O Dia: Sheila Ribeiro reafirma relato de Monica Serra

Tempo de leitura: 10 min

Ex-aluna de Monica Serra não recua
Desmentida por José Serra, Sheila reafirma que mulher dele fez aborto

POR CHRISTINA NASCIMENTO, no jornal carioca O Dia (por sugestão do leitor Ramiro Tavares)

Santa Catarina – A coreógrafa Sheila Canevacci Ribeiro, 38 anos, ex-aluna de Monica Serra no curso de Dança na Unicamp, em Campinas (SP), ficou impressionada com a repercussão que seu relato no Facebook atingiu e reagiu contra nota oficial da campanha de José Serra a desmentindo ao afirmar que a esposa dele “nunca fez um aborto”. Sheila conversou com O DIA sobre sua declaração na rede social.

“Reafirmo cada palavra. Só fiz um relato de uma pessoa que percebeu uma incongruência e fez uma reflexão”, disse Sheila, que publicou o testemunho na Internet depois de ver Serra se esquivando do assunto aborto no debate da Band (no dia 10 de outubro).

“Se uma pessoa foi vítima da ditadura, e por aquela circunstância teve que fazer aborto, se ela acha que aborto é crime, ela está se incriminando”.

Procurada ontem pela equipe de O DIA para comentar o testemunho de Sheila, a assessoria de Serra não retornou as ligações.

O DIA: Você imaginou que seu texto poderia virar um fenômeno na internet?

Sheila Canevacci: Eu coloquei numa rede social que qualquer um podia ler. Coloquei na minha página, no facebook, com a consciência de que é uma rede social pública. E a beleza da internet é que é uma coisa pública. Agora, não é uma carta. É o relato de uma pessoa que tem uma experiência com uma professora, uma experiência bonita, inclusive. A minha experiência com a Mônica Serra, enquanto professora, foi uma experiência muito bonita, porque  acho que a beleza da universidade é que as pessoas podem falar das coisas, falar de tudo, falar deste empanado que estou comendo, do exílio, do aborto, de uma pessoa bonitinha, gatinha ou não, qualquer coisa.

Eu respeito fundamentalmente os professores. Eu acho que a profissão mais linda que possa existir no mundo é a profissão de professor. E, neste sentido, eu respeito muito a Mônica Serra. Ela foi uma professora ótima, normal, tranquila. E eu sempre gostei muito dela. Inclusive quando ela relatou essa experiência terrível para ela, era dentro desse contexto da ditadura militar.

Atenção, gente! Em nenhum momento estou nesta coisa de denúncia. Tem muita gente que fala: ‘você está revelando os podres da Mônica Serra’. Só que eu não acho que uma pessoa que seja vítima da ditadura, e que tenha tido que sofrer, tenha um podre. Pelo contrário, tem que ser acolhida. A Mônica Serra e, qualquer outra mulher que tenha passado pela experiência dolorosa do aborto, devem ser acolhidas pelo Estado. Depois, se uma pessoa é religiosa e acha que o aborto é crime perante Deus, isso é outro discurso, outro assunto.

O DIA: Então, o testemunho dela na sala de aula te marcou muito?

SC:Esse assunto da Mônica Serra não me marcou nada. Marcou zero. Marcou na época, durante um mês. Porque a professora fala uma coisa e você tem aula na próxima semana, fica um climão e depois você esquece. O que me marcou é que eu não estava acompanhando o segundo turno da eleição, não estava acompanhando baixaria, ataque de ninguém. Primeiro, porque  assisto poquíssima televisão. Estou fazendo doutorado (Semiótica e Comunicação – PUC/SP) e estudo pra caramba. Estou sempre lendo, estou sempre viajando. Então, não estava acompanhando polêmica de aborto, de nada. Eu não estava acompanhando segundo turno da eleição. E ai decidi assistir esse debate. Estou lá, de piajama, assistindo meu debate, feliz e contente, quando ouço a Dilma falar disso.

E a minha primeiríssima reação, e acho importantantíssimo falar, foi: “Ué! Como a Mônica Serra falaria isso?” Será que ela faria isso? Ela já fez um aborto”. Voltei lá na minha memória do passado e falei assim: ‘seria impossível. Estranho. A Mônica Serra nunca falaria isso, porque ela já teve que fazer um aborto’. Para mim, seria inconcebível, não batia, não dava liga, porque pensei assim: “Se uma pessoa foi vítima da ditadura, e por aquela circunstância teve que fazer aborto, se ela acha que aborto é crime, ela está se incriminando’.

Então, ela acha que tem que ser presa. Não faz sentindo. Entendeu? Por isso escrevi “Respeitamos a dor de Mônica Serra”. Depois, fiquei mais empolgada com essa história de aborto e fui ler que a Benedita da Silva, no governdo de Fernando Henrique, era contra o aborto e a discriminalização do aborto e que, quando atacaram a Eva Blay, que era feminista, a Benedita da Silva, para proteger a Eva Blay, pegou o microfone e falou que fez um aborto.

Para mim, é assim: quando uma mulher que é militante contra a discriminalização do aborto, ela mesmo está fazendo um aborto, então, ela mesma está se incriminando. Isso também é falta de cidadania. Porque todo o discurso que fala assim: “existem milhares de mulheres pobres tomando veneno de rato, citotec, agulha de tricô….É verdade” É verdade essas mulheres estão morrendo e a Mônica Serra ou qualquer pessoa pública tem que ter uma responsabilidade ética em relação a isso. Porém, não são só as mulheres pobres que estão morrendo.

As mulheres que têm poder aquisitivo alto, decente, e as mulheres ricas que podem se permitir pagar uma clínica clandestina, elas também estão morrendo. Sabe por quê? Porque o corpo não é só o corpo físico, não é só o sangramento que te leva a morte.Você não poder se sentir uma cidadã completa ao ser acusada de crime, de deliquência, num momento díficil da sua vida. Isso  também é morrer, morrer espirtitualmente, psicologicamente e morrer principalmente como cidadão. Porque no momento mais díficil da sua vida, quando você tem que ser acolhida pelo seu Estado, você é considerada criminosa.

O DIA: Você ficou chocada com a repercussão?

SC: Primeiro de tudo. Acho que não estou nem entendendo o que está acontecendo. Mas o que me choca mais como brasileira e canadense, é que eu me sinto dividida. Como candanense, acho normal o cidadão falar sobre as coisas e dialogar sobre as coisas. Também porque no Canadá o aborto é legalizado. Acho que o brasileiro deveria aprender com outros países os motivos, ao invés de ficar conversando é isso, aquilo, porque já conversaram tanto. Já dá para aprender com quem estudou.

Do lado do Brasil, o que me chocou mais é que o simples fato de eu me posicionar, perante um debate, me fez descobrir que o brasileiro não tem cidadania, em geral, porque é como se a gente vivesse ainda não ditadura militar, na repressão, porque o pessoal tem medo de falar, tem medo de revelar o nome. Então,assim,  quem tem medo de falar, revelar o nome, tem medo de morrer, tem medo de desaparecer, tem medo de ser torturado. Acho que no imaginário do brasileiro a ditadura militar e a repressão ainda são muito fortes. Isso foi o que mais me chocou. O resto… que sou fake, que ganhei dinheiro, que sou de um partido ou de outro, acho mais ou menos normal, porque a informação está na Internet. E a Internet é tudo e o contrário de tudo. E ai cada um com seus recurzinhos vai fazendo o que dá para entender.

O DIA: E porque o rebuliço em torno da sua declaração?

SC: Chocou tanto aos brasileiros que as pessoas que são petistas ficavam me acusando, num primeiro momento, que eu era armação do PSDB. E as pessoas do PSDB ficaram falando que eu era da campanha suja de boatos do PT. Então, acho isso muito interessante porque as pessoas não botam fé, não acreditam, que uma simples cidadã possa se manifestar porque viu um debate.

Um debate que tinha duas coisas em jogo: as eleições e a questão do aborto, que veio dentro do próprio debate. Achei isso muito interessante, porque outras coisas as pessoas falavam para mim é que eu ganhei dinheiro para fazer isso. E ai, não sei nem se dá vontade de rir ou de chorar, mas eu comecei a brincar com meus amigos e falar que não ganhei, mas deveria ganhar. Sabe de quem? Do governo federal. Sabe por quê? Porque pela minha espontaneidade e com a maneira de fazer política cidadã no cotidiano, tranquilamente, fiz uma educação nacional do que é praticar a cidadania. Fiz um programa de educação da cidadania, rapidinho, em três dias.

O marido de Sheila, Massimo Canevacci, também falou com a reportagem sobre o caso

“Isso chocou tanto os brasileiros que os petistas me acusam de ser uma armação do PSDB e as pessoas do PSDB ficam falando que eu sou da campanha suja de boatos do PT. Acho isso muito interessante porque as pessoas não botam fé, não acreditam que uma simples cidadã possa se manifestar porque viu um debate”, afirmou. “Também achei interessante porque me procuraram para falar que ganhei dinheiro. Não sei se dá vontade de rir ou de chorar, mas comecei a brincar com meus amigos e falar que não ganhei, mas deveria ganhar. Sabe de quem? Do governo federal. Sabe por quê? Pela minha espontaneidade e com a maneira de fazer política cidadã no cotidiano tranquilamente. Fiz uma educação nacional do que é praticar a cidadania”, completou Sheila, que é filha de socióloga, foi aluna da mulher de Serra em 1992 e é casada com o respeitado antropólogo Mássimo Canevacci.

‘É muito fácil declarar alguns valores que o mundo acha corretos’

Professor da Universidade La Sapienza, em Roma, e docente convidado da Federal de Santa Catarina, o antropólogo Massimo Canevacci, pensador reconhecido internacionalmente, conversou com O DIA sobre as repercussões da revelação feita por sua mulher. Leia abaixo a íntegra da entrevista:

O DIA: Professor, porque o susto das pessoas, ao ponto de falarem sobre mudança de rumo eleitoral, com as declarações da sua esposa?

Massimo Canevacci: Em primeiro lugar, acho que o tipo de política tradicional, que você pode  dizer até conservadora, tem uma diferença fundamental entre os valores declarados e os valores praticados. Essa dicotomia, que é baseada sob uma  forma política, que crer e reproduz um sistema de hipocrisia, porque é muito fácil declarar alguns valores que mais ou menos todo mundo (ou  uma parte do mundo e do Brasil) acha correto, depois fazer exatamento o contrário.

Essa maneira que é um clássico do estudo da Antropologia (a diferença entre valores declarados e valores praticados), acho que é o elemento que criou a revolta da Sheila. A gente estava escutando muito  tranquilamente a programação televisiva, que era uma pouco violenta, que não era muito interessante, ou era interessante porque tinha um pouco mais de agressividade, quando a Dilma fez pergunta a Serra que a mulher dele, a Mônica Serra, falou que ela era uma mulher que queria matar criancinha, a Sheila abriu o corpo inteiro: olho, orelha, boca. Sheila ficou em silêncio, não falou nada. No dia seguinte (segunda-feira), acordou, escreveu essas coisas no Facebook.

Eu, pessoalmente, me solidarizei totalmente com ela, porque acho que esse tipo de história dela (de uma mulher que foi aluna da Mônica Serra) e, num momento muito importante da universidade, seja para Sheila, mas também para Mônica, porque ela é uma ótima professora. Então, ela ficou muito triste e desmoralizada ouvindo que a sua professora falava  uma coisa e, num momento fundamental para a política do Brasil, e também  pela ética do Brasil, pelos valores que unificam este país, ela fez exatamente o contrário.

O DIA: Quando o relato veio à tona,na internet, a discussão não era se a Mônica Serra fez ou não o aborto, mas se a Sheila existia. Por que a preocuapação das pessoas era exatamente essa?

MC: Ótima pergunta e que tem diferente níveis de resposta. Vou fazer, primeiramente, um discurso mais sociológico. É que tem  uma diferença  fundamental de papel. O papel de Mônica Serra é um papel bem determinado, conhecido socialmente. O papel da Sheila é desconhecido socialmente. Então, esse tipo de verticalização cria uma posição de poder onde um lado é  aceitado, certo, verdadeiro.

E outro é falso, inexiste, é um tipo de luta midiática. Então, essa é a primeira explicação sociológica, mas que não acho fundamental. O que está acontecendo agora, no Brasil, mas não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, é que a comunicação digital, o networking, tem sempre mais um poder de criar um novo tipo de informação. A nova informação dessa networking, tipo Facebook, Twitter, blog e etc, é muito  mais horizontal. Então, esse tipo de horizontalização da comunicação, isto é, a comunicação digital, está virando sempre mais determinante também para  fazer política.

Eu acho que esse lado é um pouco atrasado do ponto de vista comunicacional, porque era muito fácil descobrir que a Sheila era verdadeira. Só que ao iniciar fazer esse tipo de questionamento, de  problematização sobre a identidade, é um tipo de pessoa que não consegue entender que esse networking, que é a comunicação digital, pode ser sempre  mais forte. Então, sendo mais forte, a maneira, vamos dizer um pouco conservadora, de responder é “ela não existe”. Não somente não existe Sheila. Não existe a Network, não existe um tipo de comunicação digital que pode ser muito mais horizontal. Eu que decidi, para mim a decisão foi na  hora, eu escrevi (num blog que fazia críticas): eu declaro que Sheila  existe e que ela é minha esposa. Para mim, é uma coisa muito louca, mas  funcionou. Funcionou porque muitos livros meus são traduzidos no Brasil e  algumas pessoas me conhecem, então, ela não é somente Sheila Ribeiro. Ela é Sheila Canevacci Ribeiro.

O DIA: Então, essa discussão se ela é fake ou não, é o reflexo de que vivemos numa sociedade hipócrita, que gosta de jogar a sujeira debaixo do tapete?

MC: Em parte, este tipo de sociedade que é hipócrita, é hipócrita e atrasada. Porque não entende que o Network tem uma maneira, uma ética de comunicação  que é muito facilmente verificável. Então, essa mistura de hipocrisia, atraso e dificuldade de entender o novo, não olhar a cultura digital,  causou esse problema da identidade dela (Sheila), que é uma maneira muito  banal de ofender Sheila. De dizer: “Você  não existe. Você precisa mostrar que você existe. Preciso da sua carteira de identidade. Da sua fotografia. Mas a fotografia pode ser falsa!”. Então, como se enfrenta essa situação? É  uma coisa interessante da relação entre Ciências Sociais e a nova forma da política.

O DIA: Mas se a Sheila tivesse feito este mesmo relato e no lugar de Mônica Serra, tivesse falado que a Dilma fez um aborto, a imprensa ficaria tão preocupada com a confirmação da identidade dela?

MC: Você está brincando! Em alguns jornais, teria aparecido em primeira página, dizendo: “A Sheila, nossa cidadã, linda, maravilhosa, descobriu que a  rainha é nua, que a verdade é que  Dilma causou um aborto”. Ela seria, na hora, reconhecida, na hora, na hora. Porque cada posicioanamento da impensa é causado de desnívis. O desnível principal era: Sheila desconhecida, Serra está do nosso lado. É a relação clássic a: amigo x inimigo, que é um clássico das ciências politicas. Então, a primeira página, tenho convencimento extremo, que viria com a fotografia da Sheila, dizendo: “Ela é a heróina da nossa  democracia”.

O DIA: Por que o brasileiro tem tanta dificuldade em ser autêntico quando o assunto é polêmico?

MC: Isso é um pouco complexo. Acho que a beleza do Brasil, porque para mim a  beleza do Brasil é que o brasileiro tem uma identidade, uma cultura, uma subjetividade muito mais fluida, muito mais cruzada que outros países. Então, essa beleza do Brasil, que tem uma identidade mais flexível, mais multipla, mais fluída do que em outros países, cria no brasileiro um outro  problema: é como se a beleza da liberdade que cria identidade a identidade múltipla, fluida, pode apavorar um pouco. Pode desejar uma única identidade clara, certa, única, homogênea.

E tudo isso pode criar um tipo de insegurança pela qual, se questiona: “Será que a identidade da Sheila é verdadeira?” Mas também será que minha identidade é verdadeira? Quem sou eu? Porque eu não a identidade, como, sei lá, na Europa, vamos dizer assim. Mas isso não é verdade. Isso é uma fantasia, porque o Brasil é muito mais na frente na Europa na questão da identidade.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

francisco.latorre

mais sheilas.

as outras alunas. falem.

..

E. Amaral

"…pela minha espontaneidade e com a maneira de fazer política cidadã no cotidiano, tranquilamente, fiz uma educação nacional do que é praticar a cidadania. Fiz um programa de educação da cidadania, rapidinho, em três dias." (Sheila Ribeiro)

Prezada Sra. Sheila Ribeiro, como cidadão de um país democrático em crescimento, estou me referindo ao crescimento da democracia e não ao crescimento econômico do país, gostaria muito de agradecer-lhe pela demonstração de cidadania que deu a todos nós brasileiros. O exercício pleno da liberdade de expressão, direito constitucional e que graças ao surgimento da internet e das redes sociais hoje é possível é algo a ser celebrado, especialmente por termos uma imprensa que luta por liberdade, mas que em muitos momentos nós da demonstrações de que se importa pouco com ela quando o assunto vai de encontro aos seus interesses corporativos.

george

quem assistiu Tropa de Elite sabe porque as pessoas tem medo de sair denunciando as coisas quando os interessados sao poderosos.

Jairo_Beraldo

"A esposa de Serra, Mônica, desmarcou encontro em Porto Alegre (RS), no evento do PSDB Mulher, na terça-feira. A reunião do grupo seria um evento de campanha em apoio as propostas para a área da saúde do candidato. Desde que ex-alunas disseram que Mônica Serra contou em sala de aula que fez aborto no quarto mes de gravidez, ela tem evitado a imprensa e compromissos públicos."

Quem cala concente…diria o ditado popular…

Maria

A única coisa que não desceu direito foi essa explicação que ele deu sobre o questionamento da veracidade do relato da mulher dele.

Numa campanha marcada pela veiculação de boatos pela internet, é no mínimo plausível que as pessoas desconfiem do relato da esposa dele, principalmente no momento em que ele foi veiculado.

Não acredito que seja uma posição de hipocrisia, mas de uma certa defesa frente à enxurrada de mentiras propagadas pela rede.

nicolasn

…é interessante cómo uma coisa que deveria ser banal, falar "apenas" a verdade vira sinónimo de heroismo, só no Brasil mesmo.Mas , como explica o antropólogo Massimo exitem seus motivos.No Brasil muitas vezes nao dá se socorro na rua, quando algum acidentado fica no chão "até que a policia apareça" para nao se "comprometer"..(e os motivos ficam claros quando a gente conhece o "folclore" policial brasilero).isso acontece mais ainda em paises como Argentina, onde a ditadura militar "contaminou" de tal maneiral, que virou moda de comportamento espontáneo andar olhando pros lados e nao dar bola nem para dar hora na rua.Graças a democracia esse comportamente está mudando por lá e a internet está ajudando muito.Os Serras da vida e as Monicas estão demasiado seguros da impunidade que sempre tiveram; de um lado, do outro a Sheila "nao é qualquer um", ja pensou se fosse um negro favelado do morro carioca?Isso é Brasil.
Mas, nós chegamos lá.

Roberto A.P.

Serra, O Mistificador ,casou com a mulher certa, A Mentirosa. Casal perfeito de malfeitores. Tenho certeza absoluta que eles na juventude devem ter assaltado algum banco,só para se divertirem. Ele de presidente e ela de primeira dama, seriam o supra-sumo da borra de lixo tóxico,mandando no Brasil.

eduardo jorge

DILMA é afirmativa quanto a descriminalização do aborto.e não o fez, nem assinará qualquer lei que o libere.Serra é CONTRA o aborto e o faz,tanto no Min.da Saúde,como na sua esposa(MONICA SERRA).Se conhece o ser humano por suas AÇÕES,não por suas palavras.

Oliveira

Sheila Ribeiro! Um nome que num ato de bravura e dignidade, escreve para sempre o seu nome na historia da eleição de 2010 no Brasil.

oswaldo j. baldo

Para quem não assistiu, assista é muito bom ver ser desmascarado o Serra e a campanha do PSDB
.
Roda Viva – Aloysio Nunes Ferreira Filho: Bloco 1
. http://www.youtube.com/watch?v=d3wQLxcRztk&fe
.
Roda Viva – Aloysio Nunes Ferreira Filho: Bloco 2
. http://www.youtube.com/watch?v=AD4wOd6ZtjI&fe
.
Roda Viva – Aloysio Nunes Ferreira Filho: Bloco 3
. http://www.youtube.com/watch?v=-Yi31CfOT6w&fe
.
Roda Viva – Aloysio Nunes Ferreira Filho: Bloco 4
. http://www.youtube.com/watch?v=GoabFNxxzJU&fe

Graça Veiga

PARABÉNS SHEILA!
VCÉ UMA GRANDE MULHER, E UMA BRASILEIRA DE VERDADE.

Fabian

Pessoas como a Sheila e aqueles que lutaram contra a Ditadura merecem monumentos em praças públicas pelo país afora.

Marília

Parabéns Aline: "Posso dizer que falo em nome de muitos jovens universitários cariocas, que vemos na cidadã brasileira ( e também canadense) Sheila Ribeiro, um símbolo da verdadeira liberdade de expressão, não para meros fins promocionais pessoais, mas para salvar o povo brasileiro dos efeitos dessa guerra psicológica financiada pelos podres poderes. Ela demontrou uma coragem infinita e será lembrada sempre por isso e por sua ética humanista e lucidez. Já os hipócritas vende-pátrias, a lata de lixo da história os aguarda.
Sheila Ribeiro, o Correio do Brasil e Laerte Braga lavaram a alma brasileira nos últimos dias! Alma que, agora renovada, livre do "quebranto", vai poder votar com a consciência esclarecida. Em 31 de outubro, as urnas vão consagrar Dilma Rousseff, a Primeira Presidenta Mulher do Brasil! E Sheila Ribeiro poderá com orgulho dizer: ajudei a desmanchar a sórdida trampa contra uma brasileira digna,ajudei o Brasil a olhar a sua cara! "

Digean

"Parabéns, Sheila, grande mulher, autêntica e corajosa".

carvalho filho

Canindé, com Pe. Francisco e Sheila com a sua coragem para mim tornam-se paradigmas para demarcar essas eleições que, com certeza, nunca será esquecida na história do Brasil. Temi, sincertamente, que iriamos caminhar para o obscuratismo, para as trevas, como gostaria o indiano contratado pela campanha do Serra. Certamente, na Índia, com aquela imensa população a sua experiência-laboratório teria funcionado. Como muitos que escreveram por aqui, estava preocupado com essas eleições, mas bastou que dois cidadãos brasileiro, um do sertão cearense e o outra do bairro de Perdizes denunciassem coarajosamente a hiprocrisia para que que se formasse nesse Brasil uma esperança. Esperança que venceu o medo, venceu a sordidez, a hipocrisia, a mentira e a covardia. Graças que não só somente os boatos maldosos que se alastram. Sheila que estudo semiótica está vendo, na prática, a força das palavras, das palavras verdadeiras. Massimo, você tem uma mulher que é o Maximo, uma mulher que faz a diferença. Valei-nos São Francisco das Chagas!

Paulo Silva

Muito me agrada tomar conhecimento que a Coreógrafa ( entre outras qualificações acadêmicas) Sheila Canevacci Ribeiro não recuou após "desmentidos" da assessoria do Serra.
Essa brava brasileira trouxe ao debate nacional questões muito importantes em suas declarações, que vão muito além do episódio. Ela faz análises profundas sobre realidades sócio-culturais e políticas do Brasil atual.
Tomara que ela mais adiante, quando passarem as eleições, possa ser ouvida e entrevistada sobre os problemas de mídia e comunicação, de exercício de cidadania e muitos outros sobre os quais demonstra ter opiniões e análises muito abalizadas e verdadeiras. Tomara mesmo!
Que tal, Azenha, programar num futuro próximo, logo após as eleições uma entrevista com ela sobre esses temas gerais?

    Aline

    Mas não é que seria bom mesmo, após as eleições, que o Viomundo entrevistasse à Coreógrafa Sheila Canevacci Ribeiro sobre temas relevantes como cidadania, guerra midiática, ética humanista e outros temas correlatos?
    Anote, por favor, Azenha essa solicitação do Paulo, que faço minha também. E já estamos muito gratos, porque a Conceição Lemes fez uma linda matéria com a Coreógrafa Sheila dia desses, publicada aqui no Viomundo, que foi um primor de entrevista jornalística bem realizada. Devia ganhar prêmio de matéria jornalística de primeira qualidade!

alexandre

Por falar nisso, cadê a mônica serra?
Creio que deve está esperando a poeira baixar, ou coisa pior.E preciso proteger essa pessoas, pois estamos lidado com o mal em sua forma mais cruel!

turmadazica

Essa mulher tem cojones…

    Cesar Augusto

    Não 'cojones' não….tem Utero!!! E muta coragem!!!

José Manoel

Azenha: eita garota de fibra, essa!!!!!!!! São de brasileiros assim que precisamos!!!!!!!!!!!!!!!! Dá-lhe, Sheila!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olga Lopes Salomao

A hipocrisia tem sido amplamente utilizada no cotidiano dos politicos brasileiros. Quando uma mulher, Sheila, desconstroi essa forma de fazer política, simplesmente relatando um fato, uma verdade, todos e todas nós temos que nos regozijar. Aos cristaos relembro Cristo A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Aproveito para parabenizar a MAJO, mae de Sheila, que criou uma filha com valores e principios tao sólidos e que infelizmente nao conseguiu influenciar seu partido, o PSDB, da mesma maneira.
Olga Salomao Rio Claro-SP

    Leon Brancaleone

    É como diz o velho ditado:
    "Pimenta nos olhos DOS OUTROS é refresco. NOS SOSSOS dói, não é mesmo" ?

Maria Lucia

O Ramiro escreveu em seu excelente comentário a essa postagem que, com esse episódio, Sheila Ribeiro "fez renascer um dos aspectos mais importantes da alma profunda do Brasil: a real feminilidade. Aquela feminilidade que exerce a função de amar e cuidar de verdade da vida humana, como ela é de fato.Sem fantasias e ilusõe."
O combate dado por Sheila, foi à hipocrisia e ao farisaísmo usados para manipular a consciência dos cidadãos, de modo torpe e insidioso.
Dessa forma ela, exerceu a sua condição feminina de cuidar de verdade da vida humana, aqui e agora.
Todas as homenagens à essa brava brasileira! Que nocauteou uma poderosa tática da Guerra de Quarta Geração, simplesmente usando o poder que lhe conferiu o seu coração bem formado, a sua inteligência brilhante e o senso perfeito que possui do que seja cidadania.

Paulo Ribeiro

Onde está o Ministério Público, que até agora não intimou a senhora Monica Serra a prestar esclarecimentos? Al´me de difamar Dilma Rousseff, Monica Serra assumiu ter cometido um crime contra a vida. Mas, como estamos no Brasil, aborto é crime só quando a mulher é pobre e negra.

Jadson Oliveira

Denúncia: o planfleto que difama Dilma, assinado por três bispos. inclusive o de Guarulhos, que já teve um milhão de cópias apreendidas pela Polícia Federal, continua sendo distribuído em São Paulo. Há pouco mais de duas horas, por volta das 16:10 horas, hoje, terça, dia 19, uma senhora de 50 a 60 anos, de feições de descendência oriental, distribuia o tal panfleto junto da Igreja de N.S. da Imaculada Conceição, descendo a Brigadeiro Luis Antonio, a uns 50 metros da Av.Paulista.
Peguei, quando notei de que se tratava, adverti a ela: "Minha senhora, a senhora tá distribuindo um panfleto ilegal, desautorizado pela CNBB, cuidado".
Retornei ao local uns 10 minutos depois, pra conferir se ela continuava, ela tinha desaparecido.
Abraços, Jadson Oliveira, blogueiro "progressista" (www.blogdejadson.blogspot.com)
Caro Azenha, acabei de mandar isso em comentário lá no Conversa Afiada, agora mando pra você, aqui e por email).

Yacov

Depois de todo o escarcel que fizerm sobre a questão do aborto, calam sobre este FATO envolvendo a Da. Monica?!?!? E se dizem imparciais… Me poupem, PIGzinhos sem vergonhas!!!! Enquanto isso, Lewinskyanamente, FHC se reúne com empresários estrangeiros, em Foz do Iguaçu, para "fatiar" o BRASIL. PODE???? Ele é um típico e contumaz, 171. Cadê A noss intrépida mídia investigastiva???? Parece que só tem olhos para o Governo Federal, LITERALMENTE.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLoBO é um braZil para TOLOS"

Pedro Ayres

Nos últimos dias, graças ao magnífico exempo de cidadania e de caráter da coreógrafa Sheila Canevacci Ribeiro, o país voltou a respirar melhor. Com o seu honesto testemunho, corroborado por suas colegas de Unicamp, Sheila mostrou-nos a crudelíssima face da ambição desmedida e de como a hipocrisia estava se tornando um princípio moral. Não porque nós, os brasileiros, sejamos desse modo, mas, porque é a milenar prática daqueles que só olham para os seus mesquinhos e egoistas interesses e disfarçados em pios e religiosos cidadãos tentavam novamente inviabilizar as nossas possibilidades de um futuro cheio de felicidade, bem-estar e progresso.
Sheila Canevacci Ribeiro, na sua dignidade cidadã, demonstrou-nos que, não só o reizinho, mas os seus condes, duques, barões e eminências eclesiais, estão nus e esta nudez é monstruosa, com sua desumanidade e ódio ao povo brasileiro. O importante é que Sheila não pensou em elogios e honrarias, simplesmente ficou indignada com a mentira e a hipocrisia. Esta é a grande lição que ela nos deu e que poderá significar uma mudança nessa rota de imoralidade que a oligarquia, com seus áulicos e serviçais há muito tentam nos impingir como uma verdade.

jose Martins

A discursão sobre o aborto foi trazida a campanha politica pelo Serra, quem tem rabo de palha não brinca com fogo, em todo lugar que passa vejo as pessoas comentarem o fato referente ao aborto feito pelo casal Serra, caiu na boca do povo, boca a boca, a coreógrafa Sheila prestou um serviço grandioso ao povo brasileiro, desmascarando esse mentiroso, por muito menos um presidente americano foi obrigado a renuncia. Parabens D Sheila. vamos ficar na verdade DILMAAAAAAAAAAAAAAAAA

Donizeti

Gente, lembram o que o Ciro Gomes falou sobre o caráter do tucano José Serra ???

1. Serra numa campanha eleitoral é garantia de baixaria e golpes sujos: PROVADO!

2.- Serra não tem escrúpulos, para atingir seus objetivos pessoais, se for preciso passa com um trator por cima da própria mãe !! PROVADO

Sintomático, nestas eleições Serra já passou por cima da própria filha Veronica, explorando a politização falsa da quebra de sigilo dos tucanos na receita federal e agora passa por cima da sua própria mulher, instigando-a a usar o tema do aborto para atacar a Dilma, mas escondendo que eles próprios fizeram um aborto !

Agora isso volta igual um bumerangue sobre sua candidatura. Isso vai fazer um estrago sem tamanho na campanha do Serra, os eleitores vão se sentir enganados, feitos de idiotas pela campanha baixa do Serra e os bispos da direita e pastores que cairam na conversa mole e suja do Serra. O que vão falar agora para seus fiéis ?

É a famosa volta do cipó batendo no lombo de quem o lançou !

    Augusto Reis

    Olha! Um enrosco deste para o Çerra a esposa e a filha até o Genro, não tem preço! E ai Zé do Puxadinho, continuas cada dia mais mentiroso! Que dupla! Çerra e Sérgio Guerra?
    E o Bispo Mala veia? Como fica agora com este tipo de revelação?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Betinho

Tivessem todos os brasileiros a índole cidadã de Sheila Ribeiro, tivessem todos sua atitude pela verdade, pelo correto e sua indignação pela hipócrisia e a falsidade, certamente viveriamos num país de primeiro mundo, já a bastante tempo. É um exemplo a ser seguido pelos bons, para quem sabe nos tornarmos um Canadá, país que ajudou a lhe formar essa têmpera maravilhosa. Parabéns Sheila, que possamos todos seguir teu exemplo de cidadania.

Aline

Posso dizer que falo em nome de muitos jovens universitários cariocas, que vemos na cidadã brasileira ( e também canadense) Sheila Ribeiro, um símbolo da verdadeira liberdade de expressão, não para meros fins promocionais pessoais, mas para salvar o povo brasileiro dos efeitos dessa guerra psicológica financiada pelos podres poderes. Ela demontrou uma coragem infinita e será lembrada sempre por isso e por sua ética humanista e lucidez. Já os hipócritas vende-pátrias, a lata de lixo da história os aguarda.
Sheila Ribeiro, o Correio do Brasil e Laerte Braga lavaram a alma brasileira nos últimos dias! Alma que, agora renovada, livre do "quebranto", vai poder votar com a consciência esclarecida. Em 31 de outubro, as urnas vão consagrar Dilma Rousseff, a Primeira Presidenta Mulher do Brasil! E Sheila Ribeiro poderá com orgulho dizer: ajudei a desmanchar a sórdida trampa contra uma brasileira digna,ajudei o Brasil a olhar a sua cara!

    José Armando Esper

    q lindo, Aline
    tenho 62 anos e hoje terça feira, 19 de outubro
    estou me sentindo muito feliz
    de ter lido o seu depoimento
    obrigado a vc e a todos os jovens q estão na luta por uma vida mais digna
    bjão

    Betinho

    José Armando
    Aline tem sido sempre de muita felicidade em seus comentários, em todos que tenho lido nos diversos blogs em que ela se manifesta. Não é "profecia" de minha parte, mas vejo nela uma futura Dilma, pela pouca idade aliada a um espírito de luta correta coerente e sempre com muito conhecimento de causa.

    Maria Lucia

    Falou tudo, Aline!
    Vc também é uma bravíssima lutadora na nossa blogosfera progressista!
    Sempre me lembro de como vc ajudou a limpar o blog Tijolaço de uma epidemia de trolls que campeava por lá com a história dos "biscoitinhos de jiló"! Ficaram tão irados que exageraram e lá veio a bendita moderação!
    Bjs.

Avelino Fóscolo

sem que outras alunas venham a público, mesmo acreditando em Sheila, deve-se deixar isto fora da campanha. Precisam entrar na cena pública outras alunas. Se não o fizerem deixarão uma atrocidade dessas – a campanha de mentiras e calúnias – influenciar no processo eleitoral. Não se trata de ser pró ou contra Serra ou Dilma. A questão se refere ao modo do embate político. Cada vez mais devemos exigir que seja travado às claras. Sem panfletos apócrifos e baixarias. Nesta campanha, talvez pelas circunstâncias (mas isto não vem ao caso), Serra e seus adeptos escolheram fazer este tipo de jogo subterrâneo de calúnias e difamações. O cidadão que souber de algo que ajude a revelar esta campanha deveriam agir. Manifestem-se ex-alunas de Mônica Serra. Não deixem a cidadã Sheila falando sozinha.

Ana

Paraéns Sheila! Grande Mulher, autentica e corajosa.

Ficaremos devendo essa vitória de DILMA, em partes a sua dignidade e respeito a verdade, pois Graças a você foi estancada essa sangria de votos para DILMA. Serra á não tem coragem de tocar no assunto e a Igreja, por seus padres que não respeitam os católicos colocaram o "rabinho entre as pernas".

E VIVA DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ivan Arruda

O importante é que uma verdade detonou uma candidatura que crescia baseada em mentiras. Para os seguidores das igrejas, enganados com o discurso mentiroso de desconstrução da imagem de Dilma, essas verdades os fizeram repensar seus votos. Os institutos de pesquisas já sinalizam essa tendência. Para desespero dos que, a exemplo da CBN, propagam que nossas urnas eletrônicas são confiáveis. Os maiores esforços da CBN, contudo, são para tirar o Paulo Preto de cena.

Baixada Carioca

E a dona Serra sumiu!

Andou falando besteiras para tentar eleger o seu marido, mesmo já tendo praticado aquilo que eles "condenavam". Agora nem pra se defender veio a público. Essa talvez seja a mais evidente prova de culpa pelas merdas que falou, já que devemos respeitar o seu direito de decidir sua vida, inclusive fazendo aborto sem um motivo razoável.

Urbano

Há inclusive uma outra ex-aluna, ou duas não sei bem, que era da mesma turma e que corrobora as afirmações da Sheila Ribeiro. Afinal, os mentirosos contumazes estão do outro lado, coladinhos no zé contra-rampa, o mitômano.

marcos – RS

Serra , na concepção mais arcaica possível de fazer política, trouxe a própria família ao debate ( primeiro a filha, depois a mulher) e pagou da pior forma possível. Está mais do que claro que Sheila não é um fake e que a "famiglia "Serra sairá desmoralizada desta campanha. Sem ética e sem escrúpulos, será que entre eles agem assim também ?
Podia ao menos saber perder né mesmo seu Chirico !

    Carlos

    Bem observado: o sujeito empurrou filha e mulher pro centro do palco!

    Sem noção ou mau-caratismo?

Torquemada

"…Desmentida por José Serra, Sheila reafirma que mulher dele fez aborto…"

A menos que eu tenha perdido alguma declaração do Serra, até onde acompanhei esse assunto quem tinha desmentido (se é que isso pode se chamar de desmentido) tinha sido a CAMPANHA, isto é, os coordenadores, maketeiros, etc, pois nem ele, Serra, e nem a mulher, Mônica, haviam se dignado a vir a público para negarem o fato testemunhado pela Sheila e outras alunas da madame.

    Leon Brancaleone

    Você se distraiu e perdeu o comentário de Dna. Monica dizendo que "Dilma era a favor de matar criancinhas" !!!

Bury

Em uma campanha repleta de ignomínias, a "nota oficial" do PSDB em relação ao assunto aborto de Monica Serra foi uma das coisas mais pusilânimes, pegajosas e deploráveis que já pude travar contato. Revelada a frontal hipocrisia da "candidata a primeira-dama", ela simplesmente se furta ao combate. Some. Palmas redobradas a Sheila Ribeiro, que não só desmascarou a palhaçada, mas dá duas caras a bater: a sua própria e a da sua ex-mestra que, previsível, se acovardou.

HELIO ALVES PEREIRA

UM PAIS SOMENTE E GRANDE QUANDO E CONSTITUIDO POR MULHERES..DE FIBRA.,CORAGEM .ETC. COMO A…. DILMA….SHEILA E TANTAS OUTRAS POR ESSE BRASIL AFORA….

    Jairo_Beraldo

    Felizmente Monica Serra é chilena…e seria uma lástima para as mulheres brasileiras ter uma gringa hipócrita como primeira dama.

augustinho

Ela é canadense.? Bem isso a protege mas independente disso, é um testemunho humano, direto, e acima de tudo, demolidor SEM QUE TENHA O OBJETIVO de ser.

    Aline

    Ela é BRASILEIRA. E ninguém tasca!
    Mas segundo relata, morou 11 anos no Canadá e tem dupla nacionalidade.

@RafaFreire

Acho que tem um erro de transcrição em uma das falas de Sheila, veja só: "é como se a gente vivesse ainda não ditadura militar, na repressão", acredito que seja afirmativa "na ditadura"

Raimundo Carvalho

No país de tantas Sheilas cujas virtudes mais reluzentes só aparecem quando vistas de costas, enfim, uma mulher de verdade, corajosa, um ser humano íntegro. Sheila, artista que sabe dançar que entre a vida e a arte, lavou a alma do Brasil, mostrando que agora é a hora da mulher brasileira mostrar a sua alma e humanizar esse país. Depois de Sheila Canevacci Ribeiro não há mais justificativa para sermos covardes e hipócritas.
Raimundo Carvalho

Josnei Di Carlo

O silêncio sepulcral de Mônica Serra é vergonhoso. Ela, que adora falar abobrinha, deveria enfrentar uma entrevista com a mesma coragem de Sheila. De preferência, sem levar o marido como leão de chácara para intimidar o(s) jornalista(s).

    Jairo_Beraldo

    Parece que o canastrão já não intimida ninguém.

    Baixada Carioca

    E onde estão os evangélicos que aderiram como adesivos ao tucano mentiroso porque Dilma é a "favor de matar criancinhas"?

    Jussara Lou

    Ela foi para o Chile. Qualquer semelhança não é mera coincidência….

@Mariangelasbs

Bem! esta mais do que claro que caiu definitivamente a máscara do casal serra.. Quero mais uma vez parabenizar Sheila Ribeiro pela sua coragem, sua determinação e sua grandeza como um ser humano, uma cidadã ….Com sua atitude Sheyla simplesmente revelou um fato que foi determinante nos rumos desta campanha eleitoral… o feitiço( ou melhor o aborto) da mulher e do serra, virou contra o os proprios feiticeiros(os proprios "abortadores"?!)
Dia 31 de outubro vamos teclar 13 e confirmar e eleger Dilma a primeira mulher presidente do nosso Brasil!! sem medo de ser feliz!!

    Nadir

    Concordo contigo. Vamos eleger a Dilma a primeira mulher presidente do país. Abaixo o terrorismo psicológico das forças conservadoras que pensa nos ter como massa de manobra.

ceci

ihhh as ültimos linhas :) muito bom! xonei – a beleza brasileira, é isso ai, tbm acho.

César M. Pereira

Achei muito interessante o trecho da entrevista em que a Sheila comenta que as pessoas ainda vivem como se fosse na ditadura. Que não se pode exercer plenamente a cidadania, que existe o medo de falar e revelar o nome. Este tipo de sentimento é reforçado e tem origem em situações constrangedoras proporcionadas por entrevistas mal educadas(na melhor das hipóteses) como uma das quais a DILMA foi acuada no Jornal Nacional de setembro de 2010 e na entrevista de 18 de outubro dada a William Bonner e a jornalista Fátima Bernardes ( neste momento a DILMA não lembrou dos tempos em que era torturada no DOPS???). Menos mal ela se saiu muito bem pois tentaram desastabiliza-la. A grande imprensa tenta passar a idéia de que os comentários e notícias por eles veiculadas é uma verdade inquestionável e usam e abusam deste fato para influir e manipular as pessoas. É isto que está em jogo. A ditadura da PIG vai ganhar as eleições presidenciais de 2010 OU O POVO LIVRE FORMANDO SUA OPINIÃO e reconhecendo os enormes avanços conquistados pela sociedade e governo LULA???

César M. Pereira

Parabéns a Sheila e a quem fez esta reportagem!!!
Cresci em uma cidade no interior de Santa Catarina, dentro em um ambiente que discutia e fazia críticas ao regime militar, principalmente no âmbito familiar. Manifestar-se na rua era praticamente impossível. Quem tinha opinião diferente vivia acuado por razões conhecidas pelas pessoas que presenciaram este triste da momento da história do Brasil.
Achei muito interessante o trecho da entrevista em que a Sheila comenta que as pessoas ainda vivem como se fosse na ditadura. Que não se pode exercer plenamente a cidadania, que existe o medo de falar e revelar o nome. Este tipo de sentimento é reforçado e tem origem em situações constrangedoras proporcionadas por entrevistas mal educadas(na melhor das hipóteses) como uma das quais a DILMA foi acuada no Jornal Nacional de setembro de 2010 e na entrevista de 18 de outubro dada a William Bonner e a jornalista Fátima Bernardes (será que neste momento a DILMA não lembrou dos tempos em que era tortura no DOPS???).

cristiano

Gostaria de dar os parabéns a Sheila Ribeiro por ter sido de fato uma cidadã. Infelizmente os que não conseguiram sair da dicotomia bem x mal, tanto da esquerda quanto da direita, perderam o bonde da história.
Uma simples e sincera declaração pode ter mudado para sempre o rumo da história brasileira no século XXI, quiçá dos próximos séculos.
A entrevista de Sheila é de uma lucidez e sensibilidade sem provas. Todo o esgoto pseudoreligioso desaparece, perde força, fica do tamanho real que ele tem, ou seja, nenhum.
Força e apoio a todas as mulheres brasileiras que necessitam de apoio. Carinho no lugar da perseguição e da hipocrisia

Desejo felicidades e força contra os imbecis fundamentais que lançaram esta campanha contra Dilma e contra as mudanças para todos neste país.

Como disse Leonardo Boff: A verdade vai vencer a mentira!!!

abraços

Cristiano

De Paula

De inicio confesso que desconfiei da veracidade do fato. Estávamos às vésperas de um segundo debate, numa emissora simpática à campanha do Serra; tudo para ser uma armadilha em construção. Prá quem presencia práticas nojentas diárias jogadas na mídia era um prato feito; melhor dizendo: um tiro definitivo, quando viesse à tona o desmentido no ar, pela própria autora. Comecei a pensar diferente com o desmentido pelos cardeais tucanos, aludindo ao famoso debate Lula x Collor. Quando o assunto aborto foi evitado pelos contendores no último debate, aí a ficha caiu definitivamente. Senti a Dilma presa, tensa, sem a mesma naturalidade do debate anterior; como que sabendo que dispunha de uma bomba atômica em seu arsenal, sem poder detoná-la, a conselho de seus monitores. Aí percebi porque o Serra tinha dois comportamentos: Tenso antes de cada pergunta e aliviado em seguida. psicológica deve ter mexido com seus nervos.

lucas

Eu diria que tem alguém querendo se promover, mais especificamente: posar nua. Eu aposto quanto quiserem que essa senhora ainda será convidada, do que jeitinho que ela planejou…

    Fernando

    O DIA: Mas se a Sheila tivesse feito este mesmo relato e no lugar de Mônica Serra, tivesse falado que a Dilma fez um aborto, a imprensa ficaria tão preocupada com a confirmação da identidade dela?

    MC: Você está brincando! Em alguns jornais, teria aparecido em primeira página, dizendo: “A Sheila, nossa cidadã, linda, maravilhosa, descobriu que a rainha é nua, que a verdade é que Dilma causou um aborto”. Ela seria, na hora, reconhecida, na hora, na hora. Porque cada posicioanamento da impensa é causado de desnívis. O desnível principal era: Sheila desconhecida, Serra está do nosso lado. É a relação clássic a: amigo x inimigo, que é um clássico das ciências politicas. Então, a primeira página, tenho convencimento extremo, que viria com a fotografia da Sheila, dizendo: “Ela é a heróina da nossa democracia”.

    Davi

    Lucas,
    a mulher em questão não atriz da globo. Se voce prestou atenção ela está fazendo doutorado…

    MARILENE PASS

    Lucas, se você não tem senso crítico, não fale bobagens, use outra "regua' e não a da hipocrisia e desfaçatez dos
    incautos.

    Paulo Silva

    Olhe-se no espelho! O que vc verá? Cabeça machista feita pelo sistemão! De primeira grandeza!
    Quem ficou nua foi a mentira, a hipocrisia! A armação toda que tinha sido planejada, com "religiosos", panfletinhos e o escambau. Foi tudo por água abaixo!
    Dá uma olhadinha no currículo de Sheila Canevacci Ribeiro, reflete um pouco. Mas independente disso, que tal pensar em temas como respeito e consideração por qualque ser humano, seja homem ou mulher?
    Há pessoas que têm atitudes excepcionais em termos de coragem e coerência ética. Vc acabará entendendo isso. Sheila Canevacci Ribeiro já tem um lugar de honra na cabeça e no coração de qualquer cidadão brasileiro que ame o país. Já está na História.

    Aline

    Lucas
    Faça um exercício de imaginação: se no lugar da Sheila estivesse sua mãe, esposa, irmã ou filha, e alguém fizesse a observação que vc fez, que juízo vc faria de quem fez a observação?

Gerson Carneiro

Se o Serra é contundente em dizer que Sehila Ribeiro mente por que o Serra não porpõe uma acareação entre Mônica Serra e ex-alunas? Seria o ideal, mas, fujão como é o casal (ele fugiu daqui, ela fugiu de lá), nunca terão coragem de enfrentar uma acareação com as ex-alunas. Só lembrando que até o padre em Canindé-CE colocou o Serra pra correr.

    Fernando

    Nem precisa de acareação, tem mais de 10 testemunhas, ao contrario das fontes do PIG, que em geral são criminosos, ou com interesses obscuros (Lina), Essa tem um curriculum invejável, acadêmico e social, pq vc acha que o PIG silenciou, e quem deu algum destaque, já colocou as credencias dela para que seus colegas "jornalista do esgoto" nem se derem ao trabalho de desmentir ou inventar.

    Gerson Carneiro

    "Nem precisa de acareação, tem mais de 10 testemunhas, ao contrario das fontes do PIG, que em geral são criminosos, ou com interesses obscuros…"

    Tem o episódio da Sandra Cureau também, que executou uma investida contra a revista Carta Capital baseada em uma "denúncia anônima".

    A verdade é que não precisa de esquema nem baixaria para pegar o casal Serra e seus asseclas. Eles mesmos cavam a própria cova.

GustavoEgito

ESTOU INDIGNADO COM O SERRA. QUERO AGORA MOSTRAR COMO ELE É UM ENGANADOR, UM MANIPULADOR, UM USURPADOR DA BOA FÉ DO POVO!

SERRA SE MOSTRA DEFENSOR DA FÉ CRISTÃ, MAS ELE, SERRA, APOIA A MAÇONARIA EM VÍDEO DA CAMPANHA E USA SÍMBOLOS DA NOVA ERA EM SUA LOGOMARCA!!! VEJA:

O vídeo foi gravado pelo Serra para "saudar" os Maçons pelo seu dia (20 de agosto).
É só colocar "Serra e a Maçonaria" no You Tube. Há o original (com 1 minuto e 24 segundos) e outras variações: algumas com legenda, outras com comentários.
Há outros vídeos, com trechos de outras gravações: há um grande, com 5 minutos, um pouco arrastado emais. Também há um com um cumprimento suspeito entre Serra e Arnold Schwarzenegger. Em outro, O Kassab também saúda a Maçonaria e deseja "Feliz Natal".
A imagem da logomarca "estranhamente" não está disponível no blog da campanha do Serra! Por que será?! Só aparece na TV! E bem rápido! Mas pode ser encontrada aqui e noutros blogs: http://www.mobilizacaobr.com.br/profiles/blogs/se

    Rose

    Não entendí! Qual o problema de saudar, ou ser maçom??? Estamos falando de "alho" e você vem com "cebola"?! Se liga, cara. A maçonaria é apenas uma sociedade que nem é mais tão secreta e que crê em Deus ("O Grande Arquiteto do Universo"). E já vem você criando novos preconceitos??!! O Brasil é um País laico!!! Não pode haver discriminação de raça, credo, e outros. Por favor, Gustavo, se você vota em Dilma exorcize-se dos preconceitos e aceite a convivência com a diferença! Dilma é progressista, seu eleitorado também deve ser, e no "progresso" não há mais lugar para esses conceitos medievais! Abraços,

    GustavoEgito

    É claro que você não entendeu!

    Se liga, coroa!

    Meu texto fala da hipocrisia de um candidato que prega (literalmente) valores Cristãos para ganhar a simpatia dos eleitores religiosos pela emoção, mas, na prática, defende ideais opostos àqueles do povo Cristão.
    Assim, é claro perceber que as reais motivações do Serra são mais obscuras (secretas, se você preferir!) que a própria Maçonaria; ou seja, Serra manipula, finge ser algo que não é, e pretende ser eleito através do "voto religioso" ao qual renegará tão logo cesse a campanha.

    Portanto, no Serra, NÃO DÁ PARA CONFIAR!

    GustavoEgito

    Sobre a Maçonaria, ela nasce de uma "filosofia" LIBERAL, muuuuiiitttoo liberal. Liberalidade individualista, centrando no indivíduo tido como "apto" a autonomia para agir conforme O SEU PRÓPRIO interesse (ou de seu grupo) , relativizando a religiosidade (quando não negando-a ou afrontando-a), , capitalizando
    poder social, político e econômico para o seleto grupo de membros "escolhidos" da elite. Não é à toa que sempre esteja à (e com a) direita.

    Conceitos estes, Antropocentristas, bem Medievais, não?!

    GustavoEgito

    O Estado é laico (graças a Deus!), mas o seu Governante deve ser transparente com o seu povo.
    Como cidadão, e Evangélico, tenho o direito de dizer que "Grande Arquiteto" é o Niemeyer. Deus é o nosso Pai, nosso Criador.
    O Progresso é tão bom que deve ser claro, NOTÓRIO, e para todos, não para um "seleto" grupo.

    Mas você pode contribuir para o debate com algo mais consistente que me chamar de preconceituoso ou atrasado.
    Explicite melhor suas ideias, afinal, você define algo como preconceito, depois já diz que é conceito.
    Posicione-se mais claramente, está muito "Tucanada".

    Betinho

    Tenho certeza que não foi preconceito do comentarista. Eu diria que é conhecimento de causa. Aqui, um vídeo/debate entre dois maçons grau33, com as revelações feitas por um deles, que se retirou ao descobrir o lado não revelado da maçonaria:
    http://www.youtube.com/watch?v=txquBV-pAe8&fe

Paulo Humberto

Quanta hipocrisia por parte do casal Serra, eh um absurdo que pessoas ajam dessa forma. Esse jogo sujo que eles estao fazendo, através dessa campanha vergonhosa de mentiras e difamações, esta se voltando contra eles. Que ironia, acho mto bem feito…

    Augusto Reis

    Olha! Esta do Serra apoiar sua campanha sobre o aborto foi um baita tiro no pé. Depois desta revelação desta ex aluna da esposa do mesmo então a coisa pegou mal demais pro Serra. Ta igualzinho o caso do Sigilo! O Serra falou até espumar o cantoda boca e depois foi ver: a própria filha dele estava envolvida em um monstruoso quebra de sigilo. Outro baita tiro no pé. Agora este caso do tal de Paulo Prêto!
    Palvras textuais do FHC: Deste jeito, "nun" tem tatú que aguente!

Andréa Schönhofen

Texto muito interessante. inclusive confesso q só passei a dar valor para as declarações de Sheila quando soube q era mulher do Canevatti. Terrível!
Entretanto, antes de qualquer outro tipo de comentário, gostaria de pedi-los (ou q avisem O dia) para que arrumem a conclusão: O último parágrafo está com problemas, falta verbo, não dá para entender. E eu gostaria de poder fazê-lo.

    Ramiro Tavares

    Alguém comentou que só passou a dar valor ao depoimento da coreógrafa Sheila, depois que soube que ela era mulher do Antropólogo Massimo Canevacci.Fico pensando se além de mulher ela fosse empregada doméstica,o que teria acontecido com ela!
    Mas veja bem. A parada é indigesta: Sheila é intelectualmente muitíssimo preparada,pensa com brilhante lucidez, tem dupla nacionalidade, é muito bem conceituada em seu meio profissional e social e é dona de convicções filosóficas humanistas de grande firmeza e coerência.
    Im-ba-tí-vel! Como insinua o Antropólogo Massimo, seu marido,a identidade do povo brasileiro é de grande sensibilidade,plural, tolerante e digna.
    Com esse episódio algo de nossa alma profunda voltou a respirar. Perigava morrer. Esse algo é a feminilidade, no exercício de sua real função de amar e cuidar da verdade da vida humana, como ela é de fato. Sem fantasias e ilusões, que só dividem e aprisionam.

Deixe seu comentário

Leia também