Nota da Articulação de Esquerda sobre 1 ano da intentona fascista de 8 de janeiro; íntegra

Tempo de leitura: 4 min

Um ano da intentona fascista de 8 de janeiro

Página 13 divulga nota da executiva nacional da tendência petista Articulação de Esquerda sobre o 8 de janeiro

Redação Página 13

No dia 8 de janeiro de 2023, milhares de pessoas atacaram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, todos situados na Praça dos Três Poderes, em Brasília (Distrito Federal).

Tais pessoas, em sua grande maioria, vieram marchando – sob proteção da polícia do Distrito Federal – desde um acampamento situado defronte ao quartel-general do Exército, também em Brasília. Ali estavam reunidas, há várias semanas.

Acampamentos similares existiam por todo o país, com a cobertura de parte da mídia, com financiamento de parte do empresariado, com o apoio de parte das forças armadas e de segurança, com o estímulo e direção da extrema-direita, encabeçada pelo Cavernícola número 1.

O 8 de janeiro foi uma versão ampliada do ocorrido no dia 12 de dezembro de 2022, dia da diplomação de Lula, quando criminosos atacaram prédios públicos, incendiaram carros e protestaram.

O dia 12 de dezembro foi um ensaio.

O plano do dia 8 de janeiro era levar o presidente Lula a decretar uma operação de Garantia de Lei e Ordem, dando na prática às Forças Armadas a cobertura legal para realizar um golpe.

A operação não teve êxito, antes de mais nada porque o presidente Lula não caiu na armadilha, interveio na segurança pública do Distrito Federal e reprimiu os golpistas com a polícia – como se deve fazer, pois Forças Armadas não são para intervir na política interna do país, nem para cuidar da segurança pública.

Um ano depois daquele 8 de janeiro, muita água passou por debaixo da ponte.

E desde então até hoje, segue existindo muito debate sobre o ocorrido e muita disputa sobre o que fazer para que não se repita.

Na nossa opinião, há três questões essenciais:

— subordinar as forças armadas ao poder civil;

— punir todos os golpistas, a começar pelo cavernícola-em-chefe, pelos comandantes militares e empresários financiadores; e

— tomar medidas que façam com que a maioria organizada do povo seja a nossa principal linha de defesa das liberdades democráticas.

Mobilizar o povo, para comemorar a derrota da intentona golpista, foi um dos motivos pelos quais a tendência petista Articulação de Esquerda defendeu que o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores – reunido no dia 8 de dezembro de 2023 – convocasse, para o dia 8 de janeiro de 2024, um conjunto de atividades para marcar 1 ano da fracassada tentativa golpista.

Infelizmente, a resolução do DN, divulgada no dia 12 de dezembro, não incluiu esta convocatória.

E não incluiu por motivos que cabe, aos que foram contrários, explicar.

Lembrando que todos sabíamos, em dezembro de 2023, que o presidente da República estava decidido a realizar no dia 8 de janeiro de 2024 uma cerimônia oficial em defesa da democracia.

Felizmente, apesar de não haver convocatória oficial da parte do Diretório Nacional do PT, diversos movimentos sociais, entidades e organizações – como as Frentes e a Central Única dos Trabalhadores, além de diretórios do PT e de outros partidos em todo o país – estão convocando atividades para marcar o dia 8 de janeiro de 2024.

Destaca-se, como é óbvio, a atividade convocada pelo governo federal, que apesar de sua natureza ampla e institucional, está sendo atacada de maneira furiosa pela extrema-direita.

Isto demonstra que – embora várias das atividades previstas para o dia 8/1 estejam sendo convocadas em nome da “unidade nacional em defesa da democracia” – muito ainda deve ser feito para que o golpismo seja efetivamente derrotado.

Entre o que resta por fazer, reiteramos a necessidade da imediata demissão do ministro da Defesa.

Como atestam as recentes declarações do próprio presidente da República, declarações amplamente divulgadas pela grande imprensa, o atual ministro é, na melhor das hipóteses, um incapaz; e na pior das hipóteses, um cúmplice ativo do golpismo.

Um novo ministro da Defesa é peça essencial para alcançarmos a indispensável subordinação das Forças Armadas ao poder civil.

Reiteramos, também, a necessidade de punir todos os envolvidos na intentona golpista de 8 de janeiro de 2023, a começar pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pelos comandantes militares que protegeram os acampamentos golpistas, os empresários que financiaram a mobilização criminosa, a todos que dela participaram, diretamente ou indiretamente.

Reiteramos, igualmente, a necessidade de combater a influência do golpismo junto a setores populares, com destaque para políticas de desenvolvimento com bem-estar social. Só derrotando o neoliberalismo, derrotaremos a extrema-direita.

Por fim, mas não menos importante: a defesa das liberdades democráticas não pode ficar dependente das chamadas instituições. Só o povo, consciente, organizado e mobilizado, pode derrotar o golpismo.

Por isso, conclamamos à mais ampla participação nas atividades do dia 8 de janeiro de 2024!

Golpismo nunca mais!

A executiva nacional da tendência petista Articulação de Esquerda

6 de janeiro de 2024

Leia também

Presidente Lula, no Washington Post: O Brasil frustrou um golpe. O que aprendemos

Jeferson Miola: Ilusões de uma democracia ”inabalada’

Jeferson Miola: Militares chegam ao 8 de janeiro impunes e mais fortes

Gilberto Maringoni: É preciso processar e prender os graúdos da tentativa de golpe do 8 de janeiro 

Jeferson Miola: Ministro José Múcio é a pessoa errada, no lugar errado e no momento errado


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

https://twitter.com/i/status/1744462037239968051

“Não Há Perdão Para Quem Atenta Contra Seu Próprio Povo”

“Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram
a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos.
Não há perdão para quem atenta contra a democracia,
contra o seu país e contra o seu próprio povo.
O perdão soaria como impunidade, e a impunidade,
como salvo-conduto para novos atos terroristas”

Luiz Inácio LULA da Silva
Presidente da República do Brasil

https://twitter.com/LindberghFarias/status/1744462037239968051
.
.
https://twitter.com/i/status/1744476357805928844
“Ato na Cinelândia, no Rio de Janeiro,
no 1° Ano da Tentativa Golpista do
8 de Janeiro (#8J)
O Brasil se Une em Defesa da Democracia!”
#SemAnistiaParaGolpistas
https://twitter.com/DepChicoAlencar/status/1744476357805928844

Zé Maria

.

Desde o Início da República, os Militares das Forças Armadas
participaram ativamente de todos os Golpes de Estado no Brasil.

E nunca um Civil derrubou um Militar da Presidência da República.
Os Golpes no Brasil sempre se consumaram pelo Complô Militar.

.

Zé Maria

O Militarismo é a Chaga da Humanidade.

Zé Maria

.

“O Espectro do Autoritarismo continua a nos assombrar,
pois os Agentes do Caos e da Discórdia continuam Ativos,
aguardando o momento mais Propício para desferirem
Novos Golpes.”

RICARDO LEWANDOWSKI
Ministro do STF Aposentado

Leia mais em:

https://www.cartacapital.com.br/politica/8-de-janeiro-agentes-do-caos-seguem-ativos-e-espectro-do-autoritarismo-nos-assombra-diz-lewandowski/

https://www.cartacapital.com.br/politica/8-de-janeiro-faz-um-ano-com-executores-enquadrados-e-interrogacao-sobre-bolsonaro-e-militares/

.

Deixe seu comentário

Leia também