VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Neste sábado, aula aberta sobre a América Latina hoje, eleições e insurreições
Política

Neste sábado, aula aberta sobre a América Latina hoje, eleições e insurreições


07/11/2019 - 12h35

América Latina hoje: eleições e insurreições

por Joana Salém*

A América Latina está chamando nossa atenção. Processos insurreicionais no Equador, Chile, Nicarágua, Haiti, questionam a capacidade dos Estados neoliberais gerenciarem as crises.

Ao mesmo tempo, eleições na Argentina, Bolívia e Uruguai, de diferentes maneiras, tendem a decidir pela continuação (ou retorno) dos governos progressistas ou social-liberais, embora tais experiências já não possam ocultar seus limites no atendimento das demandas populares.

A tragédia econômica, as fissuras sociais e as contradições políticas se misturam em um caldeirão latino-americano, no qual o Brasil é uma peça chave.

No entanto, cada processo responde a ritmos particulares e especificidades próprias, de acordo com a sensibilidade e acúmulo organizativo dos múltiplos movimentos sociais e atores políticos em luta.

No esforço de contribuir com a compreensão desse momento latino-americano, em meio à ressaca do progressismo e ascensão da extrema direita, foi organizado o debate “América Latina hoje: eleições e insurreições”, que acontece neste sábado (9/11).

O debate é a atividade final do curso “Realidade Latino-Americana”.

É um curso de extensão, com duas turmas, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do ABC (UFABC).

Só que, em vez de ser restrito às turmas dos cursos, será aberto a quem tiver interesse no tema.

Haverá um debate, na parte da manhã, das 10h às 12h, na Unifesp, campus de Osasco, sala 112.

E outro, à tarde, das 15h30 às 17h30, na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo.

Em ambos, na mesa, estarão investigadores, brasileiros e estrangeiros, que mantêm uma relação cotidiana de pesquisa e trabalho com cada um dos países em pauta.

*Joana Salém é doutoranda em História Econômica na USP

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.