Estão reeleitos Paes, no Rio, Fortunati, em Porto Alegre, Garcia, em Goiânia, e Lacerda, em BH

Tempo de leitura: 3 min

do G1

Eduardo Paes (PMDB) foi reeleito prefeito do Rio de Janeiro neste domingo (7), em primeiro turno.  Às 18h40, com 83,78% das urnas apuradas, o candidato do PMDB tinha 64,38% dos votos válidos e Marcelo Freixo (PSOL), 28,51%.

Paes acompanhou o final da apuração na residência oficial, na Gávea Pequena. Entre as autoridades presentes estão o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Pezão, o senador Francisco Dornelles, além de parentes e amigos. O prefeito vai comemorar a reeleição no Parque de Madureira.

“Vou trabalhar muito. Dar a cara a tapa, sem receio de voltar atrás caso tome alguma atitude errada”, disse Paes em seu discurso da vitória, na Gávea, Zona Sul do Rio.

A vitória de Paes reafirma a parceria entre o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e a presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

Paes esteve à frente da disputa eleitoral desde o início. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a implantação novos corredores expressos BRTs, como a TransOeste, e a evitalização da Zona Portuária. Freixo, que ficou em segundo lugar, teve o apoio de grandes artistas brasileiros — como Chico Buarque, Caetano Veloso e Wagner Moura — mas não conseguiu reverter o resultado.

 Porto Alegre

O atual prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), foi reeleito neste domingo (7) para comandar a capital do Rio Grande do Sul até 2016. Segundo os dados da Justiça Eleitoral, o candidato da coligação “Por Amor a Porto Alegre” (PDT, PMDB, PP, PTB, PPS, PRB, PMN, DEM e PTN) recebeu 424.535 votos, o que equivale a 65,25% do total de votos válidos, com 82% dos votos apurados. O vice-prefeito é Sebastião Melo (PMDB).

Desde o início da campanha eleitoral, polarizou a disputa ao Paço Municipal com a deputada federal Manuela D’Ávila, do PCdoB, segunda colocada com 115.463 votos, o que corresponde a 17,75% dos votos válidos. Fortunati liderou praticamente todas as pesquisas de intenção de voto, mas abriu vantagem nas últimas duas semanas que antecederam o pleito e venceu em primeiro turno. “Este é um momento que cultivo há muitos anos. Falo isso de peito aberto. Mas, aqui, não é uma eleição do indivíduo Fortunati, mas de uma coligação de nove partidos, que formaram uma grande frente”, disse o vencedor, no comitê de seu partido, pouco depois das 19h.

Campanha

Recebeu o apoio do PMDB e de outros sete partidos. Manuela D’Ávila, sua principal adversária, formou a coligação “Juntos por Porto Alegre”  com outros quatro partidos.

Sete candidatos disputaram a vaga ao cargo na cidade: José Fortunati (PDT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Adão Villaverde (PT), Wambert Di Lorenzo (PSDB), Roberto Robaina (PSOL), Jocelin Azambuja (PSL) e Érico Corrêa (PSTU). A capital gaúcha tem 1.409.351 habitantes e 1.076.263 eleitores aptos.

Belo Horizonte

Márcio Lacerda (PSB) foi reeleito prefeito de Belo Horizonte em primeiro turno, neste domingo (7). Com 97,80% das urnas apuradas, ele teve 660.522 votos, o que corresponde a 52,63%.

O candidato do PT, Patrus Ananias, ficou em segundo lugar, com 513.069 dos votos, o que equivale a 40,88%.

A vitória de Marcio Lacerda mantém o PSB em seu segundo mandato em Belo Horizonte, segundo maior colégio eleitoral do país. O partido já teve como prefeito, antes de Lacerda, Célio de Castro, que morreu em julho de 2008, de falência múltipla dos órgãos.

Goiânia

Paulo Garcia (PT) foi eleito neste domingo (3), em primeiro turno, o prefeito de Goiânia pelos próximos 4 anos.

Às 19h45, com 94% das urnas apuradas, o candidato do PT tinha 57,61% dos votos válidos e Jovair Arantes (PTB), 14,28%.

O petista, que teve como principal cabo eleitoral o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), esteve à frente da disputa desde o início. Seu plano de governo e o nome da coligação da sua candidatura destacaram a sustentabilidade.

Jovair, na reta final, contou com uma participação mais efetiva do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), mas não foi suficiente para levar a disputa para o segundo turno.

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também