VIOMUNDO

Diário da Resistência


O presidente da França, que se negou a receber Bolsonaro, recepciona Lula com honras de chefe de Estado; vídeo
Lula e Macron. Foto: Reprodução twitter
Política

O presidente da França, que se negou a receber Bolsonaro, recepciona Lula com honras de chefe de Estado; vídeo


17/11/2021 - 12h46

Lula é recebido pelo presidente Macron no Palácio do Elysée, na França

Ex-presidente faz um giro pela Europa, onde visitou o Parlamento Europeu e se encontra com lideranças políticas da região

Por Flávia Said, no Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido, nesta quarta-feira (17/11), pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Elysée, residência oficial do presidente francês.

O encontro marca posição ante o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é desafeto político de Macron.

Lula tem feito um giro pela Europa, enquanto Bolsonaro visita o Golfo Pérsico.

Esta semana, o petista foi aplaudido de pé pela ala social democrata do Parlamento Europeu, sediado na Bélgica. Ele também reuniu-se com Olaf Scholz, futuro chanceler alemão que deverá suceder Angela Merkel.

O petista também tem encontros com lideranças políticas na Espanha e França e já passou pela agenda do Partido Social-Democrata (SPD) alemão.

Lula elencou a agenda ambiental e o combate à fome como os dois assuntos prioritários que tratará com os líderes.

Com as pautas prioritárias, Lula entende que conseguirá fazer um contraponto ao governo Bolsonaro em dois temas sensíveis no exterior — a preservação do meio ambiente e a escalada da pobreza no Brasil.

Crise na diplomacia

Em seu primeiro ano de mandato, em agosto de 2019, Bolsonaro cancelou, de última hora, encontro com o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, que realizava uma visita ao Brasil.

Poucos minutos antes da agenda, o presidente brasileiro decidiu anular a conversa.

Na mesma tarde, Bolsonaro apareceu em uma transmissão ao vivo nas redes sociais cortando o cabelo.

Também em 2019, depois de Macron falar em internacionalização da Amazônia, Bolsonaro atacou a aparência da esposa do chefe de Estado francês e aprofundou a crise diplomática entre as duas nações. O ministro da Economia, Paulo Guedes, reavivou a polêmica ao dizer que a esposa do presidente francês “é feia mesmo”.





5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Alexandre Lagos

19 de novembro de 2021 às 16h52

Lula está solta por manobras do STF. Por um juiz indicado pelo próprio larápio. Podem discordar, endeusar o nove dedos, mas estar solto não significa isenção de culpa. Só demonstra a incompetencia do Tribunal que era para ser um exemplo para o país. Lula não consegue sair às ruas e quando visita alguma cidade, fica dentro de salas fechadas com lideranças sujas. Em 2022 teremos de novo a direita no poder e não há nada que a esquerda porca possa fazer. Lula reunido com Macron é o mesmo que nada. Macron é o presidente mais insignificante da Europa nessa época.

Responder

Zé Maria

18 de novembro de 2021 às 16h56

LULA NA ESPANHA

(https://youtu.be/Y42j9FJgeoQ?t=58)

Nesta quinta-feira [18], após reunião com o chefe de Estado [Presidente Espanhol],
Lula participou do Seminário “Cooperação Multilateral e Recuperação
Regional Pós-Covid-19”, promovida pelo CAF (“Common Action Forum”),
na Casa América.

https://www.cartacapital.com.br/politica/voltaremos-a-fazer-do-brasil-um-exemplo-para-o-mundo-diz-lula-na-espanha

Entrevista de LULA em Madri:

https://twitter.com/i/status/1461346952306593795

“O Brasil só tá precisando de um governo.”

https://twitter.com/LulaOficial/status/1461346952306593795

Responder

VICENTE DE PAULA

18 de novembro de 2021 às 16h36

Definitivamente, não ha possibilidade de manter debate com pessoas que INSISTEM em manter apoio a um presidente totalmente despreparado para o mais importante cargo de nossa república. Está definitivamente provado que o SENHOR LULA foi inocentado em 21 acusações produzidas artificialmente pelo EX JUIZ em troca do cargo de Ministro do STF, tendo recebido como premio de consolação, o cargo de Ministro da Justiça. Criticar o Presidente da França e/ou outras autoridades INTERNCIONAIS que respeitam o EX e FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL, comprova a falta de desinformação, má fé ou mesmo fazer o critico parte da BOIADA DO PIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE, ou TERÁ.

Responder

Alvaro Tadeu Silva

17 de novembro de 2021 às 23h46

O senhor Lagos deixa um repugnante depoimento neste blog, sabidamente progressista. Lula foi preso por um juiz sem caráter, que, flagrado em trocas escusas de mensagens com o chefe da Lava Jato, alegou que “tinha apagado as mensagens” e não podia dizer que eram verdadeiras as publicações do Intercept Brasil. Moro publicou conversa entre a Presidenta Dilma Roussef e Lula, o que é flagrantemente ilegal. Um juiz praticar atrocidades dessas e fingir que “não sabia que era ilegal” é uma piada. Nos Estados Unidos, um juiz de primeira instância que praticasse crime semelhante, seria pena de morte, por expor o(a) presidente da República. Apenas um ministro do STF teria essa autoridade. Prendeu Lula e de prêmio, recebeu o ministério da Justiça. Nunca um juiz de primeira instância virou ministro da Justiça no Brasil. A promessa era que ele seria nomeado para o STF. Gente do nível do senhor Lagos votou em Bolsonaro e agora está em dúvida entre o presidente das 611 mil mortes e um juiz caipira, que mandou prender um pequeno agricultor no interior do Paraná por não saber emitir uma nota fiscal. De quebra, mandou a PF procurar na propriedade do agricultor um iate. Detalhe: a propriedade ficava a 180 km do oceano.l Moro, uma múmia, herói da Direita Brasileira semi-analfabeta.

Responder

Tania

17 de novembro de 2021 às 22h29

Quanta estupidez!!! Vai ler antes de vomitar asneiras!! 🤮🤮🤮

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding