de esquerda.

    Lukas

    Ainda prefiro a liberdade.

Valmont

Marcus Leite rejeita o que ele chama de “rótulos” de direita e esquerda.
Então, Marcus, o que você propõe para substituir os conceitos de capital e trabalho, elite econômica e classe trabalhadora.
Você acha que os bilionários marinhos e civitas são seus “colegas de classe”? Compartilham dos mesmos valores e interesses?
Eles andam de jatinho, almoçam nos States e jantam em Paris. Mal pisam no solo brasileiro, enquanto os simples mortais (classe média inclusa) tem que enfrentar a violência urbana, fruto de quinhentos anos de escravidão, exploração e opressão apoiada por eles.
Enquanto existir essa “direita pão com ovo”, que tenta negar sua própria classe e adere inconscientemente à ideologia dos bilionários, o Brasil permanecerá no atraso da injustiça social, motor de toda a violência. E, o pior, pagará com a vida dos seus filhos por sua inconsciência social e política.

Jota

Marcus 15’08” lá na tua “revista”no blog de teu idolo, jamais você iria ler um comentário contra o mesmo, isso aqui é esquerda democrática. Bandidos como você diz há em todo lugar, estude um pouco………..

Rodrigo

Então quer dizer que avançar significa inchar o estado, gastar irresponsavelmente, beneficiar amigos e aparelhar a máquina com apaniguados?
Ok, entendi.

m.a.p

Muitos erros na campanha não só de estratégia mas legítimo salto-alto.
A escolha de Padilha para disputar o governo de Sampa, um legítimo Zé-ninguém,não somou um só voto a Dilma, o distanciamento, apesar do apoio, dos irmãos Gomes Ciro e Cid também custou a volta de Tasso (jatinho) Jereisasat.
Vejo 2° turno com muita preocupação!

marcus leite

Paulo, então, quer dizer que o que você está dizendo é que a esquerda é composta de bandidos, como o Paulo Roberto Costa da Petrobrás, ou o Doleiro Youssef, o Fernando Collor de Alagoas, o Jáder Barbalho do Pará, o Sarney…. essa é a sua esquerda???? Pois, todos eles estão com a esquerda… roubando o país…. Você faz parte dessa esquerda.????
CHEGA DESSES RÓTULOS!!!!! Chega desses rótulos que só servem para mascarar a corrupção desenfreada que virou o Desgoverno do PT… Você não entendeu nada dos protestos naturais de junho de 2013 (não aqueles bancados pelos Black Blocs do PT)… Tá na hora de você evoluir um tantinho…

    Maria

    Essa direita vem falar de corrupção, meu caro? Então vamos falar o que realmente é corrupção e das bravas. Você sabe o que foi a entrega da Vale? Você sabe o que foi a compra de votos pra a magnífica reeleição do FHC, que mudou uma lei constitucional no meio do seu mandato pra lhe favorecer? Você sabe o que foi a venda da Eletrobras? Não foi concessão foi entrega mesmo. Voce sabe sobre o cartel do Metro de São Paulo, super faturado, horrível, medíocre, insuficiente, desumano, etc., etc., etc. Você sabe da gloriosa SABESP. De como esses tucanos destruíram a SABESP? Você sabe o que é a construção de um Aeroporto, com dinheiro público nas terra de titio. Ah! E o helicóptero do amiguinho com 400 Kg de coca ? Mas se não sabe, vai ficar sabendo, porque vamos encher o seu ouvidinho seletivo com a verdade. Ah! Vai saber mesmo. Vamos falar em corrupção meu caro. Finalmente vamos falar em corrupção de verdade.

    Mário SF Alves

    Maria, Maria, é um dom,
    Uma certa magia….

    Yacov

    Todo o DIREITOPATA é um mistificador, mentiroso e canalha. Eles chamam isso de ‘exxxperrrteza’ … O DOLEIRO YOUSSEF e o PAULO R. COSTA estão aí, desde os tempos do FDP, digo, ‘fhc’, e só agora foram descobertos e por isso estão presos, o que nunca aconteceria na ERA DAS TREVAS do Brindeiro engavetador tucanalha. Quanto a Collor e Sarney, quando apoiavam os TUCANOS eram grande políticos, mas depois que passaram a apoiar o PT, devido a disputas internas do PSDB, só aí é que viraram bandidos, né !?! Ora, vá se catar, mané !!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Deixe seu comentário

Leia também