Neste sábado, aula aberta sobre a América Latina hoje, eleições e insurreições

Tempo de leitura: 2 min

América Latina hoje: eleições e insurreições

por Joana Salém*

A América Latina está chamando nossa atenção. Processos insurreicionais no Equador, Chile, Nicarágua, Haiti, questionam a capacidade dos Estados neoliberais gerenciarem as crises.

Ao mesmo tempo, eleições na Argentina, Bolívia e Uruguai, de diferentes maneiras, tendem a decidir pela continuação (ou retorno) dos governos progressistas ou social-liberais, embora tais experiências já não possam ocultar seus limites no atendimento das demandas populares.

A tragédia econômica, as fissuras sociais e as contradições políticas se misturam em um caldeirão latino-americano, no qual o Brasil é uma peça chave.

No entanto, cada processo responde a ritmos particulares e especificidades próprias, de acordo com a sensibilidade e acúmulo organizativo dos múltiplos movimentos sociais e atores políticos em luta.

No esforço de contribuir com a compreensão desse momento latino-americano, em meio à ressaca do progressismo e ascensão da extrema direita, foi organizado o debate “América Latina hoje: eleições e insurreições”, que acontece neste sábado (9/11).

O debate é a atividade final do curso “Realidade Latino-Americana”.

É um curso de extensão, com duas turmas, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do ABC (UFABC).

Só que, em vez de ser restrito às turmas dos cursos, será aberto a quem tiver interesse no tema.

Haverá um debate, na parte da manhã, das 10h às 12h, na Unifesp, campus de Osasco, sala 112.

E outro, à tarde, das 15h30 às 17h30, na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo.

Em ambos, na mesa, estarão investigadores, brasileiros e estrangeiros, que mantêm uma relação cotidiana de pesquisa e trabalho com cada um dos países em pauta.

*Joana Salém é doutoranda em História Econômica na USP


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também